Ficha de Informações de Segurança

de Produto Químico
Nome do produto: QUIMATIC 1
Código do produto:

FISPQ N° 023
Página 1 de 9

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do Produto: QUIMATIC 1.
Código do produto:
Aplicação: Fluido para usinagem de todos os metais, exceto alumínio.
Fornecedor: Tapmatic do Brasil Indústria e Comércio Ltda.
Endereço: R. Salesópolis, 16.
Bairro: Jd. Califórnia

CEP: 06409 – 150.

Cidade: Barueri

Estado: São Paulo.

Telefone: (0xx11) 3312-9999.
Telefone de Emergência: (0xx11) 4198-4792.
E-mail: quimatic@quimatic.com.br.
Home page: www.quimatic.com.br.

2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
2.1 Classificação da substância ou mistura
Líquido tóxico. Categoria 3.
2.2 Elementos de rotulagem e frases de precaução

Perigo. Tóxico se ingerido.
Lave cuidadosamente após o manuseio.
Não coma, beba ou fume durante a utilização deste produto.
Pode causar irritações e queimaduras. Não deixe entrar em contato com a pele e com
os olhos.
Data de elaboração: 26/08/2003

Data de revisão: 1/1/2014
Número de Revisão: 7

O produto e a água resultante do combate ao fogo e de diluição são prejudiciais à fauna e à flora.Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: QUIMATIC 1 Código do produto: FISPQ N° 023 Página 2 de 10 2. Usar equipamento de proteção individual. Se ficar irritado encaminhar ao médico. Remover roupas e sapatos contaminados. Contato com a pele: Eliminar lavando com sabão e muita água. No caso de incêndio entrar na área Data de elaboração: 26/08/2003 Data de revisão: 1/1/2014 Número de Revisão: 7 . Encaminhar a um oftalmologista. Ingestão: Não induzir ao vômito. (2) 3 4. 3. Pode transmitir qualidades indesejáveis à água. (2) 20 . Se a respiração for difícil.70. Chamar / encaminhar a um médico imediatamente. Se não estiver respirando aplicar respiração boca-a boca. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Natureza química Este produto químico é uma mistura. Chamar / encaminhar a um médico. Na água: Produto é tóxico para vida aquática. Proteção para os prestadores de primeiros socorros: Desligar fontes de ignição. afetando o seu uso. Ingredientes que contribuam para o perigo Nome químico N° CAS (1) Cloreto de metileno. No solo: O produto derramado sobre o solo poderá em parte ser evaporado. percolando e contaminando o lençol freático limitando desta forma seu uso. MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS Inalação: Remover a pessoa para local ventilado.3 Outros perigos Efeitos ambientais No ar: N. E. (2) (2) Solvente alifático 64742-89-8 Concentração % (1) 65 . por no mínimo 15 minutos. formando película superficial sobre a água. uma pessoa qualificada deve administrar oxigênio. (1) 75-09-2.25 Classificação (1) 6. em parte ser lixiviado. Contato com os olhos: Lavar imediatamente com água corrente em abundância.

devido a grande concentração de vapores tóxicos. Métodos específicos: Evacuar a área e combater o fogo a uma distância segura. Para resfriar equipamentos nas proximidades do fogo usar água em forma de neblina. pode ocorrer uma rápida absorção através dos pulmões aumentando os danos. Perigos específicos: O produto não é inflamável. Posicionar-se de costas para o vento. Sintomas e efeitos mais importantes. para evitar a inalação de vapores tóxicos. Ingestão: Pode causar irritação no trato digestivo. Utilizar diques para conter a água usada no combate. Contato com os olhos: Pode causar irritação. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO Meios de extinção: Água pulverizada. queimadura e intoxicação. espuma. 5. dor e lesão leve de córnea. Notas para o médico: A decisão de induzir ou não ao vômito deve ser tomada por um médico. Meios de extinção não apropriados: Água em jato pleno. com o aquecimento provocado pelo incêndio. seguida de sensação de frio e adormecimento. porque. Medidas de proteção da equipe de combate ao fogo: Utilizar equipamentos autônomos para respiração (máscara com cilindro de oxigênio) e roupas de Data de elaboração: 26/08/2003 Data de revisão: 1/1/2014 Número de Revisão: 7 . se aspirado. pode causar uma sensação de queimadura. pó químico.Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: QUIMATIC 1 Código do produto: FISPQ N° 023 Página 3 de 10 somente com máscara autônoma (com cilindro de oxigênio). como por exemplo imersão. porém é muito volátil e sua rápida evaporação. Também pode causar ressecamento e descamação. Um contato intenso. Os vapores também podem irritar os olhos. Para combater incêndios em ambientes fechados deve-se usar máscaras autônomas. Contato com a pele: O contato prolongado e/ou repetido pode causar irritação e até queimaduras. CO2. poderá tornar ambientes fechados impróprios para a respiração. agudos ou tardios: Inalação: Pode prejudicar os pulmões e o fígado se a inalação for contínua e persistente.

Data de elaboração: 26/08/2003 Data de revisão: 1/1/2014 Número de Revisão: 7 . Manter recipientes do produto resfriados com água.Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: QUIMATIC 1 Código do produto: FISPQ N° 023 Página 4 de 10 aproximação/proteção para temperaturas elevadas.

Manter as embalagens sempre bem fechadas. O produto é extremamente volátil. Prevenção da inalação e do contato com a pele. Máscaras autônomas para o caso de combate a incêndios em ambientes fechados. 7. Data de elaboração: 26/08/2003 Data de revisão: 1/1/2014 Número de Revisão: 7 . Reduzir vapores usando água em spray. Acondicionar em recipientes limpos e adequados para posterior descarte.214 do Ministério do Trabalho e Emprego. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Precaucões para manuseio seguro: O produto deve ser manuseado obedecendo às normas e procedimentos de higiene industrial e segurança do trabalho de acordo com a Portaria 3. rios. Evitar o contato direto com o produto. Evitar a inalação de névoas/vapores. absorver com areia ou material inerte. máscaras para gases orgânicos apenas em caso de incêndio. lagos e qualquer outro corpo de água ou manancial. Se o derramamento for grande. pois com o aquecimento as embalagens podem explodir. Evitar contato com os olhos e pele. Não tocar permanecer ou caminhar sobre o produto derramado. isolar a área e impedir o escoamento do produto derramado com diques. Se houver vazamento e contaminação de água superficial contatar o órgão ambiental. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precauções pessoais. Pequenos derramamentos desaparecerão rapidamente em virtude da evaporação. Prevenção da exposição: Usar óculos de proteção. posteriormente coletar com uma pá. Eliminar fontes quentes e de ignição. Afastar das imediações das embalagens fontes quentes e que podem liberar calor.Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: QUIMATIC 1 Código do produto: FISPQ N° 023 Página 5 de 10 6. Colocar as pessoas em segurança. Evitar a queda e furo das embalagens. Precauções ao meio ambiente: Evitar que o produto derramado entre na rede de esgoto. equipamento de proteção e procedimento de emergência: Vestir equipamentos de proteção pessoal. mucosa e olhos: Usar luvas e botas de borracha e óculos de proteção. luvas de borracha e máscara com filtro para vapores orgânicos. em virtude do aumento da pressão interna. Métodos e materiais para a contenção e limpeza: Estancar o vazamento se isto puder ser feito sem risco.

Armazenar em recipientes adequadamente projetados para armazenar líquidos voláteis.Extremo 3 . Materiais para embalagens: Recomendados: Materiais metálicos.Mínimo Saúde Inflamabilidade Reatividade Especial 3 1 0 1 3 0 - 8.Alto 2 . Condições de armazenamento: Adequadas: Armazenar em temperatura ambiente. A evitar: Não armazenar próximo a fontes de calor. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL Parâmetros de controle: Limites de exposição: Não são especificados pela legislação brasileira os limites para o produto. incluindo incompatibilidade: Medidas técnicas apropriadas: Armazenar em local ventilado.Moderado 1 . não armazenar próximo ou junto de alimentos.TLV = 125 ppm. na própria embalagem. D. Data de elaboração: 26/08/2003 Data de revisão: 1/1/2014 Número de Revisão: 7 . Não armazenar junto de alimentos. com ventilação. Abaixo estão listados os limites de tolerância dos ingredientes perigosos: Cloreto de Metileno .Leve 0 . TWA = 25 ppm Indicadores biológicos: N. Produtos incompatíveis: Incompatível com agentes oxidantes fortes.Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: QUIMATIC 1 Código do produto: FISPQ N° 023 Página 6 de 10 Condições de armazenamento seguro. Sinalização de risco: 4 .

Higienizar a pele com creme suave após o manuseio do produto. D. 9. Proteção para as mãos: Usar luvas de borracha ou impermeáveis. Cor: Âmbar.Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: QUIMATIC 1 Código do produto: FISPQ N° 023 Página 7 de 10 Medidas de controle de engenharia: Manter local de trabalho ventilado mantendo a concentração abaixo dos limites de exposição ocupacional. Caso não seja possível recomendar o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual). A. Ponto de congelamento: N. Retirar imediatamente roupas molhadas e salpicadas. Temperatura de decomposição: N. D. Medidas de higiene: Evitar contato intenso e prolongado com a pele. Ponto de ebulição: 90 ºC. E. PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS Estado físico: Líquido transparente. Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanças de estado físico: N. Odor: Característico. Medidas de proteção pessoal: Proteção respiratória: Se a exposição ao produto for muito prolongada é aconselhável o uso de máscara com filtro para vapores orgânicos. Data de elaboração: 26/08/2003 Data de revisão: 1/1/2014 Número de Revisão: 7 . pH: N. Proteção para os olhos: Usar óculos de proteção. Ponto de fulgor: > 90 ºC (copo aberto). Proteção para a pele e corpo: Não é necessária se manuseado corretamente em condições normais de temperatura.

1. como por exemplo imersão. 10. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS Toxicidade aguda: N. Inalação: Pode prejudicar os pulmões e o fígado se a inalação for contínua e persistente.145 (g/cm3). Viscosidade: N. manuseado e armazenado nas condições previstas nesta FISPQ. D. Um contato intenso. LES: N.065 . 11. Também pode causar ressecamento e descamação. manuseio e armazenamento. pode causar uma sensação de queimadura. D. Estabilidade química: Produto estável nas condições normais de uso. seguida de sensação de frio e adormecimento. Data de elaboração: 26/08/2003 Data de revisão: 1/1/2014 Número de Revisão: 7 . Possibilidade de reações perigosas: Com agentes oxidantes fortes. Produtos perigosos da decomposição: Em caso de incêndio pode desprender gases e vapores tóxicos como monóxido de carbono. Densidade: 1. D. Condições a serem evitadas: Fontes de calor e aquecimento. D.Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: QUIMATIC 1 Código do produto: FISPQ N° 023 Página 8 de 10 Limites de explosividade: LEI: N. D. Contato com a pele: O contato prolongado e/ou repetido pode causar irritação e até queimaduras. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Reatividade: Produto não apresenta reatividade significativa quando usado. Solubilidade: Insolúvel em água. Coeficiente de partição n-octanol/água: N.

Os vapores também podem irritar os olhos. N. de acordo com legislação local.. É tóxico a vida aquática. N. Embalagens contaminadas: Não reutilizar ou recuperar as embalagens vazias. CONSIDERAÇÕES SOBRE DESTINAÇÃO FINAL Resíduos do produto: O produto pode ser reprocessado. UN Number: 2810.Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: QUIMATIC 1 Código do produto: FISPQ N° 023 Página 9 de 10 Contato com os olhos: Pode causar irritação. Transporte rodoviário no Mercosul Nome apropriado para embarque: Líquido Tóxico. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Vapores do produto tornam o ambiente sufocante. E. Risco subsidiário: N. Oferta-las devidamente lavadas a instalações de reciclagem. incinerado em instalações adequadas. Classe de risco / divisão: 6. Data de elaboração: 26/08/2003 Data de revisão: 1/1/2014 Número de Revisão: 7 . S. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE Transporte rodoviário no Brasil (ANTT) Nome apropriado para embarque: Líquido Tóxico. 13. Risco subsidiário: Número de risco: 60. dor e lesão leve de córnea. 12. Ingestão: Pode causar irritação no trato digestivo.1. No solo o produto poderá em parte percolar e contaminar o lençol freático. Número de risco: 60. Transporte aéreo Doméstico e Internacional (ANAC & ICAO-IT & IATA-DGR) Proper Shipping Name: Toxic liquid. O produto tende a formar película superficial sobre a água. E. Número ONU: 2810. D. N. O. Efeitos locais: N. queimadura e intoxicação. 14. D. Número ONU: 2810. Classe de risco / divisão: 6.1.

Recomendamos ao usuário em potencial testar a aplicação desejada. resultado do uso inadequado por terceiros. OUTRAS INFORMAÇÕES SIGLAS UTILIZADAS: N. Cargo aircraft only 612.1. Y605. Data de elaboração: 26/08/2003 Data de revisão: 1/1/2014 Número de Revisão: 7 . nos catálogos e rótulos. O. N. S. Limitamos nossa responsabilidade unicamente à troca do produto. solicitar orientação técnica. inclusive lucros cessantes. Subsidiary Risk: IATA Packaging Instruction: Passenger aircraft 605. = Não Disponível LEI = Limite de Explosividade Inferior LES = Limite de Explosividade Superior Os dados contidos na presente. A. UN Number: 2810.Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: QUIMATIC 1 Código do produto: FISPQ N° 023 Página 10 de 10 Hazard Class / Division: 6. INFORMAÇÕES SOBRE REGULAMENTAÇÕES Nenhuma outra regulamentação específica. 16. acreditamos. antes do uso definitivo do produto. caso fique comprovado que o mesmo esteja defeituoso. Packing Group: III. sejam corretas e confiáveis. Hazard Class/Division: 6. Constitui total responsabilidade do usuário a determinação da aplicabilidade de qualquer produto mencionado na presente a seus fins. Observar atentamente a destinação e forma de uso do produto. N. Transporte marítimo Nacional e Internacional (ANTAQ-DPC & IMDG) Proper Shipping Name: Líquido Tóxico. que possam derivar de tal manipulação e uso. só utilizando-o de acordo com as instruções impressas no rótulo. adotando as devidas e aconselháveis precauções para proteger bens e pessoas contra quaisquer danos. = Não Aplicável N. baseiam-se em fontes que. Packing Group: III Comment: Toxic liquid. 15. Em caso de dúvidas. sobre cujos métodos de aplicação ou manuseio não temos controle. E. Não podemos assumir qualquer responsabilidade por dano consequente ou imprevisto.1. D.