Ficha de Apoio - Secções no cubo

SECÇÕES NO CUBO
Quando se interseta um sólido com um plano que lhe é secante, a figura plana que resulta
da interseção designa-se por secção ou corte.
Vamos estudar secções em alguns sólidos, principalmente no cubo.

Exemplo 1.
Observa o cilindro da figura ao lado e a interseção com um plano
paralelo às bases.
Que figura é a secção obtida?

E se o plano for perpendicular às bases?

Exemplo 2.
Observa a esfera da figura ao lado.
Que figura é a secção obtida com a interseção de um plano que
passe no centro da esfera?

Agora que compreendeste a noção de secção, resolve o exercício
seguinte: Exercício 1.
Indica que secção (A, B ou C) se obtém ao recortar cada sólido pelo plano representado a
tracejado.

Gualter Santos __DESENHO
TÉCNICO – 2º TER

2014/ 2015

1/
4

paralelo a [AG]. B P E H Considera um ponto P na face [EFGH]. Quantas faces do cubo foram A B . E Qual é a secção produzida no cubo através do corte pelo plano ABH? Desenha essa secção e classifica-a. H F G D C A Exemplo 5.Secções no cubo SECÇÕES NO CUBO Nos exemplos seguintes considera o cubo apresentado cuja aresta mede 4 cm. D C 2. Como proceder para construir a secção produzida pelo plano AGP? Eis os passos a seguir: G F 1. Traçar o segmento de reta [PG] e prolongar até intersetar a aresta [EH]. 4.Ficha de Apoio . Que polígono se obteve? Um ________________________ . H F G D C A B Exemplo 4. Considerar M esse ponto de interseção. 5. Traçar o segmento de reta [KA]. Traçar o segmento de reta [MK]. 3. Exemplo 3. Traçar o segmento de reta [AG]. a passar em M e em que K é o ponto de interseção com a aresta [ED]. E Qual é a secção produzida no cubo através do corte pelo plano ACH? Desenha essa secção e classifica-a. Recortar pelas linhas traçadas.

Secções no cubo Exemplo 6. B . RD 3 cm. tais que QG RG PG 2 cm. sobre arestas do cubo. Considera o cubo ao lado. Desenha e classifica a secção obtida no cubo pelo plano PQR. F R H Q G Qual é a secção produzida no cubo através do corte pelo plano PQR? Quantas P faces do cubo foram intersetadas? D Desenha essa secção e classifica-a. com 4 cm de aresta. E F H G R Q Qual é a secção produzida no cubo através do corte pelo plano PQR? Quantas faces do cubo foram intersetadas? Desenha essa secção e classifica-a. e três pontos P. tais que AQ 3 cm. Q e R. e os três pontos P. com 4 cm de aresta.Ficha de Apoio . P D C B A Exemplo 7. Q e R. sobre E arestas do cubo. C A Exercício 2. PB 1 cm. Considera o cubo ao lado.

Secções no cubo .Ficha de Apoio .

Desenha a secção determinada no cubo pelo plano PQR. 1. (A) (B) (C) (D) Exercício 5. . inscrito no cubo. Na figura estão representados cubos em que S e T são vértices opostos e M é o ponto médio de uma aresta. 2. Indica em qual das figuras está representado um tetraedro regular. GQ CR 2 cm . Na figura está representado um cubo do qual se conhecem as seguintes dimensões: EG 5 2 cm . Prova que a aresta do cubo mede 5 cm. EP 1 cm . O desenho correto da secção do cubo determinada pelo plano STM é: Exercício 4.Exercício 3.