You are on page 1of 14

SAÚDE PERFEITA

Em Ayurveda existem três princípios vitais - tridosha, ou sejam três
doshas – vatta, Pitta e Kapha. Cada um de nós é um ser único e
especial e poderá ter uma combinação dos três doshas, embora a
maioria das pessoas tenha apenas um ou dois doshas predominantes
e que determina o seu tipo. Qualquer que seja a nossa constituição, é
sempre possível atingir um estado de boa saúde, através de uma
dieta equilibrada, um estilo de vida saudável e pensamento positivo .
O Sistema Ayurvédico de Saúde ensina como se manter em harmonia
com a sua constituição, apostando na prevenção e na manutenção do
seu bem estar.

VATA - Éter e Ar - Mudança

Os indivíduos vatta são instáveis, sempre alerta e rápidos a agir e a
tomar decisões, com grande imaginação e algum receio da escuridão
e de espaços fechados. Adoram mudanças e ação constante.
Fisicamente, possuem um corpo leve e flexível, apetite e sede
irregulares, e têm muitas vezes problemas digestivos e de má
assimilação. A estação do ano de vatta é o Outono e a melhor hora
do dia é do meio da tarde até ao anoitecer, o período mais produtivo
para eles.
Para equilibrar vatta devem:
- comer quatro refeições leves por dia de acordo com as estações do
ano.

determinados e têm a facilidade de focar a atenção e as suas energias de uma forma bem eficiente. E evitem preencher cada minuto com atividades! PITTA . Nos tempos livres. É muito importante estabelecer rotinas. Podem também ser .Fogo e Água – O Grande Líder Tal como o fogo.manter-se hidratados. por isso preferem climas mais frescos. passatempos bem relaxantes. e são muito mais encalorados que os outros doshas. . são penetrantes. relações públicas. sobretudo no Outono e ao fim da tarde. e fazer pausas no dia a dia para estiramentos de yoga e respiração lenta e profunda. . com muita água e tisanas de ervas no intervalo das refeições. são as práticas mais indicadas.ter o corpo bem nutrido com cremes ou óleos próprios para o dosha e receber massagens regularmente. Em termos profissionais.estas são as pessoas que deixam as janelas abertas ou arregaçam as mangas mesmo no inverno ! São de confiança. um mantra bem feliz para vatta é: sol. Por exemplo. Em tempo de férias. literatura.desfrutar de um bom banho quente. os indivíduos Vatta precisam de um trabalho em que possam dar asas à sua criatividade e que alimentem a sua alma. mar e um bom sono . rápidos e fortes.. devem escolher artes ou jardinagem. o mundo da moda ou da musica. yoga e meditação especialmente ao fim da tarde. marketing. Tai chi.

café e álcool em excesso .comer com regularidade.manter-se frescos no Verão e evitar o sol direto . Escolha uma carreira compatível com o seu dosha. embora com estímulo suficiente para não serem aborrecidos. medicina ou pesquisa . têm uma musculatura elegante.preferir duchas frescos. tenha atividades relaxantes nos seus tempos livres. É muito importante descontrair. e não preencha demasiadamente os seus dias com atividades. Pratique técnicas de relaxamento e meditação.Evitar estimulantes como especiarias picantes . advocacia. e dê passeios bem relaxantes na fase mais fresca do dia. Fisicamente. Traga o máximo de espontaneidade à sua vida! Tente escolher esportes não competitivos. com estrutura óssea e peso médio. A dança como a salsa encoraja a partilha. Para as férias. evite a tendência de ser super organizado. consultoria. muito críticos e perfeccionistas. alimentos salgados e com gordura e dar preferência a muita fruta fresca. saladas e sumos naturais. Estão mais ativos por volta do meio dia e a melhor hora para se deitarem é antes das dez da noite. escolha climas temperados. Esportes aquáticos. três refeições por dia . como administração de empresas. dança e espiritualidade. quando o sol está a pique. Para equilibrar a tendência de um excesso de stress na vida profissional. Para equilibrar Pitta devem: . A estação Pitta é a Primavera. com água fria no final do banho .competitivos. Durma pequenas sestas na sombra. arte . esportes de inverno e yoga. Kapha – Água e Terra – Amor e Compaixão . argumentativos e encolerizar-se facilmente . um forte apetite e boa digestão. Desfrute de boa musica.

e são o tipo de pessoas a quem recorremos quando precisamos de apoio ou um bom conselho. . Intuitivos. não mudam facilmente de opinião e não têm qualquer problema em conservar as suas amizades..Evitar dormir demasiado . e raramente pensam no passado.Como são bons desportistas. Adoram comer. e do fim da tarde até às dez da noite. Com um bom apetite.. mas digestão lenta. Possuem uma boa memória. bem constituídos. -Comer várias vezes por dia. os que têm Kapha como principal dosha.são apreciadores de boa mesa e por isso têm facilidade em ganhar peso. devem ser encorajados à prática de . este dosha necessita de combinar uma dieta apropriada com exercício físico. o seu amor pela paz e estabilidade. e conviver com amigos. e dormir longos sonos! A estação ideal para os Kapha é o inverno.Procurar estímulo mental e físico. Fisicamente. os Kapha transmitem segurança. A melhor fase do dia é do amanhecer até ao meio dia.Devido ao seu elemento terra. é genuíno. voz calma e pausada. Se têm um trabalho muito rotineiro. uma vez que beneficiam de mudança nos seus hábitos diários. preguiçar. Para equilibrar Kapha devem: . levam à retenção de água no organismo. Dormir com cobertores leves e se necessário acordar com o despertador. deve inserir alguma ação e variedade nos seus tempos livres. . São leais. e princípio da primavera. Como têm tendência para engordar facilmente. são robustos. Algumas vezes a apetência por alimentos doces ou salgados.

o relaxamento é importante para todos. O Ayurveda procura elevar todos os aspectos da vida a um nível superior: desenvolvimento espiritual. Para desintoxicar o corpo recebam uma massagem completa. As férias e fins de semana devem ser bastante ativos. administração ou alimentação. conscientemente. mas os períodos mais calmos são apenas uma parte do dia e não um estilo de vida! Para uma carreira compatível. Estejam atentos ao fato da primavera ser a altura do ano mais vulnerável. As pessoas menos predispostas a um enfarte fatal são as que demonstram maior satisfação com o trabalho. podemos. inconscientemente.e apreciem um bom incenso. É preciso mudar o molde na memória para se livrar de hábitos nocivos. arqueologia. podem apanhar facilmente uma gripe ou constipações. Podemos destruir o que construímos em nossos corpos. Quem se considera "ocupado demais para adoecer" tem saúde acima da média. mas só a pratiquem nas horas do dia em que estão completamente despertos . A memória (smiriti) da perfeição não pode ser perdida. criar doenças. escolha um trabalho como enfermagem. como uma massagem abdominal ou uma massagem indiana à cabeça. e passem a maioria do tempo a visitar novos lugares. olhe seu corpo hoje. A meditação diária estimula cada vez mais a . Os Kapha não gostam de ser incomodados nem levados para além da sua zona de segurança. ou até uma massagem semanal que façam a si próprios. Apreciem a dança." Ayurveda significa ciência da vida.. Se quiser ver seu corpo amanhã. Para o Ayurveda a infelicidade indica que é preciso agir no presente para evitar doenças no futuro. Em vez de.jogos com companheiros cheios de energia. O Maharishi Ayurveda é compatível com a medicina convencional. A meditação é uma ajuda preciosa para manter a saúde. Escolham um clima quente e façam caminhadas ou passeios de bicicleta. As insatisfações se expressam fisicamente porque os pensamentos se transformam em química. mas algo mais enérgico que um lenta valsa. satisfação no trabalho. "Se quiser ver seus pensamentos ontem. olhe seus pensamentos hoje. apenas encoberta. harmonia social. construção civil. Bebam bastante chá de gengibre e evitem alimentos salgados e ácidos. Reservem apenas uns dias para a preguiça total. criar saúde. E não esqueçam. relações pessoais.

Permitem "falar" diretamente com o dosha Vata (ver) e mantê-lo em equilíbrio.Mahamarma . eletricidade ou qualquer energia que exista. 2. Som Primordial. aumenta a alegria e auto-estima. Combate a hipertensão. basti (lavagem intestinal) e nasya (inalação de óleos medicinais). 1. Nos EUA os praticantes procuram médicos com metade da frequência dos demais. virechana (laxante). Som Primordial: a mente pode voltar ao nível quântico. O Panchakarma aumenta o efeito rejuvenescedor da meditação. Diagnóstico do Pulso. percepção sensorial e respiração. Terapia Marma. Principais técnicas de cura do Maharishi Ayurveda: Panchakarma (uma semana por ano).memória. Estamos ligados a esse campo por laços invisíveis de leves vibrações. shirodara (fio fino de óleo na testa). diminui a ansiedade e a depressão e aguça a inteligência. . uma profunda influência curativa do corpo. swedana (vapor herborizado). Sentar tranquilamente e usar um mantra. ajuda a largar vícios. ouvir nossa natureza mais profunda. Podem ser estimulados com movimentos de Yoga. melhora os relacionamentos. Meditação Transcendental. Terapia Marma: antecedeu a acupuntura chinesa e. Nossa evolução depende de escolhas certas e. a selecionar sinais saudáveis." 4. abhyanga (massagem de óleo). trocando seus receptores anormais por um padrão correto. Os três grandes marmas . Terapia do Aroma e Terapia Musical Gandharva. A meditação retarda o processo de envelhecimento. abaixo do externo (acalma emoções) e baixo ventre (combate prisão de ventre e gases). Marmas são 107 pontos extremamente sensíveis localizados na pele. assim. dores de cabeça e tensão). foi sua ancestral direta. Podem também ser estimulados mentalmente. coordenação. Técnica da Bemaventurança. A matéria é uma flutuação da energia usando um disfarce diferente. 3. que é a realidade principal em que se fundamenta toda a natureza. que atrai a mente e a leva a níveis sutis. Quantun é a menor unidade de luz. baixa o colesterol. Etapas do Panchakarma: sneehana (ingestão matinal de ghee). para isso. provavelmente. Meditação Transcendental: ultrapassar o ruído do pensamento. o som primordial. Quando sua percepção é aberta aqui dentro. Existe um supercampo ou um campo unificado.estão situados no meio das sombrancelhas (massageá-lo combate preocupações. mas a carne vermelha envelhece. "O mundo é como você é. É bom meditar após o Pranayama. introduzir nele sons distorcidos ao longo da existência e ter. melhora a circulação. até as células voltarem ao estado normal. tudo também se abre lá fora. dá mais satisfação no trabalho. As células passam. automaticamente.

Vata. 6. Terapia do Aroma: as doenças são tão diversas quanto as pessoas. Esta técnica é usada como um leve impulso mental. 1. O processo da doença tem seis fases. os rasas: ácido. Há um ponto intermediário entre mente e corpo. pungente (picante) e salgado. 4. que precisam de atenção. que repara canais de energia antes interrompidos. sândalo e videira indiana. As rasayanas mais conhecidas são: alcaçus. e 6. ou biótipo. Irritação: o dosha em excesso espalha-se além dos limites normais. sem tensão. amla (groselha indiana). mel. A verdadeira natureza é ocultada pelos desequilíbrios. A mente percebe antes os desequilíbrios orgânicos.rasayanas. que pode reduzir coágulos anormais de . O tratamento para o tipo específico de corpo é mais eficiente. Cada fase representa uma perda de equilíbrio. Alivia ansiedade. ghee. piteira. mas a aparência muda com o processo. Técnica da Bem-aventurança . Seu objetivo é a sensação física de bem-aventurança borbulhando em todo o corpo. que classificam alimentos e ervas .5.é uma complexa mistura de ervas e frutas com mais de 20 ingredientes. 7. esmílace de folha de coração. Terapia Musical . Há no Ayurveda seis paladares. coucelo indiano. Todos precisam equilibrar os três num processo de autodescoberta. Manifestação: sintomas físicos mostram onde o dosha se localizou. Acumulação: expansão de um ou mais doshas. Pitta e Kapha. doce. pimenta selvagem indiana. Rompimento: a doença se instala. O Maharishi Amrit Kalash "nave da imortalidade" .: a música clássica lenta ajuda a baixar a pressão arterial. é respeitar a própria singularidade. Viver em harmonia com a natureza (prakriti). 3. com o propósito de trazer a mente de volta às vibrações de bemaventurança que penetram sutilmente em todas as células do corpo. É a cura quântica. 2. omcidium papilio. Obs. adstringente. Localização: o dosha se instala onde não é seu lugar. sinal de que mente e corpo não estão coordenados. amargo. chamados doshas. depressão e dores físicas. um som especial. Disseminação: o dosha se movimenta por todo o corpo. onde ficam os três princípios operacionais. As sementes das doenças são plantadas com muita antecedência.Ananda: unir a mente e o corpo. sendo que as três primeiras são invisíveis e as três últimas provocam sintomas abertamente. de liberação da imagem oculta. galha indiana. É um grande passo no caminho do autoconhecimento. Seu desequilíbrio é o 1o. 5.Gandharva Veda: reúne as vibrações fundamentais que pulsam pela natureza a cada momento.

sem males e enfermidades. onde o corpo entra em contato com a mesma qualidade e envelhecerá mais devagar. as vibrações que ressoam em nossa percepção silenciosa. arruda. Todos nascemos com uma proporção individual de cada dosha. alcaçus. estão na fronteira do mundo físico. ghee. Pitta e Kapha . frutas. feijão mung. Nosso equilíbrio está em manter essa proporção e não em ter 1/3 de cada dosha. a base de tudo que existe.sangue. No Ayurveda há três impulsos naturais (doshas mentais): sattva (evolução). amêndoas. com seus ciclos Kapha. o espaço. cebola. stress. uma substância de felicidade que nosso corpo cria o tempo todo. mel. canela cardamomo. Dissociar-se das sugestões que levam ao fumo (telefone. vida pouco saudável. como os causados por enfartes e derrames. A natureza nos deu ojas. alimentos em excesso. de dieta sem ojas: álcool. Vatta tem duas vezes mais doenças do que Pitta e este. amendoim. Para o Ayurveda a célula é um aglomerado de conhecimento e não um aglomerado físico de moléculas. elemento. 3. felicidade e saúde e combate o ama mental (tendências impuras ou negativas da mente). alecrim.governam os processos físicos do corpo. alho. Os doshas . boldo. leite de vaca. Todos os dias ocorrem duas ondas de mudanças. fogo (visão). no espaço entre mente e corpo. permite a existência do som. letargia. das 18h às 6h.pragya aparadh. 2. ovos. Ter as cigarros. vipak. que aumenta a criatividade. Há cinco elementos. Não parar de uma vez. o dobro de Kapha. carnes. coentro. gergelim. queijo. Nosso modo de encarar um problema depende da maneira como nos vemos. conversa . alho. cravo da Índia. Para prolongar a vida é preciso identificar-se com o corpo mecânico quântico e não só com o corpo físico: aprofundar a mente até o nível em que ela funciona além da idade.. TV. ar (garganta). arroz. Na ordem dos mais aos menos sutis. Todos devemos ampliar sattva. (Ex. ciclo vai das 6h às 18h e o 2o. congelados. pois são princípios metabólicos. distrações chocantes e violentas. Chás para os três doshas: açafrão. água (paladar) e terra (olfato). Os sábios antigos consideravam o envelhecimento um "erro do intelecto" . gengibre. cogumelo. requentados). sabor doce. ácido gera vipak ácido e adstringente. Há 25 gunas ou qualidades fundamentais que se evidenciam na natureza. que possuem energia e matéria. amargo e pungente geram vipak pungente. problemas familiares. O 5o. Ele origina-se de: convivência com pessoas negativas. alimentos leves. Para parar de fumar: 1. hortelã e quebra-pedra. camomila. Cada alimento tem um sabor posterior. Os textos clássicos ayurvedas definem 100 anos como um prazo normal de existência. que afeta o corpo durante a digestão. oleosos ou pesados. tamas (permanência ou regressão) e rajas (ação).Vata. Pitta e Vata. Doce e salgado geram vipak doce. financeiros ou no trabalho. orientado pela mente. eles são: espaço (audição). O 1o. ervas cidreira e doce. Os alimentos sáttvicos (puros) transformamse em ojas sem esforço: água pura. trigo.

2: para restabelecer agni.4 horas entre as refeições. Esperar 5 minutos para levantar. garganta etc. Também não praticar no frio. . 8. curvar-se para a frente estimula a digestão. beber água morna em jejum.esta é a principal refeição do dia . 8. pimenta de caiena. reduzir ao mínimo álcool e fumo. Passado é passado: não há como vivê-lo novamente. Para ativar agni. sol forte ou vento. Comer três vezes ao dia.e jantar entre 18h e 19h . Dar intervalo de +/. Comer em atmosfera agradável e tranquila. gengibre. ler ou ver TV na cama. manter contato com a natureza. 11.5 hora). 18. manter peso ideal. leite e ghee.Lembretes da Inteligência Orgânica (também ajudam a perder peso): 1. Mastigar bem e não comer muito depressa nem muito devagar. 7. 4. ver * e p. o fogo digestivo: açafrão. torções ajudam a digestão e tonificam a coluna vertebral. Sentar para comer. e 11. 292 a 296. mostarda. Nunca respirar profundamente o ar frio.etc. dieta alimentar segundo o tipo de corpo e muitos elogios. escolher sempre alimentos e água puros. Não comer mel aquecido. Tomar água morna nas refeições. Tomar leite fora das refeições ou com frutas doces. Evitar iogurte. Não praticar exercícios pouco antes (menos de ½ hora) ou após uma refeição (menos de 1. 13. pimenta do reino. caminhar ½ hora pela manhã e 15 minutos após o almoço e o jantar (almoçar entre 12h e 13h . Agir como com a sujeira da pele: lavar e esquecer. Idem para parar de beber ou consumir drogas. 16. Evitar conservas e gelados. Nunca comer contrariado. 14. nem à noite. Experimentar os 6 sabores em cada refeição. 7. Agradecer a comida e prestar atenção no ato de comer. 6.Surya Namaskara. 1: não comer. levantar entre 6h e 8h sem despertador. Obs. Rotina Diária (Dinacharya):. Exercício dos três doshas: Saudação ao Sol . Sentir a sensação nos pulmões. generoso e tolerante. nariz. 3. aumenta a flexibilidade da coluna dorsal e acalma o organismo. Questionar-se se está mesmo com vontade de fumar. Não falar mastigando. Comer mais cozidos e menos crus. 10. 2. Preferir alimentos não-requentados. rábano silvestre. boca. 6. incluindo açafrão. suplementar a alimentação com ervas. Meditar. dormir oito horas por noite. 5. Integração Muscular (estimulam a circulação sanguínea). desintoxicar o organismo. Fazer uma lista anotando o que sentiu e o horário em que ocorreu. relaxar. 9. fazer Abhyanga. Considerar as recaídas temporárias como obstáculos mínimos. queijo e creme à noite.). 15. praticar Yoga.só alimentos leves). observar o pordo-Sol. cardamomo. cravo. Comer em ritmo e quantidade moderados. 4. praticar Pranayama. deitar entre 21h30 e 22h30. também não ler ou ver TV enquanto come. BITS . fazer terapia do aroma. Fumar conscientemente e prestar atenção no ato: não fazer mais nada. 10. 9. inversas estimulam o sistema endócrino e permitem melhor circulação. evitar pesticidas e toxinas. ser amável. ouvir música Gandharva. nos mesmos horários. 12. Conviver com não-fumantes saudáveis.. 17. curvar-se para trás promove a mobilidade das cervicais e revigora. Acalmar Vata. Obs. controlar a crítica e a irritação. garantir relacionamentos carinhosos. Comer só quando tiver fome. pensar antes de agir. canela. sentar dá estabilidade. 5.

.. flexibilidade. prisão de ventre. a Cobra: até 1 minuto. o Gafanhoto: até 1 minuto. sono leve. insônia. entusiasmo. a Respiração Polarizada: 5 minutos. o Raio: ajoelhando na inspiração: até 1 minuto. antes do café da manhã: 1o. 8o. preocupação. Tomar por 10 dias. Vajrasana. a Extensão (curvatura para a frente. geralmente Pitta e Kapha também estão. 10. em pé): até 1 minuto. uma vez de cada lado: 1 minuto). depressão. otimismo. vatta tem maior influência na velhice. a Vela: até 2 minutos. pois quando está equilibrado. sensibilidade. imprevisibilidade. vivacidade. dores. Salabhasana. É ligado aos sentidos de audição e tato. 3o. o movimento (permite a respiração. Bhujangasana. cansaço. fome e digestão irregulares. ser alerta. distração. 7. Marichyasana. tremores. Mostra desequilíbrio com agitação. gases. Massagear progressivamente o corpo todo com as palmas e os dedos. Halasana. espontaneidade. e 7o. estímulo. explosões repentinas. ser dentuço. mais forte com o estômago vazio. jovialidade. crus. 3. pele seca. Rege parte do outono e todo o inverno e os horários: das 14h às 18h e das 2h às 6h. torção sentada: 1 minuto. 6. É o rei dos doshas. cabeça no joelho. artrite. Causas desse desequilíbrio: alcoolismo. e 9o. dias: 2 colheres. excitação. fumo. leveza. 2. frios e picantes. ânimo. . drogas. esquecimento de novas informações. impulsividade. alimentos e cheiros adstringentes. a Percepção (semelhante ao cadáver): mínimo de 1 minuto. Misturar 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo. ghee e gengibre em pó e amassar bem. clima frio.). impaciência.. arrepios. criatividade. irregularidade em geral. irregular e interrompido. 8. e 5o. disposição. Dor ou prisão de ventre e gases intestinais são sintomas de irritação de vatta. Cinco rolamentos. imaginação. 6o. Janu Sirsasana (sentado. VATTA O dosha vatta controla o sistema nervoso central. raciocínio lógico. mudanças de humor. e Nadi Shodana. 4. dosha a se desequilibrar e causa os 1os estágios da doença. Tem pulso de serpente: apressado. 5. ansiedade. dias: 1 colher e 4o. digestão etc. Uttanasana. inapetência. circulação. destreza manual. 2o. É o 1o. 4. irregular e ondulante. rapidez. amargos e pungentes. seco e com vento. cólicas. psicose. estrutura esguia. TPM. e 10o dia: ½ colher (chá). 9. omissão de refeições. Chitasana. o Arado: até 1 minuto. exaustão. espasmos. Sarvangasana.Exercícios: 1. Características de vatta: alegria. em direção do coração. hipertensão.

disfunções sexuais. vento. Controla a digestão e é responsável pelo ritmo peristáltico. preocupação. manjericão). gengibre com sal. ambiente. cheirar e degustar. ritmo cardíaco irregular e stress. gerânio-rosa. Subdoshas de Vata (ventos do corpo): 1. circulatório e pele.comida). diarréia. Mostra desequilíbrio com amigdalite. Localizado na cabeça. Mostra desequilíbrio com assimilação inadequada de nutrientes. doces e salgados. problemas respiratórios e tensão. função sexual e menstruação. Exercícios proporcionam agilidade. pele).localizado no cólon (principal sede de Vata) e na base do abdômen. Mostra desequilíbrio com má circulação do sangue. deixa a mente clara e alerta. Para equilibrar Vata: Abhyanga. a memória e o raciocínio. Udana Vata . Apana Vata . contrações do estômago. coordenação. gases.localizado no corpo todo. a pressão do sangue. PITTA . moléstias genito-urinárias e prisão de ventre.não álcool . secura. tocar. dança aeróbica. tensão. digestão irregular. ginseng. 2. pressão alta. Governa o ritmo da respiração e da alimentação. Gotu Kola. Gunas ligados a vatta: áspero (cabelo. 4. resistência baixa. oleosidade. rápido. Vyana Vata . o suor. excesso de atividade mental. fadiga e tosse seca. Cria a capacidade de pensar e sentir. os bocejos e o toque. móvel (hipertensão). Permite ouvir. bebida . dores lombares. mutável. descanso. cérebro e peito. claridade. dores de garganta e ouvido. vento) e sutil. Governa a circulação. perda de peso. colite. quietude. frio (mãos. males neurológicos. Controla a fala. doces e quentes (cravo da Índia.é o aspecto mais importante de Vata. yoga. Elementos de Vata: espaço e ar (desequilíbrio com vento forte). pele. clima. Prana Vata . É responsável pela eliminação de detritos. aromas ácidos. 3. Mostra desequilíbrio com cólicas. formação de tecido emaciado e gases. alimentos. inverno. stress. Praticar levemente: bicicleta.localizado na garganta e nos pulmões.insônia. inchaço da próstata. nutrição constante. defeitos da fala. Em equilíbrio. banho. alegria interior. laranja. seco (cabelo. hábitos regulares. pés).localizado no estômago e nos intestinos. marchas curtas. insônia. pelo sistema nervoso. leve. 5. tristeza. equilíbrio e flexibilidade. Responsável pela percepção e movimento. espasmos musculares. dando alegria e vivacidade. alimentos ácidos. aquecimento (agasalho. Samana Vata . Mostra desequilíbrio com ansiedade.

determinação. visão fraca. lazer. alimentos e cheiros ácidos. Equivale ao calor do corpo e à digestão. moderação. amabilidade. dor ou sensação desagradável de calor na parte superior do abdômen. exigência. vigoroso e vibrante.Pitta controla o metabolismo (processamento do alimento. Características de Pitta: acordar à noite com calor e sede. leite com ghee. tratamento laxativo e vida ao ar livre. raiz de confrei. fumo. stress. dermatite. ardência. verduras amargas ou tônica (quinino). ar e água por todo o sistema). odor ácido (mau hálito etc. decisão. leve. coragem. muito apetite e sede. rosa. andar determinado. digestão perfeita. comer à vontade. redução de estimulantes. fome. ressentimento ao perder tempo. Tem pulso de rã: rápido. ciúme. estrutura mediana. evitar violência. chá de gengibre com açúcar. tensão. taquicardia. clareza. sinceridade. Exerce maior influência na adolescência e na "idade crítica".). aversão ao calor. empreendimento. controle. precisão. picantes e salgados. resistência e vigor medianos. natação. mais forte durante a digestão. Exercícios proporcionam aquecimento. calor. irritação. evitar calor e cansaço. poluição. ordem. Tem ligação com a visão. azedume. drogas. inteligência aguçada. hostilidade. sândalo). inclusive na arte. pureza. odores ácidos. meiguice. aumento da capacidade cardíaca e melhor circulação sanguínea. raiva. rispidez. sarcasmo. tirania. Mostra desequilíbrio com acne. Elementos de Pitta: fogo e água. inteligência). sensibilidade. acne. aromas doces e frios (canela. pouco oleoso. concentração. comer. frescor. franqueza. autocrítica. confiança. intensidade. amargos e doces. Causas desse desequilíbrio: álcool. babosa. pressão. equilíbrio entre descanso e atividades (meditação). umidade. beber e respirar pureza. hemorróidas. banho. febre. jasmim. emoções) e úmido (transpiração). secura. calvície. cabelo louro. Rege o verão e parte do outono e os horários: das 10h/14h e das 22h/2h. escalar montanhas. insolação. esqui. ao Sol e a omitir refeições. inflamação. Para equilibrar Pitta: açafrão. pele clara e com sardas. Gunas ligados a Pitta: aguçado (acidez. Praticar moderadamente: caminhadas rápidas (combatem o mau humor). ressentimento. felicidade. boa digestão. congestão visual. temperamento empreendedor. oleosidade. agressividade. antes das refeições. cãs. nobreza. castanho claro ou ruivo. úlcera. gosto por desafios e discussões. menta. calor. Subdoshas de Pitta: . intelectualidade. bolhas. alimentos adstringentes. alegria. clima. impaciência. crítica. marchas. satisfação. jogging. fluido. oleosos. quente (pele. moderação.

cria a alegria do coração. laticínios e sal. lentidão. depressão. alergia. Alochaka Pitta .localizado no estômago e no intestino delgado (sede de Pitta). Mostra desequilíbrio com distúrbios emocionais. dor de garganta. tumores. sono. cistos. Mostra desequilíbrio com olhos injetados e problemas de visão em geral. imunidade. umidade. Sadhaka Pitta . constância. 5. diabetes ou obesidade na família. ganância. liga-os às emoções. obesidade. Governa o paladar e o olfato. acidez. indecisão e perda de memória. principal sentido relacionado a Pitta. catarro. chá de gengibre com mel. aromas quentes (cânfora. amargos e pungentes. apego exagerado. Mostra desequilíbrio com ardor ou acidez do estômago. doenças do coração.1. bondade. rigidez. retenção de fluidos. diabetes. oleosa e pálida. coragem. Desenvolve-se na infância. coriza. inverno. 3. Tem pulso de cisne: lento e deslizante. graça. Características de Kapha: afeto. letargia. 2. Causas desse desequilíbrio: alergia. silêncio. descarga de mucos. possessividade. grossa. estrutura pesada. congestão nasal. Associado à boa memória. simpatia. dermatite. controle de peso. Mostra desequilíbrio com alergias. chili. obstinação. digestão vagarosa. força. estabilidade. boa memória. preguiça. bebidas quentes. Para equilibrar Kapha: açafrão. manjerona. Rege a primavera e os horários: das 6h/10h e das 18h/22h. doenças do sangue. possessividade.localizado nas células vermelhas. dependência. Ranjaka Pitta . resistência. oleosidade. pele fria. calma. apetite moderado. eucalipto. aquecimento. tosse. Mostra desequilíbrio com doenças da pele em geral. estímulo. vigor. juntas doloridas. 4. ossos e tendões). gordura. experiências variadas. macia. elecampane. alimentação com açúcar. procrastinação.localizado na pele. palidez. É vital na digestão e na separação dos nutrientes e detritos. stress.Localizado nos olhos. suavidade. sono profundo e prolongado. constituição forte e sólida. fígado e baço. digestão irregular e úlceras. complacência. massagem seca . KAPHA Kapha controla a estrutura (mantém as células unidas e forma músculos. inalação de água morna com sal. cheiros fortes. colesterol alto. Bhrajaka Pitta . Seus temas são a estrutura e a umidade. asma.localizado no coração. evitar gordura e açúcar. gordura. energia constante. tolerância. Mostra desequilíbrio com anemia. Pachaka Pitta . zimbro). teimosia. fúria e hostilidade. alimentos adstringentes. resfriado. brutalidade.

Mostra desequilíbrio com digestão lenta e pesada. digestão. fraqueza ou líquido nas juntas. nariz e olhos. Shleshaka Kapha . diminuição do olfato. As papilas gustativas perdem a sensibilidade se comermos demais/de menos ou muito freqüentemente/raramente.localizado no estômago. Avalambaka Kapha . vagaroso (falar e pensar). Mantém a força do peito. é essencial à digestão. corrida. oleoso. energia e estabilidade em geral.(p. Mostra desequilíbrio com dores lombares. redução de adoçantes. pesado (depressão. Tarpaka Kapha . mel. com luvas de seda crua ou esponja de banho. peito e base das costas. Praticar de forma moderadamente pesada: aeróbica. Kledaka Kapha . frio. . 3. Bhodaka Kapha . 131). doce (diabetes). cabeça e fluido espinhal. liso. clima). Exercícios proporcionam aumento da resistência. olhar). pulmões e costas. dança. gestos. Mostra desequilíbrio com congestão dos seios nasais. viscoso. Gunas ligados a Kapha: constante. Mostra desequilíbrio com dor. Subdoshas de Kapha: 1. obesidade.localizado nas juntas. estável (contenção). secura. 4. 5. excursões a pé e levantamento de peso. 2. macio (cabelo e pele. inerte. essencial ao sistema nervoso central. pois mantém a parede do estômago úmida.localizado na língua. letargia e problemas respiratórios.localizado no coração. e o fluido da espinha. protegendo-os. polinose e sinusite. permite sentir o gosto. Elementos de Kapha: água e terra. embotamento geral dos sentidos. Mantém a umidade da boca.localizado nas cavidades dos seios nasais. Mostra desequilíbrio com o enfraquecimento das papilas gustativas e glândulas salivares.