You are on page 1of 7

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

NR-17

Item 17.12 – “Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características
psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do
trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo as condições de trabalho conforme
estabelecido nesta Norma Regulamentadora”. (MTE – Portaria 3751/90)

Nome da Empresa:

Posto de Trabalho:

Endereço:

Atividade: Faz o reparo e limpeza das armas.

DESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO

FOTOGRAFIA DO POSTO DE TRABALHO

Teto: Laje
Paredes:Alvenaria
Área Aprox. – 60 m2
Pé Direito - ± 3 m
Iluminação: Natural e Artificial (fluorescente)
Ventilação: Natural

CONDIÇÕES AMBIENTAIS
Nível de
Iluminament
o

Exigência Mínima
ABNT

Umidade Relativa
do Ar

340 Lux

300 Lux

-%

Velocidade do Ar

Temperatura

Nível de Ruído

- m/s

23 ºC

58 dB(A)

Qualidade do Ar

Vibração

Número de
Trabalhadores no
setor

( X ) Adequado
( ) Inadequado

( ) Existente
( X ) Inexistente

02

MOBILIÁRIO DE APOIO
1
2
3
4

Prateleira
Cadeira
Mesa
Bancada

Adequado
( X )
( X )
( X )
( X )

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Inadequado
(
)
(
)
(
)
(
)

Adequado
1 Telefone

Inadequado

( X )

(

MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS DE APOIO E USO
Cadeira – regulagem de altura do
assento para acomodar pessoas
de diferentes estaturas (entre 1.55 a
1,85); formato do assento e do
encosto anatomicamente correto
(acompanha a forma do corpo
humano); o encosto deve ter
regulagem de altura, de inclinação;
densidade da espuma; dependendo
da tarefa, o apoio de braço é
recomendado, desde que a mesa
seja compatível com a cadeira

Piso – laváveis; de cor clara

(

) Não

(

) Não

(

) N/A

(

) N/A

( X ) Sim
Luminárias – o layout do mobiliário
deve ser compatível com o layout da
luminária.

( X ) Sim

( X ) Sim

(

) Não

(

) N/A

Para as atividades em que os
( ) Sim
trabalhados devem ser realizados em
pé, existem assentos para descanso
em locais que possam ser utilizados ( ) Não
por todos os trabalhadores durante
( X ) N/A
as pausas.

Mesa e Bancadas – para
computador, tem que permitir que
o monitor e o teclado fiquem na
altura de usuários com diferentes
estaturas; regulagem de altura;
espaço adequado para o material
do trabalho.
Existem suportes adequados em
atividades de leitura de
documentos para digitação,
datilografia ou mecanografia
proporcionando postura,
visualização e operação
adequados, evitando a
movimentação freqüente do
pescoço e da fadiga visual.

( ) Sim
(

) Não

( X ) N/A

( ) Sim
(

) Não

( X ) N/A

)

estática ou dinâmica são incluídas pausas ( ) Não para descanso dos trabalhadores ( X ) N/A O empregador respeita a norma que proíbe a promoção de sistema de avaliação dos digitadores baseados no número individual de toques sobre o teclado para efeito de remuneração ou vantagem de qualquer espécie. ( ) N/A datilografia ou mecanografia. ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A ( ) Não ( X ) N/A ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A PESOS LIMITE PARA TRANSPORTE INDIVIDUAL CARREGAMENTO RARO CARREGAMENTO FREQÜENTE Homem Homem Adolescente 50Kg 20Kg 18 Kg.000 por hora trabalhada. o número de toques sobre o teclado exigido ( ) Não pelo empregador é inferior a 8. N/A – Não Aplicável . ( X ) N/A ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A LEVANTAMENTO. protegendo-o contra reflexos e proporcionando uma boa visibilidade. Nas atividades de processamento ( ) Sim eletrônico de dados. em qualquer outra. são utilizados meios técnicos apropriados. Em atividades que utilizam equipamentos com terminais de vídeo há condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente. ( ) Sim ( X ) Não ( ) N/A ( X ) Sim São utilizados documentos legíveis em papel que não cause ofuscamento visual em atividades ( ) Não que envolvam leitura de documentos para digitação. 11 – 16 Kg. receberam treinamento quanto aos métodos de trabalho com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes. ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ( ) Sim Nas atividades que exijam sobrecarga muscular física. TRANSPORTE E DESCARGA INDIVIDUAL DE MATERIAIS ( ) Sim Todos os trabalhadores que realizem transporte manual de cargas desempenham esforço físico compatível com suas capacidades de força ( ) Não ( X ) N/A Os trabalhadores que realizam transporte manual regular de cargas que não as leves. Mulher Mulher Adolescente 20Kg 15Kg 12 Kg 7 – 11 Kg.ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO Existe suporte para os pés que se adapte à perna em trabalho na posição sentada ou. carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico é executado de forma compatível com capacidade de força dos trabalhadores ( ) Sim O trabalho de levantamento de material. de vagonetes sobre trilhos. Com vista a limitar ou facilitar no transporte manual de cargas. feito com equipamento mecânico de ação manual. os pedais e demais comandos de acionamento através dos pés são posicionados de maneira a facilitar o alcance e a funcionalidade. ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A O transporte de carga feito por impulsão ou tração. é executado de forma que o esforço físico realizado não comprometa a saúde e a segurança dos trabalhadores.

± 3 m Iluminação: Natural e Artificial (fluorescente) Ventilação: Natural com ventiladores CONDIÇÕES AMBIENTAIS Nível de Iluminament o Exigência Mínima ABNT Umidade Relativa do Ar 307 Lux 300 Lux -% Velocidade do Ar Temperatura Nível de Ruído . formato do assento e do encosto anatomicamente correto (acompanha a forma do corpo humano). visualização e operação adequados.12 – “Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. ( X ) N/A ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A ) ) . – Geral Pé Direito . (MTE – Portaria 3751/90) Nome da Empresa: Posto de Trabalho: RH Endereço: Atividade: Supervisiona o setor RH DESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO FOTOGRAFIA DO POSTO DE TRABALHO Teto: Laje Paredes:Alvenaria Área Aprox. espaço adequado para o material do trabalho. existem assentos para descanso em locais que possam ser utilizados ( ) Não por todos os trabalhadores durante ( X ) N/A as pausas.m/s 23 ºC 59 dB(A) Qualidade do Ar Vibração Número de Trabalhadores no setor ( X ) Adequado ( ) Inadequado ( ) Existente ( X ) Inexistente 46 MOBILIÁRIO DE APOIO Adequado 1 Mesa 2 Cadeira 3 Mesa EQUIPAMENTOS UTILIZADOS Inadequado ( X ) ( X ) ( X ) ( ( ( ) ) ) Adequado 1 Telefone 2 Radio Inadequado ( X ) ( X ) ( ( MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS DE APOIO E USO Cadeira – regulagem de altura do assento para acomodar pessoas de diferentes estaturas (entre 1. de cor clara ( ) Não ( ) Não ( ) N/A ( ) N/A ( ) Sim ( ) Não ( X ) Sim Luminárias – o layout do mobiliário deve ser compatível com o layout da luminária. Existem suportes adequados em atividades de leitura de documentos para digitação. densidade da espuma. devendo a mesma abordar. Mesa e Bancadas – para computador. o encosto deve ter regulagem de altura. regulagem de altura. evitando a movimentação freqüente do pescoço e da fadiga visual.85). o apoio de braço é recomendado. cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho.ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO NR-17 – Item 17. de inclinação. no mínimo as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora”. dependendo da tarefa.55 a 1. tem que permitir que o monitor e o teclado fiquem na altura de usuários com diferentes estaturas. ( X ) Sim ( X ) Sim ( ) Não ( ) N/A Para as atividades em que os ( ) Sim trabalhados devem ser realizados em pé. datilografia ou mecanografia proporcionando postura. desde que a mesa seja compatível com a cadeira Piso – laváveis.

11 – 16 Kg. Em atividades que utilizam equipamentos com terminais de vídeo há condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente. N/A – Não Aplicável . TRANSPORTE E DESCARGA INDIVIDUAL DE MATERIAIS Todos os trabalhadores que realizem transporte manual de cargas desempenham esforço físico compatível com suas capacidades de força ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A Os trabalhadores que realizam transporte manual regular de cargas que não as leves. Nas atividades de processamento ( ) Sim eletrônico de dados. ( ) N/A datilografia ou mecanografia. o número de toques sobre o teclado exigido ( ) Não pelo empregador é inferior a 8.ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO Existe suporte para os pés que se adapte à perna em trabalho na posição sentada ou. carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico é executado de forma compatível com capacidade de força dos trabalhadores ( ) Sim O trabalho de levantamento de material. ( ) Sim ( X ) Não ( ) N/A ( X ) Sim São utilizados documentos legíveis em papel que não cause ofuscamento visual em atividades ( ) Não que envolvam leitura de documentos para digitação. Mulher Mulher Adolescente 20Kg 15Kg 12 Kg 7 – 11 Kg. Com vista a limitar ou facilitar no transporte manual de cargas. de vagonetes sobre trilhos. protegendo-o contra reflexos e proporcionando uma boa visibilidade. ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ( ) Sim Nas atividades que exijam sobrecarga muscular física.000 por hora trabalhada. são utilizados meios técnicos apropriados. em qualquer outra. estática ou dinâmica são incluídas pausas ( ) Não para descanso dos trabalhadores ( X ) N/A O empregador respeita a norma que proíbe a promoção de sistema de avaliação dos digitadores baseados no número individual de toques sobre o teclado para efeito de remuneração ou vantagem de qualquer espécie. receberam treinamento quanto aos métodos de trabalho com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes. feito com equipamento mecânico de ação manual. é executado de forma que o esforço físico realizado não comprometa a saúde e a segurança dos trabalhadores. ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A ( ) Não ( X ) N/A ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A PESOS LIMITE PARA TRANSPORTE INDIVIDUAL CARREGAMENTO RARO CARREGAMENTO FREQÜENTE Homem Homem Adolescente 50Kg 20Kg 18 Kg. ( X ) N/A ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A LEVANTAMENTO. ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A O transporte de carga feito por impulsão ou tração. os pedais e demais comandos de acionamento através dos pés são posicionados de maneira a facilitar o alcance e a funcionalidade.

espaço adequado para o material do trabalho.55 a 1. visualização e operação adequados. evitando a movimentação freqüente do pescoço e da fadiga visual.m/s 23 ºC 66 dB(A) Qualidade do Ar Vibração Número de Trabalhadores no setor ( X ) Adequado ( ) Inadequado ( ) Existente ( X ) Inexistente 01 MOBILIÁRIO DE APOIO Adequado 1 Armário 2 Cadeira 3 Mesa EQUIPAMENTOS UTILIZADOS Inadequado ( X ) ( X ) ( X ) ( ( ( ) ) ) Adequado 1 Telefone 2 Computador Inadequado ( X ) ( X ) ( ( MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS DE APOIO E USO Cadeira – regulagem de altura do assento para acomodar pessoas de diferentes estaturas (entre 1. datilografia ou mecanografia proporcionando postura. ( X ) Sim ( X ) Sim ( ) Não ( ) N/A Para as atividades em que os ( ) Sim trabalhados devem ser realizados em pé. de cor clara ( ) Não ( ) Não ( ) N/A ( ) N/A ( X ) Sim Luminárias – o layout do mobiliário deve ser compatível com o layout da luminária. TRANSPORTE DE VALORES Posto de Trabalho: Operações LTDA Atividade: Supervisor de Operações Endereço: RUA GUAIPA. ( X ) Sim ( ) Não ( ) N/A ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A ) ) . formato do assento e do encosto anatomicamente correto (acompanha a forma do corpo humano). Mesa e Bancadas – para computador. densidade da espuma. (MTE – Portaria 3751/90) Nome da Empresa: TRANSBANK SEG. tem que permitir que o monitor e o teclado fiquem na altura de usuários com diferentes estaturas. o encosto deve ter regulagem de altura.ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO NR-17 – Item 17. regulagem de altura. desde que a mesa seja compatível com a cadeira Piso – laváveis. o apoio de braço é recomendado. 729 – VILA LEOPOLDINA – SP DESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO FOTOGRAFIA DO POSTO DE TRABALHO Teto: Laje Paredes:Alvenaria Área Aprox.85). Existem suportes adequados em atividades de leitura de documentos para digitação. de inclinação. dependendo da tarefa. – 70m2 Pé Direito . no mínimo as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora”. existem assentos para descanso em locais que possam ser utilizados ( ) Não por todos os trabalhadores durante ( X ) N/A as pausas.± 4 m Iluminação: Natural e Artificial (fluorescente) Ventilação: Natural e Climatizada CONDIÇÕES AMBIENTAIS Nível de Iluminament o Exigência Mínima ABNT Umidade Relativa do Ar 307 Lux 300 Lux -% Velocidade do Ar Temperatura Nível de Ruído .12 – “Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho. devendo a mesma abordar.

de vagonetes sobre trilhos. ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A ( X ) N/A ( X ) N/A PESOS LIMITE PARA TRANSPORTE INDIVIDUAL CARREGAMENTO RARO CARREGAMENTO FREQÜENTE Homem Homem Adolescente 50Kg 20Kg 18 Kg. em qualquer outra. é executado de forma que o esforço físico realizado não comprometa a saúde e a segurança dos trabalhadores. ( ) Sim ( X ) Não ( ) N/A ( X ) Sim São utilizados documentos legíveis em papel que não cause ofuscamento visual em atividades ( ) Não que envolvam leitura de documentos para digitação. N/A – Não Aplicável . ( ) Sim ( ) Não Nas atividades de processamento ( eletrônico de dados. os pedais e demais comandos de acionamento através dos pés são posicionados de maneira a facilitar o alcance e a funcionalidade. ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A ( ) Sim ( ) Não O transporte de carga feito por impulsão ou tração. o número de toques sobre o teclado exigido ( pelo empregador é inferior a 8.ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO Existe suporte para os pés que se adapte à perna em trabalho na posição sentada ou. TRANSPORTE E DESCARGA INDIVIDUAL DE MATERIAIS Todos os trabalhadores que realizem transporte manual de cargas desempenham esforço físico compatível com suas capacidades de força ( ) Sim ( ) Não ( X ) N/A Os trabalhadores que realizam transporte manual regular de cargas que não as leves. ( ) N/A datilografia ou mecanografia. Mulher Mulher Adolescente 20Kg 15Kg 12 Kg 7 – 11 Kg. são utilizados meios técnicos apropriados. 11 – 16 Kg. ) Sim ) Não ( X ) N/A ( X ) N/A LEVANTAMENTO. feito com equipamento mecânico de ação manual. estática ou dinâmica são incluídas pausas ( para descanso dos trabalhadores ) Sim ) Não ( X ) N/A O empregador respeita a norma que proíbe a promoção de sistema de avaliação dos digitadores baseados no número individual de toques sobre o teclado para efeito de remuneração ou vantagem de qualquer espécie. Em atividades que utilizam equipamentos com terminais de vídeo há condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente. carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico é executado de forma compatível com capacidade de força dos trabalhadores ( ) Sim ( ) Não O trabalho de levantamento de material. protegendo-o contra reflexos e proporcionando uma boa visibilidade. ( X ) Sim ( ) Não ( ) N/A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ( Nas atividades que exijam sobrecarga muscular física.000 por hora trabalhada. Com vista a limitar ou facilitar no transporte manual de cargas. receberam treinamento quanto aos métodos de trabalho com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.

RH Tesouraria . 2) Colocar apoio para os pés sob mesa de trabalho. a fim de evitar lesões.ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO MEDIDAS DE REGULARIZAÇÃO RECOMENDADAS Posto de Trabalho Armaria Medidas Recomendadas 1) Orientar os funcionários quanto aos exercícios de relaxamento dos músculos exigidos na execução das tarefas.