You are on page 1of 6

FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de

Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725
Data da revisão: 14/01/08
Data da impressão: 6/2/2015

Produto: TILT
Design Code: A6097Z

Página 1

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do produto:
Empresa:

Telefone para emergência:

TILT
SYNGENTA Proteção de Cultivos Ltda
Rodovia SP 332, km 130.
13140-000 - Paulínia – São Paulo
(19) 3874.5800
0800 704 4304

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES
Substância:
Nome químico:
Sinônimo:
nº CAS:
Classe:
Grupo químico:
Ingredientes ou impurezas que
contribuem para o perigo:

Propiconazol (Propiconazole)
(RS)-1-[2-(2,4-dichlorophenyl)-4-propyl-1,3-dioxolan-2-ylmethyl]-1H1,2,4-triazole
CGA 64250
60207-90-1
Fungicida sistêmico.
ímico:
triazol
Propiconazol 250 g/l

3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Perigos mais importantes:
Efeitos do produto
Efeitos adversos à saúde
humana:
Efeitos ambientais:

4.

Risco a saúde e ao ambiente.
Produto moderadamente irritante para os olhos.
Classificação Toxicológica III– Medianamente tóxico.
Este produto é ALTAMENTE PERSISTENTE no meio ambiente.
Este produto é ALTAMENTE TÓXICO para microcrustáceos.
Classificação do Potencial de Periculosidade II – Muito Perigoso ao
Meio Ambiente.

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Medidas de primeiros socorros:
Inalação:
Contato com a pele:

Procure local arejado e recorra a assistência médica de emergência,
levando a embalagem, rótulo, bula ou receituário agronômico do
produto.
Lave as partes atingidas com água corrente e sabão em abundância
e procure assistência médica de emergência, levando a embalagem,
rótulo, bula ou receituário agronômico do produto.
TILT
PÁGINA 1 de 6

Administrar carvão ativado na proporção de 50-100 g em adultos e 25-50 g em crianças de 1-12 anos. neutralizar a ação do produto e intensificar sua eliminação. rótulo. O produto derramado não deverá ser mais utilizado. na proporção de 30 g de carvão ativado para 240 ml de água. das características do recurso hídrico em questão e da quantidade do produto envolvido. Piso pavimentado: Absorva o produto com serragem. botas e macacão. bula ou receituário agronômico do produto. CO 2. diluídos em água. 5.FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Data da revisão: 14/01/08 Data da impressão: 6/2/2015 Produto: TILT Design Code: A6097Z Página 2 Contato com os olhos: Ingestão: Notas para o médico: Lave com água corrente em abundância e procure assistência médica de emergência. proceder à lavagem gástrica. Administre carvão ativado com bastante água. levando a embalagem. NÃO PROVOQUE VÔMITO. produto líquido. A combustão ou decomposição térmica pode gerar vapores tóxicos e irritantes. rótulo. levando a embalagem. Utilizar equipamentos de respiração autônoma com pressão positiva. areia. Tratamento sintomático em função do quadro clínico. Em caso de derrame. Utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI): Máscara facial. Não há antídoto específico. óculos protetores. siga as instruções: Corpos d’ água: Interrompa imediatamente a captação para o consumo humano e animal e contate o órgão ambiental mais próximo e o centro de emergência da empresa. Recolha o material com auxílio de uma pá e coloque em recipiente lacrado e identificado devidamente. TILT PÁGINA 2 de 6 . Beba água e procure assistência médica de emergência. terra ou outro material absorvente adequado. luvas resistentes a produtos químicos. e 1 g/kg em menores de 1 ano. visto que as medidas a serem adotadas dependem da proporção do acidente. Medidas terapêuticas imediatas para reduzir ou impedir a absorção. 6. bula ou receituário agronômico do produto. ficando a favor do vento para evitar intoxicação. Produto Inflamável. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precauções pessoais Remoção de fonte de ignição: Controle de poeira: Prevenção da inalação e do contato com a pele. Em caso de ingestão recente. mucosas e olhos: Precauções ao meio ambiente: Métodos para limpeza: Eliminar qualquer fonte de ignição ou calor. pó químico. espuma. Não se aplica. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO Meios de extinção apropriados: Perigos específicos: Proteção dos bombeiros: Água em forma de neblina.

7. ao lavar as roupas de proteção utilizar avental e luvas impermeáveis. medicamentos. devendo ser isolado de alimentos. rações ou outros materiais. use máscara cobrindo o nariz e a boca. o contato com a área de aplicação. para que seja feito o recolhimento pela mesma. Armazenamento Medidas técnicas apropriadas: Condições de armazenamento adequadas: Produtos e materiais incompatíveis: Materiais seguros para embalagens Recomendadas: Em caso de armazéns. O local deve ser ventilado. luvas e botas de borracha. troque e lave as roupas de proteção separado das roupas normais. óculos. coberto e ter piso impermeável. DURANTE A APLICAÇÃO: Use equipamento de proteção individual. recolha esse material e coloque em um recipiente lacrado e devidamente identificado. Utilize equipamento de proteção individual – EPI: macacão de mangas compridas de algodão hidro-repelente (com mangas compridas passando por cima do punho das luvas e as calças passando por cima das botas). Contate a SYNGENTA. APÓS A APLICAÇÃO: Não reutilize a embalagem vazia. sempre fechada. O produto produz neblina. em local trancado. Evite o máximo possível. longe do alcance de crianças e animais. deverão ser seguidas as instruções constantes na NBR 9843 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A construção deve ser de alvenaria ou de material não combustível. Mantenha o restante do produto adequadamente fechado. Embalagens plásticas. TILT PÁGINA 3 de 6 .FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Data da revisão: 14/01/08 Data da impressão: 6/2/2015 Produto: TILT Design Code: A6097Z Página 3 Contate SYNGENTA. Mantenha o produto em sua embalagem original. O local deve ser exclusivo para produtos tóxicos. Solo: Retire as camadas de terra contaminada até atingir o solo não contaminado. Não aplique o produto contra o vento e nas horas mais quentes do dia. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio Medidas técnicas: Precauções para manuseio seguro: Orientações para manuseio seguro: Produto para uso exclusivamente agrícola. Tome banho. animais e pessoas. bebidas. rações. máscara com filtro de carvão ativado cobrindo nariz e boca. Não transporte o produto com alimentos.

A combustão ou decomposição térmica pode gerar vapores tóxicos e irritantes. Característico. Óculos de segurança ampla visão. 6. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Condições específicas Instabilidade: Reações perigosas: Produtos perigosos da decomposição: Estável nas condições normais de armazenamento.c. Amarelo a marrom. Emulsionável com água. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL Medidas de controle de engenharia: Equipamentos de proteção individual apropriado Proteção respiratória: Proteção das mãos: Proteção dos olhos: Proteção da pele e do corpo: Medidas de higiene: Trabalhar em local com ventilação e exaustão adequadas. TILT PÁGINA 4 de 6 .99 g/ml. borracha natural ou material equivalente. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Estado físico: Cor: Odor: pH: Ponto de ebulição: Ponto de fulgor: Temperatura de auto-ignição: Limites de explosividade Superior/inferior: Densidade: Solubilidade: Liquido. 11. 9.) ND ND 0. com mangas compridas e botas. Luvas de PVC. propiconazole 10 mg/m3 8 h TWA SYNGENTA Máscara com filtro para vapores orgânicos.0 ( solução 1% em água deionizada). Não ocorre polimerização. Remover a roupa contaminada que deve ser lavada antes da reutilização.97– 0. 10. ND 60ºC (Pensky-Martens c.0 -8. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS Informações de acordo com as diferentes vias de exposição Toxicidade aguda: DL50 oral (ratos) = 2750 mg/kg. Roupas de proteção para todo o corpo.FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Data da revisão: 14/01/08 Data da impressão: 6/2/2015 Produto: TILT Design Code: A6097Z Página 4 8.

consulte a SYNGENTA para a devolução e destinação final.FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Data da revisão: 14/01/08 Data da impressão: 6/2/2015 Produto: TILT Design Code: A6097Z Página 5 Efeitos locais: DL50 dérmica (ratos) > 12000 mg/kg. 14. ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal. 13. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE Regulamentações nacionais e internacionais Terrestre Número ONU: UN 1993 TILT PÁGINA 5 de 6 . Irritação para os olhos (coelhos): Moderadamente irritante. 12. pelo prazo mínimo de um ano após a devolução da embalagem vazia. emitida no ato da compra. e ainda esteja dentro de seu prazo de validade. A destinação final das embalagens vazias. O usuário deve guardar o comprovante de devolução para efeito de fiscalização. No prazo de até um ano da data da compra é obrigatória à devolução da embalagem vazia. CONTROLE SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO Métodos de tratamento e disposição Produto: Restos de produtos: Embalagem usada: Caso este produto venha a se tornar impróprio para utilização ou em desuso.. a flora e a saúde das pessoas. Caso o produto não tenha sido utilizado nesse prazo. ou por empresas legalmente autorizadas pelos órgãos competentes. com tampa. da água e do ar. prejudicando a fauna. pelo usuário. Irritação para a pele (coelhos): Não irritante. A destinação inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causa contaminação do solo. Fica proibido o enterro das embalagens. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Efeitos ambientais comportamentos e impactos do produto Persistência/degrabilidade: Ecotoxicidade: Este produto é ALTAMENTE PERSISTENTE no meio ambiente. após a devolução pelos usuários somente poderá ser realizada pela SYNGENTA Proteção de Cultivos Ltda. Este produto é ALTAMENTE TÓXICO para microcrustáceos. será facultada a devolução da embalagem em até 06 meses após o término do prazo de validade. É proibida ao usuário a reutilização e a reciclagem desta embalagem vazia ou o fracionamento e reembalagem deste produto.

NE (Hidrocarboneto aromático e Propiconazol) III Sim Aéreo Número ONU: Numero de risco: Classe de risco: Nome apropriado para embarque: Grupo de embalagem: UN 1993 30 3 Líquido Inflamável. NE (Hidrocarboneto aromático e Propiconazol) III 15. transporte e descarte. como garantia de propriedades específicas. Utilizar todas as instruções disponíveis no rótulo e bula. REGULAMENTAÇÕES Regulamentos nacionais: Produto registrado no Ministério da Agricultura conforme a Lei 7802 de 11/06/1989 e Decreto lei 98. bem como todas as recomendações para armazenamento. 16. Nota: A informação contida neste documento está baseada em nosso conhecimento de como é pretendido que se descrevam nossos produtos do ponto de vista das exigências de segurança. OUTRAS INFORMAÇÕES Referencias Bibliográficas: Outras informações: MSDS – Syngenta Proteção de Cultivos Ltda e rótulo/bula. Não deve ser interpretada então. NE (Hidrocarboneto aromático e Propiconazol) III Marítimo Número ONU: Numero de risco: Classe de risco: Nome apropriado para embarque: Grupo de embalagem: Poluente Marinho: UN 1993 30 3 Líquido Inflamável.816 de 11/01/1990. Este produto é destinado para aplicação agrícola. TILT PÁGINA 6 de 6 .FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Produto: TILT Design Code: A6097Z Data da revisão: 14/01/08 Data da impressão: 6/2/2015 Página 6 Numero de risco: Classe de risco: Nome apropriado para embarque: Grupo de embalagem: 30 3 Líquido Inflamável. Para maiores esclarecimentos ou informações adicionais sobre o uso deste produto consulte a Syngenta Proteção de Cultivos Ltda.