You are on page 1of 6

Audacity

O Audacity é um programa gratuito para gravação e edição de
áudio, ideal para quem quer registrar faixas de música ou
realizar modificações nelas. Com suas ferramentas, é possível
acessar funções profissionais de um programa de edição,
como criação de diferentes trilhas, adição de efeitos,
renderização e mixagem. Para saber como usar o Audacity, siga
o tutorial:
Passo 1. Baixe o Audacity no seu computador. Depois, instale o
programa e abra-o.
Passo 2. Para importar uma música a ser editada, clique em
Arquivo e depois em Abrir. Escolha a faixa que você deseja
utilizar. Ao abri-la, um espectro sonoro aparecerá na tela. Esse
é o “desenho” da música escolhida.

Música importada para o Audacity (Foto: Reprodução/Marlon Câmara)

Caso você queira gravar seu próprio áudio (mesmo
que uma música já esteja aberta), clique em Projeto, e depois
em Nova faixa de áudio. Para iniciar a gravação, certifique-se
que seu microfone esteja plugado e clique no botão Gravar.
Uma nova trilha se abrirá e a gravação será realizada a partir
dela.
Passo 3.

A Seleção permite que você destaque uma parte da trilha para realizar modificações nela. Parar. Além disso. ferramenta de Zoom. existem algumas opções. Executar. ferramenta de Desenho. Ir para o final e Gravar. onde dois pontos ficarão marcados. Passo 4. que faz com que ela seja a única a ser executada. . basta clicar em qualquer parte da trilha. há um conjunto de seis ferramentas: Seleção. Para deletar uma parte da faixa. há um player com algumas funções básicas: Pausar. Passo 5. como cortar ou inserir efeitos. ferramenta Deslizar e Modo multiferramenta. Gravação de uma trilha a ser introduzida na faixa principal (Foto: Reprodução/Marlon Câmara) Ao lado do player. Passo 6. ferramenta Envelope. por exemplo. como o botão Mudo. Para isso. Ir para o início. e o botão Solo. basta selecioná-la e apertar o botão Delete do teclado. O Envelope permite que você modifique o volume de determinados trechos da música.Ao lado da trilha importada ou gravada. No canto superior esquerdo do programa. que corta o audio da faixa em questão. há a ferramenta do aumento de ganho (que faz o audio ficar mais “intenso”) e o balanço entre as duas saídas de som.

Clicando em um desses pontos. use o clique direito. A ferramenta de Zoom serve justamente para aproximar ou afastar o espectro sonoro. mas só funciona quando a faixa está com um zoom muito grande. basta apertar o ícone com o clique esquerdo do mouse. O Deslizar permite que você movimente a faixa para frente e para trás. basta arrastar o cursor do mouse para cima ou para baixo e o volume será modificado. Modificando o volume da trilha (Foto: Reprodução/Marlon Câmara) A ferramenta de Desenho permite que você crie modulações no espectro sonoro. Para reduzir. Essa ferramenta é um dos modos de se criar os efeitos de fadein e fade-out. . Para aumentar.

o Modo multi-tarefa cria uma interface na trilha que possibilita o uso de praticamente todas as ferramentas simultaneamente. é sinal de algum problema na conexão ou na configuração de som do computador. Passo 7. . surge o espectro vermelho do microfone. Sempre que uma faixa é tocada. Já se algo estiver sendo gravado. o espectro verde de saída aparecerá.Modular o espectro de som (Foto: Reprodução/Marlon Câmara) Por fim. Caso uma das tarefas esteja sendo executada e o espectro respectivo não aparecer. Ao lado das ferramentas estão os medidores de volume da saída de som e do microfone.

que dá um forte efeito de reverberação na faixa. . que muda a tonalidade da música. deve-se clicar em Arquivo. Entre os efeitos mais interessantes estão o Alterar altura (pitch). Para salvar a faixa modificada em um arquivo de áudio. Ao clicar em salvar. Passo 8. opcionalmente. clicar em Efeitos e escolher a opção desejada. Passo 9. e o Eco. Passo 10. uma espécie de formulário com as informações sobre a faixa surgirá para ser preenchido pelo usuário. Caso você queira unir todas as trilha abertas em uma única. seja para juntar a gravação de diferentes instrumentos em uma única faixa ou seja para incluir jingles e chamadas no meio de uma música. etc). basta selecionar o trecho da música a ser modificado. depois em Exportar e escolher o formato desejado (mp3.Mixando e renderizando as trilhas abertas (Foto: Reprodução/Marlon Câmara) Para inserir efeitos na trilha. wav. clique na opção Faixas e depois em Mixar e Renderizar.

Siga os respectivos tutoriais caso você queria aprender a tirar a voz das músicas.Adicione as informações da sua gravação (Foto: Reprodução/Marlon Câmara) Com o Audacity. é possível fazer diversas modificações nas trilhas. remover ruídos de áudios ou cortar trechos de mp3. .