1.

0- Especificações técnicas
1.1 - Descrição da edificação
Edificação de concreto armado residencial, de um pavimento com 105.6 m²

Figura 1: planta de formas

Cuidados de estocagem dos materiais -Areia: Deve ser estocada no canteiro de obras. sem retirá-lo de sua embalagem. areia lavada. Concreto.0cm). 6 ) .=2. Empilhe-o em local fechado e seco.0 cm (0. Cubra-a com uma lona de plástico. devidamente cercada por madeiras (local plano). a cada 17 cm. Alvenarias Alvenaria em blocos de Vedação de concreto ( 9x19x39 )cm.2.Materiais empregados Formas de madeira para concreto armado Chapa de madeira compensada (esp. diâmetro 5 cm.3. Compre . diâmetro 8.395 kg/m) Pregos (17x27mm) Concreto armado Barras de aço. -Cimento: Por ser um material perecível (estocagem de 30 dias). brita tipo 1.5.Cimento Portland. Fck 15 Mpa. diâmetro (10 e 5mm).0. estraga se ficar em contato com umidade. Argamassa de assentamento traço ( 1.= 2. Sarrafos ( Tabua de pinos. 1. esp.5 cm) Caibros 7x4 para as gravatas Barras de aço para das gravatas diâmetro. estribos. Arame recosido. preparo em obra com betoneira.Figura 2: planta baixa 1.

. Efetuar a desforma de pilares em 7 dias. 2. Cubra-os com uma lona. Evite empilhar um grande número. 1. 3. A descarga do concreto deve ocorrer no menor prazo possível. e deve ser verificar se a obra dispõe vibradores o suficiente e os equipamentos para transporte do concreto estão em bom estado. Aplicar desmoldante para facilitar a desforma. Assim como o cimento. Não coloque-as em contato com a terra. -Barras de aço: Guarde as barras com o mesmo diâmetro juntas. colher meia cana ou a tradicional colher de pedreiro.4. -Tijolos e blocos: Empilhe-os de forma a não ultrapassar 1.Assentamento das alvenarias A colocação da argamassa nos blocos pode ser feita de duas maneiras: somente nas paredes longitudinais dos blocos ou nas paredes longitudinais e transversais dos blocos Ferramentas utilizadas: bisnaga. e limpeza. molhando-a perfeitamente a fim de evitar a fuga da nata do concreto. rigidez. se não ficarem expostas por muito tempo (até 90 dias).Cuidados com as formas e a concretagem Imediatamente antes do lançamento do concreto devera ser realizada cuidadosa vistoria nas formas para verificação da sua geometria. (verificar) 1. deve-se evitar sua compra em grandes quantidades (tempo de estocagem: 30 dias). Empilhe-o em local fechado. estanqueidade. -Madeiras: 1. Tijolos aparentes devem ser empilhados sobre um tablado de madeira.50 m de altura. longe de umidade.conforme a obra demandar. Podem ser armazenadas em locais abertos. pois o peso pode danificar o material. da laje e fundos de viga em 21 dias. Os blocos dos cantos deverão ser assentados com o auxilio do escantilhão e régua técnica de prumo e nível. Tábuas para piso: Devem ser guardadas sobre estrado de madeira. O concreto deve ter uma consistência plástica. O lançamento do concreto deve ser efetuado a uma altura máxima de dois metros afim de evitar segregação do concreto na base do pilar. A cura adequada exige uma proteção nos 7 primeiros dias a partir do lançamento. Madeira para telhado: Cubra as vigas com plástico. vibrador não pode encostar na armação do concreto. Chapas compensadas: Cubra com saco plástico e não deixe em contato com o solo.5. -Cal: Material perecível. Compre aos poucos (conforme demanda). a espessura da camada devera ser aproximadamente ¾ do comprimento da agulha ( vibradores de imersão ). Nos extremos das paredes podem ser assentadas várias fiadas para facilitar a colocação das linhas.

engastando-as. de elasticidade : 4300 Mpa _Chapas de conpensado resinado (esp.m² -Sarrafos: EI2= 4300000x(0. _tabuas e sarrafos de Pinus (esp.65 mm de diâmetro e malha de 15x15 mm.0mm. Z= P/0.51=18.39 KN. f=0.5 cm) Mod. -Para pilares ou paredes ( v<= 2.Não será utilizado verga não será necessária se a ligação For efetuada diretamente com a viga.5 x 50.8+T)]( KN.m²) P= Pressão de concreto sobre a forma (KN. O cunhamento consiste no preenchimento por cunhas de cimento ou tijolo cerâmico maciço fortemente apertado e argamasados ou por argamassa expansiva. 12 e 20 mm) Mod.5x37.0m/s) P=7.2+ [784v/(17.34 KN.3m) .8 KN/m -Cálculo da flecha e verificação do seu limite. soldadas produzidas com fio de 1.50m xPmáx=0.m³) V= Velocidade de subida do concreto (m/h) T= Temperatura do concreto (°C) -Cálculo da pressão na região mais solicitada. do espaço entre a viga e a alvenaria.Verificação da forma do pilar Propriedades elásticas do molde do pilar. e as contra vergas serão dimensionadas.025³/12)=0.I. o que proporciona maior proteção contra corrosão. de elasticidade: 2600 Mpa Cálculo do E.065(qxl/EI).07x0.m² Cálculo da pressão máxima conforme o ACI. adotar (l=0. Telas de ligação com os pilares (2 Telas 7. 1. -Chapa: EI1= 2600000x(0.012³/12)=0. de acordo com o comprimento das janelas.m² EI (total)= EI1+EI2=1.9x q=0.17 KN. 2.45x0.6 . galvanizadas.0 cm). f<=3.