Documentos

ISSN 0101- 6245
Versão Eletrônica
Outubro, 2009

136

Planilha para o Cálculo do
Custo do Produtor de Frango
de Corte

ISSN 0101.6245 Versão Eletrônica Outubro. Pecuária e Abastecimento Documentos136 Planilha para o Cálculo do Custo do Produtor de Frango de Corte Ademir Francisco Girotto Autor Embrapa Suínos e Aves Concórdia. SC 2009 . 2009 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Suínos e Aves Ministério da Agricultura.

B. 21cm. Arrieche Editoração eletrônica: Vivian Fracasso Ilustração capa: Vivian Fracasso 1ª edição Versão eletrônica (2009) Todos os direitos reservados.700-000.cnpsa. Série.KM 110 89. Ledur Antônio L. 2. .br sac@cnpsa.Concórdia: Embrapa Suínos e Aves.B. Título. A reprodução não-autorizada desta publicação. Schmidt Secretário-Executivo: Tânia M. Scheuermann Jean C.. Celant Membros: Gerson N. 16 p.610). Ademir Francisco. Souza Normalização bibliográfica: Irene Z.Exemplares desta publicação podem ser adquiridos na: Embrapa Suínos e Aves Rodovia BR 153 .V. Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte / Ademir Francisco Girotto. constitui violação dos direitos autorais (Lei nº 9. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Embrapa Suínos e Aves Girotto.1765 © Embrapa 2009 . I.P.br Comitê de Publicações da Embrapa Suínos e Aves Presidente: Gilberto S. 136). Agronegócio. Martins e Marcelo Miele Revisão gramatical: Jean C. Concórdia-SC Caixa Postal 21 Fone: (49) 3441 0400 Fax: (49) 3441 0497 http://www.V. Souza Helenice Mazzuco Nelson Morés Rejane Schaefer Suplentes: Mônica C. CDD 338. ISSN 0101-6245.P. Frango de corte – aspectos econômicos. 1.embrapa. 2009.B. Guidoni Coordenação editorial: Tânia M. Celant Revisão técnica: Franco M. no todo ou em parte. – (Documentos/Embrapa Suinos e Aves. Camera e Claudia A.B.embrapa. II.P.

SC. M. afgirotto@cnpsa.Sc.Autor Ademir Francisco Girotto Economista. em Economia Rural. Concórdia. pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.embrapa.br .

.................................................................................................................................................................................... Resultados....................... Custo de produção......................... Abertura da planilha............................................................... ............................................Sumário Planilha para o Cálculo do Custo do Produtor de Frango de Corte.......................................... 7 7 8 8 10 11 13 14 15 16 Referência.................................. Trabalhando na planilha............................................................................................................................................................................................... Instalações e equipamentos.......................... Preços.............................................. Coeficientes técnicos............... Introdução...........................

de maneira que os interessados possam calcular seus custos sem maiores dificuldades. baseando-se em metodologia desenvolvida por Girotto e Souza (2006). dos dados de desempenho. deve basear-se no conhecimento. criou uma planilha para o calculo de custo de produção de frango de corte. que considera apenas os itens que o produtor tem que arcar.Planilha para o Cálculo do Custo do Produtor de Frango de Corte Ademir Francisco Girotto Introdução A gestão da produção de frango de Corte. . por parte do produtor. na mesma planilha. Além disso. da forma de remuneração dos lotes. Neste sentido. também é calculada a rentabilidade do produtor por lote e por frango produzido. automático ou manual). com possibilidade de alterar os coeficientes técnicos e preços de acordo com a sua realidade. no sistema de produção integrado. a Embrapa Suínos e Aves. A estrutura de cálculo de custo proposta pode ser utilizada para qualquer tipo de aviário (climatizado. bem como dos seus custos de produção.

8 Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte Os dados utilizados no exemplo (preços e coeficientes técnicos) foram levantados na região Oeste do Paraná.br/?ids=Sn6p54k7p). . no mês de dezembro de 2008. Esta figura é o “Menu” de trabalho da planilha. Em seguida deve-se abrir o arquivo da planilha de cálculo de custo do produtor de frango de corte (Frango_Custo_Produtor. Depois clicar em “Abrir”. O arquivo contendo a planilha pode ser encontrada na página da Embrapa Suínos e Aves (http://www.embrapa. A imagem a seguir é apresentada.cnpsa.xls). Para abrir o arquivo clicar em “Arquivo” no canto superior esquerdo. Nas instruções de uso considera-se que o usuário tenha um mínimo de conhecimento sobre o uso de planilhas eletrônicas. sugere-se copiá-la no HD (disco rígido) do computador. É interessante criar uma pasta específica para isso. localizar o diretório onde foi copiada a planilha e marcar o arquivo dando um clique no nome do arquivo (acima). Em seguida. Trabalhando na planilha Para utilizar a planilha. Excel. Abertura da planilha O primeiro passo a ser dado é iniciar (carregar) o programa (software) de planilha eletrônica (ex. BROficce).

“Instal_Equip”. 19 . diretamente. “Custo” e “Resultado”. voltando sempre para a planilha “frango” no canto inferior esquerdo ou. São itens que dependem de outras informações e seu cálculo é feito automaticamente. Assim o usuário poderá substituir. “Instalações e Equipamentos” e “Preços”. os campos com a cor da fonte em Azul estão liberados para digitação. por exemplo. apresentadas no rodapé da tela acima. Nas telas “Coeficientes Técnicos”. “Preços”.Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte A movimentação entre as pastas pode ser feita via “menu”. clicando nas planilhas “Coef_Tec”. As células com a fonte na cor preta não estão liberadas para digitação. “OESTE DO PARANÁ” pelo nome de sua granja ou seu próprio nome.

Para visualizar os demais itens. basta ir “descendo” as linhas.10 Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte Coeficientes técnicos Ao clicar nesta opção a tela a seguir é mostrada. clicando na planilha “Frango” no canto esquerdo inferior da Tela. Depois de informados/alterados os coeficientes técnicos. . deve-se voltar ao “Menu”. utilizando a barra de rolagem a direita da tela (com o mouse). ou com o uso das setas (do teclado). Na figura não aparecem todos os coeficientes que devem ser informados/alterados. O cursor estará posicionado na célula C 6.

de forma que. um pouco de trabalho no primeiro cálculo de custo. é a seguinte: O cursor estará posicionado na célula E10. A tela apresentada nesta opção. 11 . que também não mostra todos os itens. foram levantados junto a técnicos e produtores da região Oeste do Paraná. para novos cálculos. depois de calculado o primeiro custo.Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte Instalações e equipamentos Os dados de instalações e equipamentos demandam. tanto de instalações quanto de equipamentos. A vantagem é que são dados que não variam com muita frequência. A vida útil e valor residual. basta atualizar os preços.

47 e 48). equipamentos com vida útil muito diferentes. até que apareçam os demais itens. por exemplo. utilizando a barra de rolagem à direita da tela (com o mouse).12 Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte Na parte de Instalações foram incluídas três linhas (18. sugere-se agrupar itens por semelhança. ou com o uso das setas do teclado. que podem ser utilizadas para descrever/incluir itens que já não estejam listados. No caso de insuficiência de linhas para descrever/incluir instalações ou equipamentos. 19 e 20). Nestas linhas deve-se substituir o texto “Descrever item” pela descrição do equipamento. Para visualizar os demais equipamentos basta descer as linhas. Também nos equipamentos pode-se incluir até três itens novos (linhas 46. Nestas linhas deve-se substituir o texto “Descrever item” pela descrição da instalação. tomando cuidado para não agrupar. .

O ajuste/atualização dos preços devem ser efetuados. Não está disponível a opção de incluir/alterar itens. a cada lote. 13 .Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte Preços A tela a seguir é apresentada. ao optar-se no Menu pelo botão “Preços”.

. é apresentada a planilha do custo de produção dos ítens que são de responsabilidade do produtor. Os custos “por frango” estão descritos na planilha apresentada no item Resultados.14 Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte Custo de produção Na tela a seguir. O custo é calculado por lote.

finalmente.Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte Resultados A tela a seguir. seus custos e. 15 . apresenta a planilha onde estão descritas as Receitas Extras por lote produzido. o saldo por lote e por frango.

(Embrapa Suínos e Aves.F..16 Planilha para o cálculo do custo do produtor de frango de corte Referência GIROTTO. Documentos. A.N. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves. SOUZA. 109). . Metodologia para o cálculo do custo de produção de frango de corte: versão 1. de. M. 28p. 2006.V.