Redimensionado em 73% (665 x 149) - Clique para ampliar

Primeiramente você pode efetuar este processo tanto em FAT como NTFS. Para
melhor proveito teremos que exibir as opções escondidas da Guia Compartilhamento
fazendo o seguinte processo, abra o Windows Explorer e clique em Menu
Ferramentas > Opções de Pastas > Guia Modos de Exibição, na lista de opções abaixo
mostradas desmarque que penultima opção Usar Compartilhamento Simples de
Arquivo(Recomendado) , agora a sua Guia Compartilhamento possui todas as opções
para que possamos fazer este procedimento.

O intúito deste processo, é diferenciar os usuários uma vez que, alguns podem ter há
necessidade de possuir permissões diferentes, o usuários X prescisa acessar o diretório
G: e efetuar mudanças (Ler, Executar e Modificar) nas planilhas existentes já o usuário
A somente pode Ler e Executar as planilha e não deve alterar o conteúdo destas, e sem
este processo aseguir, não seria possível efetuar esta diferenciação pois, por padrão, ao
criar um compartilhamento no Windows XP a permissão de Controle Total é atribuída
há um único usuário existente na lista, este denominado Todos, esta permissão atribuída
a este usuário permite que, qualquer usuário possa acessar o compartilhamento. Os
passos deste How To também pode ser utilizado na resolução de problemas com relação
a problemas de Acesso Negado que, em algumas ocasiões em que possuimos uma
pequena Rede podem ocorrer causando assim incovenientes frustações relacionadas
com seu trabalho ou até mesmo em todos os usuários.

O primeiro passo a ser efetuado é a criação dos mesmos usuários da rede na
estação rodando o Windows XP onde se encontra o( s) disco( s) e/ou diretório( s) que
será compartilhado, caso seja necessário compartilhar diretórios em outras estações o
mesmo processo será necessário nestas.

Para efetuar este processo, os passos seriam estes aseguir:

Interpretando um pequeno exemplo...

Suponhamos que utilize a conta padrão Administrador para efetuar as tarefas do dia a dia em sua estação (não é recomendado por SEGURANÇA) e o usuário Carlos Eduardo utiliza seu próprio nome anteriormente citado como nome de usuário para efetuar logon em sua estação e assim efetuar suas tarefas. senha se houver. efetue logon como Administrador ou um conta com este privilégio.Clique para ampliar . Após aberto o Console a interface abaixo será exibida: Redimensionado em 68% (714 x 452) .Clique para ampliar Para criar um ou mais usuários no Windows XP. Redimensionado em 74% (657 x 57) . grupo qual o usuário pertence seja Administrador ou Convidado ou quantos grupos pertença esse usuário. para restringir o acesso a ele você tera que criar um usuário em sua estação com os mesmos atributos do usuário Carlos Eduardo em sua estação. abra o Console Gerenciamento do Computador ( clique em Iniciar > Executar digite compmgmt.msc e tecle ENTER ou Painel de Controle > Sistema > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador ).

O próximo passo é clicar na arvore ao lado direito em Usuários e Grupos Locais > Usuários..: Uma nova janela será aberta neste instante para que este novo usuário seja criado como mostrado abaixo: ..Clique para ampliar Agora clique com o botão direito do mouse sobre uma parte em branco ao lado direito como mostrado aseguir e escolha Novo Usuário. neste momento estarão sendo exibidas as contas existentes em sua estação como mostrado na imagem aseguir: Redimensionado em 68% (714 x 452) .

qual sua função. já. então o nome WinUser será exibido na tela de logon tradicional do Windows XP. Campo Descrição é opcional e pode ser usado para fornecer previamente quem é o usuário. este será eixbido na tela de logon do Windows XP. se houver um Nome Completo. Campo Nome de Usuário é obrigatório neste processo. e isto fica a seu critério ou do usuário colocar. suponhamos que o usuário tenha um nome de usuário WinUser e nada seja colocado no campo Nome Completo. Campo Nome Completo é opcional.Preencha os campos mostrados acima com as mesmas informações de cada usuário que irá criar com as mesmas caracteristicas do usuário da estação que ira acessar o servidor Windows XP. sendo possível troca-la no momento em que este efetuar um novo logon na estação. etc. Opção O usuário deve alterar a senha no próximo logon é opcional e deve ser utilizada caso o usuário não possa forneçer a senha no momento de sua criação. . preenche com o respectivo nome do usuário da rede.

caso isto seja possível. efetue logoff e efetue o logon como o usuário deste. caso o usuário não esteja presente permaneça com a opção anteriormente citada marcada e não atribua nenhuma senha no campo. Opção A senha nunca expira impede que a senha tenha um tempo de vida estipulada que é uma opção de segurança em rede. somente administradores poderam efetuar este processo. desmarque a opção O usuário deve alterar a senha no proxímo logon. para ter acesso a elas a primeira opção deve ser desmarcada. deixe-a em branco. quando o usuário estiver presente. Será necessário que a senha do usuário seja digitada por ele neste momento. Opção O usuário não pode alterar a senha impede que o usuário altere esta posteriormente altere esta por meio do Console.Nota: Se a opção anteriormente citada estiver marcada as duas opções seguidas estarão desabilitadas e inacessíeis como mostrado na figura anteriormente. e pessa para que ele atribua a mesma senha que utiliza em sua estação e o processo esta terminado e os novos usuários já podem ser visualizados na parte direita do Console como mostrado aseguir: Redimensionado em 67% (726 x 452) . Opção Conta Desativada remove a conta da tela de logon e tambem impede que o usuário possa utilizar esta na estação.Clique para ampliar .

dê um duplo clique sobre o grupo para que a caixa de de Propriedades do Grupo seja aberta como mostrado abaixo: . OK. no Console clique em Usuários e Grupos Locais > Grupos como mostrado aseguir: Redimensionado em 68% (714 x 452) . Efetue o mesmo processo anteriormente mostrado para criar outros usuários. Após ter criado todos os usuários necessários. para inserir um ou mais usuarios em um grupo. Administrador . clique no botão Remover e após ter removido todos clique em Aplicar. etc. caso estes usuários não sejam pertencentes a este grupo remova eles deste. esta em rede deve garantir que somente o usuário correto possa efetuar seus trabalhos em sua estação . é necessário inseri-los em seus grupos de trabalho equivalentes.Clique para ampliar Por padrão neste processo.Nota : A senha deve ser um requisito prioritário uma vez que. Acima você pode verificar os grupos padrões do Windows XP. os usuários criados são atribuídos ao Grupo Usuários. de um duplo clique sobre o grupo Usuários e selecione os usuários. Usuários avançados .

..Com a janela sendo exibida clique em Adicionar. uma nova janela será exibida como mostrada abaixo: . .

utilize .Clique para ampliar Agora com os usuários previamente criados. ponto e virgula para separa-los como mostrado na figura anteriormente para que não seja presciso inseri-los um á um. Novamente você estará na janela principal do Grupo e já estará visível os novos usuários pertencentes a este grupo. . clique em Aplicar.Para facilitar o processo de inserção dos usuários. OK para encerrar este processo. feche o Console de Gerenciamento do Computador. clique em Verificar nomes para que estes sejam autenicados como válidos e depois clique em OK. e escolha entre as opções Compartilhamento e Segurança para que a janela aseguir seja exibida. vamos Compartilhar definitivamente um diretório. Bem. Redimensionado em 74% (653 x 53) . Clique com o botão direito do mouse sobre o Compartilhamento qual tem intensão de restrigir o acesso de usuários em expecifico .

Certifique-se de tambem de como quer tratar as conexões simultaneas permitidas a esse compartilhamento. caso queira colocar um número expecifico de conexões.Agora habilite o Compartilhamento e crie um nome para ele caso este não possua um como mostrado na figura aseguir: Caso queira um Compartilhamente Oculto ou seja. somente sendo possível acessa-lo usando o caminho UNC BTOCOMUNICArqServer. este não estará presente aos compartilhamento normais quando lista-los em uma estação da rede. coloque o sinal de cifrão $ no final do nome do Compartilhamento. utilize a .

Clique para ampliar Agora vamos atribuir permissões para os usuários a este Compartilhamento. neste caso por exemplo Windows NT/2000 Server/2003 Server. clique no botão Permissões como mostrado aseguir: Na proxima caixa exibida sera exibida somente com um usuário Todos como é padrão do Windows XP com a permissão de Leitura como mostrado abaixo. . somente use esta opção caso o limite seja menor que 10 conexôes simultâneas. ou seja. se habilitar um limite de 10 conexões como mostrado na figira anterior. Caso seja necessários uma margem de conexões simultâneas acima de 10 é recomendado utilizar um sistema operacional que suporte. Mais adiante mostrarei quais as ações são atribuídas por cada permissão. são possíveis somente 10 conexões simultâneas .opção Permitir este número de usuários em Limite de Usuários e na caixa a frente coloque o número limite como mostrado aseguir: Vale lembrar que no Windows XP. Redimensionado em 73% (661 x 81) . ou seja. estará automáticamente usando a opção Máximo permitido que é equivalente a 10 conexões.

Selecione-o dando um clique sobre ele e clique em Remover . nesse momento suponhamos que possua 5 usuários em sua rede.. . agora clique no botão Adicionar. para que você adicione todos de uma só vez digite os nomes do usuários separados por .. (ponto e virgula) ja mencionado anteriormente criando usuários e como no exemplo abaixo e clique em OK: .

Após ter inserido os usuários. . dentro de uma permissão são inseridas outras mais. Diferente de Permissões Locais (NTFS) que podem ser modificadas separadamente o que permite uma melhor administração da segurança. temos que entender como este irá atuar uma vez Permitida ou Negada. agora iremos tratar das permissões relativas a cada usuário. Antes de atribuir as permissões necessárias para cada usuário. ou seja. certifique-se dê que todos estão sendo exibidos na lista de usuários na Guia Compartilhamento como mostrado aseguir: Tendo se certificado de que tudo esta OK. as Permissões de Compartilhamento englobão as permissões em uma única. a diferença pode ser percebida pela quantia que é menor no bloco de permissões de Compartilhamento como mostrado abaixo comparado com as permissões exibidas no bloco permissões locais (NTFS).

Execução de arquivos de programas (. Acessar as subpastas da pastas compartilhada.. para isso. seram descritas as ações que seram permitidas ou negadas ao marcar a caixa de seleção na coluna desejada e tambem quais permissões fazem parte da principal mostrada no bloco de permissões de Compartilhamento. para termos certeza de que uma permissão seja realmente aplicada. Listem os nomes de arquivos e de subpastas.No bloco de permissões... dentro da pasta compartilhada. sempre marque a seleção na coluna Negar quando for necessário. Exclusão de subpastas e arquivos. .exe.. Agora com relação a entender as permissões. etc) Alteração permite ou nega aos usuários..com. . Diferenças entre as permissões: Leitura permite ou nega aos usuários.. Criação de arquivos e subpastas. Controle Total (padrão quando se é criado um novo compartilhamento atribuida ao usuário Todos) permite ou nega aos usuários. Alteração de dados nos Arquivos. evite apenas desmarcar a caixa de seleção na coluna Permitir. existem duas colunas uma coluna contendo Permitir e outra coluna contendo Negar. Abrir os arquivos para leitura.

Todas as opções anteriores mensionadas. Uma prática recomendada é efetuar testes antes de por em funcionamente uma pequena rede. é que NEGAR uma permissão sobrepõe uma permissão PERMITIR. Após ter efetuado teste de campo. sua rede esta pronta e internamente com segurança com relação a integradade e confidencialidade das informações nela contidas e já poderá visualizar o ícone de seu compartilhamento no diretório onde este se encontra como mostrado abaixo sendo segurado por uma mão na parte inferior. Apropriação ou Take Ownership.. Alteração de permissões. utilizando permissões de Compartilhamento para evitar possíveis problemas que possam afetar o ótimo desempenho de suas tarefas e que resultem na seguinte caixa de dialogo. e constatado que não há nenhum problema.. se você der permissão de Leitura a um usuário em uma . Um ponto para ser mensionado aqui também.

e dentro deste mesmo diretório. existir um outro subdiretório qual esta não deve acessar suponhamos W:Consulta de PreçosPromoções do Dia e a esta foir atribuida uma permissão NEGADA automaticamente este usuário tera permissão negada no diretório qual tem que efetuar mudanças como Alterar e Leitura. ou seja. e este grupos necessitam acessar um mesmo compartilhamento. Se você atribuir a permissão de Leitura e Alteração ao diretório compartilhado W:Consulta de Preços para um usuário X . Outro ponto importante tambem é que ao atribuir permissões de compartilhamento você deve tomar cuidado com diferentes permissões entre pastas e subpasta mantenha pastas expecificas para os grupos em diferentes diretórios evitando de possuir pastas que este não deva acessar dentro de um diretório que este tenha que ter acesso.. Apos ter feito todas estes procedimentos reinicie sua estação e tente acessar o compartilhamento para qual anteriormente atribuiu novas permissões de compartilhamento e verifique se teve êxito nas novas configurações. Por exemplo. A solução para este tipo de problema é adicionar o usuário individualmente nas permissões de compartilhamento e atribuir as permissões equivalente sendo assim mantida a integridade novamente.. . se você possuir um usuário que pertence a mais de um grupo. se o usuário X tem permissões de Leitura no Grupo Almox e tem permissão de Controle Total no Grupo Gerentes Almox no compartilhamento W:Consulta de Preços. sua permissão efetiva será Controle Total .determinada pasta neste compartilhamento e em outra atribuir a permissão de Negar Leitura a permissão do usuário sera de NEGAR Leitura em todas as pastas e arquivos. este usuário possuirá a soma das permissões. Permissões de Compartilhamento tambem são Acumulativas.

Outra dica que pode ajudar a solucionar problemas de acesso em estações utilizando o Windows XP Professional. clique em Iniciar > Executar digite secpol. Com o Console iniciado. o usuário Todos pode ser removido por motivos de SEGURANÇA em sua rede.msc e tecle ENTER. após isso. Certifiquese que o usuário Todos está sendo exibido junto aos usuários com acesso. é necessário que seja feito logon como Administrador da estação.O Firewall do Windows XP pode também causar problemas relacionados ao compartilhamento se a opção Compartilhamento de Arquivos e Impressoras não estiver marcada na Guia Exceções (somente Service Pack 2). Para efetuar o processo. insira os usuários criados anteriormente ou apenas os que devem ter acesso aos compartilhamento existentes na estação. após remove-lo caso tenha problemas com o acesso.msc). . e configurar corretamente os direitos de usuários no Console de Diretivas de Segurança Local (secpol. feche o Console e reinicie o Windows XP. localize então o seguite diretório de direitos de usuários: Configuração de Segurança > Diretivas Locais > Atribuição de Direitos de Usuários Ao lado direito deve se localizar as seguintes diretivas: Acesso a esse Computador pela Rede Negar Acesso a esse Computador pela Rede O primeiro passo é configurar a primeira diretiva que dará acesso pela rede.

. após isso no campo Pasta. relacionado com segurança local. Para executar este mapeamento.. é necessário que Permissões Locais (NTFS) sejam atribuídas á estes usuários posteriormente as Permissões de Compartilhamento. uma vez que criou os mesmos usuários das estações pertencentes a rede em uma estação designada como servidor. na janela exibida escolha qual letra será atribuída ao compartilhamento para que a mesma seja exibida pelo Windows Explorer... coloque o caminho que pode ser acessado clicando em Procurar. Uma recurso também que não foi descrito anteriormente e o Mapeamento de Drives de Rede que torna o acesso aos compartilhamento por intermédio das outras estações mais rápido e de fácil localização uma vez que os mesmo se encontraram juntamente em Meu Computador com sua letras equivalentes. isto ficaria da seguinte forma por exemplo: ANDERSONWinUser1FechamentodomêsOutubro Este exemplo acima mostrado é referente ao caminho UNC do compartilhamento de um diretório para a rede que poderia ser inserido no campo Pasta. para evitar possíveis problemas com isso. qualquer um destes poderá efetuar logon sem nenhum problema. pode ser tratada das seguintes formas: Ou pode se excluir apenas os usuários que sendo negado o acesso ou também pode ser excluídos todos os usuários caso o Administrador não identifique qual é o que esta causando o problema. e acessar os arquivos locais de qualquer usuário uma vez que as Permissões de Compartilhamento somente tem efeito em rede e não localmente. Remova o( s) usuário( s) que forem necessários. Há um problema em efetuar este procedimento descrito neste tutorial. feche o Console e reinicie o Windows XP.. ao lado direito ou então digitando o caminho UNC da estação onde se encontra o compartilhamento.A segunda diretiva que se refere ao acesso NEGADO pela rede.. Clique em Concluir e verifique em Meu Computador se o drive de rede esta sendo exibido e esta acessível. abra Meu Computador e clique no menu Ferramentas » Mapear Unidade de Rede.

Direitos Autorais: Anderson T. .