ESCOLA ESTADUAL LOBO D’ALMADA

CURSO ENSINO FUNDAMENTAL

DO LIXO AO LUXO

Emilly Thaís Rodrigues Dantas
Hanna Dominice Ferreira
Juliana Rosas Brasil Teixeira
Mykaelle de Souza Costa
Sonira Santos de Menezes
Thaís Oliveira de Oliveira
Victhória Castilho Simão
William Barroso de Melo

Boa Vista, Junho de 2014

turma 96 da Escola Estadual Lobo D' Almada. Junho de 2014 Maria .Emilly Thaís Rodrigues Dantas Hanna Dominice Ferreira Juliana Rosas Brasil Teixeira Mykaelle de Souza Costa Sonira Santos de Menezes Thaís Oliveira de Oliveira Victhória Castilho Simão William Barroso de Melo DO LIXO AO LUXO Trabalho apresentado para obtenção de nota do 2° bimestre na disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico do 9° ano. Boa Vista. Professora Orientadora: Espc. Bernadete Barbosa Lima Oliveira.

.......7 METODOLOGIA ..........................................................................................................................................................................................................................................................................................2 SITUAÇÃO PROBLEMA ...........07 2...9 CRONOGRAMA ...............6 REFERENCIAL TEÓRICO ................................ 05 2........... 04 2 DO LIXO AO LUXO .................... 05 2...................................................................................................................... 05 2......................................................................4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .............. 05 2........................................................................................................................................................1 TEMA ....................................................................................................... 07 2...........................................................8 PÚBLICO ALVO .... 05 2.........................5 JUSTIFICATIVA 1 E 2 .............. 05 2......................................................10 ............... 06 2.......................3 OBJETIVO GERAL ........................................... 08 3 REFERÊNCIAS .................................SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .....................................................................................09 4 ANEXOS .........................................................................

os catadores de lixo. por exemplo. se cada um fizer sua parte. . e com apenas um lixo que no nosso dia a dia nem prestamos atenção que o fazemos. podemos criar coisas incríveis. também não deveriam ser desvalorizadas. vamos reciclar não vamos jogar no chão. pois têm uma profissão essencial para a manutenção da cidade. e as famílias que trabalham com a reciclagem. eles não deveriam ser tão desvalorizados. e você iria consequentemente gastar menos dinheiro. e conscientizar uma comunidade sobre o problema do desperdício dos recursos naturais e da poluição que causamos ao meio ambiente. pois transformar o lixo em luxo não é fácil. pois você já fez seus “objetos reciclados”.INTRODUÇÃO Nesse trabalho objetivamos incentivar a coleta seletiva. a poluição diminuirá. Nós queríamos realmente mostrar se dê para reciclar o lixo que produzimos. O lixo é a renda familiar de muitas e muitas famílias por aí.

JUSTIFICATIVA 2: Por mais que sejam apresentadas várias soluções na mídia para reaproveitar os resíduos sólidos. JUSTIFICATIVA 1: Podemos salvar o meio ambiente através do reaproveitamento. para que elas possam aprender a reaproveitar os resíduos que em seu diaa-dia podem parecer insignificantes. pretende favorecer momentos de socialização do conhecimento em relação ao aproveitamento ou a reutilização dos resíduos sólidos.Reutilizar os resíduos sólidos. percebemos que poucos ainda se preocupam para novamente reaproveita-lo ou mesmo não sabem como fazem. SITUAÇÃO PROBLEMA: O que fazer com o descarte de resíduos sólidos? OBJETIVO GERAL: Incentivar a coleta seletiva. e conscientizar a comunidade sobre o problema do desperdício dos resíduos sólidos e de quão grande é a poluição que causamos ao meio ambiente. então diante disso.TEMA: Do lixo ao luxo. . REFERENCIAL TEÓRICO: . este grupo de trabalho de pesquisa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: .Promover momentos de socialização das várias maneiras de se aproveitar os resíduos sólidos. . Além de que as gerações atuais e futuras possam ter a percepção do mundo e realidade em que vivem.Divulgar soluções simples de reaproveitamento de resíduos sólidos.

A composição média do lixo do brasileiro é riquíssima em restos de alimentos orgânicos que correspondem a quase 65%. porém pouca gente pratica. O agricultor diminui a compra e aplicação de produtos químicos. mas este valor pode chegar a um terço do PIB se consideramos as perdas intangíveis. vidro e metal 10%. A prática da compostagem. ou seja. moda e tendência é o principal eixo de sustentação da área e o ingresso na profissão pressupõe muito estudo para o desenvolvimento do domínio técnico e da capacidade criativa. Há também outros destinos para que o lixo se torne luxo. 6). papel.” FEGHALI (2001. Vendo desse modo os profissionais do ramo de moda estão adquirindo cada vez mais a adaptação de “produtos verdes” visualizando assim uma forma de reciclar os produtos muitas vezes considerados descartáveis pela sociedade. vem ganhando maior velocidade na agricultura. US$ 480 bilhões vão para o lixo considerando as perdas tangíveis. pois além de ser um método mais barato como fertilizante de solo pode trazer ganhos de até 80% na produção. todos os cidadãos se mostram consciente quando se trata de reciclagem. mas o preconceito e a nossa (pouca) educação não permitem olharmos para o lixo e enxergarmos o luxo que ele contém. ficando o restante com plásticos. papelão e derivados somam 25%. p. Mesmo assim. . Cada tonelada de papel reciclado evita a perda de novas 15 a 20 árvores adultas. De acordo com COELHO. Grande parte desse material poderia ser reaproveitado. “Atualmente cerca de 20% do PIB brasileiro vai para o lixo. Eles aproveitam o ramo da reciclagem para criar novas roupas ajudando assim o meio ambiente. como alguns estilistas da área de moda usam hoje.Do lixo ao luxo Hoje em nosso país há grandes resquícios de lixo em nosso país e que em muitas vezes não são jogados em lugares apropriados ou não sabemos como aproveitar. E essa é apenas uma ideia: países ricos já entenderam que reciclar é uma excelente saída para a geração de renda e para a redução dos impactos ambientais. por exemplo. “O trinômio tecnologia. enriquece a microbiologia do solo e ainda oferece ao consumidor final um produto com menores índices de toxicidade. e o mesmo acontece para o vidro e metal que equivalem a 850 quilos a 750 quilos respectivamente em produção de energia.

. produtos como tinta.Realização de um manual com projetos reciclados e a exposição dos mesmos.Leitura. lápis de cor. CRONOGRAMA: . hidro cores. reportagens relacionadas ao tema do projeto. RECURSOS: Neste Projeto abrange como recurso materiais recolhidos no centro da cidade.METODOLOGIA: . pincel. professores e comunidade em geral da escola Lobo D’Almada.Voluntariar alunos para ajudar a reciclar os produtos descartáveis jogados nos lixos da escola. . PUBLICO ALVO: Alunos. entre outros para decorar os objetos obtidos.

Ana Maria.Período ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 2014 Abril 2014 Maio Elaboração do Projeto Entrega do projeto Qualificação do projeto Coleta de dados Análise de dados Redação final do projeto Apresentação do projeto X X 2014 Junho X X X X X X X REFERÊNCIAS COELHO. Lixo e Luxo.com/document/d/1Qm0zpDQ_Y5WxlI8Qdg0jSfhL4E3RBlZUotRf Lc8jEP4/edit acesso em 08 de maio de 2014. Disponível em: http://loungeempreendedor.google. .com.br/2013/04/06/o-luxo-do-lixo/ acesso em 10 de maio de 2014. Disponível em: https://docs. GARLET. Dilse. O luxo do lixo.

ANEXOS .