You are on page 1of 9

ANALISTA JUDICIÁRIO TJ-RJ

DIREITO ADMINISTRATIVO
SANDRO BERNARDES
1 - 2014 – Aula 1 – Oficial de Justiça - TJRJ
Assessor Legislativo (Direito) – Aleba/FGV –
2014 – 70 Em relação à classificação das
entidades da administração pública em
entidades
políticas
e
entidades
administrativas, analise as afirmativas a
seguir.

se volta para a tarefa de executar essas
diretrizes.
III. A expressão administração pública,
quando tomada em sentido amplo, engloba
as funções administrativas e as funções de
governo.
Assinale:

I. Entidades políticas e administrativas são
sempre pessoas jurídicas de direito público.

a) se todas as afirmativas estiverem corretas.

II. Entidades políticas detêm poder político,
ao contrário das entidades administrativas.

b) se somente as afirmativas II e III estiverem
corretos.

III. Entidades políticas, ao contrário das
entidades
administrativas,
possuem
capacidade legislativa.

c) se somente as afirmativas I e II estiverem
corretos.

Assinale:

d) se somente a afirmativa II estiver correta.
e) se somente a afirmativa III estiver correta.

(A) se apenas a afirmativa I estiver correta.

3 - FGV - AA (FBN)/"Sem Área"/2013

(B) se apenas a afirmativa II estiver correta.

Administração Pública é o conjunto
harmônico de princípios jurídicos que regem
os órgãos, os agentes e as atividades
públicas tendentes a realizar concreta, direta
e imediatamente os fins desejados pelo
Estado.

(C) se apenas as afirmativas I e II estiverem
corretas.
(D) se apenas as afirmativas I e III estiverem
corretas.
(E) se apenas as afirmativas II e III estiverem
corretas.
2 - FGV - AP (SEJAP MA)/2013
A doutrina administrativista aponta a
existência de uma diferença entre a função
de governo e a função administrativa.
Diante dessa diferenciação,
afirmativas a seguir.

analise

as

Assinale a afirmativa que indica os dois
sentidos em que se divide o conceito de
Administração Pública.
a) Objetivo e funcional.
b) Material e funcional.
c) Objetivo e subjetivo.
d) Subjetivo e orgânico.

I. As funções de governo estão mais
próximas ao objeto do direito constitucional,
enquanto a função administrativa é objeto do
direito administrativo.

4 - FGV - AJ I (TJ AM)/Direito/2013

II. A função de governo tem como um de
seus
objetivos
estabelecer
diretrizes
políticas, enquanto a função administrativa

I. Administração Pública, em sentido formal,
relaciona-se à pessoa que executa
atividades da administração.

www.cers.com.br

Com relação ao sentido da expressão
Administração
Pública,
analise
as
afirmativas a seguir.

1

não bastando que as atividades sejam desempenhadas apenas com legalidade. a Administração Pública obedecerá aos seguintes princípios: Assinale: a) legalidade. moralidade.com.ANALISTA JUDICIÁRIO TJ-RJ DIREITO ADMINISTRATIVO SANDRO BERNARDES II. serviços e interesses da coletividade b) Condicionam os atos administrativos a serem praticados pelo administrador no desempenho do múnus público que lhe é confiado. assinale a afirmativa correta. www. c) moralidade. às atividades de execução desempenhadas pelo Estado. d) razoabilidade. a) se somente a afirmativa I estiver correta. 5 FGV TecGes (ALEMA)/Administrador/2013 Admin A Administração Pública é a gestão de bens e interesses qualificados da comunidade. ponderação.FGV . impessoalidade. 2 . no âmbito Federal. III. em sentido material. ou seja.Assis Administrativo/2013 Tec (INEA)/Técnico Na administração pública “o agente público deve atuar produzindo resultados favoráveis à consecução dos fins que cabem ao Estado alcançar. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. impessoalidade. relaciona-se à atividade administrativa desempenhada pelo Estado. c) Constituem os fundamentos da ação administrativa. impessoalidade. visando ao bem comum. publicidade e eficiência. conservar e aprimorar os bens. Estadual e Municipal. b) se somente a afirmativa III estiver correta. c) legitimidade. Administração Pública. b) legalidade.cers. e) São os mecanismos de frenagem de que dispõe a Administração Pública para conter os abusos do direito individual. moralidade. Administração Pública. d) Impõem a todo agente público o direito de realizar suas atribuições com presteza. TRE e) discricionariedade.br TJ d) publicidade. segundo os preceitos de direito e da moral. isenção e separação de poderes. d) se somente as afirmativas II e a III estiverem corretas. o sustentáculo da atividade pública. improbidade e personalismo. relaciona-se às pessoas jurídicas que 6 FGV PA/Administrativa/Segurança Judiciária/2011 que executam a Administração Pública em sentido objetivo. em sentido subjetivo. perfeição e rendimento funcional. mas exigindo resultados positivos para o serviço público”. conforme o princípio da a) legalidade. De acordo com a Constituição Federal de 1988. probidade e externalidade. b) impessoalidade. A respeito dos princípios da Administração Pública. 7 . e) eficiência. moralidade. a) Têm o encargo de defender. probidade e externalidade. proporcionalidade.

indisponibilidade do interesse público e segurança jurídica. proporcionalidade indisponibilidade do interesse público.br uma vez que é vedado um comportamento contraditório.FGV . c) impessoalidade. Representam cânones pré‐normativos. sim.FGV . 11 . autotutela e proporcionalidade. III. J. a) supremacia do interesse público. d) legalidade. É o princípio segundo o qual a Administração Pública não pode mudar de conduta se isso prejudica o administrado. desde 2007. assinale a alternativa que apresenta somente princípios implícitos ou reconhecidos.ANALISTA JUDICIÁRIO TJ-RJ DIREITO ADMINISTRATIVO SANDRO BERNARDES 8 .Ana Amb (INEA)/Advogado/2013 Acerca do princípio de confiança legitima (Proteção da Confiança) no Direito Administrativo. a assessoria jurídica passou a interpretar a referida norma administrativa de forma diversa. d) Moralidade. e) moralidade.AP (SEJAP MA)/2013 e) razoabilidade. Cabe‐lhes apenas administrá‐ los em prol da coletividade. denominada II. e e) Publicidade. b) Continuidade do serviço público. I.FGV . A assessoria jurídica de determinado órgão público estadual. Em 2010. a verdadeira titular dos direitos e interesses públicos”. O fragmento acima se refere à diretriz que norteia os princípios da Administração Pública. Nessa situação.ACI (SEFAZ RJ)/2011 (Carvalho Filho.” 10 . vinha adotando.. a) Razoabilidade. analise as afirmativas a seguir. publicidade e autotutela. revendo sua posição. É o princípio que exige do administrador um agir conforme a lei.Cons Leg (ALEMA)/Orçamento Público/2013 “Os bens e interesses públicos não pertencem à administração pública nem a seus agentes. o princípio aplicável aos processos administrativos que veda a aplicação retroativa de nova interpretação denominase a) motivação. S. “Princípios administrativos são os postulados fundamentais que inspiram todo o modo de agir da administração pública. 9 . norteando a conduta do Estado quando no exercício de atividades administrativas. esta. interpretação que fundamentava o deferimento das pretensões apresentadas. 2012). c) presunção da legitimidade. supremacia do interesse público e segurança jurídica. b) segurança jurídica. ao apreciar pedidos formulados por administrados com base no hipotético Decreto Estadual 1.com.FGV . d) indisponibilidade. b) tutela ou controle. Tendo em conta a existência de princípios expressos e também dos chamados princípios implícitos ou reconhecidos. c) Eficiência. o que conduziria ao indeferimento daqueles pedidos. mesmo que isso implique em prejuízo da Administração.234.cers. 3 . É o princípio que deriva da ideia de segurança jurídica e boafé objetiva do administrado. www.

ANALISTA JUDICIÁRIO TJ-RJ DIREITO ADMINISTRATIVO SANDRO BERNARDES Assinale: a) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. suprimiu direitos adquiridos por servidores.AJ I (TJ AM)/Direito/2013 A administração.FGV . ou seja. Em processos administrativos. e) A administração agiu incorretamente. b) descompensação.br 4 . c) A administração agiu corretamente com base no princípio da impessoalidade. a) Princípio da supremacia do interesse público. anula o referido ato. assinale a alternativa que apresenta o princípio em que a Administração Pública se baseou. b) A administração agiu corretamente com base no princípio da indisponibilidade do interesse público. d) vinculação. vedando-se a imposição de obrigações.ACI (SEFAZ RJ)/2011 b) Princípio da indisponibilidade do interesse público. 14 .FGV . A esse respeito.AssJ (TJ AM)/Assistente Técnico Judiciário/2013 15 .com. c) Princípio da segurança jurídica. A organização administrativa baseada na “distribuição interna de competências. a) desconcentração. c) centralização. b) eficiência. 12 . e) segurança jurídica. sem antes acessar o Poder Judiciário. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. diante de um ato administrativo editado por uma autoridade incompetente. restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público. d) motivação. a) contraditório. e) Princípio da autotutela. a exigência de adequação entre meios e fins. princípio em que a Administração Pública se baseou.cers. c) proporcionalidade.FGV . c) se somente a afirmativa III estiver correta. dentro de uma mesma pessoa jurídica” é denominada Com base no caso descrito.FGV .Assis Tec (INEA)/Técnico Administrativo/2013 A Administração Pública. 13 . pois violou a segurança jurídica. assinale a afirmativa correta. e) descentralização 16 – Susam/FGV – 2014 – 38 www. d) se somente a afirmativa II estiver correta. revendo interpretação de determinada lei. d) Princípio da eficiência. é decorrência da aplicação do princípio do(a) a) A atitude é correta pois a administração pode agir da forma mencionada com base na autotutela. e) se somente a afirmativa I estiver correta. d) A administração agiu corretamente com base no princípio da supremacia do interesse público.

e) Em ambos os casos ocorreu delegação.ANALISTA JUDICIÁRIO TJ-RJ DIREITO ADMINISTRATIVO SANDRO BERNARDES O governo do Estado pretende transferir a atribuição de fiscalizar as condições de salubridade dos hospitais da Secretaria de Saúde para determinada autarquia. d) Avocação de atribuições entre órgãos. O Estado criou uma autarquia para desempenhar as funções anteriormente exercidas por uma secretaria estadual. os instrumentos que o Estado utilizou nos casos acima. 18 . 17 .AJ I (TJ AM)/Qualquer área de formação/2013 Leia os casos a seguir.FGV . Na esfera estadual é realizada pela governadoria e seus órgãos de assessoria e pelas secretarias estaduais III. junto a um secretário de estado. estará realizando (A) a desconcentração. Dentre essas técnicas encontram‐se a concentração e a centralização. c) Delegação de atribuição entre pessoas jurídicas. realizada segundo os níveis que compõem a nossa forma de Estado. II. Na esfera municipal é realizada pela prefeitura e seus eventuais órgãos de assessoria e pelas secretarias municipais II. (D) a centralização.br a) se somente a afirmativa I estiver correta. / Aglutinação de atribuições entre pessoas jurídicas. respectivamente. b) Avocação de atribuição entre órgãos. atribuições. I. c) No primeiro caso ocorreu concentração e no segundo caso desconcentração. pois desaglutinou (C) a concentração. d) No primeiro caso ocorreu centralização e no segundo desconcentração. cada uma das técnicas mencionadas. / Aglutinação de atribuições entre pessoas jurídicas. / Delegação de atribuição entre órgãos.com. respectivamente. Na esfera federal é realizada pela Presidência da República e seus órgãos de assessoramento imediato ou de consulta e pelos ministérios. (E) a centralização e a descentralização ao mesmo tempo. O Estado extinguiu um órgão e aglutinou. I.AJ II (TJ AM)/Leiloeiro/2013 (e mais 1 concurso) a) Delegação de competência de um órgão superior a um inferior.FGV . e) Aglutinação de atribuições entre pessoas jurídicas. / Aglutinação de atribuições entre órgãos 19 . pois aglutinou atribuições.cers. pois aglutinou atribuições.FGV . Ao implementar tal medida. 5 . / Delegação de atribuição entre órgãos. b) No primeiro caso ocorreu centralização e no segundo descentralização. Assinale: Por meio de técnicas de organização a Administração Pública realiza a distribuição www. pois desaglutinou atribuições. Assinale a alternativa em que ocorre. a) No primeiro caso ocorreu concentração e no segundo caso descentralização. analise as afirmativas a seguir. (B) a descentralização. as atribuições anteriormente exercidas por esse órgão. Assinale a alternativa que apresenta.AuxJ II (TJ AM)/2013 Com relação à administração direta. das atribuições que devem ser exercidas pelas pessoas jurídicas e pelos órgãos que a integram.

todas as prerrogativas inerentes às pessoas jurídicas de direito público. empresas públicas. por se tratarem de pessoas jurídicas de direito privado. II.br c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. mas possuem personalidade judiciária.FGV . c) As sociedades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) passam a integrar a Administração Pública indireta após a aquisição da qualificação.Cons Leg (ALEMA)/Orçamento Público/2013 As alternativas a seguir apresentam características comuns às entidades da administração indireta.com. A administração direta inclui os serviços desempenhados pela estrutura administrativa da Presidência da República e dos ministérios (no caso da administração federal). d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.FGV . b) As empresas públicas. c) se somente a afirmativa III estiver correta. 6 . enquadram‐se no conceito de Fazenda Pública. Com relação à Administração Pública. a) Alguns órgãos públicos que embora não possuam personalidade jurídica. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. bem como da jurisprudência referente à matéria. sociedades de economia mista e fundações públicas. sociedades de economia mista e suas subsidiárias. 20 . analise as afirmativas a seguir. d) Todas as empresas estatais. A administração indireta. as sociedades de economia mista e as fundações serão criadas somente por lei específica enquanto a instituição de autarquias é autorizada. b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. sendo extensíveis às mesmas. que desempenham atividades que lhes foram atribuídas (ou descentralizadas). à exceção de uma. podem. 21 . segundo a Constituição Federal. também chamada descentralizada.Assist Leg (ALEMA)/Agente Legislativo/2013 www. Assinale‐a. também inclui as empresas públicas. assinale a afirmativa correta.cers. indireta.ANALISTA JUDICIÁRIO TJ-RJ DIREITO ADMINISTRATIVO SANDRO BERNARDES b) se somente a afirmativa II estiver correta.FGV . e) A proibição de acumulação remunerada de cargos. III. 22 . pelo fato de integrarem a Administração Pública Indireta.JE TJAM/2013 No que concerne à estrutura da Administração Pública. A administração chamada centralizada. d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. I. considerando os textos da Constituição da República e da legislação. excepcionalmente. inclui as autarquias. as sociedades de economia mista e as fundações públicas e privadas que desempenham atividades que lhes foram atribuídas (ou centralizadas). demandar em juízo para defender seus direitos institucionais. empregos e funções não se estende às empresas públicas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

com.Assessor Legislativo (Direito) – Aleba/FGV – 2014 – 67 Em relação às Empresas Públicas.Ana Amb (INEA)/Advogado/2013 As alternativas a seguir apresentam características das autarquias.AP (SEJAP MA)/2013 A respeito da relação existente entre os entes federativos e as entidades da administração indireta. A extinção de uma autarquia e a transferência das atribuições exercidas por essa pessoa jurídica ao ente federativo ao qual era vinculada. é correto afirmar que c) se somente a afirmativa III estiver correta. b) As autarquias devem ser criadas por lei. analise as afirmativas a seguir. Entre a União e uma autarquia a ela vinculada não há relação hierárquica. 24 . a) as áreas de atuação das fundações de direito público são determinadas via lei ordinária. 7 . 25 . dá-se o termo inicial de sua pessoa jurídica. d) as autarquias possuem natureza jurídica de direito privado. devem possuir bens d) As autarquias têm seus créditos inscritos em dívida ativa. tendo a) se somente a afirmativa I estiver correta. sem necessidade de registro. e) com a entrada em vigor da lei instituidora de sociedade de economia mista. b) Vinculação à administração direta.FGV . Assinale‐a. I. Assinale: e) Titular de direitos e obrigações distintos da pessoa política que a instituiu. b) as empresas públicas são pessoas jurídicas de direito público criadas com o registro de seus atos constitutivos. c) As autarquias imprescritíveis. sendo criadas diretamente por lei. constitui-se em uma desconcentração. II. constitui-se em uma concentração.ANALISTA JUDICIÁRIO TJ-RJ DIREITO ADMINISTRATIVO SANDRO BERNARDES a) Criação ou autorização de instituição por lei específica. A respeito das entidades da Administração Pública Indireta.AJ TRE PA/Judiciária/2011 b) se somente a afirmativa II estiver correta. à exceção de uma. e) As autarquias possuem prazo em dobro para contestar. III. d) Personalidade jurídica de direito público. assinale a afirmativa correta. mas controle ou vinculação. sociedade de economia mista e fundação.FGV . c) somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública. e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.FGV .cers.br d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. anteriormente desempenhadas por um www. A criação de uma autarquia por parte de um ente federativo para exercer atribuições. a) As autarquias têm personalidade de direito público. (A) Uma empresa pública pode ter seu capital integrado por diferentes entes federativos. 23 . c) Não há subordinação hierárquica por ser ente autônomo. órgão desse ente federativo. 26 .

C 8 . (D) A empresa pública não precisa realizar concurso público devido ao fato de sua natureza jurídica ser de direito privado.br 3. dentre essas pessoas jurídicas encontram‐se as empresas públicas. em espécie. da Constituição da República (subsídio mensal. (C) A empresa pública é pessoa jurídica de direito público. II. do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral. a) Poderão assumir qualquer forma em direito admitida com exceção da forma de sociedade anônima pois necessariamente o capital da empresa pública deve ser totalmente público. d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. d) Desenvolverão atividades econômicas sem realizar licitações ou concursos públicos. III.cers. apesar de poder possuir sócios privados. c) Poderão ser pluripessoais. e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. considere as seguintes afirmativas: GABARITO 1. dos Ministros do Supremo Tribunal Federal) caso recebam recursos da União.com. inciso XI. assinale a afirmativa correta. (E) A empresa pública não precisa realizar licitação devido ao fato de sua natureza jurídica ser de direito privado.AFRE RJ/2011 A respeito do regime jurídico aplicável às entidades da Administração Pública. c) se apenas a afirmativa III estiver correta. As sociedades de economia mista submetem-se ao limite máximo de remuneração previsto no artigo 37. 28 .ANALISTA JUDICIÁRIO TJ-RJ DIREITO ADMINISTRATIVO SANDRO BERNARDES (B) Uma empresa pública. b) se apenas a afirmativa II estiver correta. dos Estados. A respeito das empresas públicas. A I. E 2. deve ter como sócio majoritário um ente público.FGV . e) Estão sujeitas ao regime jurídico de direito público por serem pessoas jurídicas de direito público. Assinale a) se apenas a afirmativa I estiver correta. As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado e integram a www. 27 FGV TecGes (ALEMA)/Advogado/2013 Admin A administração indireta é composta por várias pessoas jurídicas. Os consórcios públicos são pessoas jurídicas de direito privado e integram a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados. b) Estão subordinadas hierarquicamente ao ente criador Administração Pública Indireta do ente federativo respectivo.

com. A 18.ANALISTA JUDICIÁRIO TJ-RJ DIREITO ADMINISTRATIVO SANDRO BERNARDES 4. C 24. D 10. E 15. C 13.cers. D 12. B 19. E 8. E 20. E 5. D www. B 9. B 17. E 26. B 11. A 7. A 16. C 6. A 21.D 23. E 14. B 22.br 9 . C 28. A 27. A 25.