You are on page 1of 9

DOMÍNIO: ECOLOGIA DA CONSERVAÇÃO

SUBDOMÍNIO: BIOCOMBUSTÍVEIS
ÁREA: COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS
TERMO EM

DEFINIÇÃO

PORTUGUÊS
1. Acetona
2. Ácido
3. Ácido Carboxílico

4. Ácidos graxos

5. Aditivos

6. Agência internacional de
energia (AIE)

7. Agentes de controle
biológico
8. Agroindústria Canavieira

9. Agronegócio
10. Álcool

11. Álcool combustível

TERMOS EM
INGLÊS

Composto sintético inflamável, cujo
líquido é incolor e solúvel em água.
Substância passível de liberação
de íons H+ quando diluída em
água.
Substância composta pelo grupo
funcional carboxilo (-COOH), assim
chamada pela combinação de um
grupo carbonilo e um hidroxilo, em
forma de dímeros cíclicos em
estado sólido e líquido, resultando
dessa mistura, acentuado aumento
de acidez.
Compostos carboxílicos (COOH)
de cadeia alifática, considerados
componentes orgânicos, contendo
carbono e hidrogênio em suas
moléculas.
Mistura de elementos químicos
agrupados a outras substâncias,
conferindo à mistura propriedades
específicas.
Organização orientadora política,
com sede em Paris, composta por
26 países membros, cujo objetivo é
assegurar aos cidadãos energia
limpa
Organismos vivos utilizados na
regulação de uma população
animal ou vegetal para o controle
biológico.
Conjunto de atividades
relacionadas à transformação de
matérias-primas, no caso, a canade-açúcar, provenientes da
agricultura.
Relação comercial e industrial
envolvendo a cadeia produtiva
agrícola ou pecuária.
Classe de compostos orgânicos
contendo na sua estrutura, um ou
mais grupos de hidroxilas ligados a
carbonos saturados, comumente
utilizado em combustível,
esterilizante e solvente.
Biocombustível produzido a partir
da cana-de-açúcar, mandioca ou

Acetone
Acid
Carboxylic acid

Fatty acids

Additives

International
energy agency

Biological
control agents
Sugarcane
agroindustry

Agrobusiness
Alcohol

Alcohol fuels

Amino acids Anhydrous Global warming Babassu Biofuels Alternative fuels Biodiesel Biodiversity Bioenergy Bioethanol . em remédios e na fabricação de biocombustíveis. normalmente produzidos a partir de uma ou mais plantas. hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. sendo considerados fontes de energia renováveis. Combustíveis de origem biológica não fósseis. empregado na alimentação. cujos frutos possuem sementes oleaginosas e comestíveis das quais se extrai um óleo. sendo a variedade e variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais ocorrem. Babaçu 18. funcionando apenas em motores diesel. Planta da família das palmáceas.12. Substância orgânica também chamada de etanol obtida da fermentação de açúcares. como o bagaço de cana. visando reduzir os impactos ambientais provocados pelos combustíveis fósseis. Biodiesel 21. Diversidade da natureza viva. Anidro 16. Ethyl alcohol Ethanol pipeline 14. composto por ésteres de ácidos graxos e áquila de ácidos carboxílicos. Aminoácidos 15. Aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Biocombustíveis 19. Biocombustíveis alternativos 20. Bioenergia 23. Combustível renovável produzido a partir de resíduos agroindustriais. Substância de qualquer natureza com pouca ou nada de água na sua composição. Aquecimento global 17. Álcool etílico 13. específica para cada aminoácido. Energia obtida a partir da biomassa. Biodiversidade 22. Bioetanol Moléculas orgânicas composto por um grupo amina e um grupo carboxila e uma cadeia lateral. Fonte alternativa em substituição aos combustíveis derivados do petróleo. Sistema de tubulação subterrânea para o transporte de etanol. Alcoolduto beterraba. Materiais ou substâncias de fonte natural possíveis de utilização como combustíveis.

Energia alternativa Quantidade de matéria orgânica produzida em determinada área de um terreno. Catalisadores alcalinos 30. usada na produção de combustíveis. Combustíveis alternativos 33. Mudança de velocidade de uma reação química devido à adição de substância praticamente inalterada ao final da reação. Técnica composta da utilização de meios naturais para diminuir a população de organismos considerados pragas. Catálise ácida 32. visando reduzir os impactos ambientais provocados pelos combustíveis fósseis. Substância usada para alterar a velocidade de certa reação química. sendo a principal matéria-prima para a fabricação do açúcar e álcool (etanol). Catalisador 28..24. Biomassa 25. Biotecnologia 26. chuva. Substâncias usadas em reações químicas com base na alcalina para a produção do biodiesel. Catalisadores ácidos 29. Combustíveis fósseis 34. Fonte de energia inesgotável. Planta pertencente ao gênero Saccharum. de seis espécies. não poluente derivada do meio Biomass Biotechnology Sugar cane Catalysts Acid catalysts Alkaline catalysts Catalysis Catalysis acid Alternative fuels Fossil fuels Renewable fuels Biological control Boiling Alternative . Substâncias usadas em reações químicas com base em ácidos de cargas positivas (cátions). Controle Biológico 36. Período no qual certa substância passa do estado líquido para o estado gasoso. Materiais ou substâncias possíveis de serem utilizados como combustíveis. Catálise 31. podendo ser realizada através de um solvente prótico. Reação química provocada por íons hidrogênio ou por substância de natureza ácida. considerados recursos inacabáveis. Conjunto de técnicas com base na biologia envolvendo a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. Combustíveis renováveis 35. Materiais combustíveis resultados de processo lento de decomposição de restos de plantas e de animais. etc. Cana-de-açúcar 27. vento. Ebulição 37. Elementos originários de recursos naturais como o sol.

Fonte de energia proveniente dos fósseis acumulados no subsolo. cálcio. magnésio e potássio. energy Wind power Fossil energy Nuclear energy Renewable energy Solar energy Ester Methyl ester Ethanol Cellulosic ethanol Neat ethanol Fertilizers Nitrogen fertilizers Substâncias compostas por. fósforo. Energia nuclear 41. Fertilizantes nitrogenados 50. Etanol puro 48. de girassol ou de soja. Fonte de energia proveniente do Sol. 38. hemicelulose. Substância obtida a partir de reações químicas ou bioquímicas decorrente da quebra das cadeias da celulose. Fertilizantes químicos 51. Energia renovável 42. enxofre. Éster metílico 45. usadas na agricultura para a fertilização. sendo aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção. Álcool produzido de modo natural. vento e chuva. Fontes de energia Fonte de energia proveniente da força dos ventos. nitrogênio. Fonte de energia inesgotável proveniente de recursos naturais. Éster 44. Recursos inesgotáveis do meio Chemical fertilizers Alternative . Compostos químicos usados para suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. Fertilizantes 49. pectina e polímeros constituintes da estrutura fibrosa das plantas. oxigênio. como o óleo de mostarda. na maior parte de sua consistência. Substâncias compostas por Nitrogênio como principal nutriente. Composto oriundo da destilação de etanol com benzeno. como a sacarose existente na cana-de-açúcar. Substância resultante da ação entre o metanol com ácidos graxos. Etanol 46. como o sol. hidrogênio. sendo obtido por meio da fermentação de amido e outros açúcares.ambiente natural. resultando em uma substância altamente concentrada. sendo produzidos a partir de substâncias contidas nos óleos vegetais. Energia fóssil 40. Fonte de energia proveniente do urânio. Energia eólica 39. Composto químico resultante da ação de ácidos orgânicos e inorgânicos sobre o álcool. Energia solar 43. carbono. Etanol celulósico 47. incolor e líquida.

Hidróxido 59. Gás diatômico inflamável. sendo inerte e possuidor de 8 isótopos. Substância líquida viscosa. Hélio 55. formado principalmente. aplicada principalmente em inúmeras preparações cosméticas e considerada subproduto da produção do biodiesel. Substância sólida branca solúvel em água e em etanol. bi ou trivalente. em sua composição. Hidróxido de potássio 61. Gasolina 53. Hidróxido de metal alcalino 60. Hidrocarboneto 56. incolor e inodoro. utilizado para neutralizar ácidos fortes ou tornar rapidamente alcalino um meio reacional. Gás nobre incolor e inodoro. sendo o elemento químico mais abundante do planeta cuja fonte mais comum é a água. assim como todos os compostos orgânicos. incolor e inodora com sabor adocicado. Gasoline Glycerin Helium Hydrocarbon Hydrogen Hydrolysis Hydroxide Alkaline metal hydroxide Potassium hydroxide Sodium hydroxide Humus . comumente conhecido como soda cáustica. formada pela dissolução do gás carbônico. na presença de uma solução aquosa levemente ácida. Hidróxido de sódio 62. cuja fórmula química é KHO. pertencente à família 0 e 8A da tabela periódica. Hidrogênio 57. Húmus Combustível fóssil produzido a partir do petróleo. Sólido branco bastante higroscópico. sendo altamente inflável. Processo geoquímico de decomposição de um mineral silicatado. por hidrocarbonetos. energy resources 52. Compostos orgânicos caracterizados pela presença do ânion OH e cátion mono. Classe de substâncias químicas compostas de um metal alcalino. Glicerina 54. sendo todas elas corrosivas. pouco solúvel em éter. Produto resultante da matéria orgânica decomposta a partir do processo digestório das minhocas. Hidrólise 58.alternativas ambiente para a produção natural de energia. Composto orgânico formado unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente. como cátion e o ânion hidróxido.

Lubricidade 72. evitando atrito direto. tanto líquidos (diesel.63. sólidos (resíduo sólido carbonoso. hidrogênio e oxigênio. Ação pela qual uma matéria combustível produz chama. com ponto de fusão de -98°C. hemicelulose e celuloses ligadas ou não entre si e constituídas apenas de carbono. Ignição 64. Alternativas abundantes e sustentáveis para produção de diversos insumos energéticos de valor agregado. Conjunto de macromoléculas orgânicas complexas constituídas muitas vezes de pectinas. Insaturação 68. Lignocelulose 71. gás de síntese e hidrogênio). Atividade humana. Planta da família das Euforbiáceas. ligninas. visada a converter matéria-prima em produtos consumidos pelas pessoas ou por outras indústrias. Composto químico encontrado na forma líquida. Material resultante da extração de um pó preparado das partes das plantas e sementes. metanol e etanol). inflamável cuja chama é utilizada no processo de transesterificação da gordura. Impacto ambiental 66. sendo retirado através de soluções aquosas. Efeito sintomático produzido quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com o corpo. Qualidade ou estado de compostos não saturados. Concentração de um produto repelente à aderência de certas substâncias. Matérias primas lignocelulósicas 74. Indústria 65. Alteração positiva ou negativa no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. gasolina. Intoxicação 70. Insulina 69. Mamona 73. na produção do biodiesel. gênero Ricinus usado na produção de biodiesel. Ignição Industry Environmental impact Inflammation Unsaturation Insulin Poisoning Lignocellulose Lubricity Castor bean Lignocellulosic raw materials Methanol . Metanol Inflamação resultante da mistura do combustível nos cilindros dos motores de explosão em carros. lenha e carvão vegetal) quanto gasosos (gás combustível. Inflamação 67.

danos aos materiais. Calorific power Polyalcohol Polyhydroxybut yrate Oxidative polymerisation Air pollutants Air pollution Atmospheric pressure . Potassium methoxide Ignition engine Mammone oil Vegetable oil Environmental organs 80. obtida por hidrólise ácida. tornando-o impróprio. reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis. sendo prejudicial à saúde. Substâncias presentes no ar. Entidades responsáveis pela proteção do meio ambiente. Óleo Vegetal 79.75. podendo ser nocivos á saúde dos seres humanos. Substância detentora de diversos grupamentos do álcool. Metóxido de potássio 76. causar danos em plantas. solúvel em água. Poluição atmosférica 86. Pressão atmosférica Quantidade de energia por unidade de massa (ou de volume no caso dos gases) liberada na oxidação de determinado combustível. usado na produção de biodiesel. Poder calorífico 81. Sequência de reações complexas envolvendo a porção insaturada da cadeia existente nas resinas alquídeas e o oxigênio do ar. Gordura extraída de sementes de plantas e frutas. totalmente biodegradáveis. Óleo de Mamona 78. Motor de Ignição 77. Máquina térmica de combustão interna cuja combustão se dá pelo aumento da temperatura provocado pela compressão do ar. cuja fórmula é KOH. Órgãos ambientais Composto químico resultante da mistura de hidróxido de potássio com o metanol. Pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. (acetato de vinila). à fauna e à flora. nocivo ou ofensivo à saúde. podendo ser dividida em duas etapas: uma etapa de oxidação e uma de polimerização. atacar diferentes materiais. causando inconveniências ao bem-estar público. sólidos ou líquidos. Polímero da família dos polihidroxialcanoatos formado a partir de monômeros de quatro carbonos. Polihidroxibutirato 83. Contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos secundários gasosos. Polimerização oxidativa 84. Líquido amarelo pálido de alta viscosidade extraído da mamona. Poliálcool 82. Poluentes Atmosféricos 85.

Propano líquido 90. originando a combustão. Propileno 92. Alcano de três carbonos. Recursos energéticos Pressão exercida por um vapor quando em equilíbrio dinâmico com a quantidade de líquido Procedimentos envolvendo métodos elétricos. durante o processamento de óleo ou gás natural. possuindo carga elétrica positiva. líquido ou gasoso. resultantes de processo de extração da natureza. obtido a partir da destilação fracionada do petróleo entre 150°C e 275°C. Resíduos agroindustriais 97. Composto de três carbonos na sua estrutura em forma líquida viscosa.87. gerando. assim. Oleodutos metálicos 95. Partícula "sub-atômica" constituinte da parte do núcleo de todos os elementos. Metal prateado e branco. geralmente em grande escala. em contato com a água. transformação. produtos químicos para executar a manufatura de artigo ou itens. decompô-la e dar origem a um Agro industrial residues Injection system Sodium . Diferentes métodos de captação e produção de energia. transparente e incolor. Querosene 94. descartado pelas indústrias. inflamável à pressão e temperatura ambientes de odor ligeiramente adocicado. capaz de. miscível com a água e com etanol. Parte dos automóveis onde ocorre a mistura entre o ar e o combustível. de textura macia e brilhante. eletrônicos. clara e formada a partir de hidrocarbonetos. Próton 93. Gás incolor. fabricação ou consumo. Pressão de vapor 88. resultando em uma mistura de cadeias de carbono. Tubulações fechadas à base de metal utilizadas para transportar petróleo e seus derivados. algumas vezes derivado de outros produtos do petróleo. Sistema de Injeção 98. energia para o funcionamento do motor. Composto químico em forma líquida. Propanodiol 91. Sódio Materiais em estado sólido. Processos industriais 89. Vapor fissure Industrial processo Liquid propane Propanediol Propylene Proton Kerosene Metallic pipelines Energitic resources 96.

liberando oxigênio sob violenta reação e encontrado na natureza em alguma combinação com diversos elementos. em numerosos compostos naturais. e.por exemplo. o sal de cozinha. Óleo de soja hidróxido. Soybean oil . Produto extraído da semente de soja utilizado como fonte de alimento. também usado como biocombustível. com as novas tecnologias.99. como .