1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS- CCEA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
DISCIPLINA: GEOMETRIA ANALÍTICA
PROFESSORA: ROZANA BANDEIRA

ALUNA: RENATA LIMA LEITE

PATOS – PB
08 DE DEZEMBRO DE 2014

b. F seja não nulo pois. mas aqui pode ser encontrada a tabela de classificação da equação geral do segundo grau nas três variáveis x. INTRODUÇÃO A equação quádrica tem três variáveis x. das curvas planas denominadas cônicas. y e z. Cada uma das quádricas obtidas na classificação tem uma equação-padrão e é a partir desta que apresentamos a visualização das quádricas nas demais páginas. Também eliminamos os casos triviais do tipo x2 .2 1. como sabemos). que equivale a x(x . que representam dois planos paralelos ao plano y z. ou até mesmo um ponto no espaço. a totalidade dos pontos P do espaço tridimensional cujas coordenadas cartesianas x. y e z em termos dos invariantes. calculam-se os invariantes da equação. no caso em que todos estes coeficientes são nulos. a dedução desta classificação não será vista.1) = 0 e. O lugar geométrico de uma destas equações (ou seja. portanto às duas equações x = 0 e x = 1. ou seja. Estes invariantes nos permitem classificar todas as equações de segundo grau em três variáveis. .x = 0. bem como dos restantes quatro a. …. Para obter as quádricas não degeneradas a partir desses seis coeficientes não todos nulos. a equação nem sequer é de segundo grau (e representa um plano. no Cálculo IA. o elipsoide os hiperboloides e os paraboloides. As quádricas que apresentamos são as não degeneradas. que são números dados em termos de determinantes e traços de certas matrizes formadas com dez coeficientes. Uma exigência básica é que pelo menos um dos coeficientes A. c e d. B. y e z satisfazem a equação) é uma superfície quádrica às vezes também denominada conicóide. em analogia total com o estudo bidimensional.

Observemos que se a superfície quadrática formada pela equação geral for cortada por um plano. o conjunto dos pontos do espaço tridimensional cujas coordenadas formam um polinômio de segundo grau de no máximo três variáveis denominado de equação cartesiana da superfície: Numa visão informal.z é possível representar uma superfície quadrática. Aqui demostramos com as respectivas imagens e fórmulas das áreas as superfícies das quádricas: Esfera (caso particular do elipsoide) Elipsoide Sendo a b ou b c ou a c .y. DENSEVOLVIMENTO Quádrica ou superfície quádrica é na matemática.3 2. A partir da equação geral do segundo grau nas três variáveis x. à curva de interseção será uma cônica. as superfícies quadráticas são as regiões formadas quando as cônicas se movimentam no espaço.

Hiperboloide de duas folhas A segunda figura mostra as projeções nos planos coordenados. . Neste caso duas hipérboles e uma elipse.Neste caso duas hipérboles e uma elipse.4 Hiperboloide de uma folha A segunda figura mostra as projeções nos planos coordenados.

.Neste caso duas parábolas e uma circunferência. Paraboloide (Caso particular do paraboloide elíptico) A segunda figura mostra as projeções nos planos coordenados.5 Cone A segunda figura mostra as projeções nos planos coordenados.Neste caso duas retas e uma elipse.

6 Paraboloide elíptico A segunda figura mostra as projeções nos planos coordenados. .Neste caso duas parábolas e uma elipse. Paraboloide Hiperbólico ou Sela A segunda figura mostra as projeções nos planos coordenados.Neste caso duas parábolas e uma hipérbole.

Neste caso duas parábolas e uma reta. Quádrica Degenerada (Plano) Degeneração da equação das quádricas não tendo termo quadrático. .7 Paraboloide Degenerado A segunda figura mostra as projeções nos planos coordenados.

. mas na 3º dimensão.8 Cilindro a x2 + b y2 + d x + e y = k São originados das cônicas.

. assunto muito importante para nós da área das exatas e principalmente da física que é muito usado em diversas áreas das linhas de pesquisa.9 3. Então entramos num assunto que vemos no ensino médio só que de uma maneira bem mais abrangente e complexa. CONCLUSÃO Foram estudadas geometricamente as quádricas. Foi um grande aprendizado retirado desse trabalho por nós. um assunto que nunca tínhamos estudado tão profundamente e que nos ajuda além da área de estudos na nossa vivencia do dia-a-dia. Foi solicitada pela professora que fizéssemos um trabalho sobre quádricas para complementar nossa nota da segunda unidade.

org/wiki/Qu%C3%A1drica (acesso em 08/12/2014 ás 14:30) http://www.com.ebah.wikipedia.br/~syok/cursos/mat039/quadricas/quadricas.mat. REFERENCIAS http://www.ufmg.htm (acesso em 08/12/2014 ás 15:00) http://pt.br/content/ABAAAAfD0AG/quadricas (acesso em 08/12/2014 ás 14:50) .10 4.