Fazer Apontamento da Sua Antena Parabólica Para o Satélite Sky Usando

um Transferidor Escolar
Então vamos ao caminho fácil das pedras usando apenas um transferidor escolar.

Imprima o Transferidor
Para começar imprima esse transferidor em um tamanho razoável, aconselho tamanho A4, para que
possa usar ele para ajustar o apontamento de antena para o satélite da Sky.
Imprima este transferidor e corte ele bem rente ao desenho dele
Repare que o transferidor conta 180 graus tanto para um lado como para o outro, nos números grandes e
nos pequenos, é a mesma medida, elas apenas invertem de lado, em sentido horário ou anti-horário.

Calcule os Dados de Apontamento para o satélite Sky
Para saber em que direção apontar sua antena é só clicar aqui e calcular dos dados com o aplicativo
Dishpointer
No exemplo abaixo, para instalar a antena no meio do campo do estádio Serra Dourada em Goiânia-GO,
os valores encontrados foram os seguintes, conforme os dados do dishpointer abaixo:

Dados para apontamento da antena parabólica no centro de Estádio Serra Dourada

1

Pega seu transferidor e vê onde fica o grau que o dishpointer vai indicar para você. faz uma marcação aí no local onde você vai instalar a antena indo pro norte verdadeiro.7º. 2 . se eu mover a minha antena para a direita até chegar aos 20. aquela barrinha que marca o zoom do mapa está sempre apontando para o norte verdadeiro. Pronto.. quer dizer que ou eu teria que mover um pouco a minha antena para a direita.7º no transferidor. pronto. Você entende o que é o Azimute: Azimute é o seguinte: no local onde queremos instalar a antena. resolvido seu problema de Azimute. então é para aí que tenho que fazer o apontamento de antena Sky. tem uma linha indicando pra onde apontar a antena. então ficou fácil de você descobrir onde fica o norte verdadeiro em relação ao local onde você vai instalar a antena na sua casa. repare os números grandes. amarra uma linha de barbante da antena pro norte verdadeiro e mede os graus com o transferidor e amarra outra linha indo para onde o transferidor indica em graus. nem precisa de gps ou bússula. Veja o Exemplo: Azimute de 20. então eu sei que da minha linha apontando para o norte verdadeiro. se quiser uma forma mais fácil ainda. E como se faz isso: aí que está um dos “segredos” do mapa Google Earth que está no DishPointer. Pronto.Azimute Primero vamos nos ater nos dados de azimute. e assumirmos que essa linha representa o ponto 0º ou 360º. em relação ao norte verdadeiro. e se o dispointer me diz que em relação ao norte verdadeiro a antena está em 20. Importante! Você deve confirmar a sua inscrição através de um e-mail de confirmação que vai chegar na sua Caixa de Entrada do e-mail cadastrado.7º demonstrado sobre a marcação do Dishpointer Se não viu os 20.7º eu captarei o satélite Sky. aponta a antena pra lá. se traçamos uma linha em direção ao norte.

Posição do LNBF em 19º para este apontamento Exemplo para a posição do LNBF em -34º. cabo do LNBF para a direita. levantando o fio vai ficar esticado pra baixo. número positivo. e quanto mais o LNBF ficar em uma posição que coincida com a posição do satélite.8º. pronto. lembreSatélite Sky. que indica o giro do LNBF em relação linha reta que ele marcaria se estivesse com o cabo apontando para o chão. é nessa posição que deve ficar o LNBF. assim como fazem os pedreiros para colocar as coisas no prumo. veja o exemplo. No nosso exemplo a posição do LNBF é +19. no aplicativo Dishpointer. e o número positivo para o LNBF significa que o fio que sai do LNBF tem que ficar apontando para a direita. esquerda. 19º e um pouquinho. cabo do LNBF para a direita. pegue o transferidor e rotacione ele em sentido anti-horário até encontrar os graus indicados. cabo do LNBF para a se.Ajustando o LNBF Vamos partir para corrigir o LNBF e a inclinação da antena para o apontamento de antena Sky. Número positivo. 3 . neste caso. melhor será a recepção. Amarre uma linha em uma pedra.8º. essa linha indica 0º. Se fosse sinal negativo ele teria que ficar apontando para a esquerda. número negativo. ou seja. lembre-se. repare que existe um valor chamado LNB Skew. No artigo em que você calculou os dados para apontamento da antena. Veja o exemplo abaixo para a posição do LNBF em 19. número positivo. O LNBF não deve ficar apontando para o chão pois a posição em que o satélite está estacionado em órbita não coincide com esta posição.

Ajustando a Elevação da Antena Parabólica Vejam na indicação do Dishpointer a elevação é de 69. No caso das antenas “OffSet” (ovaladas). basta abrir o DishPointer e deixar a seta do mouse sobre a palavra “Elevation” que está abaixo do título “Dish Setup Data”. Apontamento de Antenas Offset tem diferença na Elevação Os colegas que usam nossas dicas para apontar suas antenas parabólicas devem atentar para o seguinte macete se quiserem instalar antenas offset (as antenas usadas pelas operadoras de tv por assinatura). Para aqueles que quiserem confirmar. a elevação de antenas offset tem uma pequena diferença para a elevação das antenas focal point. ou seja. Atenção. a linha caída deve passar pelo meio da transferido e encontrar o ponto em graus que você obteve. uma vez que os sinais são recebidos de forma oblíqua em relação a face da parábola. Veja o Exemplo: 4 .1º para o apontamento de antena Sky. enconste o trasferidor na sua antena. o feixe de sinais atingem o prato num ângulo que não encontra o LNF na frente fazendo sombra. o valor correto com transferidor para antenas offset é de 41 graus. neste caso 69. Isso quer dizer que as antenas offset ficam com o prato mais baixo em relação ao mesmo apontamento em uma antena focal point. de maneira que ele fique reto com o suporte que segura a cuba da antena. Usando a mesma lógica da linha no barbante. Elevação – Para quem usa o DishPointer: Nunca esquecer que o valor da elevação fornecida pelo DishPointer é fiel para um apontamento com antenas Focal Point. se você está apontando uma antena offset. que recebe os sinais num sentido perpendicular a sua “face”. Veja a figura abaixo para ter uma idéia. deve diminuir 22 graus do valor calculado pelo dishpointer para a elevação.1º. Quando você for apontar antenas offset usando o método do transferidor que ensinamos aqui. os graus de inclinação devem ser diminuídos em torno de 20 a 26 graus. a elevação nestas antenas tem uma diferença para a elevação das antenas focal point (antenas teladas). Se o dishpointer calculou 63 graus de elevação. Abrirá uma janela explicativa.

5 .

no caso das teladas. e aí se faz o ajuste do LNB no disco que segura o LNB na ponta da bengala. Importante! Você deve confirmar a sua inscrição através de um e-mail de confirmação que vai chegar na sua Caixa de Entrada do e-mail cadastrado. Nós já mostramos aqui em matéria sobre como melhorar o ganho em antenas de 60 cm que mudar a distância entre o LNBF Banda KU e o fundo da antena offset pode resultar em ganhos consideráveis de sinal. E a fórmula é muito simples.Atualmente. o pessoal faz uma confusão e nunca chega ao ponto correto de se colocar a bengala na antena. sendo feito apenas no disco que segura o LNB. Agora não tem motivo para você ficar com o seu LNB instalado numa distância errada do fundo da antena. ou seja. a maioria dos canais Digitais Abertos (FTA) estão em Banda C. 1 metro. 6 . O que é “Banda C” e “Banda Ku” ? São determinadas faixas de freqüência que existem e são comumente utilizadas em alguns satélites para transmissão de sinais de TV: Banda C: 3. Mas quando a antena vem com bengala.2 Ghz (Antenas Grandes de Tela ou Fechadas) Banda Ku: 10. Quando a antena vem com hastes. o ajuste fica mais fácil. Isto por que a distância entre a entrada do Feed do LNB.Qual a distância correta entre o LNB e o fundo da antena? Esta é uma pergunta que vale muito para quem quer captar o sinal do satélite a maior qualidade possível. Então a distância entre a entrada do feed do LNB e o fundo da antena deve ser de 100 centimetros. sendo que normalmente a sobra da bengala no fundo da antena deve ser de 1cm. a boca da corneta e o fundo da antena deve ser muito bem ajustada. pode ser a telada ou a de chapa. Mas mesmo assim ainda fica uma dúvida se o LNB vai estar na medida certa e com o melhor ganho possível. se ela não estiver correta existe sim uma perda considerável de sinal. o diâmetro da antena é de 2 metros (200 centimilímetros) e a profundidade é de 25 centímetros? 200 X 200 / (16*25) = 100 centimetros. lembrando que ela só vale para antenas focal point. Sabendo a profundidade e o diâmetro da sua antena você conseguirá calcular com facilidade qual deve ser esta distância.7 á 4. Por exemplo. como é o caso da antena telada.7 á 12Ghz (Antenas fechadas) Para cada “Banda” existe um LNBF próprio. usando os valores em centímetros o cálculo fica mais fácil. sim. Para calcular você multiplica o diâmetro pelo diâmetro e divide por 16 vezes o valor da profundidade da antena. Mas hoje estamos aqui para falar entre a distância do LNB e o fundo da antena focal point. gaste um tempinho ajustando para ganhar um pouco mais de sinal.

7 .