You are on page 1of 12

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA

DE PRODUTO QUIMICO

TOLUENO
01 – IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome:

TOLUENO

Empresa:

CARBONO QUÍMICA LTDA

Endereço:

Estrada Eiji Kikuti, 391 – Bairro Cooperativa.
São Bernardo do Campo – SP – 09852-040

Telefone:

(11) 4393-4600

Fax:

(11) 4393-4607

Email:

carbono@carbono.com.br

Web site:

www.carbono.com.br

Tel. Emergência:

0800 – 0148110 CEATOX (Centro de Toxicologia)
0800 - 111 767 SOS COTEC (Atendimento Emergencial)
0800 - 70 71 767 SOS COTEC (Atendimento Emergencial)

02 - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Perigos mais importantes

Líquido inflamável
Produto Inflamável e nocivo.

Efeitos do Produto:
Efeitos adversos à saúde humana:
Pode produzir irritação na boca e garganta. Ingestão de

Ingestão:

pequenas quantidades podem produzir distúrbios no aparelho
digestivo central como dores de cabeça, fraqueza, desmaios e
náuseas. Grandes quantidades ingeridas podem levar a perda da
consciência.
Olhos:

Vapores e o contato do produto com os olhos causam irritação e
podem causar conjuntivite química.

Pele:

Pode causar ressecamento, fissuras, irritações e dermatite de
contato.
Pode causar irritação das vias respiratórias, além de dores de

Inalação:

cabeça, desmaios e náuseas. Inalações de altas concentrações
podem levar a perda de coordenação, enfraquecimento e perda
da consciência.
Efeitos ambientais:

Por ser insolúvel, o produto permanece nas águas afetando o
ecossistema.

Revisão
10

Revisado por:
LCQ

Aprovado por :
Enrique Ildefonso Valeolivas
Gomez Químico Responsável
CRQ – Nº04305935

Data
06/07/2012

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO Perigos físicos/químicos: Inflamabilidade Principais sintomas: Náuseas.2 Toxicidade aguda – Oral – Categoria 4 Toxicidade aguda – Inalação – Categoria 4 Corrosivo/irritante á pele – Categoria 2 Prejuízo sério aos olhos/irritação aos olhos – Categoria 2 B Tóxico á reprodução – categoria 1ª Toxicidade sistêmica ao órgão-alvo após única exposição – Categoria 1 e 3 Toxicidade sistêmica em órgão alvo após exposição repetida – categoria 1 Perigo por aspiração – categoria 1 Perigo ao ambiente aquático – categoria 2 Sistema de classificação adotado Norma ABNT-NBR 14725 Parte 2:2009. Incoordenação motora. Visão geral das emergências: LÍQUIDO ALTAMENTE INFLAMÁVEL. respiratória. perda de habilidade de concentração. Nocivo se inalado. Nocivo se ingerido. Adoção do Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos. perda de memória. ONU. vermelhidão e rachadura da pele. distúrbios visuais. distúrbios no sono. Dor abdominal. tosse dor de garganta e falência. Ressecamento. PERIGOSO PARA A SAÚDE HUMANA E PARA A VIDA AQUÁTICA. . Lacrimejamento e vermelhidão nos olhos. Classificação de perigo do produto: Líquido inflamável – Ctegoria. ELEMENTOS APROPRIADOS DA ROTULAGEM Pictogramas Palavra de advertência Frase de advertência Perigo Líquidos e vapores altamente inflamáveis. tonturas. choque ou colapso. náusea e vômito. sonolência e inconsciência. Causa irritação á pele.

metilbenzeno. Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Nunca aspire (poeira. (Equipamento de proteção respiratória com filtro contra vapores/névoas. borracha nitrílica ou Natural e óculos de proteção contra respingos). em local bem Ventilado (seco) (afastado de fontes de calor e de ignição). 04 – MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS : . vapor ou névoa). Causa dano ao sistema nervoso central. lave a boca com água (somente se a vítima estiver consciente). luvas de proteção de PVC. Frase de precaução Armazene em local fresco/ baixa temperatura. consulte um médico. Pode ser mortal em caso de ingestão e por penetração nas vias respiratórias. Em caso de indisposição.COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES Preparado Natureza Química: Tolueno Sinônimos: Fenilmetano. Não use em local sem ventilação adequada.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO Causa irritação ocular. Não permite o contato do produto com corpos d´´agua 03 .metilbenzol.toluol Registro CAS: Tolueno 108-88-3 min. Tóxico para a vida aquática. rins e fígado através da exposição repetida ou prolongada.5% (v/v). Use equipamento de proteção individual apropriado.Quando em uso não (fume) (coma)(ou beba).98. Ingredientes ou impurezas contribuam para o perigo: que Este produto não contém impurezas que contribuam para o perigo. Evite contato com olhos e pele. Se ingerido. Causa dano ao sistema nervoso central. Use meios de contenção para evitar contaminação ambiental. Pode prejudicar a fertilidade ou o feto. Mantenha afastada de calor (faíscas) (e chama) (não Fume).

Proteção do prestador de primeiros Em todos os casos procurar atendimento médico. Se a vítima estiver consciente. Ingestão: Não provocar vômitos. Se a vítima estiver respirando. Procurar assistência médica imediatamente. levando o rótulo do produto. Notas para o médico: Depressor do sistema Nervoso Central (SNC). lavar sua boca com água limpa e fazê-la ingerir água.socorros: acidente de grandes proporções o prestador de socorro deverá estar com todo o EPI necessário. mantendo as pálpebras separadas. No caso de um . Retirar roupas contaminadas. Encaminhar a um médico imediatamente. Descrição dos principais sintomas e Náuseas tonturas e dores de cabeça nos casos de inalação de efeitos: vapores. levando o rótulo do produto. por pelo menos 20 minutos. Obtenha socorros médicos imediato. Lavar a pele com água em abundância. sempre que possível. Quais ações devem ser evitadas: Manter contato direto com o produto sobre a pele. levando o rótulo do produto sempre que possível. pó químico e dióxido de carbono (CO2). Remover os recipientes da área do fogo. Metodos especiais: Resfriar com neblina d´agua todos os recipientes que estiverem expostos. 05 – MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO: Meios de extinção apropriados: Neblina d´água. administrar oxigênio a uma vazão de 10 a 15 litros/minuto. apropriados: Perigos específicos: Vapores podem deslocar-se até uma fonte de ignição e provocar retrocesso de chamas. espuma para hidrocarboneto. Usar de preferência um lavador de olhos.Em caso de contato com a pele e/ou com os olhos não friccione as partes atingidas. Métodos de extinção não Jato d’água de alta pressão. se necessário inicie a respiração artificial. mas com dificuldade. se isso puder . Procurar assistência médica imediatamente. por pelo menos 20 minutos. preferencialmente sob chuveiro de emergência. Contato com a Pele: Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. sempre que possível Contato com os Olhos: Lavar os olhos com água em abundância.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO Inalação: Remova a vítima da área contaminada. levando o rótulo do produto sempre que possível.

óculos de segurança herméticos. Cobrir o produto não recuperado com terra. 06 – MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO: Precauções pessoais: Precauções mínimas Isolar a área.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO ser feito sem risco. Não utilizar motores comuns ou à explosão na transferência de produto derramado. Pequenos vazamentos . Evite que o produto entre em contato com solo. Proteção dos Bombeiros: Usar equipamento autônomo para penetrar em ambiente fechado. providenciando aterramento adequado de todos os equipamentos utilizados. Medidas de emergência: Circundar as poças com diques de terra. No caso de transferência do produto para recipientes de emergência usar somente bombas à prova de explosão e aterrar eletricamente todos os elementos do sistema em contato com o produto. Eliminar toda fonte de fogo. rios e lagos. Remover todos os materiais incompatíveis. Neutralização: Não jogar água. Expostos ao calor. e avisar ou mandar avisar as autoridades locais competentes. devidamente etiquetado e bem fechado. Conservar o produto em um recipiente de emergência. Sinalizar o perigo para o transito. para posterior reciclagem ou eliminação. Sistemas de alarme: Ocorrendo a poluição de águas. botas. Recuperação: Remover o produto derramado para outro recipiente independente. Precauções ao meio ambiente: Para conter vazamentos utilize materiais absorventes não inflamáveis. Evitar o contato com a pele e os olhos. Meios de proteção: Equipamento de proteção individual para pequenas exposições: luvas e avental impermeáveis e resistentes a solventes.vermiculita ou outro material inerte. areia. vermiculita ou outros materiais inertes. notificar as autoridades competentes. Método para limpeza: Interdição Não utilizar água sem orientação específica. calor ou faísca e desligar os circuitos elétricos do veículo. Não efetuar transferência sob pressão de ar ou de oxigênio. Manter afastadas pessoas sem função no atendimento da emergência. máscara semifacial com filtro para vapor orgânico.

Tanques de estocagem devem ser circundados por diques de contenção e ter drenos para o caso de vazamento. ARMAZENAMENTO: Medidas técnicas apropriadas: O piso de local de depósito deve ser impermeável. Utilizar ferramentas antifaiscantes. Conselho de utilização: Manipular respeitando as regras gerais de segurança e higiene industrial. Não transfira o produto sob pressão de ar ou oxigênio. até que sejam lavadas ou descartadas.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO devem ser absorvidos em papel toalha e queimados em capela. Os recipientes . o solo e material contaminado para outro recipiente independente. nãocombustível e possuir valas que permitam o escoamento para reservatório de contenção. Eliminação: A disposição final desse material contaminado deverá ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislação local vigente. Todos os elementos condutores do sistema em contato como produto devem ser aterrados eletricamente. eletricidades estática. vermiculita ou similar. Este material é considerado um resíduo perigoso por ser reativo. Cobrir o local com terra. Evitar faíscas de origem elétrica. 07 – MANUSEIO E ARMAZENAMENTO: MANUSEIO Medidas Técnicas: Ventilação local exaustora onde os processos assim o exigirem. etc. Limpeza/descontaminação: Recolher o produto empoçado através de caminhão vácuo-truck (limpa fossa) em recipiente independente. Recomenda-se a incineração em instalação autorizada. Precauções para manuseio seguro: Devem ser utilizados equipamentos de proteção individuais (EPI) para evitar o contato com a pele e mucosas. não fumar. areia. Chuveiros de emergência e lavador de olhos devem ser instalados nos locais de uso e estocagem. Instalar uma cuba de retenção usar ferramentas antifaiscantes. Recolher as águas de atendimento às emergências. Condições de armazenamento: Adequadas Deve ser efetuada em locais bem ventilados. Medidas de higiene: Manter as roupas contaminadas em ambiente ventilado e longo de fontes de ignição.

de peça facial inteira. Nos casos em que a exposição exceda 3 vezes o valor TLV-TWA. É recomendado tornar disponíveis chuveiros de emergência e lava olhos na área de trabalho. Recomendadas: Tambores metálicos. Proteção dos olhos: Óculos de segurança herméticos para produtos químicos. São Paulo: Fundacentro. Limites de exposição ocupacional: Ingrediente: Tolueno TLV/TWA (ACGIH): 20 ppm. Siga orientação do Programa de Prevenção Respiratória (PPR). Precauções especiais: Evite usar lentes de contato enquanto manuseia este produto. especialmente quando ocorrer formação de vapores/névoas do produto. operado em modo de pressão positiva. chuva e temperaturas elevadas. Materiais seguros para embalagens: Conservar o produto somente na embalagem original.Lavar as mãos antes das refeições e ao final da jornada de trabalho. 3ª ed. 2002. REL-STEL (NIOSH):150 ppm IDLH (NIOSH):500 ppm PEL. Medidas de Higiene: Tirar imediatamente roupas contaminadas ou saturadas. utilize respirador do tipo autônomo (SCBA) com suprimento de ar. oxigênio concentrado). Utilizar ventilação/exaustão nos locais de trabalho.Nunca sifonar o . Materiais incompatíveis: Oxidantes fortes (como cloro líquido. Proteção para as mãos: Luvas de proteção de PVC.Ceilin g (OSHA):300 ppm PEL – TWA (OSHA): 200 ppm LT (NR-15): 200 ppm Medida de controle de engenharia: Promova ventilação combinada com exaustão local. Inadequadas: Tambores plásticos.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO devem ser hermeticamente fechados. A evitar Exposição do produto à luz do sol. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL APROPRIADO Proteção Respiratória: Recomenda-se a utilização de respirador com filtro para vapores orgânicos para exposições médias acima da metade do TLV-TWA.Tomar ducha ou banho após a jornada de trabalho. 08 – CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL: MEDIDAS DE CONTROLE DE ENGENHARIA: Parâmetros de controle específicos: Monitoramento periódico da concentração dos vapores nas áreas de utilização. TLV/STEL (ACGIH):100 ppm. Proteção pele e corpo: Vestimenta impermeável.

Em caso de emergência utilizar ducha e lavaolhos. Solubilidade: Solúvel em solvente orgânicos Coeficiente de partição –noctanol/água: Log kow: 2.870 Densidade de vapor : 4. quando o produto é armazenado. cloro líquido e oxigênio concentrado. tetranitrometano.325 kPa (mmHg) Limite de explosividade Superior 7.55 cSt@20ºC Taxa de evaporação: 2(Acetato de etila=1) Inflamabilidade: Produto altamente inflamável. Contatos com agentes oxidantes.5 Pressão de Vapor 38mm Hg@20ºC Viscosidade: 0. 09 – PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: Estado Físico: Líquido límpido (isento de material em suspensão).4 º C (vaso fechado) Temperatura de ignição: 536ºC Densidade Relativa. Materiais/substância incompatíveis: Reage violentamente com vários oxidantes.0 % Inferior 1.11 – 2. Reações perigosas: Nenhuma. Fontes de calor e ignição. tetracloreto de prata. ácido nítrico.2 % Ponto de Fulgor : 4. 11 – INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS : .8 10 – ESTABILIDADE E REATIVIDADE: Condição Especifica: Instabilidade: Estável sob condições normais de uso. (20/4ºC): 0.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO produto pela boca. como triflureto de bromo.865 a 0. Cor: Incolor Odor: Semelhante ao benzeno Ponto de fusão/ponto de Congelamento: -95ºC Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanças de estado físico: Ponto de Ebulição: 114ºC@101. tetracloreto de dinitrogênio. aplicado e Condições a evitar: Temperaturas elevadas.

podendo evoluir até a morte. Contato com os olhos: Pode causar irritação a queimadura com eventual lesão da córnea. comportamentos e impactos do produto: Ecotoxidade: Tóxico para a vida aquática. CL50 (Daphnia magna.Contato com a pele: DL50 (coelho) = 14g/Kg. náuseas.320 ppm . pode provocar pneumonia química. perda de Consciência. 48h): 6 mg/L Persistência e degradabilidade É esperada rápida degradação e baixa persistência Potencial bioacumulativo Apresenta baixo potencial de bioacumulativo em organismos Aquáticos. Sintomas: Por inalação prolongada pode provocar dor de cabeça. Contato com a pele: Da irritação queimadura local. Se aspirado.000 mg/kg Causa fadiga. 13 – CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO : Métodos de tratamento e disposição aplicados ao Produto: Evite a exposição ocupacional ou a contaminação ambiental.Inalação: CL50 (camundongo-8hs) = 5. perda do apetite. Pode ocorrer grave lesão pulmonar. 12 – INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS : Efeitos Ambientais.8 Mobilidade no solo: É esperada de moderada a elevada mobilidade no solo. se inalado em altas concentrações e se aspirado pelos pulmões pode causar pneumonia química. . Contato com a pele: Da Irritante á queimadura local. insônia e emagrecimento como efeitos crônicos. BCF:90 Log Kow:2. insônia e emagrecimento.11 – 2. Informações Adicionais: Causa fadiga fácil. Toxicidade crônica: Inalação: Podem ocorrer graves lesões pulmonares. se inalado em altas concentrações. Efeitos locais: Inalação: Pode provocar irritação das vias aéreas superiores.Ingestão: CL50(rato)= 5. Dermatite por ressecamento. perda do apetite.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO Toxicidade Aguda: . Tonteiras e sonolência. Em altas concentrações. Recicle qualquer parcela não utilizada do material para seu uso .

Número ONU 1294 Classe de Risco: 3 Número de Risco: 33 Grupo de Embalagem: II Nome apropriado para embarque: TOLUENO Quantidade isenta: 333 kg . Outros métodos consultar legislação federal e estadual: Resolução CONAMA 005/1993. de 18 de maio de 1988: Aprova o Regulamento para o transporte Rodoviário de produtos perigosos e dá outras providências. IATA – “International Air Transport Association” (Associação Nacional de transporte Aéreo) Dangerous Goods Regulation (DGR) – 51 st Edition.044. 1644/06. 2657/08 2975/08 e 3383/10.2008 Edition.004/2004.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO aprovado ou retorná-lo ao fabricante ou ao fornecedor.701/04. Hidroviário DPC – Diretoria de Portos e costas (transporte em águas Brasileiras) Normas de Autoridade Marítima (NORMAM) NORMAM01/DPC: Embarcações Empregadas na Navegação Em Mar Aberto NORMAM 02/DPC: Embarcações Empregadas na Navegação Interior IMO – “International Maritime Organization” ( Organização marítima Internacional) . 2010. 96. Aéreo DAC – Departamento de Aviação Civil: IAC 153-1001. Restos de produtos: Descartados em instalação autorizada. Agência Nacional de transportes terrestres (ANTT): Resoluções Nº. Embalagem usada: Descartar em instalação autorizada. Instrução de Aviação Civil – Normas para o transporte de Artigos perigosos em aeronaves civis.420/04. 14 – INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE : Regulamentações Nacionais e Internacionais: Terrestre Decreto nº. NBR 10. International Maritime Dangerous Goods Code (IMDG Code) – Incorporating Amendment 34-08.

16 – OUTRAS INFORMAÇÕES: Referências bibliográficas: Seção 14: Regulamento do transporte terrestre de produtos Perigosos do Ministério de transporte(Resolução 420 de 12 de fevereiro de 2004). de 02 de agosto de 2010 ( Política Nacional de Resíduos Sólidos).MJ/DPF. Produto sujeito a controle e fiscalização do Ministério da Justiça –Departamento de Politica Federal . Quando se tratar de importação. Decreto nº7.305.214 de 08/06/1978 Resolução n° 420 de 12/02/2004 Resolução n° 701 de 25/08/2004 Resolução n° 1644 de 26/09/2006 .657.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO 15 – REGULAMENTAÇÕES: Informações sobre riscos e segurança conforme escritas no rótulo: 4 2 INFLAMABILIDADE EXPLOSIVIDADE 4-Inflamável 0-Estável (Não Reage) PERIGO À SAÚDE RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS 0 2-Perigoso Etiquetagem Classificação conforme NFPA: Incêndio: 4 Saúde: 2 Reatividade: 0 Outros: Nada consta. Decreto federal nº2.404. Diretiva 67/548/EEC Portaria número 3. sendo indispensável Autorização Prévia de DPF para realização destas operações. expostação e reexportação. de 23 de dezembro de 2010. de 3 de julho de 1998 Norma ABNT-NBR 14725-4:2009 Lei nº12.

Não fumar.A CARBONO QUÍMICA esclarece que os dados por ela coletados são transferidos sem alterar seu conteúdo ou significado.FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO TOLUENO Legenda: R10 – Inflamável S2: Manter fora do alcance das crianças.Dose Letal 50% IDLH – Immediately Dangerous to Life or Health LEI – Limite de explosividade inferior LES – Limite de explosividade superior LT – Limite de tolerância. A CARBONO QUÍMICA mantém um Departamento Técnico. destinado a orientar os usuários. sendo os limites de sua aplicação os mesmos das respectivas fontes. S15/16: Manter afastado do calor e de qualquer chama ou fonte de faísca. As informações e/ou orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800 19 33 27 (chamadas em todo o território nacional). . Os dados dessa ficha de informações referem-se a um produto específico e podem não ser válidos onde este produto estiver sendo usado em combinação com outros. NIOSH – National Institute for Occupational Safety and Health NR – Norma Regulamentadora OSHA – Occupational Safety & Health Administration PEL – Permissible Exposure Limit REL – Recommended Exposure Limit TLV – Threshold Limit Value TWA – Time Weighted Average As informações e recomendações constantes desta publicação foram pesquisadas e compiladas de fontes idôneas e capacitadas para emiti-las. na correta aplicação dos seus produtos de linha. ACGIH – American Conference of Governmental Industrial Hygienists BCF – Bioconcentration Factor Cas – Chemical Abstracts Service Ceiling – Ceiling Value CL50 – Concentração Letal 50% DL50.