You are on page 1of 4

ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO – VISEU

ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO – VISEU

Lista de Projetos/Clubes/Oficinas/Atelier
Nome

ACME

Artes

Astronomia

Banda
Desenhada

Público

Dinamização

Descrição
Em época de confrangedor abandono do saber humanístico e das
chamadas línguas clássicas, propõem-se os subscritores deste plano de
atuação (Maria Natália de Oliveira e Martim de Gouveia e Sousa) criar um
clube de línguas e culturas clássicas que abra a possibilidade à
comunidade discente da Escola Secundária de Emídio Navarro de privar,
em ano celebrativo da língua portuguesa, com os principais esteios da
nossa matriz comunicativa.

Alunos

Natália Oliveira
Martim

Alunos

Catarina
Isabel Medeiros
Agostinho

As atividades terão um carácter essencialmente prático, desde a exploração de
diversas técnicas de pintura, criações plásticas tridimensionais à concretização de
projetos de design gráfico e comunicação. Sempre que possível, promover-se-á a
articulação com outros projetos propostos na escola.

>9ano

Graça Martins
Acácio Rodrigues

O projeto “AstroMania, que cena” tem como finalidade a divulgação de
Astronomia na Escola. Neste sentido o seu principal objetivo é a criação de um
"espaço" na Escola (Clube de Astronomia) onde os alunos e professores possam
estudar, aprender e discutir assuntos ligados à Astronomia (e consequentemente
à Matemática e à Física), tanto numa perspetiva histórica, como tomando
conhecimento e entendendo as últimas "novidades" da Ciência. Além do estudo
pretende-se realizar observações astronómicas... Porque nem tudo o que se
esperaria observar é possível, pretende-se também consolidar este trabalho com
a visualização e análise de vídeos e livros da especialidade. As atividades serão
desenvolvidas no âmbito de um clube com 1:30 h de sessão semanal, havendo
periodicamente atividades noturnas, algumas delas abertas à comunidade
escolar.

Comunidade

Agostinho
Pereira

A BD ou Banda Desenhada é um meio de expressão privilegiado para
contar histórias, uma vez que funde a linguagem visual e a linguagem
escrita.

Sala

Horário
4ª feira

B10

14:15
às
15:50
4ª feira

B06

14:15
às
15:50

4ª feira
B22

14:15
às
15:50

4ª feira
B05

14:15
às

E.. dando visibilidade aos alunos e professores que desenvolvam atividades que se vão consolidando na área de atuação da revista. que proporcione aos alunos a oportunidade da construção de conhecimentos científicos mais aprofundados do que os indicados nos programas oficiais. dança. os professores o desenvolvimento de projetos. onde se introduz a curiosidade. fitness. pretendem-se criar condições que potenciem a participação da escola em concursos e projetos de cariz científico-tecnológico alunos e professores possam desenvolver as suas atividades/projetos segundo uma metodologia colaborativa. etc. trabalho diário. Pratica desportiva orientada (desportos coletivos). a formulação de questões e o estudo dos problemas. de respeito. com principal ênfase numa componente científico-experimental. nos alunos do 3º ciclo desta escola. a pesquisa. do quotidiano das pessoas e instituições que a rodeiam. o desenvolvimento das PAP’s. ainda. pilates. Tem por objetivo reforçar o elo de ligação com a comunidade de modo que a nossa escola se possa aproximar. Pretende propiciar uma abordagem diferente à aprendizagem. Os alunos poderão aprofundar os conhecimentos lecionados nas diferentes disciplinas. cada vez mais. etc. É um espaço para despertar talentos. O trabalho colaborativo pautar-se-á por um ambiente tranquilo. O Clube de Física e Química pretende ser um espaço onde se desenvolvam atividades extracurriculares.ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO – VISEU Eletrónica eTIC 9º ano Comunidade Vitor Lopes Carlos Malta ≥ 10º ano Cristina Cardoso Maria José Passareira Informática Alunos Professores Adelino Amaral Carlos Almeida José Carlos Baptista Nuno Barros Vitor Costa Mexe-T'ESEN Comunidade Carla Martins Marco Moutinho Física e Química ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO – VISEU O Clube de Eletrónica proposto visa fomentar. Edição. ensinar tolerância e abraçar tecnologias. montagem e publicação de uma revista eletrónica sobre informática na ESEN. de espírito de entreajuda privilegiando a relação professor-aluno num crescente desenvolvimento de competências informáticas Atividades desportivas . 15:50 4ª feira Oficinas 14:15 às 15:50 4ª feira Informática 14:15 às 15:50 4ª feira Laboratório 14:15 às 15:50 4ª feira Informática Ginásio 14:15 às 15:50 Ver Cartaz da . motivação e criatividade em atividades de caráter prático. É um projeto promovido pelo grupo 550 que pretende envolver a comunidade escolar. a investigação de temas que caiem fora do curriculum do curso.

costura. arraiolos. facilitará a interação dos mesmos em múltiplos contextos. pretendem-se aprofundar conhecimentos linguísticos e socioculturais. Espaço Lúdico (Bloco E) Trabalhos Manuais Comunidade Idalina Pinheiro Desenvolvimento das capacidades manuais.ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO – VISEU Hélder Fernandes Ana Necho Eunice Pena Multicultural Alunos Paula Marques Laura Lucília ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO – VISEU marcha. tais como: moldagem. decoupage B01 14:15 às 15:50 4ª feira 14:15 às 15:50 4ª feira 14:15 às 15:50 . através de dinâmicas de grupo e individuais. que a Câmara Municipal de Viseu realiza anualmente. Estes conhecimentos serão transversais a todas as áreas de saber e úteis em variadíssimas situações. aberto aos alunos do 7º ao 12º ano com os objetivos de: Participar no Festival de Teatro Jovem. Com uma abordagem lúdico-formativa. Colaborar em eventos a realizar na Escola. corrida O projeto Oficina Multicultural tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma consciência pluricultural. croché. É fundamental que os alunos sejam cidadãos comprometidos com o mundo global. fomentando uma atitude de respeito e tolerância face à diferença e à diversidade cultural do nosso mundo. O desconstruir de preconceitos e a exploração de formas dos alunos se relacionarem em diferentes realidades. pintura. assim como diversas capacidades expressivas. atividade 4ª feira B13 14:15 às 15:50 4ª feira Museu Comunidade Pedro Cardoso Dinamização de atividades de promoção do museu Museu Palco Alunos Paulo Viegas Agostinho Pereira Ana Paula Almeida Criação de um grupo de teatro. bordados.

4ª feira Informática 14:15 às 15:50 4ª feira B25 14:15 às 15:50 . Promover a competição em provas internas e externas à escola. É intenção do grupo de trabalho acrescentar novas topologias de informação e incrementar novas funcionalidades como suporte áudio através de introdução de podcasts para visitas guiadas aos pontos de interesse referenciados. A divulgação do clube será feita através da distribuição de flyers na escola. É por isso um projeto transversal que pode envolver vários grupos disciplinares. colocação de cartazes do clube na escola.ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO – VISEU Viseu na Palma da Mão Xadrez Comunidade Alunos Carlos Malta Vitor Costa Agostinho Santos ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO – VISEU O projeto foi desenvolvido na ESEN pelos alunos dos cursos profissionais de informática podendo ser sempre enriquecido com novas camadas de dados e outras funcionalidades. leitura de uma “circular” em todas as turmas da escola. Divulgar a modalidade e colocar os alunos a jogar xadrez. divulgação do clube na página da escola.