REFERÊNCIA ELOGIOSA DE DESPEDIDAS

CAP JANDIR FURTADO JUNIOR
Na oportunidade em que se afasta do serviço ativo do Exército Brasileiro por
motivo de transferência para reserva remunerada é com grande prazer e sentimento
de justiça que passo a externar, em nome da instituição Exército Brasileiro, a
satisfação de ter como um de seus integrantes durante mais de 32 anos o Cap
JANDIR FURTADO JUNIOR.
Incorporou às fileiras do exército como soldado em 03 de fevereiro de 1982
no 10º Batalhão de Infantaria, em Juiz de Fora-MG. Desde esta época já
demonstrava ser um militar diferenciado e fruto de seus méritos pessoais, realizou o
Curso de Formação de Cabos, sendo promovido a cabo em 11 de abril de 1983.
No ano seguinte foi aprovado em concurso público e realizou o Curso de
Formação de Sargentos em 1985, sendo o Período Básico na Escola de Sargento
das Armas (Três Corações-MG) e a qualificação de Intendência na Escola de
Instrução Especializada (Rio de Janeiro-RJ).
Ao término do curso, foi classificado no então Depósito Regional de
Subsistência da 12ª Região Militar, atualmente 12º B Sup (Manaus-AM), onde
serviu de janeiro de 1986 a janeiro de 1989. Naquele Depósito desempenhou as
funções de auxiliar da 4ª Seção, nos anos de 1986 e 1987, sendo elogiado pelo
chefe da seção por sua sinceridade, lealdade, otimismo e entusiasmo, além sua
aprimorada formação moral e profissional.
Em 1988, foi designado para o armazém de suprimento classe I (Material de
Subsistência), sendo elogiado por seu chefe por sua capacidade de criação,
dedicação, pontualidade e eficiência. No mesmo ano, participou das Olimpíadas da
12ª RM, sendo vencedor das modalidades salto triplo e salto em distância.
Foi movimentado para o Depósito Regional de Subsistência da 4ª Região
Militar, hoje 4º D Sup (Juiz de Fora-MG), onde serviu por mais de 20 anos, de
fevereiro de 1989 a maio de 2009. Nesta OM foi designado, inicialmente, como
auxiliar da 1ª Seção, sendo elogiado pelo chefe da seção e pelo comandante da OM,
destacando-se pelo seu espírito de equipe, responsabilidade, discrição, educação
civil e militar e disciplina.

foi um dos responsáveis pela criação da Seção de Informática do 4º D Sup. dedicação aos estudos. Seção de Excelência Gerencial. foi o responsável pela implantação do SiMatEx (módulo órgão provedor) no 4º DSup. sistema de inventário da 4ª Seção e do Centro de Operações de Suprimento. desenvolvendo um trabalho criterioso de organização da escrituração e controle patrimonial do material. foi promovido por merecimento a 2º sargento em 1º dez 1990. No período de 2004 a 2006 desempenhou a função de Sargento-Ajudante (Brigada). dentre outros. Ch Carteira do Mat Classe II no COS. Rapidamente tornou-se o usuário mais dinâmico do sistema. Foi promovido por a 1º sargento em 1º de dezembro de 1998. sendo elogiado por sua abnegação. fornecendo inúmeras sugestões ao Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS). discrição. Em 1996 foi designado para chefe da Carteira de Material de Intendência (Material Classe II). por sua atuação à frente da seção de informática. destacando-se na turma por sua inteligência. Na ocasião. De 1991 a 1996 desenvolveu vários sistemas. não apenas de sua carteira. por desempenhar neste período seis funções de forma cumulativa (auxiliar da 2ª Seção. . ainda no 4º D Sup. o elevado conhecimento profissional. tais como. quando pouquíssimas Organizações Militares tinham acesso a computadores. Informatizou os processos. sistema de controle de estoque do almoxarifado. participação e interesse nas instruções. Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos na EsIE em 1995. responsabilidade e espírito de cumprimento de missão. sistema de licitações.Fruto de sua dedicação profissional ao Exército Brasileiro. Em 1991. no Centro de Operações de Suprimento. recebeu elogios do Cmt da OM e de seu chefe de seção pelo seu bom senso. Gestor do Armazém Classe II (função esta prevista para oficiais). sistema de controle para relações públicas. sistema de confecção de alterações militares. destacando sua correção de atitude. Foi elogiado pelo comandante da OM. e como chefe da carteira de material Classe II. mas de todas as carteiras do COS. interesse e competência. sendo elogiado pelo chefe da seção por sua dedicação. lealdade e disciplina. iniciativa e dedicação próprios. sendo todas acatadas e incorporadas. Comissão Especial de Licitação e Cmt Pel de Sup Classe II). responsabilidade e apurado sentimento do dever. para o aperfeiçoamento do programa. utilizando-se de conhecimento adquiridos através de esforço.

utilizando seus conhecimentos de informática e programação. Em 2009. até então inexistente. facilitando sobremaneira a execução das atividades daquela seção. por iniciativa própria desenvolveu um sistema de controle de requerimentos. fruto de sua dedicação durante toda a carreira. sendo tal atitude destacada em referência elogiosa pelo Diretor de Controle de Efetivos e Movimentações. com objetivo de melhorar a gestão e a confiabilidade do suprimento dos depósitos. Naquela atividade evidenciou elevada capacidade na instrução dos secretários das dezessete juntas de serviço militar sob sua jurisdição. dentre todos os integrantes da OM. para a Seção do Contencioso. No 16º B Log. Foi também elogiado por sua destacada atuação em sua função no gerenciamento dos diversos processos de seleção para as missões no exterior. foi promovido ao posto de 1º Tenente e no mesmo ano foi nomeado Delegado de Serviço Militar na cidade de Ubá-MG. tendo exercido suas atividades com responsabilidade. loteamento e distribuição do material. destacando sua capacidade de trabalho e organização. informatizando o controle. foi transferido para a Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM). sendo elogiado pelo chefe da 12ª CSM. esmero. Naquela oportunidade. onde reestruturou os cinco depósitos de material sob sua responsabilidade. dedicação e senso do dever. destinados à DCEM. reconhecidos por seus pares e superiores. ingressando no círculo dos Oficiais. Em 2011. Como última contribuição. foi selecionado pelo Chefe do 4º D Sup. Ao ser exonerado da função de Delegado de Serviço Militar. Mesmo não sendo sua atribuição. para a função de gestor do armazém de Suprimento Classe II. facilitando e . desenvolveu um sistema para controle e emissão dos certificados aos militares. No mesmo ano foi promovido por merecimento ao posto de 2º Tenente. sendo designado para a Seção de Seleção para Missão no Exterior. a cargo do Gabinete do Comandante do Exército. destinados às OMDS da 4ª Região Militar. padronizando. desempenhou inicialmente a importante função de Chefe da 1ª Seção e posteriormente foi responsável pela criação da Secretaria da OM.Foi promovido por merecimento a subtenente em 1º de dezembro de 2004. implantando um método mais eficiente nos processos de recebimento. onde serviu os últimos meses de sua brilhante carreira militar. foi classificado no 16º Batalhão Logístico. além de reorganizar a documentação e melhorar a instalação e mobiliário do arquivo do Batalhão.

talhado para lidar com pessoas e materiais. Muitas vezes. proporcionando a certeza de estarmos diante de um homem honrado. mesmo diante de trabalho intenso e estafante. em ambiente de camaradagem. sua retidão e bom senso torna-se difícil. com extrema responsabilidade e digno representante dos ditames de Caxias. tamanho seu valor profissional e moral. Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil. Medalha Corpo de Tropa . honestidade. pontualidade e preocupação com o cumprimento do dever. essencial aos cidadãos que passam pelo serviço militar. Ordem do Mérito Batalhão de Suez. Medalha Internacional dos Veteranos das Nações Unidas e Estados Americanos. amplamente demonstrados durante mais de três décadas de . Medalha do Pacificador. enérgica. Foi promovido ao posto de capitão em 1º de junho de 2014 e condecorado com a Medalha Tenente-General Napion em formatura comemorativa ao Dia do Material Bélico.Passador de Bronze e Medalha da Vitória.agilizando a execução desta atividade. porém.Ouro. Sua disciplina e sua liderança junto aos subordinados mantinha-os coesos. Medalha Soldado da Paz. Ao longo da carreira. que se prolongavam pelas horas de folga. disposto a transpor quaisquer obstáculos para cumprir a missão que lhe fora imposta. os quais devem sempre estar presentes no verdadeiro militar. Medalha do Mérito Presidente Juscelino Kubitschek. Transformar em palavras escritas seu caráter. Medalha Tributo ao Faibras. demonstrando a versatilidade do verdadeiro militar. grande capacidade de trabalho. Medalha do Serviço Amazônico . supriu a falta de material com soluções simples e criativas. foi condecorado com as seguintes medalhas e condecorações: Medalha Militar de Ouro. Durante todo esse tempo de serviço puderam seus Chefes e Comandantes confiar plenamente no Capitão JANDIR por sua lealdade. sem deixar de exigir e impor com energia os preceitos regulamentares. Medalha do Mérito Marechal Castelo Branco. Medalha Sangue de Heróis. como forma de reconhecimento da Força e de instituições beneficiadas com seu trabalho. sua personalidade afável. Medalha Marechal Falconiére. Militar dotado de excelente preparo físico e mental sempre obteve conceitos excelentes nos Testes de Aptidão Física e nos Testes de Aptidão de Tiro realizados em 32 anos de serviço ativo.

orando a Deus que seus exemplos norteiem os passos de todos aqueles que almejam trilhar o caminho do trabalho honesto. trazendo-nos. ao mesmo tempo. Parabéns e. à sua esposa Paula. a alegria de saber que nunca deixará de ser um de nós e que sempre correrá em suas veias o sangue Verde Oliva. porém. da lealdade e da consciência tranquila.cumprimento de várias missões. Tenha a certeza de que a sua missão foi muito bem cumprida. pelo exemplar comportamento militar e de digno cidadão e pai de família. Ao amigo Jandir. permeados por absoluto sucesso e momentos difíceis. à pequena Laura e toda sua digníssima família. Pelas suas ações meritórias e benfazejas. seu afastamento para a reserva remunerada cria uma lacuna difícil de ser preenchida. obrigado por tudo! Com esforço de gigante seguiremos sempre avante! Planalto! Brasil! (INDIVIDUAL). . em nome do Exército Brasileiro. formulo os votos de felicidade nessa nova etapa da vida que se inicia. contornados com maestria com a sua assessoria.