You are on page 1of 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA I
PROFESSOR CARLOS ALBERTO GIOS

TRABALHO DE PSICOLOGIA APLICADA I

Educandos do 3º B:
Dayana R. G. Vitoriano Nº 12120098
Eric Rebouças Pedroza Nº 12120026
Thiago Borges Fernandes Nº 12120070
Vinicius Olavo de Lima Nº 12120053

Guarulhos
Março de 2013

DAYANA R. G. VITORIANO
ERIC REBOUÇAS PEDROZA
THIAGO BORGES FERNANDES
VINICIUS OLAVO DE LIMA

TRABALHO DE PSICOLOGIA APLICADA I

Trabalho apresentado como pré-requisito
para obtenção de nota parcial na disciplina de
Psicologia Aplicada I.
Educador: Carlos Alberto Gios

Guarulhos, 2013

VITORIANO ERIC REBOUÇAS PEDROZA THIAGO BORGES FERNANDES VINÍCIUS OLAVO DE LIMA TRABALHO DE PSICOLOGIA APLICADA I Guarulhos.____/_______________de 2013. G. Not a___.__ (________________________) ____________________________________ Prof. Carlos Aberto Gios – Orientador Centro Universitário Metropolitano de São Paulo .DAYANA R.

............................................................ 7 EFEITOS DE CONDIÇÕES DE TRABALHO SOBRE O DESEMPENHO ..10 ASPECTOS PSICOLÓGICOS RELACIONADOS COM SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS ...................................SUMÁRIO INTRODUÇÃO........................ 8 ALTERAÇÕES EM DESEMPENHO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OCASIONADAS PELA PRESENÇA......................................................................... DE PROFISSIONAIS COM TRANSTORNOS MENTAIS.................................................................................................................. 11 RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO .. 14 ................................................................................................. 6 COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE TRABALHO................. NO AMBIENTE DE TRABALHO.... À MOTIVAÇÃO E AO TRABALHO EM EQUIPE.... 5 CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES ....12 QUESTÕES LIGADAS À LIDERANÇA...........

.................................. 17 ........................................................CONCLUSÃO.................................................................. 16 BIBLIOGRAFIA ..

CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES . seleção. ajuste do profissional às condições de trabalho. Os avanços em Psicologia vêm permitindo ações efetivas relacionadas a trabalhos com equipes. redução de conflitos. adequação e desenvolvimento de pessoas. objetivando ganhos de produtividade e melhoria da qualidade de vida nas Organizações. assunto que todo administrador deve ter conhecimento.INTRODUÇÃO Este trabalho busca mostrar um pouco da vasta gama de possibilidades para a utilização da Psicologia voltada para a Administração.

Emprega extensamente a metodologia científica. Qualquer que seja a linha de pensamento teórico utilizado. A Psicologia. COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE TRABALHO . Por exemplo: os requisitos de comportamento de um executivo diferem substancialmente dos de um operário de linha de montagem. a ação da Psicologia estende-se a várias áreas. partindo da observação em profundidade dos fenômenos e valendo-se de uma série de instrumentos e técnicas. o psicólogo considera fatores estruturais e socioculturais que afetam o indivíduo e a Organização. atuando com indivíduos e/ou grupos. na escolha da forma de abordagem e avaliação das possibilidades do trabalho. um motorista ou uma telefonista. com vários objetivos. é um instrumento à disposição do Administrador como apoio nessa busca de contínuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da Qualidade de Vida.Na organização. enquanto ciência do comportamento.

caso por caso. Investir só em máquinas não é suficiente. Dessa maneira estão valorizando as pessoas. Assim. A atividade rotineira no trabalho acaba desmotivando o trabalhador. personalidade e cultura. As pessoas apresentam diferenças individuais no desempenho do trabalho por dois motivos principais. Ou seja. Trabalhos caracterizados pela presença constante de novos desafios geram uma preocupação. Nas variáveis individuais estão a infância. sem ser criativo em métodos de trabalho. e certamente ele não produzirá o máximo dele. E. tecnologia. O estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso. O primeiro é por cada um nascer diferente do outro e o segundo é por terem tido experiências de vida diferentes. fatores do ambiente físico etc. Já quem trabalha em escritórios que sempre faz a mesma coisa esse sim acaba sendo desmotivado por ficar na rotina. claro que o operador de maquinas que sempre tem a mesma rotina não pode sair muito dessa situação. é difícil. Nas ambientais estão o grupo social. Segundo Bergamini (1990) entre as variáveis que afetam o comportamento dos indivíduos na organização estão as individuais e ambientais. caso apresentem comportamentos não esperados investir nos treinamentos. pois dificilmente a produtividade é alterada para não pode haver falhas na rotina do dia de trabalho. ai é importante. a adolescência e a fase adulta de cada um.Podemos observar que cada um se comporta de uma maneira nas organizações. a vida das pessoas irá depender desde como nasceram e foram criadas. E a personalidade do ser humano é resultante disto. pois é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. e a psicologia atua nestas situações para vencer o medo do desconhecido. cultura. porque o que vai fazer o resultado na produtividade e no sucesso da empresa são as pessoas que irão comandá-las! . Hoje temos que ser criativos para inovar em nosso trabalho para não se tornar algo rotineiro no dia a dia. são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente. Antes de fazermos julgamentos da maneira das pessoas se comportarem nas organizações é preciso levar em consideração as variáveis individuais e ambientais.

EFEITOS DE CONDIÇÕES DE TRABALHO SOBRE O DESEMPENHO A investigação em torno das condições de trabalho parte da análise de um conjunto de conhecimentos amparados pela ciência indispensável para o homem. Esses conhecimentos .

ao realizar suas tarefas. esse estudo destaca a necessidade de enfocá-la dentro da abordagem ergonômica aliada à perspectiva da gestão estratégica do trabalho. Sendo assim. Para que isso aconteça far-se-á necessário que o indivíduo no seu ambiente de trabalho. as condições de trabalho estão bem inseridas nesse contexto. qualquer que seja a organização. Wisner (1987) salienta que os estudos das leis do trabalho devem significar o objeto principal daquilo que ele indica. seus diferentes sistemas. quando estuda o corpo e a mente em níveis dos resultados esperados e quando enfatiza a capacitação do indivíduo na sua evolução profissional. segurança e eficácia. É importante salientar que o indivíduo deve se manter alerta e respeitar o princípio de plenitude do organismo nas mais variadas atividades que venha a desempenhar. são solicitados e funcionam diferentemente". aparelhos e órgãos do corpo. o homem em suas situações de trabalho e suas relações com o conhecimento científico e a realidade social. A ergonomia torna-se um ícone muito importante ao analisar e sistematizar os conhecimentos sobre o trabalho e seus efeitos sobre os trabalhadores. instrumentos e equipamentos que possam ser utilizados com segurança. As organizações geram conflitos no trabalho de ordem individual ou coletiva ao estabelecer. Segundo as atividades que o homem desenvolve e as condições ambientais e organizacionais. números e ritmos de produtividade num determinado tempo . dentro das quais ele se encontra. coercitivamente. possa utilizar suas funções mentais e físicas de forma saudável. todo o corpo do homem é submetido à condicionantes.estão relacionados à escolha do desenho de trabalho no sentido de propiciar um ambiente satisfatório e fornecer ferramentas. Nesse sentido. Segundo Wisner (1976) a ergonomia trata de um conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo conforto. Para Santos e Fialho (1995:107) "durante o trabalho. Ao abordar as condições de trabalho. ou seja. torna-se importante pontuar a definição de ergonomia e condições de trabalho defendida por alguns autores. conforto e eficácia pelo indivíduo. Essa proposta parte da globalidade do homem quando trata de ressaltar os circuitos de regulação interna do organismo. a análise do trabalho torna-se de suma importância ao destacar a ergonomia como a ciência que dispõe de ferramentas e métodos para uma melhor adaptação do trabalho ao homem.

ao submetê-los a condições de trabalho ergonomicamente incorretas. NO AMBIENTE DE TRABALHO. nas questões de natureza físico-mental e na própria sobrevivência de seus colaboradores. à revelia daqueles que efetivamente farão a operacionalização dos processos de trabalho. a organização prova o seu descaso com elementos do trabalho significativos. Por exemplo. muitas vezes correspondem a uma relação simétrica apenas nos objetivos pretendidos pela organização (quantidade e qualidade de produção). Profissionais com transtornos mentais no ambiente de trabalho sempre geram uma certa atitude diferente dos outros colaboradores para com eles. DE PROFISSIONAIS COM TRANSTORNOS MENTAIS. sendo assim a produtividade é . ALTERAÇÕES EM DESEMPENHO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS OCASIONADAS PELA PRESENÇA. As condições às quais o indivíduo é submetido na execução do seu trabalho.através de normas e procedimentos. assim como o homem demonstra desrespeitar as leis da natureza ao agredir as suas necessidades fisiológicas ou sociais.

Transtornos mentais ocorrem em profissionais de todos os níveis e capacidades: enfrentalos é uma inteligência estratégica para aumentar a competitividade e a produtividade. O administrador deve conscientizar-se de que promover a saúde mental é economicamente mais rendável do que neutralizar ou reparar os efeitos dos transtornos mentais. Falta a compreensão de que ações destinadas a promover a saúde mental dos profissionais deve integrar a estratégia corporativa. começa por ai. com flagrantes prejuízos para a qualidade de vida e para a produtividade. em beneficio da saúde mental. tanto no profissional com transtorno como no profissional que trabalho com ele. em um lugar que não comprometa a produtividade de sua empresa. este não se esforçará para dar o melhor de si à empresa.alterada. ao qual nenhuma organização se furta. ASPECTOS PSICOLÓGICOS RELACIONADOS COM SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS A seleção de pessoas é o momento da decisão pela escolha do profissional que apresenta as melhores condições de acordo com o perfil para o cargo. porque ele encontra-se presente na sociedade. cujos custos. O trabalho de administrador. afetem todas as organizações. Cabe ao superior encontrar a melhor função para este. Uma das maiores dificuldades para o sucesso dessa missão é combater o preconceito. prevenindo seus efeitos multiplicativos. Os transtornos mentais ocasionam efeitos em cascata. Isso se torna importante na medida em que ao selecionar um candidato que se sente desvalorizado ao ocupar determinado cargo. somando-se a isso .

e a psicologia tem um papel importante nesse aspecto. Quanto mais complexa forem estas. Para auxiliar os gestores na escolha dos candidatos. mais difícil será a descrição operacional das mesmas. As empresas buscam pessoas preparadas e motivadas para desenvolver novos conhecimentos. do que as de um administrador de empresas. A própria psicologia alerta que “não é possível efetuar uma seleção de pessoal sem que definamos. o potencial intelectual e habilidades específicas. bem como das habilidades e conhecimentos necessários para assumi-lo. além de ter pleno conhecimento sobre a descrição e especificações do cargo. assim como em mais custos para uma nova seleção. segundo Arimatés (2008) são úteis para identificar aptidões dos candidatos. há algumas técnicas de seleção. a natureza e as atribuições típicas das funções. que acumula uma série de tarefas de difícil precisão. abstrato e mecânico. tão explicitamente. é bem mais fácil definir as tarefas de um operador de máquina. consequentemente gera prejuízos tanto no rendimento do funcionário quanto aos investimentos realizados em seu treinamento. A seleção de pessoas é um processo dinâmico em que se procura conciliar os interesses da organização com os interesses do candidato. sendo que estes analisam a personalidade. enquanto os profissionais estão em busca de empresas que valorizem seu potencial e deem espaço para desenvolver suas habilidades e competências. Procurar profissionais adequados à vaga é um dos aspectos principais na parte do recrutamento e seleção. que deve apenas acionar três botões. o mais importante é Teste Psicológico. Sendo assim.que o mesmo permanecerá na empresa até conseguir outro emprego de acordo com seu perfil. pois. . como raciocínio verbal. com a dinâmica certa é quase certo que o profissional correto entre na empresa e sendo assim. mas para esse trabalho. pode desenvolver o seu melhor trabalho e todo seu potencial. A técnica dos testes psicológicos. quanto possível.

as relações interpessoais têm muito em comum. há aspectos diferenciados nas .RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO Tanto no trabalho. Mas. emoções e atitudes semelhantes onde quer que estejam. dependendo do tipo de grupo social no qual se encontram. na escola. já que acontecem entre pessoas. na família ou num grupo de amigos. claro. e pessoas têm características.

nesse local. não somos robôs nem engrenagens numa máquina que trabalham em harmonia só para produzir bem. tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. etc. disposição para o trabalho cooperativo. em princípio. As relações entre elas. passa a integrar o mercado de trabalho.relações. Acontecem relações interpessoais que envolvem aspectos que não necessariamente são os básicos de uma convivência empresarial. Inevitável. Se trabalharmos em um ambiente . e por aí vai. Toda ação no ambiente de trabalho produz consequências no campo das relações interpessoais. Criamos amizades. o ambiente de trabalho seria um ambiente no qual as pessoas estão para desempenhar suas funções profissionais e receber um salário por isso. claro. inimizades. a psicologia contribui com técnicas ligadas a habilidade de dar e receber Feedback. pôr em prática seu conhecimento acadêmico. acontecendo de forma harmônica para que todas as funções se complementassem e isso levasse a um objetivo maior. solidariedade. Hoje em dia as relações interpessoais estão cada vez mais difíceis. Dar e receber Feedback. Afinal. Uma grande maioria trabalha principalmente porque precisa do dinheiro obtido com sua atuação profissional para custear sua vida e de sua família. já que somos gente que tem sentimentos e individualidades. A grande maioria das pessoas. inserida num grupo de pessoas que estão lá para a mesma coisa que ela: trabalhar. com um foco: a transmissão da mensagem a um receptor. Trabalhar para obter seu sustento financeiro. compreensão e respeito para com o próximo. amizade. emocional e psicológico A boa comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer organização. inveja. As pessoas não tem paciência. faz parte de um processo de desenvolvimento e amadurecimento linguístico. afetos e desafetos no ambiente de trabalho. Sendo assim. No grupo social do ambiente profissional não se age exatamente como no grupo social familiar. o melhor e o pior do ser humano. que visa à boa realização das tarefas da empresa onde trabalham. construir uma carreira. entram em cena egos. ela está presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia. melhoria da comunicação. seriam primeira e idealmente profissionais. quando atingem uma certa idade.

isso irá influenciar nas relações interpessoais. a conquista de melhores índices está baseada na construção de um perfil de . As grandes empresas hoje visam o bem estar do colaborador. a situação muda de figura. pois elas sabem que os colaboradores satisfeitos trazem bons frutos para a empresa. gostoso e prazeroso. QUESTÕES LIGADAS À LIDERANÇA.pesado a tendência é dos resultados serem negativos. e com a concorrência cada dia mais feroz. Agora se trabalharmos em um ambiente saudável. À MOTIVAÇÃO E AO TRABALHO EM EQUIPE Diante de um mundo em constantes transformações.

de onde sai à motivação. Segundo Parreira (2000): “É um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados. é de suma importância o entendimento. Almejar a excelência. motivação e trabalho em equipe encontram-se entre os mais estudados em psicologia organizacional. o grupo. e a satisfação dessa necessidade. assim é imprescindível que ele tenha firmeza. A motivação. acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas. e a falta dela. para saber o porquê que a pessoa se comporte de tal maneira. visando sempre à continuidade e inovação dos mesmos. capacidade de pensar estrategicamente. façam o possível para conquistar o que almejam. aceites pelos membros dos grupos. é liderar sabiamente utilizando os recursos disponíveis e incentivando a todos que estão envolvidos no processo.  Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si. a reunião. são assuntos muito discutidos também nas organizações. decidir. A liderança está intimamente relacionada com as competências de comunicação e de transmissão de ideias. Motivação é um tópico muito estudado pela psicologia. astúcia. atualmente os aspectos mais estudados na área administrativa estão relacionados com questões que envolvem o individuo e sua inter-relação com as necessidades do ser humano. Os temas de liderança. e muitas vezes. antes de tudo. Liderar é pilotar a equipe. por isso vamos conceituar cada um:  A Liderança é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte de investigadores e profissionais dos diversos setores de atividade. envolvidos. e o que ocorre quando as pessoas não são motivadas. é prever.colaboradores felizes. . orientação. Por isso. alguns. O líder do século XXI deparará com exigências complexas. motivados e participantes. fé em determinados princípios fundamentais do comportamento humano e que saiba empregar o poder para a eficiência e para o bem maior. organizar”.

por isso faz-se necessário que haja uma interação entre os membros da equipe e a existência de um líder eficaz que saiba conduzi-los em busca de objetivos e mantendo-os motivados. A atividade em equipe deve ser entendida como resultado de um esforço conjunto e. cada membro sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem sua importância para o sucesso da tarefa. estão trabalhando em grupo e não em equipe. O trabalho em equipe possibilita trocar conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. alcançar o tão almejado sucesso. Uma equipe que tenha interação positiva entre os membros. o trabalho em equipe é muito importante. Os objetivos são comuns e as metas coletivas são desenvolvidas para ir além daquilo que foi pré-determinado. são pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa visando concluir determinado trabalho. motivação e busca integrada no atingimento de metas. cada um desempenhando uma função específica. alcançando os objetivos almejados. portanto as vitórias e fracassos são responsabilidades de todos os membros envolvidos. mas todos unidos por um só objetivo. terá uma maior probabilidade de ser eficaz. Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema. CONCLUSÃO . Na sociedade em que vivemos. como se estivessem em uma linha de produção. No trabalho em equipe. pois cada um precisa da ajuda do outro. Muitas pessoas. onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. que atuam em diversas organizações. Obter resultados em uma organização é um desafio devido às diferenças individuais.

Com base em pesquisas cientificas. para isso é preciso o uso de técnicas de coordenação que possa manter os colaboradores sempre focados com os objetivos e metas das organizações. estuda entre outros aspectos o comportamento de cada indivíduo. Entre tantas as aplicações da administração é preciso saber que para uma organização das certo é preciso ter um bom gerenciamento de recurso e ideias. surge em meio às organizações uma serie de fatores que podem implicar num bom ou mau funcionamento das atividades exercidas.A administração contribui para que as organizações tenham uma linha de pensamento bem estruturada e que possa chegar a um objetivo traçado. A Psicologia tem um papel fundamental dentro das organizações. Por se tratar de gerenciamento de pessoas. fazendo com que cada um possa buscar caminhos de crescimento e melhor convivência entre equipes. Não se pode esquecer que o ser humano é dotado de sentimentos e que não é possível separar a sua vida cotidiana lá de fora com as suas ocupações no trabalho implicando diretamente no seu comportamento. BIBLIOGRAFIA . dando caminhos para que muitos problemas operacionais sejam resolvidos.

FIORELLI. Ed. . 4. Psicologia para administradores. José Osni. São Paulo: Atlas. 2004.