ATA

A ata é um documento oficial
que serve para registrar as
ocorrências, deliberações,
conclusões e decisões de uma
assembléia/reunião.

CARACTERÍSTICAS
Além daquelas relacionadas a todo
bom texto, a ata deve seguir as
seguintes normas que acabam lhe
dando características muito
especiais:

. 2ª Não deve apresentar nem rasuras nem emendas.. Fulano de Tal. durante o 2º semestre letivo de 2009.. O presidente faz um breve relato sobre o desempenho das atividades acadêmicas do professor Cris.. 2) Desligamento do Professor José Genuíno. deve-se empregar a expressão corretiva “digo”. . Caso ocorra algum erro.1ª Deve ser redigida sem a utilização de parágrafos ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL. d) o professor José Sarney pede afastamento sem remuneração durante o 2º semestre letivo de 2009. c) a professora Marina Silva pede afastamento sem remuneração. O Presidente reitera que os docentes sabem dos riscos de não terem aulas atribuídas quando de seu retorno no final da licença. b) o professor Paulo Maluf pede desligamento por motivos de doença na família (esposa). PRESENÇA: Registra-se de conformidade com as assinaturas constantes da lista de presença.... Ordem do Dia: 1) Informes Gerais. prof.. tendo em vista que irá se preparar para dar início ao Doutorado. por motivos particulares. realizada aos vinte e quatro dias do mês de junho de dois mil e nove. O presidente do Conselho... abre a reunião com as seguintes informações: a) o professor Dagoberto justifica sua ausência na reunião. o comparecimento dos seguintes membros: Professores .

..EXEMPLO Estiveram presentes os coordenadores... deve-se recorrer à seguintes expressão: Em tempo: onde se lê estiveram presentes os coordenadores leia-se estiveram presentes os professores. professores. 3ª Não se usam abreviaturas . Se o erro for percebido quando a ata estiver pronta. digo.

... O Professor José Sarney colocou ao Colegido os desafios na implantação do novo Projeto Pedagógico do curso.. Ordem do Dia: 1) Informes Gerais. Paulo Maluf da Faculdade da Engenharia Civil e convidado para esta primeira reunião.. a participação do corpo docente e discente representando o curso de Engenharia Mecânica. PRESENÇA: Registra-se de conformidade com as assinaturas constantes da lista de presença. abre a reunião com as seguintes informações: a) o professor Palocci justifica sua ausência na reunião.. o comparecimento dos seguintes membros: Professores .... Os professores José Pafúncio e Olavo Bilac não estiveram presentes porém justificaram sua ausência.. Foi realizada aos vinte e cinco dias do mês de junho de dois mil e nove no auditório Iota. O Presidente reitera que os docentes sabem dos riscos de não terem aulas atribuídas quando de seu retorno no final da licença. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR: Após leitura.. O presidente faz um breve relato sobre o desempenho das atividades acadêmicas do professor Cris.4ª Os verbos devem estar no pretérito perfeito ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL. Delfim Neto deu também boas vindas. 2) Desligamento do Professor José Sarney. O Prof. O presidente do Conselho. . realizada aos vinte e quatro dias do mês de junho de dois mil e nove. por motivos particulares. prof. ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. PRESENÇAS: Foram registradas as presenças dos seguintes professores:. tendo em vista que irá se preparar para dar início ao Doutorado.. b) o professor Paulo Maluf pede desligamento por motivos de doença na família (esposa). Fulano de Tal. durante o 2º semestre letivo de 2009. Em seguida deu posse e boas vindas ao Colegiado do curso e passou a palavra ao Prof. d) o professor José Genoíno pede afastamento sem remuneração durante o 2º semestre letivo de 2009. c) a professora Heloísa Helena pede afastamento sem remuneração. a ata de nº 28 foi aprovada por unanimidade. agradecendo . em nome da Metodista. assim como o momento pelo qual a Universidade Metodista está passando com o recredenciamento junto ao MEC.

.. ENCERRAMENTO Não havendo mais nada a ser tratado o presidente deu por encerrada a reunião. OFÍCIO .. • Inicialmente.. eu. com início às vinte horas. • Para consumo interno # externo.. foi realizada. a palavra. O professor Fulano de Tal argumentou que. Foi passada. então.. Secretária. no auditório Iota... o Presidente declara encerrada a reunião. uma reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Metodista de São Paulo.. Nada mais havendo a ser tratado. para constar. ou acrescentou etc.Aos vinte e cinco dias do mês de junho de dois mil e nove. E. ou observou.. A seguir. a tudo presente. lavro esta ata que vai por mim e pelo Presidente assinada.

.htm - OS PRONOMES DE TRATAMENTO • Vossa Excelência. MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA www. • Senhor. • Sua Senhoria. o ofício é uma correspondência que dirigimos aos órgãos do poder público.Para nós. • Senhora. que trabalhamos numa instituição de caráter privado.planalto. • Vossa Senhoria.gov.br/ccivil_03/manual/index. • Sua Excelência.

Obs. Senhor. Excelentíssima Senhora. Senhora.VOCATIVO Excelentíssimo Senhor. ABERTURA E ENCERRAMENTO CARTA .: Não se usa mais “Digníssimo” ou “Digníssima”.

14 de setembro de 2009 General Motors do Brasil S/A Ac: Sr. Pedro Luiz Dias Prezados Senhores xxxxx São Bernardo do Campo.São Bernardo do Campo. Respeitosamente Atenciosamente . 14 de setembro de 2009 Ao Senhor Pedro Luiz Dias General Motors do Brasil Prezado Pedro Luiz Gostaríamos de agradecer imensamente sua participação e dedicação durante este semestre.

se permanecer apenas o “a”.Projeto: “Aumento de salário para todos.” – Oficina de Defesa dos Próprios Interesses coordenador pelas senadoras Idelli Salvatti e Kátia Abreu.. João Carlos Zoghbi Assistente de Coordenação FAENG . Dr. Renan Calheiros.. não use a crase. Ao Prof. O mesmo recurso pode ser usado com “de” e “da”. uma boa técnica para saber se ela deve ser ou não empregada é a substituição do termo feminino por um masculino correspondente. se no masculino você substituir o “a” por “ao”. caso contrário. José Genoino Diretor da Faculdade de Engenharia Conforme solicitado pelo Prof. você deve usar a crase. substituindo o verbo “ir” por “voltar” . encaminho Relatório de Estudo . 10 de março de 2009.Vergueiro PROBLEMAS IDENTIFICADOS NOS TEXTOS QUE ME FORAM ENVIADOS Como a crase é a contração da preposição “a” com o artigo “a”. Dr.FAENG – Vergueiro SBCampo. Atenciosamente.

Espero que seja isso. Pedimos para que os Srs. encaminho em anexo uma ata e alguns e-mails escrito por mim. além de abaixo estarem dois e-mails que descrevi. Conforme solicitado segue duas declarações que fiz.No dia 23/07 foi enviado a Secretaria Acadêmica algumas retificações de nota. quartas e quintas-feiras. não se esqueçam de anexar aos planos à folha de justificativa dos alunos não concluintes participa como voluntária no Reviver as segundas. CONCORDÂNCIA REVISÃO! Segue dados da aluna: Conforme solicitado. .

uma mesa com toalha. foi muito interessante! Conforme e-mail anterior. VERBOS VER E VIR .REGÊNCIA O USO DOS PRONOMES Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo treinamento dado no último dia 19. gostaria de solicitar. por gentileza. gostaria de informá-los que o prazo para a entrega dos diários Conforme combinamos.

estaremos realizando na Universidade Metodista o Projeto Reviver que tem como tema .Mediante este evento. viemos respeitosamente pedir a liberação da aluna COMO OU POR? Informamos que no dia 16 de maio de 2009.

MAIORES INFORMAÇÕES MAIORES ESCLARECIMENTOS MAIORES DETALHES Coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos através do telefone: Coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos através do telefone GERUNDISMO .

O setor de Combustíveis solicita relatório semanal.. instrumental de Declaramos para os devidos fins que Marina Silva. PONTUAÇÃO Solicito por gentileza. foi convocado pela Reitoria . estaremos realizando na Universidade Metodista o Projeto Reviver. verificar a situação da aluna e dar as devidas orientações. meus horários estão um pouco diferentes durante este semestre e provavelmente no próximo ano. após assinar o protocolo pode deixar na secretaria da FaEng. Declaramos que o funcionário Alexandre Aparecido Alves. o documento encontra-se na pasta dentro do escaninho na sala dos professores. aluna regularmente matriculada no 5º semestre de Engenharia sob o nº de matrícula 138421 estará realizando pesquisa acadêmica junto à organização Informo-lhes.. que em função de um compromisso acadêmico todas as segundas e quartas.Informamos que no dia 16 de maio de 2009. Informo que estou doando ao curso de Engenharia.

José Serra.asp ... 9 h 25 min 6 s http://www.inmetro. entre 21 hrs e 23 hrs. solicitamos para amanhã. Prof.HORA A pedido do coordenador do curso de engenharia. 23/junho/2009.gov.br/consumidor/u nidLegaisMed.

MANTER A UNIFORMIDADE Declaramos para os devidos fins que Marina Silva participou como voluntária no ano de 2008 do Projeto Reviver. Esclarecemos que o Projeto Reviver não tem fins lucrativos. totalizando 62 horas. . Coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos através do telefone: 4366-5552.