PROGRAMA QUALIDADE GOIÁS

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NO GECONI
25.09.2006

OBJETIVOS DESSE ENCONTRO:
Preparar para a implantação do Programa 5S no GECONI. Buscar o compromisso e empenho de todos em promover essa mudança. Demonstrar o comprometimento da Alta Direção em empenhar-se para garantir o sucesso da ação.

PORQUE PRECISAMOS DO COMPROMETIMENTO DE TODOS?
Porque a essência dos conceitos e sensos do Programa 5S é a promoção de mudança de atitudes, comportamento e hábitos das pessoas. Sem o envolvimento de todos, a mudança será somente aparente.

O QUE É O PROGRAMA 5S?
É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e células de trabalho), procedimentos e atitudes. Busca promover a disciplina na organização, por meio da consciência e responsabilidade de todos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA.
Implantação por meio de práticas simples; Promove o crescimento contínuo das pessoas; Aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário; Promove a melhoria da qualidade de vida.

QUAIS SÃO OS CINCO SENSOS - 5S’s?
SEIRI – Senso de Descarte SEITON – Senso de Organização SEISO – Senso de Limpeza SEIKETSU – Senso de Higiene SHITSUKE – Senso de Ordem Mantida

PORQUE IMPLANTAR O PROGRAMA 5S NO GECONI?

QUAIS SÃO OS GANHOS COM ESSE PROGRAMA 5S?
Melhoria da qualidade e produtividade; Redução de perdas no processo e do desperdício em geral; Redução de tempo de atendimento; Aumento de eficiência de equipamentos e, em alguns casos, de confiabilidade; Redução de manutenção corretiva, paradas não-programadas e outras perdas; Ganhos de espaço nas instalações e nos computadores; Eliminação de dados, relatórios e outros itens ultrapassados.

QUAIS SÃO OS GANHOS COM ESSE PROGRAMA 5S?
Melhor utilização e controle dos recursos da organização; Melhoria das condições de segurança e meio ambiente; Melhoria da imagem da organização; Criação de ambientes mais agradáveis para se trabalhar; Foco nas atividades de maior valor agregado; Prevenção de doenças profissionais e mentais.

COMO PRATICAR OS SENSOS?
SENSO DE DESCARTE: Identificar o que precisamos efetivamente; Identificar o que é necessário e descartar o desnecessário.

COMO PRATICAR OS SENSOS?
SENSO DE ORGANIZAÇÃO: Definir um lugar para cada coisa; Colocar cada coisa em seu lugar; Ordenar e identificar as coisas, facilitando encontrá-las quando desejado.

COMO PRATICAR OS SENSOS?
SENSO DE LIMPEZA: Garantir a limpeza do ambiente físico; Definir responsabilidades; Obedecer a regra “SUJOU, LIMPOU”!

COMO PRATICAR OS SENSOS?
SENSO DE HIGIENE: Identificar a situação ideal para a organização; Estabelecer padrões para a organização (Por exemplo: administração visual, codificação de cores, etiquetas de identificação); Cuidar da saúde física, mental e emocional de forma preventiva.

COMO PRATICAR OS SENSOS?
SENSO DE ORDEM MANTIDA: Manter os resultados obtidos através da repetição e da prática; Buscar formas de criar o hábito para a prática dos sensos; Estabelecer instrumentos para garantir a melhoria contínua do ambiente.

COMO FAZER O DESCARTE?
1.

Identificar o que é realmente necessário para a realização do trabalho diário (materiais, mobiliários, documentos impressos e virtuais, papéis, equipamentos...) Selecionar e separar o que serve do que não serve, analisando e definindo o material, de acordo com a sua utilidade. Classificar o que foi descartado, conforme o estado de conservação.

2.

3.

COMO FAZER O DESCARTE?
Necessário

Usados constantemente Usados ocasionalmente Usados raramente, mas necessários

Colocar o mais Próximo possível Colocar um pouco afastado Colocar num local separado Transferir para onde Forem úteis Descartar

SEPARAR

Úteis ou valiosos

Desnecessários

Sem uso potencial

QUAIS AS VANTAGES DO DESCARTE ?
1. Elimina o que é inútil; 2. Libera espaço e facilita a organização; 3. Redução do tempo de procura; 4. Melhor visualização do local de trabalho; 5. Reaproveitamento de recursos.

OPERAÇÃO DESCARTE...

O dia do DESCARTE no GECONI acontecerá no dia 06 de outubro.

RESULTADOS ALCANÇADOS NO ESTADO COM O DESCARTE...

Programa BEM-VIVER implantado na Secretaria Estadual da Saúde e suas unidades.

PAPÉIS
1.420 Kg HUGO 1.138 Kg SPAIS 1.094 Kg SCATS 1.816 Kg SES

MESAS
27 - SES 51 - SCATS 6 - HUGO 3 -- SPAIS

CADEIRAS
11 - SES 51 - SCATS 12 - HUGO 08 - SPAIS

VOCÊS ACEITAM O DESAFIO ?
Será que o Programa 5S no GECONI será passageiro ou permanente ? DADO: Das empresas que implantam o Programa, 72% fracassam (Pesquisa SEBRAE 2000).

QUAIS CARACTERÍSTICAS PARA O SUCESSO DO 5S ?
1. Integrar o 5S ao planejamento estratégico, vinculando-o como uma das estratégias para se consolidar a visão e os valores, gerando nos funcionários um comprometimento com o futuro da organização a ser construído diariamente; 2. Participação e comprometimento da alta administração; 3. Reciclar periodicamente os funcionários nos conceitos do 5S;

QUAIS CARACTERÍSTICAS PARA O SUCESSO DO 5S ?
4. implementar periodicamente ações que envolvam todos os funcionários no programa do 5S. O 5S necessita periodicamente de ações planejadas visando sua revitalização e aperfeiçoamento. Planejamento que deve incorporar a renovação do programa, com ações que envolvam os colaboradores e mantenham o clima de melhoria.

CONTATO

Programa Qualidade Goiás Telefones: 3201-7829 ou 7835 E-mail: jeane@seplan.go.gov.br