IFMA

Campus de Monte Castelo

Caldeirão de Conhecimento

Prof Orientador:
EDJANE ARAUJO SILVA
MATEMATICA
MARIA DE LOURDES
CAIO SAMPAIO

FISICA
CAROL
RUAN
LEANDRO
LUIS ADRIANO
FERNANDO
WELLINGTON
SHARLLYSSON

SÃO LUIS
2014

JUSTIFICATIVA O conhecimento acerca das disciplinas Matemática. como podem ser notados e qual a sua importância para o cotidiano das pessoas de modo geral. o trabalho está disposto em diversas oficinas em caráter multidisciplinar que expõe aos discentes. como no caso da matemática e de fenômenos reais do cotidiano. Estas aulas. Na vivência realizada na disciplina Estágio Supervisionado I dos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Maranhão.INTRODUÇÃO Em decorrência de diversas observações efetuadas pelos estagiários dos cursos de Física. os diversos conceitos dos fenômenos. Física e Biologia vêm sendo observado pelos alunos com muita dificuldade e com falta de motivação/interesse. explicando a terceira Lei de Newton. Ano fundamental em que os alunos são apresentados sistematicamente as disciplinas acima referenciadas. elenca em processos simples experiências relacionando jogos lúdicos. passando pela biologia onde são observadas culturas de fungos e bactérias e sua aplicação benéfica ou não para o homem. Visando o aprendizado da disciplina em contexto geral. Para tanto este projeto tenta resgatar o interesse dos discentes nas disciplinas ora mencionadas. explicando a terceira Lei de Newton. Sobretudo no nono ano do ensino fundamental. através da construção de um foguete de garrafa PET. em disposição de feira cientifica seriam efetuadas em formas de jogos. Este projeto vem de encontro a esta desmotivação. Matemática e Biologia na escola estadual Barbosa de Godoís surgiu a necessidade de estimular o aprendizado destas disciplinas. Atualmente há uma falta de interesse por parte dos discentes em observar a utilidade das disciplinas com a necessidade de empregá-las no dia-a-dia. observou-se tal fenômeno que acomete boa parte dos discentes da escola. Após sucessiva discussão em sala de aula junto ao IFMA decidiu-se em uma tentativa de motivar o aprendizado que aulas lúdicas e com experimentos de baixo custo seriam a estimulação necessários para a mudança desse cenário. Tal proposta. como no caso da matemática e de fenômenos reais da física. através da .

METODOLOGIA O projeto tem enfoque multidisciplinar envolvendo as ciências da natureza (matemática e física) Neste contexto. as tarefas foram divididas em partes que proporcionarão aos discentes terem melhor aprendizado no conteúdo visão da disciplina. OBJETIVO GERAL Desenvolver uma nova perspectiva de aprendizado nas disciplinas de Ciências (Física. Demonstrar as Leis de Newton. Observando que o essencial é o aprendizado das disciplinas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Desenvolver o conhecimento matemático a partir de jogos lúdicos por meio da mágica para que os alunos aprendam conceitos de equações. Verificar o crescimento de bactérias e fungos que são benéficos à sociedade contemporânea através de culturas invitro.construção de um foguete de garrafa PET. Química. por meio de aplicações práticas visando melhor entendimento dos fenômenos que se apresentam  no cotidiano. frações e outras determinantes para o  cotidiano. Como mencionado acima. Do exposto segue abaixo que elencamos o pretendido por cada disciplina. . Biologia e Matemática) a partir de aulas teóricas naturais e lúdicas visando motivar os alunos no processo de aprendizagem dos conhecimentos oferecidos pelas disciplinas. passando pela biologia onde seriam observadas culturas de fungos e bactérias e sua aplicação benéfica ou não para o homem. este projeto se torna relevante ao passo que vai permitir o aluno sair da sua sala de aula teórica e ver aplicabilidade prática dos fenômenos descritos em seu livro didático. as disciplinas trabalharam com o que seria mais interessante e motivador para que o discente compreenda o assunto ministrado.

A terceira lei é muito comum no cotidiano. Os gases em alta pressão são empurrados para fora do foguete que reage sendo empurrados pelos gases queimados. receberá deste uma força de mesma intensidade. ou seja.FISICA Conteúdo: Terceira Lei de Newton – Ação e Reação Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B. |FA-B|=|FB-A|. Não se equilibram e não se anulam. . Assim. pois estão aplicadas em corpos diferentes. mesma direção e de sentido contrário. Um foguete ou míssil sobe graças à Terceira Lei de Newton. O ato de caminhar e o lançamento de um foguete são exemplos da aplicação dessa lei. São forças trocadas entre dois corpos. são ambas de contato ou de   campo. Ao caminharmos somos direcionados para frente graças à força que nossos pés aplicam sobre o chão. As forças de ação e reação possuem as seguintes características:  Possuem a mesma natureza.

a parte mais complicada de todas. 05 cm de cano PVC de 25 mm. amarre a boca da bexiga e prenda-a na boca da garrafa cortada (a bexiga deve ficar do tamanho aproximado de um ovo) e coloque a tampa da garrafa. Base de Lançamento  Pegue o cano PVC de 20 mm. 05 m de barbante. 4.Confecção do foguete: Material utilizado: 1. corte 3 pedaços de 20 cm e 2 pedaços de 10 cm. Construindo o Foguete  Corte uma das garrafas a 20 ou 25 cm da boca. 02 "caps" (tampinhas) 20 mm. 01 palito de churrasco. 13. 12. 500 ml de vinagre. de longe. 2. 10. 5. Coloque dois pedaços de arame em forma de gancho nos dois lados do "T". de chocolate. 9.  Encha uma bexiga com água ou areia. 02 "joelhos" cano PVC 20 mm. 02 bexigas. 01 "T" cano PVC 20 mm. 80 cm de cano PVC 20 mm. coloque os joelhos em suas pontas. 8. Em seguida. 02 garrafas PET de aproximadamente 2 L e com paredes retas (que não tem cinturinha nas laterais). E nas pontas dos que estão presos aos joelhos coloque os "caps". Por isso. 7. Fita adesiva. ou similar). Depois os pedaços de 20 cm presos à outra parte dos "joelhos" e na outra parte do "T". 3. Lançando o Foguete  Esta é. Um pedaço de arame de espessura média de aproximadamente meio metro. 6. 11. Conecte os dois pedaços de 10 cm no "T". Eles servirão para prender nosso foguete. 250 g de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó). coloque aproximadamente 250 g de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó). Pedaços de papelão (pode ser de caixa de sapato. Na parte aberta do foguete. o tamanho deles deve ser de tal forma que ao colocarmos a garrafa no cano apoiada no cano de 5 cm. 14. os ganchos alcancem os "brinquinhos" da garrafa. .

3. para que a pressão atmosférica supere a força elástica da bexiga. Rapidamente.   para não haver vazamento. Em seguida. e esta encha com o vinagre (você pode tentar encher de outras formas. Com o foguete virado para baixo. apenas com a ponta de fora. caso tenha alguma outra ideia melhor). você deve se certificar que o palito de churrasco está bem preso dentro da base de lançamento. Amarre a boca da bexiga. pois ele gera um gás automaticamente. vire e desvire  várias vezes até furar. e prenda um funil à boca da bexiga. Com esse funil. á medida que você for colocando. porém o vinagre não pode entrar em contato com o bicarbonato de sódio agora. você deverá colocar o vinagre. para que a bexiga desça e estoure no palito de churrasco. Corra para a ponta do barbante para fazer o lançamento. e vá colocando o vinagre. Coloque a bexiga na garrafa. e solte-a dentro do nosso foguete. amasse a garrafa. o arame desprenderá do foguete. 4. Com muito cuidado. Ao puxar o barbante. você perceberá que isso não é uma tarefa fácil. prenda a base com alguma pedra. vire a base na posição normal.  Nessa parte. e este será lançado MATEMATICA Escola Barbosa de Godóis Professor: Ribamar Estagiária : Maria de Lourdes Disciplina : Matemática série: 9°ano turno: vespertino Conteúdo: Equações do 2°grau com uma incógnita . Certifique-se de que o foguete irá ficar bem vedado no anel da bexiga. Sendo assim. Prenda os arames da base nos "brinquinhos" do foguete. vá desamassando a garrafa. fazendo com que o vinagre reaja com  o bicarbonato de sódio. 2. Entretanto. Caso não fure. ou coisa que deixa fixa   ao chão. Encha várias vezes uma bexiga para deixá-la bem flácida. e coloca nosso lançamento abaixo. 5. É esta ponta que irá furar a bexiga. Pois a elasticidade da bexiga impede o vinagre de enche-la. introduza-o na base de lançamento. encha a bexiga com o vinagre. Faça o seguinte: 1.

2°momento: . cartolinas branca e amarela e canetas hidrográficas . pen drive . 4°momento: -Discutir sobre o desenvolvimento e resoluções das equações do 2°grau . 1°momento: -Fazer uma dinâmica educativa para integração entre alunos e estagiários.Apresentação de um jogo explorando resoluções das equações do 2° grau com uma incógnita. CAIO SAMPAIO Disciplina : Matemática série: 9°ano turno: vespertino Conteúdo: Equações do 2°grau com uma incógnita . jogo das equações. estimulando o raciocínio e o cálculo mental dos alunos . resolução de questões objetivas e subjetivas . -Exibir um vídeo correspondente ao conteúdo a ser trabalhado . 2ª aula : quadro magnético e pincel .Regras do jogo. vídeo. assiduidade . Escola Barbosa de Godóis Professor: Ribamar Estagiária : Maria de Lourdes. jogo lúdico Avaliação: -participação . . equações do 2°grau com uma incógnita .Objetivo da atividade: Motivar as aulas de Matemática . questionamentos orais . 3°momento: .Aplicação do Jogo das Equações. quadro magnético e pincel . Recursos Didáticos: 1ª aula : data show . relatório . e também sobre a importância no cotidiano.

resolução de questões objetivas e subjetivas . 2ª aula : quadro magnético e pincel . equações do 2°grau com uma incógnita . pen drive .Regras do jogo. Recursos Didáticos: 1ª aula : data show . relatório . 2°momento: . jogo das equações. e também sobre a importância no cotidiano. estimulando o raciocínio e o cálculo mental dos alunos . quadro magnético e pincel . questionamentos orais . 3°momento: . 4°momento: -Discutir sobre o desenvolvimento e resoluções das equações do 2°grau .Apresentação de um jogo explorando resoluções das equações do 2° grau com uma incógnita. cartolinas branca e amarela e canetas hidrográficas .Objetivo da atividade: Motivar as aulas de Matemática . .Aplicação do Jogo das Equações. -Exibir um vídeo correspondente ao conteúdo a ser trabalhado . jogo lúdico Avaliação: -participação . vídeo. 1°momento: -Fazer uma dinâmica educativa para integração entre alunos e estagiários. ESCOLA BARBOSAS DE GODOI ANO: Nono ano . assiduidade .

Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B. 1 .: todos da física DISC. Verificando o movimento dos corpos: A garrafa PET segue em uma direção e o outro material é expelido em direção contrária ao movimento. Dar ao discente conhecimento prático de como acontece o fenômeno com o experimento de um foguete de garrafa PET.PROF. Também conhecida como lei da ação e reação.: TERCEIRA LEI DE NEWTON Objetivo: Terceira Lei de Newton – Ação e Reação . O enunciado da terceira lei diz que: A toda ação corresponde uma reação. .A força é resultado da interação entre os corpos. ou seja.: FÍSICA CONT. 3 – Observação do fenômeno acontecendo decorrente do lançamento em tempo real. um corpo produz força e outro corpo a recebe. mesma direção e de sentidos opostos. Uma avaliação do que foi exposto antes e com a realização do experimento serão confrontados perante os alunos.: EST. 4 – Nesta etapa segue a discussão sobre o fenômeno observado. mesma direção e de sentido contrário. o primeiro exerce uma força sobre o outro e o segundo também exerce uma força sobre o primeiro. Verificar a compreensão e entendimento fenômeno da Terceira Lei de Newton. Ele percebeu que em uma interação entre dois corpos. Isaac Newton durante seus estudos percebeu que toda ação correspondia a uma reação. receberá deste uma força de mesma intensidade. 2 – Demonstração da Terceira Lei com a montagem do foguete em sua base e lançamento do foguete descrito na metodologia. essa é uma das três leis que Sir Isaac Newton determinou após realizar estudos sobre os movimentos e suas causas. de mesmo módulo.

As leis de Newton. Despertando o poder de observação no discente. conhecidas como leis do Movimento. 3ª aula: aula expositiva com apresentação do FENOMENO EM TEMPO REAL 4. Resultados esperados: . Perguntas: 1 – Você viu o experimento? 2 – O que aconteceu? Descreva suas palavras? 3 – Consegue observar na sua vida isto acontecendo? 4 – Relate um que acontece diariamente.ª aula: Verificação através de questionário simples a compreensão do fenômeno estudado e sua possível aplicabilidade no cotidiano.RECURSOS A proposta para o desenvolvimento do conteúdo é de 05 h/a. O contexto histórico vivenciado por Newton e a relação que podemos estabelecer entre Newton e Galileu. Despertando o poder de observação no discente. AVALIAÇÃO Aplicação de questionário básico a compreensão do fenômeno estudado e sua possível aplicabilidade no cotidiano. As leis de Newton e suas aplicações tecnológicas (a função do cinto de segurança. propiciando a identificação do experimento no decorrer do dia-a-dia do aluno.ª aula: A biografia de Isaac Newton e sua obra. do encosto de cabeça e do air bag nos automóveis). propiciando a identificação do experimento no decorrer do dia-a-dia do aluno. 1. 2.ª aula: discussão sobre as atividades propostas no EXPERIMENTO – Descrição clássica dos movimentos: Inércia e Momentum.

usp..br/arquivos/File/livro_didatico/fisica.if. REFERÊNCIAS Física / vários autores – Curitiba: SEED-PR – p. .Física – ciência e tecnologia / Paulo Cesar M. O fenômeno proporcionará ao discente ampla visão e estimulará a observação dos eventos que o cercam no cotidiano. http://www.educadores.pd f .youtube. Penteado. – São Paulo: Moderna.Com a utilização dos recursos sobre a Terceira lei de Newton (leis de ação e reação). 232 Penteado. espera-se que o aluno formule uma visão geral da mecânica newtoniana. Torres.com/watch?v=4KDnaUfvnJI http://www.diaadia. Carlos Magno A.youtube.gov.br/mecanica/ensinomedio/2_lei_de_newton/seg_lei_Newto n/ https://www. Paulo Cesar M. O estudante deverá reconhecer e reapresentar as forças de ação e reação nas mais diferentes situações. 2005.com/watch?v=6BFR26hcbko http://efisica.pr.