Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas

(11) 3129-3447 - Email cebraten@hotmail.com

Terapia Masculina
MÓDULO I

Angelita Dalilla
1

Escola Cebraten
Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas

Terapia Masculina

Anatomia Masculina

Terapia Masculina – MÓDULO I

2

Escola Cebraten
Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas

Terapia Masculina

Anatomia Masculina
CONCEITO DE ANATOMIA
No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que
estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o
desenvolvimento dos seres organizados.
Tem como metas principais a compreensão dos princípios
arquitetônicos da construção dos organismos vivos, a
descoberta da base estrutural do funcionamento das várias
partes e a compreensão dos mecanismos formativos
envolvidos no desenvolvimento destas. A amplitude da
anatomia compreende, em termos temporais, desde o estudo
das mudanças a longo prazo da estrutura, no curso de
evolução, passando pelas das mudanças de duração
intermediária em desenvolvimento, crescimento e
envelhecimento; até as mudanças de curto prazo, associadas
com fases diferentes de atividade funcional normal.

Terapia Masculina – MÓDULO I

3

Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Anatomia Masculina DIVISÃO DO CORPO HUMANO Terapia Masculina – MÓDULO I 4 .

Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Anatomia Masculina DIVISÃO DO CORPO HUMANO O corpo humano divide-se em cabeça. O crânio contém o encéfalo no seu interior. olfato e paladar. A face é a sede dos órgãos dos sentidos da visão. As lesões crânioencefálicas são as causas mais freqüentes de óbito nas vitimas de trauma. Cabeça A cabeça é dividida em duas partes: crânio e face. Terapia Masculina – MÓDULO I 5 . tronco e membros. As lesões da face podem ameaçar a vida devido ao sangramento e obstrução das vias aéreas. audição. Abriga as aberturas externas do aparelho respiratório e digestivo. Uma linha imaginária passando pelo topo das orelhas e dos olhos é o limite aproximada entre estas duas regiões. na chamada cavidade craniana.

As lesões do pescoço de maior gravidade são as fraturas da coluna cervical com ou sem lesão medular. as lesões do trato respiratório e as lesões de grandes vasos com hemorragia severa. É suportado pela coluna cervical que abriga no seu interior a porção cervical da medula espinhal. Contém também vasos 8 sangüíneos calibrosos responsáveis pela irrigação da cabeça.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Anatomia Masculina DIVISÃO DO CORPO HUMANO Tronco O tronco é dividido em pescoço. Pescoço Contém varias estruturas importantes. tórax. Terapia Masculina – MÓDULO I 6 . As porções superiores do trato respiratório e digestivo passam pelo pescoço em direção ao tórax e abdome. abdome e pelve.

Terapia Masculina – MÓDULO I 7 . a parte inferior do trato respiratório (vias aéreas inferiores). os pulmões. As lesões do tórax são a segunda causa mais frequente de morte nas vítimas de trauma. o esôfago.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Anatomia Masculina DIVISÃO DO CORPO HUMANO Tórax Contém no seu interior. na chamada cavidade torácica. as clavículas e a escápula. as costelas. É sustentado por uma estrutura óssea da qual fazem parte a coluna vertebral torácica. o esterno. o coração e os grandes vasos sanguíneos que chegam ou saem do coração.

Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Anatomia Masculina SISTEMA ESQUELÉTICO Terapia Masculina – MÓDULO I 8 .

coluna vertebral caixa torácica.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Anatomia Masculina SISTEMA ESQUELÉTICO Além de dar sustentação ao corpo. o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. formada pelas escápulas e clavículas. que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos. 2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular. formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores). O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: 1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana. Terapia Masculina – MÓDULO I 9 . Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas. cintura pélvica.

Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Durante décadas. mas. bem como as variações entre os indivíduos. de sensibilização de gênero atributos específicos são úteis para orientar os aspectos de regimes de cuidados da pele e da escolha de produtos. o cuidado da pele tem sido principalmente considerado o domínio das mulheres. Embora alguns produtos de cuidados da pele pode ser efetivamente usado por homens e mulheres. um número crescente de homens também estão se esforçando para manter a saúde ótima da pele e evitar mudanças indesejadas que podem ocorrer com o envelhecimento intrínseco e extrínseco. recentemente. a fim de melhorar os resultados. Cuidados com a pele requer um conhecimento básico de suas funções e as diferenças entre os sexos. Terapia Masculina – MÓDULO I 10 . Este curso incidirá sobre as facetas únicas da fisiologia dos homens de pele com particular ênfase para barbear e tratamento de foliculite da barba.

algumas características do sexo masculino-específicos fisiológicos relacionados com a pele são descritos. Como o maior órgão do corpo. tampão e proteção dos órgãos internos. Terapia Masculina – MÓDULO I 11 . Aqui. bem como a sensibilidade (em relação à interação física e social). a pele de homens e mulheres é diferente como consequência de influências hormonais.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina A pele fornece a interface entre ambientes internos e externos do corpo. defesa bioquímica e imunológica contra micro-organismos. Entre outros fatores. as suas funções incluem a regulação da temperatura complexos.

Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Cabelo: Embora o cabelo não desempenham uma função vital. sua importância na interação auto-percepção e social é considerável. Terapia Masculina – MÓDULO I 12 .

e a pigmentação do cabelo. Durante a adolescência. o aumento dos níveis de testosterona em homens aumentou a taxa de crescimento. pêlos velos de andrógeno áreas sensíveis (regiões faciais. interpessoal e comportamental. culturais. os homens têm cabelo mais facial do que as mulheres. sob a influência de hormônios sexuais (por exemplo. testosterona). Distribuição cabelo e características diferem entre os sexos e são em grande parte determinado por uma combinação de fatores genéticos.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Todos os folículos pilosos formar antes do nascimento e depois responder às influências hormonais. Como tal. pubianos e axilares) maduros para os folículos capilares terminais. Terapia Masculina – MÓDULO I 13 . Além do crescimento do cabelo estimulante. fazendo com que este atributo uma das características mais definidoras dos machos.

bem como proporcionar proteção contra microorganismos. Normalmente. Secreções oleosas (sebo) os protocolos masculinos são pensados ​para influenciar estrato córneo na hidratação e na lubrificação.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina As glândulas sebáceas: As glândulas sebáceas (SG) estão associadas com folículos pilosos em todo o corpo. com o rosto e couro cabeludo com a maior densidade. os homens produzem mais sebo do que mulheres. sequela de acne e posterior grave potencial de cicatrizes de acne são mais prevalentes em homens do que em mulheres. portanto. Terapia Masculina – MÓDULO I 14 .

mas o início de afinamento da pele pode ocorrer tão cedo quanto 20 anos de idade. a substância do solo. Terapia Masculina – MÓDULO I 15 . o colágeno. apesar de mais fino.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina A espessura da pele: A espessura da pele reflete a composição da epiderme e da derme. a pele das mulheres. mantém a sua espessura até cerca das décadas quarta ou quinta de vida. Em contraste. água. e fibras elásticas contribuir para a espessura da pele. pele masculina é mais espessa do que a do sexo feminino em todas as áreas anatômicas. Em todas as idades.

um líquido inodoro.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Suor: Suor. Particularmente no sexo masculino. Glândulas écrinas são distribuídos por todo o corpo. exceto nas membranas mucosas.Os homens têm uma maior taxa de suor do que as mulheres. a densidade capilar aumentada nestas zonas ajuda a controlar a umidade. Terapia Masculina – MÓDULO I 16 . Consistentemente condições quentes. Em comparação com os homens. é produzido pelas glândulas écrinas e apócrinas. e nas regiões do períneo. Glândulas apócrinas são localizadas nas axilas. especialmente nas regiões axilares. a transpiração é acionado em temperaturas mais altas do corpo antes de transpiração ocorre em mulheres. incentivar o crescimento de bactérias que causa odores corporais. O uso regrado de antitranspirantes ou desodorantes também pode ajudar na redução e gestão de transpiração e / ou odores. aréola.

e. enquanto estrogênio estimula. geralmente testosterona inibe o sistema imunitário. Terapia Masculina – MÓDULO I 17 .Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Imunidade Masculina: Com base em processos complexos. Os homens têm maior predisposição para infecções bacterianas e virais. portanto. a recuperação das infecções internas podem apresentar desafios mais.

que é particularmente evidente na população idosa. diminuindo a influência dos androgênios. em comparação com as fêmeas. Cicatrização de feridas melhorado cutânea foi observada quando os ratos machos foram castrados. os homens parecem ter taxas mais lentas do que as mulheres de cicatrização de feridas e têm um risco maior para a cicatrização de feridas desregulada.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Cicatrização de feridas: Estudos em animais indicam que os fetos de ratos machos apresentam taxas mais lentas de formação da barreira epidérmica. Em todas as idades. Terapia Masculina – MÓDULO I 18 .

Além disso. Terapia Masculina – MÓDULO I 19 . Mais especificamente. podem explicar essas diferenças. quando comparados com as mulheres. assim como distinções de gênero na imunidade. o carcinoma de células escamosas e carcinoma de células basais são mais comumente diagnosticados em homens. Aspectos comportamentais da vida dos homens. os homens têm maiores taxas de mortalidade por melanoma.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina O câncer de pele: Os homens podem ter maior suscetibilidade ao câncer de pele.

Terapia Masculina – MÓDULO I 20 . a necessidade de estratégias de proteção solar adequada e pele check-ups anuais deve ser reforçada em todas as populações em situação de risco do paciente.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Consequentemente.

enquanto os homens favorecem o uso de manual ou máquinas de barbear para gerenciar o crescimento de pêlos faciais . aumentando a proximidade do barbear e evitar causar vermelhidão. ou o uso de depilatórios. ressecamento e pêlos encravados.O ritual de barbear é individualista e centrada em aliviar o desconforto associado.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Barbear: Práticas de remoção de pêlos faciais adotadas por homens e mulheres podem diferir significativamente. Terapia Masculina – MÓDULO I 21 . As mulheres preferem manual de lâminas de barbear.. eletrólise. depilação com cera. o objetivo de produtos de barbear deve ser o de melhorar o processo. Como tal.

a obtenção de resultados desejados e restaurar a pele mais lisa pós-barba com hidratantes). eficaz (por exemplo. sem agravar ou causar mais pele problemas. tais como vermelhidão. confortável (minimizando a irritação. e seguro (por exemplo. infecção e pêlos encravados). Terapia Masculina – MÓDULO I 22 .Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina O ideal barbear deve ser rápido. nick / cortes e queimaduras de barbear).

Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Os principais componentes de barbear de sucesso incluem: Pré-barba: Nesta fase. cremes ). sujeira e contaminantes usando água morna e sabão neutro. ou seja. hidratação em excesso pode enfraquecer a pele. Este passo serve para umedecer a pele e os cabelos. Terapia Masculina – MÓDULO I 23 . Isto é seguido pela aplicação de lubrificante de barbear (por exemplo. É importante limpar o rosto de poluentes. uma lâmina de barbear a seco barbear é difícil de alcançar sem agravar a pele e causando depilador. Embora o tempo de hidratação adequada permite corte de cabelo fácil. tornando-os mais macios e mais fáceis de cortar. insuficiente vai deixar a hidratação do cabelo demasiado rígida e excessiva irá deixar a pele muito macia para resistir ao contato com a lâmina). o cabelo e de pele necessita de ser preparado para barbear. tornando-a mais vulnerável a danos (hidratação.

Terapia Masculina – MÓDULO I 24 .Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Além disso. pode aumentar o apelo do produto. o que permite um deslizamento fácil de derrames. o perfume. Outras propriedades. os lubrificantes de barbear ajudar a reduzir o atrito entre a pele e a lâmina de barbear. assim como textura. tais como acne ou agravamento de induzir uma reação alérgica. tais como um efeito de anestesia leve (minimizar a dor e queimaduras de barbear). A preparação de barbear não agravar a pele ou causar efeitos indesejáveis.

ao mesmo tempo que mantém a flexibilidade. Estes dispositivos também deve permitir barbear pescoço cheio facial. dependendo da frequência de uso para minimizar a possibilidade de cortes. As lâminas devem cumprir as normas de qualidade. irritação e infecção. que são ainda mais diversificadas com operação manual ou elétrica. bem como. e a região sob o nariz. A premissa básica do projeto multi-lâmina de sistemas é que ela produz um barbear mais suave em menos tacadas. como imperfeições na borda livre podem danificar a pele e ainda causar cicatrizes.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Barbear: Diversos lâmina de barbear tecnologias incluem sistemas simples e múltiplo de lâmina. os cantos da boca. Lâminas de barbear descartáveis ​ou cartuchos de lâminas devem ser frequentemente inspecionados e substituídos regularmente. tais como o queixo fenda. Terapia Masculina – MÓDULO I 25 . Menos passagens melhora a eficiência de barbear e causa menos trauma para a pele amolecida. a fim de aceder a duros de alcançar áreas.

Durante o processo de corte. resultando na diminuição da função de barreira. a camada mais externa da pele pode ser removido com uma lâmina de barbear. causando secura e irritação.Hidratação e proteção pode ser restaurada através do uso de não-irritante. Terapia Masculina – MÓDULO I 26 . emolientes produtos enriquecidos aftershave que não deixam uma sensação gordurosa.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Pós-barba: Uma vez que o corte real é completada. que é essencial para restabelecer a hidratação para recém-raspadas áreas. assim como micro-trauma para a pele.

condição não-infeciosa que afeta homens e mulheres. Terapia Masculina – MÓDULO I 27 . quando se puxa a pele esticada) pode promover folicular trans-penetração. o que promove os cabelos entrar na derme ou epiderme antes de sair da abertura folicular (trans-penetração folicular) ou reentrar pele que é adjacente à abertura folicular (folicular extra-penetração) . tal como uma seco e / ou rente (por exemplo. A utilização de técnicas de corte inadequadas ou dispositivos que rebocador e puxar a pele). uma preponderância masculina é vista em indivíduos com pêlos grossos ou crespos que barbear. PFB frequentemente resulta da remoção de pêlos indesejados habitual. A preparação adequada da pré-preparação de barbear e pósbarbear uso de emolientes hidratantes podem contribuir para a manutenção de barreira da pele e a reduzir a incidência de PFB.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Pseudofoliculite da barba (PFB) (borbulhas) é uma comum inflamatória crônica.

o cabelo deve ser deixada ligeiramente alargado (0. Inicialmente. Como tal. Subsequentemente. Terapia Masculina – MÓDULO I 28 . então o uso de depilatórios químicos ou depilação a laser pode ser aconselhável. Tratamento: É essencial para minimizar a penetração folicular trans-e extra-folicular penetração. a crescer uma barba cheia é aconselhável diminuir a inflamação aguda que está presente durante a fase ativa do PFB.5 mm a 1 mm) acima da abertura folicular.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina O tratamento de PFB deve ser centrado em vários aspectos importantes: Educação: Os pacientes precisam ser bem informados sobre as causas da PFB com relação à remoção de pêlos indesejáveis ​e práticas de barbear. barbear pêlos com o auxílio de um espaçador (protege-se a 1 mm de cabelo de ser cortado).

a pele trauma repetitivo pode causar pápulas e pústulas à forma. Terapia Masculina – MÓDULO I 29 . ainda progredir para formação de quelóides que aparecem como duros solavancos hiperpigmentadas. O padrão persistente das práticas de depilação.Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Objetivo: Reforçar a mensagem para os pacientes que os benefícios de seguir um estilo de vida saudável e equilibrada superam a busca da gestão imperfeições físicas. pode levar a angústia psicossocial substancial. Com o tempo. bem como a insatisfação do paciente com a sua aparência. Prognóstico: A melhoria desejada só pode ser conseguido com persistência e foco em evitar os fatores agravantes.

Escola Cebraten Centro de Estudos Brasileiro dos Terapeutas e Esteticistas Naturalistas Terapia Masculina Tipos de pele masculina Próxima aula: 18/01/2013 Esfoliação Energética Limpeza de pele Masculina e Esfoliação Terapia Masculina – MÓDULO I 30 .