Métodos de

Demonstração
Método de Redução ao Absurdo
Método de Indução Matemática

Método de Redução ao Absurdo Um saco contém bolas do mesmo tamanho e do mesmo material.O número de bolas brancas é 5.O número de bolas pretas é par. pelo menos. Sabe-se que: . uma bola de cada cor. 3 Utilizando o método de redução ao absurdo. no saco. duas bolas vermelhas. pelo menos. a probabilidade de ela ser 1 branca é . . prove que. há.Existe. . Extraindo ao acaso uma bola do saco. mas de três cores diferentes (brancas. pretas e vermelhas). .

pretas e vermelhas).Existe.Um saco contém bolas do mesmo tamanho e do mesmo material. .O número de bolas brancas é 5. mas de três cores diferentes (brancas. uma bola de cada cor . duas bolas vermelhas. .Método de Redução ao Absurdo Comecemos por indicar a hipótese e a tese. . .Extraindo ao acaso uma bola do saco. pelo menos. . a probabilidade de ela ser branca é 1 3 Tese: No saco. há. Hipótese: .O número de bolas pretas é par. pelo menos.

Vamos ver o que acontece se a tese for falsa.Método de Redução ao Absurdo  Queremos provar que:     se a hipótese é verdadeira então verifica-se a tese. . por hipótese. que é uma das cores das bolas do saco). Suponhamos então que existe uma única bola vermelha. Isso significa que existe uma bola vermelha (porque sabemos. ou seja: “não existem pelo menos duas bolas vermelhas”.

nas condições da hipótese. Se o número de bolas vermelhas for 1 então o número de bolas pretas seria 9. Assim.Extraindo ao acaso uma bola do saco.O número de bolas brancas é 5. a probabilidade de ela ser branca 1 é 3 Com estas duas informações podemos afirmar que o número de bolas no saco é 15 e que o número de bolas vermelhas e bolas pretas é 10. nunca poderíamos ter apenas uma bola vermelha no saco. sabemos que: . o que contradiz a hipótese.Método de Redução ao Absurdo Por hipótese. Sabemos que o número de bolas pretas é par (por hipótese). . .

concluindo. O método de redução ao absurdo consiste em admitir que a tese é falsa e que a hipótese é verdadeira e.Método de Redução ao Absurdo  Num Teorema (propriedade que queremos demonstrar) temos Hipótese (o que admitimos ser verdade) Tese (o que queremos provar) Demonstrar um teorema é demonstrar que esta implicação é válida. . chegar a uma contradição (absurdo) com a hipótese. através de um raciocínio lógico. então que a tese só pode ser verdadeira.

eescola.Método de Indução Matemática http://www.asp?topico=5&ordem=6&canal=4 Mostrar que:  A propriedade se verifica para n=1  Que a propriedade é hereditária.pt/topico. .

Método de Indução Matemática Mostre por indução matemática que Para n=1 temos que n C1 = n. n ∈ ℕ 1! C1 = =1 (1 − 1)!×1! 1 Vamos provar agora que é hereditária: Admitindo que a propriedade se verifica para um certo nº natural igual a p. ou seja C1 = p + 1 . ou seja pC = p 1 Vamos mostrar que a propriedade também se verifica para p +1 p+1.

Método de Indução Matemática Queremos mostrar que p +1 C1 = p + 1 Então: p +1 C1 = C0 + C1 = 1 + p p p .