Curso Superior de Tecnologia em

Gestão Hospitalar
CÂMPUS JOINVILLE

MATRIZ CURRICULAR
Módulo/Semestre 1 – Carga horária total: 400h
Unidade Curricular
C/H Semestral
Ambiente Hospitalar/Unidades de Saúde e
80
Serviços Complementares
Políticas Públicas de Saúde
80

Pré-Requisito
Sem pré-requisito
Sem pré-requisito

Ciência, Tecnologia e Sociedade

40

Sem pré-requisito

Sistemas de Informações em Saúde

80

Sem pré-requisito

Epidemiologia

80

Sem pré-requisito

Metodologia Científica

40

Sem pré-requisito

Módulo/Semestre 2 – Carga horária total: 400h
Unidade Curricular

C/H Semestral

Pré-Requisito

Planejamento e Gestão Estratégica

80

Sem pré-requisito

Matemática e Contabilidade

80

Sem pré-requisito

Teorias da Administração

80

Sem pré-requisito

Estatística

40

Sem pré-requisito

Economia em Saúde

40

Sem pré-requisito

Marketing relacionado à Saúde

80

Sem pré-requisito

Módulo/Semestre 3 – Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Administração Financeira e Orçamentária 80 Sem pré-requisito Custos Hospitalares 80 Sem pré-requisito Comunicação e expressão 40 Sem pré-requisito Auditoria em Saúde 60 Sem pré-requisito Faturamento Hospitalar 60 Sem pré-requisito Aspectos Jurídicos em Saúde 80 Sem pré-requisito Módulo/Semestre 4 – Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento 80 Sem pré-requisito Compras e Desenvolvimento de Fornecedores 80 Sem pré-requisito Técnicas de Negociação 40 Sem pré-requisito Gestão de Manutenção em Serviços de Saúde 40 Sem pré-requisito Gestão de Contratos 80 Sem pré-requisito Gestão de Estoques Armazenagem e Movimentação 80 Sem pré-requisito .

Módulo/Semestre 5 – Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Gestão de Pessoas em Saúde 80 Sem pré-requisito Hotelaria Hospitalar 80 Sem pré-requisito Indicadores Hospitalares 80 Sem pré-requisito Administração de Serviços Assistenciais 80 Sem pré-requisito Gestão de Planos de Saúde Privado e Público 80 Sem pré-requisito Módulo/Semestre 6 – Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Desenvolvimento de Lideranças 60 Sem pré-requisito Humanização. Ética e Responsabilidade Social 80 Sem pré-requisito Qualidade dos Serviços em Saúde 80 Sem pré-requisito Gestão Hospitalar 80 Sem pré-requisito Descarte de Resíduos na Saúde 40 Sem pré-requisito Planos de Negócios em Saúde 60 Sem pré-requisito .

Estudos de caso. Tratamento da informação. os conceitos e a prática do planejamento e a programação das ações de saúde e os diversos enfoques teórico-metodológicos do planejamento e da gestão em saúde. técnica e humana. Administração dos serviços de enfermagem na rede básica. Planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde.O que você vai aprender: Unidade Curricular Ambiente Hospitalar/Unidades de Saúde e Serviços Complementares: Administração dos serviços de saúde pública no Brasil. Políticas sociais e o planejamento. Analisa a crise da saúde pública considerando seus problemas. Subsistemas logísticos: transportes. métodos e serviços. focando as atividades administrativas. Unidade Curricular Ciência. Familiariza o aluno com o histórico. Logística de suprimentos. desenho da situação-objetivo. Referencial jurídico legal e instrumentos do processo de gestão em saúde. Sistemas de Informação em Saúde (DATASUS). Princípios da gestão: descentralização e participação social. curva ABC. tais como o da Saúde Pública. os quais repercutem sobre a vida nacional determinando as diversas orientações políticas no setor saúde. Gestão do sistema logístico. a interferência da tecnologia na vida do ser humano. Desenvolvimento de habilidades gerenciais e de liderança para a gestão de unidades de internação e serviços de enfermagem hospitalar. armazenagem e distribuição física de produtos. Instrumentos que expressam e formalizam o processo de planejamento em saúde. Unidade Curricular Políticas Públicas de Saúde: Discute o Setor de Saúde no Brasil. C&T e meio ambiente. análise da viabilidade e desenho de estratégias. Nível de serviço e sua quantificação. . Organização sanitária brasileira. paradigmas distintos. a natureza econômica da saúde num momento em que o setor terciário da economia é o que mais cresce e a área da saúde é de todas a mais dinâmica. Planejamento estratégico situacional: análise da situação de saúde. Identificar correntes. marketing e logística solução global. Atividades gerenciais em suas dimensões: conceitual. a crise da saúde. Tecnologia e Sociedade: Introdução a CTS. Logística no Brasil. Enfoque sistêmico e logístico: interfaces. Atividades do enfermeiro no âmbito dos serviços de enfermagem hospitalar em unidades de internação no ambiente hospitalar. Unidade Curricular Sistema de Informação em Saúde: Conceito e evolução da logística. Gestão de recursos humanos na área da saúde. análise de artigos. defendido pelo Banco Mundial. Papel da logística na empresa moderna. proposto pela Organização Mundial da Saúde e o da Economia da Saúde. Organização dos serviços de saúde pública. considerando as profundas contradições presentes. etc. ética. Tratamento integrado estoque-distribuição. tecnologia e futuro humano. Custos e tarifação. desenvolvimento e emprego.

A Metodologia Científica caracteriza-se pela proposta de discutir e avaliar as características essenciais da Ciência e de outras formas de conhecimento. conjunto dos números naturais. enfocando o planejamento. interpenetração dos coeficientes. Vigilância Epidemiológica. Indicadores de Saúde. a apresentação de projetos e a execução dos mesmos. conjunto dos números irracionais e reais. definição de função. Estratégicas Competitivas. São apresentados os conceitos de gestão financeira e contábil aplicados à gestão hospitalar. Funções de 10 e 20 graus – representação gráfica. abordagem metodológica. A disciplina apresenta e discute a análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional. Unidade Curricular Planejamento e Gestão Estratégica: Planejamento Estratégico. Níveis de prevenção em saúde. a elaboração de relatórios. História da Saúde Pública no Brasil. seus princípios e níveis de gerenciamento dos serviços de saúde. índices de investimento e índices de endividamento. conjunto de números inteiros. produto cartesiano. as abordagens metodológicas. balanço patrimonial e variações do patrimônio líquido. raiz e vértices variação de sinal. defesas e divulgação dos trabalhos de pesquisa embasados na ética profissional. Equações e sistemas de equações de 2º grau. planejamento plurianual e estudos de viabilidade Econômico-financeira. Apresenta os principais fundamentos para a geração de orçamento. O Sistema de Único de Saúde (SUS). Sistemas de Informação em Saúde. bem como. domínio e imagem. elaboração de relatórios.O que você vai aprender: Unidade Curricular Epidemiologia: Epidemiologia .aspectos históricos e conceituais. relações. publicação do trabalho científico aspectos éticos. Analise do Mercado de Saúde. contemplando a relação custo x receita bem como a importância do orçamento na gestão das organizações de saúde. Unidade Curricular Metodologia Cientifica: Orientação e normativa para a elaboração de trabalhos científicos. Metodologia de Pesquisa Epidemiológica. . tais como regime por competência. Os participantes do programa serão levados a estabelecer indicadores de desempenho. defesa de monografia e trabalhos científicos. Aspectos éticos da pesquisa. Planejamento Estratégico Hospitalar. Funções – Conceito de campo de estudo. Unidade Curricular Matemática e Contabilidade: Noções de Conjuntos. Campo numérico. Equações e sistemas de equações de 1º grau. regime de caixa. Processo saúde-doença.

Análise Financeira. Marketing em saúde. Funções gerenciais do Marketing. Unidade Curricular Estatística: Conceitos e métodos estatísticos aplicados: obtenção de dados (desenho de pesquisa e amostragem). Estratégias de marketing na área hospitalar. Conceitos de marketing hospitalar. Plano de Marketing. Gastos e resultados na área da saúde. O financiamento do Sistema Único de Saúde. Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar. o Composto de Marketing (Produto. Administração Pública e o SUS. Políticas governamentais em prol da saúde para todos. Desenvolvimento e implantação de um plano de marketing. O mercado farmacêutico brasileiro. A empresa e o Mercado Financeiro. Segmentação e os métodos de desenvolvimento do mercado/ciclo de vida. regressão e correlação. Unidade Curricular Administração Financeira e Orçamentária: Ambiente e objetivo da Administração Financeira. apresentação de banco de dados (estatística descritiva). Faturamento Hospitalar. Marketing hospitalar. Aspectos Motivacionais. valores probabilísticos. análise de variância. A indústria de equipamentos médico-hospitalares. Política de saúde e desempenho dos sistemas de saúde.O que você vai aprender: Unidade Curricular Teorias de Administração: Teoria Geral da Administração . intervalo de confiança. Insumos na área da saúde. teste z. Cultura Organizacional. interpretação de dados em pesquisa cientifica. Tipos de estruturas organizacionais. Conceitos mercadológicos aplicáveis à administração hospitalar.conceitos básicos de organização e administração e as abordagens / escolas da administração. análise paramétrica: testes de hipóteses. Unidade Curricular Economia em Saúde: Governo e mercado no setor saúde. O marketing social. testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. . Praça e Promoção). noções de amostragens. Decisões Financeiras. Comunicação e relações do profissional de saúde e o paciente. Orçamento Hospitalar. Gestão Estratégica de Custos. Unidade Curricular Marketing Relacionados a Saúde: Estudo dos principais fundamentos do Marketing. Preço. essenciais às leis de mercado. Funções gerenciais do Marketing. teste t. A evolução do Marketing até os nossos dias de acordo com os principais teóricos. análise de regressão. Mudança Organizacional. estimação por ponto e por intervalo. O mercado de saúde suplementar no Brasil. análise não paramétrica. O trabalho no setor saúde. Conceitos em gestão.

propriedades. mecanismos e usos. aspectos sociais. Abordar noções de auditoria em seus aspectos de planejamento. Aproveitamento pleno da leitura e produção competente do texto. o registro e demonstrativos contábeis. O Contrato de Prestação de Serviços com os Pacientes e suas formas de cobrança. O Contrato de Prestação de Serviços com os Convênios. Papeis de trabalho.Controle interno e Auditoria Interna. Teoria dos sistemas: conceito e evolução. Unidade Curricular Auditoria em Saúde: Introdução e conceitos básicos de auditoria. Formas de orientação para a equipe médica. psicológicos e antropológicos. Demonstrações financeiras a serem auditadas. Planilha de Controle de Faturamento X Despesas Diretas. Regulação do setor privado de prestação de serviço de saúde. Unidade Curricular Aspectos Jurídicos em Saúde: A Saúde na Constituição. Sistemas de custeio. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. dinâmica. Planilha de Controle de Insumos Diretos Planilha Diária de Honorários Médicos.O que você vai aprender: Unidade Curricular Custos Hospitalares: Introdução aos curtos hospitalares. Direitos básicos do consumidor. A enfermagem e o controle do prontuário. Unidade Curricular Faturamento Hospitalar: Pontos de Gargalo. Evasão de Receitas. suas características e especificidades. Serviços não cobertos pelos planos médicos. Elementos básicos. Comunicação interpessoal: objetivo. Responsabilidade Civil em Saúde. passivo e de recursos humanos. Planilha do Faturamento Diário (por clínica / Setor). Planilha de Análise Diária por Convênio. Planejamento do trabalho de Auditoria. Planilha de Controle – Fluxo do Faturamento. As diversas espécies de Operadoras de Saúde e suas repercussões jurídicas. Discorrer sobre a contabilidade hospitalar. A autenticidade do prontuário e a relação com a equipe médica. Planilha de Controle do SADT solicitado por paciente e convênio. fatores influentes. processo. Análise dos principais problemas que originam glosas. signo: definição. classificação. Estruturação da frase e parágrafo. identificação. extraorçamentária do ativo. Flexibilização dos contratos de trabalho. controles internos e externos quer da receita e despesa orçamentária. . Processos simbólicos. funções. Redação. Semiologia: conceito. Direito do consumidor. Auditoria Independente. Unidade Curricular Comunicação e Expressão: Comunicação humana: conceito. Planilha de Controle de SADT recebidos por tipo/convênio.

Plano de Qualificação de Fornecedores em Saúde. negociar e fechar acordos que viabilizem seus projetos. Gerência de Estoques. Contratação Comercial Internacional. consultoria. etc. Identificarem o problema. Contencioso Internacional. O Ciclo Produtivo de Materiais e Medicamentos. Aquisição de Materiais e Medicamentos. Mediação Técnica. modalidades contratuais . Planejamento Societário e Fiscal. Equipe Mista.Hand. fornecedores e parceiros. Manutenção Preditiva. Histórico da Manutenção. Classificação de Materiais e Medicamentos. Contratos de Engenharia (projetos. Unidade Curricular Técnicas de Negociação: Conceitos de Negociação . Advanced Payment e Perfomance Bonds).O acordo . planejar. Estrutura organizacional. Equipe Própria. Unidade Curricular Gestão de Contratos: Direito Interno e Direito Internacional. . Treinamento Controle da Manutenção.A superação de Objeções . Evolução do conceito de supply chain management e just-in-time e suas influências nas práticas de suprimentos e de logística. Joint Ventures. Através de leitura e análise teórica será apresentado aos principais conceitos e irá praticar em jogos vivenciais/simulações em sala de aula as diferentes situações que enfrentará em momentos de negociação. Arbitragem Comercial Internacional. Recursos Humanos.O que você vai aprender: Unidade Curricular Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento: Entendimento teórico-prático de uma cadeia de suprimentos: desenvolvimento de fornecedores. Empresas Offshore. Unidade Curricular Compras e Desenvolvimento de Fornecedores: Abordagem Sistêmica da Logística de Suprimentos em Saúde.Os passos seguidos no processo de negociação .A abordagem . Equipe Terceirizada.Construction. de investigação e de determinação de perfis sócio-culturais de seus clientes.). Lex Mercatória.Posturas exercidas por compradores e vendedores no processo de negociação .Qualidades e características do negociador . Garantias Internacionais (BID.A argumentação . Homologação e Execução de Decisões Estrangeiras. EPC/ Turn-Key. Integração Regional e Direito Comunitário. processos de negociação fornecedor/comprador. Movimentação de Estoques. Profissionais da Manutenção Hospitalar e Atribuições.O reforço .A preparação para a negociação. relações de longo prazo com fornecedores. Production. Manutenção Preventiva. determinar as variáveis. Manutenção Corretiva. Requisitos para ser um Fornecedor. Ele será apresentado a técnicas de apresentação. Unidade Curricular Gestão de Manutenção em Serviço de Saúde: O Hospital. processos de integração da cadeia de suprimentos às cadeias produtivas de empresas.

Unidade Curricular Administração de Serviços Assistenciais: Noções e princípios básicos de administração dos serviços de apoio. recebimento/inspeção. Políticas públicas de saúde. Aplicação de conceitos de RH na administração de hospitais. estruturas contemporâneas e tradicionais. Estruturação dos Subsistemas de RH. Indicadores de atenção hospitalar. Unidade Curricular Hotelaria Hospitalar: Hotelaria Hospitalar: tendência nas instituições de saúde. Mercado de trabalho e as novas exigências. Ações da hotelaria no hospital. Comportamento humano e processo de trabalho. Programa Saúde da Família. Agentes comunitários de saúde e outros. . Documentos e controles internos. Comparação entre a estrutura de um hospital e de um hotel através do fluxo operacional dos setores: hospedagem. Avaliação de resultados. controle de estoque. armazenamento e distribuição de materiais. Segurança e Transporte. planejamento e administração das unidades de apoio hospitalar: Lavanderia. Hospitalidade e humanização da mão-de-obra. compra. desempenho e remuneração em saúde. estudos dos principais aspectos referentes aos serviços de atendimento: Portaria e Recepção. Indicadores de controle de produção de serviço de saúde. projetos de gestão pública. A informação para o planejamento e programação dos serviços de saúde. A administração de ambientes competitivos. Práticas contemporâneas de captação. treinamento. eventos.O que você vai aprender: Unidade Curricular Gestão de Estoques Armazenagem e Movimentação: Apresenta e discute os vários processos relacionados à aquisição de materiais: padronização. alimentos e bebidas. Zeladoria. Apresenta seleção e gestão de fornecedores e discute as interfaces com o sistema de custo e os processos contábeis. Unidade Curricular Indicadores de Saúde e Hospitalares: Configuração organizacional. Unidade Curricular Gestão de Pessoas em Saúde: Processo de mudança organizacional e organização do trabalho. Indicadores administrativos de mudança para uma organização de aprendizagem. desenvolvimento.

Operadoras e Seguradoras de Planos de Saúde. reprodução humana. Capacitação de pessoal para atendimento humanizado. Demografia e planejamento familiar. Ética e Responsabilidade Social: Fundamentos de Bioética. Humanização. eutanásia. maturidade dos liderados. gerenciamento do sistema de garantia de qualidade. Infrações e penalidades. Ressarcimento ao SUS. Habilidades necessárias para desenvolver programas e projetos de humanização. Troca de Informações em Saúde Suplementar. aspectos gerais da Lei dos Planos de Saúde. Comitês de Ética e Bioética. O processo decisório em equipes: roteiro e avaliação das decisões via comprometimento mútuos. Documento de Informações Periódicas. O sistema Brasileiro de Certificação e suas relações. o sistema de Acreditação hospitalar e a série ISO 9000. Líderes e liderados interagindo: o maior e mais importante fórum de aprendizado continuado. Convênios/contratos para oferta de rede credenciada. Estilos de liderança vis a vis com a situação. As novas ambiências mundiais e os fatores que compõem a maturidade do líder de resultados. Processo administrativo-fiscal. paciente terminal. transplante de órgãos e outros. Constituição de times/equipes e o perfil de líderes e liderados para a busca de objetivos comuns.O que você vai aprender: Unidade Curricular Gestão de Planos de Saúde Publico e Privado: A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. A organização de saúde e o ciclo de qualidade de serviço. A bioética como ferramenta de gestão. Auditoria interna em qualidade em saúde. Unidade Curricular Desenvolvimento de Lideranças: O papel do líder a pós-globalização. Dilemas éticos: aborto. Taxa de Saúde. Administradores. Produtos (novos e antigos). A Bioética e o estudo crítico das dimensões morais no contexto das ciências biomédicas. A preocupação com a sociedade. Aspectos gerais da Lei de Criação da ANS. Unidade Curricular Humanização. suicídio. Comunicação com paciente. Sistema de Informações de Produtos. Reflexões sobre atitudes cotidianas no trabalho. Rol de Procedimentos. Conceituação de Ética. Analisa o histórico e o processo de constituição do sistema brasileiro de acreditação e as diversas vertentes no âmbito internacional. O líder coach. Discussões bioéticas num hospital. Demitidos e aposentados. . Garantias Financeiras. Intervenção e liquidação. Cadastro de Beneficiário. promovendo a melhoria contínua dos serviços a fim de assegurar a qualidade de atenção aos cidadãos em todas as organizações do setor. Contratualização. Responsabilidade profissional. do líder e o nível de produtividade obtido. Unidade Curricular Qualidade dos Serviços de Saúde: Os Sistemas de Acreditação da Saúde visam à implementação de processos permanentes de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde.

Doenças ocupacionais causadas por microorganismos. Taxa Interna de Retorno. Unidade Curricular Planos de Negócios em Saúde: Aspectos que envolvem um Plano de Negócio. Plano Operacional do Negócio. CTNBio. Legislação brasileira de biossegurança: lei. Valor Presente. Percepção de riscos biológico. Princípios de Estatística em Saúde: população e amostra. químico. decretos. Gerenciamento e descarte de resíduos hospitalares. Processos de descontaminação e esterelização. ergonômico e psicossocial. distribuição de freqüências. Contenção biológica. Fluxos com Amortizações. Payback. radiológico. Instruções Normativas. CIBio. físico. Taxa de Atratividade de Projetos em Saúde. A Postura do Empreendedor. equipamentos e técnicas de contenção biológica. Taxa de Juros. Modelos internacionais de legislações em biossegurança. Valor do Negócio.O que você vai aprender: Unidade Curricular Gestão Hospitalar: O Valor do Dinheiro no Tempo. Noções de Avaliação de Projetos de Investimento em Saúde. CQB. Unidade Curricular Descarte de Resíduos na Saúde: Introdução à Biossegurança. probabilidade de ocorrência. .