You are on page 1of 15

............................................................................................................ Inácio? Mapa do Zoo ................................................................ 9 Casa-Museu ... 11 Preservação da Natureza......................................... 12 Preçário ................................................................................................................................................................................. 3 Onde fica o Park&Zoo S...................................... 12 Casa–Museu .............. 5 Mamíferos ....................... 11 Visita guiada ao Insectário ........................................................................................................................................................................... 7 Insectário ...................... 3 Porquê visitar o Park&Zoo S....................................................................................................................................................................Índice O que é o Park&Zoo S.................................................................................................... 11 Explorar o Bosque ................................................................................................ 10 Parque Infantil ................ Inácio? ......... 8 Bosque e Jardins ...................................... 11 Actividades com acompanhamento Quinta pedagógica ............................................... 12 Questionários ..................... 4 O que podemos ver no Park&Zoo S........................................................................... 15 2 ............................................................ 14 Ficha de marcação ............................................................................................................................ 10 Opções de visita Visita livre .......... 3 Como chegar ao Park&Zoo S.......................... 13 Contactos ......................... 11 Horta pedagógica ..................................................... Inácio? ......................................................................................................................................................... 4 Demonstrações com animais ................. Inácio? ............... Inácio? ........................... 13 Almoços escolares .................... 6 Aves ..................................................................... 12 Horário ....... 8 Reptilário ............................................

répteis e mista) ou ainda participar em algumas das nossas actividades escolares e aprender mais um pouco sobre os animais ou simplesmente passar um dia em grande! Onde fica o Park&Zoo S. Inácio fica situado em Avintes. Inácio? 3 . Inácio é um empreendimento composto por um Zoo. uma simpática vila nas margens do rio Douro famosa pelas suas broas. Um local onde pode ficar a conhecer mamíferos. Rua 5 de Outubro. uma Casa-Museu e pelos Jardins e Bosque. Inácio? O Park&Zoo S. Diariamente pode assistir às demonstrações de animais (aves. 4503 4430. répteis.O que é o Park&Zoo S.809 Avintes Como chegar ao Park&Zoo S. Inácio? O Park&Zoo S. aves e plantas. a cerca de 11km da cidade do Porto. invertebrados.

Para isso. Inácio pretende ser uma sala de aula interactiva para que possamos transmitir aos mais pequenos a importância da biodiversidade. Inácio? Para além de ser um local agradável.Porquê visitar o Park&Zoo s. o Park&Zoo S. Inácio? Mapa do Zoo 4 . contamos com várias actividades para as várias faixas etárias e necessidades educativas. O que podemos ver no Park&Zoo S.

características.Demonstrações com Animais Demonstração de Aves de Rapina Águias. A demonstração tem lugar no relvado principal. Horário Verão: 14h00 (semana) 16h00 (fim-de-semana) Horário Inverno: 14h00 (semana) 15h30 (fim-de-semana) Demonstração Mista Uma nova demonstração que pretende misturar aves. alimentação e reprodução. Abutres. Horário Verão: 11h00 – 16h00 (semana) 11h30. alimentação e reprodução destes animais e desmitifica o estigma de repelentes e perigosos. répteis e mamíferos com muita animação e interacção com o público. hábitos. Falcões demonstram os seus comportamentos naturais enquanto o apresentador fala sobre os seus hábitos. Mochos.17h00 (fim-de-semana) Horário Inverno: 11h30 (semana) 11h30 – 16h00 (fim-de-semana) Demonstração de Répteis Durante cerca de 20m o tratador dá a conhecer algumas das características. Esta demonstração tem lugar no relvado principal ou no interior do reptilário (em dias de chuva ou frio). Horário Verão: 14h30 (semana) 15h00 (fim-de-semana) Horário Inverno: 15h30 (semana) 14h30 (fim-de-semana) 5 .

. oriundos do continente americano. Hipopótamo-pigmeu O Hipopótamo-pigmeu é oriundo do continente africano. vivem em túneis escavados por eles numa verdadeira cidade subterrânea mesmo debaixo dos nosso pés. os lémures são uns animais simpáticos e divertidos. Ilha dos Lémures Endémicos da ilha de Madagáscar. estes animais são exímios caçadores. Macacos-aranha. Macacos-tonkeana e muitos outros primatas tornam este local um dos mais divertidos e barulhentos do Zoo.Mamíferos Felinos Animais carnívoros oriundos de várias partes do globo. Apesar do ar cândido. Mabeco É um excelente caçador das savanas africanas onde normalmente caça em matilha. Cães-da-Pradaria Estes simpáticos animais. Reino dos Macacos Saguins. É um animal muito tímido e com hábitos nocturnos.

Falcões. 7 .Antílopes e Veados Animais elegantes e simpáticos originários de várias partes do globo. Aves Africanas Os Grifos e os Marabus têm em comum o facto de serem oriundos do continente africano e serem aves necrófagas. Mochos e Corujas têm em comum o facto de serem aves carnívoras e exímias caçadoras. Aves de Rapina Águias. Alimentam-se essencialmente de plantas e raízes mas também de insectos. Cangurus Estes simpáticos animais provenientes do continente australiano transportam os seus filhotes na sua bolsa até eles serem independentes. Grous Os Grous são aves pernaltas que habitam perto da água. Aves Aves tropicais Na zona mais colorida do Zoo podemos encontrar os Tucanos e as Araras característicos das florestas sulamericanas.

8 . Insectos Parecidos com paus ou com folhas estes insectos passam despercebidos no meio ambiente. Lagartos Lagartos com língua azul. Reptilário Cobras Pitons com 6m ou Anacondas que podem atingir os 8m são apenas alguns exemplares de serpentes que pode encontrar no Park&Zoo S. outros com colar e ainda outros que são de vidro! Estas são algumas das espécies que habitam o Reptilário ao lado de cobras. Caracol-gigante Este molusco de tamanho gigante alimenta-se de vegetais e frutos. tartarugas e crocodilos. Inácio.Insectário Tarântulas Estes animais são carnívoros e usam muitas vezes o seu pêlo urticante para se defenderem dos seus inimigos.

Eucaliptos.Castanheiros. lagos. São muitas as espécies que podemos aqui encontrar. Jardim Romântico Azáleas e Rododendros tornam este espaço num arco-íris perfumado.Aveleiras. tendo algumas delas sido baptizadas com nomes de pessoas da família que aqui viveu. XIX e podem ser encontradas no Bosque e no Jardim romântico. Curiosidade: Camélias As camélias são cultivadas neste espaço desde o séc. os brincos de princesa e muitas outras espécies fazem deste local um local idílico. o aroma das rosas.Pinheiros. Jardim Formal Sebes de buxo. Tulipeiros e tantas outras espécies… Um local privilegiado onde se respira o ar puro e a tranquilidade. 9 .Bosque e Jardins Bosque Carvalhos.

XIX: os hábitos de lazer e religiosos.Casa-Museu A Casa-Museu foi durante muitos anos a residência de férias de uma família burguesa de origens holandesas. Parque Infantil (Parque Merendas) No Parque de Merendas existe um espaço infantil onde os alunos se podem divertir: escorregas. as brincadeiras das crianças. Ao visitar a casa somos transportados para o séc. slide e campo de futebol são alguns dos divertimentos. E como a brincar também se aprende. 10 .. os afazeres domésticos …. baloiços. temos ainda as Zoolimpíadas: um conjunto de etapas onde os alunos aprendem como se deslocam os animais na Natureza. os objectos do dia-a-dia.

11 . Horta Pedagógica (máx. através de pistas fornecidas pelos Monitores algumas das espécies existentes no Bosque e ficarem a conhecer alguns factos interessantes sobre as mesmas. 30 alunos) Esta actividade é aconselhada para alunos entre os 6 e os 12 anos e tem a duração de 35 min.Visita ao Park&Zoo A visita ao Zoo é uma visita livre. 30 alunos) Esta actividade é aconselhada para alunos entre os 6 e os 12 anos e tem a duração de 35 min. Durante a visita os alunos tentam descobrir. 15 alunos) Esta actividade é aconselhada para crianças entre os 3 e os 6 anos e tem a duração de 30 min.Actividades com acompanhamento (acréscimo ao preço de entrada)  Actividades efectuadas em grupos Quinta Pedagógica (máx. Visita Guiada ao Insectário (máx. reproduzem e vivem os animais domésticos. 2 .Opções de visitas 1 . Durante a visita as crianças alimentam alguns habitats da Quinta Pedagógica e ao mesmo tempo aprendem como se alimentam. alimentação e reprodução de insectos. aracnídeos e moluscos. hábitos. isto quer dizer que os professores ou responsáveis pelos grupos conduzem livremente os mesmos através do Zoo. Durante a visita as crianças aprendem a conhecer as diferentes plantas existentes na horta e fazem uma plantação. Durante esta visita os alunos aprendem algumas das características. Explorar o Bosque (máx. Jardins e Bosque. 15 alunos) Esta actividade é aconselhada para crianças entre os 3 e os 6 anos e tem a duração de 30 min.

Casa-Museu (máx. 30 alunos) Esta actividade é aconselhada para maiores de 8 anos e tem a duração de 45 a 60 min. para auxiliar na visita. Infantário (1 aos 5 anos) € 3.Questionários O Zoo fornece gratuitamente questionários. XIX. Durante esta visita os alunos ficam a conhecer os hábitos e costumes de uma família burguesa no séc. Esta visita tem o custo de € 1. adequados às várias faixas etárias.Preservação da Natureza – Animais em perigo (máx. o que as levou a ficar em perigo. Para ter acesso aos mesmos terá que os pedir aquando da marcação da visita. Durante esta visita os alunos ficam a conhecer algumas espécies animais que estão em perigo.25 12 . 3 .00 Quinta Pedagógica Horta Pedagógica Visita ao Insectário Descobrir o Bosque Preservação da Natureza Casa .25.50 Escolar (6 aos 12 anos) € 4.Museu entrada gratuita de um professor /auxiliar educação por cada sete alunos máximo de 30 m 15 alunos por 30 m grupo 35 m máximo de 35 m 30 alunos por 45 m grupo acréscimo de € 0. 30 alunos) Esta actividade é aconselhada para maiores de 6 anos e tem a duração de 45 min.90 Adultos (12 aos 65 anos) € 6. o que está a ser feito para salvar estas espécies e o que cada um pode fazer para ajudar estes animais.50 por aluno por cada duas actividades Actividades com acompanhamento Preço entrada grupos Preçário 45 m € 1.

A sopa tem o acréscimo de € 0. gelado de leite € 5. O Zoo dispõe de cacifos para guardar as lancheiras. água e mousse de chocolate Esparguete a Bolonhesa.20/pax  Caso desejem sopa devem referi-lo.Horário Horário Inverno (27 Outubro 2009 a 28 Março 2010): 10h00 – 17h00 (Bilheteira encerra as 16h00) Horário Verão (30 de Março a 4 Outubro 2010): 10h00 – 20h00 (Bilheteira encerra as 18h00) Almoços escolares “A Eira” O Zoo dispõe de um self-service “A Eira” que serve refeições a grupos escolares. água.20/pax € 5.20/pax € 5. por um Segurança do Zoo. As chaves para os mesmos deverão ser pedidas no dia da visita e serão entregues. 13 . Parque de Merendas Se optar por trazer piquenique poderá utilizar o Parque de Merendas. por ordem de chegada.75/pax. água e gelatina Douradinhos com arroz.  Lotação diária: 150 almoços Zoo Lago Bosque Menus escolares Panado de frango com batatas fritas.

com Rua 5 de Outubro.  O Zoo reserva-se o direito de não aceitar mais marcações.parkzoo. 14 . : 227878500 /513 Fax: 227878517 E-mail: info@parkzoo. 4503 4430 .Contactos Informações gerais Telf.: 227878500/ 513 /504 /516 Fax: 227878517 E-mail: info@parkzoo. Agradecemos que nos envie a ficha de marcação da folha seguinte por fax. e-mail ou correio.com Site: www.com Marcações Telf.809 Avintes  As marcações são efectuadas por ordem de chegada.

 Por motivos de segurança e conforto dos visitantes o Zoo reserva-se o direito de não aceitar mais marcações para visitas e almoços quando o número dos mesmos atingir limite máximo estipulado pelo Zoo.Ficha de marcação Identificação Entidade Nome da Escola Morada Telefone Fax E-mail Responsável a acompanhar a visita Dados visita Dia da Visita Hora Chegada Numero alunos Numero adultos Ano(s) escolar(es) Almoço (colocar uma cruz) Menu escolhido (“A Eira”) Almoço acompanhantes Adultos ”A Eira” Parque Merendas Lago Zoo Bosque Sopa Igual aluno Explorar o Actividades com acompanhamento  Bosque Outro*  Horta Pedagógica  Visita guiada ao Insectário Quinta Pedagógica Casa – Museu Questionários Preservação da Natureza Sim Não *”A Eira” dispõem de 3 pratos diários diferentes. 15 .