You are on page 1of 5

 Artes

ARTES
1.Música
1.1 Altura; duração; timbre; intensidade; densidade
1.2 Ritmo; melodia; harmonia
1.3 Música clássica, popular, étnica, folclórica
1.4 Música vocal, instrumental, eletrônica
1.5 Música popular brasileira; música paranaense
1.6 Música ocidental, oriental, africana, latino-americana
1.7 Música e indústria cultural
2. Artes Visuais
2.1 Ponto, linha, forma, textura, superfície, volume, cor, luz
2.2 Bidimensional, tridimensional, figura e fundo, figurativo, abstrato,
perspectiva, semelhanças e contrastes, ritmo visual, simetria, deformação,
estilização
2.3 Pintura, desenho, modelagem, instalação, performance, fotografia, gravura,
esculturas, arquitetura, história em quadrinhos
2.4 Paisagem, natureza morta, cenas do cotidiano, cenas históricas, cenas
religiosas, cenas mitológicas
2.5 Arte ocidental, oriental, africana, brasileira, paranaense
2.6 Arte popular, de vanguarda, contemporânea, latino-americana
2.7 Artes visuais e indústria cultural.
3. Teatro
3.1 Personagem
3.2 Expressões corporais, vocais, gestuais e faciais
3.3 Ação e espaço
3.4 Jogos teatrais, teatro direto e indireto, mímica, ensaio, teatro-fórum, roteiro,
encenação, leitura dramática
3.5 Tragédia, comédia, drama, épico
3.6 Dramaturgia
3.7 Caracterização, cenografia, sonoplastia, figurino, iluminação, direção,
produção
3.8 Teatro greco-romano, medieval, renascentista
3.9 Teatro brasileiro, paranaense, latino-americano
3.10 Teatro popular, engajado, dialético, essencial, pobre, de vanguarda,
realista, simbolista
3.11 Teatro do oprimido
3.12 Teatro e indústria cultural
4. Dança
4.1 Movimento corporal, tempo, espaço
4.2 Kinesfera, fluxo, peso, eixo, salto e queda, giro, rolamento, movimentos
articulares
4.3 Lento, rápido, moderado
4.4 Aceleração, desaceleração
4.5 Níveis, deslocamento, direções, planos, improvisação, coreografia
4.6 Dança e indústria cultural
4.7 Dança étnica, folclórica, popular, de salão.

3 Fim da Guerra Fria e o novo arranjo do espaço mundial. Racionalismo. separados em um plano de Ensino de Filosofia.6 A internacionalização da economia – Globalização. Ética. 2. Sociabilidade e reconhecimento.2 A Guerra Fria. empirismo e ceticismo. 2. 1.3 O processo de industrialização e urbanização no Brasil.4 As Grandes Potências mundiais.8 Os modos de produção e a construção dos espaços geográficos.5 Revolução técnico-científica informacional. Os contratualistas. 1. 1.7 O Comércio Internacional e a formação dos blocos econômicos. Características do conhecimento filosófico. Filosofia Política. 2. Geopolítica Contemporânea 2. Liberdade e determinismo. 1. b) Teoria do Conhecimento: O problema do conhecimento. O Belo e o sublime. 1. d) Filosofia política: O surgimento da pólis. Passagem do mito à Filosofia. O surgimento da Filosofia. As teorias do Estado. Empirismo. 2.  Geografia Prova Vocacional 1. A república de Platão.1 As guerras mundiais. efeito estufa. Materialismo dialético. inversão térmica. Ceticismo. e) Estética e Filosofia da arte: A mimeses aristotélica.7 Geopolítica da América Latina. Filosofia e método. . podem ser contemplados conhecimentos de lógica. Verdade e ciência. Responsabilidade e liberdade. Crise da razão. Racionalismo. Estes conteúdos são: Mito e Filosofia. c) Ética: Ética e moral. Positivismo. 2. solo. A Produção do Espaço Mundial e Brasileiro 1. 1. O que é liberdade? Liberdade e autonomia. Métodos científicos.9 A produção do espaço geográfico e os impactos ambientais: Poluição do ar. Indústria Cultural. 1.5 Os conflitos étnico-religiosos no mundo. 2. O juízo do gosto. Estética. Concepções éticas. A comédia e a tragédia gregas. conhecimentos de maior amplitude e relevância que. Fundamentos do conhecimento. O paradigma científico. f) Filosofia da Ciência: Epistemologia. O que é Filosofia. Além desses conteúdos estruturantes. Cinema e Teatro. Bioética.6 O narcotráfico internacional. devem garantir conteúdos relevantes e significativos aos estudantes. Teoria do Conhecimento. Materialismo. a) Mito e Filosofia: O que é Mito? Funções do mito. Biopolítica. Ironia e Maiêutica. 1. Problemas políticos no mundo contemporâneo. Perspectivas do conhecimento na contemporaneidade.2 O processo de industrialização no mundo.1 A produção do espaço urbano mundial. água. ilha de calor. Autoridade e autoritarismo. 2. Mitologia Grega. Filosofia da Ciência.4 A modernização da agropecuária do Brasil e do mundo. chuvas ácidas. Filosofia A diretriz curricular de Filosofia do Estado do Paraná organiza seu ensino a partir de seis conteúdos estruturantes. Mitos Contemporâneos.

5. 4.2.1 Crescimento demográfico.2. 4. 4.3.3. 3. 5. 6. BRASIL: a organização social.3. A América Latina sob a hegemonia do capital estrangeiro.1.5. 1. 3. política e administrativa da colônia. A construção da nova ordem na Europa Ocidental: 1.1 As grandes paisagens naturais. coordenadas geográficas e fusos horários. O período napoleônico e a restauração. 2. 3. A revolução industrial.  História Fundamentos do mundo moderno: 1. Estado absolutista e política mercantilista. perfil topográficos e gráficos.2 Orientação.3 As escalas.5 Estrutura da população. A crise do feudalismo.2 Aspectos socioeconômico do Paraná.1 O espaço natural e as formas de ocupação do Paraná. 2.2.1.8 Os domínios morfoclimáticos do Brasil. social.2.4.2 A morfogênese do relevo mundial.4 A gênese do solo e sua degradação. 6. 5. política e administrativa do Império. 4. BRASIL: a consolidação republicana e a ordem oligárquica.2.6 Teorias populacionais.3 A estrutura geológica do Brasil.7 A vegetação mundial e os impactos ambientais.8 Estrutura fundiária e os conflitos agrários no Brasil. 4.6 As bacias hidrográficas mundiais e a importância socioeconômica. 3. econômica. 5.1 As projeções cartográficas. 1. A Dinâmica Populacional 3. 4.1. 2.3. BRASIL: a crise da ordem imperial e a proclamação da República. A Dinâmica do Espaço Natural 4. 3. 3. A consolidação da ordem burguesa: 2.2 Distribuição da população mundial. 4.1. Da crítica à crise da ordem burguesa: 3. BRASIL: organização econômica. 1. 3.2. 3. Renascimento e reforma.2. O expansionismo europeu e o processo colonizador: 1. .3 As migrações internacionais.4 Tipos de mapas.5 A Classificação Climática mundial e a dinâmica das massas de ar. As revoluções burguesas. 1.4 A dinâmica da população brasileira. O Espaço Geográfico Do Paraná 6. 4. 2.3. A Linguagem Cartográfica 5.2. A crise do sistema colonial e o processo de emancipação das colônias. Conquista e colonização da América.1.

CRISTÓVÃO TEZZA.5. Aspectos polifônicos da linguagem: argumentação. Funções da linguagem. 4. 5.3. implícitos. Aspectos argumentativos / discursivos da subordinação e coordenação. A nova ordem internacional: 5. Análise do funcionamento verbal na constituição do sentido. Gêneros discursivos/ textuais: função social / tema / estilo.4. A I Guerra Mundial.CONTOS O REI DA VELA. tecnologia e artes contemporâneas. Recursos linguísticos para a produção de sentido(s) no texto: coesão. adjetivo. A crise do socialismo e o fim da Guerra Fria.5.2. As transformações do capitalismo e a configuração do mundo contemporâneo: 4. pronome e numeral e seus efeitos textual discursivos.2.  Português Compreensão e interpretação de textos verbais e não-verbais.ALVARES DE AZEVEDO – POESIA SAGRARANA. 4. 5. 5. 4.ROMANCE LIRA DOS 20 ANOS.GUIMARÃES ROSA. BRASIL: a crise do domínio oligárquico.3. 5.1. BRASIL contemporâneo. A II Guerra: o fim da hegemonia europeia e a consolidação do predomínio norte-americano. pressupostos. O mundo do capitalismo periférico.6. Análise de fatos linguísticos em diferentes contextos de uso.4.7. governos militares e democratização.ROMANCE MELHORES POEMAS.3. 4. A Guerra Fria. BRASIL: populismo. A descolonização do mundo afro-asiático. argumentatividade e outros. Literatura LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA OBRAS LITERÁRIAS INDICADAS: LICIULA – JOSÉ DE ALENCAR . Os conflitos contemporâneos.OSWALD DE AMDRADE. intertextualidade. Aspectos morfológicos do substantivo. 4. Os fascismos e a crise das democracias liberais.1. Os blocos econômicos: novo reajuste de forças. A crise de 29 e seus desdobramentos.4. 5.PAULO LEMINSKI – POESIA Língua Espanhola . 4. Ciências.TEATRO O FILHO ETERNO . coerência.

Escola de Frankfurt. Agronegócios. 2. dentre outras. Habilidade de síntese.2. 2.5. Capital humano.  Sociologia SOCIOLOGIA a) Conteúdo estruturante: O surgimento da Sociologia e as teorias sociológicas. Conteúdo específicos: Instituições familiares. desemprego conjuntural e desemprego estrutural. 2. e) Conteúdo estruturante: Poder.3. Conceito de poder. Senso comum e conhecimento científico. Teóricos da Sociologia: Comte. .1. Cidadania. Habilidade de análise e dedução. Instituições políticas. Etnocentrismo. Subemprego e Informalidade. política e ideologia. Tipos de Estados. Relativismo. Instituições religiosas. Conteúdo específicos: Conceito moderno de direito e de movimento social. Flexibilização. Estado Moderno. 2. Desemprego.LÍNGUA ESPANHOLA/INGLESA Objetivo Geral: 1. Toyotismo. b) Conteúdo estruturante: O processo de socialização e as instituições sociais. produção e classes sociais. Desenvolvimento das ciências. Conceito de dominação. Compreensão de diferentes tipos de textos.4. Objetivos específicos: 2. f) Conteúdo estruturante: Direitos. d) Conteúdo estruturante: Trabalho. Weber. Relações de mercado. Reforma sindical. Parcerias Público-privadas. Conceito de política. Compreensão global de textos. Ideologia e alienação. Habilidade de distinção e seleção. Fordismo. Movimentos sociais urbanos. Durkheim. Reforma trabalhista e organização internacional do trabalho. Questões de gênero e minorias. Empreendedorismo. Terceirização. Conteúdo específicos: Conceitos antropológicos de cultura. Conteúdo específicos: Conceito de Estado. cidadania e movimentos sociais. Economia solidária. Habilidade de reconhecimento de estruturas particulares da língua. Produção Sociológica Brasileira. Neoliberalismo. Diversidade cultural. Reforma Protestante. Voluntariado e cooperativismo. Reforma agrária. Cultura de massa – cultura erudita e cultura popular.1. Conteúdo específicos: Salário e lucro. Cultura Afro-Brasileira e Africana. Estatização e privatização. Conteúdo específicos: Modernidade (Renascimento. Movimentos sociais conservadores. Identidade. Instituições escolares. Sociedade de consumo. Empregabilidade e produtividade. Iluminismo: Revolução Francesa e Revolução Industrial). Movimentos sociais rurais. Engels e Marx. c) Conteúdo estruturante: Cultura e Indústria Cultural.