You are on page 1of 10

Os factores condicionantes da distribuição espacial

da população

CLIMA

SOLO

Factores

VEGETAÇÃ
O

Naturais

RIQUEZA
DO
SUBSOLO

RELEV
O

PROXIMIDADE DE
BACIAS
HIDROGRÁFICAS

LOCALIZAÇÃO DAS
BACIAS
INDUSTRIAIS

LOCAIS DE ORIGEM
DE ANTIGAS

Factores
de ordem
humana

PROXIMIDADE DAS
VIAS DE
COMUNICAÇÃO E DE

GRANDES
MIGRAÇÕES

População Relativa ou habitantes por km2 é o número de Densidade Populacional Grandes concentrações humanas Nordeste dos EUA Europa Ocidental e Central Ásia meridional Ásia Oriental Vazios Humanos Nas regiões polares e subpolares Nos grandes desertos quentes Nas florestas equatoriais Nas grandes cordilheiras montanhosas Como se estuda a população? Recenseamento ou Censo: conjunto de questionários elaborados com o objectivo de conhecer o número total de .População Absoluta (PA) é o número total de habitantes de uma determinada área .

Taxa de natalidade: número anual de nascimentos por cada 1000 habitantes. económico e social. A população aumenta quando o número de pessoas que nascem é superior ao número de pessoas que morrem. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: CN=N-M A variação da população depende do número de nascimentos e do número de óbitos. Indicadores Demográficos Natalidade: número total de nascimentos ocorridos numa dada região. num determinado período de tempo. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: Taxa de Mortalidade: número anual de óbitos por cada 1000 habitantes. Mortalidade: número total de óbitos ocorridos numa dada região. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: .indivíduos numa determinada área e de caracterizar a população nos aspectos demográfico. Crescimento natural ou saldo fisiológico: diferença entre a natalidade e a mortalidade. num determinado período de tempo.

Evolução da População Mundial O gráfico mostra o seguinte: A população tem vindo sempre a aumentar. a população começou a crescer a um ritmo acelerado.Negativo (natalidade <mortalidade). A partir de 1800. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: O crescimento natural pode ser: -Positivo (natalidade> mortalidade).Taxa de crescimento natural ou saldo fisiológico: diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.Nulo (natalidade = mortalidade). . Uma excepção foi entre 1390 e 1400 com a peste Negra. O ritmo de crescimento foi lento até 1800 (regime demográfico primitivo). . .

. .Esperança média de vida baixa. Regime Demográfico Moderno . XVIII): .O Crescimento Natural aumenta significativamente.Esperança média de vida Baixa. Revolução Demográfica (do séc.Regime demográfico Primitivo (até ao séc.Fraco Crescimento Natural. .Natalidade Elevada.Natalidade e Mortalidade elevadas. XVIII até aos anos 40 do séc.Mortalidade diminui acentuadamente.A Natalidade baixa.explosão demográfica (na actualidade): . . . XX): . .

Entrada das mulheres no mercado de trabalho. . .A Mortalidade baixa.A religião contesta o uso de contraceptivos e o recurso ao aborto. . Natalidade baixa (associada aos países desenvolvidos): . . . O comportamento da Natalidade Natalidade elevada (associada aos países pobres): .Melhoria do nível de vida e maior preocupação com a educação dos filhos. . .Planeamento familiar e generalização do uso de contraceptivos.Esperança média de vida elevada.Os filhos podem ser importantes para ajudar no trabalho familiar.Crescimento Natural Baixo.Desejo de realização pessoal e profissional dos casais..Tradição de famílias numerosas. . .Modernização das sociedades. -O analfabetismo dificulta o acesso à informação sobre planeamento familiar. .Casamento precoce (entre os 15 e os 18 anos).

Boa assistência médica.Elevado nível de vida das populações.Escassez de alimentos e fome. . . Mortalidade baixa (associada aos países desenvolvidos): . Exprime directamente a situação económica e social de um país.Deficiente assistência médica. . O comportamento da Mortalidade Mortalidade elevada (associada aos países pobres): . .A diminuição da natalidade está relacionada com a descida do índice sintético de fecundidade: número médio de filhos por mulher em idade fértil (15-49 anos).Proibição do trabalho infantil.Guerras e conflitos sociais.Boa alimentação. ocorridos por cada mil nascimentos durante um ano.Baixo nível sanitário. .Boas condições sanitárias.. . Mortalidade Infantil A taxa de mortalidade infantil corresponde ao número de óbitos de crianças com menos de um ano de idade. . . .Catástrofes naturais e epidemias.

Situação actual face à Transição Demográfica Esperança média de vida .

1). quando nasce. Calcula-se utilizando a seguinte fórmula: Taxa de fecundidade ou fertilidade. que é o número médio de nados-vivos. Taxa de mortalidade infantil: Número de crianças falecidas antes de atingir 1 ano de idade por cada mil crianças nascidas nesse ano. por cada mil mulheres em idade de procriar. Trabalho realizado por: Jéssica Ricardo nº16 8ºB .A esperança média de vida traduz o número médio de anos que uma pessoa tem probabilidade de viver. Renovação ou Substituição de Gerações : Exprime o número médio de filhos necessário para haver substituição de gerações (2. num ano.

Alexandre Esteves nº1 8ºB .