LINGUAGEM

FOTOGRÁFICA

{

DACEX-CTCOM
Profa. Dra. Carolina Mandaji
cfernandes@utfpr.edu.br

•Conhecer os princípios básicos de
composição visual e aplicá-los à
fotografia.
 •Reconhecer a importância dos
fundamentos da linguagem visual
para a realização de obras visuais.

objetivos

do grego photós (luz) + grafia (escrita)

O fotógrafo observa pessoas e objetos a sua
volta, rapidamente os analisa e elabora uma
síntese por meio da imagem captada

FOTOGRAFIA

proveniente de um processo de
experimentação dos recursos colocados à
disposição da fotografia pela técnica.

A linguagem fotográfica

a) planos - corte, enquadramento
b) foco - foco diferencial, desfoque,
profundidade de campo
c) movimento - em maior e em menor grau,
estaticidade
d) cor - gradação de cinzas, as cores
e) textura - impressão visual
f) iluminação - sombras, luzes
g) perspectiva - linhas

Elementos fotográficos

 define o que será mostrado  dita a organização dos objetos (personagens ou não) e direciona o foco de atenção da cena  o que e como tudo será organizado e distribuído dentro da imagem  ENQUADRAR… .Enquadrar significa inserir um ou mais objetos em um quadro.

significa eliminar da imagem aquilo que não nos interessa  construir um todo com vários elementos  enquadramento : selecionamos o que mostrar pelas bordas da imagem  composição: seleciona o que queremos mostrar dentro  COMPOR… .

sombra e volume : é a captação de luz e sombra dos objetos. proporção.avaliar o tamanho de um objeto. Toda a projeção de luz produz sombra em sentido contrário .  Dimensão: mede altura e largura.  Luz. volume .  Dimensão.e essa sombra transmite a sensação de volume..  Proporção: demonstra se a altura e a largura do objeto estão de acordo com o todo em que está inserto..

profundidade.. textura .  Perspectiva..Perspectiva : está associada ao ângulo de visão  Profundidade: pode ser separada em “de cena” (o que está sendo iluminado e como a luz incide sobre ele) e “de campo” (quanto a câmera consegue focar além do objeto)  Textura : usada para transferir sensações . etc.como terra seca e rachada causa sensação de calor e morte. areia fina e branca banhada pela água passa a ideia de frescor e liberdade.

A escolha das cores influencia a mensagem que se quer transmitir sobre o objeto ou personagem.  As cores predominantes nas composições fotográficas tornam-se a identidade da fotografia.  LEMBRE-SE a luz moderada permite que as cores se mostrem o mais próximo da realidade.  cores .  A cor pode criar o “clima” da cena. ao transmitir uma sensação a ela associada.

As cores frias variam do azul ao verde.conhecidas também como RGB .Red..  RGB/CMY As cores luz/aditivas são aquelas projetadas pela luz e assimiladas pelo espectro visível.  cor . Green e Blue. As cores púrpura e oliva estão no centro de transição entre as quentes e as frias. Também são chamadas de cores aditivas.As cores quentes vão do amarelo ao magenta. pois somadas resultam em luz branca ..

.

.

Iluminação      Está interligada aos outros elementos da linguagem. destacando-o dos demais como também pode alterar sua conotação. . Reflexos. devaneio. Criatividade. Sombras. aspecto psicológico. funcionando de forma decisiva na obtenção do clima desejado.. ou de impacto. surpresa e suspense. A iluminação pode enfatizar um elemento.. luzes difusas. Luzes duras. seja de sonho.

sombras .

com/photos/pelaes/with/3592656758/ .sombras http://www.flickr.

Reflexos http://www.flickr.com/photos/jody_art/7645308504/ .

com/photos/jody_art/7645308504/ .Reflexos http://www.flickr.

com/photos/pelaes/with/3592656758/ .flickr. http://www.Grafismo  criam um efeito por vezes abstrato e plástico que despertam a atenção do olhar.

br/2012/04/linguagem-fotografica-grafismo.com.html .Grafismo http://f-35mm.blogspot.

com.html .br/2012/04/linguagem-fotografica-grafismo.Grafismo http://f-35mm.blogspot.

Grafismo http://f-35mm.br/2012/04/linguagem-fotografica-grafismo.com.html .blogspot.

Importante: saber escolher o tema e trabalhar. http://www.com/photos/39474827@N02/7222627422/ .flickr.Cor   A cor funciona muito com um bom contraste entre o fundo e o elemento principal.

) os detalhes.Cor "sentir" a cor no momento do enquadramento.com/photos/39474827@N02/7222627422/ . celeste e cinza) e as "quentes" (vermelho. azul.. marrom. http://www. violeta. perceber o contraste e saber combinar cores "frias" (verde. amarelo.flickr.. laranja. roxo.

flickr.Cor http://www.com/photos/39474827@N02/7222627422/ .

Profissional: uso de filtros . reflexos indesejáveis e para ressaltar a força e luminosidade das cores.

preferível luz dura. A qualidade da luz é o que dará relevância e nitidez. com um bom contraste. .Texturas   Existe uma infinidade de interessantes tipos de texturas que. podem criar uma temática de grande plasticidade.

flickr.com/photos/lilacvelvet .Texturas http://www.

flickr.Texturas http://www.com/photos/lilacvelvet .

com/photos/lilacvelvet .flickr.Texturas http://www.

Texturas http://www.com/photos/lilacvelvet .flickr.

com/photos/pelaes/with/3592656758/ .Linhas  A linha pode ser usada para dividir ou "cortar" uma imagem http://www.flickr.

tranqüilidade. ritmo. linhas verticais indicam ação.com/photos/pelaes/with/3592656758/ .Linhas    o uso das linhas horizontais denotam repouso. as diagonais insinuam dinamismo. a intenção próximo-distante http://www. a divisão céu-terra.flickr. frieza. tensão.

com/photos/benheine/ .Linhas http://www.flickr.

Linhas http://www.com/photos/benheine/ .flickr.

com/photos/benheine/ .Linhas http://www.flickr.

Linhas http://www.com/photos/benheine/ .flickr.

 muito usado em fotografias de moda.Corte é a opção de enquadramento para criar imagens fora dos padrões consagrados. é fundamental para fugir do lugarcomum e. para criar uma perspectiva dramática ou dar maior força a uma imagem.  . às vezes. em retratos mais ousados.

com/photos/fran_ciiine/with/8389880221/ .flickr.Corte http://www.

Corte http://www.com/photos/fran_ci iine/with/8389880221/ .flickr.

com/photos/fran_ciiine/with/8389880221/ .flickr.Corte http://www.

o retrato funcionam muito bem com o foco aplicado à linguagem. arquitetura e. principalmente. http://www. com elementos indesejáveis.Foco   o foco é essencial para destacar um assunto e isolá-lo de um fundo confuso.flickr. Macrofotografia.com/photos/g-kater/with/8583439702/ . paisagem.

flickr.com/photos/g-kater/with/8583439702/ .Foco http://www.

com/photos/g-kater/with/8583439702/ .flickr.Foco http://www.

flickr.Foco http://www.com/photos/g-kater/with/8583439702/ .

.).com/photos/jody_art/7272626098/ . o lance. Se na foto com a cena congelada vale mais a informação (como é o carro. no movimento o que importa é o efeito artístico..Efeito de movimento e congelar  O efeito de movimento é a outra face do efeito de "congelar". o jogador. o cavalo. agradável ao olhar http://www.flickr.

Congelamento http://www.com/photos/kavoo/7468982646/ .flickr.

flickr.com/photos/kavoo/5150137860/ .Congelamento http://www.

com/photos/jody_art/7272626098/ .Efeito de movimento http://www.flickr.

.

fotógrafo canadense Ray Demski .

.

.

.

artista paulista Lucas Simões http://www.br/ .com.lucassimoes.

.

Prática “Cores. em papel fotográfico.  Data da entrega do material impresso: 12/07/2013.  Data de entrega para avaliação: 16/06/2013. Luzes e Cotidiano” .Anotar o que chama a sua atenção nas imagens nos caminhos percorridos. junto a um texto descritivo das fotos. Escrever ou desenhar sua rotina e os objetos que os cercam.  Escolher três dos elementos da linguagem fotográfica  expostos anteriormente. a partir desta escolha realize uma prática fotografando (utilizando qualquer equipamento) cuja temática é “Cores. colados em papel cartão preto. Luzes e Cotidiano”. Levar um olhar mais atento para sua própria vivência cotidiana.

Campinas: Papirus.php?o ption=com_content&task=view&id=1637&Itemid =138. acessado em maio de 2013. referências .com. acessado em maio de 2013.techtudo. 1993.com. O ato fotográfico e outros ensaios.br/site/index.Philippe.Disponível em DUBOIS.html. http://fotografeumaideia. http://www.br/artigos/noticia/2013/ 01/entenda-como-funcionam-os-filtrospolarizadores-para-fotografia.