You are on page 1of 38

Biotecnologia Industrial

Carlos Alberto Alves da Silva
Professor Adjunto II –Departamento
de Química – Núcleo de Pesquisas em
Ciências Ambientais

Microbiologia Industrial 
Utiliza

microrganismos, com alto
potencial biotecnológico, para produzir
bioprodutos comercialmente valiosos ou
transformações químicas importantes
– Ex. tradicionais: fermentações alcoólicas,
agentes
farmacêuticos,
aditivos
alimentares, enzimas, químicos (butanol,
ácido cítrico) 

Biotecnologia

microbiana : organismos
geneticamente modificados

Interações da biotecnologia com as outras
áreas

Importância dos microrganismos .

Microbiologia X alimentos .

A evidência da ação dos microrganismos .

podendo ter como objetivo a síntese de:  Compostos químicos intracelulares Compostos químicos extracelulares Produção de biomassa Alimentos Energia Despoluição biológica de efluentes      .Processos Biotecnológicos  São aqueles em que existe utilização de microrganismos e/ou enzimas.

Diversidade de produtos biotecnológicos .

Utilização dos microrganismos .

.  Objetiva Amostragem em locais específicos onde se pensa que existem microrganismos com as características que desejamos.Estratégias para isolamento de um microrganismo industrial  Shotgun Colheita de amostras ambientais naturais ou com intervenção humana Examinar (screen) para as características pretendidas.

 Culturas de enriquecimento (só resulta quando a característica que procuramos dá vantagem competitiva)  Isolamento  Procura em meio sólido da propriedade desejável em bactérias de coleções de cultura .

.

.

Fáceis de remover do meio de cultura 9. Modificáveis por engenharia genética . não produzem toxinas 2. cuja via biossintética deve estar bem caracterizada 3. Não patogénicos.Propriedades dos microrganismos industrialmente úteis Menos de 50 bactérias e fungos produzem enzimas para a industria 1. Produção eficiente do produto alvo. Meio de cultura econômico 8. Seguros (Generally Recognized as Safe) GRAS 5. Geneticamente estáveis 6. Sem necessidade(ou limitada) de vitaminas ou fatores de crescimento 4. Crescem em sistema larga escala 7.

 Preparo dos meios de propagação e produção.  Processos de separação e purificação do(s) produto(s).Bioprocessos Compreendem um conjunto de operações que incluem:  tratamento da matéria-prima. .  Esterilização e a transformação do(s) substrato (s) em produto (s).  processos de produção.

Seleção da matéria -prima .

Preparação dos meios de propagação e produção .

esterilização dos meios de produção .

transformação do substrato em produto .

processo de produção .

processos de separação .

purificação de produtos .

.

Esquema de mudança de escala no processo fermentativo .

moléculas de alto PM : enzimas.Produtos Microbianos  as próprias células microbianas: alimentos ou agentes imunizantes. produtos metabólitos secundários : antibióticos . produtos metabólitos primários : vitaminas.

.

esteróides e insulina. produção de fármacos: antibióticos. iogurtes. picles . produção de químicos valiosos: solventes e enzimas produção de vacinas produção de alimentos: queijos.Principais processos de fermentação      produção de bebidas alcoólicas: vinhos e cervejas.

formando-se compostos simples. Este processo catabólico designa-se respiração aeróbia. formando-se álcool etílico e dióxido de carbono ou ácido láctico (que ainda contêm bastante energia química potencial. Este processo catabólico designa-se fermentação.  Em condições de aerobiose a degradação da glicose é completa. . água e dióxido de carbono (pobres em energia).Presença e Ausência de Oxigênio  Em condições de anaerobiose a degradação da glicose é incompleta. não sendo aproveitada pelas leveduras).

.

. o NAD+.Fermentação Alcóolica  Na fermentação alcoólica. composto com 3 C. experimenta uma descarboxilação. resultante da glicólise. o ácido pirúvico. o qual fica então na sua forma oxidada. o qual.  Essa redução é devida a uma transferência de hidrogênios do NADH formado durante a glicólise. por redução origina etanol (álcool etílico) composto com 2 C. aldeído acético. libertando-se CO2 e originando um composto com 2 C. podendo ser de novo reduzido.

.

interessa.  As leveduras do gênero Saccharomyces são utilizadas na produção de vinho. o álcool resultante da fermentação. é o dióxido de carbono que interessa. .  No caso da indústria de panificação. As bolhas deste gás contribuem para levedar a massa. tornando o pão leve e macio. sobretudo. A fermentação alcoólica é realizada por diversas células. No caso do vinho e da cerveja. sendo aplicada na industria de produção do álcool. de cerveja e de pão.

livre. ácido láctico composto com 3 C. o ácido láctico é uma molécula rica em energia. assim. tendo sido reciclado o NAD+.Fermentação Láctica  Na fermentação láctica. Tal como o etanol. . então. o ácido pirúvico experimenta uma redução ao combinar-se com o hidrogênio transportado pelo NADH que se forma durante a glicólise. Origina-se. para outras reações de oxi-redução.  O rendimento energético na fermentação láctica é também de 2 ATP sintetizados durante a glicólise.

.

O ácido láctico.  A acumulação de ácido láctico nos músculos é responsável pelas dores musculares que surgem durante estes períodos de intenso exercício. sob pena de se tornar altamente tóxico para o nosso organismo. . é rapidamente metabolizado no fígado. assim formado. alguns dos quais são utilizados na indústria alimentar. no sector dos lacticínios. A fermentação láctica é efetuada por diversos organismos. como o iogurte. O ácido láctico altera o pH do meio. sendo por isso responsável pela coagulação das proteínas – processo fundamental para o fabrico de derivados do leite.

forragem para gado. expansor plasmático (plasma para repor volume em grandes hemorragias). . lactis. S. Gênero Leuconostoc . azeitonas. queijos. cremoris: são usados como fontes de flavorizantes na indústria de lacticínios e são responsáveis pelas diferentes características conferidas à manteiga. queijos e iogurtes (produção de diacetil) Carnes curadas: salames e outros embutidos. Biopolímeros: espessantes. diacetilactis e L. chucrute. S. manteiga. Flavorizantes: produção de diacetil/acetoína a partir do citrato no leite 1g/L. leites acidificados.Importância das bactérias lácticas na indústria de alimentos  Obtenção de vegetais fermentados: pickles.produção de sabor no chucrute. Leuconostoc. lacticínios: iogurtes.

Processos podem ser melhorados engenharia genética Grande potencial com impacto econômico .