I.M.T.

– Instituto de Medicina Tradicional
DEPARTAMENTO DE TÉCNICAS MANIPULATIVAS

CURSO DE

MASSAGEM AYURVÉDICA
TERAPÊUTICA

Versão actualizada a 09 de Março

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

Índice
I - Apresentação.....................................................................................................5
II – História da massagem ...................................................................................8
III – Benefícios da massagem .............................................................................16
IV – Indicações terapêuticas e contra-indicações ...........................................18
V – Indicações gerais para a prática da massagem ayurvédica ....................20
VI – Os óleos da massagem ayurvédica ..........................................................24
VII – Os circuitos da na M.A. .............................................................................33
VIII – Os chakras e os sete corpos subtis ........................................................34
IX – Meditação Mântrica .....................................................................................54
X – Desbloquear energias ..................................................................................60
XI – Breve abordagem da Medicina Ayurvédica ..............................................64
XII – Os cinco elementos ...................................................................................66
XIII –Tridoscha – Vata, Pitta, Kapha ..................................................................68
XIV –Os Pontos Marma ......................................................................................79
XV – Aplicação prática da massagem ayurvédica ..........................................83
XVI - Bibliografia ..............................................................................................167

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

2

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

OBJECTIVOS
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
Identificar os benefícios e contra-indicações da prática de massagem;
Identificar correctamente os principais pontos da anatomia humana, as
suas funções e interacções;
Elaborar diagnósticos de acordo com os métodos e preceitos da Ayurveda;
Ter noções históricas e do funcinamento das várias ferramentas
terapêuticas da Ayurveda;
Aplicar correctamente uma sequência de massagem ayurvédica, tendo em
conta o conhecimento anatómico e os preceitos da Ayurveda, entre os
quais a identificação do biótipo e diagnóstico correctos, a preparação e
aplicação de óleos terapêuticos.

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

3

T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA PROGRAMA DO CURSO I – Apresentação II – História da massagem Ayurvédica III – Benefícipos da massagem Ayurvédica IV – Indicações terapêuticas e contra-indicações V – Indicações gerais para a prática da massagem Ayurvédica VI – Os óleos na massagem Ayurvédica VII – Os circuitos de energia na massagem Ayurvédica VIII – Os chakras e os sete corpos subtis IX – Meditação mântrica X – Desbloquear energias XI – Breve abordagem da medicina Ayurvédica XII – Os cinco elementos XIII – Tridocha – Vata.M.1600-407 Lisboa Telef.imt.I.pt 4 . Pitta.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. 4-A . Kapha XIV – Os pontos marma XV – Aplicação prática da massagem Ayurvédica XVI – Manobras especiais – aplicação com os pés XVII – Tracções e alongamentos DURAÇÃO: 60 HORAS FORMA DE ORGANIZAÇÃO: PRESENCIAL Rua Alfredo Trindade.

irritação. pitta (fogo) e kapha (água)). Dá poder e força à mente e ao corpo e é intimamente ligado à alma. Até um processo mental subtil. Na Ayurvédica . Como ocorre com muitos outros métodos que provêm da tradição védica indiana.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA I – Apresentação O toque das mãos é uma forma de comunicação. Ki. Isso é possível porque o sistema ayurvédico de saúde proporciona a mais abrangente de todas as estruturas terapêuticas de massagem que existem no mundo. atributo da inteligência. todas as formas de toque das mãos comunicam uma mensagem.T. não há nada mais subtil que o prana. udana e vyana. ana = sopro.pt 5 . Qi. por meio da massagem. pois ele é inatingível e inconcebível. uma poderosa mensagem terapêutica. No corpo. Os humores são três: vata (vento). São esses segredos. a apresentação que se faz da massagem ayurvédica no Ocidente geralmente não comporta os aspectos subtis que fazem dela uma verdadeira terapia de cura. a massagem ayurvédica não pode ser compreendida enquanto ciência terapêutica. que reside na cabeça e no coração)). conquista e emoções fortes). movimento. A essência da compreensão do sistema ayurvédico está na compreensão do prana (( pra = antes. brilho. apana. juntos criam a consciência individualizada.M. chamado de sopro exteriorizante. agressividade. Nascem do prana cósmico e do guna rajas ( guna = qualidade. a força vital. pode ser compreendido e utilizado e pode tornar-se objecto de raciocínio.I. Com o prana não é assim.Através desta formação pretende-se demonstrar como se deve fazer para transmitir. Chi. manifesta-se sobre a forma dos três humores (( um conceito singular que resume em si várias funções do corpo. energia. Sem uma boa compreensão do prana e das cinco funções que desempenha no corpo. 4-A . as forças que equilibram os cinco elementos no corpo. Prana também é o nome específico do principal dos cinco pranas do corpo. Ou seja. rajas = um dos três gunas: acção. Nasce do substracto da consciência pura com inteligência (agni) e amor (soma). como o pensamento. No corpo humano existem cinco pranas principais: prana. São três: sattva.1600-407 Lisboa Telef.imt. samana. coligados ao uso de óleos e plantas Rua Alfredo Trindade. vayu. rajas e tamas.

assim como é a repetição contínua de uma acção que lhe dá poder. O resultado do Pancha Karma é a pacificação dos três humores. ou Brimhana e Langhana. O Pancha Karma é uma combinação de cinco terapias de redução diferentes. O sistema é complexo e só pode ser aplicado por um bom médico ayurvédico. A massagem é extremamente importante nos tratamentos de estilo de vida e na preparação do Pancha Karma (as cinco acções.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Nessa terapia. São essas coisas que.1600-407 Lisboa Telef. Para que essas terapias funcionem . A massagem ayurvédica pode ser usada de ambas as maneiras – quer para fortalecer a pessoa. para limpar e preparar o sistema orgânico para a regeneração e o rejuvenescimento. o humor do vento. se tenha consciência e conhecimento desse sistema terapêutico que permita a sua correcta aplicação para o bom funcionamento e equilíbrio do complexo corpomente-espírito. 4-A . As de redução são mais complexas. A consequência disso é a saúde. o objectivo principal da massagem ayurvédica é o de harmonizar o Vata Dosha. Geralmente são aplicadas antes das terapias de fortalecimento. As terapias de estilo de vida englobam as coisas que se fazem todos os dias. principalmente do Vata. As terapias ayurvédicas podem ser classificadas em dois ramos: terapias de fortalecimento e terapias de redução. Isso realiza-se de duas maneiras: o uso de óleos e a terapia de suor. No contexto dos hábitos quotidianos. Rua Alfredo Trindade. com o tempo.imt. quer para limpar e reduzir os excessos. os excessos dos humores têm de se acumular nos seus lugares próprios no tubo digestivo.I. para se trabalhar com a massagem ayurvédica.M. Com efeito. não a técnica da massagem. o importante é o óleo.T. É importante que. concebida para eliminar os excessos dos três humores. determinam a saúde. a massagem é usada para conter Vata. do ar ou do movimento.pt 6 . A aplicação de óleo no exterior do corpo prepara-o para receber as cinco terapias redutivas do Pancha Karma. As terapias de fortalecimento são relativamente simples e têm como objectivo aumentar a força do paciente. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA medicinais. que diferenciam a massagem ayurvédica dos outros métodos de trabalho corporal. ou seja. cinco terapias de redução na Ayurveda). o humor que controla o movimento e é a causa principal das doenças.

Rua Alfredo Trindade. Se se ingerir substâncias tóxicas ou se se alimentar pensamentos e emoções igualmente tóxicas.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Depois de qualquer terapia de redução.T. O Pancha Karma é um método excelente quando é feito correctamente e administrado no tempo correcto.M.pt 7 . A terapia de redução prepara o corpo para a assimilação de remédios que vêm sob a forma de alimentos.1600-407 Lisboa Telef. plantas medicinais ou hábitos de vida. como desempenha também na preparação para o Pancha Karma. a massagem desempenha um papel importante. elas penetrarão directamente nas camadas mais profundas do corpo – onde têm origem as doenças mais graves. 4-A .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Nessa estratégia. é preciso aplicar uma terapia de fortalecimento para recompor ou conservar a força do paciente.imt.

De acordo com a antiga escola Ayurvédica Charaka. Para que a mente actue de modo apropriado e ajude o corpo físico. Ayur é composto por quatro partes essenciais: é uma combinação da mente. dos sentidos e da alma.I. a circulação. Rua Alfredo Trindade. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA II – História da massagem ayurvédica Significado Ayurvédica ou Ayurveda é uma palavra sânscrita que traduzida literalmente significa: Veda = ―conhecimento ou saber‖ e Ayur = ―vida‖. Pode-se verificar que por baixo desta nossa estrutura física. no entanto existe muito mais para além daquilo que os nossos olhos vêem. se sobrecarregarmos as papilas gostativas de um determinado sabor. Pode-se comparar a mente a um computador e os sentidos a uma base de dados. O olfato e o paladar são dois sentidos importantes que ajudam no processo digestivo.imt. pois assim a pessoa mantém-se saudável e bem disposta.de modo a regular todo o sistema fisiológico. tem de usar as informações recolhidas pelos sentidos. De uma certa forma as pessoas têm tendência de se identificarem mais com o corpo físico.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Quando a mente regista que um determinado alimento está a entrar na região gastrointestinal.M.pt 8 . do corpo.T. está a mente que não só controla todos os pensamentos como todas as actividades constantes. dá o comando ao corpo para agir de acordo. a digestão e os processos de eliminação. Contudo. percebe-se que a sensibilidade da mente em identificar esse sabor foi prejudicada e que o corpo vai ter dificuldades nesse processo. tais como a respiração. Por isso é importante que se mantenham os sentidos a funcionar correctamente de modo a permitir que a mente e o corpo actuem adequadamente. lançando várias enzimas no processo digestivo. Para melhor compreender o vasto mundo da Ayurveda deve-se começar por entender a definição de Ayur.1600-407 Lisboa Telef. Assim. 4-A . Ayurvédica pode ser traduzida literalmente como ―conhecimento da vida humana‖ ou ―ciência da vida humana‖. por exemplo doce. indicando assim ―o corpo vivo ligado ao mundo através dos cinco sentidos ― mostrando a estrita união entre a vida fisiológica e a vida psíquica. A mente e o corpo actuam em conjunto.

que é a oração e louvor aos vários aspectos do Absoluto. o Rig Veda é a palavra. prevenção e longevidade e é tida como o sistema médico holístico mais antigo que se conhece. Sama Veda consiste na transformação de vários hinos do Rig Veda em cânticos. consiste em mais de 1000 hinos. e por esse meio. Esta região corresponde a Rua Alfredo Trindade. o livro mais antigo do mundo. contém feitiços mágicos utilizados pelos sacerdotes atharvânicos. os inimigos e a doença. A Índia da qual provém a Ayurvédica é. Atharva Veda. Yajur Veda. o Sama Veda é a dança.C. Rig Veda. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Pode-se então dizer que a Ayurvédica é uma ciência da vida.pt 9 . 4-A .imt. o azar. Origem A massagem Ayurvédica faz parte da milenar e tradicional medicina Ayurvédica. Muitos dos aspectos da ciência védica. Cada um dos quatro Vedas é dividido em duas partes distintas: o mantra. Diz-se que representam o êxtase e a bênção da auto-realização. os mantras e o Ayurveda. corporificada nos Vedas e possui várias ramificações dentro do vasto panorama das correntes espirituais da Índia. Enquanto o Rig Veda é o passo. Literalmemte. que contém directrizes pormenorizadas para as cerimónias nas quais os mantras são usados. Inversamente aos outros Vedas. os vedas são compostos por quatro textos: Rig Veda. a meditação. desconhecida. Yajur Veda tem a ver com diversos rituais e sacrifícios do ioga no sentido da purificação da mente e do acordar da consciência.I. o Sama Veda é a compreensão. Todos os outros Vedas baseiam-se nele. O objectivo destes rituais é estimular o universo no interior do indivíduo. como o ioga. e o brahmana.T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Sama Veda e Atharva Veda. o termo veda significa conhecimento ou sabedoria.M.1600-407 Lisboa Telef. mas é usado para designar o Livro do Conhecimento. em grande parte. este texto contém cânticos e encantamentos para apaziguar os deuses e mantras para afastar o mal. estão contidos no Rig Veda. sendo o mais antigo dos Vedas. considerado como o último e o mais recente dos quatro Vedas. O que se sabe é que o fértil vale do rio Indo fornecia a vida e o alimento a muitas cidades-estado que existiam entre 3500 e 1500 a. unir os dois..

na generalidade. o que se reflecte na grande ênfase dada à higiene patente na literatura ayurvédica. Sabe-se que as cidades-estado indianas de há 4000 anos eram sofisticadas e estáveis. tendo. Egipto. 4-A .1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. devido a uma série de invasões. promovendo um fluxo de energia vital a toda a comunidade. Tal como outras civilizações contemporâneas. Era uma cultura rica e orientada para a Natureza e que adorava a Mãe Deusa. Foram encontrados testemunhos de complexos brinquedos de argila. sistemas standarizados de pesos. o que levou ao desenvolvimento do comércio e. esta civilização começou a desmoronar-se no início de 1700 a.imt. com a formação das cidades. O conhecimento do Ayurveda teve a sua origem nesta civilização sofisticada e desenvolvida. trigo e outros cereais. Perú e o vale do Indo. A ciência tradicional do Ayurveda descreve a maneira como os Rishis. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA um dos hoje considerados cinco berços da civilização: China. reuniu-se no sopé dos Himalaias para falar sobre a doença e os seus efeitos na vida humana. ao início da urbanização.C.T. um padrão sanitário extraordinariamente alto. originários desta cultura. Faziam-se trocas comerciais com a Suméria através do Golfo Pérsico e do Mar da Arábia.M. alterações climatéricas e desvios no leito do rio Indo. Eram servidas por um avançado sistema de esgotos e drenagem. No entanto. Suméria. se aperceberam da necessidade de se isolarem da sua civilização para encontrarem a serenidade e clareza de espírito necessárias para receberem o conhecimento que procuravam um grande grupo de Rishis. cultivavam-se grandes áreas de terreno com algodão. O seu objectivo era erradicar as Rua Alfredo Trindade.pt 10 .I. compreendendo áreas entre 400 e os 500 000 quilómetros quadrados. As cidades eram bem organizadas e compartilhavam um complexo sistema de escrita pictográfica. os sábios da Índia. o que atesta ainda mais a prosperidade e o discernimento desta antiga cultura. Mohenjodaro e Harappa. O solo fértil do grande sistema de rios do Noroeste da Índia actual tornou possível a produção de um excedente alimentar. Duas grandes cidades. medidas e padrões de construção cuidadosamente pensados. As casas eram construídas em pedra e tijolo de maneira a unificar toda a cidade.. eram os centros desta grande civilização e o seu cuidadoso planeamento reflectia uma ordem política coerente e bem defenida.

Mais importante que a técnica é o praticante estar dentro do espírito da Ayurveda e saber aplicá-lo aos seus pacientes. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA doenças.1600-407 Lisboa Telef. gentil e suave. 4-A . As três espécies de toque dirigem-se. tem o seu fundamento na Abhianga que consiste na massagem terapêutica ou cotidiana.pt . Não se sabe ao certo a quantidade de variações que hoje em dia a massagem Ayurvédica comporta. Não obstante. não só da raça humana mas de todas as criaturas.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Toque Sátvico Sattva manifesta-se na harmonia e num estado de flexibilidade. pois o Snehana é. uma técnica de aplicação de óleo. A Ayurveda reconhece três espécies de toque. As três espécies de toque podem ser usadas tanto no Abhyanga quanto no Snehana (massagem com óleos). Dessa maneira. Dirigem-se também aos três tipos de desequilíbrio (vakruti). Foi destes períodos de meditação que surgiu todo o conhecimento e informação do Ayurveda. ao estado psicológico das pessoas (predominância dos gunas e prakruti mental). As múltiplas práticas – os três toques A prática da massagem Ayurvédica. Elas constituem estratégias terapêuticas que podem ser adequadas aos diversos indivíduos e às necessidades destes. Rajas e Tamas. é sensível e intuitivo.M. Entretanto.T.imt. a Ayurveda tem sempre um toque ou uma combinação de toques adequada a todas as pessoas e às suas necessidades terapêuticas. que vamos desenvoler e aplicar. Promove o aumento do 11 Rua Alfredo Trindade. é melhor defini-las como membros do Abhianga. O toque sátvico é um toque amoroso. ainda. e meditaram sobre isso. Umas com mais outras com menos fundamento é necessário que o terapeuta que a aplica seja o mais honesto possível e que cumpra todas as regras e princípios da Ayurveda. mesmo nesse caso.I. aos três tipos constitucionais (prakruti). São muitas e variadas. antes de tudo. correspondentes aos três gunas – Sattva. na qual o agente terapêutico é o óleo e não o toque por si só. Dizem respeito. Para isso há um longo trabalho a fazer muito além desta formação. antes de mais nada. o toque deve ser adequado à constituição e ao estado actual do paciente.

as emoções e os sentimentos. Com o seu efeito lubrificante facilita a acção suave de sattva. O óleo é um elemento importante do toque sátvico. por meio deles. pode ter uma qualidade altamente sátvica – é o caso dos óleos de Shatavari.M. nutre os nervos. o óleo é usado em quantidades generosas. É a melhor para acalmar os nadis (canais de prana nos meridianos) que terminam nos órgãos dos sentidos. ao menos de início. Kapha a vêr noutro capítulo). Ashwagandha e Brahmi. mas sim o seu corpo prânico. tem a função de abrir a pessoa ou criar condições para que ela se abra. mas não tem efeito estimulante nem purificante. O mais sátvico de todos os toques é aquele em que não se toca o corpo físico da pessoa. harmonizante. dependendo das ervas que lhe forem acrescentadas. De todas as espécies de toque. colaboram para esta espécie de toque. Pitta. natureza) mistas. constituição natal. O toque sátvico é bom para pessoas magras ou frágeis. Os óleos vegetais em geral são de qualidade sattva e. ou nos casos de distúrbios nervosos crónicos. qualquer que seja a prakruti do paciente. 4-A .pt 12 . As prakrutis (a energia dinâmica da consciência.T.1600-407 Lisboa Telef. como vata/pitta e vata/kapha. Esse tipo de toque é indicado para acalmar as pessoas rajásicas e torná-las receptivas a um trabalho mais profundo. O óleo funciona como um veículo físico de transmissão do prana do terapeuta para o paciente. Além disso. deve ser usado sempre que não se souber o que fazer. É muito eficaz para várias doenças e para pessoas sensíveis.imt. Rua Alfredo Trindade. No tratamento de pessoas vata. O toque sátvico é mais adequado para as pessoas de costituição Vata (os Tridosha – Vata. Também nesses casos. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA guna sattva na pessoa e tem efeito relaxante. também devem ser tratadas com um toque sátvico. muitas pessoas recomendam que todo o paciente deve ser tratado com um toque sátvico para começar. por meio dela. Aliás.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. É sinal de uma actitude e de uma técnica refinadas por parte do massagista. mas não é adequada para pessoas tamásicas ou rajásicas. equilibrante e rejuvenescente para as emoções. o corpo. Afecta a mente e. É bom para muitas coisas. os nadis e os pranas. o próprio óleo. O toque sátvico é apropriado para todas as perturbações mentais ou emocionais.I. é o que mais pacifica e harmoniza os cinco pranas e. por isso. Por isso.

1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. O toque rajásico é apropriado para o trabalho de massagem dos marmas (pontos sensíveis do corpo que estimulam o fluxo do prana – a ver noutro capítulo). que cria calor e mudança. é considerado adequado para pessoas do tipo constitucional pitta ou de estatura média.T. que é profundo. é forte. É forte. actividade e movimento. dores crónicas. No geral. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Toque Rajásico Rajas manifesta-se num estado de mudança. O toque tamásico é um toque que abre e liberta. que é leve. O toque rajásico é um toque intermediário entre o sátvico. e o tamásico. do sangue. pois as pessoas de tipo Pitta já são quentes. Deve-se tomar cuidado para não aquecer demais a pessoa com este toque. deve-se usar uma pequena quantidade de óleo.I. A dor não é uma decorrência inevitável do trabalho com os tecidos Rua Alfredo Trindade. problemas de circulação sanguínea e congestionamento do sistema linfático. É firme mas não dói. dos nervos e do prana.pt 13 . pessoas de prakruti Pitta. É o toque que mais estimula esses pontos. usa-se uma quantidade suficiente de óleo refrescante. sangue e músculos. que procura abrir e estimular. que colabora para a lubrificação geral da massagem e nutre a pele. Os marmas precisam ser descongestionados e estimulados para activar o Nadi ou os Nadis aos quais se relacionam. contenção ou estagnação – como o apego cego a uma determinada crença. com esse toque. No geral. mas não brusco. Quando malfeito. No toque rajásico. É um toque que procura o movimento. É o mais adequado para o uso em pessoas de saúde relativamente boa. o terapeuta vai sondando o corpo do paciente na procura de focos de congestão. pode ser doloroso e violento.imt.M. para as tensões musculares. O toque rajásico é aplicado com firmeza e com um ritmo constante. o toque sátvico é leve demais para os marmas. a menos que se saiba projectar grandes quantidades de prana directamente no ponto da massagem. 4-A . profundo e penetrante. pessoas com falta de vigor e que levam vida sedentária. da linfa. É moderado e cuidadoso. Por isso. É um toque que funciona pela estagnação e abre a circulação do plasma. É extremamente eficaz para os trabalhos feitos nos primeiros níveis de tecido (dhatus) – plasma. Toque Tamásico Tamas manifesta-se num estado de bloqueio.

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

profundos. Na Ayurveda, quando ela acontece, geralmente é sinal de que o
paciente não foi bem preparado para o trabalho que se ia fazer. O Ocidente está
cheio de terapeutas que sorriem de prazer quando ―desfazem os nós‖, quase
matando o paciente de tanta dor (o que é um reflexo da ignorância do terapeuta, e
não necessariamente do carácter inadequado do método).
O toque tamásico deve ser usado naqueles pontos ou regiões do corpo em que
o toque rajásico não teve eficácia. Muitas vezes é necessário para desbloquear
ou descongestionar uma massa de tensões do corpo. No nível dos tecidos
profundos, é ingenuidade pensar que os hábitos físicos do paciente ou as
situações exteriores em que ele vive são as únicas causas do problema. A
natureza de Tamas, e portanto dos níveis profundos com os quais se relaciona, é
a da contenção e da estagnação. Esses tipos de bloqueios relacionam-se
directamente com a mente e o corpo subtil – ou seja, com o funcionamento
mental, as emoções, os sentimentos e a actividade prânica. Quando o terapeuta
tenta trabalhar os tecidos profundos sem preparar o paciente e explicar-lhe o que
acontece, o trabalho tende a dar errado ou ser muito menos eficaz.
Tamas significa um limite ou uma barreira erigidos em algum lugar da mente ou
do corpo. A função do toque tamásico é a de quebrar essa barreira. Entretanto,
como Tamas é imóvel por natureza, o terapeuta, para ter êxito, deve transmitir
uma certa qualidade Rajas (um dos três gunas: acção, movimento, brilho, energia,
agressividade, irritação, conquista e emoções fortes) à mente e ao sistema
energético do paciente. No Yoga, rajas é sempre usado para modificar Tamas ou
pô-lo em movimento, aproximando-o de sattva. Na Ayurveda, o pricípio é o
mesmo. Daí a necessidade da preparação correcta para que o toque tamásico
seja realmente eficaz, e não simplesmente doloroso.
Este toque é feito sem óleo ou com pouquíssimo óleo; usa-se, em vez do óleo,
pós de ervas secas. A sua acção é aspera, estimulante e irritante. É adequado
para pessoas Kapha. É um toque bom para os programas de controle do peso,
especialmente quando é inserido dentro de um programa mais amplo. É
extremamente eficaz para estimular o metabolismo e acender os agnis dos
Dhatus (os fogos dos tecidos, ou funções metabólicas dos tecidos – ou seja, para
queimar gordura). É indicado para pessoas que têm o corpo grande e pele

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

14

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

grossa. Para aplicá-lo, o terapeuta deve usar de força e ter um objectivo claro em
mente. Quando é usado em excesso, pode criar bloqueios e uma forte resistência.
A melhor estratégia é a do equilíbrio. Deve-se escolher o toque adequado à
prakruti da pessoa e depois adequá-lo à vakruti (a constituição do momento,
aquela que recobre prakruti). O toque rajásico é necessário para abrir e estimular
o tecido muscular. Na maioria das vezes, o melhor é usar os toques tamásicos e
rajásicos juntos e usar o toque sátvico nas fases de preparação e finalização. O
toque tamásico nunca, ou quase nunca, é apropriado para pessoas Vata. Se
quiser perder um paciente Vata, basta fazer-lhe uma massagem tamásica logo na
primeira sessão.

A massagem Snehana é muito diferente da Abhyanga, na medida em que nela,
a técnica não tem muita importância. Os agentes terapêuticos usados são
principalmente os óleos e as plantas medicinais, aplicados com a massagem de
activação. A massagem Snehana é usado primordialmente no método de
tratamento Pancha Karma. A sua outra aplicação importante é na massagem do
tecido conjuntivo profundo, que exige que o paciente seja muito bem preparado.
Existem outros usos, mas eles têm funções exclusivamente medicinais e só
podem ser praticados por um bom médico ayurvédico.
Os preparativos para a Snehana são mais complicados, na medida em que é
necessário desenvolver um método para conter, e se possível reciclar, o óleo
utilizado. Tipicamente, usam-se de dois a quatro litros de óleos por sessão.
Geralmente o óleo é aplicado por uma pessoa enquanto dois outros massagistas,
um de cada lado do paciente, esfregam-no vigorosamente para fazer o óleo
penetrar na pele. Às vezes os massagistas são em número de quatro, dois para a
parte de cima do corpo e dois para as pernas. É assim que se faz em muitas
regiões da Índia.

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

15

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

III – Benefícios da massagem Ayurvédica
A massagem Ayurvédica consiste numa técnica de massagem profunda que
junta movimentos vigorosos em toda a massa muscular juntamente com
manobras de tracção e alongamentos, além da estimulação de pontos e órgãos
vitais visando o equilíbrio físico, mental e psíquico.
Benefícios físicos e energéticos
Sendo um sistema de terapia holística a massagem Ayurvédica, auxiliada por
óleos vegetais e essênciais, estimula os músculos e a circulação, libertando as
toxinas presas nos músculos e tecidos. Reestabelece o bom funcionamento dos
complexos capilar e linfático libertando-os dos venenos, ácidos e toxinas que se
alojam no corpo e que o estão a prejudicar, eliminando-os naturalmente do
organismo. Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a
massagem Ayurvédica propicia um realinhamento postural, alívio das tensões
(por vezes crónicas) no corpo físico e fortalece o sistema imunológico. A fadiga
muscular diminui ao mesmo tempo que recebe, com o seu benefício, a sua
revitalização. Proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas
articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital. Tem efeitos antistresse e anti-depressivos o que ajuda na agitação mental que a vida moderna
provoca.
Normalmente as pessoas que recebem sessões de massagem Ayurvédica,
experimentam uma grande sensação de bem-estar, relaxamento, tranquilidade,
sono profundo e um novo ânimo.
Uma boa massagem ajuda a:
Pele a ficar bonita e lustrosa;
Tonificar e relaxar os tecidos musculares subcutâneos, nutrindo assim a
pele e formando curvas harmónicas no corpo;
Aumentar a temperatura corporal, facilitanda a circulação;
Incrementar o fluxo de oxigénio e a eliminação de toxinas do corpo;
Incrementar a resistência corporal ao elevar o sistema imunológico;
Abrir os canais do corpo, possibilitando um fluxo sem obstáculos da
energia vital;
Dar ao corpo uma sensação de leveza, agilidade e energia;
Flexibilizar a coluna, melhorando a comunicação nervosa aos órgãos e
demais partes do corpo;
Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

16

Benefícios para quem recebe e para quem dá Como já vimos são muitos os benefícios da massagem Ayurvédica para quem a recebe regularmente. o terapeuta sentirá a gratificação de uma missão cumprida com profissionalismo o que vai contribuir para o seu bem-estar e a sua auto-estima. segurança e concentração. mas podemos transmitir a essência primordial. A compreensão da prakruti é o passo fundamental para o uso da massagem ayurvédica como terapia de cura. ou seja o terapeuta. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Aumentar o vigor e a vitalidade sexual. A assimilação e o uso dessa única informação bastará para mudar completamente a sua maneira de aplicar a massagem. Rejuvenescer e preservar as propriedades da juventude. Para isso é necessário.imt. os benefícios também são muitos e gratificantes. criar confiança. O objectivo da compreenção dos diversos tipos constitucionais na massagem é de primordial importância. abertura mental. causa uma postura mais positiva no seu dia-a-dia contribuindo para o seu bem-estar e o bem-estar de quem a rodeia. Produzir pensamentos positivos e a consciência de todo o corpo.1600-407 Lisboa Telef. Rua Alfredo Trindade. Activar a concentração e a vitalidade mental. A pessoa sente-se revigorizada e rejuvenescida o que provoca uma melhoria tanto física como mental. Compreender a prakruti do paciente é muito mais importante do que ser um especialista nas técnicas ayurvédicas.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. 4-A . Afirmar a auto-estima. Mas para quem a dá. Libertar emoções bloqueadas. Todos sabem que a massagem não se ensina em manuais. juntamente com a experiência que só a prática a dará.I.M. que o terapeuta ayurvédico.T. Produzir relaxamento.pt 17 . Tendo essa consciência. tenha consciência que cada indivíduo é um indivíduo.

Indicações No capítulo III ―benefícios da massagem Ayurvédica‖ enumerámos uma série de motivos pelos quais a massagem Ayurvédica deve ser feita os quais resumem. dançarinos.M. A pele e o cabelo ganham vitalidade. Liberta toxinas.. cifose. Correcção postural e realinhamento da coluna vertebral. escoliose. Aumento da circulação linfática e do fluxo sanguíneo sem esforço do coração.imt. Ajuda no relaxamento local e geral. Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef. 4-A .T. Problemas de stresse. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA IV – Indicações terapêuticas e contra-indicações A massagem Ayurvédica é recomendada como terapia complementar a outros tratamentos para manutansão da saúde e como terapia de relaxamento e bem estar físico. Problemas específicos da coluna.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. as suas indicações. Problemas respiratórios e hipoactividade circulatória do corpo. psíquico e espiritual. independente da idade. Auxilia no aproveitamento físico para desportistas. ex: lordose. Activa a assimilação de oxigénio e dos nutrientes que o corpo necessita. praticantes de yoga e todos aqueles que querem melhorar a sua forma física. etc.pt 18 . através de um trabalho específico de consciência corporal. Problemas articulares e rigidez dos ligamentos. Purifica os circuitos internos da energia. Resumindo: Dores musculares e tensões do corpo e da mente. de uma forma geral. tendo um descanço natural.I. O pulso baixa porque o coração passa a funcionar mais lentamente.

Com problemas de pele. Após uma refeição completa. As contra-indicações podem ser consideradas absolutas ou circunstanciais: Em caso algum deve massajar pessoas com cancro maligno. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Contra-indicações É muito importante que o terapeuta tenha consciência de quando não deve aplicar massagem a um paciente. seropositivos. Com problemas circulatórios graves. grávidas salvo indicação médica. Mais importante do que saber o que ―deve fazer‖ é saber o que ―não deve fazer‖. Rua Alfredo Trindade. Com febre.I.T. Com problema cardíacos graves. 4-A . Deve sempre ter em consideração que o acompanhamento médico é fundamental para a resolução de muitos problemas aos quais a massagem só por si não basta. Com osteoporose grave. Com infecções.pt 19 .1600-407 Lisboa Telef. Tem de apelar ao seu bom senso e quando tiver dúvidas ou não aplica ou executa apenas uma massagem simples para relaxamento.imt.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.M.

Ter particular cuidado com as mãos mantendo sempre as unhas curtas. Durante a execução da massagem o terapeuta deve entregar-se e concentrar-se no que está a fazer esquecendo-se de todos os problemas que possa estar a viver na altura. Realizar a massagem de forma rítmica. Aquecer as mãos antes de começar a massagem e manter sempre o contacto. Durante um tratamento e. Não usar anéis nem relógio durante a massagem. Deve ser criado um ambiente propício e uma pureza de energias que auxiliem o tratamento de forma a atrair boas vibrações. com movimentos suaves. ao longo da massagem.imt. Lavar sempre as mãos antes e depois de cada tratamento. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA V – Indicações gerais para a prática da massagem Ayurvédica Postura do terapeuta e do paciente A massagem Ayrvédica deve ser aplicada no chão com o paciente deitado num colchão coberto com um lençol. Rua Alfredo Trindade.I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Não ter luzes intensas. O terapeuta deve ter o cuidado de. uniformes e vigorosos de forma a evitar transições bruscas.T. Se o não conseguir é preferível desmarcar a terapia porque o paciente ficará sobrecarregado das energias negativas que o próprio terapeuta lhe possa transmitir. É fundamental que o paciente esteja confortável e descontraído para poder receber uma massagem plena. manter uma postura física o mais correcta possível para preservar a sua saúde. as energias integram-se o que faz com que o terapeuta teva ter consciência da necessidade de limpar o seu campo energético e até o espaço onde está a trabalhar.1600-407 Lisboa Telef. e entre tratamentos.M. Princípios a ter atenção: Vestir roupa confortável. o terapeuta deve ter uns minutos de descanço e de introspecção. constante. A roupa deve ser folgada e confortável para que todos os gestos sejam executados com precisão. Cuidar da sua higiene pessoal. Antes do tratamento. Verificar se a temperatura ambiente é agradável. Desligar telefone e telemóvel.pt 20 . 4-A . ao tocarmos num paciente.

Óleos vegetais.imt. Lamparina para poder aquecer o óleo se for o caso. Lençóis ou toalhas.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Não provocar dores nem desconforto ao paciente. Não alimentar conversa poque o silêncio faz parte da terapia. Um tratamento deve ter pelo menos de 8 a 10 sessões para resultar convenientemente. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Colocar perto de si todos os produtos a utilizar. Óleos essenciais. Velas e incensos (facultativo).T. Sessões De forma geral a massagem deve ter a duração de 60 minutos tendo em atenção que o paciente (e o terapeuta) deve permanecer 10 a 15 minutos em repouso após o tratamento. 4-A .1600-407 Lisboa Telef. Materiais Colchão.M. Portanto: Se a pessoa estiver de boa saúde e possuir uma idade igual ou inferior a 40 anos.pt 21 . Não deve esquecer que a manutenção é necessária.I. Ter o cuidado de colocar uma música suave e nunca com um som demasiado alto. Mudar os lençóis ou toalhas entre cada paciente. Rua Alfredo Trindade. Música ambiente. A massagem geral deve ser distribuida por igual mas deve-se dar mais importância à parte ou partes de maior tensão. a massagem pode ir de 30 a 45 minutos se fôr só de relaxamento. Não comentar sobre as tenções do paciente.

Todos os materiais necessários devem estar ao alcance do terapeuta. Não deve haver correntes de ar e a temperatura deve ser amena e adequada à estação do ano. Deve saber receber mas manter sempre a postura de terapeuta-paciente. A luz não deve ser directa nem muito intensa.imt. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Se o paciente tiver tensões.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Para adultos com idade superior a 40 anos a duração deve ser determinada de acordo com o estado de saúde do mesmo. Gabinete O terapeuta deve ter o máximo de cuidado com o sítio onde aplica as suas massagens. As pessoas que tiverem uma saúde frágil não devem receber uma massagem que dure mais do que 30 a 45 minutos. neste caso a massagem deve durar entre 45 a 60 minutos.T. Não esquecer que os aromas permanecem no ar durante muito tempo e que não são bem tolerados por todas as pessoas. O local de trabalho deve encontrar-se no mais rigoroso asseio.pt 22 . As cores devem ser claras. Profissionalismo O terapeuta deve.M. Rua Alfredo Trindade. deve-se dar especial atenção às zonas afectadas. Deve ter uma música ambiente e apropriada e o som não deve estar demasiado alto. em todas as suas actitudes. O uso de velas e incenssos devem ser deixados à consideração do terapeuta. obstruções energéticas ou má circulação. O local deve estar limpo e arrumado não necessitando de grandes decorações. Lenta e gradualmente a massagem pode ser aumentada de 45 para 60 minutos.1600-407 Lisboa Telef. Para quem recebe uma massagem diariamente são suficientes 40 minutos. As crianças até 1 ano de idade ou recém nascidas podem receber uma massagem que dure 15 a 20 minutos. As crianças até 3 anos podem ser massajadas de 20 a 25 minutos.I. ser um profissional. Pessoas inválidas devem ser massajadas de 30 a 45 minutos. Nos jovéns até aos 17 anos a massagem deve durar 30 a 45 minutos. dores. É necessário que se mantenha actualizado e esteja constantemente a melhorar a sua técnica e os seus conhecimentos. 4-A . Deve saber partilhar com colegas os seus conhecimentos e experiências para com isso enriquecer o seu trabalho.

Não deve prescrever qualquer tipo de medicamento se para isso não estiver habilitado.I. o terapeuta deve ter uma actitude pessoal e profissional o mais correcta possível.pt 23 . 4-A .M.T. Nunca comentar casos de outros pacientes.1600-407 Lisboa Telef. Deve ter sempre em atenção que como terapeuta o sigilo é fundamental. Rua Alfredo Trindade.imt. Em resumo.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Não deve de forma alguma intrometer-se na vida pessoal e íntima do seu paciente.

pelo enfraquecimento do sistema imunológico que se tem vindo a transformar em epidemia no mundo ocidental. dependendo da substância e da sua frequência de aplicação. ama é geralmente definido como os alimentos que não foram digeridos. 4-A . até mesmo na terapia da massagem. formam-se no corpo matérias tóxicas. Talvez isso não seja evidente de imediato. loções e óleos refinados não só é prejudicial como suprime a função metabólica e faz aumentar a quantidade de toxinas no corpo. do plasma.imt. o principal factor de combate é agni. sejam orgânicos ou inorgânicos. Na Ayurveda. provoca a nutrição dos tecidos e a eliminação de toxinas. As coisas que se aplicam sobre ela podem nutrir ou prejudicar a função metabólica do corpo. Qualquer substância colocada sobre a pele é imediatamente absorvida pelo plasma e. chamados Rosa Dhatu. Porém. a consequência do uso de substâncias inorgânicas sobre a pele é a diminuição ou mesmo a cessação dos processos metabólicos. entre outras coisas. Segundo a Ayurveda. pelo sangue e pelos músculos. No que diz respeito ao ama em todas as suas formas. o segundo e o terceiro níveis de tecidos. mas também mental. o metabolismo perturba-se em maior ou menor grau. Quando porém é de natureza inorgânica. As substâncias nutritivas deixam a pele saudável e fornecem os nutrientes correctos ao plasma.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. mas não há dúvida de que as substâncias que as pessoas pôem sobre a pele hoje em dia são indirectamente responsáveis. Existe um agni (fogo) para cada nível do corpo. A actividade imunológica é enfraquecida por ama e fortalecida pelo uso de óleos nutritivos que expelem ama do corpo. a sua natureza não é somente física. Como o plasma é o principal componente do corpo e o sistema linfático é o responsável pela filtragem desse componente.T. que entope os canais subtis da pele. ao sangue e aos músculos (o primeiro. Através da massagem. depois dele. não ficam somente na pele.M. Em geral traduz-se agni como o puro e simples fogo da digestão dos alimentos. Outras espécias físicas de ama (toxinas) são criadas pelas substâncias absorvidas pela pele. chamadas ama. é razoável pensar que o agni – a actividade do metabolismo celular – desse nível de tecido é extremamente importante para a nossa saúde a longo prazo. Quando a substância é orgânica. que corresponde ao plasma e ao sistema linfático. podemos intensificar o agni do rasa dhatu. acaba por se transformar em ama. do sangue e dos músculos. as substâncias inorgânicas aplicadas sobre a pele são distribuídas pelo corpo inteiro. A longo prazo.1600-407 Lisboa Telef. Agni é um factor importantíssimo do sistema ayurvédico. O uso do óleo é importantíssimo para a prevenção e a eliminação de ama nas camadas exteriores do corpo. A diminuição da actividade metabólica acontece quando uma substância inadequada é posta sobre a pele. Assim. Já o uso de cremes. piorando a sua saúde a longo prazo.pt 24 . Isso significa que cada um dos sete tecidos tem um princípio de digestão que processa todas as substâncias que chegam aos tecidos. Rakta Dhatu e Mansa Dhatu). só se deveria pôr sobre a pele as coisas que se Rua Alfredo Trindade. Com isso. Quando essas substâncias entram no corpo. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA VI – Os óleos na massagem Ayurvédica Tipos de óleos a utilizar A pele é um órgão de assimilação.I.

cálamo. leve. Por isso. seco. 25 Rua Alfredo Trindade. que auxilia todas as actividades mentais e nervosas. jatamansi. 4-A . qualquer que seja a constituição da pessoa. rápido.1600-407 Lisboa Telef. As melhores plantas medicinais para usar em vata são: gengibre. depois de absorvidos pelo corpo. móvel. Os melhores óleos essênciais são: sândalo. o óleo tem de ser extraído a frio. alcaçuz.T. não há nenhum outro óleo que seja tão nutritivo quanto o de sésamo. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA poriam na boca. almíscar. O óleo de sésamo tem uma quantidade extraordinária de vitaminas e minerais. Existem na Ayurveda fórmulas clássicas para cada uma das prakrutis e para cada doenças e mal-estares específicos.I.imt. Na Ayurvédica. É de reparar que os óleos. dashamula (dez raízes) e valeriana. alimentos. é indicado para a nutrição do corpo inteiro e também da mente. as sementes de sésamo possuem uma enzima especial que é muito benéfica para o cérebro. No entanto o óleo de sésamo é vulgarmente prescrito para a massagem da cabeça e dos pés independentemente da constituição natal (desde que não haja um desequilíbrio muito forte. Prakruti: Vata O vata dosha é frio. o uso de óleos é um dos principais métodos de tratamento para a harmonização dos distúrbios de vata que decorrem inevitavelmente da vida moderna. Cada óleo tem um aspecto terapêutico específico. Uma vez que a massagem com óleo pode ser classificada como uma terapia de fortalecimento.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. para apresentar essas qualidades. ervas medicinais e óleos essenciais mais apropriados para vata têm. no corpo. Isso significa que não se pode usar calor ou substâncias químicas para extrair o óleo das sementes. Cada tipo constitucional deve usar o óleo mais adequado à sua constituição. ou seja lá do que for. porém. que são os lugares do corpo onde mais se acumula o humor vata. Vata é frio. ou seja. A todos os óleos vegetais se podem juntar plantas medicinais ou óleos essenciais para potencializar a sua acção. mirra e gualtéria. ashwagandha. enzimas e prana que fortalecem e nutrem o corpo. Os óleos são muito úteis na massagem porque nutrem e suavizam a pele e os músculos. Além disso. Os óleos são necessários. No geral. Também são eles que lubrificam os canais por onde passam as diversas secreções e excreções. os óleos que aquecem têm mais o efeito de pacificar vata do que os óleos mais frios.pt . o tecido nervoso e os fluidos reprodutivos. a medula óssea. O óleo não deve chegar ao ponto de fervura no processo de extracção. Os óleos vegetais contêm muitas vitaminas. caso em que a vakruti teria de ser tratada primeiro). Porque é que os óleos são tão bons para o corpo? Porque são alimento. É dotado de forte qualidade sátvica. o de sésamo. Além disso. colaboram para a lubrificação dos pulmões e do intestino grosso. para lubrificar o tecido conjuntivo e colaborar para a conservação do tecido adiposo. por isso. rícino e mostarda. amêndoa. Alguns óleos também nutrem os tecidos mais profundos – os ossos. é muito útil para revigorar as pessoas doentes e convalescentes. canela. Se isso acontecer as suas propriedades medicinais serão extremamente diminuídas ou mesmo eliminadas. Os melhores óleos para vata são: sésamo. a qualidade oposta à desse dosha. em geral. os óleos têm qualidades opostas a vata. minerais.M. Porém. irregular. áspera e tem o efeito de dispersar.

4-A . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA O óleo de amêndoas doces tem propriedades antioxidantes e é facilmente absorvida pela pele.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. É importante acrescentá-los aos óleos de massagem devido ao seu forte aroma e também às suas propriedades terapêuticas. A aplicação externa. Os melhores óleos para pitta são: oliva. penetrante e leve. A fórmula e a confecção de óleos para o trabalho terapêutico é uma arte e obriga a um conhecimento profundo da fitoterapia.pt . Tanto o óleo de sésamo quanto o de amêndoa são usados nas terapias de rejuvenescimento e fortalecimento. No Ocidente. agudo. por isso. Um vata enfraquecido é praticamente igual a um excesso de kapha. Trata-se de um óleo bom para as pessoas que não estão habituadas a receber massagem com óleo. húmido. É o óleo específico para o uso em tipos kapha. Devem ser usados com respeito e cuidado especialmente os mais fortes. Assim. na medida em que nutrem o sentido do olfato e dão prazer a todos os órgãos dos sentidos. girassol e ghee.T. Os melhores óleos essenciais para pitta são: sândalo. A massagem vigorosa com óleo de mostarda é muito eficaz para estimular vata e limpar os nadis e sistemas de circulação. O óleo de rícino é famoso pelos seus muitos usos. rosas. Se o óleo de sésamo fôr muito pesado.I. várias vezes por dia. obtém-se um princípio activo terapêutico mais abrangente do que caso se usasse o óleo ou a planta isoladamente. alcaçuz. São poderosos e agem fortemente sobre os nadis para estimular os pranas. nardo indiano e shatavari (aspargo). O óleo de rícino é bastante eficaz para eliminar o ama dos tecidos mais superficiais. açafrão-daíndia. é geralmente ingerido para auxiliar na eliminação. As melhores plantas medicinais para pitta são: coentro. 26 Rua Alfredo Trindade. São contra-indicados para intoxicações ou pessoas que sofrem de uma excessiva congestão da energia. No geral. use óleo de amêndoa. as pessoas do tipo vata devem ser massajadas com óleos aquecidos. a sua quantidade de nutrientes também é bastante alta. Quem o quiser fazer tem de estudar e compreender bem os pricípios da Ayurveda. Tem uma afinidade especial com o sistema reprodutor das mulheres. pode ser muito útil para a aplicação em tipos vata mais pesados ou em constituições mistas nas quais vata está em evidência. alfazema e jasmim. O óleo de mostarda é leve e quente e. Prakruti: Pitta O pitta dosha é quente. mas combate a letargia decorrente dos obstáculos à acção de vata no corpo. Os óleos essenciais desempenham um importante papel na massagem. cola de gotu. oleoso. Quando se mistura uma erva ou outra planta ao óleo. móvel.M.imt. coco. malcheiroso. as propriedades naturais da planta acrescentam-se às do óleo. São óleos muito concentrados por isso devem ser usados em pequenas quantidades – 20 gotas para 100 ml de óleo.1600-407 Lisboa Telef. Tem uma grande quantidade de certos minerais que nutrem os tecidos e fortalecem o corpo. pode ajudar a aliviar as cólicas pré-menstruais e menstruais.

as ervas medicinais e os óleos essenciais prescritos para pitta são frios. à vakruti do paciente antes de aplicar óleos frios.I. Como? Examine a língua dele para ver se está recoberta de ama ou se está saudável e avermelhada (sinal do bom estado de agni). Existe um ojas secundário que é o resultado dos elementos de todos os tecidos. pois tem menos efeito sedativo do que os óleos mais pesados e nutritivos. É extremamente sátvica e não só acalma pitta como também nutre o cérebro e os nervos. pode ser pesada demais para os tipos kapha e para os que estão a sofrer de forte intoxicação. O óleo de oliva também é melhor para usar durante o dia. É nutritivo. Rua Alfredo Trindade.M. ficamos doentes). Pode não ser adequada para alguns dos pacientes pitta. A cola de gotu (Brahmi) é uma planta extraordinária para o controle de pitta. pois a primeira provavelmente terá sido adulterada. Todos os óleos essenciais para pitta são frios e devem ser acrescentados ao óleo que se vai usar para a massagem. Nutre a pele e o sistema linfático. Se não for bem absorvida pelo corpo. Tem muito colesterol e. se essa quantidade diminuir. É o mais equilibrado de todos os óleos no que diz respeito aos seus efeitos sobre os três humores. usa-se menos óleo externamente do que no caso da prakruti vata. o melhor óleo a ser usado pelos ocidentais é o de oliva. o melhor óleo para o tipo pitta é o de coco. Porém. como veículo para a aplicação de ervas medicinais em pomada. pois tem um cheiro forte e permanece na pele por algum tempo. por isso. Atenção. pode variar em quantidade. pode não ser adequado a um bom número de pacientes. Certifique-se de que o paciente é capaz de digerir o óleo frio antes de cobrir-lhe o corpo com ele.imt.T. Os próprios óleos são mais leves do que os usados para vata. que é o mais acessível em marcas de alta qualidade. Nutre os sete dhatus e faz aumentar a quantidade de ojas ( a essência do alimento. é oleoso por natureza. 4-A . Pode-se aplicar algum tipo de pó sobre a pele para remover o excesso. O humor pitta.pt 27 . Esse óleo é dotado de excelentes propriedades e é muito bom para a pele. experimente outra marca. Tem a propriedade de intensificar o agni (fogo metabólico) de todos os níveis de tecido sem perturbar pitta. por isso.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Em caso de intoxicação. Segundo os textos clássicos. a base do sistema imunológico. Os sólidos são removidos e o líquido amarelo-dourado endurece até virar uma espécie de pasta. mas não muito pesado. Na Ayurveda. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Os óleos. mas sim uma manteiga cozida até provocar a separação entre a sua parte sólida e a sua parte líquida. os óleos devem ser aplicados mornos no inverno e frios no verão. e também na massagem de pessoas do tipo pitta.1600-407 Lisboa Telef. que têm a propriedade de aumentar rapidamente a quantidade de ama. O aroma é importantíssimo (especialmente para as mentes críticas do tipo pitta!). O óleo de girassol é muito bom para o uso geral. É a favorita para os óleos que são aplicados em pessoas do tipo pitta. Para os tipos pitta. Eles aumentam o efeito terapêutico do óleo e o prazer que o paciente sente ao ter o óleo no corpo. a ghee é um dos principais remédios de rejuvenescimento. deve ser combinada a gengibre. morreremos. mas. a uva-espim (berberis vulgaris) e o açafrão-da-índia para ajudar a queimar as toxinas. além disso. Ghee não é um óleo. Essa pasta pode ser usada na cozinha. Provavelmente. quando é pouco. Ninguém gosta de uma substância adequada do ponto de vista terapêutico mas que cheira mal. Nós nascemos com oito gotas de ojas no chakra do coração. porém.

imt. pois é leve e aquece. Geralmente são aplicadas em forma de pós sobre as pessoas de constituição kapha.pt 28 . girassol. húmido. O óleo de milho é bastante útil para kapha. plantas medicinais e óleos essenciais que damos acima têm a qualidade oposta. dashamula e malva-do-campo. aumenta pitta e kapha Rua Alfredo Trindade. O óleo de mostarda é o melhor para kapha. pois tem pouco colesterol e pode ser usado em situações em que o uso dos outros óleos não é indicado. O óleo mesmo deve ser aplicado quente no inverno e morno no verão. sem perder a qualidade sátvica. expectorante. cuidado! – é a baixa actividade metabólica. pois são extremamente concentrados. As plantas medicinais que aquecem e estimulam são boas para kapha. gengibre. Como kapha é oleoso por natureza. O melhor é aplicá-los com movimentos vigorosos das mãos. cedro. O óleo de cálamo é especialmente estimulante e nutritivo para os tipos kapha. obtuso. por isso. milho e sésamo. embora os óleos com ervas sejam também melhores que os óleos simples para esse tipo. As energias dos óleos ayurvédicos Óleo de Amêndoas doces (prunus amygdalus): Gosto: doce. denso.I. porém nem sempre.T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Prakruti: Kapha O kapha dosha é frio. O óleo de girassol é um óleo muito bom para o uso geral. mirra e eucalipto. O óleo de gergelim é útil quando não há intoxicação. O principal problema dos tipos kapha – em geral. os óleos. É preciso usar óleos e ervas quentes e estimulantes para fazer o metabolismo das pessoas kapha voltar a funcionar. deve-se usar pouquíssimo óleo na aplicação dos métodos de Abhyanga. Os óleos essenciais desempenham um papel mais significativo nas massagens feitas nesse tipo de pessoa. 4-A . pesado. O óleo frio nunca é adequado para os tipos kapha. tónico Acção terapêutica: diminui vata. Os melhores óleos para kapha são: mostarda.1600-407 Lisboa Telef. Os óleos que geram calor e os pós abrasivos são utilíssimos para corrigir essa tendência. levemente amargo Atributo: pesado Potência: aquece A longo prazo: doce Acção geral: bom para os rins e os pulmões. escorregadio. estável.M. Os melhores óleos essenciais para kapha são: almíscar. zimbro. As melhores plantas medicinais para kapha são: canela. Kapha geralmente é frio e congestionado em alguma medida. alivia as dores e tensões musculares Acção específica: emoliente. lento. oleoso e mole. nutre a pele e os músculos.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. têm forte efeito estimulante sobre a circulação e o sistema linfático. cálamo.

antiespasmódico. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Óleo de Rícino (ricinus communis): Gosto: acre. melhora a compleição e a pele. afrodisíaco. os rins e o cérebro Acção específica: tónica. emoliente. tónico. reduz as inflamações. aumenta pitta Óleo de Côco (cocus nucifera): Gosto: doce Atributo: pesado Potência: arrefece A longo prazo: doce Acção geral: nutre os pulmões e a pele Acção específica: refrigerante. reduz a quantidade de ama e promove a cicatrização de feridas. digestivo. reduz a rigidez muscular. alivia a artrite. fortalece o fígado. 4-A . analgésico. aumenta kapha e o colesterol Óleo de Milho (zen mays) Gosto: doce Atributo: pesado. estimulante. tem pouquíssimo colesterol Acção terapêutica: diminui pitta.1600-407 Lisboa Telef.imt. aumenta a quantidade de ojas.T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. em compressas quentes ou frias. faz bem à voz e à vista. secante Potência: arrefece A longo prazo: acre Acção geral: sistema urinário. rejuvenescedor.eczema e queimaduras. actua sobre os nervos. rejuvenescedor. nutre os sete dhatus. emoliente. é afrodisíaco Acção terapêutica: diminui pitta e vata. diminui as inflamações. pele Acção específica: diurético.M. bom para psoríase.pt . bom para programas de convalescência. afrodisíaco. nutre a pele. doce. as cólicas e as dores Acção terapêutica: diminui vata.I. aumenta agni em 29 Rua Alfredo Trindade. é neutro para kapha e aumenta vata Ghee ou ghrta ( manteiga líquida) Gosto: doce Atributo: pesado Potência: arrefece A longo prazo: doce Acção geral: tónico. reduz a quantidade de ama Acção específica: emoliante. adstringente Atributo: pesado Potência: aquece A longo prazo: acre Acção geral: estimula a digestão.

os ossos e o sistema reprodutor da mulher.imt. os olhos.T. os cabelos. alivia a congestão e a lentidão corporal Acção específica: estimulante. 4-A . rejuvenescedor. os dentes. é laxante e nutre a pele Acção terapêutica: diminui vata e pitta. é digestivo e tónico Acção específica: tónico.pt 30 . promove o crescimento dos cabelos e dos ossos Acção terapêutica: diminui vata. aumenta pitta e as condições tóxicas do Sangue Óleo de Oliva ( olea europaea) Gosto: doce Atributo: leve Potência: neutro A longo prazo: doce Acção geral: nutre a pele e os cabelos Acção específica: limpa e fortalece o fígado e a vesícula biliar.I. aumenta kapha Óleo de Sésamo (sesamum indicum) Gosto: doce Atributo: pesado Potência: aquece A longo prazo: doce Acção geral: nutre os ouvidos. aumenta ligeiramente kapha Óleo de Mostarda (brassica alba) Gosto: acre Atributo: leve Potência: aquece A longo prazo: acre Acção geral: estimulante. emoliente. emoliente. antifúngico e antiparasítico Acção terapêutica: diminui kapha e vata. expectorante.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. a cabeça. pode aumentar pitta no verão ou quando já há pitta em excesso. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA todas as suas formas Acção terapêutica: diminui vata e pitta.1600-407 Lisboa Telef.M. antiflatulento. nutritivo. não deve ser usado quando há excesso de ama no organismo Óleo de Girassol (helianthus annuus) Gosto: doce Atributo: pesado Potência: arrefece A longo prazo: doce Rua Alfredo Trindade.

Como as ervas são todas leves. alcaçuz e dashamula para nutrir o corpo. é isso mesmo que se quer dizer: um pó dotado de qualidade medicinal. depois para pitta. para vata. Para os tipos vata.Leve Lento (ou Obtuso) --------------------.Nítido O oposto de escorregadio é o áspero. jatamansi ou valeriana.Líquido Mole ---------------------. Quando há muito nervosismo e agitação.Duro Estáctico ---------------------. quando se fala de pó. É preciso compreemdê-lo para perceber o uso de pós. o uso de pós é indicado. como a letargia mental e física que decorre da vida sedentária.I. Além disso. os três gunas – sattva.1600-407 Lisboa Telef. pode-se usar pó de cálamo.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. rajas e tamas). As ervas são usadas sob a forma de pó para dar uma qualidade áspera e abrasiva à massagem. 4-A . Trata-se de um sistema que engloba dez pares de opostos. e podem ser usadas para combater certas manifestações grosseiras do corpo e da mente. bom para os pulmões. Os tipos pitta devem receber aplicações de pó junto com as de óleo. feridas e erupções na pele Acção terapêutica: é equilibrado.M. Existe todo um sistema de qualidades ou gunas (que não são.Quente Oleoso ---------------------. mas peneirado de modo a ficar perfeitamente uniforme. neste caso. Quando a qualidade escorregadia é predominante no corpo. Kapha e Pitta.Grosseiro Enevoado --------------------. são oleosos e às vezes escorregadios. os pós podem ser usados para eliminar o excesso de óleo que fica depois da massagem. os pós também são indicados para aqueles casos em que o corpo é dominado por uma sensação de peso.Móvel Subtil --------------------.Rápido (ou Agudo) Frio ---------------------. Gengibre e canela podem ser usados para estimular e ashwaganda. Eles costumam sofrer de inflamações e erupções da pele. Quando a pele é muito oleosa. por conterem ambos o elemento água. quase nunca. e por último. Os pós são usados principalmente para kapha. é melhor para pitta e para o tratamento de Inflamações A raiz Vacandi – o uso de pós de ervas na massagem Na Ayurveda. deve-se levar esse facto em 31 Rua Alfredo Trindade. As ervas.pt . são sbtis quanto à energia.Seco Escorregadio ---------------------.T.imt. Os vinte gunas são os seguintes: Pesado --------------------. o uso de pós é igualmente recomendado. trata queimaduras. por fim. o oposto do oleoso é o seco. finíssimo.Áspero Denso ---------------------. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Acção geral: fortalece os pulmões e o sistema linfático Acção específica: emoliente. sem bolotas e grãozinhos maiores.

4-A . Quando existe de facto um problema de pele. antes de se submeter a qualquer trabalho de massagem externa. O importante neste caso é procurar fazer o óleo e o pó penetrarem nos poros da pele com movimentos profundos.I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. em deslizamentos e fricções activando a circulação. Todos os pós de ervas recomendados para kapha são quentes e estimulantes. o melhor é tratá-lo primeiro internamente. o que é perfeitamente normal para os tipos kapha e para uma cultura kapha. independentemente da constituição natal. A confusão acontece porque a maioria dos indianos. dura.pt 32 . e devem ser associados aos pós de coentros e/ou açafrão-da-índia. Por isso. Quando procuramos pós que tenham essas qualidades e aplicamo-los de maneira profunda e vigorosa. Na Índia utiliza-se muito na massagem o pó de uma raiz chamada Vacandi. vigorosa e penetrante – o que não é verdade. deve procurar um especialista ayurvédico para obter um tratamento de dieta e de ervas medicinais.M. o fígado e o baço. Os pós desempenham um papel de destaque nos métodos de Abhyanga e um papel secundário nos de Snehana. Os tipos kapha precisam de uma massagem estimulante e de uma pressão mais profunda para ter o seu metabolismo estimulado. Devem ser aplicados em quantidades generosas depois de uma leve aplicação de um óleo apropriado. muita gente pensa que a massagem ayurvédica é exclusivamente profunda. com ervas frias e amargas que limpam o sangue. seca e leve são opostas às de kapha.T. O açafrão é uma erva excepcionalmente boa para curar todos os problemas de pele e é boa para aplicar a todos os humores. Rua Alfredo Trindade. a causa está nesses órgãos e no sub-humor brajaka pitta. firmes e vigorosos das mãos. após ser aquecido com a massagem.imt. Os tipos kapha são os que mais se beneficiam do uso dos pós na terapia de massagem. Sempre que a pele se encontre fortemente irritada. Os óleos de côco e girassol são os melhores para as inflamações da pele. excepto na cabeça e rosto. conseguimos enviar kapha de volta ao seu lugar de origem ou pacificar esse humor.1600-407 Lisboa Telef. É aplicado por todo o corpo. gostam desse tipo de massagem. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA conta ao escolher os óleos e pós que se vão usar. A pessoa. A cultura indiana é predominantemente kapha. As qualidades áspera. que são os responsáveis pelo estado da pele.

T.imt. portanto caudal-cefálico na direcção do coração. Consoante essa necessidade poderá ser centrípeta ou centrífuga. dos pés e pernas em direcção ao sétimo chakra e na direcção das palmas das mãos. tenha em atenção o circuito da massagem a aplicar para dinamizar a energia nos canais internos do paciente.M. além de outros cuidados já mensionados.I. Rua Alfredo Trindade. Nos membros superiores a direcção será centrífuga. no sentido da circulação.pt 33 . A circulação eleva-se da terra. 4-A . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA VII – Os circuitos de energia na m. na direcção das palmas das mãos. Antes de se iniciar uma massagem é necessário que o terapeuta. Neste caso as energias são canalizadas na totalidade no sentido ascendente na direcção do sétimo chakra.1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.a. Circuito 2: Aqui a massagem é direccionada na totalidade no sentido centrípeto. Podem-se estipular dois circuitos: Circuito 1: Aqui a massagem direcciona-se no sentido centrípeto.

disco.pt 34 .T. Nesta forma eles são percebidos por vórtices (redemoinhos) de energia vital. centro. 4-A .imt.M. Os chakras são pontos de intersecção entre vários planos e através deles o nosso corpo etérico manifesta-se mais intensamente no corpo físico.I. vibrando em pontos vitais do nosso corpo.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. espirais girando em alta velocidade. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA VIII – Os Chakras e os sete corpos subtis Os sete chakras principais e as suas funções Vórtices de energia A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda. vistos de frente e de costas Rua Alfredo Trindade. plexo. Os Sete Chakras maiores.1600-407 Lisboa Telef.

Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação. Daí. permitindo que a "prana". Num corpo saudável.39 mm) do corpo. solidão. Os nadis conduzem e regulam a "prana" (energias Yin e Yang) em espirais concêntricas. conforme veremos a seguir: Rua Alfredo Trindade.M.imt. entre milhares. linhas meridianos e pontos. trazendo-nos alegria e. como tumores e outras mais graves. Cada vórtice rodopiante de energia parece sugar ou levar consigo a energia do Céu. em pontos que concentram vibrações mais específicas. dispostos desde a base da coluna vertebral até ao alto da cabeça e cada um corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Vê-se a energia fluir para todos os chakras. ciclones. principalmente. mentais. Os chakras dão a impressão de funcionar como os vórtices fluidos com os quais estamos familiarizados na água ou no ar. todos esses vórtices giram a uma grande velocidade. que quando activados. É através dos nadis (meridianos) . O nosso corpo físico tem uma ligação subtil com o mundo astral. que percorrem todo o corpo em todas as direções. ao longo do eixo central do corpo humano. entra em contacto com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória das suas experiências. depressão. Estes nadis são os principais.T. São sete os principais chakras. a relação entre as doenças e as crises emocionais. como remoinhos. A extremidade aberta de um chakra normal na primeira camada da aura tem cerca de seis polegadas (152.1600-407 Lisboa Telef.que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras. trombas d’água e furacões. vitais ou espirituais.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de sushumna e "pingala" à direita ( na mulher estão invertidas estas posições ). É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam por obstruir esta ligação com o Divino.34 mm) de diâmetro a uma distância de uma polegada (25. proveniente do Campo da Energia Universal. É muito comum ver pessoas que acabam a somatizar e a transformar as energias negativas. Para os hindus os nadis são sagrados. 4-A . o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado e disso resulta o envelhecimento ou a doença. raiva.caminhos invisíveis dentro do nosso organismo . saúde. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas. Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico ( Nadi ) principal chamado "sushumna". em doenças físicas. fazem fluir a energia vital. é por meio da "Sushumna" que o iogue deixa o seu corpo físico. flua para cima por intermédio do sistema endócrino.I. O nosso corpo físico tem pontos.pt 35 .

Está associado com a cor vermelha e regula as glândulas supra-renais.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. situado na base da espinha dorsal em cima do cóccix.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Muladhara .pt 36 . Possui um vórtice de energia.M.T.1600-407 Lisboa Telef. 4-A .O primeiro chakra (conhecido como Chakra Base ou Raiz). indica excesso de hormonas. relaciona-se com o poder criador da energia sexual. cor vermelha Elemento: Terra Astro: Saturno 4 petalas Vermelhas Mantra: Lam Emoção Rua Alfredo Trindade.imt. governa a coluna vertebral e os rins. O mantra correspondente é LAM. Quando esse chakra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado. sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

I. Está associado com a cor laranja e regula as gónodas e governa o sistema reprodutor. 4-A . cor: laranja Elemento: Água Astro: Júpiter 6 petalas Vermelhas Mantra: Vam Memória Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef. É responsável pela energização geral do organismo e por ele penetram as energias cósmicas mais subtis.M. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Svadhisthana .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. que a seguir se distribuem pelo corpo. propicia uma boa captação energética. Possui dois vórtices de energia.O segundo chakra também chamado esplênico ou sacral está localizado ao nível da quinta vértebra lombar.T.pt 37 .imt. O mantra correspondente é VAM. Quando este chakra é estimulado.

pt 38 .imt. suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.1600-407 Lisboa Telef.M. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Manipura . Quando fraco sugere carência energética.I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. e está relacionado com as emoções. Regula o pâncreas e governa o estômago. o fígado. a vesícula biliar e o sistema nervoso.O terceiro chakra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar. Está associado com a cor amarela.T. O mantra é RAM. cor: amarelo Elemento: Fogo 10 petalas Douradas Mantra: Ram Astro: Marte Sensação Rua Alfredo Trindade. Possui dois vórtices de energia. Quando está muito energizado. indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. 4-A . baixo magnetismo.

T. 4-A .pt 39 .1600-407 Lisboa Telef. No aspecto físico. Na tradição católica. também pode indicar doenças cardíacas. o nervo vago e o sistema circulatório. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Possui dois vórtices de energia. Está associado com a cor verde. O mantra é YAM. como formas sutis e elevadas de emoção.O quarto chakra (conhecido por chakra Cardíaco) situa-se na direção do coração. A sua energia corresponde ao amor e à devoção. Regula o Timo e governa o coração.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Quando activado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Anahata . o sangue.imt. este chakra é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo. cor: verde Elemento: Ar Astro: Venus 12 petalas Douradas Mantra: Yam Amor Rua Alfredo Trindade.M. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo.

I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Vishuddha . Está associado com a azul turquesa. Regula a tiróide e governa o sistema respiratório e o canal alimentar. ao nível da sétima vértebra cervical. com o entendimento e com a voz. Relacionase com a capacidade de percepção mais subtil.T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.O quinto chakra ( conhecido por chakra Laríngeo) fica na frente da garganta. pode indicar doenças tiroidianas e fraquezas de diversas funções físicas. O mantra é AM. 4-A . e está ligado à tiróide. psíquicas ou mentais. cor: Azul turquesa 16 petalas Douradas Elemento: Éter Mantra: Ham Astro: Mercúrio Clariaudiência Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef. de forma geral. indica força de carácter.pt 40 . Possui dois vórtices de energia. Em caso contrário. grande capacidade mental e discernimento. Quando desenvolvido.M.

imt. Possui dois vórtices de energia. o olho esquerdo.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Ajna . Regula a glândula pituitária e governa o cérebro inferior.O sexto chakra situa-se no ponto entre as sobrancelhas ao nível da primeira vértebra cervical e é conhecido como chakra Frontal ou "terceiro olho" na tradição hinduísta. para tumoração craniana. Quando bem desenvolvido. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou.pt 41 . O mantra é OM. está ligado à capacidade intuitiva e à percepção subtil.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. pode indicar um sensitivo de alto grau. cor: azul índigo Elemento: Mental Astro: Lua 2 petalas Brancas Mantra: OM Clarividência Rua Alfredo Trindade.T. o nariz e o sistema nervoso.1600-407 Lisboa Telef. 4-A . no aspecto físico.M. Está associado com a cor azul índigo. os ouvidos.

– Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Sahasrara .1600-407 Lisboa Telef. cor: Ouro 1000 petalas Douradas Elemento: Akásha União Astro: Sol Mantra: AUM Rua Alfredo Trindade. Possui um vórtice de energia que conecta com as energias cósmicas superiores. Regula a glândula pineal e governa o cérebro superior e o olho direito.M. lilás. situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra. Está associado com a cor violeta. Conhecido como chakra da coroa ou Coronário.pt 42 .imt.T. 4-A . O mantra é AUM. de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.I.O sétimo é o mais importante dos chakras. é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. branca ou dourada. Através dele recebemos a luz divina.

juntos. são considerados o aspecto anterior e o posterior do chakra. um perto do timo e um perto do plexo solar. um na palma de cada mão. Rua Alfredo Trindade. localizados nas palmas das mãos. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Os chakras secundários Os 21 chakras menores estão localizados em pontos em que a energia permanece cruzada 14 vezes. criam-se até vórtices menores.T. Nos pontos em que as linhas de energia se cruzam sete vezes. um ligado ao estômago. Esses chakras têm apenas cerca de três polegadas (76. dois ligados ao baço.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. um na sola de cada pé.I. um onde se juntam as clavículas. um relacionado com cada gónada. Os dois chakras menores.M. Cada chakra principal na parte dianteira do corpo faz parelha com a sua contraparte na parte traseira e. Encontram-se nas seguintes localizações: um à frente de cada orelha. um perto do fígado. Os aspectos frontais relacionam-se com os sentimentos da pessoa.17 mm) de diâmetro e estão a uma polegada (25. são muito importantes para a cura. um acima de cada lado do peito. um atrás de cada joelho.39 mm) de distância do corpo.imt. os dorsais com a sua vontade e os três localizados na cabeça com os seus processos mentais. um logo atrás de cada olho (que não se mostram na figura). Existem muitos centros minúsculos de força onde as linhas se cruzam menos vezes.pt 43 . 4-A .1600-407 Lisboa Telef. Diz-se que esses vórtices diminutos podem corresponder aos pontos de acupuntura dos chineses.

A área sacral é chamada também de ―sede de Shakti‖. dinâmica e desembaraçada. as costelas. forma uma lordose ( concavidade posterior) que pode ser patológica devido a más posturas e a grande tensão emocional. de grande mobilidade.M. Os ossos que a formam chamam-se vértebras e a sua movimentação é harmoniosa. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Os chakras e a Coluna vertebral É muito importante que o terapeuta tenha um bom conhecimento sobre a coluna vertebral e as vértebras que estão associadas a cada chakra. As vértebras são separadas entre si (excepto as duas primeiras e as fundidas) por discos intervertebrais fibrosos e de núcleo pulposo que funcionam como verdadeiros ―amortecedores‖. o osso ilíaco e uma grande parte dos órgãos internos. venerável‖. A quebra dessa harmonia provoca ―bloqueios energéticos‖. Nessa área encontra-se a entrada da energia Kundalini. sendo considerada a mais complexa e perfeita estrutura móvel criada até hoje.T. 4-A . A curvatura cervical.pt 44 . pois muitas áreas de tratamento estão associadas a eles.1600-407 Lisboa Telef. o termo sacro é um adjectivo que significa ―sagrado. Sustenta o crâneo.imt. A coluna vertebral apresenta 4 curvaturas correspondendo a cada região. A curvatura sacral é uma cifose constituída pelas vértebras sacrococcígenas. A coluna vertebral é chamada ―merudanda‖.I. é uma verdadeira obra de arte e de técnica. a toráxica com 12 vértebras. É uma região de grande mobilidade e susceptível de grandes cargas o que provoca grandes danos. A curvatura dorsal apresenta uma cifose (concavidade anterior). Serve ainda de protecção à medula espinhal e o seu tamanho varia entre os 60 e os 70 cm. Está situada na parte posterior do tronco. Rua Alfredo Trindade. A coluna lombar apresenta uma lordosa (concavidade posterior). Sob o ponto de vista da engenharia actual. pois os seus ossos chegam a suportar a incrível pressão de 17Kg/cm2.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. a lombar com 5 vértebras. Por esse motivo. a sacrococcígena com 9 vértebras fundidas (5 sagradas e 4 coccígenas). A manipulação ayurvédica considera em destaque a coluna vertebral e os seus ossos vizinhos. A coluna vertebral divide-se em quatro regiões: a cervical com 7 vértebras. em sânscrito e é conhecida também como ―ráquis ou espinha raquidiana‖.

I. É muito comum ver pessoas que acabam por somatizar e transformar as energias negativas.T. como cancros e outras mais graves.M. que quando activados. principalmente. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Os chakras e os pontos de reflexo no corpo físico O nosso corpo físico tem uma ligação subtil com o mundo astral. saúde. Daí. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam por obstruir esta ligação com o Divino. a relação entre as doenças e as crises emocionais. raiva. 4-A .caminhos invisíveis dentro do nosso Rua Alfredo Trindade.imt.1600-407 Lisboa Telef. solidão.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. depressão. É através dos nadis (meridianos) . trazendo-nos alegria e.pt 45 . fazem fluir a energia vital. O nosso corpo físico tem pontos. em doenças físicas.

Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. está ligado à capacidade intuitiva e à percepção subtil. Conhecido como chakra da coroa. Svadhisthana . Quando excessivamente energizado. Ajna . no aspecto físico. em pontos que concentram vibrações mais específicas.O primeiro chakra (conhecido como Chakra Base ou Raiz). sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local. é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. A sua energia corresponde ao amor e à devoção.O quinto chakra fica na frente da garganta e está ligado à tiróide.O sétimo é o mais importante dos chakras. de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.O quarto chakra situa-se na direção do coração. e está relacionado com as emoções. Quando activado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. de forma geral.M.O segundo chakra também chamado esplênico. situado na base da espinha dorsal.pt 46 .O sexto chakra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais subtil. Anahata . Quando esse chakra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. indica excesso de hormonas. 4-A . Quando bem desenvolvido. psíquicas ou mentais. e por ele penetram as energias cósmicas mais subtis. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo.imt. Manipura .I. também pode indicar doenças cardíacas. pode indicar doenças tiroidianas e fraquezas de diversas funções físicas.que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras. No aspecto físico. propicia uma boa captação energética. situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. susceptibilidade emocional e a possibilidade de doenças crónicas. Quando muito energizado. Em caso contrário.O terceiro chakra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA organismo . pode indicar um sensitivo de alto grau. relaciona-se com o poder criador da energia sexual.1600-407 Lisboa Telef. indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. para tumoração craniana. Sahasrara . Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou. Visuddha . Rua Alfredo Trindade. grande capacidade mental e discernimento. com o entendimento e com a voz. que a seguir as distribuem pelo corpo. indica força de carácter. Quando esse chakra é estimulado. baixo magnetismo. conforme veremos à seguir: Muladhara . Quando fraco sugere carência energética. este chakra é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo. como formas sutis e elevadas da emoção. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta. Quando desenvolvido. é responsável pela energização geral do organismo. Na tradição católica.T. sacro ou do baço. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra. Através dele recebemos a luz divina.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.

I. e para compensar. Os chakras podem ter vários níveis de actividade. eles actuam de uma forma normal. este não é geralmente o caso. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Exercícios para abertura dos chakras Várias terapias. Quando estão "abertos". Concentrar-se no que está a fazer e pensar na região do chakra já é uma forma de reactivá-lo. pensamentos e instintos.e fixar o olhar na ponta do nariz estimula o chakra frontal ou do terceiro olho. à distância ou a tocar. Sentar-se na posição de lótus .M. As cores e os cristais são formas visuais de estimulação dos chakras. 4-A .tronco erecto . outros chakras são sobre-activos. Alguns chakras não estão abertos o bastante sendo sob-activos. para poderem trabalhar em conjunto com os nossos sentimentos.pt 47 . Através de gestos. Procure ficar num lugar tranqüilo.1600-407 Lisboa Telef. procurando a harmonização do corpo e da alma. O ideal seria que todos os chakras estivessem em equilíbrio. Utilize uma pedra com a cor correspondente à do chakra e direccione as suas vibrações.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. O estado ideal é conseguir o equilíbrio. para que nenhum barulho possa perturbar a sua concentração. Rua Alfredo Trindade. Entretanto.pernas cruzadas . Coloque uma das suas mãos aberta em frente ao chakra e faça movimentos circulares no sentido horário. como se estivesse a massajar o local. como o Reiki e a cromoterapia utilizam-se dos chakras como base para diagnóstico e tratamento de males que atingem desde o corpo físico até ao espiritual. que podem ser incorporados no dia-a-dia é possível activar estes pontos de energia.T.imt.

Quando o Chakra Umbigo é sob-activo. É provavelmente tímida e não tem o que quer. É insegura. Quando está aberto. a pessoa sente-se no controle e tem suficiente auto-estima. Quando está aberto. e expressam-se sem a pessoa perceber que é sobre-emocional. Se este chakra for sobre-activo.O Chakra Sacral É sobre o sentimento e a sexualidade. os seus sentimentos fluem livremente. 3º .pt 48 . a pessoa pode ―sufocar‖ as pessoas com o seu amor e este provavelmente tem razões completamente egoístas. Não desconfia desnecessariamente das pessoas. a pessoa é piedosa e amiga e pode trabalhar em relacionamentos harmoniosos.M. Sente-se emocionalmente unido às pessoas e pode ser sexualmente muito activo. Se a pessoa tender a ser dura e fria ou a ser indiferente. o seu Chakra da Raiz é provavelmente sob-activo.1600-407 Lisboa Telef. a pessoa é dominadora e provavelmente até mesmo agressiva. a pessoa pode ser muito materialista e gananciosa.O Chakra Umbigo É sobre o afirmar-se em grupo. o Chakra Sacral é sobactivo. a pessoa tende a ser emocional a toda a hora. a pessoa tende a ser passiva e indecisa.imt. Se este chakra for sobre-activo.I.O Chakra da Raiz É sobre segurança. Se a pessoa se encontra medrosa ou nervosa. a pessoa sente-se ―aterrada‖. Não tem nenhum problema em tratar da sua sexualidade.T. Rua Alfredo Trindade. Se estiver aberto. Sente ter território suficiente. Não está muito aberta às pessoas. Quando está aberto. Se este chakra for sobre-activo.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Se este chakra for sobre-activo. 2º . 4º . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 1º . Quando o Chakra do Coração é sob-activo a pessoa é fria e distante. Sente-se actual no aqui e agora e conectada com o seu corpo físico. 4-A .O Chakra do Coração É sobre o amor. a bondade e a afeição. A pessoa não se sente facilmente bem-vinda. É provavelmente obsessiva em ser segura e resistir a mudanças. Está aberta à intimidade e pode ser passional e vivido. estável e segura.

a pessoa não tem nenhum problema em expressar-se. Tende a fantasiar.1600-407 Lisboa Telef. Estas meditacões chakrais usam os mudras.imt. Confia em demasiadas opiniões o que a leva a ser confundida facilmente. a pessoa tende a não falar muito. a pessoa tem tendência a falar demasiado.M. causam uma ressonância no corpo. Se este chakra for sobre-activo. que são posições especiais das mãos. provocando um efeito nos chakras que ―entendem‖ o seu significado. Quando está aberto. é provavelmente introvertida e tímida. 6º . Em casos excessivos pode sofrer de alucinações. Contar mentiras pode bloquear este chakra. Para realçar o efeito. Provavelmente é completamente rígida na sua forma de pensar.I. Se for sob-activo.O Chakra Garganta É sobre o falar e o escutar.O Chakra Terceiro Olho É sobre a introspecção e a visualisação. a pessoa não está muito ciente da espiritualidade. a pessoa não é muito boa a pensar por si mesma. a pessoa pode viver num mundo de fantasia. geralmente domina as pessoas e mantém-as à distância. Estes sons são em Sânscrito e quando cantados. Se for sob-activo. Quando está aberto. 4-A . os sons são cantados.T. Se este chakra for sobre-activo.O Chakra Coroa É sobre a sabedoria e ser-se uno com o mundo. É uma boa ouvinte e normalmente extrovertida.pt 49 . 7º . Se este chakra for sobre-activo.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. para abrir os chakras. a pessoa tem uma boa intuição. É uma má ouvinte se este for o caso. Tem tendencia a confiar em autoridades e pode ser rígida na sua forma de pensar. Os mudras têm o poder de emitir mais energia aos chakras. Rua Alfredo Trindade. Quando este chakra está sob-activo. Abrir os Chakras Meditações chakrais que usam mudras e sons para abrir os chakras. Sabe falar mas também escutar. Pode ser viciada em temas espirituais e ignorar as suas necessidades corporais. a pessoa é completamente ciente do mundo e de si mesma. Quando este chakra está aberto. a pessoa intelectualiza coisas demais. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 5º .

Cante o som VAM. palmas para cima. uma sobre a outra. mantenha na mente isto: o "A" é pronunciado como em "ah".M. Mão esquerda embaixo com a palma a tocar na parte traseira dos dedos da mão direita. o "M" é pronunciado como "mng". Cante o som prolongando-o (Ex.T. repetindo 3 vezes.imt. As pontas dos polegares tocam-se delicadamente.pt 50 .: LAAAAAAAAAAAMMMM). Para abrir o Chakra Sacral Por as mãos no colo.1600-407 Lisboa Telef. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Para a pronúncia. Concentre-se no chacra sacral no osso sacral (na parte traseira mais baixa da coluna). Rua Alfredo Trindade. Concentrar-se no ponto entre os genitais e o anus. Para abrir o Chakra Raiz Unir as pontas dos dedos polegar e indicador.10 respirações. Faça a meditação de 7 .I. Cante o som LAM. 4-A .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.

I. Ponha a sua mão esquerda sobre o seu joelho esquerdo e a sua mão direita na frente da parte mais inferior do seu osso do peito (assim um bocado acima do pulmão). Para abrir o Chakra do Coração Sente-se de pernas cruzadas.pt 51 . Deixe as pontas de seu dedo indicador e do polegar tocarem-se.M. 4-A . Concentrar-se no chacra umbigo situado na coluna vertebral.imt. Cante o som RAM.T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Para abrir o Chakra Umbigo Pôr as mãos em frente do estômago. É importante endireitar os dedos. um bocado acima do nível do Umbigo.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef. Dedos juntos esticados para a frente. Cruze os polegares. Rua Alfredo Trindade.

rectos tocam-se no alto. Cante o som YAM. Para abrir o Chakra da Garganta Cruze os seus dedos no interior das suas mãos. Cante o som HAM. Deixe os polegares no alto. Os outros dedos são dobrados e Rua Alfredo Trindade. Concentre-se no chakra da garganta na base da garganta.pt 52 .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Concentre-se no chakra do coração na coluna vertebral.imt. e puxe-os para cima ligeiramente. sem os polegares.I.1600-407 Lisboa Telef. apontando para a frente.T. 4-A . no nível do coração.M. Para abrir o Chakra do Terceiro Olho Pôr as mãos em frente da parte mais inferior do peito. Os dedos médios.

Deixe os dedos anelares apontarem para cima tocando-se. Os polegares apontam para si e tocam-se.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Cante o som OM.1600-407 Lisboa Telef. com o polegar esquerdo debaixo da direita. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA tocam nas duas falanges superiores.T. Rua Alfredo Trindade.M. Concentre-se no chakra do terceiro olho ligeiramente acima do ponto entre as sobrancelhas. Cante o som AUM. Aviso: não use esta meditação para o chakra da coroa enquanto não tiver o chakra Raiz adequadamente forte (é necessário para um bom equilíbrio).imt. Para abrir o Chakra Coroa Ponha as suas mãos em frente do seu estômago. 4-A . Concentre-se no chacra da coroa no alto da cabeça.I.pt 53 . Cruze o resto dos seus dedos.

Os "sonssemente". Dessa forma. e que as suas reverberações provocam o desaparecimento de tecidos usados e gastos. O domínio desse mantra conferirá imediatamente ao discípulo uma compreensão intuitiva do conjunto do texto. que um livro sagrado contendo milhares e milhares de versos pode ser resumido num só capítulo. Os mantras "internos" são dirigidos para uma parte do corpo. Além de OM . na mantra ioga. substituindo-os por tecidos novos. o mantra mais conhecido é OM (AUM). na forma de invocações . OM corresponde às três principais divindades Brahma. foram compostos através de um dos vários métodos usados para reduzir a uma curta fórmula hermética toda uma obra importante. Os mantras podem ser dirigidos para uma parte específica do corpo que tenha necessidade de ser revigorada ou curada. Alguns são recolhidos diretamente no akasha. e nesse caso.imt. em seguida. depois a um verso e. etc . encerra a essência de todo o tratado. cujas vibrações são inicialmente concentradas e depois projetadas.pt 54 . os mantras orientais dirigidos para o crânio provocam ressonância nos alvéolos do cérebro. formados de uma única sílaba e que terminam quase sempre por uma nasal. Este capítulo pode.. às vezes. hrim. que certos mantras efectuam uma viagem circular no corpo humano. de poderes curativos e armas de defesa. o plexo solar ou os órgãos sexuais. cantores ou de místicos. este procedimento é. eles podem ser o produto de uma inspiração comunicada directamente pelo Cosmos ou podem resultar também de uma meditação. seja para o exterior.. utilizado em proporções inimagináveis. considerados dentre os mais eficazes. como o m ou n. Mas eles também podem consistir numa extensa combinação de sílabas aparentemente desprovidas de sentido. o éter cósmico ou memória universal. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA IX – Meditação Mântrica Significado de Mantra Podemos reduzir a explicação de mantra simplesmente por ―palavras sagradas de poder‖. ram. o espaço entre as sobrancelhas.T. Esta sílaba última tem um poder tão grande que de forma análoga a um micro ponto da moderna computarização. existem outros mantras do tipo "som-semente". ordens. um breve verso comportando algumas sílabas e com sentido bem claro. tal como a cabeça. tais com krim. Rua Alfredo Trindade. Vishnu e Shiva. 4-A . shrim. Afirma-se mesmo.1600-407 Lisboa Telef. constituem mantras ainda mais complexos e enigmáticos. Muitos mantras. ser reduzido a um só parágrafo. a uma única sílaba .I. Dentro desta categoria. finalmente. Os mantras são compostos de diferentes formas. Os mantras em geral são muito curtos. é desta forma por exemplo.. palavra que diz-se contém a chave do universo. seja para o interior de si mesmo. criando um tipo de iluminação mística. outros mantras são obras de poetas. gam.M. ser uma emanação do espírito inconsciente de um iogue.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. onde produzem vibrações de energias precisas. bençãos com o propósito de agir como instrumento de protecção. por adeptos de altíssimo grau. vam.

O mantra não é uma oração porque nelas o devoto escolhe as suas próprias palavras. tantra. ocultismo é tão comum que fazem algumas palavras começarem a ter o seu sentido deturpado. nirvana. yoga. o uso de expressões védicas em assuntos místicos. o mantra. compele aos deuses responder às preces que lhes são feitas. São feitos geralmente de grãos secos. homens e mulheres obedecerlhe-ão implicitamente. Por meio de um único mantra pronunciado em voz alta. permitindo gradualmente ao praticante compreender o seu significado profundo. com um milhão de vezes. maya. circunstancialmente tem vindo a ser confundido com palavras mágicas. O mantra age sobre o espírito. Rua Alfredo Trindade. dharma. budha. podemos obter aquilo que procuramos. mantra. fórmula milagrosa. samsara. Entre as palavras supracitadas. O mantra penetra nos reinos sobrenaturais. muitas vezes. 4-A . ela poderá dominar todos os fenómenos naturais . a Língua Mãe.M. porque cada mantra é um som. Palavras que têm a sua origem no sânscrito. A sua constante repetição. pois todas as coisas são formas de manifestação do som. de qualquer natureza. karma.1600-407 Lisboa Telef. uma lei e não um facto isolado sem explicação. Se uma pessoa repete (com correcção) cem mil vezes um certo mantra que objetiva poder.pt 55 .imt. por pessoas inescrupulosas ou mal informadas. são usadas. enfiados num cordão.T. Kali-yuga). Hoje em dia. sobretudo quando combinada com os pranayamas. vulgarizado. Os mantras são tecnicamente estudados no Tantra Shastra (escrituras védicas apropriadas para a era actual. conseguirá a faculdade de viajar através de todo o universo. ou repetido mentalmente. se essa pessoa o repete duzentas mil vezes. para todos os problemas. É comum admitir que os efeitos de um mantra são reforçados com a repetição do mesmo: a entoação sem fim da fórmula aumenta o efeito de seus benefícios. feitiçaria ou mera superstição. e as vibrações sonoras constituem a própria base do universo. completamente distante do seu sentido real e científico.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. E o próprio Brahma é o Som do qual se nutre o universo. contribui para suscitar um estado de transe e provocar uma iluminação mística. tais como: guru. O mantra não é magia porque não deve ser usado para interferir no curso dos fenómenos naturais e nem se trata de fórmula milagrosa porque é uma regra. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Acredita-se que existe um mantra para todos os estados e todas as doenças e melhor ainda. às vezes. orações. ou murmurado. As doutrinas orientais atribuem enorme importância ao conhecimento e uso dos mantras. ou técnicas respiratórias. Utilizam-se rosários especiais para controlar o número de repetições.I. esotéricos. Todos podem ser resolvidos com a entoação dos sons convenientes e apropriados. e de certa forma. em sentido completamente corrompido.

1600-407 Lisboa Telef.o princípio da criação. O OM é o bija que dá origem aos demais bijas tântricos. Shiva .T. despertá-lo. Para que produza os efeitos específicos é necessário entoação apropriada com relação ao som e ritmo. O Mantra precisa ser despertado (prabuddha) do mesmo modo que qualquer forma de energia (shakti) para se obter o resultado esperado. Mediante a recitação (japa) constante do Mantra atinge-se o Mantrasiddhi (perfeição) que é quando o devoto alcança a unidade com o seu objecto de culto. O Mantra no qual a Divindade se revelou. e o Verbo era Deus. pode revela-La para o devoto iluminado ou para iluminá-lo.significando : Brahma. no final. O nosso mundo é constituído de nomes e formas (namarupa). Em Yoga ensina-se que o homem se identifica com o objecto da sua meditação. Nota: Os mantras devem ser pronunciados somente na língua sânscrito. manutenção e dissolução (ou absorção) do Universo. pois de nada adiantaria.M. ou mãezinhas). Os Tântricos ensinamnos que os lábios do devoto ao movimentarem-se para pronunciarem o mantra são como Shiva e Shakti em maithuna (relação sexual) que finalmente concebem a Deidade adorável do devoto..: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. A japa é feita em estado de recolhimento e meditação. É ensinado que o Mantra é formado por um conjunto ordenado de letras em certa e determinada sequência sonora. Nesta unidade o sádhaka (devoto) torna-se um mantrasiddha. unifica-se com o objecto em que concentra a sua mente. conforme ensina a ciência do Mantravidya. Esta é a prática (sadhana) recomendado pelo Tantra Shastra e confirmado por diversos Avatares para esta nossa era (yuga). Deidade esta que é uma expansão do Absoluto Rua Alfredo Trindade. e o Verbo estava com Deus (Brahman). No princípio era o Verbo (OM). Ela não é um processo de repetição mecânica. Diz-se que a prática da japa é como o homem que sacode o outro para acordá-lo. assim como as imagens são as Suas representações formais. Os mantras monossilábicos são chamados de bijas (semente) e são vocábulos inetimológicos. De igual modo uma devoção ignorante não é uma condição ideal. ele referia-se exactamente às vãs repetições e não às práticas mantricas em estado meditativo.I.M. Do OM saem todos os outros mantras. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Os mantras são representações sonoras das Divindades. absorção no mantra para. e sem Ele nada do que foi feito se fez.U.imt. tornando-se mera palavra ou frase. ele perde a sua potência como tal (shakti). que podem ser constituídos por algumas das 50 letras do alfabeto sânscrito chamadas de matrikas (matrizes. Não tem nada a haver com a crítica que Jesus fez às vãs repetições.1-3) Nas escrituras védicas aprendemos que o mantra original é o OM.. formado pelas três letras A.. O conhecimento do seu significado é uma condição necessária. Se o mantra for traduzido. ou seja. ser absorvido na Divindade.pt 56 . O princípio é a união do som com a idéia através do conhecimento do mantra e do seu significado. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele. mas não suficiente para produzir bons frutos. O Mantra é a Divindade em forma de vibração sonora. Vishnu.(João 1. a Divindade do seu Mantra. 4-A .

por amor aos Seus devotos. Quando fazemos um mantra com motivação o osso que une a parte inferior do esterno com a parte superior. ter saúde. evoluir espiritualmente.1600-407 Lisboa Telef. o esterno é o conjunto dos ossos na parte da frente do corpo humano que junta quase todas as costelas. Veja nas figuras abaixo onde se localiza o osso que une a parte inferior do esterno com a parte superior: Rua Alfredo Trindade. resolver os meus problemas. Veja na figura o esterno na anatomia: Ele está todo pintado da cor violeta. Eu Sou. protecção. 4-A . somos um só. Na anatomia humana.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. podemos tocar neste osso que une a parte superior e a inferior do esterno quanto estivermos a praticar o mantra e ver se ele vibra. vibra. manifesta-se neste mundo de formas e nomes. Ter motivação significa ter motivos para o fazer.pt 57 . equilíbrio.T. Importância da meditação mântrica no equilíbrio energético O Mestre Egípcio Guardião da Luz Prateada (foi na vida terrena irmão do conhecido Serapis Bey e também chegou à ascensão ou nirvana) ensina que para um mantra dar certo temos que faze-lo com o coração. etc.imt. isto é. ser uma pessoa melhor. por exemplo: vou fazer um mantra para ser mais feliz.M.I. que. Nesta ocasião o iniciado diz: Eu e o Pai. com vontade ou motivação própria e sem inibição. Para sabermos se estamos a praticar o mantra de forma efectiva. porque gosto de fazer e etc. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA (Brahmam). cujo só os contornos estão pintados. diferente das outras partes.

– Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Para que tenha mais uma referência. Apresento algumas para equilibrar os chakras e para a cura. 4-A . nesta parte mostrada pela figura acima.imt.M.I. Sequências mântricas Podería mensionar inúmeras sequências de mantras com e para diversas finalidades.pt 58 .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. é o osso mais alto. A vibração interna sentida vai ajudar também no equilíbrio energético dos chakras e como tal na nossa saúde física. MANTRAS PARA OS CHAKRAS OM MANI PADME HUM (mantra para harmonizar os chakras e iluminação) OM MANE PADME HUM HRI OM AIM HRIM SRIM KLIM SOU HU OM (mantra chakra coroa) OM KRIM NAMAHA (mantra chakra olho) OM SO HU NAMAHA (mantra chakra garganta) OM AIM HRIM KLIM CHAMUNDAYE VICHE (mantra chakra coração) OM SRIM NAMAHA (mantra chakra plexo) OM HRIM NAMAHA (mantra chakra alma) OM AIM NAMAHA (mantra chakra base) OM AH HUM (Purifica o corpo e activa os chakras) Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef.T. é facil de senti-lo. mental e espiritual.

– Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA MANTRAS PARA CURA UM TARE TUTTARE TURE MAMA SARVA RANDZA DUSHEN DRODA (Ajuda a superar problemas de saúde e auxilia no tratamento de doenças graves) OM TARE TUTARE TURE SARVA DZARA SARVA DHUKKA BRASHA MANAYA PEH SOHA (Mantra que cura as enfermidades) AOM TAT SAT TAM PAM PAZ (Mantra que traz a força curativa do Sol .imt.1600-407 Lisboa Telef.pt 59 .) EFTAH (cura as cordas vocais e tiróide) OMNIS BAUN IGNEOS (Mantra dos médicos Maias) ABRAXAS (cura pelos Seres do Fogo) Mantras do Buda da Medicina: TEYATA OM BECATSE BECATSE MAHA BECATSE .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. úlceras etc. 4-A .Mantra do Arcanjo Miguel) IN EN (Envoca as forças curativas do Espírito Santo) ADONAI (Mantra curativo da Lua) GU RU (Mantra que cura o fígado) BHUR (Mantra que cura o Baço) KRIM (cura o estômago.T. RADSA SAMUNG GATE SOHA Rua Alfredo Trindade.M. congestões...I.

– Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA X – Desbloquear Energias Teorias da biopsicoenergética quanto a bloqueios e desequilíbrios O Campo da Energia Humana é a manifestação da energia universal intimamente envolvida na vida humana.I. 4-A . Pode ser descrito como um corpo luminoso que cerca o corpo físico e o penetra.1600-407 Lisboa Telef. emite a sua radiação característica própria e é habitualmente denominado ―aura‖. Essas camadas. Cada corpo compõe-se de substâncias mais finas e de ―vibrações‖ mais altas à medida que se afasta do corpo físico.T.pt 60 .imt. chamadas corpos. às vezes. Os pesquisadores criaram modelos teóricos que dividem a aura em diversas camadas.M. interpenetram-se e cercam-se umas às outras em camadas sucessivas.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. A aura normal Rua Alfredo Trindade.

Todos eles dividem a aura em camadas. Estas assumem forma pelo facto de fluírem através da estrutura das camadas ímpares e. cada qual estendendo-se para fora além do último. à reflexão linear. Visando perceber cada nível consecutivo. os chakras. Estende-se para fora. pelo brilho. mais limitadas. Cada camada da aura está associada a um chakra: a primeira camada associase ao primeiro chakra. Cada camada penetra completamente todas as camadas situadas abaixo dela. Estes conceitos. a segunda ao segundo chakra. uma estrutura definida. que o corpo físico não contém. tornar-se-ão muito mais complicados à medida que nos aprofundamos no assunto. de certo modo. é o veículo através do qual amamos.M. Do ponto de vista do cientista. que definem pela localização. assim.imt. É. cada camada pode ser considerada um nível de vibrações mais elevadas. cada corpo não é uma ―camada‖. Na realidade. que ocupa o mesmo espaço dos níveis de vibrações inferiores e estende-se além deles. As Sete Camadas e os Sete Chakras do Campo Áurico Cada camada parece diferente das outras e exerce a sua função particular. assim. incluindo o corpo físico. coisa a que não estamos acostumados na vida ―normal‖ de todos os dias. antes. A segunda camada e o segundo chakra. As suas pontas apontam para a corrente principal de força vertical. todas. 4-A .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. incluindo os órgãos internos. Um fluxo vertical de energia pulsa para cima e para baixo do campo da medula espinhal. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA A Anatomia da Aura Existem muitos sistemas que os estudiosos criaram. da qual se descascam camadas sucessivas. Existem no campo vórtices turbilhantes. em forma de cones. sem nenhuma estrutura particular.T. gerais. Rua Alfredo Trindade. embora seja isso o que se pode perceber. e assim por diante. Muitas pessoas presumem erroneamente que a aura se parece com uma cebola. associam-se ao aspecto emocional dos seres humanos. associado ao chakra do coração. os vasos sanguíneos. Está ligada ao funcionamento automático e autónomo do corpo. Masnão é assim. O quarto nível.pt 61 . acima da cabeça e abaixo do cóccix. a terceira. em geral. As camadas estruturadas contêm todas as formas que o corpo físico possui. pela densidade.1600-407 Lisboa Telef. Temos. a partir das suas observações.I. A primeira camada do campo e o primeiro chakra estão ligados ao funcionamento físico e à sensação física — a sensação da dor ou do prazer físicos. pela forma. sete corpos que ocupam todos o mesmo espaço ao mesmo tempo. etc. São os veículos através dos quais temos a nossa vida emocional e os nossos sentimentos. o observador terá de mover-se com a consciência para cada novo nível de frequência.. e as suas extremidades abertas estendem-se para a borda de cada camada do campo em que estão localizados. não somente os companheiros. O corpo emocional estende-se além do corpo etérico e incluí tanto o corpo etérico como o corpo físico. adoptam a forma das camadas estruturadas. ao passo que a segunda. pela fluidez e pela função. A terceira camada liga-se à nossa vida mental. a quinta e a sétima camadas têm. pela cor. que carrega dentro de si as outras formas. As Sete Camadas do Campo Áurico A primeira. além do corpo físico. uma versão mais dilatada do nosso eu. e formas adicionais. a quarta e a sexta compõem-se de substâncias semelhantes a fluidos. para definir o campo áurico.

criando coisas pela palavra. as emoções. os pensamentos. para as sensações.M. A sétima camada e o sétimo chakra estão vinculados à mente mais elevada. mais ligada à vontade divina.T. 4-A . O sexto nível e o sexto chakra estão vinculados ao amor celestial. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA mas também a humanidade em geral.1600-407 Lisboa Telef. O quinto chakra associa-se ao poder da palavra. Proclama o zelo e o apoio da protecção e do nutrimento de toda a vida. um amor que se estende além do âmbito humano do amor e abrange toda a vida. prestando atenção e assumindo responsabilidade pelos nossos actos.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. ao saber e à integração da nossa constituição espiritual e física. o estudo da aura pode ser uma ponte entre a medicina tradicional e as nossas preocupações psicológicas.I. Existem.pt 62 . O quarto chakra é o chakra que metaboliza a energia do amor. O quinto é o nível associado a uma vontade mais alta.imt. Rua Alfredo Trindade. localizações específicas. no interior do nosso sistema de energia. ser-nos-á mais fácil compreender a natureza das diferentes enfermidades e também a natureza da saúde e da doença. Se compreendermos o modo com que nossos sintomas físicos se relacionam com essas localizações. Dessa forma. as lembranças e para outras experiências não-fisicas que costumamos confiar aos nossos médicos e terapeutas. por conseguinte. Considera todas as formas de vida preciosas manifestações de Deus.

Assim. Os nossos sistemas energéticos de defesa destinam-se a repelir. ou a chamar a atenção para nós indirectamente.T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. a uma severa obstrução no pescoço e à estagnação da energia na metade inferior.imt. Na forma de defesa do ―recuo‖. Nestes casos. Os olhos terão uma expressão vidrada. e ter conhecimentos para poder ajudar o paciente.pt 63 . contra uma força que entra.1600-407 Lisboa Telef. sem admitir que é isso o que desejamos.M. Rua Alfredo Trindade. na cabeça. a porção da consciência e da aura da pessoa ameaçada deixa simplesmente o corpo numa nuvem de energia azul-clara. todos os seres humanos. O mesmo vale para a pessoa que está ―fora de si‖. Obstruímos modelos que envolvem todo o nosso sistema de energia e assim criamos bloqueios. a defender-nos. o terapeuta deve estar atento. externos ou dirigidos. Destinam-se a mostrar força e. agressiva ou passivamente. Como o ―porco-espinho‖ (de cor geralmente cinzento-esbranquiçada). podendo ser classificados como bloqueios autogerados. Deve de estabelecer um plano de tratamento eficaz. A negação verbal está associada a muita energia. conforme o grau e a sua origem.I. 4-A . pensamentos e emoções criam obstruções porque o mundo nos parece controverso e inseguro. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Sistemas Energéticos de Defesa Segundo as teorias biopsicoenergéticas os organismos vivos mobilizam-se. com as suas acções. geralmente amarela. a assustar um possível agressor. dias ou anos. perigosas situações energéticas que chegam a comprometer a saúde e o equilíbrio físico. A manifestação ―fora de si‖ costuma durar mais. Temos também de ter noção do quanto a energia ambiental pode actuar no campo da energia humana. que é pálida e imóvel. A troca verbal mantém a energia fluindo na cabeça. A maioria das pessoas responde a essa defesa distanciando-se. A pessoa permanece verbalmente activa a fim de sustentar alguma sensação de estar viva. psíquico e mental. metabilizam-se e libertam energia dentro da faixa electromagnética ou etérica. A duração dessa configuração é mais prolongada que a do recuo. a aura da pessoa torna-se espinhosa e dolorosa ao toque. dessa maneira. que varia entre alguns segundos e algumas horas. Isso pode determinar o aparecimento de algumas formas de bloqueios. A Ayurvédica pode ter uma acção significativa e actuante na remoção de todos estes bloqueios.

. Mas. Foi estabelecido pelos grandes sábios (Rishis) que inventaram os sistemas indianos originais de meditação. preocupavam-se especialmente com a velhice e problemas a ela inerentes. 4-A . o mais antigo texto ayurvédico conhecido. Cirurgia Plástica. De acordo com o ayurveda. A origem do conhecimento médico ayurvédico parece ser uma combinação daquilo que é directamente recebido do divino e dos ensinamentos dos sábios antigos.I. não só para os seres humanos como para todos os seres vivos. Os homens mais sábios e santos das cidades-estado do Vale do Indo reuniram-se algures no sopé dos Himalaias para meditarem sobre o problema da doença. estes escritos são tidos como sagrados. Obstetrícia e Ginecologia. Mas o mais importante é que o ponto de vista inicial da formação do ser humano concorda com as descrições ayurvédicas posteriores.mente e espírito.1600-407 Lisboa Telef. os vaidyas (médicos ayurvédicos) estão familiarizados com os princípios nutricionais. embora diferente da indicada no Charaka. para que o povo pudesse dedicar-se às suas obrigações religiosas e continuasse na procura do autoconhecimento. O Ayurveda tem uma base tanto espiritual como material. a astrologia. O sistema de saúde ayurvédico afirma que a saúde consiste no funcionamento harmonioso das três partes desta trindade. a psicologia. Assim. os sábios nomearam Bhardwaja para ir falar com Indra. Visto num todo. A matéria da literatura hindu relativa à medicina e saúde é chamada de ―Ayurveda‖: a ciência da longa vida. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA XI – Breve abordagem da medicina ayurvédica História da medicina Ayurvédica O Ayurveda. que por sua vez o tinham recebido do próprio Brama.C. ioga e astrologia. Indra tinha recebido os seus ensinamentos dos ashwins (médicos divinos). sendo a perspectiva espiritual que engendra a prática. os seres humanos são compostos por três corpos ou aspectos: o físico. Cirurgia. A prática ayurvédica inclui oito ramos ou subespecialidades: Clínica Geral. Desejavam uma sociedade livre de doenças.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Aqui é Dhanvantari que traduz o conhecimento directamente dos deuses. especialmente do Atharva Veda. Além disto. Tem sido sugerido que o Ayurveda seja. e tal como narra a história do Charaka Samhita. de facto. a fonte do conhecimento é igualmenye divina. deus reconhecido pelas suas curas e remédios.T. cuja elaboração se situa entre 1500 e 1200 a. um Veda menor. as terapias com cristais e a cromoterapia.imt. um membro suplementar ou de suporte. Os primeiros textos védicos. o subtil e o causal.M. Toxicologia. é um sistema de tratamento que se desenvolveu no sub-continente indiano há 5000 anos. No Sushruta Samhita. começa com uma reunião de grandes sábios. Em linguagem ocidental podiam ser referidos como corpo. Otorrinolaringologista. prescrevendo curas que envolviam a oração e a utilização de ervas.pt 64 . os preparados com ervas e a meteorologia. seja qual for a sua colocação literária. Outros eruditos contestam este ponto de vista. Pediatria e Oftalmologia. como já vimos. o Rua Alfredo Trindade. outro texto ayurvédico muito importante que foca especialmente a cirurgia. O Charaka Samhita.

do corpo estão desimpedidos. A mensagem da Ayurveda é harmonizar o indivíduo com a Natureza. ou dejectos (urina.pt 65 .imt. Preocupa-se tanto com a sociedade como com o indivíduo e procura dar-nos a oportunidade de compreender e realizar a nossa verdadeira atureza. pitta. a mudança de estação. substâncias minerais e aromas. A mesma Inteligência que actua no macrocosmos – que governa a migração dos pássaros. Quando todos os‖dhatus‖. O único objectivo do Ayurveda é promover o fluxo desta grande Inteligência através de cada ser humano. Os interessados poderão consultar literatura adequada para essa finalidade. incluindo ainda dietas. De acordo com a sabedoria do Ayurveda. a mente e a consciência estão em armonia e o indivíduo goza de felicidade. Iremos no entanto. para melhor compreender a prática da Ayurvédica. kapha) estão em perfeito equilíbrio. o corpo-mente tem a capacidade de se auto-curar. está estimulado e o apetite é normal. Quando o corpo. Quando os três ―malas‖. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Ayurveda representa um modelo dinâmico e indiscutível para aqueles que procuram um sistema prático e integrado de cuidados de saúde.I. Princípios básicos No Charaka Samhita diz-se que alguém é saudável se preencher as seguintes condições: Quando os três ―doshas‖ (vata. Quando os ―srotas‖.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. fezes e transpiração). ele fornece-nos regimes individualizados diários que tratam do corpo. A cura provém da graça do Absoluto que age através das leis da Natureza. levando uma vida equilibrada de acordo com as suas leis. do corpo funcionam correctamente. Rua Alfredo Trindade. da qual ele provém.M. fazer uma abordagem aos cinco elementos e a relação com os tridoshas. as marés. Tudo o que podemos fazer é auxiliar a Natureza. Pode constatar-se que os textos ayurvédicos implicam uma ligação entre o conhecimento médico. Para este fim. as órbitas dos planetas – também opera ao nível do microcosmos. ervas. ou canais. o pensamento filosófico e as tradições religiosas ou até talvez uma evolução delas. ou fogo digestivo.T. Utiliza a meditação como instrumento fundamental. O conhecimento Ayurvédico é muitíssimo vasto e interessante mas não cabe a esta formação o seu estudo. 4-A . são produzidos e eliminados em quantidades normais. a psicologia humana. Quando os cinco sentidos estão a funcionar correctamente. da mente e do espírito. Quando o ―agni‖. ou tecidos.1600-407 Lisboa Telef. A base de todos os tratamentos do sistema ayurvédico consiste no equilíbrio das nossas energias vitais.

que são captados pelos cinco sentidos são conhecidas por ―pancha mahabhutas‖ ou cinco elementos. Foi a partir daqui que nasceu o elemento éter.1600-407 Lisboa Telef. Como tal. apesar dos mahabhutas serem completamente distintos uns dos outros. As cinco energias. os electrões e outras partículas subatómicas do átomo representam o prthivi (terra) mahabhuta.M. a pele.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. dando origem à água. Os órgãos dos sentidos são os ouvidos. Assim. São conhecidos pelos seguintes nomes: Akasha (Éter) Vayu (Ar) Tejas (Fogo) Jala (Água) Prthivi (Terra) É importante compreender que. o éter começou a movimentar-se.I. A força que faz girar os electrões à volta do seu núcleo demonstra os traços dominantes do vayu (ar) mahabhuta e o espaço em que se movem representa o akasha (éter) mahabhuta. os olhos. partilham muitos atributos comuns. 4-A . Das partículas deste calor primário formou-se luz que gerou o elemento fogo. Por exemplo. A água solidificou-se. os cinco grandes elementos existem em todas as formas de matéria.imt. formando as moléculas do elemento terra. Combinação dos cinco elementos De acordo com a Ayurveda. Através do calor do fogo dissolveram-se e liquefizeram-se algumas partes do éter. Algum tempo depois. O movimento do éter produziu fricção a partir da qual surgiu o calor. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA XII – Os cinco elementos Significado dos cinco elementos A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo. podendo assim captar o mundo de cinco maneiras diferentes. dando origem ao elemento ar. A grande quantidade de energia que se desprende com a cisão do átomo e a energia latente que está presente quando intacto. As forças que operam dentro do átomo e que atraem e mantêm os electrões na proximidade do núcleo representam jala (água) mahabhuta. reflectem os atributos do tejas (fogo) mahabhuta. A partir desse estado começaram a manifestar-se as vibrações do primeiro som.T. os neutrões. a língua e o nariz. no início do mundo existia um estado não manifesto de conhecimento puro. o som Aum inaudível. Cada um deles tem uma maneira única de captar uma forma especial de energia externa e de a absorver para dentro do corpo. a partir do som divino Aum surgiu o éter Rua Alfredo Trindade. os protões. O ser humano possui cinco órgãos dos sentidos.pt 66 . ou elementos.

M. ilimitado.1600-407 Lisboa Telef. Todas as substâncias orgânicas e inorgânicas derivam da terra: os seres vivos do reino vegetal como as ervas. suave Terra (Prthivi) Olfacto Nariz Sólido. 4-A . estável. lento. assim como todo o reino animal incluindo o homem.imt. frio.pt 67 . imóvel _________________________________________________________________ De acordo com o Ayurveda. frio.I. Os cinco elemento Elemento Éter (Mahabhuta) (Akasha) Sentido Órgão Qualidades do elemento Audição Ouvidos Som subtil. seco Fogo (Tejas) Visão Olhos Calor. toda a matéria em toda a sua diversidade deriva dos cinco elementos. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA do qual surgiram os outros elementos. quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo. activo. Assim.T. não resistência. leve. leve Ar (Vayu) Tacto Pele Pressão. duro. pesado. claro.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Rua Alfredo Trindade. ácido Água (Jala) Paladar Língua Líquido. os grãos e as árvores. viscoso. inicia-se o processo da doença. A terra também inclui as formas inorgânicas que constituem o reino mineral.

apenas a matéria viva possui os doshas ou tridoshas. o dosha Pitta controla o metabolismo e a digestão. as três forças que governam todos os processos biológicos. pitta e kapha. Pitta.M. mas as suas funções básicas podem ser definidas ampla e simplesmente: o dosha Vata é o princípio dominante no corpo que controla o movimento. inicia-se o processo da doença. O termo ―dosha‖ significa ―aquilo que escurece ou causa a decadência‖. Kapha Com já vimos toda a matéria é composta de cinco elementos que constituem os blocos formadores da existência. No entanto. mas em diferentes proporções. Os nomes dos três doshas são vata. Portanto os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através do dosha. Pitta.imt.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças. 68 Rua Alfredo Trindade. regido por terra e água. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA XIII – Tridosha – Vata. regido por fogo e água. Os doshas são Vata. 4-A . Todas as pessoas possuem os três doshas. tal proporção está em equilíbrio mas com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas. regido por ar e éter.I.1600-407 Lisboa Telef.T. e o dosha Kapha é responsável pela estrutura física e o equilíbrio dos fluidos. e Kapha.pt . Ao nascermos. Quando os doshas estão em desequilíbrio. Existe muito a ser dito a respeito de cada um dos doshas.

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

Cada célula do corpo precisa conter esses três princípios a fim de sustentar a
vida. Cada indivíduo precisa ter Vata para o movimento, para respirar, para que o
sangue circule, para que os alimentos se desloqueem através do aparelho
digestivo e para enviar impulsos nervosos ao cérebro e a partir dele. Precisa ter
Pitta a fim de assimilar e processar os alimentos, o ar e a água através dos
diversos sistemas do corpo. Tem necessidade de Kapha, ou estrutura, para
manter as células juntas e formar os músculos, a gordura, os ossos e o tecido
conjuntivo.
Embora a natureza precise dos três princípios para criar e sustentar a vida
humana, cada um de nós encerra diferentes proporções dos doshas na nossa
constituição básica. Quando se diz, por exemplo, que uma pessoa é do "tipo
Vata", quer-se dizer que certas características Vata são dominantes na estrutura
dessa pessoa. Os indivíduos do tipo Pitta ou do tipo Kapha terão as suas
características predominantes particulares.
Ao identificar e compreender o seu tipo de corpo, cada pessoa pode colocar a
sua alimentação, a sua rotina diária e até mesmo o seu comportamento casual
em perfeita harmonia com a sua fisiologia como um todo e começa a ter acesso
às próprias reservas internas de energia. Vamos examinar mais de perto as
características dos três tipos de corpo.

VATA
Vata é o princípio que governa o corpo. A influência de Vata num ser humano
individual pode ser comparada à acção do vento na natureza. Como o vento, Vata
está sempre em movimento e tende a ser rápido, frio, seco, áspero e leve. As
pessoas que são tipos Vata também são dominadas por essas qualidades.

Características do tipo Vata:
Constituição física leve e magra
Executa rapidamente as actividades
Fome e digestão irregulares
Sono leve e interrompido; tendência para a insónia
Entusiasmo, vivacidade, imaginação
Excitabilidade, disposição de ânimo variável
Capta rapidamente novas informações mas também esquece rápido
Tendência a se preocupar
Tendência a ter prisão de ventre

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

69

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

Fica cansado rapidamente, tendência a se esforçar demais
A energia física e mental manifesta-se aos arranques

É extremamente Vata:
Sentir fome a qualquer hora do dia ou da noite
Amar a agitação e as constantes mudanças
Ir dormir em horas diferentes a cada noite, saltar refeições e ter hábitos
irregulares de um modo geral
Digerir bem a comida num dia e mal no outro
Ter crises emocionais de curta duração e que são logo esquecidas
Andar depressa

A característica do tipo Vata é a "mutabilidade". As pessoas de Vata são
imprevisíveis e muito menos estereotipadas do que as do tipo Pitta ou Kapha. A
sua variabilidade - de tamanho, forma, disposição de ânimo e acção - é a
característica que o distingue. No caso da pessoa do tipo Vata, a energia física e
mental manifesta-se aos arranques. Os indivíduos desse tipo tendem a andar
depressa, ter fome a qualquer hora, amar a excitação e a mudança, ir dormir a
uma hora diferente a cada noite, saltar refeições e digerir bem a comida em um
dia e mal no dia seguinte.

PITTA
O dosha Pitta governa a digestão e o metabolismo. Pitta é responsável por
todas as transformações bioquímicas que ocorrem no corpo, e está estritamente
envolvido com a produção de hormonas e enzimas. O Pitta no corpo é comparado
ao princípio do fogo na natureza - ele queima, transforma e digere. Pitta é quente,
aguçado e ácido.

Características do tipo Pitta:
Constituição física média
Força e resistência médias
Fome e sede intensas, digestão forte
Tendência a ficar zangado e irritado quando stressado

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

70

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

Pele clara ou rosada, amiúde sardenta
Aversão ao sol e ao calor
Carácter empreendedor, aprecia os desafios
Intelecto aguçado
Fala precisa e articulada
Não consegue saltar refeições
Cabelo louro, castanho ou ruivo (ou com nuanses avermelhadas)

É extremamente Pitta:
Ficar faminto se o jantar atrasar meia hora
Viver em função do relógio e detestar desperdiçar o tempo
Acordar à noite a sentir calor e sede
Assumir o comando de uma situação ou sentir que deveria fazê-lo
Aprender, através da experiência,que as outras pessoas às vezes o acham
por demais exigente, sarcástico ou crítico
Ter um andar determinado

A intensidade é a principal característica do tipo Pitta. Cabelo ruivo e uma face
rosada indicam uma predominância de Pitta, bem como a ambição, a inteligência
aguçada, a franqueza, a ousadia e a tendência a ser argumentador ou ciumento.
Mas o lado combativo de Pitta não precisa expressar-se de uma forma
extravagante ou grosseira. Quando equilibradas, as pessoas Pitta são calorosas,
carinhosas e satisfeitas.

KAPHA
O dosha Kapha é responsável pela estrutura do corpo. O Ayurveda diz que
Kapha está relacionado com os princípios da terra e da água na natureza. O
dosha Kapha é tipicamente pesado, estável, firme, frio, oleoso, lento, inerte e
macio, e as pessoas do tipo Kapha caracterizam-se por essas qualidades
materiais.

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

71

grande força e resistência físicas Energia uniforme.T. procurar conforto emocional na comida.I. tolerante. custa a ficar zangado Pele fria. olhos lânguidos e um andar deslizante. mostrar-se feliz com o status quo e tranquilizar os outros para preservá-lo. fome moderada Afectuoso. satisfeito consigo mesmo É extremamente Kapha: Ficar ruminando as coisas durante um longo tempo antes de tomar uma decisão Levantar devagar. movimentos lentos e graciosos Personalidade tranquila e relaxada. dormir profundamente e levantar devagar.M. 4-A . espessa. Ele fornece a força e a resistência física que definem a estrutura robusta das pessoas típicas do tipo Kapha. por via de regra. mas depois que as assimila costuma retê-las bem Sono pesado e prolongado Tendência para a obesidade Digestão lenta. magnânimo Propensão para ser possessivo. É extremamente Kapha ruminar as coisas durante um longo tempo antes de tomar uma decisão. pálida e frequentemente oleosa Custa a captar novas informações. Elas são consideradas afortunadas no Ayurveda porque. O dosha Kapha gera estabilidade e regularidade.pt 72 . suave. mesmo quando gordo A característica básica do tipo Kapha é "relaxado".: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Características do tipo Kapha: Constituição física sólida e poderosa. ficar na cama um longo tempo e precisar tomar um café logo que acorda Ser feliz com o status quo e preservá-lo apaziguando os outros Respeitar os sentimentos das outras pessoas (com relação às quais sente uma genuína empatia) Procurar conforto emocional na comida Ter movimentos graciosos. feliz e tranquila. Rua Alfredo Trindade. gozam de excelente saúde e expressam uma visão do mundo serena.1600-407 Lisboa Telef.

pt 73 . amargo. limpa Peso Corporal Leve Médio Pesado Temperatura da pele Baixa. clara. adstringente Desejos Comida e bebida Comida e quente bebida fria Coisas secas Movimentos intestinais irregulares Fezes soltas Fezes formadas Cor da Pele Acinzenta Morena. avermelhada Branca. amargo. aparência lípida e agradável Húmido Rua Alfredo Trindade. ácido. movimentos rápidos Estável Estável e lenta Pele Seca. vivaz. 4-A .1600-407 Lisboa Telef. rugas branca. mãos e pés frios Alta Baixa Intolerência Frio Calor Maneira de andar Leve. grosseira Levemente untuosa. clara. avermelhadas brilhante.I. áspera.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Veja as principais características físicas e mentais dos três doshas: CARACTERÍSTICAS VATA PITTA KAPHA Como trabalha Com uma velocidade mediana Vagarosamente Com muita iniciativa _____________________________________________________________ Memória Curta Média Longa Digestão Irregular Muito rápida Lenta Fome Irregular Muita Pouca Preferências Doce.M. macia Untuosa. de cor Atractiva. resistente. clara. adstringente Picante.T. salgado Doce. veloz.imt. macia e lisa Face Comum Atractiva. dura.

Na medicina ayurvédica isso não será suficiente para estabelecer um diagnóstico. O terapeuta não deverá iniciar nenhum traramento antes de proceder a esse questionário. agudo. 4-A . depressivo Doce. moderadamente suave. vôos. irregular tipo pequeno Raiva. Preciso. oceano. violência. árvores e montanhas Estrutura corporal Esguio. excitante. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Sonhos Terríveis. brilhante forte Discurso Rápido. fogo ardente. A sua constituição é estruturada em torno de uma combinação de dois tipos de corpo e. relâmpagos. seco. alta ou baixa. O efeito prático dessas idéias torna-se mais claro quando a pessoa responde ao questionário. flores.T. elequente. emagrecida. lagoas. lento.M. bando cisnes. perde o auto controle facilmente A mente permanece estável e clara. pulos. mas firmemente Obnulado.1600-407 Lisboa Telef. bom falador débil entrecortado. corridas. inconstante. movese para a frente e para trás. um tambor ou leão Diante de problemas ou dificuldades Preocupa-se muito. fraca. dos três. nervoso ou irritado muito facilmente Descubra o seu dosha É importante compreender que a maioria das pessoas são "bi-dóshicas". ouro. mente instável. seca. que se destina a ajudá-lo a determinar as suas influências particulares dos doshas. Rua Alfredo Trindade. roliço.I. suave. O questionário que apresento é um deles mas poderá estabelecer outro que se destine à mesma finalidade.pt 74 . claro como um trovão. pouca fluência. difuso. sol Água. em alguns casos. resolvendo o problema lenta.imt. pássaros Tamanho Grande.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. suave corpulento. médio.

ou. 3. Frequentemente tenho dificuldade em dormir ou em ter uma noite de sono reparador. Não sou bom em memorizar as coisas e depois lembrá-las mais tarde. 9.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Totalize a seção inteira dessa maneira. 8. No caso do comportamento e das características mentais. a sua escolha geralmente será óbvia. Por exemplo. Não tolero tão bem o frio quanto a maioria das pessoas.1600-407 Lisboa Telef. 1ª SEÇÃO: VATA Não se aplica a mim Aplica-se algumas vezes a mim Aplica-se quase sempre a mim 1.I. Vá então adiante para as declarações Pitta e Kapha. A minha disposição de ânimo muda com facilidade e sou um tanto ou quanto emotivo por natureza. Tenho tendência a ter mãos e pés frios. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA QUESTIONÁRIO AYURVÉDICO O teste que se segue está dividido em três secções. pelo menos. deve responder de acordo com a maneira como sentiu e agiu na maior parte da sua vida.M. 4.não engordo com facilidade. 3 na segunda e 2 na terceira. e chegará à sua contagem final Vata. 11. 10. 5. Responda a cada uma delas e atribua 0. irá determinar o seu dosha. 6. 3 ou 6 (o que mais se aplicar a si).T. especialmente no inverno. Sempre aprendi coisas novas com muita facilidade. No caso dos traços relativamente objectivos. Tenho tendência a ter gases e prisão de ventre. que são mais subjectivos. nos últimos anos. Sou magro . Executo rapidamente as atividades. se marcar 6 na primeira afirmação. 0 = Não se aplica a mim 3 = Aplica-se um pouco a mim (ou parte do tempo) 6 = Aplica-se muito a mim (ou quase o tempo todo) No final da secção. terá três contagens diferentes. 4-A . A minha pele tende a ser muito seca. o seu total até esse ponto seria 6 + 3 + 2 = 11. O meu andar característico é leve e rápido 7. Uma para cada um dos três doshas. 15. 2. Falo rápido e os meus amigos acham que eu falo muito. Fico ansioso ou preocupado com frequência. anote a sua contagem. Costumo ter dificuldade em tomar decisões. Ao terminar. 13. Rua Alfredo Trindade.imt. 12. Sou animado e vivo por natureza.pt 75 . Ao compará-las. 14.

T. 4-A . 5. 20.I. Transpiro com facilidade. mas também muito imaginativa.imt.pt 76 . e também de bebidas geladas.A minha mente é muito activa. 13. Sinto um mal-estar ou fico facilmente fatigado no calor . 18. 14. Fico impaciente com muita facilidade. Eu considero-me muito eficiente. 6. Tenho a mente decidida e resoluta e sou um tanto ou quanto enérgico. 17. Fico zangado com muita facilidade.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. e quando quero alguma coisa sou muito determinado nos meus esforços para conseguí-la.Os meus movimentos são rápidos e activos. Tenho tendência a ter hábitos alimentares e de sono irregulares. 19. Não tolero alimentos muito quentes e picantes. Tenho a tendência a ser perfeccionista com relação a detalhes. 11. Aprecio os desafios. 10.é mais fácil eu ter diarréia do que prisão de ventre. 20. Não me sinto bem quando salto uma refeição. A minha evacuação é bastante regular . 7. ou se o almoço ou o jantar atrasa. Aprendo rápido. Fico facilmente agitado. 2. às vezes inquieta. Costumo ser extremamente preciso e organizado nas minhas actividades. ruivo ou cor de areia 9. Embora nem sempre o demonstre. Tenho muito apetite. É mais fácil eu achar que um ambiente está quente demais do que frio demais. 8. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 16. 17.mais do que as outras pessoas. 18.a minha energia tende a manifestar-se em surtos.1600-407 Lisboa Telef. mas também esqueço rápido. fico irritado e zangado com bastante facilidade. 15.M. 4.O meu cabelo tem uma ou mais das seguintes características: tendência a ficar grisalho ou calvo cedo / fino e liso / louro. Não tolero as desavenças tanto quanto deveria. 12. consigo comer uma grande quantidade de comida se o desejar. Gosto muito de alimentos frios. Muitas pessoas consideram-me teimoso. Rua Alfredo Trindade. como sorvete. mas depois esqueço rapidamente. CONTAGEM VATA 2ª SEÇÃO: PITTA Não se aplica a mim Aplica-se algumas vezes a mim Aplica-se quase sempre a mim 1. 16. Tenho a tendência de criticar tanto os outros quanto a mim mesmo. 19. 3.

I. 13.T. O meu andar é de um modo geral lento e cadenciado. Tenho tendência a dormir demais. meigo. CONTAGEM KAPHA CONTAGEM FINAL VATA: PITTA: KAPHA: Rua Alfredo Trindade.A minha disposição é serena e tranquila .A minha digestão é lenta. Tenho tendência para engordar – acumulo gordura com facilidade. escuro e ondulado. 10.A minha constituição física é grande e sólida. mas retenho bem as informações e tenho uma boa memória. Como devagar e as minhas acções são lentas e metódicas. 5. As seguintes palavras descrevem-me bem: sereno. bem como um nível de energia estável. a ficar zonzo ao acordar e sou geralmente lento para fazer as coisas pela manhã. Sou capaz de saltar refeições sem nenhum mal-estar significativo. 2. Tenho vigor e resistência física. O meu cabelo é grosso. Preciso dormir pelo menos oito horas para me sentir bem no dia seguinte. 17. 8. 20. Não aprendo tão rapidamente quanto algumas pessoas. asma ou sinusite. Não gosto quando o tempo fica frio e húmido. 3. suave e um tanto pálida. 15.1600-407 Lisboa Telef. 11. 16. 18. A minha pele é macia.não fico agitado com facilidade. A minha tendência natural é fazer as coisas de uma maneira lenta e relaxada. 4. 14. Tenho um sono muito profundo. 19. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA CONTAGEM PITTA 3ª SEÇÃO: KAPHA Não se aplica a mim Aplica-se algumas vezes a mim Aplica-se quase sempre a mim 1. 7.imt.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. e dificilmente fico zangado. 6.M. o que me faz sentir pesado depois das refeições. 4-A .pt 77 . Engordo com mais facilidade do que a maioria das pessoas e emagreço mais devagar. Sou calmo por natureza. Tenho a tendência a ter um excesso de muco ou secreção. carinho e magnânimo. l 2. 9. congestão crónica.

O seu segundo dosha mais intenso poderá ainda manifestar-se nas suas tendências naturais. Tipos de Dois Doshas: Vata-Pitta ou Pitta-Vata Pitta-Kapha ou Kapha-Pitta Vata-Kapha ou Kapha-Vata Se é um tipo de dois doshas. Todo este princípio não é assim tão simplista mas não está no âmbito desta formação desenvolver-mos uma matéria que requer muito mais estudo e conhecimento.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Agora que somou as suas contagens. Pitta . Pitta ou Kapha são extremamente evidentes.pt 78 . você é um tipo de dois doshas. Verifique novamente todas as suas respostas ou peça a um amigo que acompanhe as respostas consigo. porém será muito menos nítido. pode-se considerar um tipo Pitta-Vata. Kapha . Um tipo assim poderá ter a seguinte contagem final: Vata . pode reler as descrições de Vata. lembre-se de que o Ayurveda os combina de várias maneiras diferentes para chegar aos tipos de corpo distintos.20. Se uma das contagens for muito superior às outras.imt. este tipo é considerado o mais raro de todos. Pitta – 45. O mais elevado manifesta-se primeiro no seu tipo de corpo. Pitta e Kapha para ver se um ou dois doshas se mostram mais proeminentes na sua estrutura. Rua Alfredo Trindade. mas ambos são levados em conta.T. Embora só existam três doshas. as características de Vata.90. Se as três contagens forem praticamente iguais. Vata – 90. pode determinar o seu tipo de corpo. Além disso. Quase todas as pessoas são tipos de dois doshas. Tipos Únicos de Dosha: Vata Pitta Kapha É definitivamente um único tipo de dosha se a sua contagem mais elevada for duas vezes maior do que a segunda (por exemplo. os traços dos seus dois principais doshas serão predominantes.1600-407 Lisboa Telef. pode ser um tipo de três doshas. Kapha 35). Se esta for a sua contagem.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.80. Se não existe um dosha dominante. Tipo de Três Doshas Vata-Pitta-Kapha Não obstante.M. você é provavelmente um tipo único de dosha. 4-A . Nos tipos únicos de dosha.

I. Ferido pode levar a doenças graves e até à morte. sira (vasos sanguíneos. Os marmas são semelhantes aos pontos de pressão usados na reflexologia e na acupressão.imt. De acordo com o Sushruta Samhita. é o sistema de marmas que deu origem a esses dois sistemas e à acupuntura.M. Sandhi marmas – predominam as articulações ósseas Rua Alfredo Trindade. Asthi marmas – predomina o tecido ósseo 3. Os antigos sábios ayurvédicos descobriram pontos espalhados pelo corpo e através dos quais deve fluir o prana. o corpo é demasiado sólido e comprimido e. teremos uma postura cifótica e uma respiração pouco profunda. asthi (ossos e nervos). os padrões físicos são notórios. Sira marmas – predominam as veias 6. Os marmas. mantendo assim. tamas e sattwas (os três doshas e os gunas ou energias subtis). No caso da raiva. tendo efeitos substanciais no corpo e mente. bastante expandido e poroso.1600-407 Lisboa Telef. ou então permitir que se escape livremente. como os pontos de acupuntura. Mamsa marmas – predomina neles o tecido muscular 2. ou remotas. Dhamani marmas – predominam as artérias 5. Além disto.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. o ponto marma é onde o prana se concentra. rajas. No primeiro caso. ganância e de todos os outros sentimentos humanos. que por natureza procura e expansão e o crescimento. O uso deles no contexto do sistema ayurvédico aumenta muito a potência dos efeitos obtidos. os pontos marma estão em regiões anatómicas onde estão presentes duas ou mais das seguintes estruturas. a saúde dos indivíduos. 4-A . no segundo. São conhecidos como pontos marma. as nossas vidas e experiências passadas. se o medo tiver sido preponderante nas nossas vidas. kapha. Ao mantermos inconscientemente os nossos corpos em posturas pouco naturais. são medidos em dedos. Com efeito. podemos limitar o fluxo de prana. Snayu marmas – predominam os tendões e ligamentos 4.T.pt 79 . pitta. Também sabemos que este mesmo registo está presente nas nossas mentes. A crónica dos nossos prazeres e problemas emocionais passados pode ser lida na nossa forma física. podem ser observadas na estrutura actual dos nossos corpos. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA XIV – Os pontos marma Segundo a Ayurveda. Em qualquer dos casos. o corpo-mente desorganiza-se e afasta-se da sábia orientação das leis naturais. São em número de 107 e classificados em seis categorias por Hrdayam no seu livro Astanga Hrdayam: 1. snayu (ligamentos). A ayurveda refere ainda que os pontos marma são parte de vata. ou energia vital. mamsa (músculos) e sandhi (articulações). Por exemplo.

107 Os marmas não devem ser vistos como um sistema complicado e difícil.14 5. São pontos extremamente delicados e não devem ser estimulados com força nem de maneira agressiva. A respiração é um elemento crucial de todas as técnicas de massagem. Frente do Corpo ------------------. A presença mental do terapeuta é de capital importância. Na massagem os marmas podem ser usados de três maneiras: Para tratar os nadis. Membros Superiores ------------. Parte de Trás do Corpo ---------. Em comparação com outros sistemas. Do mesmo modo. não a do terapeuta.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. São pontos naturalmente sensíveis que.22 4. Cabeça e Pescoço ---------------.1600-407 Lisboa Telef. tem medidas e proporções diferentes.37 2. portanto os pranas Para tratar um órgão ou um sistema orgânico específico Para tratar um desequilíbrio específico dos doshas Os principais métodos de tratamento dos marmas são a pressão.pt 80 . como o dos pontos de acupuntura e os meridianos. 4-A .22 Total ------------------------------------. As localizações são especificadas dessa maneira porque cada pessoa tem uma constituição física diferente.I. a pressão deve ser aplicada lentamente. muitas vezes indicam uma região do corpo e não um simples ponto. a massagem circular e o uso de óleo e de óleos essenciais. mas especialmente na massagem dos marmas.M.imt. Rua Alfredo Trindade. com uma força crescente.T. sabe identificar. qualquer massagista experiente e com um pouco de sensibilidade. os marmas também são diferentes porque podem ter uma largura de um a oito dedos – ou seja. Também podem ser tratados pelo calor. pela sua localização no corpo: 1. os marmas são medidos em dedos. pois eles são meios directos de acesso ao prana do paciente. Como já dissemos. A unidade de medida é a largura do dedo do paciente.12 3. Membros Inferiores --------------. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Os marmas definem-se ainda.

I.imt.pt 81 . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Pontos marma – frente Rua Alfredo Trindade.T.M. 4-A .1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.

4-A .imt.1600-407 Lisboa Telef.pt 82 . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA pontos marma – costas Rua Alfredo Trindade.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.T.I.M.

O peito e abdómen devem ser massajados na direcção dos ponteiros do relógio com a palma da mão. devem ser massajados com movimentos circulares. Propomos assim que faça assiduamente massagem e quando isso não for possível fica aqui uma proposta de automassagem simples e relaxante: Utilise um bom óleo. Dê pequenas pancadas nestas áreas antes de continuar para as costas das mãos e dos pés. É necessário para isso que o terapeuta se cuide e se mantenha em forma.I. Continue pelo pescoço. que deve ser primeiro esfregado para cima e para baixo e depois massajado. onde existem muitos pontos marma. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA XV – Aplicação prática da massagem ayurvédica Técnica da automassagem Existem muitas técnicas de massagem ayurvédicas tradicionais.imt. Comece por massajar a cabeça para a frente e para trás. usando a parte anterior das palmas das mãos. enquanto as grandes articulações. com algum vigor. os ossos longos. A garganta é massajada de baixo para cima e o rosto suavemente massajado com a palma da mão num movimento que produza fricção.T. sendo perfeitamente aceitável apertá-los e dar-lhes pequenas pancadas. Comece no centro da palma ou planta. a massagem promove uma movimentação de energias em todo o corpo. Durante a massagem.M. indicadas para vários tipos de problemas e predominâncias dóshicas. Coloque depois um pouco de óleo nas narinas e orelhas. Para poder aplicar uma massagem eficaz o terapeuta deve estar bem tanto física como mentalmente. Lembre-se que a massagem limpa o corpo.1600-407 Lisboa Telef. lembre-se sempre que está a fornecer alimento e vitalidade a si próprio. como os ombros.pt 83 . Após a massagem repouse por algum tempo.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. A massagem rejuvenesce o corpo e a mente. como o dos braços e pernas. cotovelos e joelhos. As ancas e nádegas deverão ser massajadas para cima e para baixo e ainda com movimentos circulares. Acima de tudo. As mãos e os pés devem receber uma atenção especial. Rua Alfredo Trindade. devem ser massajados para cima e para baixo. 4-A . Na generalidade. Tenha sempre em mente o bem que está a fazer a si próprio. Pretende fortalecer o sistema imunológico e estimular a circulação linfática e sanguínea. A que vamos aprender a aplicar é uma massagem apropriada para todas as estações e constituições. abre os canais para que as energias possam fluir livremente através deles e dos pontos marma. ajuda a eliminar as toxinas.

O terapeuta aplica a massagem com as mãos e efectua alguns movimentos com os pés devendo sempre adoptar posições cómodas e que não prejudiquem a sua saúde postural. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Sequência da massagem geral 1. Pescoço – massagem da coluna cervical e parte superior dos trapézios 3. Imposição de mãos sobre o rosto Nota – Os membros superiores também podem ser massajados na posição de decúbito ventral logo a seguir às costas e pescoço.T. Cabeça – massagem e estimulação de pontos 11.I. Rosto 10.imt.M.pt 84 . Membros superiores – braços e mãos 8. Membros inferiores – parte traseira e pés 4. Tórax 7. Membros inferiores – parte da frente e pés 5. Abdómen – massagem e estimulação de pontos 6. Costas – massagem da coluna dorsal e lombar e estimulação de pontos 2. Pescoço – parte dianteira e lateral 9. Rua Alfredo Trindade. A massagem é acompanhada por manobras de tracção e alongamento.1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. 4-A .

O paciente coloca-se em decúbito ventral. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Sequência da Massagem Geral 1 – Costas A massagem Ayurvédica é geralmente praticada no chão.T. Inicia-se pelas costas.I. uma perna com o joelho no chão entre os seus membros inferiores e a outra flectida com o pé assente no chão junto da coxa do paciente.1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. 4-A . O terapeuta posicionase atrás do paciente. lubrificando-a.pt 85 . com os braços ao longo do corpo e a cabeça voltada para um dos lados. Rua Alfredo Trindade.M. Atenção às características doshas de cada paciente para aplicação do óleo adequado. A utilização de óleos é imprescindível para auxiliar os movimentos e não provocar irritações na pele. Coloca-se um colchão coberto com um lençol ou toalha e cobre-se o paciente com outro.imt.

de forma palmar mas também com as polpas dos dedos e com os polegares para movimentos mais profundos. Rua Alfredo Trindade. 4-A . tecidos e tendões e activam a circulação. Não esquecer que todos os órgãos do corpo estão ligados e interligados com as vértebras da coluna. As mãos deslizam.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Massage toda a região.pt 86 .M.1600-407 Lisboa Telef. O peso do corpo deve ser utilizado para aplicação dos movimentos sem grande esforço físico. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Massaja-se toda a região das costas.I. A massagem das costas é importante para aliviar dores e tensões e para auxiliar na redução de problemas na coluna vertebral. do centro da coluna até à periferia das costas. em simultâneo ou intercaladamente. em movimentos de deslizamentos caudais-cefálicos. Estes movimentos ajudam a soltar os músculos. À medida que os tecidos forem aquecendo deve-se aprofundar o toque.imt. O terapeuta deve ter em atenção a sua postura. com as palmas das mãos. Uma boa massagem em toda a extensão das costas vai activa-los e previne desequilíbrios e distúrbios nos mesmos.T.

: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Rua Alfredo Trindade. com os polegares. Aproveitar o movimento para delinear. 4-A . auxiliando na correcção de possíveis desvios da coluna (escolioses).imt.1600-407 Lisboa Telef.I.pt 87 .M. a junção da bacia com o tronco.T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA As nádegas devem se bem massajadas e ―abertas‖ para fora com deslizamentos transversais. Este movimento vai ajudar a soltar a bacia e para aumentar a sua flexibilidade. Movimentos feitos com as palmas das mãos e com as polpas dos dedos.

4-A . com uma certa pressão até atingir o nervo ciático.1600-407 Lisboa Telef.I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. devem-se realizar deslizamentos bilaterais e rotativos Quando estiverem bem aquecidos os glúteos devem ser massajados com as pontas dos dedos.pt 88 . Com as mãos espalmadas sobre os glúteos.imt.M. ou com as mãos juntas um de cada vez. Rua Alfredo Trindade.T. ao mesmo tempo com uma mão de cada lado. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA A região glútea e lombar deve ser massajada bilateralmente.

Os restantes dedos servem apenas para dar apoio lateral. sobre o espaço entre cada vértebra. Este movimento deve ser repetido três vezes e ajuda na desobestrucção dos canais energéticos.imt.T. e sobe até à 7º cervical.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.I.M.1600-407 Lisboa Telef. 4-A . Rua Alfredo Trindade. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Com as polpas dos polegares o terapeuta deve trabalhar os espaços intervertebrais com movimentos opostos de vai e vem.pt 89 . Inicia-se os movimentos de deslizamento na base da coluna.

T. Se assim for a pressão deve ser leve ou limitar-se a uma massagem ligeira com a palma da mão.pt 90 .1600-407 Lisboa Telef. quando da anamenese. Ferificar. por alguns segundos. sobre os dois rins. 4-A .imt.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Rua Alfredo Trindade.I. seguida de uma massagem com deslizamentos laterais. se o paciente possui cálculos renais ou algum tipo de problema grave nos rins. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA O terapeuta deve exercer uma pressão vigorosa.M.

: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef. de distal para proximal.pt 91 .M. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Com os polegares. 4-A . fazem-se deslizamentos e pressão na musculatura intercostal.imt. Inicia-se nas últimas costelas flutuantes e vai subindo de espaço a espaço paralelamente. Rua Alfredo Trindade.T.I.

I. Rua Alfredo Trindade. com os polegares ao redor da escápula. O paciente deve ter os braços ao longo do corpo e se houver rigidez muscular que dificulte a abertura.imt. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Realiza-se uma ligeira massagem. até fazer a abertura da mesma.pt 92 . facilitando assim o movimento .M. 4-A .T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. coloca-se o braço do paciente sobre as costas. Posiciona-se a polpa dos polegares no centro da curvatura da escápula e exerce-se pressão. para aquecer os tecidos. introduzindo ao máximo os dedos dentro do espaço.1600-407 Lisboa Telef.

4-A .M. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade.imt.T.pt 93 .1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.I.

I. Se encontrarmos pequenos nódulos deveremos trabalha-los mais profundamente e por vezes são necessárias várias sessões até serem dissolvidos. no sentido transversal. Trabalha-se com ambas as mãos de um lado e depois do outro da coluna.imt. 4-A . por todo o prolongamento da musculatura.T. Inicia-se na região lombar e sobe até à cervical. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA O terapeuta coloca-se lateralmente ao paciente e trabalha os músculos paravertebrais e espinhais. Rua Alfredo Trindade.M.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. O movimento repete-se três vezes aumentando a pressão.1600-407 Lisboa Telef. Os músculos devem ser soltos em movimentos de deslizamentos curtos e com ligeira pressão.pt 94 .

Aquece-se toda a região dos ombros e pescoço. Os movimentos ascendem da 7º para a 1ª cervical canalizando a energia para o 6º e 7º chakras. Não esquecer de colocar óleo sempre que necessário.M. 4-A . Devem-se realizar deslizamentos profundos desde a cervical até ao ombro.T.pt 95 . O paciente pode colocar as mãos em baixo da testa.1600-407 Lisboa Telef.imt.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. deve ser aquecido bilateralmente e trabalhado com amassamentos e pinçamentos. Rua Alfredo Trindade. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 2 – Pescoço (posterior) Segue-se a região cervical. Trabalhar bem a parte superior do trapézio. Com as polpas dos polegares devem-se trabalhar os espaços intervertebrais da região inter-escapular até à occipital. posterior e lateral. Este.I. Toda a musculatura desta região deve ser solta e bem trabalhada devido às tensõs que aqui se acumulam.

o ponto acima da 1ª vértebra cervical.imt. Estes. Rua Alfredo Trindade.pt 96 . relacionada com a retenção de emoções negativas ou até de problemas relacionados com o fígado ou a vesícula biliar. Depois deve massajar os dois pontos laterais.M. É o vórtice energético traseiro do 6º chakra. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Quando termina a massagem nos espaços intervertebrais.T.1600-407 Lisboa Telef. o terapeuta deve pressionar. no centro da nuca.I. 4-A .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. no sentido horário. são pontos de grande tensão.

com firmeza. O trabalho de pés e alongamentos será explicado no final da sequência final. o músculo em direcção ao ombro.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Depois de toda a zona bem trabalhada. O terapeuta aqui vai optar por fazer a massagem nos membros superiores pela parte posterior ou poderá faze-lo depois de trabalhar o tórax e aí trabalhará de ambos os lados.T.1600-407 Lisboa Telef. com movimentos de deslizamento nas fibras superiores do trapézio nos dois lados do corpo em simultâneo. A massagem das costas está terminada. Deve iniciar o movimento na nuca e alongar. a cada caso e a cada paciente. Repetir este movimento pelo menos três vezes. 4-A . o terapeuta deverá finalizar. proveitoso e adequado. Rua Alfredo Trindade. Cabe a cada terapeuta aplicar o trabalho de pés e alongamentos que considerar mais útil.imt.pt 97 .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.M.

colocando o pé do paciente sobre o seu colo.M. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 3 – Membros inferiores (região posterior) O terapeuta coloca-se de joelhos. dando inicio à massagem. Executam-se deslizamentos.1600-407 Lisboa Telef. Rua Alfredo Trindade. Deve-se ter o cuidado de aliviar a pressão na região poplítea (posterior do joelho).: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.T. com pressão crescente. ao fundo. 4-A . entre as pernas do paciente. no sentido ascendente.pt 98 .imt. A massagem inicia-se no tendão de Aquiles e vai até à região glútea.I.

Os gémeos devem se ―abertos‖ com deslizamentos profundos (atenção ao problema de varizes) devido às tensões e bloqueios que aí se acumulam. Dar importância a nódulos e tensões encontradas.pt 99 . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Os movimentos podem ser executados com a palma das mãos. com os polegares. Rua Alfredo Trindade.imt. com o dorso da mão ou de punho fechado.I.1600-407 Lisboa Telef. conforme o pretendido.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Devese também realizar deslizamentos na porção lateral da coxa.M. com a base da mão. Região tensa e dolorida. 4-A .T.

imt. Repete-se a massagem no outro membro.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Os pés podem e devem ser massajados.M.pt 100 . 4-A .T. Trabalhar o tendão de Aquiles e aplicar movimentos de deslizamento profundos na planta dos pés.1600-407 Lisboa Telef. Rua Alfredo Trindade. Trabalhar bem toda a musculatura do pé.

imt.1600-407 Lisboa Telef.T.M. 4-A . Com a polpa dos polegares. Rua Alfredo Trindade.pt 101 .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. elevando as energias.I. Se ouver rigidez ou problemas no ciático a energia é descarregada para a terra (sentido descendente). Se o paciente não tiver problemas podemos trabalhar no sentido ascendente. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Lateralmente faz-se uma manobra para soltar o Tensor Fáscia Lata. movimenta-se da porção anterior até ao joelho.

imt. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 4 – Membros Inferiores (região anterior) O terapeuta localiza-se na parte de fora de uma das pernas. Primeiro com toda a região palmar das mãos e depois com a polpa dos dedos e polegares vai aprofundando os movimentos. Não deve exercer pressão sobre a Tíbia e os joelhos devem ser trabalhados sem grande pressão. Rua Alfredo Trindade.M.I.pt 102 . Trabalhar bem a região dos quadríceps. 4-A .T. A massagem é executada do pé até à região superior da coxa.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef.

– Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.T.I.imt.pt 103 .M. 4-A .1600-407 Lisboa Telef.

1600-407 Lisboa Telef. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA O pé também pode ser massajado nesta posição: Rua Alfredo Trindade. 4-A .T.pt 104 .I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.M.

T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Para massajar a parte interna.1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.pt 105 . Os movimentos devem ser feitos do tornozelo até à virilha. 4-A .imt. o terapeuta flexiona a perna do paciente. apoiando-a na sua coxa.M. Sempre ascendentes.I. Trabalhar com pressão crescente e das várias formas que já se referenciou. Rua Alfredo Trindade.

Rua Alfredo Trindade. de forma profunda.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA A seguir o terapeuta fica de joelhos e flecte a perna do paciente prendendo-lhe o pé entre eles.1600-407 Lisboa Telef. na musculatura anterior da coxa até à virilha. eleva a panturrilha em movimento profundo de deslizamento desde o calcanhar até ao joelho e de seguida desliza com os polegares. Com ambas as mãos.M.T.imt. Realiza este movimento três vezes e depois trabalha o outro membro. 4-A .pt 106 .I.

1600-407 Lisboa Telef.M.imt.pt 107 . 4-A .T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade.I.

: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. A seguir. A massagem. O terapeuta deve colocar-se no lado direito do paciente. de mãos alternadas.I. trabalhando o trajecto do Cólon. procurando amassar os músculos abdominais. no sentido dos ponteiros do relógio e de vai e vem. no sentido horário. torcendo-os no centro da barriga. 4-A . A musculatura é assim aquecida e depois é feito um deslizamento circular.imt. Os movimentos devem ser circulares. vai ajudar um intestino preguiçoso a funcionar. o terapeuta realiza. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 5 – Abdómen A massagem do abdómen é extremamente importante e benéfica para o paciente. Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef. uma boa massagem promovendo os movimentos peristálticos do intestino.M.T. com as polpas dos polegares e colocando uma mão sobre a outra.pt 108 . feita no sentido horário. mas também é importante para dinamizar órgãos e vórtices energéticos situados nesta região.

T.imt.1600-407 Lisboa Telef. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade. 4-A .I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.pt 109 .M.

imt. 4-A .pt 110 . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA O primeiro ponto a ser dinamizado é o do fígado. Rua Alfredo Trindade. Um pouco acima do ponto do fígado executa-se pressão para baixo e durante alguns segundos.1600-407 Lisboa Telef.I.T.M. Com a polpa dos polegares o terapeuta realiza uma pressão abaixo das costelas flutuantes (lado direito do paciente). A pressão é exercida para baixo e para cima de forma profunda e durante alguns segundos.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Após o fígado estimula-se o ponto da vesícula biliar.

pt 111 .I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef. Também pode ser colocada uma mão de cada lado: Rua Alfredo Trindade. dinamiza-se da mesma forma.imt. primeiro o pâncreas e depois o baço.M. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Do lado esquerdo. 4-A .T.

T. de ambos os lados do umbigo.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef. Se a pulsação estiver mais fraca de um dos lados deve pressiona-lo com mais pressão.I.pt 112 . até sentir a pulsação bilateral e conta até dez. A pressão pode ser dolorosa devido há grande concentração de energia neste chacra. correspondente à região do umbigo. Conta dez batimentos e retira lentamente. 4-A .M.imt. Depois pressiona. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA De seguida o terapeuta coloca uma mão aberta na região lombar. e com o polegar da outra mão pressiona o umbigo verticalmente para baixo até sentir o batimento cardíaco. Em pacientes com problemas no pâncreas podese contar até vinte batimentos. Rua Alfredo Trindade.

I. os pontos acima da crista ilíaca anterior. bilateralmente e de forma profunda.T.M. Rua Alfredo Trindade. particularmente nas mulheres. Estes pontos estimulam.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Três alternâncias.1600-407 Lisboa Telef.imt. os ovários. Finalmente pressionam-se. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Segue-se a estimulação simultânea e alternada de dois pontos: apófise xifóide e osso púbico correspondendo ao chacra do plexo solar e sexual. 4-A .pt 113 . no baixo ventre.

Colocando as palmas das mãos no centro do peito faz deslizamentos oblíquos de forma cruzada. 4-A .1600-407 Lisboa Telef.I.imt.pt 114 . executa movimentos de deslizamento por toda a região do peito. Rua Alfredo Trindade. trabalhando a músculatura em todas as direcções. Trabalha assim o 4º chakra cardíaco.T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 6 – Tórax O terapeuta coloca-se de joelhos na parte superior da cabeça do paciente. Sempre com a utilização de óleo.M.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.

: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. percorre toda a zona das vértebras flutuantes e faz deslizamentos desde o plexo solar para baixo. 4-A .pt 115 . com as polpas dos dedos.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA O terapeuta. realizando uma massagem vigorosa em toda a região.1600-407 Lisboa Telef. Massaja toda a musculatura peitoral.T. Rua Alfredo Trindade.imt.M. com pinçamentos e elevação de toda a estrutura muscular.

próximo da clavícula. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Pressionando os ombros para baixo ou alternadamente elevando as costelas vai pedir ao paciente que faça inspirações e expirações para abertura da caixa toráxica.I.1600-407 Lisboa Telef. Inicia na décima costela e termina na primeira. No centro do peito os movimentos realizam-se sem tocar nos seios.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Com os polegares faz deslizamentos entre as costelas do centro para a lateral.M.imt.pt 116 . 4-A . Rua Alfredo Trindade.T. Deve repetir pelo menos três vezes.

4-A .M. Rua Alfredo Trindade.T. Movimento de pressão para baixo e rotativos. está situado o Timo.1600-407 Lisboa Telef. Esta glândula atrofia com a idade. O terapeuta deve estar com a palma das mãos e dedos apoiados nos ombros do paciente empurrando-os para baixo.I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. abaixo do esterno.imt. Este ponto também é importante porque aqui.pt 117 . O Timo faz parte do sistema linfático e influencia o sistema nervoso do corpo. Trabalha toda a parte superior das clavículas e em seguida faz estimulação do 4º chacra cardíaco (linha central entre os dois mamilos) pressionando com profundidade. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Ao chegar à última costela (ponto de junção com a clavícula) o terapeuta deve estimular o ponto dos pulmões com os polegares.

M. Por último. a parte superior e central do Trapézio.pt 118 . 4-A .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Rua Alfredo Trindade.T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA De seguida estimula o 5º chacra.I.imt. o terapeuta deve pressionar firmemente com os polegares. Se estiver tenso trabalha a área com deslizamentos e pressões para desbloquear as energias que aqui se acumulam formando nódulos. o laríngeo. Este ponto estimula e regula as funções da glândula tiróide e para-tiróide. Coloca o polegar na cavidade localizada entre as clavículas e faz uma pressão para baixo em direcção ao peito.1600-407 Lisboa Telef. O paciente deve respirar normalmente e de forma relaxada.

: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. de joelhos. De seguida. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 7 – Membros superiores O paciente deve ter os braços estendidos ao longo do corpo.I. O cotovelo também não deve ser negligenciado. 4-A . na parte superior ou inferior conforme o sentido que for trabalhar (circulação ou energia). O terapeuta coloca-se do lado de fora.imt. Rua Alfredo Trindade. ligeiramente abertos e com as palmas das mãos para baixo. com os polegares.T. Com as palmas das mãos trabalha toda a musculatura do ombro até à mão do paciente (circuito energético). vai aprofundando os movimentos.M.pt 119 . Não esquecer o dorso da mão do paciente.1600-407 Lisboa Telef.

o terapeuta deve deslizar com firmeza. Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef.M.imt.T. Volta o braço do paciente com a palma da mão para cima e repete o trabalho na zona interna do membro.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.pt 120 .I. de toda a musculatura bem trabalhada. 4-A . prendendo a musculatura e com a outra mão faz uma flexão dorsal à mão do paciente. uma das suas mãos até ao pulso do paciente. Trabalha com firmeza toda a musculatura. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Depois.

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

A palma da mão deve ser bem trabalhada (pressionar o centro para dinamizar o
chacra) assim como os dedos.

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

121

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

8 – Pescoço (anterior e lateral)
Colocado na parte superior da cabeça do paciente, o terapeuta trabalha toda a
musculatura anterior e lateral do pescoço. Pode trabalhar da nuca para os ombros
ou dos ombros para a nuca.
Inicia a massagem com deslizamentos na direcção da nuca, puxando o pescoço
do paciente na sua direcção. Massaja bilateralmente toda a musculatura,
traccionando o pescoço na sua direcção. Massaja toda a região anterior do
pescoço, cordas vocais e traqueia (com cuidado).

Faz pinçamento do esternocleidomastoideu, bilateralmente com as polpas dos
dedos, massajando-o.
Segura, com uma das mãos, a nuca do paciente, gira a cabeça lateralmente e
massaja toda a região lateral do pescoço. De um lado e depois do outro.

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

122

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

A massagem do pescoço pode terminar com alongamento lateral. Com a
cabeça de lado, coloca uma mão na nuca e a outra no ombro do paciente
alongando toda a musculatura lateral. Repete para o outro lado. De seguida,
coloca a cabeça ao centro e com uma mão na nuca e a outra no alto da cabeça,
lentamente, levanta a cabeça do paciente, procurando encostar o queixo no peito.

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

123

1600-407 Lisboa Telef.I.T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.M.pt 124 . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade.imt. 4-A .

Trabalha muito bem toda esta zona pressionando e alongando toda a musculatura do queixo às orelhas. trabalha o queixo e a mandíbula.imt. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA 9 – Rosto O terapeuta mantem a posição em que se encontrava e inicia a massagem do rosto colocando óleo nas mãos para facilitar as manobras.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.I.1600-407 Lisboa Telef.T. Rua Alfredo Trindade. Com uma mão de cada lado do rosto. do centro para fora.pt 125 .M. 4-A .

Para uma maior pressão puxa o nariz do paciente para o lado e com o polegar da outra mão desliza sobre o sinus e face.I. A massagem deve ser enérgica de forma a estimular os vórtices de energia que aqui se situam. Depois de toda a àrea bem trabalhada o terapeuta vai pressionar.imt. com os dedos. 4-A .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef. O terapeuta deve iniciar a massagem na região próxima do nariz e deslizar pressionando o osso zigomático.pt 126 .M. Rua Alfredo Trindade. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Toda a face deve ser bem massajada com movimentos simultâneos em ambos os lados do rosto. ambas as orelhas do pacienta.T.

4-A . As sobrancelhas são trabalhadas com deslizamentos e pinçamentos do centro para as laterais.pt 127 .imt.T. Rua Alfredo Trindade. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA A seguir massaja toda a testa.I.1600-407 Lisboa Telef. Horizontalmente e lateralmente exerce alguma pressão de forma a alongar os tecidos nas várias direcções.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.M.

O terapeuta vai pressionando toda a sobrancelha até à parte lateral da testa realizando aí uma pressão vigorosa. O couro cabeludo deve rodar suavemente provocando relaxamento e libertando tensões. desde as laterais da cabeça até às têmporas do paciente. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Seguem-se pressões na parte interna da sobrancelha.imt. A massagem inicia-se. Deve ser suave e energética. com pequenos toques rotativos das pontas dos dedos. Todos estes movimentos devem ser repetidos pelo menos três vezes e todo o couro cabeludo deve ser trabalhado. Rua Alfredo Trindade. O terapeuta.1600-407 Lisboa Telef. Por vezes os bloqueios energéticos nesta zona provocam dor. termina a massagem do rosto.I.pt 128 . 4-A .T. A massagem ao couro cabeludo é muito importante. executando deslizamentos em toda a região da testa e face. O terapeuta deve ter consciencia desta importância e executar o trabalho com entrega. O nariz também deve ser bem massajado.M. com o mundo divino.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Na parte central e superior da nuca encontra-se o 7º chakra Sahasrara que nos conecta com o nosso eu superior. Devem-se fazer deslizamentos por todo o nariz desde a região superior e lateral até à face.

imt. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef.T.pt 129 .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. 4-A .M.I.

pressiona até ao 6º chakra entre as sobrancelhas. 4-A . Rua Alfredo Trindade. Partindo do topo.pt 130 .1600-407 Lisboa Telef. onde se situa o 7º chakra.I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. com os polegares um sobre o outro.imt.T. Repetir três vezes.M. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA De seguida o terapeuta deve estimular os vórtices energéticos da linha central da cabeça.

M. Espera alguns segundos e retira lentamente. conta até dez e relaxa lentamente deslizando os dedos lateralmente. com os dois polegares (os outros dedos ficam apoiados lateralmente na cabeça do paciente sem fazer pressão).1600-407 Lisboa Telef. O terapeuta coloca a polpa dos polegares sobre os olhos do paciente que devem estar fechados (atenção às lentes de contacto.imt.I. e a pacientes que tenham sido submetidos a cirurgias aos olhos) e massaja em pequenos movimentos. Por fim trabalha-se o olho. O terapeuta quando chegar a este ponto pressiona no sentido horário. 4-A . Segundo os indianos é o 3º olho.pt 131 .T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Um pouco acima do ponto central entre as sobrancelhas situa-se a glândula pineal. Aqui se produz a ceratonina que é a hormona que nos leva a entrar em meditação profunda.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. que devem ser retiradas. Ela produz hormonas e é responsável pelo controle do sistema imunológico. Sente-se na saliva e tem um sabor adocicado. Rua Alfredo Trindade. Todos estes movimentos na linha central da cabeça estimulam também a glândula pituitária e por reflexo os outros chakras. Pressiona lentamente e com pressão o centro do olho solicitando ao paciente que relaxe.

I.1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Rua Alfredo Trindade.pt 132 .imt.T.M. 4-A . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA O paciente deve manter os olhos fechados e o terapeuta coloca as mãos em concha sobre o seu rosto passando-lhe um pouco de energia e abençoando-o mentalmente.

para poder relaxar por alguns minutos.pt 133 . As manobras especiais que a seguir descrevemos (massagem com os pés e alongamentos) podem e devem ser introduzidas na sequência da massagem. O terapeuta deverá (especialmente nos alongamentos) fazer a selecção dos que forem mais necessários e apropriados ao paciente que estiver a trabalhar. beber água e fazer um pouco de meditação para repor as suas energias.1600-407 Lisboa Telef. Rua Alfredo Trindade. deve de imediato lavar as mãos. O terapeuta. Se o ambiente estiver frio deve ser colocado um cobertor.I. Deve-se manter ou colocar uma música suave. 4-A .M.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Após alguns minutos destapa-se o paciente e indica-se para virar de lado por alguns segundos e depois sentar para finalmente se levantar. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA A massagem termina com o paciente deitado e coberto.imt.T. O rosto deve ser tapado para melhor relaxar. assim que terminar a sessão.

O terapeuta apoia-se num banquinho e sobe para cima do paciente pisando inicialmente nas nádegas. A cabeça do paciente deverá estar virada para o lado oposto ao que se estiver a trabalhar.T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Massagem com os Pés Costas Depois de realizar a massagem nas costas e pescoço faz a massagem com os pés.M. 4-A . O terapeuta coloca primeiro e com firmesa a planta dos dois pés paralelamente em cima da região glútea e próximos da base da coluna do paciente. Inicia a massagem com deslizamentos alternados nas nádegas de dentro para fora.pt 134 . Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef.imt.

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

Depois de soltar os glúteos massaja toda a região das costas. Desliza
alternadamente com os pés até à omoplata, mas não pisa na coluna.

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

135

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

Depois de trabalhar bem toda a região, um pé permanece em cima das nádegas
e com o outro pé o terapeuta abre a omoplata do paciente. Se necessário coloca
o braço do paciente em cima das nádegas para facilitar o movimento.

Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

136

I.M.T. – Instituto de Medicina Tradicional
CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA

Faz novamente uns deslizamentos alternados e sai com cuidado.
Repete no outro lado.
Rua Alfredo Trindade, 4-A - 1600-407 Lisboa
Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.pt

137

imt. próximo dos glúteos.M. Rua Alfredo Trindade.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.T.1600-407 Lisboa Telef.I.pt 138 . 4-A . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Membro inferior Sempre apoiando-se num banquinho. e o outro paralelamente ao primeiro executa deslizamentos alternados para fora e ao longo de todo o membro. Desliza várias vezes por todo o membro sem fazer pressão na zona popliteia. o terapeuta apoia um pé sobre a região superior da coxa.

I.M. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade.imt.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. 4-A .T.pt 139 .1600-407 Lisboa Telef.

1600-407 Lisboa Telef.M.T.pt 140 . 4-A .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt.I. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade.

o calcanhar do paciente em direcção ao chão. com o calcanhar. 4-A . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Em seguida o terapeuta (sempre apoiado no banquinho) pisa no arco do pé do paciente e com o outro pé empurra. Repete na direcção oposta por outras três vezes.T.M. Repete tudo no outro membro.imt.pt 141 .I. Rua Alfredo Trindade. Retem por alguns segundos e solta.1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Repete três vezes.

– Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Tracções e Alongamentos Manobras de tracção para abrir o peito O paciente deitado em decúbito ventral e braços estirados para tráz. chakra cardíaco. agarramdo-se mutuamente pelos pulsos.I. 4-A .Os olhos voltados em direcção ao centro da testa.pt 142 .1600-407 Lisboa Telef. A posição deve ser mantida por 10 a 15 segundos e lentamente retorna à posição inicial. Rua Alfredo Trindade.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt. o terapeuta eleva o tronco do paciente cuja cabeça deve estar ao máximo voltada para tráz. Além de alongar músculos e tendões abre o peito. chakra laríngeo e canaliza a energia para o 6º chakra.T.M. O terapeuta coloca-se em pé na região da anca do paciente e.

M. segura o dorso da mão do paciente e empurra os braços deste para a frente (na direcção da cabeça) até ao limita máximo.pt 143 .T. 4-A . O terapeuta.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.I. Rua Alfredo Trindade.imt.1600-407 Lisboa Telef. posicionado acima da linha da cintura. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA O paciente mantém a posição e com o queixo apoiado no chão.

junta as mãos do paciente e empurra novamente os braços para a frente até ao limite máximo. Rua Alfredo Trindade.I. 4-A . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Retorna um pouco para traz.T.imt.1600-407 Lisboa Telef.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.M.pt 144 .

4-A . Rua Alfredo Trindade.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef.imt.pt 145 . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Recua um pouco novamente e tenta cruzar os braços do paciente empurrando novamente até ao limite máximo.I.T.M.

Rua Alfredo Trindade.M. Segura o pé do paciente pela parte anterior. Quando a extensão atingir o ponto máximo o terapeuta realiza a rotação do joelho e roda a perna externamente. Realiza-se o mesmo no membro oposto. Deve tentar tocar o chão com o pé. junto dos dedos.pt 146 . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Membros Inferiores Paciente em decúbito ventral e terapeuta de joelhos atrás do paciente.T. 4-A .I. Com a outra mão o terapeuta estabiliza a pelve do lado oposto. fazendo flexão do joelho.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef. e empurra a perna juntando o calcanhar ao glúteo.imt.

M.pt 147 .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Rua Alfredo Trindade.T.1600-407 Lisboa Telef.imt. 4-A . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA A seguir o terapeuta realiza o alongamento das duas pernas ao mesmo tempo. Abre ambas as pernas e realiza rotação de ambos os joelhos para fora.I.

O terapeuta coloca a mão aberta transversalmente na zona poplítea do paciente e executa a flexão. 4-A .1600-407 Lisboa Telef. depois na outra e finalmente em ambas.T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA NOTA – Pode reforçar a flexão colocando a mão aberta sobre a zona poplítea.pt 148 . Primeiro numa perna. Se o paciente tiver muita flexibilidade convém oferecer uma certa resistência.imt.I.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.M. Rua Alfredo Trindade.

– Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Torções e Flexões nos Pés O terapeuta realiza uma série de flexões e extensões do pé assim como de várias tracções.pt 149 .I. 4-A .M. Rua Alfredo Trindade.imt.T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef.

4-A .imt.I.T.pt 150 .M.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade.

M. Apoiando o pé junto da região posterior do joelho executa movimentos de vai vem fazendo rolar a coxa e ao mesmo tempo puxa a perna do paciente para cima.imt. 4-A .1600-407 Lisboa Telef.T. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Alongamentos vários efectuados de acordo com os problemas O paciente deitado em decúbito ventral. Rua Alfredo Trindade. O terapeuta em pé pega a perna do paciente junto do tornozelo e faz flexão do joelho a 90º.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.I.pt 151 .

o terapeuta pede ao paciente que contraia o anus e prenda a respiração.1600-407 Lisboa Telef. O movimento deve ser acompanhado de um vai vem lento para obter um maior alongamento da musculatura.I.pt 152 . em pé. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Tracção lombar O paciente deitado em decúbito ventral com os membros superiores estendidos para a frente. O terapeuta coloca-se atrás do paciente. Rua Alfredo Trindade. Ao puxar. e realiza uma tracção de toda a região lombar do paciente.M.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt. flecte os joelhos e apoiando os joelhos do paciente nas suas mãos eleva os membros inferiores deste em extensão. para que obtenha um maior efeito na circulação da energia para os chakras superiores.T. 4-A .

Mantém por alguns segundos e solta lentamente. Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef.M. Este mantémse em decúbito ventral. O terapeuta puxa o corpo do paciente para trás e este deve elevar ao máximo a cabeça e os olhos em direcção à testa. Flecte pelos joelhos.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. cardíaco laríngeo e terceiro olho. ambas as pernas do paciente. Além de estender a musculatura abre o chakra do plexo solar. O terapeuta posiciona-se sentado na parte posterior do paciente. Ambos se seguram pelos punhos. A respiração deve ser solta e a barriga relaxada.pt 153 .I.T.imt. de forma que os calcanhares batam nos glúteos e prende-as com as suas pernas. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Abertura do peito Abertura do peito com extensão máxima da região anterior da perna e articulação dos joelhos. 4-A .

libertação de omoplatas e alongamento da coluna Paciente em decúbito dorsal fica sentado. pernas esticadas e semiabertas.pt 154 . braços para trás segurando mutuamente os punhos do terapeuta que se senta atrás do paciente. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Manobras de tracção para abertura do peito. 4-A . Permanece por alguns segundos e alivia lentamente sem soltar os braços. Estica lentamente as pernas puxando os braços do paciente para trás e faz um estiramento ao máximo. O terapeuta coloca os seus pés nas costas do paciente e tenta fazer uma abertura das escápulas.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.1600-407 Lisboa Telef. O paciente deve puxar a cabeça para trás e o olhar ao centro da testa. Rua Alfredo Trindade.T.imt.I.M.

e coloca um pé sobre o outro repetindo o movimento anterior.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Rua Alfredo Trindade. 4-A .M. Solta lentamente e o paciente fica deitado em decúbito dorsal.pt 155 .I.imt.T. na altura do chakra cardíaco.1600-407 Lisboa Telef. o terapeuta passa um dos seus pés para o centro da coluna do paciente. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Sem soltar os braços.

T.I. até ao limite suportado pelo paciente. mantendo-lhe os pés no chão.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Permanece por alguns segundos e solta. Com o paciente na mesma posição flete ambos os joelhos do paciente em direcção ao abdómen e exerce uma leve pressão.M.1600-407 Lisboa Telef. Segurando os joelhos. 4-A . e realiza uma abdução de ambas as pernas. empurra-os contra o chão.imt. Segura-os por alguns segundos e solta. De seguida pode fazer um alongamento da musculatura posterior do tronco. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Parte anterior dos membros inferiores A coluna do paciente deve estar bem encostada no chão.pt 156 . Alongamento da musculatura da coxa – o terapeuta flete os joelhos do paciente. Rua Alfredo Trindade.

I.M.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Realiza um vai vem rodando a pélvis de um lado para o outro. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Mantendo a posição coloca os pés do paciente apoiados nos seus joelhos e realiza uma abdução de ambas as pernas do paciente. 4-A . retém e solta lentamente.imt.1600-407 Lisboa Telef. o terapeuta estende uma perna do paciente e coloca (apoiando-se num banquinho) um pé sobre a parte superior da coxa. espinha ilíaca anterior do paciente e coloca o outro pé sobre o joelho da outra perna que deve estar flectido e com a perna abduzida. O terapeuta exerce uma leve pressão para baixo.pt 157 .T. De seguida. Rua Alfredo Trindade.

T.pt 158 .M.I. Rua Alfredo Trindade.1600-407 Lisboa Telef.imt. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Repete em ambas as pernas.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. 4-A .

O terapeuta eleva ambas as pernas do paciente segurando-as pelos tornozelos e empurra-as para a frente.pt 159 . Rua Alfredo Trindade.M.T.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Alongamento dos ísqueos tibiais com fixação da pelve O paciente está em decúbito dorsal.imt.I. 4-A . Ao atingir o limite máximo pedir ao paciente que faça uma flexão total dos pés. Coloca a outra mão sobre os joelhos para que estes não se dobrem. Retem alguns segundos e baixa lentamente.1600-407 Lisboa Telef. Apoia um pé na região abdominal do paciente para não deixar elevar a coluna.

NOTA – Mais uma vez chamo a atenção para o facto que se devem executar apenas os exercícios necessário para cada paciente.imt. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Pode realizar o mesmo com uma só perna de cada vez. 4-A .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.pt 160 . Rua Alfredo Trindade.T.I.M.1600-407 Lisboa Telef.

O terapeuta fica em pé. O outro lado do corpo fica apoiado no chão. Todo o corpo se eleva formando uma curva. O paciente deve relaxar.1600-407 Lisboa Telef. Lentamente o terapeuta eleva o corpo do paciente puxando a toalha com as duas mãos. De seguida. Rua Alfredo Trindade. com a toalha em baixo do paciente.I. O terapeuta pisa a toalha para a fixar e executa movimentos de levantamento de um dos lados e com o outro pé empurra em vai vem. Repete para o outro lado. o terapeuta levanta um dos lados com uma das mãos para o poder trabalhar em torção.M. respirando normalmente. 4-A . coluna vertebral e caixa toráxica. Depois de alguns segundos o terapeuta desce a toalha lentamente.T. braços esticados para trás.pt 161 . junto da anca do paciente e introduz uma toalha grande dobrada na zona do 2º chakra. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Especial abdómen e anca Após a massagem do abdómen pode ser realizado um movimento especial para realinhamento da anca.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. bacia. O paciente em decúbito dorsal.imt.

T.1600-407 Lisboa Telef.M.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.imt. 4-A . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Rua Alfredo Trindade.I.pt 162 .

I. segura os braços do paciente. na zona do cotovelo.1600-407 Lisboa Telef.pt 163 .T. Terapeuta em pé atrás do paciente. Segura alguns instantes e solta. e encosta as pernas nas suas costas. 4-A . Realiza um pequeno levantamento e empurra para a frente as costas do paciente em movimento de vai vem.imt.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Tracções e alongamentos para depois da massagem nos membros superiores O paciente sentado com as pernas ligeiramente abertas e costas direitas. Este movimento alonga a coluna e auxilia na abertura da caixa toráxica e chakra cardíaco. O paciente entrelaça os dedos em volta do pescoço do terapeuta e este. Rua Alfredo Trindade.M.

Puxa para trás alongando ao máximo toda a musculatura dessa região. realizando um movimento ligeiro de vai e vem.M.imt. empurra levemente para a frente. Repetir o mesmo no outro membro.1600-407 Lisboa Telef. É importante que o corpo do paciente se mantenha o mais direito possível.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.T. Rua Alfredo Trindade. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA Na mesma posição. Com as pernas apoiadas nas costas do paciente.I. e coloca a outra mão na parte traseira do ombro por cima da mão do paciente. Além de alongar toda a musculatura ajuda a abrir os pontos de energia do pulmão e a caixa toráxica. 4-A . segurando no cotovelo.pt 164 . O outro braço permanece caído ao longo do corpo. o terapeuta dobra um dos braços do paciente para trás das costas.

T. o trabalho do terapeuta deverá ser o mais honesto e correcto possível. 4-A . – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA O terapeuta realiza depois a mesma manobra com os dois braços dobrados ao mesmo tempo.M. Rua Alfredo Trindade. sem esquecer de que a massagem deverá ser tão gratificante para o paciente como para o terapeuta.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Mais uma vez reforço a ideia que só deverá aplicar as tracções e os alongamentos necessários ao problema de cada paciente.imt. Os cotovelos devem ser mantidos paralelos. Se o paciente tiver uma boa abertura o terapeuta poderá reforçar o movimento colocando os seus antebraços por trás da cabeça do paciente e puxar. Além do alongamento de toda a musculatura envolviva abre o chakra cardíaco.1600-407 Lisboa Telef. Tendo sempre presente os princípios da Ayurvédica.I.pt 165 . Nesta posição o terapeuta puxa ambos os braços do paciente para trás.

T. Sara Carneiro. Carla Pedro. Elisabete Jesuíno. Dulce Guerreiro. Angela Puhl. Manuel Garcia.1600-407 Lisboa Telef.pt 166 . Ivo Ricardo.M. Débora Fontes e Chantal Alvarez A todos desejo os maiores sucessos pessoais e profissionais e que esta formação contribua grandemente para isso.I. Joana Souta. Manuela Teixeira. A Formadora Maria Manuela Soares Rua Alfredo Trindade. Ana Catarina Fonseca. 4-A . Cláudia Militão. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA À turma Ayv 1 (2007-2008) os meus sinceros agradecimentos por me terem permitido fotografar as aulas e assim poder documentar com imagens este pequeno manual que muito ajudará as turmas seguintes.: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www. Verónica do Sul.imt.

I.Um roteiro para integrar corpo e mente com o poder da cura quântica – Depáck Chopra – Editora Best Seller.Mantras – John Blofel – Editora Cultrix/Pensamento. 2000 .: 21 330 49 65 / 6 – Fax: 21 330 49 67 – www.Mãos de Luz . 2005 . 1993 .pt 167 .wikipédia.a antiga medicina indiana – Scott Gerson – Editora Estampa.imt.Bibliografia .um guia para a cura através do campo de energia humana – Bárbara Ann Brennan – Editora Pensamento.Os Segredos da Massagem Ayurvédica – Atreia – Editora Pensamento. – Instituto de Medicina Tradicional CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA TERAPÊUTICA XVI .M.Massagem Ayurvédica – Pier Campadello – Editora Madras.org Rua Alfredo Trindade.T.Saúde Perfeita . 1987 . 1977 .1600-407 Lisboa Telef.Ayurveda . 4-A . 1990 .Net – http://pt.