You are on page 1of 10

Erem Maria Rita da Silva Lessa

Feira de Conhecimento 2014

Reeducação Alimentar : Cereais

Recife – PE 2014
0

Recife –PE 2014 1 .Jaqueline Menezes Jeyssiane José Josaias Felipe Lucas Alves Ravel Ferreira Reeducação Alimentar : Cereais Erem Maria Rita da Silva Lessa Trabalho teórico para a Feira de conhecimento 2014 com o tema central reeducação alimentar e subtema Cereais.

........................................................................5 Definição...................5 Domesticação...................................................................................................................................6 Revisões Literárias.....................................................................5 Variedades........................................................................................................................................................................3 Introdução............................5 Cultivo............................................................................................................8 2 .....................................6 Benefícios profiláticos.................................................................................................................................................4 Conceitos Gerais.......................................................................................................................................................................Sumário Apresentação..........................................................................8 Referências............................................................................................................................................6 Conclusão.........................................................................................................................................................................6 Benefícios por tipo:....................................5 Benefícios................................................................................

daqueles que são parte essencial de uma alimentação saudável.Apresentação No trabalho a seguir será mostrado um pouco sobre alguns dos mais conhecidos cereais. valores nutricionais e sua importância histórica na sobrevivência humana. propriedades. suas principais características. 3 . Suas amplas variedades de sementes e grãos.

tópicos que mostrarão identificarão os benefícios do consumo de cereais .Introdução O tema abordado serão que cereais são produzidos em todo mundo em maiores quantidades do que qualquer outro tipo de produto e são os que mais fornecem calorias ao ser humano e que embora seja muito consumido diariamente acaba perdendo importância. Inicialmente com o conceito geral. conceitos de melhoria da alimentação com a adição de cereais e como adota-los no dia a dia. analise de conteúdos bibliográficos. Conceitos Gerais 4 .

Benefícios Os cereais são essenciais para uma alimentação saudável. é o mais popular e.Definição Cereais são plantas cultivadas por seus frutos comestíveis. apesar de ser de estações frias.Sorgo . na realidade todos os cereais de clima frio podem ser cultivados em regiões tropicais.Milho . Ceres. Destacam-se pelo alto teor e qualidade proteica. em regiões de clima mais ameno. desde que suas necessidades climáticas sejam atendidas.Cevada . por sua vez. todos os tipos de cereal são boas fontes de hidrato de carbono e de vitamina E e vitaminas do complexo de 5 . são plantas floríferas .Soja .Arroz . normalmente chamados grãos e são na maior parte gramíneas*.Trigo .o trigo. gramas ou relvas .Aveia Nota: As gramíneas . também conhecidas como capins . A palavra cereal tem sua origem na deusa romana do grão. compondo uma família de mais de 6 mil espécies. possuindo ainda algumas vitaminas e minerais em maior quantidade Domesticação Estima-se que os primeiros grãos de cereais tenham sido domesticados cerca de 11 mil anos atrás por comunidades agrícolas antigas na região do Crescente Fértil. Cultivo O centeio é o cereal mais rústico . cerca de metade das terras agrícolas do globo é ocupada pelos três principais grãos Alguns Grãos . Dentre os principais cultivos por área cultivada no mundo temos grande participação de cultivos de cereais. pode ser cultivado nos trópicos.

Como abordado pelo escritor e nutricionista Kenneth J.Redução do colesterol -Produz baixo teor de glicose (influencia na perda de peso) -Ajuda na manutenção de um bom funcionamento intestinal -Previne alguns tipos de câncer -Previne doenças cardiovasculares Revisões Literárias O escritor e nutricionista Kenneth J. magnésio e fosforo. Leveno faz uma citação dos benefícios dos cereais “Cereais integrais (inclusive cereais integrais no café da manhã).minerais como cobre. como parte da estratégia para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Leveno “Os produtos à base de aveia (farinha e flocos) são ricos em fibra e podem ser apontados como redutores do risco de doença. ferro. são ricos em carboidrato e tem baixo teor de gordura Benefícios profiláticos .” Benefícios por tipo Cereal Amaranto Cevada Trigo Sarraceno Milho Painço Aveia Proteínas / Beneficio Proteína + cálcio Fortalece o pâncreas Regula o intestino Fortalece o estômago Bom para os nervos Acalma inflamações Limpa e fortalece o intestino Melhora o apetite Fortalece capilares e veias Aumenta a libido Melhora o apetite Alta quantidade de sílica Bom para náuseas matinais A rainha dos cereais Aquece Acalma Restaura sistema nervoso e reprodutivo Bom para pele Bom para fraquezas 6 .

Conclusão O grupo chegou à conclusão de que comer uma variedade de cereais integrais não só assegura que obtém mais nutrientes como também ajuda a tornar as suas refeições e lanches mais interessantes além dos altos valores nutricionais e que 7 .

Referências 1-http://pt.pt.adicionados a outros alimentos trará grandes benefícios ao ser humano como já trouxe até agora.wikipedia.org/wiki/Cereal / Conceitos Gerais 2.org/wiki/Poaceae 3-Livro-Nutrição contemporânea-Volume 1-Edição 8-Grupo AMGH-2013-Pagina 169 8 .wikipedia.

https://books.google.br/books?id=CGQ3AgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false 4-Livro-Nutrição contemporânea-Volume 1-Edição 8-Grupo AMGH-2013-Pagina 91 https://books.com.google.com.br/books?id=CGQ3AgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false 5-http://vilamamifera.com/alimentoecomportamento/sobre-os-cereais / Benefícios 9 .