You are on page 1of 8

Ficha de Avaliação de Português – 5º Ano

Ano letivo 2014/2015

Nome: ________________________________________________________________________________ Nº: ______ Turma: _____
Ass. do E. E. __________________________________ Ass. da Profª __________________________________
Data: ___/___/____ Classificação: _________________________________________________________________________________

Parte A
Lê com muita atenção o texto que se segue.

O Peixe
Cá fora a tarde estava maravilhosa e fresca. A brisa dançava com as ervas
dos campos. Ouviam-se pássaros a cantar. O ar parecia cheio de poeira de oiro.
Oriana foi pela floresta fora, correndo, dançando e voando, até chegar ao
pé do rio. Era um rio pequenino e transparente, quase um regato; nas suas
margens cresciam trevos, papoilas e margaridas. Oriana sentou-se entre as ervas
e as flores a ver correr a água. De repente ouviu uma voz que a chamava:
- Oriana, Oriana.
A fada voltou-se e viu um peixe a saltar na areia.
- Salva-me, Oriana - gritava o peixe. - Dei um salto atrás de uma mosca e caí fora do rio.
Oriana agarrou no peixe e tornou a pô-lo na água.
- Obrigado, muito obrigado - disse o peixe, fazendo muitas mesuras. - Salvaste-me a vida e a vida de
um peixe é uma vida deliciosa. Muito obrigado, Oriana. Se precisares de alguma coisa de mim lembra-te que
eu estou sempre às tuas ordens.
- Obrigado - disse Oriana - agora não preciso de nada.
- Mas lembra-te da minha promessa. Nunca esquecerei que te devo a vida. Pede-me tudo o que
quiseres. Sem ti eu morreria miserávelmente asfixiado entre os trevos e as margaridas. A minha gratidão é
eterna.
- Obrigado - disse a fada.
- Boa tarde, Oriana. Agora tenho de me ir embora, mas quando quiseres vem ao rio e chama por
mim.
E com muitas mesuras o peixe despediu-se da fada.
Oriana ficou a olhar para o peixe, muito divertida porque era um peixe muito pequenino, mas com um
ar muito importante.
E quando assim estava a olhar para o peixe viu a sua cara refletida na água. O reflexo subiu do fundo
do regato e veio ao seu encontro com um sorriso na boca encarnada. E Oriana viu os seus olhos azuis como
safiras, os seus cabelos loiros como as searas, a sua pele branca como lírios e as suas asas cor do ar, claras
e brilhantes.
- Mas que bonita que eu sou - disse ela- Sou linda. Nunca tinha pensado nisto. Nunca me tinha
lembrado de me ver! Que grandes são os meus olhos, que fino que é o meu nariz, que doirados que são os
1

Debruçada sobre a água. Preenche o quadro com os elementos que te são pedidos. ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 6. _______________________________________________________________________________________ 5. A Fada Oriana.Chegou a noite! Como o tempo passou depressa! Sophia de Mello Breyner Andresen. Com base no texto faz o retrato físico de Oriana. Depois olhou à sua volta e disse: . não se cansava de se ver (…). faz corresponder as palavras aos respetivos significados. o meu pescoço é alto e fino como uma torre. Transcreve o nome que foi usado em substituição de rio (linha 4) para mostrar a sua pequenez. Autor Título da obra Editora Ano de Edição 2. As árvores.De acordo com o sentido do texto. Até que o sol se pôs.meus cabelos! Os meus olhos brilham como estrelas azuis. Que descobriu Oriana acerca do seu aspeto físico ao olhar a sua imagem refletida na água? 2 . ________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 4. Só eu é que nunca me via! Oriana estava maravilhada com a sua descoberta. veio a noite e o rio escureceu (…). 1994 I– COMPREENSÃO / EXPRESSÃO ESCRITA 1. Que esquisita que a vida é! Se não fosse este peixe que saltou para fora da água para apanhar a mosca eu nunca me teria visto. os animais e as flores viam-me e sabiam como sou bonita. Figueirinhas. Localiza a ação do texto no espaço e no tempo. Brisa 1 ___ cumprimento cerimonioso Mesuras 2 ____ deslumbrada Gratidão 3 ___ pedra preciosa de cor azul Asfixiado 4 ____ vento leve e fresco Eterna 5 ____ estranha Safiras 6 _____ que não tem fim Esquisita 7 _____ sufocado Maravilhada 8 ____ reconhecimento 3.

Transcreve do texto uma frase que mostre que Oriana acha que deve ao peixe o facto de ter descoberto que era bonita. ________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 8. ____ Sentou-se e ouviu o pedido de ajuda de um peixe que saltara para fora da água ao tentar apanhar uma mosca. de acordo com os acontecimentos narrados no texto. ____ Oriana seguiu. pela floresta até junto de um pequeno rio.________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 7. uma vez que lhe tinha salvado a vida. 3 . ____ O peixe prometeu-lhe gratidão eterna antes de se despedir. ficou muito surpreendida e maravilhada com a sua própria beleza. divertida. ____ Como nunca se tinha visto. Ordena as frases seguintes. ____ A fada ficou a olhar para o pequeno peixe e viu o seu rosto refletido na água. ____ Agarrou o peixe e recolocou-o na água. pelo que este muito lhe agradeceu. Parte B  Lê algumas informações sobre a vida e obra da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. ____ Ficou debruçada sobre o rio a observar a sua imagem até cair a noite.

De acordo com as informações do texto. Quem foi Sophia de Mello Breyner Andresen? ______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2. 1. ___ Próprio ___ Comum 4 . Assinala a opção correta. A palavra “lua” é um nome ___ Próprio ou comum. preenchendo o quadro a seguir: Oriana conheceu o peixe quando este se perdeu do cardume.1. Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de novembro de 1919. Voltou. para cada frase apresentada. Tinha uns lindos olhos azuis e o cabelo loiro. assinala com X as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F). Identifica os nomes presentes no texto e as respetivas subclasses. Possui uma obra vastíssima que inclui contos e obras poéticas.1. à floresta… Nomes próprios Nomes comuns Nomes comuns Nomes comuns coletivos 2. depende do contexto em que surge. V F II – GRAMÁTICA Responde ao que te é pedido de acordo com as orientações dadas. Em que cidade nasceu? ______________________________________________________________________________________ 3. 2. Afirmações Terminou o curso de Filosofia Clássica na Universidade de Lisboa. Agora queria ver a sua imagem no espelho da casa do Homem Muito Rico. Oriana voltou a pô-lo no rio e viu o seu reflexo na água transparente. então. Foram os seus cinco filhos que a motivaram a escrever contos infantis. Recebeu o Prémio Lusíadas em 1999.

_____ e) A palavra “ balões” é uniforme quanto ao número. O patrão exige muito do seu empregado. A.Reescreve as frases que se seguem. _______________________________________________________________________________________ 5. _____ 4. 3.4 A palavra “olival” é um nome que ___ Não tem sentido no singular ___ Só pode ser usado no singular . _____ b) A palavra “educação” tem uma forma para o masculino e para o feminino. Lê as afirmações seguintes com atenção e assinala com X as informações incorretas. Não te esqueças de que deverás fazer as alterações necessárias. _____ d) A palavra “cantigas” é biforme quanto ao género e uniforme quanto ao número. utilizando os nomes no plural. O capitão informou que o míssil foi desativado. Completa o quadro com as formas relativas ao grau aumentativo e ao grau diminutivo dos nomes. ___ No singular refere um conjunto. _______________________________________________________________________________________ b.2.2 O nome comum coletivo “pomar” ___ Só pode ser usado no singular ___ Pode ser usado no singular e no plural ___ Só pode ser usado no plural 2. AUMENTATIVO NORMAL homem jarra cão casa rapaz nariz DIMINUTIVO 5 . a) A palavra “flores” é uniforme quanto ao género e quanto ao número.3 A palavra “prata” é um nome ___ Comum ___ Comum coletivo ___ Próprio 2. _____ c) A palavra “chocolate” é uniforme quanto ao género e quanto ao número.

O segundo adjetivo no grau superlativo absoluto analítico. Assinala a opção que completa corretamente cada uma das frases seguintes. A. Os adjetivos “sentada” e “voltadas” encontram-se ___ no singular. Identifica. apresentadas a negrito. C. ___ no singular e no plural respetivamente. Atenta. 8. O quarto adjetivo no grau comparativo de superioridade. Aquela planta roxa dá flor? Vi umas flores lindíssimas. B. O adjetivo “jovem” é ___ Biforme quanto ao género e quanto ao número. empregando: O primeiro adjetivo no grau superlativo absoluto sintético. Poucas pessoas são portuguesas. A casa ao lado é dos meus tios mas é habitada por um senhor inglês. a classe e a subclasse das palavras retiradas da frase seguinte. ___ Biforme quanto ao género e uniforme quanto ao número. ___ Uniforme quanto ao género e biforme quanto ao número. Os adjetivos “curta” e “redonda” formam o masculino em ___ -ês ___ -or ___ -o 8. O jardim da tua casa é enorme.1 Reescreve-o. mas era uma história feliz. Como era tímida. colocando um X na coluna respectiva.6. O terceiro adjetivo no grau superlativo relativo de superioridade. Há apenas duas raparigas portuguesas mas há dez rapazes espanhóis. no excerto abaixo apresentado: De facto. Determinante Artigos definidos Artigos indefinidos Possessivos Demonstrativos s Quantificadores 7. o rapaz ficara preocupado. ela não revelava os seus secretos sentimentos e. ___ no plural. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 6 . Vi todas as pessoas que moram na aldeia. agora. por isso. a mulher escondia uma história.

EXPRESSÃO ESCRITA Imagina e conta o que teria acontecido se Oriana não tivesse gostado da sua imagem refletida na água e se se tivesse achado feia. _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ 7 .______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ III .

Bom trabalho 8 ._________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ Relê a tua ficha antes de a entregares.

Related Interests