You are on page 1of 28

Bonsai: Como Fazer em 12 Passos

Quando você conheceu a arte bonsai, procurou se informar como eram feitas árvores
gigantes na natureza se tornarem miniaturas? Procurou saber se existia alguma formula para
fazê-las ficarem anãs? Procurou saber qual era o segredo do seu cultivo? Quais os cuidados
após torná-las pequenas?
Bom, a arte bonsai não é complexa ou difícil de seguir. Precisa ter apenas paciência e
dedicação para aprender as técnicas e a história milenar do bonsai. Tudo o que exige para se
fazer um bonsai é uma planta lenhosa, um vaso, um conjunto de ferramentas básicas e a
paciência de alguns anos para o seu cultivo.
Mas para ajudar você a fazer o seu bonsai, desenvolvemos 12 passos de como fazer um
bonsai.
Uma dica antes de começar: Tenha muita paciência e calma ao realizar os processos para
fazer o bonsai, pois é você quem vai determinar se o seu trabalho irá ficar bom ou não, através
do que está transmitindo-o. Paciência trará um resultado bom.
COMO FAZER BONSAI PASSO A PASSO
CERTIFIQUE-SE QUE TODO O MATERIAL PARA FAZER O BONSAI ESTEJA EM MÃOS.

- Planta

- Vaso
- Substrato
- Tela de Drenagem
- Arame
- Hashi
- Raque
- Tesoura Raiz
- Enraizador
DICA: Procure um local adequado com sombra e sem vento
Não interrompa o processo de transplante
1º Passo (Colocação tela de drenagem)
Todo vaso de bonsai possui buraco de drenagem da água. Você deve colocar uma tela de
drenagem dentro do vaso para não ter a perda do substrato.

Deixe aproximadamente 15cm de arame para fixar o bonsai posteriormente no vaso. .2º Passo (Arame de fixação) Como colocar: O arame deve passar pelos dois buracos de dreno do vaso e sair paralelamente para fora do vaso.

.

para as raízes se acomodarem.3º Passo (Substrato) Uma pequena porção de substrato deve ser colocada no fundo do vaso. .

facilitando a retirada da planta. . afrouxe a terra nas laterais dentro do pote. devemos ter o cuidado para não forçar as raízes. Com a espátula.4º Passo (Retirada do Pré-bonsai) Para retirar a planta do pote.

Vire a planta para baixo. . facilitando a retirada do pote.

.

fazendo movimentos leves com o raque. Lembre-se que as raízes finas são responsáveis pela alimentação da planta e as grossas pela sua sustentação. .5º Passo (poda de raiz) Retire cuidadosamente a terra que envolve as raízes. Devemos tirar 1/3 da terra e raízes e deixa-las visíveis para a sua poda.

6º Passo (inserir o pré-bonsai no vaso) Chegou o momento de colocar a planta dentro do vaso. . Faça movimentos circulares de leve para a acomodação da raiz no fundo do vaso.

. coloque o substrato até preencher todo o vaso.7º Passo (acomodação do pré-bonsai com substrato) Após a planta ter sido acomodada dentro do vaso. cobrindo todas as raízes finas.

8º Passo (compactação do substrato) Faça uma compactação do substrato. Isto serve para que o solo penetre entre as raízes. . Para esse processo utilizamos o hashi.

9º Passo (fixação da planta) Aramamos a planta no vaso para que esta não fique solta. melhorando o desenvolvimento das raízes. .

.Gire o arame para firmar a planta ao vaso.

escondendo-o.Em seguida corte o arame até ele estar totalmente firme E logo após. baixe o arame até o solo do substrato. .

faça uma leve tração com um alicate para o arame ficar totalmente firme ao vaso. .Na parte de baixo do vaso onde se encontra o arame.

enchemos uma bacia .10º Passo (uso do enraizador) Após a planta ter sido transplantada e fixada com o arame de segurança.

com água e colocamos o enraizador. utilizamos 1 tampinha e meia do enraizador para 2 litros de água. Neste caso. . No rotulo do produto segue sua forma de uso e quantidade necessária para a planta.

11º Passo (imsersão no bonsai no enraizador) Imergimos o bonsai completamente dentro da bacia com água e o enraizador já .

dissolvido. Observe a saída de bolhas de ar do substrato. Deixar 15 minutos a planta imergida na água. .

.12º Passo (borrifação e limpeza) Após escorrer a água do vaso borrife a parte aérea da planta. limpe o vaso e retire o excesso de substrato.

Pronto. agora você já sabe como fazer o seu bonsai! .

Para quem é apaixonado por plantas. aprender como fazer um bonsai de uma jabuticabeira. uma boa idéia é aprender como fazer um bonsai. por exemplo. É isso é possível sim. A adubação deve ser feita apenas quando o bonsai rebrotar. lembrando que se torna uma decoração de bom gosto e muito elegante.  Não adubar durante os 30 primeiros dias após o transplante. seu bonsai irá crescer saudável e terás a natureza em miniatura bem próximo de você. portanto não podem ter árvores gigantes. hoje são muito usadas para decorações de interiores e também de jardins em pequenos espaços.  Proteger do vento. Com dedicação e os cuidados necessários. Você já sabe que um bonsai é desenvolvido através de uma técnica oriental que permite que árvores fiquem com aparência de árvores grandes.Após realizar o transplante. siga algumas dicas importantes:  Manter o bonsai em repouso durante 30 dias.  Regar com o enraizador uma vez por semana durante o primeiro mês. E.  Colocar em um local que tenha sombra. mas mora em apartamentos ou outros locais que oferecem pouco espaço e. mas em tamanho micro.  Realizar a rega normalmente. tomando cuidado para regar somente quando o substrato estiver secando. E para fazer algo dessa natureza podemos com certeza unir o útil ao agradável como.  Borrifar as folhas do bonsai durante este período para que estas não se desidratem. Siga abaixo os passos para saber como fazer um bonsai de uma jabuticabeira .

Deixe o vaso num lugar com pouca luz. Fazer um bonsai é algo complicado e há duas formas de o fazer: . De seguida. Imprimir 2 Twitter 6 Facebook 0 Google + . e nas semanas seguintes vá levando aos poucos para tomar o sol como fazer um bonsai da manhã até a planta se acostumar definitivamente. . Não pressione muito a terra para não compactar. Então cuide para que estas sejam de troncos robustos e poucas ramificações. a partir de sementes. Preencha o vaso com substrato e cuide para que o início do tronco fique a altura do solo. então firme a planta com o arame.Então comece escolhendo uma muda da árvore que você decidir. mas não totalmente escuro por uma semana. Agora coloque água devagar até umedecer bem a terra. explicaremos como fazer um bonsai a partir de uma semente. retire também partes mortas de raiz e corte 2/3 das raízes da planta. Coloque um pouco de pedra brita no fundo do vaso para favorecer a drenagem. está pode ser uma jabuticabeira. Então escolha um vaso de boca larga e baixo e passe um arame pelo buraco de drenagem. O bonsai é uma das curiosidades da natureza mais admirada por muitos e que combina a beleza de uma planta com a paciência e trabalho do homem.A multiplicação sexuada. retire a planta do outro vaso e retire a terra das raízes. É uma combinação espetacular do trabalho do homem com a maravilhosa natureza. ou uma pitangueira ou outra dependendo do seu gosto. e estas regas devem ser mais freqüentes no inicio.A multiplicação assexuada ou vegetativa que se leva a cabo a partir de um fragmento da planta. Coloque a planta no vaso e espalhe as raízes.

A primeira coisa que temos que fazer é conseguir umas sementes de qualidade. guardando-os num sítio fresco até chegar a primavera. uma forma fácil de o conseguir é aproximá-lo de uma fonte de calor suave. escolheremos os maiores e que estão bem fechados.Instruções 1. como por exemplo o abacaxi. vamos fazê-lo a partir de frutos. . temos de os abrir até chegar às sementes. 2. 3. A melhor época para colher os frutos é em Novembro. Uma vez chegada a primavera. se forem duros.

Selecionaremos as sementes de maior tamanho. 5. pois se plantarmos as sementes demasiado juntas. O tipo de vasos que recomendamos quando se trata de sementes para plantar bonsais.Uma vez abertos. Para fazer a plantação das sementes. são uns simples coadores de plástico que poderá obter a baixo custo em lojas de utilidades ou similares. 4. facilitam a boa oxigenação das raízes. daremos uns golpes em várias direções para que as sementes se desprendam por si só. . pois devido ao seu grande número de orifícios que têm. deixando as mal formadas ou fracas e colocamos-las de molho durante 2 dias para obrigá-las a sair da dormência do inverno. O solo que melhores resultados dá para fazer bonsais é 85% de xisto de 8 mm e 15% de terra de Algarrobo. corremos o risco de que cresçam altas e finas por falta de ar. faça uns buracos na terra com uma separação de 3 cm. que unido a uma boa mistura de drenagem o êxito está assegurado a 100%. mas pode-se usar qualquer mistura standard.

Irá extrair cuidadosamente a árvore do coador de plástico utilizado e vamos remover com cuidado . temos de as regar 3 ou 4 vezes ao dia com água não calcária e sempre pela manhã e ao anoitecer (nunca ao meio-dia). Uma vez plantadas as sementes do bonsai. ao qual acrescentaremos uma ampola de "Benerva (B1)" que podemos obter em qualquer farmácia. procederemos à primeira mudança de vaso e poda das raízes. observará que as árvores têm uma aparência de uns 3 anos em vez de 1 ano. em Fevereiro já podemos dar-lhe forma com arame. terá de regar com esta solução a cada 15 dias durante os primeiros 2 meses. 9. 11. 7. Passados 30 dias. No ano seguinte. uma vez que a idade real da árvore é de apenas de um ano. colocando os vasos num sítio mais ensolarado possível. No oitavo dia já veremos umas pequenas folhas tentando sair da terra. A primeira coisa será limpar sem medo a bola de terra. Pode dar-lhe o estilo desejado com o arame que se pode utilizar para engrossar o tronco.6. preparamos um combinado vitamínico composto por 1 litro de água. se seguiu todos os passos. No ano seguinte em Março. 10. 8. Embora pareça pronto não o está. mas com cuidado para não o danificar.

No caso das coníferas.br/articulo/como-fazer-um-bonsai-apartir-de-uma-semente-2182. 12. não devemos retirar o excesso de terra. respeitando os meses de letargia e aplicando técnicas de engrossamento do tronco.com. Depois de libertar a terra do torrão. Uma vez podadas as raízes. podamos as raízes mais grossas e deixamos as raízes finas beliscando as que achamos convenientes. uma vez que contém o conhecido fungo "Micorriza" e que posteriormente voltaremos a utilizar. voltamos a plantar as árvores no mesmo vaso.umcomo.html#ixzz39CVcNkI9 . recomendamos que entre na nossa categoria de Plantas de interior Continuar lendo: http://casa. Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer um bonsai a partir de uma semente. onde deverá permanecer durante 3 anos. onde colocaremos abundantemente fertilizante orgânico lente. 13.as inúmeras raízes que ficaram emaranhadas nos buracos da drenagem.

Related Interests