You are on page 1of 20

Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal

Aula 03 – O parágrafo de introdução

Pessoal, nesta aula irei abordar um assunto muito importante para quem ainda não
entrou no ritmo de como fazer uma boa redação. Afinal, quem não conhece aquele
ditado popular que diz que “uma longa caminhada sempre começa com o primeiro
passo”? Um ditado muito famoso que se refere a uma parte específica de toda
meta, de todo o objetivo, o início.
No caso de um texto, o começo ocorre antes mesmo de escrever a primeira linha,
na fase de planejamento do texto. Já estudamos nas aulas anteriores como fazer
um bom planejamento de texto, delimitando tema e assunto, bem como o objetivo
dele antes de começar a escrever uma linha sequer, não foi mesmo?
Hoje, no entanto, o começo a que me refiro é ao começo do texto escrito. Ou seja,
na aula de hoje vamos aprender a desenvolver o primeiro e crucial parágrafo do
texto, a introdução.
A introdução é crucial para o texto. É a cabeça dele. É ele que vai demonstrar
sobre o que vai se tratar o assunto ao longo de toda parte desenvolvimento e
conclusão. Ele não é, portanto, meramente uma figura decorativa. Em muitos dos
textos que eu li, corrigindo redações de alunos, verifiquei que as “introduções”
estão lá apenas para constar, batendo ponto, como aquele funcionário que vai ao
trabalho, mas não faz nada. Você não pode deixar isso acontecer. Sua introdução
tem que ter utilidade, fazer sentido e, principalmente, contribuir para a integração
do texto.
Tempos atrás eu estava em uma banca de jornal e vi a capa da revista “Veja” e
nela estava escrito, em letras garrafais: “Casar faz bem”.
Agora me digam uma coisa. Existe alguma dúvida em vocês a respeito do que a
revista ia escrever na reportagem sobre casamento? Vocês acham que ela ia
escrever um texto favorável ou contrário ao casamento? É bem fácil saber que o
texto iria ser plenamente favorável ao casamento, já que o título diz que casar faz
bem, certo?

PROFESSOR FERNANDO GAMA - @fgamajr
http://tiny.cc/red2012pf

48

Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal
Aula 03 – O parágrafo de introdução

Então, já sabemos que ao final do texto (depois de um debate que imagino que
deve haver entre os prós e contras do casamento), a conclusão será no sentido de
que o casamento é uma boa!

Já sabemos, só pela leitura da capa, que o texto irá enveredar por uma conclusão
previsível. Mas, sobre que ponto de vista o “casamento faz bem”? O que é fazer
bem? Fazer bem é algo bem genérico, o leitor há de concordar, certo?
O “bem” pode ser um bem financeiro. Ao casar as pessoas podem compartilhar
vários bens comuns: casa, carro, chuveiro, escova de dente (opa, essa não dá!).
Assim, cada um, individualmente, gasta menos, e com isso, o casamento faz bem
financeiramente falando. É uma hipótese razoável, certo? Mas será que isso que a
revista quer dizer?
O “bem” pode ser emocional. Tendo alguém do lado, você pode se considerar uma
pessoa mais feliz do que estando sozinho. A companhia da outra pessoa pode
preencher seus “vazios” emocionais, de modo que você se torna uma pessoa
PROFESSOR FERNANDO GAMA - @fgamajr
http://tiny.cc/red2012pf

49

deve estar se perguntando: “professor.. antes de começar a escrever?” Excelente pergunta! Sim. a revista fez isso ao escrever esse texto... Enfim. está fácil )!!. na fase de planejamento.. só sabemos de duas coisas.. só pela leitura da capa com os dizeres “Casar faz bem”.. saberíamos.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução melhor.. há inúmeras possibilidades.. Por enquanto. Tema Casamento Objetivo Dizer que o casamento faz bem Mas quem leu as aulas anteriores..o tema casamento está muito amplo! Você não falou que a gente tinha que delimitar o tema. chamado “casamento” e que o objetivo do texto “é dizer bem de casamento”. Mas. algo com o qual você sempre sonhou. Na fase de planejamento.. só vamos descobrir qual foi a delimitação na. PROFESSOR FERNANDO GAMA . É outra hipótese bem razoável.. Pode ter sogro e sogra (!!). está faltando delimitar o assunto. na. ( vamos lá. não conseguimos descobrir nada além do tema e do objetivo do texto. Você ainda se lembra dos capítulos anteriores sobre tema e objetivo do texto? Pois bem. ainda não sabemos o que é o “bem” intitulado na revista.. Casando você pode ter filhos.cc/red2012pf 50 . antes de escrever qualquer linha. O “bem” pode ser ainda de outra natureza. Mas. qual seria a nossa delimitação do tema. Que a revista escolheu um tema...@fgamajr http://tiny. na qualidade de leitor. Se nós fôssemos os autores daquele texto. na. mas como não fomos nós que escrevemos este texto da “Veja”. O que já é muita coisa.. precisamos delimitar o assunto. certo? Certo.

cc/red2012pf 51 . que vai guiar vocês até a conclusão! É simples. juntam frases bonitas e elegantes e colocam na introdução para ficar “charmoso”.@fgamajr http://tiny. qual é a delimitação do mesmo e qual o objetivo é. mas dizem que para ser claro é preciso mostrar como fazer.. Sabendo. Mas o que fazem os alunos na hora de redigir seus textos.na introdução! Pronto! A introdução serve para o leitor – que não sabe o que o autor planejou antes de escrever – possa se situar e saber qual é a delimitação do tema e quais os objetivos o autor pretende com o texto.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução . possível fazer uma excelente introdução. O levantamento concluiu que homens solteiros de até 35 anos têm risco de morte 50 % maior do que um homem casado. as casadas têm menos probabilidade de desenvolver doenças crônicas do que as solteiras. Mas a introdução não é espaço para você soltar sua criatividade. Segundo o que se pode depreender da leitura do primeiro parágrafo. não. de forma resumida. segundo um levantamento sobre famílias feito pelo Departamento Nacional de Estatísticas do governo britânico divulgado nesta sexta-feira. É apenas para você colocar. da “Veja”? O casamento faz bem para a saúde do casal e dos filhos. No caso das mulheres. II – Planejando uma introdução Vamos ver a introdução do texto sobre “Casar faz bem”. a delimitação do tema “Casar”. Esses três elementos formam a idéia principal do texto. da mesma idade. o tema. qual é o tema. em sua imensa maioria? Inventam teorias.. com o objetivo “Casar é bom”. tem o seguinte sentido: “Casar é bom para a saúde”. portanto. a delimitação do tema e objetivo do texto. Então. PROFESSOR FERNANDO GAMA . vamos fazer para aprender.

cc/red2012pf 52 . Viu? É isso que os alunos fazem!!! Escrevem algo que não tem nada a ver com o objetivo do texto. sabe o que eu iria escrever na introdução? Exemplo 1: O casamento é a união entre um homem e uma mulher. Exemplo 2: O casamento ou matrimônio é uma instituição milenar. objetivos e diretos em nossas introduções. criada pela Igreja Católica. quando estes se gostam muito e querem viver juntos.@fgamajr http://tiny. O número de divórcios vem aumentando ano após ano. mostrando o quanto essa instituição está falida. Escrevem uma introdução que não tem nenhum sentido dentro PROFESSOR FERNANDO GAMA .Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução Pronto! É para isso que serve a introdução! Não é para inventar estória para boi dormir ou teorias mirabolantes. Sejamos práticos. Exemplo 3: Hoje em dia. aprendendo a escrever e um professor pedisse para fazer um texto sobre “Casar faz bem à saúde”. ninguém mais respeita o casamento. Se eu fosse um aluno concurseiro.

segundo um levantamento sobre famílias feito pelo Departamento Nacional de Estatísticas do governo britânico divulgado nesta sexta-feira. totalmente perceptível em um texto. Assim. com o objetivo do texto “Casar é bom”. também não é nem feita).cc/red2012pf 53 . em relação ao tema “Casamento”. Sabe o que é salto? Você está na estrada e de repente vê que a pista a frente é uns 2 ou 3 centímetros mais alta do que a que você está. muito menos.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução do contexto delimitado na fase de planejamento (que. as casadas têm menos probabilidade de desenvolver doenças crônicas do que as solteiras. mas não sobre o que foi delimitado “Casamento faz bem à saúde”.@fgamajr http://tiny. e depois “cair matando” nas perguntas. é claro que não vai sair nada de útil ao longo do texto. Texto do aluno perdido: PROFESSOR FERNANDO GAMA . Quer ver? Texto original: O casamento faz bem para a saúde do casal e dos filhos. desconexa. totalmente descontextualizada. da mesma idade. O carro faz o que? Dá um pulo quando sobre na nova pista. Fica um salto. O que as pessoas fazem é criar uma introdução genérica. No caso das mulheres. ----------O levantamento concluiu que homens solteiros de até 35 anos têm risco de morte 50 % maior do que um homem casado. Isso é um salto. Se a introdução saiu errada. o que sai na introdução? Um monte de idéia solta. vai ficar difícil consertar o erro depois. em geral. uma transição que não é nada elegante. Portanto.

PROFESSOR FERNANDO GAMA . A introdução dele tem apenas uma frase. III – Introdução e frase-núcleo Vocês já ouviram falar na frase-núcleo de um texto? Não? Não me admira que estejam ainda com dificuldades de escrever uma introdução. o desenvolvimento. Ela é a diretriz principal do texto. que impede o autor de sair dos limites especificados no objetivo.cc/red2012pf 54 . certo? O que tem a ver a criação do matrimônio com o estudo? Nada! Isso não pode ocorrer nunca! A introdução deve servir para fazer a ponte com o texto seguinte. se o objetivo é mostrar que casamento é bom para saúde. No caso das mulheres. A frase-núcleo é a frase. da mesma idade. mas está claro que houve um salto entre a introdução e o texto subseqüente. em relação ao tema proposto. portanto. no nosso caso. Já a frase-núcleo do texto da revista (que compreende toda a introdução) diz o que tem que dizer.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução O casamento ou matrimônio é uma instituição milenar. criada pela Igreja Católica. Estudo concluiu que homens solteiros de até 35 anos têm risco de morte 50 % maior do que um homem casado. a oração mais importante de um texto (ou de parte dele. para não ficar tão evidente a ruptura. da introdução). Perceberam a diferença? O casamento faz bem para a saúde do casal e dos filhos. segundo um levantamento sobre famílias feito pelo Departamento Nacional de Estatísticas do governo britânico divulgado nesta sexta-feira.@fgamajr http://tiny. Lembram do texto do aluno perdido? O casamento ou matrimônio é uma instituição milenar. Eu dei uma “ajeitada” no início do texto. criada pela Igreja Católica. mas não é a frase-núcleo adequada para o objetivo estabelecido. as casadas têm menos probabilidade de desenvolver doenças crônicas do que as solteiras. com o tema proposto.

mostrando como o tema foi delimitado. precisamos ter sempre a nossa frase-núcleo na manga. vocês poderão perceber que pessoas experientes na escrita muitas vezes conseguem se manter fiéis aos objetivos do texto. Todo o texto vai ser construído ao redor da ideia contida na frase-núcleo. além de delimitar o objetivo e o tema. cabe ao autor detalhar ou especificar ao longo do texto a ideia contida nela (nela. que a frase-núcleo serve tanto ao autor. o leitor poderá sentir que o texto está bagunçado e desorganizado. por exemplo) ou simplesmente porque é gostoso de ler. A frase-núcleo é extremamente útil para aqueles que estão começando a escrever textos e não têm muita habilidade para tanto.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução A frase-núcleo em geral introduz o texto. É o que acontece com professores de cursinho quando têm que ler os testes dos alunos.cc/red2012pf 55 . Com o passar do tempo. É bom deixar claro. mesmo sem a utilização de uma frase-núcleo. dispensada. fixando a direção para o desenvolvimento do assunto. podendo ser constituída de uma ou mais orações. Serve para prender a atenção do leitor. Se a frase- PROFESSOR FERNANDO GAMA . despertando-lhe interesse no que vem a seguir. Seja uma generalidade que precisa ser melhor explicada. A partir da frase-núcleo. A frase-núcleo tem outro objetivo.@fgamajr http://tiny. mas é muito difícil que isso seja feito por pessoas com pouca ou nenhuma experiência em escrever. a frase-núcleo). para entender como o autor organizou suas ideias. por meio da curiosidade. Se a frase-núcleo não corresponde aos objetivos delimitados pelo autor ou se ele não for fiel à frase principal. seja uma ideia que precisa de exemplos para ser comprovada. em alguns casos. É por isso que eu digo que a introdução pode ser. para delimitar seus objetivos. tudo vai girar ao redor da frase-núcleo. da forma como o texto é escrito (um texto engraçado. quanto ao leitor. meros mortais. como já fizemos anteriormente neste texto. Saibam que nós. para evitar que o tema não seja seguido de acordo com o objetivo estabelecido.

então o resto do caminho está pavimentado para seguir adiante.cc/red2012pf 56 . no desenvolvimento.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução núcleo conseguir atingir esses dois objetivos. PROFESSOR FERNANDO GAMA .@fgamajr http://tiny.

necessariamente. É isso que bons autores fazem: não ficam segurando a sua opinião para um momento especial no futuro. posicionando-se acerca do tema acima e abordando. No comando da questão em tela. qual é o meu tema? Qual a delimitação do meu texto? Qual o meu objetivo? Qual a minha frase-núcleo? Essas perguntas têm que ser respondidas ANTES de começar o texto em si (exceto a frase-núcleo que pode ser escrita de modo concomitante). os seguintes aspectos: I – posição do município na Federação Brasileira. quando isso não era solicitado. III – exercício de cidadania na esfera municipal. de maneira bem clara e transparente. Mostre sua posição desde o início. ou seja. O ideal é que você não faça mistério. Já na introdução. II – competência municipal: interesse local. PROFESSOR FERNANDO GAMA . na frase-núcleo. emita sua opinião.@fgamajr http://tiny. (CESPE – CONSULTOR/CÂMARA DOS DEPUTADOS/2002 – DIREITO CONSTITUCIONAL) A ESFERA PÚBLICA MUNICIPAL: ENTE FEDERATIVO MAIS PRÓXIMO DO CIDADÃO Redija um texto dissertativo. é necessário ler atentamente o que está sendo proposto e pedido na questão. É comum alunos escreverem pareceres no lugar de textos dissertativos ou analisando um caso concreto.cc/red2012pf 57 . Mas.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução IV – O CESPE e a introdução (e a frase núcleo). a elaboração de texto dissertativo em que o aluno se posicione. em termos do planejamento de um texto? Em primeiro lugar. antes de começar a escrever. o CESPE solicita. o autor deve dizer como vai ser o texto. Essa é a senha! Você deve elaborar um texto em que vai se posicionar a respeito do tema. não enrole. Vamos tentar traduzir uma questão do CESPE.

Introdução (destaquei a frase-núcleo em negrito) A tendência generalizada da sociedade brasileira é relegar a esfera municipal uma importância bem menor do que a concedida às esferas estadual e federal. Como é que o texto acima poderia ser continuado? Simples! Uma ideia em cada parágrafo.@fgamajr http://tiny. todas estas. Mas. saneamento básico. ações no âmbito de atuação das prefeituras que têm muito impacto na vida das pessoas. áreas de lazer. Na frase-núcleo. Isso vai ajudá-lo a construir sua introdução.cc/red2012pf a respeito da 58 . Lendo o texto acima. não há dúvidas a respeito da opinião do autor sobre o assunto. Não há dúvidas a respeito da importância de um Presidente da República. em negrito. Delimitação: A esfera pública municipal como entidade mais próxima do cidadão. Seja objetivo. posto de saúde. é nos municípios que a política se apresenta muito mais próxima do cidadão comum. que decide o futuro de uma nação inteira. Não há dúvidas PROFESSOR FERNANDO GAMA . é fácil perceber que o autor se posicionou rapidamente em relação ao assunto.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução Vamos lá! Vamos começar a resolver esse texto! Tema: Administração Pública / Esfera pública municipal. bairro sem escola. respondendo às perguntas formuladas na questão. da seguinte forma: A tendência generalizada da sociedade brasileira é relegar a esfera municipal Introdução uma importância bem menor do que a concedida às esferas estadual e federal. Objetivo: Escrever um texto argumentativo. Caso você tenha que se posicionar em um texto dissertativo/argumentativo faça isso logo no início. Rua sem calçamento. iluminação. sem enrolar. onde o aluno/candidato se posicione a respeito do fato de o município ser a esfera mais próxima do cidadão.

bairro sem escola.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução importância de um Presidente da República. que decide o futuro de uma nação inteira. iluminação. capacidade assuntos para de legislar interesse “sobre local” e “suplementar a legislação federal e a PROFESSOR FERNANDO GAMA .cc/red2012pf 59 . o município detém autonomia política e uma ampla competência administrativa e legislativa. federação brasileira. aos II – competência municipal: interesse municípios foi atribuída genericamente local. Com a Constituição Município Federal atingiu de um 1988. Diferentemente de outros países em que foi adotado o modelo federativo de governo. O poder está mesmo nas cidades. posto de saúde. grau o de Responder a: importância e autonomia impensáveis I – posição do município na nos sistemas constitucionais anteriores. Enquanto que para Estados e para a União foram definidas matérias objeto Responder a: de competência legislativa. É “sui generis” a posição do Município dentro da nossa Federação. ações no âmbito de atuação das prefeituras que têm muito impacto na vida das pessoas. Rua sem calçamento. saneamento básico. todas estas. é nos municípios que a política se apresenta muito mais próxima do cidadão comum. no Brasil.@fgamajr http://tiny. Mas. áreas de lazer.

determinada matéria apresentar aspectos que impactam mais em um local do que no conjunto do país ou da região. o município representa a base da vida política na III – exercício da cidadania na esfera esfera do cidadão comum. Assim. neste caso.@fgamajr http://tiny. A definição do termo “interesse local” é problemática. necessitando. a competência municipal para legislar sobre assuntos de interesse local existirá sempre que. O assunto de interesse local não é aquele que só interesse ao município. Por outro lado. No Brasil. mas aquele que afeta predominantemente a população de um determinado local.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução estadual no que couber”. Prefeitos e municipal vereadores têm contato direto com a população em nível bem mais intenso do que governadores e deputados PROFESSOR FERNANDO GAMA . portanto. de norma específica para aquela localidade. só podendo ser conceituada com base em uma situação ou caso concreto. há assuntos que interessam a todo o país. mas que possuem aspectos que exigem regulamentação própria em cada localidade. pois cada localidade terá o seu rol de assuntos que serão assim classificados.cc/red2012pf 60 .

foi possível escrever todo o texto sem nos perdemos. a pessoa deve ser um munícipe consciente. Além disso.550 – DF) TCU: Contraditório e Ampla Defesa.@fgamajr http://tiny.cc/red2012pf 61 . O aperfeiçoamento da democracia exige o fortalecimento dos municípios e o Conclusão aprimoramento da vida política municipal. delimitando o tema e definindo claramente o objetivo. Poderíamos dizer. PROFESSOR FERNANDO GAMA . Vamos tentar de novo? (CESPE/UNB/TCDF/2002/AUDITOR) Informativo: STF223 (MS-23. de certa forma.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução estaduais e bem mais ainda que as autoridades do plano federal. chegando ao final com uma conclusão antenada com o que expusemos no primeiro parágrafo. deve-se destacar que o povo pode exercer pressão direta sobre o poder público municipal. que a cidadania começa nos municípios: antes de ser um cidadão brasileiro consciente. Deu para perceber como o planejamento e a introdução foram essenciais para a construção deste texto? Ao planejarmos bem o início. já que é muito mais fácil fiscalizar os titulares de função pública no plano municipal do que no plano estadual ou federal.

O Tribunal. assinara o prazo de 15 dias para que a SUFRAMA adotasse providências para anular a concorrência realizada e.º. proferida pelo Supremo Tribunal Federal. • adoção de medidas cautelares pelos TCs. 71 da CF (“No caso de contrato. art. • executoriedade das decisões proferidas pelos TCs. Considerando a decisão citada acima.º do art. MS-23. abordando os seguintes aspectos: • natureza dos processos que tramitam nos tribunais de contas (TCs). redija um texto dissertativo. ao Poder Executivo as medidas cabíveis”). portanto. Diferentemente do texto anterior. PROFESSOR FERNANDO GAMA . tendo em vista que o processo administrativo iniciara-se em face de representação formulada por particular — empresa que perdera a concorrência — e que não fora dada oportunidade de defesa à impetrante — empresa vencedora da licitação —. o contrato dela decorrente (v.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução Artigo: Concluído o julgamento de mandado de segurança contra a Decisão n. Informativo n. 4/4/2001. o ato de sustação será adotado diretamente pelo Congresso Nacional. Qual o tema? E. de imediato. que deferia a ordem em maior extensão. 5.cc/red2012pf 62 . • possibilidade de as decisões dos TCs serem revistas pelo Poder Judiciário. Vencido o Ministro Marco Aurélio.@fgamajr http://tiny. em conseqüência. relator Ministro Marco Aurélio.550 – DF. neste o CESPE deu menos pistas.o 621/99 do Tribunal de Contas da União que. o que deve constar em nossa introdução e na nossa frase-núcleo? Não está tão claro como da outra vez. LV). • competência dos TCs para fiscalizar atos e contratos celebrados pela administração pública. deferiu parcialmente a segurança para anular o processo desde o início e determinar a intimação da impetrante como litisconsorte passiva (CF. em razão de irregularidades no processo licitatório. por maioria.o 216). que solicitará. por entender que a decisão impugnada ofendera o § 1. Precisamos caçá-las ao longo do texto. relator.

na medida do possível. de modo que não é necessário se posicionar. Introdução e frase-núcleo: (em negrito. como faremos? Tema: TCU. E isso tem que constar. a nossa Constituição atribuiu à Corte de Contas várias similaridades com os órgãosjudiciários. eu não posso mais fugir disso. Apenas falou que o texto deve ser dissertativo. Objetivo: redigir texto respondendo às questões no contexto do TCU. pois foi omisso quanto à necessidade de se posicionar. A partir de agora. aos outros tribunais do poder judiciário. a frase núcleo) Embora o TCU não seja um integrante do Poder Judiciário. da frase-núcleo e no primeiro parágrafo. eu terei que ir PROFESSOR FERNANDO GAMA . a exemplo dos princípios do contraditório e ampla defesa.@fgamajr http://tiny. Digo. o leitor sabe. Com isso.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução Outra coisa a se observar é que o CESPE não pediu um texto argumentativo. ok? Então. eu introduzo e delimito o tema. O tema está bem no título do Mandado de Segurança que embasa a questão: “TCU: contraditório e ampla defesa”. várias restrições impostas aos processos judiciais foram também adaptadas. E que completo argumentando que um destes princípios é justamente o do contraditório e da ampla defesa. tais como a necessidade de observar os princípios gerais de direito em seus julgamentos. ainda. necessariamente. que essa similaridade permite adotar no TC vários dos princípios gerais de direito. no tocante à sua organização e funcionamento. em muitos aspectos. típicos do poder judiciário. aos processos do Tribunal de Contas. A cada parágrafo. apenas responder às perguntas feitas.cc/red2012pf 63 . Delimitação do tema: TCU: Contraditório e ampla defesa. O que eu faço na introdução? Digo que o TCU é similar. Além disso. na continuação do texto.

Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução respondendo às perguntas seguintes. Os tribunais de contas detém competência expressa na Constituição Competência dos TCS para fiscalizar para fiscalizar a execução de atos e atos e contratos celebrados pela contratos administrativos emanados ou administração pública firmados pelo poder público com terceiros.cc/red2012pf 64 . Além disso. Percebam que já existe um “link” de conexão aberto para fazer ponte com a primeira pergunta “natureza dos processos que tramitam nos tribunais de contais (TCs)”. uma a uma. como corolário de seu poder de fiscalização sobre a administração PROFESSOR FERNANDO GAMA . Vamos concluir o texto. aos processos do Tribunal de Contas. tais como a necessidade de observar os princípios gerais de direito exemplo em seus dos julgamentos. então? Embora o TCU não seja um integrante do Poder Judiciário. a nossa Constituição atribuiu à Corte de Contas várias similaridades com os órgãos judiciários. no tocante à sua organização e funcionamento. várias restrições impostas aos Introdução processos judiciais foram também adaptadas. princípios a do contraditório e ampla defesa. na medida do possível.@fgamajr http://tiny.

por não pertencerem ao poder judiciário. já que no Brasil.@fgamajr http://tiny. diferentemente dos processos no âmbito do poder judiciário. embora uma corrente minoritária defenda que os processos que nos TCs teriam uma natureza “especial”. em sentido restrito. a exemplo da própria natureza dos tribunais de contas. Entretanto. Suas decisões podem sempre Possibilidade de as decisões dos TCs serem revistas pelo Poder Judiciário ser revistas pelo poder judiciário. de ser um órgão de índole administrativa. país que não adota o contencioso administrativo. o monopólio de decidir causas em última instância. É bom que se ressalte. não podendo o juiz togado substituir ou PROFESSOR FERNANDO GAMA .cc/red2012pf 65 .Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução pública. não podem dizer o direito de modo definitivo. A maioria da doutrina entende Natureza dos processos que tramitam nos tribunais de contas (TCs) que os processos no TC possuem natureza de processo administrativo. cabe à justiça. Seja qual for o posicionamento adotado. que as revisões judiciais às decisões dos TCs resvalam apenas em aspectos formais. o fato é que os tribunais de contas. no entanto. os processos que tramitam perante os tribunais de contas não são processos judiciais. nem administrativa tampouco judicial.

no entanto. que são executadas diretamente. a partir de então. podendo. ser ela executada. que condena o gestor em débito ou aplica multa é na verdade um título executivo extrajudicial para que a fazenda pública interessada possa propor a competente ação de execução. ocorre o trânsito em julgado da decisão.@fgamajr http://tiny. Decidida uma causa pelo TC (desde que não revista pelo Poder Judiciário) e esgotados os prazos legais para recurso. por exemplo. por meio de seus órgãos jurídicos próprios. Recentemente o STF competência reconheceu para aos expedir TCs medidas cautelares como forma de impedir que a PROFESSOR FERNANDO GAMA . Executoriedade das decisões proferidas pelos TCs que nosso ordenamento jurídico não atribuiu aos tribunais de contas competência para executar suas próprias decisões.cc/red2012pf 66 . há outras decisões adotadas pelos TCs que são executadas sem a interveniência de outros órgãos jurídicos.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução modificar a decisão da Corte de Contas quanto ao mérito. É forçoso reconhecer. como no caso de algumas Adoção de medidas cautelares pelos TCs decisões interlocutórias ou algumas medidas cautelares. Entretanto. A decisão.

não é probido fazê-lo e não é o aluno obrigado a responder as questões na ordem apresentada pela banca. como as perguntas foram fechadas e não havia solicitação para que o aluno/candidato/autor se posicionasse o texto apenas respondeu às perguntas solicitadas. já que isso não era necessário. PROFESSOR FERNANDO GAMA . eu não fiz uma conclusão explícita do texto. irei abordar o desenvolvimento do tema e a importância da utilização de algumas palavras-chave que constam da questão para elaborar um texto que será bem avaliado.Fundamentos de Redação e Produção de Textos para a Polícia Federal Aula 03 – O parágrafo de introdução decisão de mérito seja esvaziada pela demora no julgamento. No próximo capítulo. desde que você responda a todas as perguntas. Alguns comentários sobre a realização do texto acima: a) em primeiro lugar.cc/red2012pf 67 .@fgamajr http://tiny. cumpre destacar que eu inverti a ordem das questões em relação à proposta do CESPE. b) em segundo lugar.