TX-5 dsPLUS

Manual

Por Allex Bessa

Rick Wakeman entre outros muitos músicos que ajudaram a eternizar os sons dos órgãos. Isso acabou criando um certo charme no timbre dos órgãos que são cultuados até hoje. compositor.APRESENTAÇÃO Parabéns por adquirir o novo órgão TOKAI TX-5dsPlus. a mais nova linha profissional de órgãos portáteis criado com o maior cuidado para agradar ao mais exigente mercado. O pioneiro a usar esse recurso foi o tecladista da banda Deep Purple. Com uma visão diferente dos outros simuladores o TX-5dsPlus funciona com a simulação de captação do áudio da Rotary Speaker* e com todos os seus recursos possíveis e inéditos. O excesso de volume nas caixas Leslie criavam uma certa saturação no som do órgão. Não contente com essa saturação alguns músicos começaram a apelar para o uso de amplificadores de guitarras que aí sim geravam a distorção total do órgão. percurssivos e muito mais. Com o TX-5dsPlus você poderá simular timbres de órgãos de igreja usando os drawbars como acionadores dos tubos. Por quê key click e overdrive? O Key Click. Esse click que na verdade está mais para “flick” foi denominado como Key Click (Click da Tecla). mas cinco tipos de órgãos prontos para serem simulados pelos recursos criados para ele. Esses recursos traziam falhas no acionamento das teclas amplificando o contato das agulhas com os cilindros geradores. O TX-5dsPlus foi desenvolvido para suprir todas as necessidades do músico organista. mas também ambiências diferentes para cada tipo de música deixando regulado as posições de microfones que melhor te agradar. São cinco formas de ondas que oferecerão uma gama de timbres ainda maior. desaceleração de Leslie que quiser. Jon Lord. Keith Emerson. e cada vez mais os músicos foram exigindo mais volume nos palcos e isso foi criando essa saturação suave. De fácil transporte o TX-5dsPlus estará levando consigo não só um Órgão. volumes de Overdrive e Reverb. O Overdrive. produtor com os seus recursos de DRAWBARS e com a opção de usá-lo como controlador MIDI. tecladista. . O mais famoso dos órgãos foi criado nos anos 40 com recursos fabulosos e ao mesmo tempo rudimentares que foi graças a isso que acabou gerando um som nunca mais ouvido em outros órgãos. aceleração. Com um simples toque você poderá salvar o seu timbre com a velocidade. Criar não só posições de Drawbars. poderá chegar aos clássicos timbres de Jimmy Smith.

Vamos seguir um exemplo: Acione o botão UPPER e o Botão DRAWBAR “A”. Isso tudo você tem no seu TX-5dsPlus e a forma de funcionamento pode-se seguir com uma linha de raciocínio intuitiva. O som ficou diferente além do efeito estéreo porque a Leslie é uma caixa amplificada por válvulas e falantes giratórios. Pronto!!! O Seu primeiro preset estará salvo para usar a qualquer hora. Caso queira salvar essa posição de drawbars basta pressionar durante 4 segundos qualquer um dos 7 PRESETS. A partir daí você vai começar a fazer as conexões do TX-5dsPlus. Abaixe os quatro primeiros drawbars até o fim e deixe os outros levantados ( posição 10-10-10-10-0-0-0-0-0 ). Você quer ligá-lo nas famosas Rotary Speakers e ainda quer ligá-lo à um super amplificador valvulado que te dará níveis de saturação e distorção sonora para que você possa executar as mais famosas peças de blues. E está tudo na sua frente. rock’n rool. hard rock e progressive rock.se o A ou B. Definido isso vamos às regulagens. Por exemplo: Pressione o PRESET 1 durante 4 segundos. Essa é a posição clássica dos maiores organistas. Você ainda poderá definir qual jogo de Drawbars irá modular o teclado. Então faça um acorde e acione a Leslie em LESLIE ON. Ele mudará completamente o som porque agora o órgão está ligado à Leslie que espalhará o som por toda a sala. Como? Simples. B3 Clean. ao ligá-lo ele terá apenas o som próprio mas você quer mais que o timbre dele. . Então vamos lá!!! O TX-5dsPlus funciona da seguinte forma: Você escolhe o tipo de onda a ser gerada acessado pelo botão SOUND. Note que o som do órgão está puro demais e mono como todo órgão era. Você tocará no teclado e acionará os Drawbars “A” para regular o timbre. Nesse menu você poderá optar por cinco (5) tipos de ondas (B3 Classic. B3 Heavenly e B3 Metallic). B3 Dirty.FORMA DE OPERAÇÃO Quando você tem um órgão eletrônico. O seu teclado do TX-5 poderá ser definido como UPPER ou LOWER e ainda poderá ser dividido ( acionando a função SPLIT ) em duas partes. por exemplo. jazz .

Essas memórias são formadas por três bancos que poderão ser acessados pela tecla Bank. Ainda poderá optar se elas serão monofônicas ou polifônicas acionando POLYPHONIC PERCUSSION. FUNÇÕES ESPECIAIS Além dos recursos acima o TX-5dsPlus 1. LOUD CURVE . GENERATOR SISE Clicando no MENU em SOUND e depois CONFIG aparecerá a tela de número 11 que oferecerá 91 Tone Wheels ou 82 Tone Wheels. aceleração (o quanto o motor acelerará até chegar no modo FAST e SLOW) e microfonação ( você decidirá qual a distancia melhor para o microfone e qual a posição em relação ao Woofer e Driver ).direção (os falantes poderão girar para o lado que você preferir). Acionando a tecla SPLIT ele separará o Teclado no Dó central do órgão. Um para a harmonia e outro para o solo.0 oferece uma gama de recursos para criar ambiências diferentes para cada tipo de peça musical. Agora falta você optar em dividir o teclado em dois para poder ter dois registros diferentes de drawbars no seu TX-5dsPlus. Característica de órgãos diferentes. Caso opte por usar o TX-5dsPlus como controlador ele funcionará como Modulation Wheel. WHEEL O Wheel poderá exercer tanto a função de velocidade da Leslie em tempo real quanto a intensidade do overdrive. Para deixá-lo com sensibilidade (sensitivo) basta clicar no botão VELOCITY RESPONSE e o led acenderá. Logo ao lado você poderá observar as teclas Key Click . Chegando à um timbre que você queira salvar basta pressionar uma das oito teclas MEMORY por 4 segundos. O Volume do Overdrive e reverb ficam logo acima dos weels Pitch Bend e Wheel. Overdrive e Reverb que poderão ser acionadas dependendo da sua criatividade. VELOCITY RESPONSE Os órgãos não têm teclados sensíveis ao toque. porém o TX-5dsPlus tem também esse recurso que dará uma dinâmica especial ao órgão. LESLIE Os recursos são desde a forma como a Leslie vai funcionar com as velocidades (passando por recursos de velocidade independente de Woofer e Driver desde o modo lento até o rápido).Agora você poderá adicionar ao seu timbre as percurssões no menu PERCUSSION.

Estipula a velocidade rápida do woofer de 74 à 750 rpm.A mesma coisa em relação ao tambor do woofer. A velocidade de cada um tanto no modo lento quanto no rápido ( Slow/ Fast ). 52 TREBLE FAST SPEED – Estipula a velocidade rápida das cornetas de 74 à 750 rpm. 58 MICROPHONES SPREAD – Esse recurso te dá a opção de regular a intencidade de abertura do PANORAMICO ( STEREO ). 56 TREBLE ROTOR DIRECTION .Aqui você vai definir a altura do microfone em relação a caixa. 55 BASS ROTOR ACCELERAT . MENU CONFIG A partir do MENU CONFIG você tem todos os detalhes para programar os timbres que desejar. sendo que a parte de cima ficam as cornetas e na parte de baixo fica o woofer. PG. A aproximação ou distância dos microfones. .Aqui você determina a aceleração das cornetas. 5. Depois de acionada a tecla CONFIG selecione a tecla LESLIE ON. 54 TREBLE ROTOR ACCELERAT . PG. Ele funciona de uma forma muito simples. 59 MICROPHONES DISTANCE – Simulando a microfonação da caixa Leslie com esse recurso você irá definir a distancia dos microfones em relação a caixa. PG. Da velocidade lenta até a rápida.Aqui você determina a aceleração do woofer. se o microfone vai ficar mais virado para as cornetas ou para o woofer. Sendo assim se você elevar o microfone mais para o lado de cima ou das cornetas ( Horns ) você estará dando uma característica sonora mais agúda ao orgão e abaixando para os woofers você estará deixando o som mais grave. PG. da esquerda para a direita ou vice versa. 2. de 0° à 180° . PG. Para qual lado esses falantes irão girar. PG. 51 BASS SLOW SPEED . PG. 53 BAS FAST SPEED .Clicando no MENU em SOUND e depois CONFIG e novamente CONFIG. Apenas aperte a tecla CONFIG e depois selecione a tecla referente ao recurso que você queira configurar. Esses dois compartimentos são separados horizontalmente. A posição dos microfones em relação à altura da caixa levando em consideração que na parte superior encontram-se as cornetas de médios/agudos e na parte inferior o woofer. A aceleração de um estado ao outro ( do slow para o fast ). Da velocidade lenta até a rápida. 60 MICROPHONES HEIGHT . aparecerá a tela 12 onde terá duas opções de curva de loudness >NORMAL< e >FLAT< . Amplitude do som STEREO PG.Estipula a velocidade lenta das Cornetas de 10 à 96 rpm.Aqui você determina para qual lado quer que as cornetas estejam girando. PG. 57 BASS ROTOR DIRECTION . 6. PG. 3. Os recursos configuráveis são: ROTARY SPEAKERS A Rotary Speaker é uma caixa com dois compartimentos separados com falantes giratórios criando um efeito sonoro envolvente.Estipula a velocidade lenta do woofer de 10 à 96 rpm. 4. Com esse recurso você poderá estipular: 1. Aparecerá a primeira página desse menu. PG. 50 TREBLE SLOW SPEED .

Tecla em CONFIG e depois SUSTAIN. O tamanho do falante influi na captação do som pois conforme o tamanho do falante ele permanecerá mais tempo em frente ao microfone.Doido. 8. 80 TRANSPOSE -> Você poderá variar o transporte de escala para até -12 semitons ou – 12 semitons ( + e uma oitava ). Tecle em CONFIG e depois em VELOCITY Na tela do display o TX-5 te oferecerá as quatro ( 4 ) opções. Regula o volume de ganho de 0 a +15 Db. PG. PG. SOFT > MEDIUM > FIRM e HARD . Se acionar a tecla FAST o led acenderá e você poderá programar o volume do FAST ON de 0 à +15Db. PG. PG. Clica em CONFIG e depois em PERCUSSION FAST. PG. SPLIT Quando sentir necessidade de dividir o teclado em duas sessões UPPER e LOWER bastam acionar o botão SPLIT no menu KEYBOARD. Teclando novamente a tecla PAGE irá para a página: PG. 61 SPEAKERS RESSONANCE .. FAST ou SOFT e depois de programado poderá usar os dois ao mesmo tempo. No caso deve-se estipular conforme o seu gosto preferencial ou então se no caso de ligar à um módulo de som ou à um VSTi ( software de simulação de instrumentos musicais ) conforme a necessidade da resposta de cada timbre.Poderá estipular o DECAY TIME para cada situação de acionamento das teclas. DETALHE: Se o Key Click estiver acionado o sustain não funcionará. PG.01 KEYBOARD SPLIT: C4 Em VALUE mude a região com as teclas + ou . VELOCITY RESPONSE Pode-se habilitar quatro formas de curvas de resposta à velocidade de pressão nas teclas. FAST E SOFT.82 LOWER – Valores de 0à 3. PERCUSSION. Da mesma forma poderá programar clicando em CONFIG e SOFT.Ativar a ressonância das caixas ( simulação ) PG.7. 71 DECAY TIME .né ? SUSTAIN Nos orgãos atuais encontra-se a tecla sustain para que possa gerar uma variação do timbre usando o recurso de release. 70 FAST -> OFF GAIN. Definir o tamanho de cada falante levando em consideração que haverá uma diferença de som se os falantes tiverem tamanhos diferentes pois eles permanecerão mais ou menos tempo em frente ao microfone enquanto estiverem passando.Você escolhe o tamanho dos falantes. De fábrica ele vem programado para ficar dividido no nota C4 ( Dó central ). 60 SUSTAIN RELEASE TIME > Parâmetros programáveis que variam de 0 à 20. Com esse parâmetro você poderá mudar o volume e duração dos percurssivos tanto em FAST ( de forma mais pesada ) quanto em SOFT ( para poder acessar o timbre de forma mais suave). Selecione a tecla CONFIG e depois SPLIT. Tecle CONFIG e OCTAVE SHIFT PG. Porém você poderá mudar isso da seguinte forma. Muda relativamente com o “efeito doppler”. 62 HORNS BEAM WIDTH .Emula o grau de ressonância das caixas. OCTAVE SHIFT Aqui você poderá estipular as oitavas de cada manual UPPER ou LOWER em até 3 oitavas.81 UPPER – Valores de 0 à 3. TRANSPOSE Tecle em CONFIG e TRANSPOSE.

Os recursos sonoros que se pode adquirir com ele são de uma precisão incrível dependendo apenas do seu talento. .41 RATE – De 3.com.tokai. Clicando novamente em PAGE mudará para a página seguinte. PG.br ) como posições de DRAWBARS e configurações da ROTARY SPEAKER para que se adquira nuances diferentes baseadas em mixagens de gravações desde os anos 40 até os dias de hoje.40 VIB/CHORUS – ROUTE – Você pode optar em deixar o efeito nos dois manuais UPPER & LOWER ou em apenas um deles UPPER ou LOWER.VIBRATO & CHORUS Selecione a tecla CONFIG e qualquer tecla do menu VIBRATO & CHORUS PG. Algumas dicas estaremos disponibilizando no site da TOKAI ( www.5 Hz à 12.0 Hz CONSIDERAÇÕES FINAIS Aqui estão registradas as formas básicas para se trabalhar com o TX-5 DSPlus .