CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 17 – Vídeo Livre 2 - Chroma Key
Com base na actividade anterior, pesquise no Youtube 2 vídeos preparados para a realização do efeito Chroma Key. Guarde-os na pasta correspondente aos clips de vídeo. 1. Crie uma nova sequência com o nome Chroma2 no BIN Cenas-Filmes. 2. Importe os vídeos que baixou do Youtube para a pasta clips. 3. Escolha um dos clips do BIN Clips-vídeo e coloque na primeira faixa de vídeo. Este clip irá servir de fundo no efeito chroma key. 4. Coloque os clips chroma que baixou do Youtube na segunda faixa de vídeo. 5. Utilize o efeito Chroma Key nesses clips e configure as opções do efeito. 6. Divida o clip 1 em 5 partes, aplique e configure um efeito de vídeo em cada uma dessas partes. 7. Guarde as alterações. (CTRL + S)

Actividade 18 – Vídeos com Espelho
Um dos efeitos que está a ser muito utilizado ao nível da Internet e da Televisão é o efeito Espelho. Para obter este efeito existem dois tipos de situações que iremos realizar nesta tarefa: a. Espelho dentro do espaço do clip; b. Espelho fora do espaço do clip.

A – Espelho dentro do espaço do clip 1. Crie uma nova sequência com o nome Espelhos. 2. Arraste para a faixa vídeo 1 um clip à sua escolha. 3. Aplique neste clip o Efeito Distort – Mirror. 4. Configure as opções do efeito da seguinte forma: a. Refletion Center – x= 140 b. Refletion Angle – 90º. 5. Irá obter um efeito de espelho na parte inferior do vídeo. 6. Experimente alterar as definições do efeito e visualizar o resultado. y= 200

Ferramentas de Autor

14

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia B – Espelho fora do espaço do clip

1. Na mesma sequência irá inserir um novo clip de vídeo na faixa de vídeo 1, depois do anterior. 2. Altere as configurações do clip e, na janela Effect Controls abra as opções do efeito Motion. Nessas opções irá alterar a Escala (Scale) para 50%. (se se tratar de um vídeo mais pequeno ajuste a um valor que corresponda, aproximadamente, a metade do espaço de visualização.

3. Seguidamente, irá colocar o mesmo clip na faixa de vídeo 2, em sobreposição total com o vídeo da Faixa 1. Na janela MONITOR os clips deverão estar totalmente sobrepostos. 4. Coloque as mesmas configurações de escala que colocou na pergunta 2. 5. Aplique no vídeo da faixa 2 o Efeito de Vídeo Transform – Flip Vertical. 6. Desloque esse clip para que o final de um clip coincida com o início do outro (pode existir uma pequena linha a separá-los). Para conseguir posicionar correctamente o clip poderá utilizar a opção Position do Effect Control Motion (esquerda/direita e cima/baixo). 7. Para finalizar, deverá dar alguma transparência ao vídeo da faixa 2. Para tal, utilize a opção Opacity da janela Effect Controls e coloque uma transparência de 30% (ou outra que resulte da melhor forma no clip que seleccionou). 8. Está finalizado o efeito espelho, experimente visualizar este clip. Verifica que eles funcionam em simultâneo, dando a sensação que o clip está a ser projectado numa superfície espelhada. Este efeito poderá ser utilizado com finalidades específicas e com criatividade. Poderia ainda aplicar um efeito de corte para eliminar parte do reflexo produzido. 9. Guarde as alterações.

Ferramentas de Autor

15

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 19 – Clips em simultâneo
Tal com aconteceu na actividade anterior, iremos utilizar a sobreposição de clips para criar, em algum tipo de vídeo, um efeito de múltiplos clips. Para tal, deveremos utilizar as várias faixas de vídeo para posicionar, em simultâneo, os clips que desejamos. 1. Crie uma nova sequência com o nome Simultâneo. 2. Adicione dois clips – um na faixa de Vídeo 1 e outro na faixa de Vídeo 2. 3. Redimensione os clips de modo a que fiquem com as mesmas dimensões (Effect Controls Motion

Scale ou directamente com rato na Janela MONITOR do filme. 4. Coloque os dois clips lado a lado e centrados em relação ao espaço de visualização. 5. Visualize os clips em simultâneo. 6. Poderá aplicar, nestes casos efeitos de vídeo nos clips para obter resultados diferentes, nomeadamente, efeitos de cor, cortes horizontais e verticais ou algum tipo de distorção. 7. Guarde as alterações.

Actividade 20 – Texto no Adobe Premiere
Os filmes criados no Adobe Premiere podem ser acompanhados de texto. Esses textos (Titles) podem aparecer sobre um fundo ou em sobreposição com um clip. Para além disso, os Titles podem ser estáticos ou dinâmicos com trajectórias de movimento e efeitos. Nesta primeira fase, vamos adicionar um Título estático a uma das sequências que criou anteriormente. 1. Abra uma sequência à sua escolha. 2. Iremos adicionar a esta sequência dois Títulos:

Ferramentas de Autor

16

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia Como? 3. Abra o BIN Textos. 4. Clique com o botão direito do rato New Item Title.

5. Irá abrir a janela de edição de títulos. Nesta janela irá, neste momento, utilizar somente a ferramenta de texto horizontal para escrever o texto da primeira imagem anterior. Tente criar o mesmo estilo de texto (Tipo de letra Arial, Branco, tamanho maior 61 e menor 33). Não utilize, ainda, os efeitos de títulos predefinidos.

6. Feche essa janela; 7. Crie um novo Title com o texto da segunda imagem (apresenta…) 8. Depois de criados os textos, irá colocar a barra de deslocação na TIMELINE no início da sequência

Ferramentas de Autor

17

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia 9. Coloque uma duração de 6 segundos para este título. (Botão direito do rato 10. Agora irá adicionar o 1º Título à Sequência. Botão direito sobre o 1º Título o texto no início e “empurrar” toda a sequência para diante na TIMELINE. 11. Desloque esse título para uma nova faixa de vídeo. 12. Faça o procedimento 9 e 10 para o 2º Título. 13. Coloque o efeito de transição Dissolve 14. Guarde as alterações. CrossDissolve no início e no fim de cada Título. Speed/Duration 6 s)

Insert: Esta opção irá inserir

Actividade 21 – Efeitos de movimento em Texto
O texto que é adicionado a um filme pode ter trajectórias de movimento. Essas trajectórias podem ser predefinidas pelo Premiere (Deslizar/crawl ou rolar/roll) ou criadas pelo utilizador (através de movimentos na Janela MONITOR com a aplicação de efeitos). Os textos podem ser colocados sobre o fundo ou sobre outros clips (Imagem/Vídeo).

A – Movimento Deslizar/Crawl 1. Crie uma nova sequência com o nome Textos. 2. Clique no Menu Title New Title Default Crawl. Dê o nome Deslizar.

3. Irá entrar na janela de texto. Neste espaço escreva o seguinte texto: “Este título vai deslizar no meu filme”. Utilize um estilo de texto à sua escolha. Altere o tamanho de texto para 50. 4. Configure o texto deslizante. Como? Menu Title Options. Roll/Crawl

a. Altere a direcção para Crawl Right b. Escolha a opção Start Off Screen (começar fora do ecrã) c. Escolha a opção End Off Screen (Terminar fora do ecrã)

5. Feche a janela de texto. Altere a duração do Title Deslizar para 7 segundos. (Botão direito do rato Speed Duration) 6. Arraste o texto para a TIMELINE. Visualize o resultado. 7. Altere a duração do Title (aumente ou diminua) e visualize as alterações. 8. Guarde as alterações.

Ferramentas de Autor

18

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia B – Movimento Rolar/Roll

1. Clique no Menu Title

New Title

Default roll. Dê o nome Rolar.

2. Irá entrar na janela de texto. Neste espaço escreva o seguinte texto: Texto a Rolar 3. Utilize um estilo de texto à sua escolha. 4. Configure o texto “rolante”. Como? Menu Title Roll/Crawl Options.

b. Escolha a opção Start Off Screen (começar fora do ecrã) c. Escolha a opção End Off Screen (Terminar fora do ecrã)

5. Feche a janela de texto. Altere a duração do Title Deslizar para 8 segundos. (Botão direito do rato Speed Duration) 6. Arraste o texto para a TIMELINE. Visualize o resultado. 7. Altere a duração do Title (aumente ou diminua) e visualize as alterações. 8. Guarde as alterações.

C – MOVIMENTOS CRIADOS PELO UTILIZADOR Para criar movimentos num texto (ou em qualquer clip) deverá utilizar a janela Effect Controls para definir as Key Frames que irão definir o ponto inicial, final e os intermédios da animação e os efeitos num determinado momento. 1. Crie um Title simples (Menu Title 2. Escreva o texto: Movimentos. 3. Configure este texto à sua vontade. 4. Feche a janela de Title. 5. Arraste o Title para a TIMELINE e, manualmente, coloque o texto no canto inferior direito da janela de visualização do filme. 6. Abra o separador Effect Controls com pré-visualização da TIMELINE à direita. New Title Default Still. Dê-lhe o nome Movimento Livre.

7. Coloque o cursor de posicionamento no início da TIMELINE e clique no marcador de animação assinalado nesta imagem. Irá aparecer um novo símbolo na TIMELINE Um pequeno losango

preto/cinza no início. Significa que irá marcar a posição inicial do texto.

Ferramentas de Autor

19

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

8. Coloque o marcador de posição da visualização (triângulo azul com linha vermelhar) no final do clip do Title Movimentos. 9. Movimente, manualmente o Title Movimentos para o canto superior Esquerdo. Irá verificar que criou uma trajectória de movimento diagonal.

10. Coloque-se no início do Title e visualize o movimento. 11. Pode juntar a este movimento o efeito zoom (pequeno para maior ou vice-versa) 12. Coloque o marcador de posição da visualização no início do Title. 13. Altere a opção Scale para 0% (zero) e clique no marcador de animação assinalado na figura anterior (antes da opção Scale. 14. Desloque o marcador de posição para o final do Title e altere a opção Scale para 100%. 15. Visualize o efeito de animação de texto.

NOTA 1: Para além destas alterações MOTION, poderão utilizar, com o mesmo procedimento, efeitos de vídeo. NOTA 2: Os marcadores de animação podem ser intermédios, ou seja, em vez de ter só um início e um fim, poderão ter um ou mais marcadores intermédios com configurações específicas. NOTA 3: Estes procedimentos são válidos para TITLES e para qualquer tipo de clip.

Actividade 22 – Criar uma ficha técnica
1. Utilizando a opção Title Roll deverá criar uma ficha técnica/Créditos no final de uma das sequências criadas anteriormente. Nesse Title deverá incluir alguns dados que considere relevantes (ou não): Autor, Realizador, Produtor, Actores, Figurantes, Música, Fotografia, etc… 2. Guarde as alterações.

Actividade 23 – Vídeo Livre 3 – Texto
Crie uma nova sequência com alguns clips de vídeo, utilizando textos fixos e em movimento.
Ferramentas de Autor

20

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful