O Que é a Santificação

Devido a nossa nação ter recebido uma catequese dogmática, temos sofrido fortes reflexos ao assunto concernente a Santificação. Para muitos Santificar é passar um processo pós morte, que em um estudo canônico classificará que alguém é santo, ou não. Mas partindo de um principio Bíblico de imediato descobrimos que Santificar é: “ESTÁ SEPARADO PARA O SERVIÇO DO NOSSO SENHOR DEUS. Vejamos o que diz os versículos Bíblicos desde o Antigo Testamento. LEVITICO 11:44 Porque Eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque Eu sou Santo; e não contaminareis as vossas almas por nenhum réptil que se arrasta sobre a terra. Embora fosse uma recomendação para que o homem não comesse determinada carne (réptil), que era proibido pela lei. Quero chamar a sua atenção para a questão de ser santo (Separado), diante de Deus. Ação feita durante a vida secular. No livro do profeta Isaias, momento que Deus restaurava a Israel, Ele fez uma forte menção no capitulo 62, versículo 12. ISAIAS 62:12 E chamar-lhe-ão: Povo santo, remido do Senhor; e tu serás chamada a procurada, a cidade não desamparada. Observamos que a Aliança feita com aquele povo continuava firme, embora os israelitas sempre procurassem uma forma de se corromper. Mas havia uma parte do povo que nunca negaram a vontade divina. Por esse motivo o Senhor sempre usava da sua misericórdia. Em determinados lugares onde passei, sempre encontrei alguém insatisfeito com Deus e com os salvos, que em determinado momento diziam: VOCÊS NÃO VÃO PARA O CÉU! Ora! Se aqueles que se esforçam para fazer a vontade de Deus, não vai para o paraíso celestial, quem mais irá? O Reino de Deus não foi feito para os animais irracionais. E sim para o homem que raciocina. No Novo Testamento o Próprio Jesus Cristo fala de si como sendo aquele que o Pai o santificou. JOÃO 10:36 Disse Jesus: Aquele que o Pai Santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis blasfemas, porque disse ser o Filho de Deus? Observe que nem Jesus Cristo se livrou de tal censura e comentário mesquinho por parte daqueles que não querem um compromisso com o Senhor. Na Primeira Epistola de Paulo aos Corintios temo um caso clássico de um casamento misto (Crente com uma pessoa não salva), momento que o apostolo mostra que um é diferente por levar uma vida santa. Conquanto que o outro se torna santificado em relação ao matrimonio, para que essa união não seja abominável diante de Deus. Mas quero salientar que a santificação conjugal mista não é válida para a eternidade, uma vez que a salvação e pessoal e não coletiva. Cada um vai dar conta de si mesmo.

I Aos CORINTIOS 7:14 Porque o marido descrente é santificado pela mulher (crente); e a mulher descrente é santificada pelo marido (crente); doutra sorte os filhos seriam imundos; mas agora são santos. O homem é santificado pelo Espírito Santo, uma vez que toda boa dádiva vem de Deus, para que nenhum um ser humano se glorie nele mesmo. Mas saiba que o Senhor é quem galardoa segundo o seu beneplácito. ROMAMOS 15:16 Que seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o Evangelho de Deus, para que sejais agradável a oferta dos gentios, santificados pelo ESPIRITO SANTO. Conquanto que a Santificação exige compromisso, fidelidade e amor para com Deus, e devemos se esforçar diante a nossa vontade, e negar o nosso desejo natural, para que assim o Senhor possa realizar a sua obra em nossas vidas. I AOS TESSALONICENSES 3:13 Para confortar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em Santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus Santos. Se fossemos conceituar na integra o que é santificação, com certeza uma grande enciclopédia seria apenas o índice do nosso tema. Entretanto como se trata de um pequeno estudo, certamente deu para perceber que a Santificação começa na nossa vida presente e repassa para a eternidade em um processo aperfeiçoado. Jesus te ama.
Presbítero Robson Colaço de Lucena Webmaster Alisson Alves de Lucena

Visite o site: http://missaoamerica.googlepages.com Faça donwloard de Pregação e Musicas em mp3 no site: http://missaomp3.googlepages.com