Colégio Vianna Júnior

Simulado ENEM– 263 de abril de 2013
Física- PISM2
Prof. Dimas Guido
Múltipla escolha ( valor: 2,5 pontos cada)
1. Nuvem negra
“A astúcia faz com que os polvos não percam tempo diante de um inimigo. Apesar de serem surdos, como
todos os membros da família cefalópode, eles enxergam com impressionante nitidez. Seus olhos
possuem 50 000 receptores de luz por milímetro quadrado, o que lhes dá uma visão melhor do que a
humana.
Os adversários também são reconhecidos pelo olfato. As pontas dos oito tentáculos funcionam como
narizes, com células especializadas em captar odores. Provavelmente, o bicho percebe pelo cheiro que o
outro animal está liberando hormônios relacionados ao comportamento agressivo. Ou seja, pretende
atacá-lo. Então lança uma tinta escura e viscosa para despistar o agressor. E escapa numa velocidade
impressionante para um animal aquático.”
REVISTA "SUPER INTERESSANTE". Ano 10, n. 2.

Esse procedimento usado pelos polvos tem por objetivo dificultar a visão de seus inimigos. No entanto
esse recurso das cores pode ser usado também com a finalidade de comunicação. Para haver essa
comunicação, é necessário, porém, que ocorra o fenômeno físico da
a) refração da luz.
b) absorção da luz.
c) reflexão da luz.
d) indução da luz.
e) polarização da luz

2. Para comprovar, em caráter rudimentar, o funcionamento de um periscópio de submarino, constrói-se
um dispositivo utilizando-se uma caixa preta e dois espelhos planos. Em duas laterais opostas da caixa
são feitas aberturas e, em cada uma das regiões I e II, coloca-se um espelho plano.
Um feixe de luz, proveniente de uma fonte, incide perpendicularmente à lateral da caixa, seguindo o
trajeto parcialmente representado na figura a seguir.
Identifique a opção que melhor representa a correta colocação dos espelhos, permitindo o funcionamento
do periscópio:

O corpo é colocado numa câmara com gás nitrogênio. pois trata-se de um trabalho científico e esta é a unidade adotada pelo Sistema Internacional. Uma injeção de anticoagulantes é aplicada e um fluido especial é bombeado para o coração. vemos que nosso amigo Adolfo está em situação bastante desconfortável. portanto. e) Celsius. o corpo é resfriado com gelo. pois as escalas Celsius e Kelvin não admitem esse valor numérico de temperatura. Na figura seguinte. pode-se concluir que foi usada a escala a) Kelvin.” Na matéria. onde os fluidos endurecem em vez de congelar. Considerando que o valor indicado de . 4. espalhando-se pelo corpo e empurrando para fora os fluidos naturais. pois só ela tem valores numéricos negativos para a indicação de temperaturas.3. não consta a unidade de temperatura usada. O texto a seguir foi extraído de uma matéria sobre congelamento de cadáveres para sua preservação por muitos anos. A temperatura da água é de 353 K. onde fica de cabeça para baixo. Kelvin.321° esteja correto e que pertença a uma das escalas.321°. Assim que atinge a temperatura de . d) Celsius. por ser um valor inferior ao zero absoluto e. por tratar-se de uma matéria publicada em língua portuguesa e essa ser a unidade adotada oficialmente no Brasil. c) Fahrenheit. Isso é equivalente a: a) 60°C b) 100°C c) 70°C d) 90°C e) 80°C . Celsius ou Fahrenheit. só pode ser medido nessa escala. b) Fahrenheit. publicada no jornal "O Estado de São Paulo" : “Após a morte clínica. o corpo é levado para um tanque de nitrogênio líquido.

O gráfico a seguir representa a temperatura característica de um bairro de uma cidade do sudeste brasileiro em função da hora do dia. Um cientista russo cria uma nova escala de temperatura e dá a ela o nome de seu filho Yuri(°Y). Pode-se afirmar que: a) b) c) d) e) o garoto tem hipotermia. O ponto assinalado no gráfico pela letra X corresponde aproximadamente ao seguinte instante: a) entre o pôr-do-sol e a meia-noite. Utilizando um termômetro graduado nesta escala para medir a temperatura corporal de seu filho. pois a temperatura de 36°C seria correspondente a 90°C 6. . pois possui a temperatura de 40°C o garoto possui temperatura normal de. d) momentos próximos à meia-noite. 7. c) logo após o pôr-do-sol.5. Observe a figura. o cientista encontra o valor de 36°Y. aproximadamente. o ponto do gelo vale -20° Y e o ponto do vapor vale 120°Y. b) logo após o meio-dia. e) momentos que precedem o nascer do sol. pois é menor do que o zero absoluto a temperatura está errada. Nesta escala. 36°C a temperatura de 36°Y é impossível. pois possui temperatura de 32°C o garoto tem febre.

. cada número foi substituído por um ponto. Se fizermos a leitura diretamente no relógio. O sistema é. conforme a figura. O mais caro desses instrumentos até hoje fabricado pelo homem. Isaac Newton foi o criador do telescópio refletor. depois de se refletir nos dois espelhos. lê 8 horas. Uma pessoa. a fim de ver os sapatos que está calçando.10-6 °C-1) e uma haste de aço (=12.10-6 °C-1). Um espelho plano.Nessa figura. então. colocado em órbita terrestre em 1990. apresentou em seu espelho côncavo. dentre outros. formando um ângulo de 70° com a sua superfície. Uma pessoa observa-se no espelho. A flecha que melhor representa a direção para a qual ela deve dirigir seu olhar. Num relógio de ponteiros. Um raio luminoso incide sobre um dos espelhos. dois espelhos planos estão dispostos de modo a formar um ângulo de 30° entre eles. cruza o raio incidente formando um ângulo “α” de a) 90° b) 100° c) 110° d) 120° e) 140° 8. forma um ângulo de 45° com o chão. Qual das figuras a seguir representaria o funcionamento perfeito do espelho do telescópio? 11. um defeito de fabricação que impede a obtenção de imagens bem definidas das estrelas distantes (O Estado de São Paulo). verificaremos que ele está marcando: a) 6 h b) 2 h c) 9 h d) 4 h e) 10 h 9. em posição inclinada. submetido a um processo de aquecimento. ao observar a imagem desse relógio refletida em um espelho plano.6 bilhão de dólares). Um quadrado foi montado com três hastes de alumínio (=24. é: a) A b) B c) C d) D e) E 10. o telescópio espacial Hubble (1. todas inicialmente à mesma temperatura. de forma que a variação de temperatura é a mesma em todas as hastes. Esse raio.

b) retângulo. e) curvará para a frente. Se a temperatura for aumentada em 200°C. b) curvará para a esquerda. a lâmina está na vertical. d) curvará para a direita. c) losango. a figura formada pelas hastes estará mais próxima de um: a) quadrado. 12.Podemos afirmar que. ao final do processo de aquecimento. A figura a seguir representa uma lâmina bimetálica. a extremidade da lâmina: a) continuará na vertical. O coeficiente de dilatação linear do metal A é a metade do coeficiente de dilatação linear do metal B. c) curvará para trás. . À temperatura ambiente. d) trapézio retângulo. e) trapézio isósceles.

GABARITO: 8. A 10. B 2. D . B 5. E 12. E 7. D 3. D 1. E 4. C 9. C 11. B 6.