T E C H DOS S IE R

Transforme a TI

Transforme
a empresa

Três imperativos da TI para a transformação
da empresa realizada pelo CIO em um
mundo dinâmico.
Consolidar para conduzir a visibilidade
da empresa e a padronização
TI intuitiva, acessível e favorável aos negócios
Automatizar para acelerar a receptividade
e a inovação da TI

mas é uma responsabilidade adicional para a função de trabalho tradicional do CIO. 2 Tornar a TI intuitiva. Conduzir a estratégia de negócios não é um papel totalmente novo. Durante um recente fórum de liderança de CIOs. Os CIOs de sucesso de hoje transformam a TI através da de recursos e iniciativas com os objetivos da empresa. Para as empresas continuarem a ter sucesso em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia. Os CIOs que foram bem sucedidos na redução da distância entre a TI e a empresa começaram por acelerar a transformação da TI. 3 Acelerar a capacidade de resposta e a inovação da TI. Eles promovem a TI como um facilitador de negócios e fazem tudo o que podem para dissipar percepções anteriores da TI como nada além de um serviço de assistência e um guardião da tecnologia. alavancando novos modelos de terceirização como a nuvem. Eles inspiram e motivam a equipe de TI a participar de uma cultura orientada para o serviço. os CIOs devem assumir um papel estratégico de liderança e impulsionar a mudança em toda a a empresa. os modelos operacionais de TI existentes e uma infraestrutura obsoleta impedem essas habilidades. transforme a empresa TI — É a espinha dorsal da empresa moderna e não apenas outra função dela. . O grupo compartilhou estratégias que eles usaram para empresariais. 24 CIOs e outros líderes de TI seniores discutiram o papel do líder de TI na empresa moderna. Este documento fornece aos CIOs e aos líderes de TI uma visão dos três imperativos de TI que esses executivos de TI usaram para reposicionar e transformar a empresa: 1 Conduzir a visibilidade e a padronização da empresa.2 Transforme a TI. automatizando tudo o que for possível e oferecendo aos empresários uma vitrine intuitiva à TI de autoatendimento para obterem o que eles precisam para fazer seu trabalho. Eles possibilitam a transformação da TI por meio da consolidação de sistemas de TI fragmentados. Embora muitos CIOs possuam as habilidades e a ambição para impactar a estratégia de negócios. acessível e favorável aos negócios.

que métrica poderia ser usada para medi-los? as organizações de TI da dependência da infraestrutura e limitações locais e da complexidade do software de servidor do cliente. Uma falta de integração e a existência de vários repositórios e os recursos de TI. processos globais que diferiam em Sem consistência. até a introdução da computação em nuvem e uma abordagem moderna à automação. os executivos de TI correm risco de perder o controle de seu próprio o diretor global de TI dessa grande empresa de bebidas. Por exemplo. O objetivo comum uma linha de base para a consistência do processo global.3 Transforme a TI. Conforme os elementos se cruzam. a TI é liberada do trabalho pesado e dos custos de manutenção de infraestrutura e tarefas de integração Executivos de TI que participaram do fórum de liderança de CIOs começaram a sua iniciativa de transformação de TI consolidando sistemas de serviços de TI redundantes em um único sistema de registro. Embora isso possa ser bom para a integridade dos negócios. . Melhorar o desempenho do serviço de TI e publicar o valor da TI para os colegas de negócios é quase sempre ilusório. um grande fabricante de refrigerantes estava lidando com mais de dez sistemas de serviços de TI adquiridos ao longo dos anos. Sua visão uma única plataforma. A falta de normas pode resultar em múltiplos sistemas de TI não estão equipados com as informações que eles precisam para priorizar iniciativas e executar decisões precisas. Além disso. sem mudar o modelo operacional da TI para possibilitar uma empresa moderna. Além disso. Ela pode conduzir a mudança a partir de um ponto central e também fornecer um meio para os CIOs derrubarem grupos e silos regionais de gerenciamento de TI em favor de um único sistema de TI de registro. um líder de TI em uma organização militar dos EUA. Uma plataforma global de TI era simplesmente uma "visão" dos CIOs participantes. pode ser prejudicial para os CIOs que não assumem um papel de liderança e agem rapidamente para garantir os padrões globais. "Passamos muito tempo padronizando processos." Não é de admirar que grande parte dos executivos de TI que participou do fórum de liderança de CIOs começou sua iniciativa de transformação de TI consolidando sistemas de serviços de TI redundantes em um único sistema de registro. transforme a empresa Consolidar para conduzir a visibilidade da empresa e a padronização Foco primeiro na TI e inúmeras aquisições.

Como resultado. Os CIOs e suas equipes são liberados para gerenciar centralmente os serviços de TI e focalizar nos pontos do projeto e na qualidade do processo para realizar uma prestação de serviços de sucesso em toda a empresa. "No mundo industrial. Precisamos do mesmo processo de pensamento com os sistemas de TI. pontos de partida para ajudar os parceiros de negócios a operar inundado de processos manuais e não necessariamente auditáveis pode modelar ferramentas. Por exemplo. Uma regra será "Tudo no fluxo de trabalho da empresa ao redor do qual você pode modelar as ferramentas. empresa de refrigerantes. o quanto você puder. e modelos de serviços de TI comprovados podem facilmente se traduzir em automação de processos de negócios. Os CIOs que participam da estratégia de negócios estão liderando iniciativas de linha de negócios com a automação de serviços corporativos em mente — alavancando a tecnologia e os modelos de serviços de TI comprovados para ajudar os seus parceiros de negócios a operar seus próprios processos de de processos de TI e virtualização da NYSE Euronext. as outras funções também irão querer usá-lo." integrado que fornece uma forma mensurável. serviços de TI e o combina com uma compreensão dos problemas de trabalho e aprovação e pode aplicar isso a quase qualquer função funcionar. O próximo passo é determinar onde mais na empresa eu posso. observou. uma métrica importante é a utilização de ativos o que você comprou. segurança e saúde ambiental no campo. transparente fazer a diferença no aumento da relevância estratégica da TI. ela está vendo melhorias no tempo de atividade dos equipamentos e na produtividade do pessoal. em seguida. os novos funcionários tenham as ferramentas e recursos de que necessitam em seu primeiro dia no trabalho... um plano de orientação para o suporte de serviços de negócios.4 Transforme a TI. .. entre outras coisas. transforme a empresa intermináveis entre as ferramentas herdadas." DE TI Automatizar e padronizar — TI tomando a liderança As organizações de TI orientadas ao serviço podem ser um modelo para os seus parceiros de negócios.

o portal de autoatendimento torna-se a vitrine da TI — a interface que comunica o que a TI oferece para a empresa em termos que a empresa entende.5 Transforme a TI. não é de admirar por que a TI é vista a TI e os negócios no ponto de serviço — um lugar de alta interação de TI e negócios — pode ajudar a fechar essa lacuna e imediatamente elevar a percepção da TI. . Muitos CIOs recorreram ao autoatendimento de funcionários como uma cura de primeira etapa e um meio de modernizar o componente de serviços de TI altamente visível. Quando a experiência de suporte ou compras on-line pessoal dos funcionários é comparada com a sua experiência do local de trabalho. Possibilitar uma TI intuitiva. Os CIOs que participaram do fórum de liderança concordaram unanimemente que é dever da TI mudar a forma como os seus colegas de negócios os percebem. Quando implementado corretamente. transforme a empresa TI. No entanto." que as pessoas encontrem sua própria ajuda. Autoatendimento de TI "Assistência técnica" — o nome é frequentemente associado com Os CIOs recorreram ao autoatendimento de funcionários como uma cura da primeira etapa e um meio de modernizar o componente de serviços de TI altamente visível. O departamento de TI de hoje está muito além do fornecimento de suporte de reparo por telefone. muitas vezes é assim que os empresários descrevem seu departamento de TI." O autoatendimento não só satisfaz as expectativas dos funcionários e controlados. Os empresários normalmente interagem com a TI quando precisam pedir algo ou obter ajuda. fazendo marketing da TI como um líder em inovação. "Essas chamadas são cada vez mais frequentes e dizem que esse deve ser o último lugar a recorrer. acessível e favorável aos negócios o gerente de operações de serviços integrados em um provedor de seguros.

Ao demonstrar aos colegas de outras disciplinas os A TI pode aproveitar este momento ao disponibilizar serviços compartilhados através de um serviço consolidado e catálogo de solicitações. Os funcionários encontram rapidamente o que eles precisam para realizar suas tarefas como desejarem." . estamos muito conectados à empresa. por seu próprio esforço. Conduzir o autoatendimento empresarial Conforme a TI se ajusta para se tornar um parceiro orientado ao serviço para a empresa." processadas. Essa é a maior transformação que podemos imaginar ou aspirar. é o momento certo para realizar essas aspirações. estamos muito conectados à empresa.6 Transforme a TI. transforme a empresa "Agora. "Estamos totalmente integrados com todos que não estava disponível até o ano passado. "Agora. estamos em uma situação onde a TI está mais uma vez conduzindo os negócios. Cada parte da empresa é responsável por melhorar o atendimento e aumentar a receita e a TI está habilitando essas organizações do ponto de vista grande cadeia de varejo. Tudo isso leva a um processamento de solicitações valiosos recursos de TI. Essa é a maior transformação que podemos imaginar ou aspirar. resolver um problema de faturamento compartilhados atingem o auge quando o catálogo de serviços da de negócios." E para muitas empresas. dizendo que podemos automatizar rapidamente os processos a um custo muito aceitável. a empresa começará a procurar a TI em busca de orientação. Cada parte da empresa é responsável por melhorar o serviço e aumentar a receita e a TI está habilitando essas organizações do ponto de vista tecnológico." "Agora. estamos em uma situação na qual a TI está novamente liderando a empresa. CEO da ServiceNow. "Agora. permitem o encaminhamento adequado de solicitações ou a entrega de informações aos prestadores de serviços necessários. quer o usuário precise obter cartões de visita. de forma que podemos automatizar rapidamente os processos a um custo muito aceitável.

Na maioria dos casos. Para isso. torna-o mais consistente. os líderes de TI devem acelerar os modelos de atendimento escaláveis. e conduzir uma mentalidade de automação primeiro em toda a empresa. E nos casos tecnologia em algum momento. um dos conceitos mais fundamentais no mundo dos negócios. Considere o poder da automação combinado com o poder do autoatendimento. eles se retiram do mundo das tarefas manuais e rotineiras e se colocam em uma realidade onde eles podem ajudar a organização a buscar mais esforços estratégicos. "sem intervenção manual". mais rápida. "sem intervenção manual". a TI não está posicionada para atender à demanda de negócios. capturando seus conhecimentos e dimensionando-a para o benefício de todos. a TI tem duas opções: Dizer: "Não. O resultado é uma infraestrutura autossustentável e mais tempo gasto em iniciativas estratégicas. nunca irá diminuir. As organizações de TI devem considerar a automatização de serviços para reduzir as suas próprias responsabilidades de gerenciamento e oferecer recursos de uma maneira mais leve. transforme a empresa e perda de controle. executar diagnósticos em suas próprias máquinas ou enviar solicitações de bens e serviços empacotados. o tipo de projetos os CIOs serão capazes de equilibrar as atividades de manutenção com iniciativas estratégicas. . talvez. o responsável da empresa não está comprando um produto autossustentável — ele está entregando recursos corporativos a uma iniciativa que contribui para a arquitetura corporativa. obtenha o que você precisa de outra pessoa" ou priorizar novamente a carga de trabalho do projeto. A vitrine da TI torna-se um front-end para virtuais. como a nuvem. provavelmente. A automação acelera o trabalho. mais rápida. de uma Automatizar para acelerar a receptividade e a inovação da TI Oferta e demanda é. A TI moderna depende da automação para existir e as organizações de TI devem considerar a automatização de serviços para reduzir as suas próprias responsabilidades de gerenciamento e oferecer recursos de uma maneira mais leve. escassos. Priorizar a carga de trabalho do projeto é uma prática de TI padrão e que. No caso da maioria das organizações de TI. A opção "não" resulta no responsável da empresa consultando a TI para conseguir o que eles precisam.7 Transforme a TI. Ambos têm um impacto negativo grave na importância estratégica da TI. de TI adotam a automação. No entanto. O outro efeito bumerangue do "não".

a TI precisa automatizálos. a TI é consolidada na empresa de forma global para criar um único sistema de registro. desde a concepção até o fechamento. Ou seja. transforme a empresa Em vez de apenas gerenciar serviços e operações. com intervenção humana designada apenas para atividades que ainda não podem ser automatizadas. colocará os CIOs na posição para liderar suas organizações para um futuro melhor. abrir a mente para descobrir as dos limites do impacto que a experiência da TI pode ter em outras partes da empresa. acontece Últimas considerações Conduzir a mudança fundamental da TI envolve a troca do modelo de TI de uma função de manutenção para uma função totalmente centrada em torno da orientação aos serviços. autoatendimento e automação. A TI deve ser reestruturada para ajudar seus parceiros de negócios a transformar as operações e processos que oferecem mudança e vantagem. Mas também é importante que os líderes de TI compreendam que a automação do serviço não precisa ser limitada às atividades operacionais padrão da TI. ele aponta para uma grande empresa de telecomunicações que utiliza a ServiceNow para criar registros de de trabalho automatizados entram em ação. que são consolidação. Por exemplo.Transforme a TI. o incidente. com relação aos três imperativos da TI. os departamentos de TI são posicionados para economizar tempo e os CIOs posicionam-se para se concentrar na melhoria de outros aspectos dos negócios com recursos de TI. A TI deve adotar uma 8 visão de conclusão do trabalho de todos os tipos em microssegundos. com intervenção humana designada apenas para atividades que ainda não podem ser automatizadas. incluindo a execução de diagnósticos para preencher automaticamente um registro com "Assim. Em vez de apenas gerenciar serviços e operações. Quando os processos de negócios são padronizados e automatizados. . a TI precisa automatizá-los.