You are on page 1of 8

História – 5º ano

1. Lê com atenção o seguinte documento:
“Os Lusitanos eram hábeis na luta de guerrilhas, em armar emboscadas e
em se tirarem de situações desesperadas. Usavam um pequeno escudo
redondo, côncavo no lado interior e suspenso do pescoço por correias (…).
Utilizavam como arma ofensiva um punhal ou espada (…). Usavam, como as
mulheres, o cabelo comprido, que, durante o combate, prendiam com uma
faixa atada sobre a fronte (…). Praticavam exercícios como o pugilato e
corridas (…).”
1.1.

Com base no documento, indica a tática utilizada pelos Lusitanos.

_____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
1.2. Indica, com base no documento, duas características do armamento
dos Lusitanos.
_____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
1.3.

Indica um costume dos Lusitanos.

_____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
1.4.

Diz qual a razão da guerra entre os Romanos e os Lusitanos.

_____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
1.5. O domínio Romano prolongou-se por vários séculos, influenciando a
cultura dos povos peninsulares. Relaciona os elementos da coluna A com
os da coluna B de modo a torná-los verdadeiros.
Coluna A

Coluna B

Cultivo do trigo, vinha e oliveira
Salga de peixe, olaria e tecelagem
O Latim
Pontes, aquedutos, termas e teatros
Aumento de circulação da moeda

Indústria
Comércio
Agricultura
Língua
Construção

1.6.

Diz o nome que se dá a toda esta influência exercida pelos Romanos.

_____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

Abastecimento de matérias-primas. Gregos e Cartagineses chegaram à Península Ibérica. os Romanos.2. que lhe permitiram conquistarem um tão vasto Império. _____________________________________________________________________________ 4. ________________________________ d) Continentes por onde se expandiu o império romano. coloca um círculo à volta da cidade donde os romanos eram originários. Identifica o mar ao qual os Romanos chamavam “Nosso Mar”. no ano de 218 a. No mapa. Vontade de formar um grande Império. ________________________________________ b) Península onde se situa essa cidade. Desejo de conquistar os Lusitanos. 3. 2.C. Desejo de poder e riqueza. Refere três características do exército romano. ____________________________________________ c) Nome atribuído pelos romanos à Península Ibérica. a) b) c) d) e) f) Queriam dominar todas as terras à volta do mar Mediterrâneo. Refere os seguintes aspetos: a) Cidade onde nasceu a civilização romana.2. Por que razão lhe atribuíram esse nome? _____________________________________________________________________________ 5. sublinha aquelas que se referem às razoes da expansão romana. . Acabar com o Cristianismo. 6. __________________________________________________________________________ 2. Depois dos Fenícios.1. Das frases que se seguem.

De todas as partes afluem produtos. _____________________________________________________________________________ 8. Preenche a seguinte tabela de modo a obteres o Bilhete de Identidade do Cristianismo. Por que razão demoraram tanto tempo? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 9. Os dos rios e dos lagos e tudo o que produziu a indústria dos Gregos e dos Bárbaros. ____ b) Inicialmente. Refere dois locais diferentes de onde chegavam produtos a Roma. o Cristianismo foi aceite pelos Romanos e passou a ser a religião oficial do Império. são tão numerosos os frutos da Índia e da Arábia que se pode julgar que todas as árvores desses países ficaram esgotadas.Assinala as afirmações verdadeiras com V e as falsas com F. Refere os produtos que chegavam dessas terras. os romanos eram politeístas._____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 7. Lê o texto. Em Roma.1. a) O Cristianismo espalhou-se por todo o Império. Os Romanos demoraram cerca de 200 anos a conquistar a Península Ibérica. iniciando-se a Era Cristã. Fundador Província onde foi fundado Livro sagrado Continentes por onde se expandiu Era que fundou 10. . ____ d) Os Cristãos eram politeístas. ____ e) O nascimento de Jesus Cristo deu início à contagem do tempo para os cristãos. ____ c) Mais tarde. Aélio Aristides. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 7. que Roma é como que o mercado universal do Mundo.2. Discurso (adaptado) 7. sobretudo no Outono. Em cada estação do ano. Os tecidos da Babilónia e as joias dos bárbaros mais longínquos chegam a Roma em grande quantidade. tantos navios abordam o Cais do Tibre.

Refere o século da chegada dos romanos à Península. 19 a. 1720 Século 11. Dicionário de História de Portugal 13.1.C. Corrige as afirmações falsas. A expansão Romana Para assegurar o domínio do Mar Mediterrâneo. E. Povos que não falavam Latim. vieram à Península Ibérica. A Bárbaros B C Império Monoteísmo D E Politeísmo Romanização Território de grande extensão governado por um imperador. os romanos conquistaram toda a Península Ibérica. foi assim que. _____________________________________________________________________________ 12.1. Transmissão do modo de vida dos romanos aos povos conquistados. que os romanos no século III a.1. _____________________________________________________________________________ . 11. Ano 203 a. 1ª ___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 2ª __________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 13. pois era um território rico em recursos naturais. 13. como consequência dessas guerras.Associa os elementos da coluna da esquerda com os da direita.Indica o século correspondente a cada uma das seguintes datas.C. mais tarde. Aqui encontravam o abastecimento de matérias-primas.10. a quem derrotaram.C. Por essa razão.2.C. Crença num único Deus. 520 1000 Século Ano 1100 1101 1300 a. Coloca as datas acima indicadas por ordem cronológica.Lê o seguinte documento. os romanos tiveram de enfrentar os cartagineses. Com base no documento acima. indica dois motivos que terão levado os romanos a invadir a Península Ibérica. Crença em vários deuses.

Início da conquista da Península Ibérica pelos Romanos. povos que ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 17.C. Com base na cronologia.C. Século III a.1.Como se chamava o seu chefe? _____________________________________________________________________________ 17.C.1. indica se foi rápida.Observa o mapa: 17. A Bretanha é conquistada pelos Romanos. Indica os invadiram a Península no século V. Século I a. Conquista da Península Itálica.2.C.14. Viriato combate os Romanos. Séculos Século VI a. Século II a. Dos povos que referiste. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 15.C. ou não.Qual foi a tribo de Celtiberos que maior resistência ofereceu ao Romanos. Acontecimentos Fundação de Roma. Domínio da Península Ibérica pelos Romanos.Observa a cronologia. _____________________________________________________________________________ 16. quais são os que se vão fixar no território peninsular? . 14. a conquista do território peninsular e justifica a resposta. Século I d.

outras renovadas. completa o quadro seguinte. sobretudo.” Orlando Ribeiro. Na construção das casas Na agricultura Na indústria Na pesca No comércio Na religião Na língua Nas vias de comunicação . Por que razão os Romanos chamavam Bárbaros a estes povos? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 18. tecelagem doméstica -.1. Com base no texto que acabaste de ler. pedreiras. circula a moeda. estabelecem-se lugares de troca. o Mediterrâneo e o Atlântico” (Adaptado) 18. Surgiram indústrias – olarias. das árvores de fruto. da vinha. Ao povoamento das colinas da época castreja sucedem as vilas rústicas – isto é.3._____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 17.Lê com atenção o texto seguinte: “A romanização manifestou-se em todo o território por uma profunda transformação das paisagens e modos de viver. especialmente no Sul. “Portugal. dos trabalhadores. a lousa ou o ladrilho o chão de terra batida. quintas nas terras baixas com a habitação do senhor. estábulos e celeiros. Anima-se o trânsito. Qual deles vai acabar por dominar toda a Península Ibérica? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 17. registando algumas influências dos romanos na Península Ibérica.4. minas. umas novas. o latim apaga os velhos falares indígenas e dá uma mais clara expressão de uniformidade ao território. da oliveira. forjas. salgas de peixe. A telha substitui na cobertura das casas o colmo. Desenvolveu-se o cultivo do trigo.

O local onde rezam chama-se _____________________. a sua cidade santa denomina-se _____________________ e o seu livro sagrado é o _____________________. . Indica o local de origem dos Árabes.Liga corretamente a coluna A à coluna B.2. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 20. O seu Deus chama-se _____________________.19.1. 20.3.Observa o mapa. 20. Refere um dos motivos da vinda dos muçulmanos à Península Ibérica. Coluna A – Povos invasores invasão Coluna B – Século da Bárbaros século VIII Romanos século V Muçulmanos século III a. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 20. o seu Profeta é _____________________. Completa os espaços em branco com as palavras que julgares mais adequadas: A religião praticada pelos Muçulmanos é o _____________________.C.

Refere as inovações introduzidas pelos muçulmanos na agricultura da Península Ibérica _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ .20.4.