You are on page 1of 19

WEB AULA 3 - EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

SOCIOAMBIENTAIS: ATIVOS, PASSIVOS E GASTOS
AMBIENTAIS
Disciplina: Contabilidade Social e Ambiental
Palavras chave: Ativos Ambientais. Passivos Ambientais. Gastos
Ambientais. Custos Ambientais. Despesas Ambientais.
Prof.

Dr. Regis

Garcia

Resumo
Apresenta os conceitos e classificações relacionados às principais
contas contábeis envolvidas no processo de registro e evidenciação
das informações socioambientais. Conceitua ativo ambiental, passivo
ambiental, gastos ambientais, despesas e custos ambientais bem
como demonstra a estrutura de contas contábeis responsáveis pela
geração de informações acerca das aplicações de recursos em
projetos e ações socioambientais por parte da organização.
Exemplifica cada um dos grupos apresentados.
Apresentação

Olá,
dando continuidade à nossa discussão sobre a Contabilidade Social e
Ambiental vamos apresentar na sequência desta Web Aula
informações importantes em relação aos principais grupos
responsáveis pelo registro e posterior evidenciação das informações
socioambientais.

Estudaremos o conceito e classificação dos principais grupos de
contas envolvidos no registro de operações socioambientais

Unidade 1 . principalmente aquele destinado mais diretamente ao exercício das ações socioambientais. o aumento populacional e consequentemente a geração de bolsões de pobreza tem agravado a situação social e incentivado a busca de soluções sustentáveis por parte da sociedade e das empresas. Na verdade temos dentro da contabilidade tradicional certos grupos de contas que são destacados de acordo com sua finalidade para representar essas ações em projetos de cunho social ou ambiental. como: ativos ambientais. . passivos ambientais.Evidenciação e os Ativos ambientais Como sabemos. o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades e seu objetivo principal é a correta mensuração e evidenciação do mesmo aos usuários da informação contábil. Teremos a oportunidade de ver exemplos de contas que se enquadram em cada um dos grupos que estudaremos. torna-se necessário que as operações sejam devidamente registradas. O meio pelo qual a contabilidade efetua os registros das operações é o lançamento contábil sendo que para uma correta mensuração dos impactos patrimoniais gerados por cada um dos fatos contábeis torna-se necessária a utilização de contas especificamente criadas para representar esses fatos. A empresa que busca operar sob os preceitos sustentáveis é vista atualmente como uma empresa cidadã. Não temos propriamente aqui a necessidade de mantermos duas contabilidades paralelas para que tenhamos as informações socioambientais de que necessitamos para evidenciar adequadamente nosso patrimônio bem como nossas ações socioambientais. De forma mais ampla. Para que a contabilidade socioambiental possa gerar adequadamente as informações acerca do patrimônio da organização. gastos ambientais e despesas e custos ambientais. Temos dentro de cada grupo que compõe o patrimônio da entidade subgrupos destinados a receberem o registro das operações especificamente relacionadas às questões sociais e ambientais recebendo para tanto essa denominação como predicado do nome principal da respectiva conta.praticados pela organização bem como sua aplicação no contexto do levantamento das demonstrações financeiras.

conforme se depreende pela fundamentação conceitual [. proporcionando perfeita harmonia entre as características gerais da empresa e o produto esperado pelos usuários das informações contábeis. p.com. Quadro 1: Exemplo da estrutura patrimonial .1).] (CRCSP. assegurando assim padronização de procedimentos e racionalização na execução dos serviços.br/guia/planodecontas. Vamos ver a seguir uma estrutura básica patrimonial para podermos discorrer sobre as principais contas e grupos envolvidos nas operações com conotação socioambiental nas organizações.. O Plano de Contas é uma matriz operativa em que são fixadas as regras que devem ser cumpridas durante o processo de escrituração contábil.Para você conhecer uma estrutura patrimonial completa contemplando grande parte das contas contábeis utilizadas por uma organização veja: http://www. desde aquelas que envolvem contas patrimoniais até as de resultado.. Na estrutura do plano de contas da organização podemos encontrar lugar para cada tipo de operação a ser lançada. 2013.htm Os grupos de contas relacionados aos projetos ou ações propostos e/ou praticados pela organização podem sempre ser consultados em seu plano de contas como você pode ver no aprofundando o conhecimento anterior.portaldecontabilidade.

.

√ Você já pensou como seria o mercado empresarial contemporâneo se não houvesse a preocupação com a divulgação das informações socioambientais? _______________________________________________________ _____ No mesmo sentido que destacamos até aqui em relação aos bens e direitos.Fonte: do autor Na estrutura patrimonial apresentada no Quadro 1 é possível observarmos os grupos principais que compõem o patrimônio de uma organização. os bens destinados ao uso nas operações empresariais denominados de imobilizado. de um lado (direito do balanço patrimonial) visualizamos o GRUPO DO ATIVO e de outro (esquerdo do balanço patrimonial) visualizamos o GRUPO DO PASSIVO. ou seja. Em termos conceituais dissemos que do lado do ativo registramos os bens e direitos da organização necessários ao seu funcionamento. Por outro lado podemos também visualizar os direitos registrados na conta de duplicatas a receber que representam vendas efetuadas pela empresa que ainda não foram recebidas. exaustores especiais para redução de emissão de . por exemplo. como: filtros especiais para redução de emissão de gases poluentes. os estoques de mercadorias. Podemos visualizar. os bens em moeda corrente registrados na conta caixa ou em bancos. Em termos conceituais ativos ambientais seriam todos os ativos que estejam relacionados com as atividades de preservação do meio ambiente ou que estejam sendo utilizados em projetos com essa finalidade. Podemos exemplificar como ativos ambientais alguns imobilizados utilizados para minimizar danos causados pelo processo produtivo da organização. os ativos ambientais representam os elementos que de alguma forma estejam relacionados às ações empresariais voltadas ao meio ambiente.

Entretanto. dado o fato que não existe um mercado específico para os ativos ambientais. RAMOS.ufsc.1). de resíduos líquidos.br/handle/123456789/84633 _______________________________________________________ _____ A evidenciação das informações ambientais é algo que influencia diretamente o conhecimento sobre as políticas socioambientais das organizações bem como permite ao público externo conhecer o quanto essas políticas estão tornando-se realidade na prática. A mensuração de impactos ambientais decorrentes de atividades produtivas e/ou de consumo é de difícil realização. 1998. A despeito da dificuldade de mensuração o registro dos ativos ambientais é algo necessário e obrigatório para que se atinja os objetivos informacionais da contabilidade. por isso muitas técnicas de avaliação de ativos ambientais vem sendo estudadas. p. deve-se ter uma avaliação monetária desses efeitos. Para você saber um pouco mais sobre o que vem sendo estudado em termos de técnicas de avaliação de ativos ambientais acesse: https://repositorio. ao se pensar na adoção de políticas.gases poluentes. Trata-se de algo muito complexo para ser mensurado de forma objetiva. ou preservação. Uma questão crucial que sempre é levantada ao se discutir a existência de ativos ambientais é sua quantificação e mensuração. canais de captação trituradores de resíduos entre outros. exaustão. a fim de se obter o custo de degradação. (PESSOA. Embora se reconheça a importância do registro e evidenciação das informações socioambientais infelizmente o motivo apontado pela .

Aquela dos ativos ambientais nacionais. No vídeo a seguir você terá a oportunidade de conhecer outra visão sobre ativos ambientais.maioria das pesquisas para o uso da contabilidade ambiental ainda é a exigência legal. Para Bergamini Júnior (2000) a contabilidade tradicional não dá conta de fazer esse papel de forma completa e abrangente necessitando-se de uma contabilidade especificamente elaborada para tratar as informações relacionadas às atividades envolvendo ações ambientais a qual ele denomina de Contabilidade Financeira Ambiental . . Nesse sentido vemos que se torna necessário não apenas estudos relacionados a mecanismos de identificação e mensuração. mas também de formas mais eficazes de registro e evidenciação das informações.CFA. Na próxima unidade estaremos falando sobre as obrigações inerentes à atividade empresarial dando destaque àquelas relacionadas às políticas socioambientais da organização. Acesse o vídeo no link abaixo sobre os ativos ambientais brasileiros. na medida em que constitui um processo complexo tanto para os empresários que apresentam seu relato ambiental quanto para os usuários externos desse tipo de informação (BERGAMINI JÚNIOR. Embora tão importante a evidenciação da informação ambiental ainda carece de metodologia adequada e de um processo de amadurecimento das técnicas utilizadas para os vários casos observados na realidade empresarial. 1). 2000. p. A avaliação e a mensuração do risco ambiental permitem conclusões precárias.

com/watch?v=fEe8yQzmiB0 _______________________________________________________ _____ √ E aí? Gostou do vídeo? Conseguiu observar a grandeza de nosso país e o quanto temos de ativos demonstrando o tamanho da responsabilidade de nossa sociedade e de todas asempresas que nela atuam? A contabilidade pode ser considerada como o principal sistema de informação de uma empresa à medida que gera informações sobre praticamente todos os fatos ocorridos que afetam o patrimônio da entidade. o risco do negócio ou o risco ambiental.youtube. . como por exemplo.PASSIVO E GASTOS AMBIENTAIS Ainda sobre a evidenciação das informações socioambientais torna-se importante destacar que o cumprimento das formalidades legais ou informacionais dos usuários externos ou internos não garante a eficácia contábil em sua plenitude. 2000. Sabemos que a contabilidade visa evidenciar de forma completa e precisa a estrutura patrimonial da organização. [. Unidade 2 .] a simples segregação de contas (custos. p. De forma resumida temos três tipos de contabilidade relacionada às questõessocioambientais: • Contabilidade Financeira Ambiental .. a ausência de foco no risco dificulta ou impede a obtenção de inferências sobre o nível de risco contido nos empreendimentos geridos pela empresa (BERGAMINI JÚNIOR. Contudo. porém não se podem omitir nesse contexto todos os demais elementos que estão envolvidos em sua variação.Link: http://www. ativos e passivos ambientais) pode resultar no fornecimento de informações que atendem formalmente a algumas necessidades dos usuários externos. receitas. 1).CFA..

CN.CGA. Quadro 2 . • Contabilidade Nacional .• Contabilidade Gerencial Ambiental . mas também as contas de resultado com as receitas. Quando falamos de risco envolvido nos projetos empresariais relacionados às ações socioambientais estamos nos referindo a algo que afeta praticamente todas as contas patrimoniais da organização principalmente aquelas representadas no ativo da organização na forma de bens e direitos.Exemplo de contas de resultado . custos e despesas conforme se pode observar no quadro abaixo.

.

Como destacado na citação acima há a necessidade de se evidenciar em separado as contas que se destinem ao registro das informações socioambientais das demais contas utilizadas para o registro das operações tradicionais da organização.Fonte: do autor.pdf _______________________________________________________ _____ . Para você se aprofundar nos conceitos relacionados a gastos ambientais acesse o artigo disponível em: http://www. 2001. custos e despesas. p.2 apud KRAEMER. Os custos e despesas destinados à preservação ambiental ocorrem em conexão com o processo produtivo e/ou em consequência deste. preservação e recuperação do meio ambiente bem como da amortização dos gastos capitalizados além das taxas de preservação ou multas impostas pelas legislações ambientais.br/pdf/rcf/v18n43/a03v1843. √ Você concorda que a empresa pode obter resultados a partir de suas ações socioambientais a partir de soluções criativas? São consideradas contas de resultados ambientais aquelas que estejam relacionadas com ações voltadas ao meio ambiente. p. 80). portanto devem ser destacados em grupo específico da Demonstração do Resultado do Exercício e compor-se de custos de insumos e de mão de obra necessários à proteção. Pela observação do Quadro 2 podemos verificar as principais contas envolvidas na apuração do resultado de uma organização que em termos gerais envolvem receitas. Conforme Martins e De Luca (1994.scielo.

apud Ribeiro e Lisboa. o gasto ambiental surge quando a empresa se compromete. por obrigatoriedade. Existem basicamente três tipos de gastos ambientais: os voluntários que dependem da vontade da organização para ocorrerem. RIBEIRO. preservação ou de recuperação do meio ambiente. por meio de uma obrigação legal. transformar resíduos em novos insumos ou em novos produtos e serviços. contratual. política. 2000).Em termos gerais podemos conceituar os principais elementos que compõem o resultado empresarial envolvidos com as questões socioambientais como sendo: GASTOS AMBIENTAIS: Baseado em relatório da ONU (1997. amortizações entre outros gastos que sejam necessários ao processo de proteção. 2009. voluntária ou estratégica. depreciação. a implementar atividades ecológicas para reduzir o consumo de insumos. CUSTOS E DESPESAS AMBIENTAIS: São considerados custos e despesas ambientais os insumos. para reduzir a emissão desses resíduos e para neutralizar seus efeitos tóxicos (VELLANI. p. Também se incluem nesse grupo serviços contratados de terceiros que tenham essa finalidade bem como gastos efetuados previamente com o objetivo de preparação das instalações ou execução de estudos de viabilidade. mão de obra. ou seja. PASSIVOS AMBIENTAIS: . 195). os involuntários que ocorrem independentemente da vontade da organização e os compulsórios que ocorrem devido à força de Lei.

Acesse o vídeo abaixo e veja mais informações interessantes sobre passivos ambientais. No vídeo a seguir você terá a oportunidade de conhecer alguns exemplos de passivos ambientais. .Os passivos ambientais se referem a obrigações contraídas pela organização na obtenção de bens ou insumos que serão aplicados nos processos de proteção. preservação ou de recuperação do meio ambiente.

75 apud KRAEMER. Infelizmente no Brasil não temos ainda um mapeamento completo de todas as atividades que comprometem ou que representem riscos ao meio ambiente e dessa forma muitos passivos acabam não sendo identificados ou evidenciados nos demonstrativos das organizações empresariais. 88). .com/watch?v=YGV-bu3l4XY √ Percebeu o quanto um passivo ambiental está presente na realidade de alguns ramos empresariais atualmente? Como se pode perceber no vídeo a legislação é o principal fator determinante da criação de um passivo ambiental uma vez que geralmente é por força de lei que as empresas se obrigam a reparar ou a evitar determinados danos causados por sua atividade econômica. Os investimentos realizados em tecnologias (máquinas. instalações. b. p. podemos sintetizar as principais informações a serem evidenciadas pela contabilidade ambiental como sendo: a. d. No sentido do que vimos até aqui. antipoluentes c. LISBOA. p. etc. 2001. equipamentos. 1999. O montante de custos e despesas incorridos com vistas à contenção dos níveis de poluição e/ou penalidades recebidas por procedimentos inadequados. As reservas para contingências constituídas com base na forte probabilidade de ocorrência de perdas patrimoniais provocados por eventos de natureza ambiental. O montante de obrigações assumidas pela empresa para recuperação de áreas degradadas ou águas contaminadas e para pagamento de penalidades ou multas decorrentes de infrações à legislação ambiental.youtube.). e. Os estoques de insumos antipoluentes para inserção no processo operacional.Disponível em: http://www. (RIBEIRO.

No caso de gastos destinados a investimentos em equipamentos ou outras imobilizações necessárias ao processo de proteção. caso contrário poderá ser lançado como uma despesa ambiental. mas que também se apresenta sobre os passivos ambientais é o processo de identificação e avaliação desses elementos. _______________________________________________________ _____ A separação entre custos e despesas ambientais evidenciadas nas demonstrações financeiras seguem as mesas regras utilizadas na contabilidade tradicional. . tem como fator de segregação o relacionamento com o processo de produção.br/face/revista/index.face.As dificuldades de aplicação da contabilidade ambiental residem geralmente no fato de não haver um histórico ou uma base de informações relacionadas aos passivos ambientais existentes ou eminentes em cada tipo de operação empresarial. preservação ou recuperação do meio ambiente.ufmg. ou seja.php/contabilidadevistaere vista/article/view/299/ Um dos maiores problemas já comentados quando discutimos os ativos ambientais. Para conhecer um estudo sobre gastos ambientais em empresas químicas brasileirasacesse: http://web. esses serão considerados como ativos ambientais conforme vimos na primeira unidade desta Web Aula. Se um gasto está relacionado com o processo produtivo ele será registrado como um custo ambiental.

] principalmente as que relatam aspectos sobre a incerteza do valor total ou do período de competência de passivos ambientais e a extensão dos resultados possíveis" (BERGAMINI JÚNIOR. 302). principalmente de grande porte. p.. que tal ir ao fórum e comentar sobre: . e qualificar sua capacitação efetiva em administrar esses custos e passivos.]" (BERGAMINI JÚNIOR. 2000. p. 2000.A comunidade de negócios vem desenvolvendo sistemas de avaliação de risco ambiental ao estilo de classificação de risco de crédito (rating). A falta de metodologias consolidadas para avaliação de passivos ambientais tem sido um problema a ser enfrentado pela contabilidade para a determinação do real valor desses elementos o que se mostra como um fator complicador para a implementação da própria contabilidade. 304). Com a instituição da maior abrangência das notas explicativas os problemas relacionados às incertezas quanto ao valor dos passivos ambientais foram de certa forma minimizados uma vez que podem ser abordados ali.. "É importante ressaltar que uma obrigação não tem de ser legalmente exigível para que um passivo ambiental possa ser reconhecido [. As notas explicativas abrangentes contemplam uma ampla gama de informações relevantes "[. Apesar disso existem técnicas que vem sendo utilizadas sempre que se torne necessária uma avaliação. e sua utilização no ambiente nacional provavelmente se dará no longo prazo. Tais sistemas estão em fase embrionária. Um exemplo é o resultado que seria obtido pela diferença do tipo: custo sem gestão ambiental . os quais têm o objetivo de avaliar duas questões-chave da empresa: mensurar o montante de seus custos e passivos ambientais. (BERGAMINI JUNIOR. no entanto. O reconhecimento. 2000.. considerando situações em diversos níveis de complexidade.custo com gestão ambiental que é denominado de preço de transferência. Agora que você concluiu o estudo dessa Unidade. de um passivo ambiental deve ser feito mesmo quando haja razoável certeza de sua ocorrência como determina a norma contábil. 312). p..

√ A evidenciação da informação socioambiental no Brasil. Como estamos evoluindo e quais os mecanismos mais utilizados pelas empresas? .