PRÉ-VESTIBULAR NOTA10

(32) 3215-3562

PEQUENAS TURMAS, GRANDES RESULTADOS!

ELETRODINÂMICA - EXERCÍCIOS
Questão 01)
Um professor pediu a seus alunos que ligassem uma lâmpada a uma pilha com um pedaço de fio de
cobre.
Nestas figuras, estão representadas as montagens feitas por quatro estudantes:

Considerando-se essas quatro ligações, é CORRETO afirmar que a lâmpadavai acender apenas
a) na montagem de Mateus.
b) na montagem de Pedro.
c) nas montagens de João e Pedro.
d) nas montagens de Carlos, João e Pedro.
Questão 02)
Sobre os semicondutores e isolantes, é CORRETO afirmar:
a) nos isolantes a lei de Ohm é válida.
b) algumas cerâmicas a baixas temperaturas se comportam como isolantes.
c) as propriedades de um semicondutor podem ser modificadas pelo processo de dopagem.
d) os semicondutores apresentam alta resistividade elétrica em comparação aos isolantes.
Questão 03)
E

Considere um fio metálico no qual foi estabelecido um campo elétrico
, conectando suas
extremidades aos polos de uma bateria. Os elétrons livres do fio metálico estarão sujeitos à ação da
força elétrica devida ao campo e assim serão postos em movimento, dando origem a uma corrente
elétrica através do fio condutor. Sobre este fenômeno, assinale o que for correto.
01. Ao longo do fio metálico a intensidade da corrente elétrica pode variar.
02. O sentido convencional da corrente elétrica através do fio é no sentido do ponto de maior
potencial para o ponto de menor potencial.
04. Ao passar através do fio, parte da energia da corrente elétrica é dissipada em outras formas de
energia.
08. O movimento dos elétrons livres através do fio será no sentido contrário ao do campo elétrico.
16. Se o sentido do campo elétrico estabelecido no fio metálico for invertido periodicamente, a
corrente elétrica também sofrerá inversões periódicas.
Questão 04)
A nossa matriz energética é eminentemente deorigem hidráulica. As nossas usinas, como
Itaipú,Sobradinho, Paulo Afonso e Tucuruí, estãolocalizadas a grandes distâncias dos
centrosconsumidores de energia, fazendo necessáriaa transmissão de energia através de
extensaslinhas. A escolha por esse tipo de transmissão,em alta tensão e corrente alternada de
baixaintensidade, ocorre porque:
I. A transmissão de grande potência em baixatensão e corrente de baixa intensidade
éeconomicamente viável.
II. A transmissão em corrente de alta intensidadee baixa tensão demandaria uma grande perda
depotência devido ao aquecimento das linhas detransmissão.
III. A transmissão em corrente alternada permiteo abaixamento simplificado da tensão através
detransformadores nas estações abaixadoras doscentros consumidores.
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.

1

conforme ilustrado abaixo. d) Se a pessoa estiver calçada com sapatos secos de borracha. funcionará por: a) 32h b) 30h c) 28h d) 26h e) 24h Questão 06) Em dias secos e com o ar com pouca umidade. Essas grandezas são. c) Esse fenômeno só ocorre em ambientes onde existem fiações elétricas como é o caso dos veículos e de ambientes residenciais e comerciais. é comum ocorrer o choque elétrico ao se tocar em um carro ou na maçaneta de uma porta em locais onde o piso é recoberto por carpete. GRANDES RESULTADOS! Questão 05) Uma bateria completamente carregada pode liberar 2.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. período e voltagem. estão identificadas três grandezas físicas características do equipamento. 2 .16 × 10 5 C de carga. c) voltagem. Dopar um material semicondutor significa substituir um dos átomos da rede cristalina por um átomo com um elétron em excesso (impureza doadora) ou por um átomo com um elétron faltando (impureza aceitadora). o fenômeno não acontece. os semicondutores são muito usados. semicondutores e condutores. A esse respeito. d) corrente. período e corrente. os materiais são classificados como isolantes. b) Esse fenômeno é um exemplo de eletricidade estática acumulada nos objetos. Nessa chapa. Tecnologicamente. freqüência e potência. b) corrente. freqüência e potência. Uma lâmpada que necessita de 2. a) A pessoa toma esse choque porque o corpo humano é um bom condutor de eletricidade.000V numa distância de aproximadamente 1 cm. em parte devido ao alto controle de dopagem que se tem nestes materiais. ao ser ligada a essa bateria. respectivamente. As faíscas elétricas ocorrem no ar quando a diferença de potencial elétrico atinge o valor de 10. a) voltagem. marque a opção CORRETA.0A para ficar acessa normalmente. porque a borracha é um excelente isolante elétrico. Questão 07) A figura abaixo mostra a chapa de especificações de uma máquina de lavar roupas. Pequenas centelhas elétricas saltam entre as mãos das pessoas e esses objetos. Questão 08) Quanto à condução de eletricidade. o que pode torná–los excelentes condutores.

b) metálica e condutividade.50 A e) 1. a) iônica e resistividade.00 Questão 11) Considere a figura: O gráfico fornece a intensidade da corrente elétrica em um condutor metálico em função do tempo. e) metálica e resistência. respectivamente.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. Que quantidade de carga é transferida pelo relâmpago? Assinale a alternativa CORRETA: a) 0.5 x 10 4 Na descarga de um relâmpago típico. GRANDES RESULTADOS! Na rede cristalina do Si. são. Questão 09) A corrente elétrica nos condutores metálicos é constituída de: a) Elétrons livres no sentido oposto ao convencional b) Cargas positivas no sentido convencional c) Cargas positivas no sentido oposto ao conve ncional d) Íons positivos e negativos fluindo na estrutura cristalizada do metal e) Elétrons livres no sentido convencional Questão 10) 2. c) covalente e condutividade. d) covalente e resistência.00 A ampéres flui durante 2×1−5.25 C d) 0. uma corrente de segundos.50 C b) Zero c) 0. o tipo de ligação química entre a impureza e o átomo de Si e a propriedade física do material que a adição de impurezas altera. Em 9s a carga elétrica que atravessa uma seção do condutor é: a) 26C b) 27C c) 28C d) 29C e) 30C 3 .

deve ser enviada uma corrente de 20 A através da cavidade toráxica para transferir 200 J de energia elétrica em aproximadamente 2.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. 01. as câmaras do coração não conseguem bombear sangue. nessas condições. um tipo comum de ataque cardíaco. Halliday. Sabendo que a carga elétrica fundamental tem valor 1. ele é capaz de armazenar cargas elétricas. A energia elétrica consumida depende do tempo em que os equipamentos permanecem ligados.0 ms. Nesse caso.  Considere que um mergulhador tem uma resistência elétrica corporal baixa. Para isso. 4 . o número de camadas de eletrócitos capaz de produzir essa corrente fatal será igual a a) 400 000. d) Em locais afastados (longe de um hospital) pode-se usar um capacitor para fornecer a potência necessária para a desfibrilação ventricular. p. por exemplo. assinale o que for correto. 04. Resnick e Walker. d) 800 000. o músculo do coração precisa receber um choque para reestabelecer seu ritmo normal. Trata-se de um circuito simples que só apresenta equipamentos ligados em série. seja da ordem de 20 mA. Quando seus dois terminais são ligados a uma fonte. A diferença de potencial no circuito depende da quantidade de aparelhos ligados. é CORRETO afirmar: a) A potência exigida para a desfibrilação ventricular é igual a 1000 kW. em 2. 77.6 x 10–19 C. 4 mC atravessam a cavidade toráxica. ele se descarrega. 02. Questão 15) O capacitor é um elemento de circuito muito utilizado em aparelhos eletrônicos de regimes alternados ou contínuos.0 ms. e que uma corrente elétrica fatal. b) No processo descrito. e) 1 000 000. Questão 13) A arraia elétrica (gênero Torpedo) possui células que acumulam energia elétrica como pilhas. A função dos disjuntores é limitar a intensidade de corrente no circuito. c) O trabalho realizado durante o processo de desfibrilação ventricular equivale a 200 J. O gráfico representa uma aproximação linear da descarga de um capacitor. Com base no texto e em seus conhecimentos de física. pois suas fibras musculares se contraem aleatoriamente e relaxam. GRANDES RESULTADOS! Questão 12) Durante uma fibrilação ventricular. mas não pelo sistema elétrico de uma ambulância que chega para socorrer a vítima. Cada eletrócito pode gerar uma ddp de 10 –4 V. como aparece na figura. b) 480 000. c) 560 000. e eles ficam arrumados em camadas. Questão 14) A respeito de uma rede elétrica domiciliar a que estão ligados vários equipamentos. 08. 7ª ed. Tal exigência pode ser satisfeita facilmente em um hospital. Para salvar uma vítima de fibrilação ventricular. Ligando-o a um elemento passivo como um resistor. de 2 000 . o número de portadores de carga que fluíram durante essa descarga está mais próximo de a) 1017.

Questão 17) A tabela desta questão mostra alguns dos aparelhos elétricos de uma residência. Quanto maior a resistência elétrica de um material condutor. GRANDES RESULTADOS! b) c) d) e) 1014. c) falsa. 02. menor será a fração da energia cinética dos elétrons que é convertidaem calor. pode vir a se descarregar. 16. 04.” Pode-se concluir que a afirmação é a) falsa. 32. 108. b) a resistência elétrica da lâmpada é maior que a do chuveiro. pois o ar é um isolante elétrico e não permite que a pilha se descarregue. 105. é CORRETO afirmar que a) a corrente elétrica no chuveiro é menor que na lâmpada. e) falsa. 16. 08. mesmo que desligada. b) verdadeira.consome energia quando a corrente flui do potencial mais baixo para o potencial mais elevado e fornece energia para o circuitoquando a corrente flui no sentido contrário. Resistores elétricos transformam energia elétrica em calor. Campos magnéticos podem ser criados por ímãs permanentes e correntes elétricas.b. Todo resistor elétrico é ôhmico. a diferença de potencial V. duas partes: uma fonte de energia e um dispositivo que utiliza a energia elétrica. 1011. Questão 19) Sobre corrente elétrica e circuitos elétricos. Os pólos de um ímã permanente determinam uma diferença de potencial em suas extremidades. 02. d) verdadeira. pois toda pilha real conta com uma resistência elétrica interna. através de uma amostra particular do material. Corrente elétrica é a quantidade de carga que flui através de uma área especifica por unidade de comprimento. através do qual passa uma corrente elétrica i. Questão 18) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) em relação aos conceitos de eletricidade e eletromagnetismo. 04. Questão 16) Analise a seguinte afirmação: “Uma pilha deixada por muito tempo em uma lanterna. pois entre os terminais da chave que comanda o acendimento da lâmpada atua um campo elétrico que permite a condução das cargas elétricas pelo ar. 5 . Para os materiais que obedecem à lei de Ohm. pois o interruptor da lanterna estando desligado faz com que a diferença de potencial da pilha seja nula. assinale o que for correto. no mínimo. Todo circuito elétrico tem. Em relação à tabela acima. visto que nessa condição. não permitindo que ocorra a realização de trabalho.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. 01. que impede a dissipação de energia elétrica. a força eletromotriz da pilha é nula. d) a potência dissipada pela lâmpada é maior que a do chuveiro. c) a tensão elétrica no ferro elétrico é maior que a da lâmpada. 01. éproporcional à corrente i que passa pelo material. 08. Bateria elétrica e pilha elétrica são componentes elétricos que geram em seus pólos uma força eletromotriz. Um elemento de um circuito elétrico submetido a uma diferença de potencial Va. Elétrons e prótons são condutores de eletricidade nos metais.

PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. d) III. L2 e L3. II. e) apenas II e III. é possível afirmar: I. é uma invenção brasileira da década de 1940. considere as seguintes afirmativas: I. com um custo de R$ 120. III. para ele. A corrente na lâmpada de 60 W é igual à corrente na lâmpada de 100 W. já existiam chuveiros. Com relação a esse circuito. GRANDES RESULTADOS! Questão 20) Três lâmpadas. na Grécia e na Roma antiga. contudo. L1. 3 horas diárias. respectivamente. de modo que sua resistência seja pequena e eles não tenham grande aumento de temperatura quando o chuveiro está ligado. Sabe-se que nessa residência existem duas crianças que brincam juntas todos os dias. b) I e III. podemos dizer que a potência dissipada pelo dispositivo em W é de a) 1 b) 5 c) 7 d) 10 e) 12 Questão 24) Numa determinada residência a conta de luz indica que o consumo de energia elétrica mensal foi de 400 kWh. o princípio de conservação da energia. A lâmpada de 60 W brilha mais que a lâmpada de 100 W. A porcentagem equivalente ao gasto de energia mensal com o vídeo game e o custo mensal dessa parcela de energia são. não vale. c) II. são ligadas a uma fonte ideal de tensão. Esse dispositivo se constitui de. e outra de 100 W e 120 V. Questão 23) Ao aplicarmos uma diferença de potencial de 100V em um dispositivo que contém dois resistores iguais em paralelo e de mesma resistência R= 2 k.00. III. Como o resistor dissipa energia. O chuveiro elétrico. um resistor ao redor do qual flui água. Questão 22) No Egito. b) apenas II. essencialmente. é maior do que na saída dele. d) apenas I e II. Está CORRETO o que se afirma apenas em: a) I e II. com um video game que tem potência média de 20 W. na entrada do chuveiro. c) apenas III. A lâmpada de 100 W brilha mais que a lâmpada de 60 W. II. Está(ão) correta(s) a) apenas I. iguais a 6 . Um chuveiro elétrico deve ser ligado ao resto da instalação elétrica por fios de maior diâmetro. A corrente elétrica. Sobre esse sistema. uma de 60 W e 120 V. são ligadas em série e a associação é ligada a uma ddp de 120 V. dispostas em três diferentes arranjos: A alternativa que indica a ordenação adequada das potências consumidas pelos arranjos é: a) PI> PIII> PII b) PI> PII> PIII c) PIII> PII> PI d) PIII> PI> PII Questão 21) Duas lâmpadas incandescentes comuns. com as mesmas características.

50% e R$ 0.54. considerando que ela funcione ininterruptamente ao longo de um ano. assinale a alternativa que fornece o custo total do consumo dessa geladeira. e) 10. GRANDES RESULTADOS! a) 0. Nessas circunstâncias. A potência elétrica liberada durante um choque com essas características.00. trata-se de etiqueta para ser fixada em um refrigerador. o que é suficiente para incapacitar uma pessoa.6. Questão 28) Um circuito empregado em laboratórios para estudar a condutividade elétrica de soluções aquosas é representado por este esquema: Ao se acrescentar um determinado soluto ao líquido contido no copo. os aparelhos eletrodomésticos devem trazer uma etiqueta bem visível contendo vários itens do interesse do consumidor.0% e R$ 12. para auxiliá-lo na escolha do aparelho. em watts.67% e R$ 3.60. será a) 10 W b) 8 W c) 7 W d) 6 W e) 5 W Questão 27) Na leitura da placa de identificação de um chuveiro elétrico. fornece uma corrente de 2 A (microampères) em uma tensão de 50.00% e R$ 6.000 volts. Esse aparelho. Considere que o custo do KWh seja igual a R$ 0. quando for submetido a uma ddpde 12 V.1 b) 0. quando em funcionamento. d) 5. d) Não é possível determinar o valor correto da corrente elétrica com as informações disponíveis. A etiqueta à direita é um exemplo modificado (na prática as faixas são coloridas).2 c) 0. a resistência da solução. constatam-se os seguintes valores: 127 v 4800 w. dissipa a potência de20 W. b) 0.45% e R$ 0. na qual a letra A sobre a faixa superior corresponde a um produto que consome pouca energia e a letra G sobre a faixa inferior corresponde a um produto que consome muita energia. c) 2. corresponde a cerca de: a) 14 b) 28 c) 42 d) 56 Questão 29) Atualmente. Nesse caso. Com base nessas informações.3 d) 0. esteja impresso o valor 41. Questão 25) A figura a seguir mostra uma arma de choque utilizada para defesa pessoal. em ohms.Z na etiqueta. sem provocar nela danos permanentes. é de a) 0. c) A tensão adequada para o seu funcionamento não pode ser superior a 4800 w. consumindo a potência elétrica de 60 W. Suponha agora que.00. A potência que esse resistor dissipará. b) A corrente elétrica correta para o funcionamento desse chuveiro é de no máximo 127 v.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. É CORRETO afirmar: a) Esse equipamento consome uma energia de 4800J a cada segundo de funcionamento. 7 . a lâmpada acende.20.4 Questão 26) Certo resistor quando submetido a uma ddp de 24 V.25. no lugar onde está impresso XY.

d) aumenta de 25% e 6. do tempo em que permanece aberta e da temperatura dos alimentos colocados em seu interior. c) aumenta de 75% e 12. a) o brilho da lâmpada L2 aumenta. b) reduz a 75% e 18. e) R$ 83. b) o brilho da lâmpada L2 diminui. GRANDES RESULTADOS! (Desconsidere o fato de que esse custo poderá sofrer alterações dependendo do número de vezes que ela é aberta. Questão 30) Uma lâmpada fluorescente compacta (LFC) consome 75% menos energia do que uma lâmpada incandescente. Um cidadão. Questão 31) Duas lâmpadas. c) R$ 41.2.0. Nessas condições. b) R$ 499.8. d) R$ 416. idênticas e um resistor R estão ligados em um circuito com uma bateria e uma chave.2. L1 e L2. O fusível de proteção de uma residência permite o máximo de seis lâmpadas incandescentes de 100W ligadas em paralelo. 8 . Quando a chave X é fechada. qual o comportamento da corrente total do circuito e qual o número máximo de LFCs que o fusível suporta? a) reduz a 25% e 24. preocupado com o consumo de energia.) a) R$ 124. como mostrado na figura. resolve trocar seis lâmpadas incandescentes por seis LFCs.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. e) aumenta de 400% e 24.6.

quando o interruptor estiver desligado. aproximadamente. b) 20. Ao colocar a chave na posição inverno. é aumentado o comprimento do resistor. é fechado o circuito entre o pólo positivo e negativo da rede elétrica. quando ligado na posição V (verão). verão e inverno) para controlar a temperatura da água. a) determine a diferença de potencial elétrico entre os pontos 1 e 2. Nesse caso. a) 10. GRANDES RESULTADOS! c) o brilho da lâmpada L2 permanece o mesmo. com jato pressurizado de água. 02. entre os pontos 3 e 4. Justifique sua resposta. Questão 34) Um eletricista foi chamado para instalar um chuveiro em uma residência. a corrente média que circulou na residência foi de 1. Considere que o chuveiro tenha um único resistor. o que faz aumentar a temperatura da água. 9 . Questão 33) A conta mensal enviada por uma companhia elétrica a uma residência informa um consumo de 176 kWh. é correto afirmar: a) Esse consumo indica que uma potência elétrica total de 176 watts foi utilizada durante o mês. que fazem o mesmo papel. 04. Ao colocar a chave na posição desligado. 01. d) 40. consome uma potência de 2200 watts e. c) determine se o disjuntor está corretamente dimensionado para suportar a carga do chuveiro. d) o brilho da lâmpada L1 diminui. a diferença de potencial nos terminais da resistência do chuveiro é aumentada. entre os pontos 1 e 2 do circuito. Percebeu logo o problema que enfrentaria ao notar que o chuveiro anterior tinha a metade da potência do novo. c) Esse consumo corresponde à energia total consumida na residência durante o mês. b) A corrente elétrica total no período do mês em questão foi de 76 ampères. esquematicamente. aumentando a temperatura da água.6 ampères. um interruptor. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s). e de características 6 000 W / 220 V. d) Em cada hora de consumo. que funciona como um reostato. na posição I (inverno). os disjuntores que serão colocados devem permitir a passagem de uma corrente máxima no circuito. Questão 35) Considere um chuveiro elétrico que possui uma chave com três posições (desligado. em cada uma das posições (verão e inverno). quando o interruptor estiver desligado. quando ligado. de. Questão 32) A figura abaixo mostra. ligado à rede elétrica de 110 V de uma residência. foram utilizados 176 quilowatts de potência elétrica. uma seção de um circuito elétrico residencial no qual se encontram conectados um chuveiro elétrico. em ampères. c) 30. e) Se esse consumo se deu em uma rede elétrica de 110 V. A partir dessas informações. b) determine a diferença de potencial elétrico entre os pontos 3 e 4. o eletricista deverá substituir os antigos fusíveis do circuito elétrico do chuveiro por modernos disjuntores. consome uma potência de 4400 watts. Justifique sua resposta. Sobre essa informação. Para um perfeito funcionamento do novo chuveiro e proteção adequada da rede elétrica da residência contra curtos-circuitos.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. e um disjuntor de 15A. Considere que o chuveiro elétrico. O chuveiro a instalar era moderno. e) 50. só que sem terem de ser substituídos em casos de curto-circuito. Ao colocar a chave na posição inverno.

mantida.p. de 600 V entre as extremidades do peixe. Resistor é um dispositivo elétrico especialmente construído para impedir a passagem da corrente elétrica. GRANDES RESULTADOS! 08. c) engenheira de minas. quadruplicada. 16. Questão 38) Durante um experimento realizado com um condutor que obedece à lei de Ohm. b) engenheira civil. fibrilação ventricular.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. 2 k e 16 k. na época. A resistência elétrica de um condutor depende de suas dimensões. a potência dissipada no resistor é maior que na posição inverno. da sua condutividade e da sua temperatura. em uma liberdade poética.p. será a) b) c) d) e) dividida por 4. asfixia. morte aparente. 19mA < i < 100mA: contrações violentas. Questão 37) A respeito da resistência elétrica apresentada pelos condutores e de resistores elétricos. ele fizesse par romântico com uma mocinha cuja profissão estivesse diretamente relacionada com o contexto da lei que o tornou famoso. contrações musculares. enquanto a área da sua secção transversal foi reduzida à metade. Uma pessoa com mãos molhadas resolve segurar com cada mão uma extremidade de um peixe elétrico retirado de um aquário. assinale o que for correto. 10mA < i < 19mA: sensação dolorosa. Neste caso. Tipicamente. a propriedade física de um determinado material associada à oposição ao fluxo de corrente elétrica através dele. a mocinha deveria ser. respectivamente. dividida por 2. pode-se afirmar que a resistência final do condutor. com possibilidade de reanimação. 1mA < i < 10mA: sensação desagradável. 02. Questão 39) O peixe elétrico possui células denominadas eletroplacas capazes de produzir uma diferença de potencial (d. a) Condutância b) Condutividade c) Covalência 10 . a) engenheira ambiental.d.) elétrico. As alternativas a seguir descrevem aproximadamente as consequências de um choque recebido por uma pessoa em cada intervalo de corrente i. d) engenheira mecânica. o conjunto dessas células gera uma d. 04. Questão 36) Se fosse feita uma novela sobre a vida do grande cientista Georg Simon Ohm e.d. Questão 40) Assinale. e) engenheira elétrica. duplicada. Ao colocar a chave na posição verão. se as demais condições experimentais permanecerem inalteradas. em relação à resistência original. Se aumentar a sessão reta do resistor. Qual das alternativas corresponde à situação experimentada pela pessoa ao segurar o peixe elétrico? a) b) c) d) i < 1mA: choque praticamente imperceptível. 08. sua resistência dobra. Dobrando o comprimento de um condutor e mantendo a sua área de secção transversal. risco de morte. Considere que as resistências equivalentes do peixe e do corpo humano nessas condições sejam. morte. a potência dissipada nas duas posições inverno e verão irá aumentar. Lâmpadas ligadas em série tem suas intensidades luminosas reduzidas à medida que no circuito se acrescentam novas lâmpadas. 01. das profissões indicadas. a seguir. observou-se que o seu comprimento dobrou. porém sua resistividade se reduz à metade. contrações violentas. supondo a existência. e) i > 100mA: asfixia imediata. onde 1mA = 10 –3 A.

a) C b) B c) A d) D e) E Questão 43) Os valores nominais de uma lâmpada incandescente.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. um estudante aplicou diferentes correntes.0 Sabendo-se que. R.0 5. num resistor elétrico. I. durante o experimento. Questão 42) A tabela a seguir fornece os comprimentos.0 9. com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada. . III. com a lâmpada acesa ou apagada. o valor da resistência a ser obtido deveria ser constante. indique a alternativa que contém o fio referente ao material que transforma mais energia por unidade de tempo quando todos estão individualmente submetidos à mesma diferença de potencial em suas extremidades. sempre. vê–se que a grandeza obtida não apresentou o valor constante previsto pela referida lei. Isso significa que a resistência elétrica do seu filamento é de 150  a) b) c) d) e) 300  300  300  600  . que sempre existem.0 V (volt) 10. c) porque. II.0 33.0 4. b) devido à existência de fontes de erros experimentais.0 V. 20 mA.0 6. 11 . Isso aconteceu a) porque.0 45. usada em uma lanterna. o estudante teria de realizar apenas uma medida. pela Lei de Ohm. e obteve. GRANDES RESULTADOS! d) Resistência e) Resistividade Questão 41) Ao realizar um experimento de comprovação da Lei de Ohm. Resistores associados em série e conectados a uma bateria estão todos sujeitos a mesma diferença de potencial. A resistência desses fios não depende da tensão aplicada. com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada. I (ampère) 1. por mais cuidadosas que sejam as medidas realizadas. com a lâmpada acesa e tem um valor bem menor quando apagada. A resistência equivalente de resistores iguais associados em paralelo é sempre menor do que cada resistência individual. A partir desses dados.0 3.0 66. Se o diâmetro de um fio é duplicado a sua resistência cai para a metade do seu valor original.0 11.0 18.0 R (ohm) 10. apresentados na tabela abaixo. em seus terminais. são: 6. Questão 44) Considere as seguintes afirmativas sobre resistores elétricos: I.0 40.0 11. correspondentes. o estudante deveria ter eliminado todos os erros experimentais associados às medidas. durante a realização do experimento. as áreas da seção transversal e as resistividades para fios de cinco materiais diferentes.0 10. não foram tomados todos os cuidados necessários para a sua realização. com a lâmpada acesa ou apagada. os valores de voltagem. V. sempre.0 9. para determinar o valor correto da resistência. d) devido ao fato de que.0 2.

o sistema de distribuição da eletricidade na maioria das residências costuma ser bifásico. seria equivalente ao de uma lâmpada de 60 W que permanecesse ligada. II. Nas grandes cidades. IV. e) 72 horas. GRANDES RESULTADOS! IV. o valor de . 5 k valor aproximado de . II e III b) II e IV c) II. quando multiplicados. os valores da diferença de potencial aplicada e da intensidade de corrente elétrica. a potência elétrica total de um circuito elétrico sob diferença de potencial não nula e constituído apenas por resistores é igual à soma das potências dissipadas individualmente em cada resistor. adote para g. o aparelho que decodifica o sinal permanece ligado sem interrupção. B e C. III e IV d) III e IV e) Apenas IV Questão 45) Sobre as características de resistores exclusivamente ôhmicos. sem interrupção.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. o valor de 10 m/s2. c) III e IV. b) I e III. para o calor específico da água. geram sempre um mesmo valor constante. A resistência de uma lâmpada que dissipa 100 W quando submetida a uma ddp de 220 V tem o 0 . para uma caloria. III e IV. a potência elétrica dissipada pelo resistor depende do valor da intensidade da corrente elétrica que o atravessa. o valor de 1000 kg/m 3  1 g/cm 3 joules. e quanto maior for o valor da resistividade. O consumo de energia do decodificador. para a massa específica (densidade) da água. III. d) 60 horas. analise: I. durante um mês (30 dias). Está correto apenas o contido em a) I e II. a resistividade é uma característica do material do qual o resistor é feito. 1. e um neutro) e o trifásico (três fases A. mantidas as dimensões espaciais. mesmo quando a TV não está ligada. o valor de 4 Questão 46) Na maior parte das residências que dispõem de sistemas de TV a cabo. TEXTO: 1 . operando com uma potência aproximada de 6 W. b) 10 horas. e) II. TEXTO: 2 . II e IV. bifásico (duas fases A e B. durante a) 6 horas.Comum à questão: 46 OBSERVAÇÃO: Nas questões em que for necessário. c) 36 horas. a classificação como resistor ôhmico se dá pelo fato de que nesses resistores. que se dá da seguinte maneira: 12 . menos condutor é esse resistor. e um neutro). por exemplo. d) I. Estão corretas a) I.Comum à questão: 47 O sistema de distribuição da eletricidade nas residências se dá através de três sistemas: monofásico (uma fase e um neutro). aceleração da gravidade na superfície da Terra. independentemente de como eles são associados.0 cal/(g º C) . por exemplo.

PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS.R. vol. que interrompem a passagem da corrente elétrica quando esta se torna excessiva. chegam à casa do consumidor três fios. o consumo de energia elétrica da residência. Assim. 8. em relação ao consumo de energia elétrica da residência. costuma-se fazer uma separação. Os Fundamentos da Física. Em alguns locais estratégicos da casa costumam ser colocadas “caixas de luz” que. esses fios são distribuídos pela casa (figura abaixo). permitem a colocação de fusíveis ou disjuntores. os equipamentos existentes nas residências são projetados para serem ligados entre uma fase e o neutro (por exemplo. 146) Questão 47) Acerca do assunto tratado no texto. um chuveiro).Comum à questão: 48 Presente na memória da infância de todos. 2. em kWh. São Paulo: Moderna. p. GRANDES RESULTADOS! A partir do poste da rua.84 e) 5. ed. (Adaptado de JUNIOR. 2003. o medidor da energia elétrica. durante 120 minutos. uma lâmpada) e/ou entre duas fases (por exemplo. Aparelhos Potência (W) Lâmpada 150 Ferro Elétrico 400 Liquidific ador 300 Computador 120 TV 150 Geladeira 300 Considerando que todos os equipamentos estejam ligados ao mesmo tempo. F.52 c) 6. o algodão doce é o resultado da solidificação de fios muito finos de açúcar derretido.32 d) 2. resolva a seguinte situação-problema: A figura abaixo representa parte de um circuito elétrico de uma residência. A instalação elétrica desta residência está ligada a uma rede monofásica de 220V e protegida por um disjuntor ou fusível F. criando-se duas redes. é: a) 4.56 b) 3. após passarem pelo “relógio da luz”. 13 . além de racionalizar e sistematizar as ligações feitas. com alguns componentes eletrodomésticos identificados com suas respectivas potências (tabela abaixo). Para não haver sobrecarga.34 TEXTO: 3 .

Adaptado) Questão 49) “. e) uma diminuição. em média. assume a forma do chumaço tão conhecido. Nela. já que a máquina continua sendo ligada sob a tensão para a qual foi construída. onde a incidência solar é alta. já que a resistividade do fio ficou menor. GRANDES RESULTADOS! O algodão doce é produzido com o auxílio de uma “engenhoca” muito simples. não pensou duas vezes: descartou o pequeno pedaço rompido e conectou a extremidade livre do maior pedaço do fio ao ponto em que se encontrava conectado o pedaço pequeno. gratuita e ecologicamente correta. Se os moradores dessa casa demoram diariamente 45 minutos com o chuveiro funcionando.. recolhido. Por esse motivo. já que. a busca por soluções na captação dessa energia vem se aprimorando diariamente. Quando assume finalmente a forma líquida. Consertada. Após muitos anos de uso. que utilizavam a queima de álcool para o derretimento do açúcar.Comum à questão: 49 O Sol é uma fonte de energia limpa. Um aquecedor solar de água conta basicamente com um coletor solar e um reservatório térmico com capacidade entre 300 a1 000 litros. desmontou-a e. já que a resistividade do fio ficou maior. Um resistor produz aquecimento. o fio resistivo de uma dessas últimas máquinas se rompeu. e) 396. inesgotável. percebendo que o rompimento do fio resistivo se dera em um ponto próximo ao terminal em que é conectado. TEXTO: 4 . o custo da infraestrutura elétrica de um chuveiro pode ser até o dobro do custo de um sistema de aquecimento central solar. o açúcar pode escapar por um dos inúmeros furos que o copo contém em sua lateral. b) um aumento. O proprietário da máquina.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. quando submetidos a uma diferença de potencial. Admita ainda que essa residência possui um chuveiro de potência 4 400 W. d) uma diminuição. sendo a tendência subir ainda mais. no Brasil. o custo de energia elétrica tem aumentado. deve estar posicionado em direção ao Norte geográfico para usufruir o maior tempo de incidência de Sol. As atuais utilizam-se da capacidade de aquecimento de fios condutores. Em contato com o ar mais frio. segundo a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). ou placa solar. pode-se esperar que ocorra a) um aumento. Questão 48) As máquinas modernas para fazer algodão doce são mais seguras que suas antecessoras. O coletor. (Bosh. 14 . que deve normalmente vir registrada na “conta mensal de luz” dessa residência é a) 328. d) 382. já que o comprimento do fio ficou menor. o filete de açúcar derretido transforma-se em um fino fio que. Outro dado importante. em contrapartida. As placas solares podem ser integradas à arquitetura de diversas maneiras. Aproveitar a energia renovável do Sol para aquecer a água é a melhor solução. b) 340. em kWh. c) 366. em determinada casa. 40% acima da inflação. principalmente no Brasil. a máquina podia continuar sendo ligada à diferença de potencial para a qual fora projetada. enquanto um motor faz o copo girar. Além disso. um chuveiro elétrico representa de 25% a 35% da conta de luz nas residências. Com respeito à potência elétrica dissipada após o conserto da máquina. com um resistor mais curto que o original. só que agora. é que um chuveiro elétrico representa de 25% a 35% da conta de luz nas residências. um autêntico “conserta tudo”. já que o comprimento do fio ficou menor.. uma pequena porção de açúcar é colocada em uma peça cilíndrica em forma de copo. o uso do chuveiro elétrico represente 25% do valor da conta de luz. a energia.” Suponha que. c) nenhuma alteração. sendo a mais comum a fixação sobre o telhado.

Quando uma corrente elétrica aquece a lâmina acima de uma determinada temperatura. que os encurvam. a corrente que circula no circuito é determinada por: IV  PV 2200 Watt   10 Ampère V 220Volt Quando o chuveiro está na posição I (inverno). é correto afirmar que a corrente elétrica é capaz de aquecer a lâmina bimetálica devido a) ao campo elétrico gerado pelo movimento dos elétrons dentro dos metais.Comum à questão: 50 A figura 1. d) ao fato de os portadores de carga moverem-se livremente nos metais. c) ao campo magnético gerado pelo movimento dos elétrons dentro dos metais. os metais sofrem deformações. conforme mostra a figura 2. a corrente que circula no circuito é determinada por: II  PI 4400Watt   20 Ampère V 220Volt 20) Gab: A 15 . abaixo. GRANDES RESULTADOS! TEXTO: 5 . b) aos choques entre os portadores de carga e os íons dos metais. GABARITO: 1) Gab: C 2) Gab: C 3) Gab: 30 4) Gab: E 5) Gab: B 6) Gab: B 7) Gab: A 8) Gab: C 9) Gab: A 10) Gab: A 11) Gab: B 12) Gab: D 13) Gab: A 14) Gab: 12 15) Gab: A 16) Gab: B 17) Gab: B 18) Gab: 52 19) Gab: 24 21) Gab: A 22) Gab: C 23) Gab: D 24) Gab: A 25) Gab: A 26) Gab: E 27) Gab: A 28) Gab: A 29) Gab: A 30) Gab: A 31) Gab: B 32) Gab: a) 0 Volt b) 220 Volts c) Quando o chuveiro está na posição V (verão). desfazendo o contato do termostato e interrompendo a corrente elétrica. Questão 50) Com base nas informações sobre termostato (Figuras 1 e 2). mostra o esquema de um termostato que utiliza uma lâmina bimetálica composta por dois metais diferentes – ferro e cobre – soldados um sobre o outro.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS.

Portanto. 33) Gab: C 34) Gab: C 35) Gab: 16 36) Gab: E 37) Gab: 12 38) Gab: B 39) Gab: D 40) Gab: E 41) Gab: B 42) Gab: C 43) Gab: D 44) Gab: B 45) Gab: D 46) Gab: E 47) Gab: D 48) Gab: A 49) Gab: E 50)Gab:B 16 . conclui-se que o disjuntor não está bem dimensionado. no máximo. desligando-se sempre que o chuveiro for ligado na posição Inverno. GRANDES RESULTADOS! De acordo com os resultados acima. uma vez que ele suporta.PRÉ-VESTIBULAR NOTA10 (32) 3215-3562 PEQUENAS TURMAS. uma corrente de 15 Ampère. mas não estaria para a posição Inverno. o disjuntor estaria bem dimensionado para a posição de Verão.