You are on page 1of 4

Resumo – cpaitulo 2 – Moeda, crédito e crescimento econômico

A moeda exerce quatro funções básicas:
1. Unidade de conta: mercadorias tem seu valor representado
por uma única unidade de medida. Representa os preços das
mercadorias como quantidades de dinheiro. Além disso,
permite a existência dos contratos monetários, que fazem com
que o empresário aproxime o futuro e o presente, na medida
em que diminui a incerteza quando o valor a pagar no futuro.
2. Meio de pagamento: a característica que a diferencia das
demais mercadorias. Tem a função de eliminar saldos de
operações de débito e credito.
3. Meio de troca: Função de ser utilizada para intermediar trocas
de mercadorias. É essa função que permite a compra e venda
de mercadorias.
4. Reserva de valor: a moeda é aceita de forma generalizada,
assim, os agentes econômicos podem guardá-la para manter
seu poder de compra até quando acharem necessário.
Demanda de moeda
Por que as pessoas retem moeda?
Há duas respostas:
 Economistas ortodoxos: em economias monetárias, a
moeda é utilizada apenas como meio de troca, ela
funciona como uma economia de troca direta ->

neoclássicos
Economistas heterodoxos: as economias monetárias não
fucionam como uma economia de troca direta, ela tem
uma lógica específica de funcionamento. - > marxistas e
keynesianos
O ponto de divergencia entre os ortodoxos e heterodoxos
está na demanda especulativa por moeda, isto é,
guardar moeda por ela mesma. Os ortodoxos não veem
motivos racionais para fazer isso, porque o individuo
estria deixando de ganhar os juros pelos emprestimos ou
compra de títulos.
Explicação keynesiana:

para lidar com a incerteza. Caso contrario. os agentes desejam flexibilidade para lidar com oportunidades imprevistas. os agentes economicos trabalham no campo da incerteza. se esperar uma queda na taxa de juros no futuro. fazem na expectativa que tem quanto ao futuro. Como atua como reserva de valor. que perdem pouco ou nenhum valor ao ser convertidos. Logo. o momento em que a produção estará disponível. Isso não é tão fácil -> vivemos num mundo de incerteza. Quando produzem. ele comprará o titulo. É importante lembrar que cada um tem sua concepção do que seria uma taxa de juros normal.As economias capitalistas são economias monetárias de produção. permite que o agente transporte valor no tempo. o agente precisa estabelecer o que seria uma taxa de juros normal para ele e comparar com a taxa atual. Se a taxa de juros atual for superior a que ele acha normal. Desse modo. . Assim. Essa flexibilidade é alcançada tendo posse de ativos líquidos. por isso a demanda por moeda varia. E a moeda é o ativo líquido por excelencia. não há como prever o futuro. não existe préconciliação dos desejos. pos há uma forte tendencia dessa taxa cair ( aumenta o preço do titulo). Interesse nos ganhos de capital -> fluxo de renda + ganhos que pode ter ao revendê-lo VP = R/i Há uma relação inversa entre o valor presente do ativo e da taxa de juros. Isso não garante que toda a produção será comprada. Ela são descentralizadas. Mas há momentos em que os individuos abrem mão da liquidez e trocam o ativo mais líquido que há ( amoeda) por outro menos líquido. guardará a moeda em sua reserva de valor. comprando o ativo. O agente aceitará abrir mao da liquidez. Assim. há uma existencia racional para haver reserva de moeda por ela mesma.

que não é compensado por injeções. Reproduzindo o processo. o volumedos meios de pagamento torna-se muito maior do que o papel moeda emitido pelo Estado. o restante é emprestado. embora haja um componente privado. Processo de criação de moeda pelos bancos comerciais: Os agentes economicos depositam parte do seu dinheiro nos bancos comerciais. Como a autoridade monetária pode intervir para a diminuição da oferta de moeda? 1. ele mantem em caixa apenas parte dessa quantidade. Emissão de moeda 2. e quem recebeu esse pagamento vai depositar esse dinheiro no banco. Mudanças nas reservas compulsórias dos bancos 3. Compra e venda de títulos públicos A orotodoxia acredita que a oferta monetária é fundamentalmente determinada pela autoridade monetária. Estes sabem que todos os depositos não são sacados de uma só vez. A oferta de moeda A moeda é criada pelo Banco Central e pelos bancos comerciais Oferta de moeda: volume de papal moeda em poder do público e aos depositos à vista nos bancos comerciais.Conceber que a moeda pode ser guardada por si mesma faz diferença na hora de resolver os problemas de instabilidade economica. Isso impede que mercadorias possam ser compradas. . o que leva a crises. Desse modo. Quem empresta irá pagar suas contas. Variação nas condições de empréstimos de redesconto -> quando o banco termina o dia sem liquidez 4. Assim. Guardar moeda é um vazamento do fluxo circular de renda. Isso é denominado mecanismo multiplicador dos meios de pagamento ou multiplicados monetário. por exemplo.

Inflação e Crescimento. o multiplicador monetário é estável. porque a demanda é estável. para eles.Isso porque. . Moeda. Crédito.