You are on page 1of 6

A Arquitetura Romana

A arquitetura da Roma Antiga é um importante legado da
civilização romana para o mundo ocidental . Embora às vezs
considerada como derivada da arquitetura antiga, diferenciou-se por
características próprias. Alguns autores agrupam ambos estilos
designando-os por arquitetura classica.

6.4 Para divertimentos 2.c.6 As Moradias 2.1 Para a religião 2.Trabalho elaborado por: Francisco Tomás de Canha Gonçalves Índice 1.2 Para o comércio e civismo 2. As construções eram de extrema grandeza material e realismo. ao século IV d. A arte romana se destacou no período do século VIII a. Introdução Roma chegou a governar o mundo.1 Domus 2. A arquitetura romana traduz diversas características marcantes. assim foi principalmente influenciada pelos etruscos e pelos gregos.6. Introdução 2. As decorações nos ataúdes tinham muito do estilo grego. e se interessavam muito em mostrar acontecimentos históricos.c. Quando os romanos conquistaram a Grécia e os reinos helenísticos. como se nota em suas colunas. parte da Ásia e África. Eles eram muito religiosos. Arquitetura 2.2 Ínsulas 3. mas suas idéias sobre a morte eram romanas e mais tarde cristãs. trouxeram muitas estátuas gregas para Roma. Foi o centro do maior império da Antiguidade e sua influência se fez sentir em toda a Europa. Podemos identificar essas características através das funções para as quais foram construídas. . Bibliografia 1. Conclusão 5.

busca do útil imediato. Panteão. 2. Arcos Fonte: As características gerais da arquitetura romana são:  praticidade . local construído para reunião do povo e a prática dos cultos. Roma.  colunas .urbanismo. Não se sabe muito sobre os templos romanos e o mais conhecido foi chamado de Panteão. anfiteatro.2.  originalidade . realçando a ideia de força. vias de comunicação. termas. senso de realismo.uso das ordens compósita e toscana.1 Para a religião Os templos.  melhor aproveitamento do espaço .  tamanhos .  estátuas no teto.uso do arco e da abóbada.grandeza material. Arquitetura Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas construções. Fonte: .

Basilica Julia (reconstrução): 2. chamado Circus Maximus. local construído para as operações comerciais e jurídicas. torneios. um espetáculo que podia ser apreciado de qualquer ângulo devido ao estilo da construção.4 Para divertimentos: Circos. Podemos visitar as escavações e ruínas do mais importante circo de Roma. Com o advento do Cristianismo. lutas. dividida por colunas.2 Para o comércio e civismo A basílica. realizando corridas de cavalos. A mais conhecida chamava-se Basílica Julia (iniciada no governo de Julio Cesar). Anfiteatros: Os anfiteatros abrigavam o povo romano para assistir às lutas de gladiadores. O mais belo anfiteatro romano chamou-se Coliseu e podemos conferir suas ruínas no centro de Roma. O mais importante era o circo. O mais célebre chamou-se Marcellus. Circos: Sofreram forte influência grega e objetivavam a realização de diversos eventos. Sua planta era grande e retangular.2. Teatros. passou a designar uma igreja com certos privilégios. Teatros: Os teatros ocupavam um espaço de destaque na arquitetura romana com cenários versáteis. . Anfiteatros. giratórios e substituíveis.

5 As Moradias As casas romanas de classe alta eram construídas ao redor de um pátio chamado Átrio.2. Modelo de Domus: Para as classes menos favorecidas existiam as Ínsulas. Exemplo de ínsula: . Eram compostas de andares que eram alugados. Construídas com madeira e tijolos.

com/historiag/arte-romana.br/alfa/arte-romana/arte-romana-6.br/2011/11/arte-romana.php http://blogartecedvf.portalsaofrancisco.htm http://www.com.brasilescola.com. E que todos os monumentos foram construídos pra homenagear seus imperadores.html Saber ver a arte etrusca e romana – Martins Fontes .blogspot.2. e as casas para a mordomia deles.6 Conclusão Com esse trabalho concluímos que a não só a arquitetura mais toda a arte romana em geral foi especialmente influenciada pelos Gregos. pelos seus feitos históricos.7 Bibliografia http://www. Com esse trabalho sobre a arquitetura romana também vimos algumas animações de construções muito interessantes que hoje em dia estão em estados muito precários. 2. e já perderam toda a sua beleza.