You are on page 1of 45

1

Coleção Fábulas Mórmons Volume 3

AS PLACAS FAJUTAS

E UM “PROFETA”

ENGANADO
Joseph Smith, o “profeta” de deus, caiu no golpe.

JL

2

Sumário
1 - As Placas Kinderhook ................................................................................. 4
Introdução ..................................................................................................... 4
Uma breve história ....................................................................................... 5
1
2
3
4

- Apoiando a autenticidade das placas ........................................................... 10
- Fraude revelada ....................................................................................... 24
– William Clayton ....................................................................................... 35
– Venda do fac-símile das Placas de kinderkook ............................................. 43

Ebooks recomendados ................................................................................... 45

3

1 - As Placas Kinderhook
Introdução
As placas Kinderhook foi uma farsa perpetrada contra Joseph Smith em 1843.

Alguns homens fizeram seis pequenas placas de latão, enterraram-nas com um
esqueleto e as “encontraram”, certificando-se que havia testemunhas mórmons
quando isso aconteceu. Essas seis placas de latão, inscritas com rabiscos sem sentido,
chegaram até Smith, que "traduziu uma porção delas”. A história é interessante,
complexa e a Igreja Mórmon foi enganada por mais de cem anos, mantendo a
crença de que elas eram autênticas. Até que uma das placas reaparecer e vários
testes foram feitos na década de 1980. Os Mórmons agora tentam negar que Smith
nunca as levou a sério, mas a evidência mostra que ele o fez, e que seus poderes
proféticos como um 'vidente' eram, de fato, uma farsa.

4

este disse que as figuras ou escritos nelas eram semelhantes às utilizadas no Livro de Mórmon..... Em uma carta escrita em Nauvoo. em um monte de terra distante a poucas milhas de Quincy. e que se o 5 . no formato de sinos de cerca de 11 ou 15 cm de comprimento. ele diz.. Quando ele as mostrou a Joseph [Smith]. Os mórmons que viram as placas ficaram impressionados com sua aparência antiga e sentiram que poderiam provar o Livro Mórmon de Joseph Smith.Joshua Moore. trouxe consigo meia dúzia de finas peças de latão que parecem antigas. último sábado (29 de abril). Elas possuem ranhuras que se assemelham à alguma escrita. Charlotte Haven disse que:  “Sr. datada de 02 de maio de 1843.Uma breve história Texto traduzido e adaptado de utlm Fac-símiles das seis placas (frente e verso) Em 1843. Foram recentemente encontradas. seis placas de bronze foram encontradas em um monte em Kinderhook. Illinois. e estranhas figuras em forma de símbolos. Illinois.

nove cidadãos de Kinderhook certificaram que R. foi mais tarde foi revelado que as placas eram falsificações. Ele era descendente de Cão. as quais foram encontradas no condado de Adams por algumas pessoas que faziam escavações no local. Infelizmente para os mórmons. e ele recebeu seu reinado do Governante dos céus e a terra. através do lombo do faraó.Sr. Em 25 de abril de 1856. Wiley pegou as "seis placas de bronze" de "um grande monte. 372. há um outro lado da história. que está impressa na History of the Church vol. Joseph Smith aceitou estas placas como autênticas e chegou a afirmar que tinha traduzido uma parte delas.” (Charlote Haven. Elas estão repletas de inscrições antigas contendo de 30 a 40 caracteres de cada lado das placas. secretário particular de Joseph Smith. O seguinte é atribuído a Joseph Smith:  “Eu vi seis placas de latão. Enquanto as placas Kinderhook foram muitas vezes apresentadas como evidências para as alegações de Joseph Smith a respeito do Livro de Mórmon. Eu traduzi uma parte delas e descobri que elas contêm a história da pessoa com as quais elas foram encontradas. em “A Girl’s letter’s from Nauvoo”. A informação no diário de Clayton foi considerada tão importante que foi colocada na primeira pessoa.” Depois que as placas foram encontradas. 5. Evidências mostram que as placas Kinderhook foram realmente falsificações modernas criadas especificamente com a finalidade de enganar Joseph Smith. 2 de maio de 1843. Dez. William Clayton A evidência vem do diário de William Clayton. e usada como base para a história das placas Kinderhook. p. Moore pudesse deixá-las com ele. as traduziria com a ajuda do poder de revelação.1890: 629-31). rei do Egito. “Letter to my friends”. nesta vizinhança”. que foi uma das nove 6 . WP Harris. Overland Monthly 16.

saudou a descoberta como uma confirmação do trabalho de Joseph Smith: 7 . Bales. escreveu uma carta na qual afirmou que as placas não eram genuínas:  ". Wilbourn Fugit parecia ser o chefe. da Brigham Young University. W. Wilford Poulson. Eu. escreveu uma carta em que ele admitiu sua participação na farsa:  "Recebi sua carta em relação a essas placas. eu estava presente perto de Kinderhook e ajudei a cavar na época em que as placas foram encontrados . descobriu mais tarde uma das placas originais no Museu da Sociedade Histórica de Chicago... Wiley e B. by Welby W. Ricks. Enquanto a pesquisa do Professor Poulson levou-o a acreditar que a placa era uma falsificação. reprinted from the Improvement Era.....testemunhas da descoberta das placas. Fugate. Fugate. Wiley fizeram as marcações .. M.. Sept. Nós lemos na profecia de Pratt que ‘a verdade ainda brotará da terra’. pp. e R. as cited in The Kinderhook Plates. e direi em resposta que elas são uma farsa. que era presidente da Sociedade de Arqueologia da BYU. desde aquela época. obtidas por Robert Wiley. (The Book of Mormon? by James D. Welby W. Decidimos provar a profecia por meio de uma piada.. e ele . ..Whitten". A placa que ele encontrou foi identificada como a de número 5 dos fac-símiles impressos na History of the Church... com R. fiz um depoimento honesto sobre o mesmo .. 1962) A placa Kinderhook redescoberta Na época da Guerra Civil. 95-96) Em 30 de junho de 1879. as placas Kinderhook foram perdidas. Bridge Whitten e eu . Bridge Whitten disse-me que ele cortou e preparou as placas. que também era uma das nove pessoas que assinou o certificado... Ricks." (Letter of W..

tolerâncias. evidenciando que a placa é o que seus fabricantes. concluímos que a placa.. uma liga de cobre e estanho".. que haviam sido gravados nas placas. George Lawrence escreveu:  "As dimensões. típicos de meados do século XIX ." (The Kinderhook Plates) Em 1965. o ‘bronze’ dos tempos antigos era realmente bronze. foi feita para resolver uma questão até então sem resposta na história da Igreja.. alguns estudiosos mórmons não aceitaram seu trabalho como conclusivo." Em seu "Relatório de um Estudo Físico da Placa Kinderhook Número 5"... reafirma seu chamado profético e revela as falsas declarações prestadas por um dos descobridores”." (Warsaw Signal 22 de maio de 1844).. por meio divino. para examinar e fazer "alguns estudos físicos não destrutivos da placa sobrevivente. não é de origem antiga.. mas também pelo Livro de Mórmon. levada em 1843 para o profeta Joseph Smith. The Ensign.  "Como resultado destes testes. “A redescoberta recente de uma das placas de Kinderhook... pp 66-70:  "Uma análise eletrônica e química recente de uma placa de metal..." Como era permitido ao Sr... que foi examinada por Joseph Smith Júnior.. Lawrence fazer apenas ensaios não destrutivos... O professor Kimball descreveu os resultados dos testes na publicação oficial da Igreja Mórmon. e todo o mundo é convidado a investigar a verdade. Em 1980. Lawrence. Apenas um mês antes de sua morte.. mais tarde.uma tentativa do século XIX para atrair Joseph Smith. no entanto.. Kimball foi capaz de "conseguir uma permissão da Chicago Historical Society para os testes destrutivos recomendados”. O novo trabalho. o Mórmon Stanley P.. foi comunicado que ele estava "ocupado em traduzi-las. Se Joseph Smith não tivesse sido assassinado em junho de 1844. é muito provável que ele tivesse publicado uma "tradução" completa dessas placas falsas.  "As placas estão agora de volta à sua categoria original de genuínas. para que ele fizesse uma tradução dos caracteres de aparência antiga.. Entretanto. 8 . que saltou da terra não só pelas Placas Kinderhook. disseram que era . Ricks fazer este anúncio triunfante foi dado permissão a George M.. Joseph Smith Júnior permanece como um verdadeiro profeta e tradutor de registros antigos. não será nada mais nada menos do que uma continuação de O Livro de Mórmon. um físico Mórmon. concluímos que a placa foi feita a partir de uma liga de bronze verdadeiro (cobre e zinco).”. composição e fabricação são consistentes com as instalações de uma oficina de ferreiro de 1843 e com as histórias de fraude dos participantes originais. três anos após Mr. em agosto de 1981.

The Nauvoo Neighbor.ou traduzir o Livro de Mórmon a partir de placas de ouro. serão publicados no ‘Times and Seasons’ assim que sua tradução for concluída”. preparando-se para imprimir uma tradução das placas é verificado por um poster (broadside) publicado pelo jornal mórmon. é óbvio que o trabalho de Joseph Smith sobre essas placas fraudulentas lança sérias dúvidas sobre sua credibilidade como tradutor das escrituras Mórmons. Enquanto esta possa não ser a forma mais delicada de ser abordado. que ele nunca disponibilizou para estudiosos. Shook observou certa vez: "Somente um falso profeta traduz a partir de placas falsas". e ele recebeu seu reinado do Governante dos céus e a terra. Este poster contém os fac-símiles das placas. Ele era descendente de Cão.O fato de que Joseph Smith estava. rei do Egito. através do lombo do faraó. O trabalho de Smith com as placas Kinderhook supostamente revelou que elas:  "Contém a história da pessoa com as quais elas foram encontradas. na verdade. 9 . a fim de obter todas estas informações das placas. De qualquer forma. em junho de 1843. este é um problema muito grave que não pode ser colocado de lado. e encontramos o seguinte: Poster publicado no The Nauvoo Neighbor  "O conteúdo das placas.” Agora.que ele realmente não sabia absolutamente nada sobre eles . Um homem que inventaria essas informações a partir de placas falsas é justamente o tipo de homem que fingiria traduzir o Livro de Abraão a partir de papiros egípcios . como o Livro de Mórmon e o Livro de Abraão. junto com um fac-símile das mesmas. seria necessário ter "traduzido" um grande número de palavras. Charles A.

): Pages 372-379 10 . e mais importante. "Eu inseri o fac-símile das seis placas de latão encontradas perto de Kinderhook.Apoiando a autenticidade das placas Várias são as evidências que a igreja SUD e os líderes apoiaram a veracidade das placas de Kinderhook. Eles encontraram um esqueleto cerca de 6 pés abaixo da superfície da terra. Note que à esquerda que diz claramente "Comentário do Profeta sobre as Placas Kinderhook" (marcado em vermelho). vol 5. vol 5. Veja abaixo as páginas completas em History of the Church por Joseph Smith. com caracteres antigos. enquanto escavavam um monte. que Joseph Smith chegou a traduzir parte delas." (History of the Church. de ambos os lados. que deveria ter uns 9 pés de altura. Robert Wiley e outros. pag. 372) . Página 372 de History of the Church. que discutem sobre as Placas de Kinderhook (1978 ed. pelo Sr. Abaixo. encontram-se várias provas desta afirmação.1 .figura abaixo. Portanto. em 23 de abril. não há realmente nenhuma razão para duvidar que Joseph fizesse aqueles comentários sobre as Placas de Kinderhook. no condado de Pike.por Joseph Smith. As placas estavam no peito do esqueleto e estavam cobertas. por Joseph Smith. Texto traduzido e adaptado de Mormonthink  History of the Church .

11 .

existem outras evidências da aceitação. O que a Igreja ensinava sobre as Placas Kinderhook antes de ser provado que elas eram falsas? Além do que está contido em History of the Church por Joseph Smith e do artigo original e desenhos publicados no jornal Times and Seasons. Desenho das Placas Kinderhook que apareceu no jornal Times and Seasons e no livro History of the Church. das Placas Kinderhook. bem como a tradução de Joseph como sendo genuína. A placa marcada em vermelho é a que foi encontrada e existe hoje. 12 . pela Igreja.

em 26 abril de 1843: Poster publicado pelo Nauvoo Neighbor. contendo os fac-símiles das seis placas de Kinderhook e texto explicativo. Poster publicado em 1843 por líderes da Igreja. A imprensa Nauvoo Neighbor publicou um poster (broadside) com os fac-símiles das placas em 24 de junho de 1843. 13 . Esta publicação foi feita dois meses e um dia após elas terem sido "encontradas".

Pike County.assim que a tradução estiver completa.. in June.O texto menciona que a tradução das placas. 1843. Estas placas foram traduzidas por Joseph Smith? 2." . serão publicados no ‘Times and Seasons’ assim que a tradução for concluída. em 1843. Veja AQUI também. juntamente com um fac-símile das mesmas. logo que Joseph Smith terminasse de traduzi-las figura destacada abaixo." Apóstolos naquele momento e mais tarde terceiro e quarto presidentes da Igreja. e levadas para Joseph Smith. Nauvoo Neighbor: ".The Nauvoo Neighbor. eu gostaria de perguntar: 1.. nos arredores de Kinderhook." Note também que os editores são "Taylor e Woodruff. seriam publicados no Times and Seasons. Illinois. quais eram os seus conteúdos? 14 .(Figura acima)  A revista SUD Improvement Era Em uma edição de 1904 do Improvement Era estava escrito o seguinte: "Dizem que algumas placas em forma de sino foram descobertas em um monte.  The Nauvoo Neighbor "O conteúdo das placas. Se sim. Agora. por Robert Wiley. bem como os fac-símiles.

evidentemente. que depois foi destruído por um incêndio. 40-44 ". foram encontrados no monte. Robert Wiley. dizendo: “Eu traduzi uma parte delas e descobri que elas contém a história da pessoa com as quais elas foram encontradas. encontrou nesse tal monte seis placas de bronze na forma de sino. e ele recebeu seu reinado do Governante dos céus e a terra. Este diagrama mostra o tamanho das placas. juntamente com carvão e cinzas. que estavam familiarizados com a descoberta de relíquias. cujos ossos foram descobertos. Existe alguma coisa sobre elas em qualquer trabalho da Igreja? "1 e 2. juntamente com o depoimento de oito testemunhas. Perto de Kinderhook. VII. As placas foram enviadas ao Profeta. 15 .)  Comprehensive History of the Church Segundo a publicação oficial da Igreja. presas com dois grampos. pode-se explicar a evidência de um traço da civilização egípcia em nossas antiguas civilizações americanas. "5. "4. “Ossos humanos.” "3. é encontrada no Millennial Star. As placas foram depois colocadas em um museu em St. (Improvement Era.3. entre cinquenta e sessenta milhas ao sul e leste de Nauvoo-em 23 de abril de 1843. na data de 1 de maio de 1843. e as placas foram perdidas. Illinois. houve relação entre os hemisférios oriental e ocidental. sendo desenhado a borda de um deles”. 5. a partir das palavras do profeta é que este descendente dos faraós possuía um reino no novo mundo. March 1904. The Comprehensive History of The Church. Toda a história da descoberta das placas. As placas estavam no peito do esqueleto. E a declaração do profeta significava que os restos eram egípcios. No. através do lombo do faraó. Estavam presas por um anel que passava através da menor extremidade. também. além do Sr. Wiley. que escreveu sobre elas em seu diário. A implicação justa. e cobertas com caracteres antigos. como também a declaração da história do profeta. enquanto escavava um grande monte. por BH Roberts. O evento iria muito longe para confirmar a ideia de que em tempos muito antigos. Elas encontraram um esqueleto cerca de 6 pés abaixo da superfície da terra. Onde elas estão? 4. Louis. E sob esta circunstância. tinham sido enterradas com a pessoa. conhecido como McDowell. Elas têm qualquer valor na confirmação do Livro de Mórmon? 5. um Sr. que tinha 9 pés de altura. conectados às placas que. no condado de Pike. Joseph Smith é citado como tendo dito: "Eu vi seis placas de bronze que foram encontradas em Adams County por algumas pessoas que estavam cavando em um monte. vol 21: pp. rei do Egito. Vol. Ele era descendente de Cão.

Prest J. p. sem dúvida. Iowa. Widtsoe. Ele disse que iria provar a autenticidade do Livro de Mórmon . irá provar que o Livro de Mórmon é verdadeiro? . e que essas placas contêm a história dos tempos. que existia há muito. e que." (History of the Church.187)  Uma citação semelhante em History of the Church: "Uma pessoa presente quando as placas foram encontrados comentou que isso iria provar a autenticidade do Livro de Mórmon. Traduzi uma porção de certas placas de latão descobertas em Kinderhook.378)  The Ensign 16 . rei do Egito.Seeker after Truth. 5. p.“Elas estão cobertas por uma linguagem antiga.4. juntamente com a etnologia e milhares de outras coisas.Resposta: Porque ele é verdadeiro!" (Times and Seasons. de longínquas eras passadas. pelo Sr. 5. Vol. page 187. irá. vol.”  Joseph Smith . contendo de 30 a 40 caracteres de cada lado das placas. Wiley. Prophet of God." (John A. Apóstolo John A. vol." (Times and Seasons.) "Por que as circunstâncias em que as placas recentemente encontradas em um monte no condado de Pike III. Widtsoe "01 de maio. p.” (Times and Seasons. Joseph Smith--Seeker after Truth. 366)  The Times and Seasons Além de o artigo original (acima). através do lombo do faraó.[Joseph] traduziu uma porção e disse que contêm a história da pessoa com as quais elas foram encontradas e que era descendente de Cão. Os ossos encontrados no túmulo poderiam ter pertencido a uma pessoa ou uma família distinta.4. página 406) "Nós aprendemos que havia um mórmon presente quando as placas foram encontradas. o jornal da igreja SUD Times and Seasons também publicou outros artigos subsequentes sobre as Placas de Kinderhook: "As placas de bronze tinham caracteres ou hieróglifos sobre elas que ninguém era capaz de ler.que. muito além da memória da raça presente. vol. e ele recebeu seu reinado do Governante dos céus e a terra. e dizem que ele pulou de alegria com a descoberta. sem dúvidas. irá. ou de um povo.

irá. “Se ele tem. e acredita-se que era o local do enterro de um pequeno número.Parley Pratt Apóstolo."Seis placas com a aparência de latão foram recentemente desenterradas de um monte por um cavalheiro em Pike Co. tem a capacidade de lê-las. e observou que isso iria provar a autenticidade do Livro de Mórmon .” (The Quincy Whig 6.” (reimpresso em The Ensign.. Illinois. 17 . 1843). a menos que alguém especializado em decifrar hieróglifos possa ser encontrado para desvendar o mistério.  The Quincy Whig "Por quem estas placas foram depositados lá. " “As placas acima citadas foram exibidas nesta cidade [Quincy] na semana passada. Illinois. o líder mórmon. Alguns alegam que Smith. sujeitas à inspecção do profeta Mórmon. página 73). agosto de 1981.. de longas eras passadas .. Havia somente alguns ossos encontrados no monte. pelo que sabemos. May 1. Also printed in the Times and Seasons 4. ele fará mais do que lançar luz sobre o início da história deste continente... dizem que ele pulou de alegria com a descoberta. 186-87. o filho de Noé.e que sem dúvidas. Nauvoo. e contêm a genealogia de um dos antigos jareditas até Cão. e se Smith puder decifrar os hieróglifos das placas. ou família distinta. do que qualquer homem que já viveu até agora. A curiosidade do público é muito animada. Parte dos ossos estavam a 15 pés sob a terra . talvez de uma pessoa. deve sempre permanecer em segredo. “. estão em Nauvoo. . Seus ossos foram encontrados no mesmo vaso (feitas de cimento). 07 de maio de 1843. e agora.1843 pp. Elas são pequenas e cheias de caracteres da língua egípcia.. ele irá conferir um grande favor ao público através da remoção do mistério que paira sobre elas. May 3. Aprendemos que havia um mórmon presente quando as placas foram encontradas. Um grande número de cidadãos viram-nas e compararam os caracteres com os do papiro egípcio que está agora nesta cidade.

18 .clique sobre a imagem para ampliá-la.The Quincy Whig 6. 3 de maio de 1843 .

página 630) “A Girl's Letters From Nauvoo”. ele seria capaz de traduzi-las. este último disse que: "..Assim." (“A Girl's Letters From Nauvoo”.. dezembro 1890 19 . quando Joshua Moore mostrou as placas a Joseph. e se o Sr.as figuras ou a escrita sobre elas era semelhante àquelas em que o Livro de Mórmon estava escrito. Moore poderia deixá-las. ele acreditava que com a ajuda de revelação. dezembro 1890. Overland Monthly. Overland Monthly Charlotte Haven disse que. Overland Monthly. uma sequência daquele livro sagrado logo sairia.

foi relatado que ele estava “ocupado em traduzi-las”... Warsaw Signal Se Joseph Smith não tivesse sido assassinado em junho de 1844. 1844) Warshal Signal. May 22. “Eles enviaram-nas a Jo Smith para terem sua opinião sobre o seu significado”.. O novo trabalho no qual Jo está prestes a concluir como tradução dessas placas não será nada mais nada menos que uma sequência do Livro de Mórmon. “Estas placas foram encontradas cerca de 10 pés sob o solo. é muito possível que ele pudesse ter publicado a “tradução" completa dessas placas falsas. Illinois”.ele está ocupado na tradução delas.. 22 de maio de 1844 20 .. em um monte nas proximidades de Kinderhook.. "." (Warsaw Signal. Apenas um mês antes de sua morte. Pike County..

de 1 de maio de 1843.se a história de Fugate é verdadeira? Por enquanto. etc. e que apenas ele. juntamente com o editorial do Times and Seasons. o editor do Times and Seasons . que acreditavam que as Placas de Kinderhook eram genuínas e escreveram sobre elas. Como seria fácil ter coberto Joseph Smith e seus seguidores com o ridículo.antes de fazê-lo. divulgou-a.H. BH Roberts acreditava que as Placas Kinderhook eram genuínas. autores SUDs. Ainda.John Taylor. Aqui ele atacou a credibilidade do homem que alegou ter forjado as placas: Para a apresentação desta questão é necessário apenas dizer que é um pouco singular que. que disse estar em conluio para perpetrar a fraude. e toda a matéria acima do texto. Aqui está uma amostra de algumas destas declarações:  B. apenas o Sr. E esta atitude a Igreja continua a manter.Existem outros escritos dos apóstolos. pode não ter sido conhecida na época pelos alegados conspiradores para enganá-lo. (um periódico semanal Mórmon. no sentido de que a descoberta era genuína. logo que eles aceitaram as placas Kinderhook como genuínas! Por que isso não foi feito? O fato de que a história de Fugate não foi contada até 36 anos após o evento. E por que ele esperou de 1843 até 1879 . dos historiadores SUDs.um período de 36 anos . Fugate. dos três. amigo pessoal do Profeta – levou esse achado a sério. proclamando a farsa. e expressou sua confiança de forma explícita em um editorial do Times andSeasons. a declaração no diário do Profeta. publicado em Nova York) em 15 de fevereiro de 1845. pois em The Prophet. dizendo que o Profeta poderia dar uma tradução das placas. foi publicado o fac-símile das placas Kinderhook. dentre todos aqueles que estavam conectados 21 . e que ele tinha traduzido alguns dos caracteres e aprendido certos fatos históricos sobre a pessoa com quem as placas foram encontradas. Roberts Autoridade Geral e famoso historiador da Igreja. quando ele e aqueles que estariam associados a ele tiveram essa excelente oportunidade para expor as pretensões vãs do Profeta .

Commentary on the Book of Mormon. e todo o mundo é convidado a investigar a verdade. já que não é possível que esse homem seja o único de sua raça e nação para ser enterrado desta maneira. referido anteriormente. p. no qual tantos encontram semelhanças com o egípcio. Devido a este fato. Ricks." (George Reynolds e Janne M. Reynolds. reafirma seu chamado profético e revela as falsas declarações prestadas por um dos descobridores . (New Witnesses for God. uma câmara de sepultamento.com o evento. os trabalhadores chegaram a um leito de pedra calcária. “Sugerimos também que esta colônia de egípcios podem ter originado o estilo da arquitetura neste país... que o esqueleto do faraó. é evidente que alguns dos montes são de data muito antiga. Published in 1961).. encontrado em Kinderhook. e não a descoberta das placas.. Illinois. escreveu o seguinte em 1962: "A redescoberta recente de uma das placas de Kinderhook. Peterson 22 .. foi cavado de um grande monte. que tinha sido submetido à ação do fogo. que foi presidente da BYU Archaeological Society. Joseph Smith Júnior permanece como um verdadeiro profeta e tradutor de registros antigos. Depois de escavarem cerca de 11 pés. é uma evidência bastante forte de que sua história é o embuste. quando descobriram o esqueleto. por outro lado. mas também pelo Livro de Mórmon. que eram pequenas e fáceis de serem manuseadas.232. na profundidade de mais dois pés. Sjodahl escreveram: "Mas. temos o fato diante de nós. nem as gravuras sobre elas. e que é especialmente caracterizado pela ereção de vastas pirâmides truncadas. deu essa versão. que foi examinada por Joseph Smith Júnior.. que com os ossos. Sjodahl . Eles removeram as pedras. “Esta era. p. pois foi encontrada uma abundância de carvão e cinzas." (The Kinderhook Plates)  Apóstolo Mark E. "As placas estão agora de volta à sua categoria original de genuínas. 7 vols.  BYU Archaeological Society Welby W. por meio divino. 63)  Comentário sobre o Livro de Mórmon George Reynolds e Janne M. que saltou da terra não só pelas Placas Kinderhook.. parecia ter sido queimada. 6:. evidentemente. edited and arranged by Philip C.

a Igreja SUD foi enganada por cerca de cento e trinta anos.  Leitura adicional (em inglês): http://www.mrm. Mark E. Então Peterson afirma: "Existem as placas de Kinderhook. permitiria que o artigo com fotos das placas fosse publicado se não fosse verdade? Mesmo os SUDs mais fundamentalistas admitem que Joseph soube quando o artigo foi publicado e não o contestou. O livro SUD History of the Church deixa muito claro que Joseph traduziu uma parte das Placas de Kinderhook.org/kinderhook-plates 23 . Você pode imaginar o Ensign imprimindo um artigo totalmente falso e depois de cem anos. editor do Times and Seasons. Peterson descreve várias culturas antigas que têm registros escritos em placas de metal. em algum momento. Peterson)  Ponto crítico: Por que Joseph Smith. mas a maioria dos especialistas concorda que são de épocas antigas. Those Gold Plates. Peterson escreveu um livro chamado "Those Gold Plates!". os membros fiéis da igreja afirmarem que o profeta e os apóstolos não tinham nenhum conhecimento do mesmo artigo? Que este foi elaborado apenas por alguns editores e passou completamente despercebido pelas Autoridades Gerais? Mesmo que você não acredite que Joseph foi enganado pelas Placas de Kinderhook em 1843.Em 1979. 66-74] mencionou a resposta da Igreja cada vez que a questão das placas surgia. Joseph certamente teria retratado a história impressa no Times and Seasons. O artigo de Kimball [Ensign. Controvérsias cercaram estas placas e suas gravuras. mas falhou em reconhecer que todas as respostas da igreja até 1981 eram a mesma: que as placas eram genuínas. se ela tivesse sido mal escrita sobre algo tão importante. o apóstolo Mark E. agosto 1981. No primeiro capítulo. também encontradas na América e agora na posse da Chicago Historical Society." (Página 3. p.

T. 5. Bridge Whitton e eu. 30 de junho de 1879. carta à James T. citação de A História dos mórmons.. Fugate até mesmo menciona que as placas foram feitas através de Bridge Whitton. cobrindo-as completamente com o resto da ferrugem. e as unimos com um pedaço de aro de ferro. Brown County. pg. Wiley foi até o monte de terra onde ele havia previamente cavado um buraco de aproximadamente 2. que tinha os recursos e habilidade de ferreiro (veja História da Igreja.Ricks “The Kinderhook plates” The Improvement Era 65 (set. State Historical Society of Wisconsin. nota de rodapé.” (Wilbur Fugate. Em 30 de junho de 1879. em A. cobrindo-as completamente com ferrugem. Foi uma brincadeira convincente e feita com um certo esforço. 87). 378. que revelou a fraude.Fraude revelada Joseph Smith era como grande parte dos homens daquela época . deu um depoimento diante de Jay Brown. provavelmente. que Robert Wiley..  Fugate declarou que as placas eram uma: “[A] farsa.. 658. Whitton as cortou de pedaços de cobre.. Apesar de o depoimento ter sido 36 anos depois do fato. Veja também “Fugate to Cobb. Elas pareciam reais. nós as colocamos com ferrugem feita de ácido nítrico. ferro velho e chumbo. Todos pareciam pensar que elas eram reais na época. Linn. Elas foram colocadas em exposição em um museu. pág. o Sr. de Mound Station. fizeram os hieróglifos deixando impressões em cera de abelha e as enchendo de ácido. Illinois. Vol.Cobb. em Welby W.5 m. 24 . que se fez através de Robert Willey. os enchemos com ácido e os colocamos nas placas". 1962):656. 8 de abril de 1978. ele disse sob juramento. na esperança de expor o Profeta SUD. ferro velho e chumbo.  Ele menciona que Wiley e ele: “. juiz da paz. Quando estavam prontas. e as ligando com um anel de ferro. Em sua declaração.ele também acreditava que as Placas de Kinderhook eram reais. Bridge Whitton e ele planejaram fazer as placas.2 . Madison). onde depositou uma pedra achatada que era oca na parte inferior e as colocou embaixo. como um artefato de americanos nativos. Wilbur Fugate. Fugate admitiu que eles inventaram a farsa. Wiley e eu fizemos os hieróglifos em cera de abelha.Schoeder Collection.

" (Carta para W. Finalmente. Journal of the Illinois State Historical Society 5 (July. W. fiz um depoimento honesto sobre as mesmas.Eles garantiram que um élder mórmon (J. setembro de 1962). O cobre macio dá um sulco com bordas menos angulares do que os metais mais duros. P. para enferrujar o anel de ferro e as laterais. cor e medições de estiramento são.” Usando exatamente a mesma técnica de ácido-cera descrita por Fugate. densidade.  Lawrence passou a dizer: “Algumas outras características do processo de ácido-cera de abelha. consistentes somente com 77% de cobre e 23% de zinco. composição e fabricação são consistentes com as instalações de uma oficina de ferreiro de 1843 e com as histórias dos participantes da fraude original. As características das inscrições podem ser reproduzidas em grande detalhe utilizando-se a técnica simples de ácido-cera. Whitten. O exame Lawrence mostrou que as placas de latão são de cobre-zinco (linhas de difração de raios-x. esfregadas no chão e cuidadosamente jogadas na cova onde foram encontradas. como latão amarelo ou aço. posteriormente. Mr. (De uma declaração juramentada e assinada por Fugate como reproduzida em Improvement. foi "permitido" que o mórmon levasse as placas até Joseph Smith. 25 . BRONZE): "Uma declaração útil e definitiva é que não é o cobre natural encontrado em objetos feitos pelos índios da Região dos Grandes Lagos. como o fraudador Fugate havia reivindicado. são acabamentos arredondados no final e no fundo das depressões. Wiley) gravaram-nas.P. Há uma ausência de estrias (arranhões) ao longo do comprimento do sulco”. E que elas foram levadas para o monte. E que "as dimensões. Mesmo antes que o Sr.  Esta carta não foi publicada até 1912. George M. uma das testemunhas presentes quando as placas foram "descobertas". 1912):271-73). Que eles haviam colocado ácido nítrico sobre elas na noite anterior a que foram encontradas. no seu conjunto. relatou: "Eu lavei e limpei as placas e. contrariando o julgamento dos gravadores. tolerâncias. Harris. Harris de 25 de abril de 1855 em “A Hoax: Reminescences of an old Kinderhook mystery”. Whitten e R. Lawrence "foi capaz de fazer inscrições mais uniformes do que as atuais”. com R. Bridge Whitten disse-me que ele cortou e preparou as placas e eles próprios (B. Mas desde aquela época. em 1965. Wilbourn Fugit parecia ser o chefe. uma análise mais completa e científica foi feita pelo físico Mórmon. Fugate admitisse a farsa. Dois gravadores examinaram a Placa de Kinderhook restante (agora na posse da Chicago Historical Society) em 1962 e declararam sua crença de que a placa foi "gravada com um instrumento pontiagudo e não tratadas com ácido". No entanto. Lawrence. Sharp) estivesse presente quando Fugate e outros "descobrissem" as placas ao escavar no monte. Wiley e B.R.

pp. “Isso não acontece nas inscrições. por vezes. que são muito mais profundas do que as marcas de faca. “O achatamento do metal não está alterado em volta do sulco. sem marcações que mostram que foi feito um sulco anterior”. e que poderiam ter sido feitos por uma faca afiada e com certa pressão.“Há. O tamanho dessas irregularidades pode ser controlado tanto ao ‘mexer' ou diluir o ácido”. como finalização. Bolhas formadas no processo de gravação formam irregularidades ou nódulos ao longo do comprimento dos sulcos. Deformação do metal devido ao corte “A placa tem.causada pela ação do ácido sob a cunha estreitas de cera deslocada entre as duas linhas. Ao lado desses sulcos. Placas de bronze enroladas 26 .  As características acima descritas deste tipo de gravação foram encontradas na real Placa de Kinderhook. A maioria dos sulcos cruza-se exatamente na mesma profundidade. Minhas tentativas de reproduzir as inscrições riscando o metal não foram bem sucedidas”. (“Report of a Physical Study of the Kinderhook Plate Number 5”. 2-3). quando duas linhas se juntam obliquamente . longos sulcos ao longo da borda inferior lateral. uma área extra na ação de gravação. o metal está deformado e traços podem ser vistos no verso”.

em 1832".  O Professor D. 27 . tolerâncias. Estes testes.O Sr. “Analysis of the Kinderhook plate owned by the Chicago Historical Society. conhecida como a Placa de Kinderhook. ainda não aceitavam os resultados destes testes. Kimball conseguiu: ".” (Dr. em Connecticut. 23:6)  Prof Kimball escreveu: "Uma recente análise eletrônica e química recente de uma placa de metal (uma das seis placas originais) levada em 1843 para o profeta Joseph Smith em Nauvoo. . Elas não são consistentes com as antigas dimensões." (The Ensign. Eles argumentaram que testes não destrutivos não eram conclusivos o suficiente. Isto porque placas de bronze como estas eram "primeiro enroladas nos EUA..”10pp. p. tolerâncias. tolerâncias consistentes de que "a placa foi cortada de uma folha que tinha sido enrolada" de uma placa padrão de 1/32 de polegada. provavelmente ácido nítrico. o mórmon Stanley P. que envolvem algumas técnicas muito sofisticadas de análise. do Departamento de Ciência dos Materiais e Engenharia da Universidade Northwestern. Nov. Lynn Johnson declarou: “A placa de propriedade da Chicago Historical Society. composição e fabricação são consistentes com as instalações de uma oficina de ferreiro de 1843. 69. cópia na coleção Marquardt. Assim. Os caracteres na placa foram formados através de gravações em ácido.Lynn Johnson... Os furos feitos (com um padrão 1/8 de polegada) e as dimensões. no entanto. agosto 1981. composição e mão de obra! Alguns mórmons.1980. em 1980. Lynn Johnson.uma publicação oficial da igreja SUD). Lawrence ainda observou que a partir da aparência da superfície e vista de muito perto. é feita de uma liga de bronze consistente com a tecnologia oriunda da metade do século XIX. foram realizadas pelo Professor D.garantir a permissão da Chicago Historical Society para conduzir os testes destrutivos recomendados.

. mais tarde. Especialista do Museum do Departamento de Antropologia. e como Paul Cheesman e outros estudiosos têm apontado. típicos de meados do século XIX. uma liga de cobre e estanho". Smithsonian Institution (14 de novembro de 1968) que: 28 . evidenciando que a placa é o que seus fabricantes. de uma carta de George Metcalf. agosto de 1981. “Em segundo lugar.” "Como resultado destes testes. Entretanto. que haviam sido gravados nas placas . pp 66.Illinois.uma tentativa do século XIX para atrair Joseph Smith. conclui-se que a placa foi feita de uma liga de bronze verdadeiro (cobre e zinco). foi feita para resolver uma questão até então sem resposta na história da Igreja. concluímos que a placa de propriedade da Chicago Historical Society não é de origem antiga. disseram que era . (The Ensign.. antigos habitantes provavelmente teriam riscado as placas ao invés de gravá-las com ácido”. o ‘bronze’ dos tempos antigos era realmente bronze. Caixa chinesa de chá do século XIX O estudioso mórmon Bruce Owens descobriu. Concluímos que a placa foi marcada através de corrosão com ácido. 70). para que ele fizesse uma tradução dos caracteres de aparência antiga.

o Sr. a linguagem sobre as inscrições que você enviou é a da tribo Lo na província de Yunnan. Segundo o professor Li Hsueh-Chih." (foto abaixo) Região da Província de Yumman marcada em vermelho. Owens escreveu a Charles T. confirmando esta identificação foi recebida por Owens. Dr. Kun Chang. Outra carta. Taiwan e recebeu esta resposta dele: "Lamento por demorar tanto tempo para responder a sua carta de 18 de novembro. No entanto. A fim de testar essa afirmação. em Berkeley: "As inscrições fechadas parecem ser os ideogramas usados pelas tribos Lolo em Yunnan. levou-nos um pouco de tempo para encontrar alguém qualificado para responder às suas perguntas. do Departamento de Línguas Orientais da Universidade da Califórnia. no mapa acima. de um especialista em línguas de tribos menores da China. da Academia Sinica e Nacional da Universidade de Taiwan. no sudoeste da China continental." 29 . Sylvester da Embaixada dos EUA em Taipei."a placa gravada pelo ferreiro da aldeia [tinha sido] copiada da tampa de um CAIXA DE CHÁ CHINESA".

1957. da United Bible Societies. Hope afirma que "se as placas Kinderhook foram copiadas de uma caixa de chá chinesa. a Província de Yunnan é uma área da China em que a principal ocupação é a agricultura. da Província de Yunnan. China. Caixa chinesa de chá de 1830  Dr. Edward Hope. – Americana. Dr. Apesar de não negar que os caracteres inscritos nas placas de Kinderhook são Lolo (e variações delas). a semelhança com certos símbolos Lolo seria explicada. Aliás. que fez um estudo cuidadoso dos "fac-similes" das 6 Placas de Kinderhook.Rei e Rainha da tribo Lolo. insistiu em uma carta de 26 de agosto de 1976 que a linguagem (a ordem em que os caracteres são apresentados nas placas) "não é Lo ou Lolo"." 30 . e um dos principais produtos é o chá.

como esta placa representar uma linguagem humana. os fraudadores pegaram vários símbolos ao acaso na tampa de uma caixa de chá e os colocaram nas placas (com variações. Se examinarmos os símbolos. de fato: "É altamente improvável que as Placas de Kinderhook representem a forma escrita de qualquer linguagem humana. ele positivamente afirma que a linguagem da inscrição não é Lolo e.No entanto. A maior parte desta placa contém simplesmente variações de dois símbolos. de fato. Caixa chinesa de chá do século XIX Isso teria destruído qualquer aparência de uma linguagem real. Quando tomado com a surpreendente falta de repetição. aparentemente. certamente parece como se alguém estivesse inventando os símbolos e evitando repetições”. torna-se claro que muitos deles são ‘variações’ de outros símbolos semelhantes. Não há. havia 31 . e a sequência de símbolos. que pudesse estar originalmente na tampa de uma caixa de chá chinesa (se. Ou foi feita por alguém com menos imaginação do que os outros ou foi feita com pressa. já que provavelmente havia uma quantidade insuficiente de símbolos na tampa sem que houvesse repetições)." Assim. de forma alguma. “A placa da linha do meio é especialmente suspeita.

uma falsificações infantil. como o mundo científico já sabe há anos. e ele recebeu seu reinado do Governante dos céus e a terra. quando o relatório do Professor SUD Stanley P. 2).alguma linguagem real na tampa . de fato. alegando que as palavras citadas no livro History of the Church.esta poderia ter sido meramente ornamentada com símbolos Lo. etc. declarou.p. mão de obra." Mas a Igreja SUD se recusou a admitir a farsa até agosto de 1981. são placas consistentes com materiais e inscrições fabricadas por homens em 1843 (com um método descrito pelos fraudadores com ácido . como se fossem de Joseph Smith é. Breasted.” 32 . certamente. Ele era descendente de Cão. na realidade. em uma carta de 1914 que as: "Placas de Kinderhook são. que tentam explicar a "tradução" de Smith destas placas. alguns desses apologistas SUD. Agora que a igreja finalmente admitiu que as placas fossem uma farsa. são forçados a desacreditar a própria história oficial da igreja. com as encontradas no Novo Mundo e. não foram encontradas em qualquer lugar do mundo antes do tempo de Colombo! James H. rei do Egito. O que temos. uma falsa declaração de outra pessoa!  Eles afirmam que as palavras atribuídas a Smith: “Eu traduzi uma parte delas e descobri que elas contêm a história da pessoa com as quais elas foram encontradas.enquanto seria esperado um procedimento de gravação usando-se instrumentos pontiagudos) com caracteres usados por uma tribo chinesa produtora de chá. Breasted Até mesmo o renomado James H. escrita de caracteres. professor de Egiptologia da Universidade de Chicago por muitos anos. Kimball sobre os resultados extremamente precisos sobre os testes analítico-destrutivos foi publicado (como citado acima . através do lombo do faraó. Nenhuma destas coisas é consistente com materiais. então.

teria publicado se não 33 .. em agosto de 1981. e manteve vários outros livros." (Journal of Mormon History.. 6. 73) datada de 7 maio de 1843 (seis dias após a entrada no diário de Clayton): "Seis placas com a aparência de latão foram recentemente desenterradas de um monte por um cavalheiro em Pike Co. em 1844. Pratt escreveu em uma carta (publicada na publicação SUD The Ensign. até a morte de Joseph. e ligeiramente alteradas para parecerem às palavras do próprio Smith. não temos razão para duvidar de que Joseph Smith alegou exatamente isso! (veja mais sobre Clayton AQUI) Além disso. Vol. registrando as revelações e executando importantes tarefas. William Clayton estava envolvido em quase todas as atividades importantes de Nauvoo. Além disso. eles estavam na presença um do outro quase que diariamente. quando Clayton escreveu em seu diário que Joseph Smith traduziu uma parte das Placas de Kinderhook e disse que continha a história de "um descendente de Cão". ajudou a preparar a história oficial de Joseph Smith (na verdade.) Assim. escrevendo cartas para ele. Como um escriba ele manteve o sagrado 'Livro da Lei do Senhor’.Foram copiadas do diário de William Clayton. p. Elas são pequenas e cheias de gravuras em língua egípcia e contêm a genealogia de um dos antigos jareditas até Cão. Mas William Clayton era escriba de confiança de Joseph Smith e: William Clayton “Começando no início de 1842.. por quase dois anos e meio. seus diários pessoais tornaram-se fonte para muitas partes desta história)..” "Ele foi oficialmente designado para escrever a história do templo de Nauvoo. existem ainda informações de que Smith estava trabalhando em uma "tradução" completa das Placas de Kinderhook e. pp. 1979. o apóstolo SUD Parley P. 42-43. “Ele se tornou um amigo íntimo e confidente de Joseph Smith. filho de Noé”. sem dúvida. mas especialmente nas preocupações particulares do profeta”. Illinois.

juntamente com um Fac-símile das mesmas. então.html 34 .Thj1lmH089V http://diariohistoriasud.blogspot. sempre são provadas como falsas quando os documentos originais "traduzidos" por ele ficam à disposição para modernos estudiosos (ver também os papiros do Livro de Abraão e o Saltério Grego)? Como.com/topic/398#." (veja AQUI) Não há realmente qualquer motivo para desacreditar que Joseph Smith tenha alegado que ele traduziu uma parte das Placas de Kinderhook. em junho de 1843. invariavelmente.tivesse sido assassinado em junho de 1844. estava trabalhando em uma "tradução" completa dessas placas falsas no momento da sua morte." Como podemos ter fé em um profeta cujas "traduções".  Como Charles Shook observou. The Nauvoo Neighbor. e que elas continham uma história de um descendente de Cão. podemos acreditar em suas "traduções" de outras "escrituras" quando as "placas" originais nem sequer estão disponíveis para um estudo? Fontes: http://jwsandscripture.yuku.com/2010/05/as-placas-de-kinderhook-parte-2. será publicado no Times and Seasons tão logo a tradução seja concluída. "somente um profeta falso traduz placas falsas. Ele claramente o fez e. reproduziu as Placas Kinderhook e afirmou: "O conteúdo das Placas. O jornal mórmon. obviamente.

” 35 . Scharffs. pg. indicando que eram especulações e que os dois autores não tinham conhecimento íntimo do evento. 147). um escrito por Parley P. Gilbert W. Ele alega em seu livro que: “Não foi encontrado nenhum documento original escrito por Joseph Smith que fazem qualquer declaração sobre as placas de Kinderhook” (The Truth About "The God Makers". Scharffs.” “O documento de William Clayton foi incluído na História Oficial da igreja. mas isso não é o caso. tenta evitar o assunto e alegar que Joseph não estava pessoalmente envolvido com as placas de Kinderhook. estes dois documentos estão cheios de erros históricos. De fato. Era incomum que as histórias fossem registradas por escribas de Joseph e fossem colocadas como se fossem as próprias palavras dele?  Isso abre espaço para que muitos mórmons usem a mesma falácia: “Há dois documentos da época.3 – William Clayton Após as placas de Kinderhook serem desmascaradas e comprovadas como uma fraude. mas foi mudado de narrador em terceira pessoa para narrador em primeira pessoa. No entanto. porque Joseph frequentemente usou escribas para registrarem relatos.  Como é plausível o argumento levantado por este e outros escritores SUDs? Eles podem estar corretos ao dizerem que não há nada da própria letra de Joseph. Pratt e outro escrito por William Clayton. 1992. que sugerem que houve boatos que Joseph tinha traduzido parte das placas. Assim dá a ideia que Joseph Smith mesmo escreveu que tinha traduzido as placas. Gilbert W. Joseph nunca nem mencionou uma tentativa de traduzi-las. dentre outros estudiosos SUDs.

William Clayton é descrito como "nunca se desviando de sua crença na igreja e em seus líderes" por George D. Quem foi William Clayton? Ele estava em posição de saber com precisão e registrar as palavras de Joseph? Clayton foi considerado um escriba de confiança e uma pessoa confiável? Há outras entradas em seus diários que são aceitas sem questionamento como as palavras de Joseph Smith?  Clayton: um confidente íntimo de Joseph Smith William Clayton Dede sua conversão à Igreja Mórmon. XVI). Vejamos agora sobre William Clayton. em Salt Lake City. em 1879. Sua pessoa era limpa e arrumada. que ele acreditava ser a primeira lei do céu. até sua morte. Ele jamais levaria um relógio que não fosse preciso’. ele foi nomeado 36 . editor do An Intimate Chronicle: The Journals of William Clayton (p. Na introdução de seu livro de cinquenta páginas sobre a vida e os diários de Clayton. Inglaterra. em menos de seis meses como membro da Igreja SUD. Líderes mórmons reconheceram os dons e habilidades de Clayton logo no início. Smith escreve: “Muito tempo depois de sua morte. Smith inclui descrições de pessoas próximas e familiares de Clayton. Smith. que uniformemente se lembraram dele como uma pessoa séria. xvii). Sua filha falou dele como "metódico. LIII). Utah. aos 23 anos em Preston. Sua filha se lembra de seu ‘amor à ordem. Suas mãos pequenas e arredondadas. meticulosa e confiável. sempre sentado em sua própria poltrona." (p. Assim. (veja AQUI). George D.  G.Anteriormente discutimos que há muito mais do que dois documentos da época. D. em 1837." (p. Clayton foi lembrado como ‘a alma de pontualidade’. tinha um lugar certo na mesa.

o Presidente Joseph traduziu uma parte e disse que elas contêm a história da pessoa com as quais elas foram encontradas e que ele era um descendente de . pode-se entender porque os líderes da Igreja SUD. Portanto. cumpriu suas incumbências e ajudou a preparar a história oficial da igreja. ix). XX).” (p. até a morte de Joseph. mas especialmente nas preocupações particulares do profeta.. eles estavam em companhia um do outro quase que diariamente”. observou sobre as realizações de Clayton: “Ele era um amigo e companheiro do Profeta Joseph Smith. à sua caneta. e estamos em dívida. Por dois anos e meio. Estudiosos SUDs que têm estudado a vida de Clayton notaram seus "detalhes meticulosos que eram a marca registrada de sua escrita. em grande parte. 27:1. Ele escreveu cartas para o profeta. e ele recebeu seu reinado do Governante dos 37 . e mais tarde se tornou o presidente do primeiro ramo de Manchester (BYU Studies. “[James B. XXIIXXIII)." (p. Smith. aceitaram sem questionar a precisão da declaração do diário de Clayton de 1 de maio de 1843: “Eu vi as seis placas de bronze que foram encontradas em Adams County . durante a sua convivência com ele e quando ele trabalhou com ele como seu secretário particular.” (pp. e todos os dados mostram que ele fez isso com precisão e confiabilidade. p. Com a morte de Clayton.segundo conselheiro do presidente da Missão Britânica (p. XVI). 47). Joseph F. Parece não haver nada ou ninguém capaz de desvirtuar a capacidade Clayton de registrar com precisão as palavras de Joseph Smith. em 1844. pela história da Igreja. ao compilarem a história oficial da vida de Joseph Smith e da Igreja.. através do lombo do faraó.] Allen [que escreveu uma biografia de Clayton]. e também que: “Começando no início de 1842. explica que Clayton não só era empregado de confiança de Smith e seu associado. William Clayton estava envolvido em quase todas as atividades importantes de Nauvoo. mas também seu amigo pessoal e confidente. nos dias de Nauvoo. que se tornaria o sexto Presidente da Igreja Mórmon. registrou suas revelações. rei do Egito.

e ele recebeu seu reinado do Governante dos céus e a terra.Os mórmons publicaram fac-símiles das placas em um poster intitulado "Discovery of the Brass Plates". William Clayton estava envolvido em quase todas as atividades importantes de Nauvoo. Como os líderes SUD construíram a história da vida de Joseph com as palavras registradas por ele e por outros. junto ao fac-símile das mesmas. 100. a única alternativa é dar a entender que Clayton não ouviu Smith fazer essas declarações. serão publicados no ‘Times and Seasons’ assim que a tradução for concluída.Joseph Smith contratou Clayton especificamente para registrar o que ele fazia e dizia. pp. atribuindo-as falsamente a Joseph Smith. Illinois. p. grifo nosso). e "no início em 1842. enquanto escavavam um monte.reproduced in Stanley B. Por exemplo: . mas estava disposto e capaz de inserir ideias especulativas e sem fundamentos. publicado em Nauvoo. Ele era descendente de Cão." Ensign 11 [August 1981]:72)." “Eu traduzi uma parte delas e descobri que elas contém a história da pessoa com as quais elas foram encontradas. 38 . em parte: “O conteúdo das placas. eles estavam em companhia um do outro quase que diariamente. que deveria ter uns 9 pés de altura. Durante dois anos e meio. George D. Robert Wiley e outros. seria fácil justificar a modificação do diário de Clayton de maio de 1843. Se alguém não aceitar o valor da entrada do diário de Clayton. 372).” (LDS Archives . com caracteres antigos. "Kinderhook Plates Brought to Joseph Smith Appear to be a Nineteenth-Century Hoax. que passou ter a seguinte forma quando incorporado na História da Igreja: "Eu inseri o fac-símile das seis placas de latão encontradas perto de Kinderhook. através do lombo do faraó.  Evidências Corroborativas Igualmente importante na avaliação da precisão da entrada do diário de Clayton é a existência de evidências históricas que corroboram o relacionamento entre Clayton. certamente parece improvável e altamente implausível dado ao que sabemos da vida de Clayton. pelo Sr. Embora isso possa ser uma possibilidade. Este poster declarava. pag.” (Intimate Chronicle. Joseph Smith e as Placas de Kinderhook. XXII-XXIII). .. em 1844.céus e a terra. Kimball.” (History of the Church. ed. até a morte de Joseph. vol 5. do caráter e do alto nível de confiança nele depositada por Joseph Smith e pelos estudiosos e líderes SUDs subsequentes." (Intimate Chronicle: The Journals of William Clayton. no condado de Pike. As placas estavam no peito do esqueleto e estavam cobertas. de ambos os lados. Eles encontraram um esqueleto cerca de 6 pés abaixo da superfície da terra. em 23 de abril. Smith. 24 de junho de 1843. rei do Egito. mas especialmente nas preocupações particulares do profeta.

Kimball resumiu a extensão da aceitação SUD das Placas da seguinte forma: “Ao longo das décadas. O escritor SUD Stanley B." (Edward Ashment. 2). da Millennial Star.Clayton estava com Joseph Smith no dia em que ele registrou a interpretação e o veredicto de Joseph sobre as placas (Intimate Chronicle. nenhum Mórmon questionasse ou contestasse a autenticidade dessas placas de bronze em forma de sino. Ele mesmo estava na casa de Joseph Smith e ali viu as placas. Smith. que Joseph considerava as Placas de Kinderhook artefatos antigos e começou a tradução delas. juntamente com uma completa falta de qualquer prova em contrário. Young ainda inclui um esboço de uma das placas que viu na casa de Joseph em seu diário (Ashment.Young . numerosas fontes históricas indicam que a entrada do diário de Clayton. relatada tal como ocorreram. p. os estudiosos e leigos 39 . por mais de 130 anos. unpublished article on file. Appendix A. assim a história registrada estava "estritamente correta. George A. . panfletos missionários. [in] Simpósios BYU [e no Centro de Visitantes e] nos livros e relatórios não publicados. através das páginas do Times and Seasons. 100). em maio de 1843 é precisa. do Desert News." Os historiadores e funcionários envolvidos no trabalho eram: "as testemunhas oculares de quase todas as operações registradas nesta história. onde não estiveram pessoalmente presentes. eles tiveram acesso àqueles que ali estiveram. e. afirmou em 1858 que havia um sistema preciso no local. Esta evidência histórica..A história de Joseph Smith que contém a declaração sobre as Placas de Kinderhook foi aprovada por Brigham Young. The Prophet.O historiador da Igreja. do Nauvoo Neighbor. p. Assim. do Improvement Era. 2) Desenho feito por B. da University Archaeological Newsletter. foi convincente o suficiente para que. a maioria das quais. Institute for Religious Research. p.

quando ele examinou os falsos artefatos antigos. 1981. a Mormon.quem estava na companhia de Smith durante a maior parte do dia . através do lombo do faraó.quem estava na residência de Smith. Ricks College. Sobre esta questão. p. 117) O autor Brent Lee Metcalfe notou que "quando Clayton registrou em seu diário sobre as Placas de Kinderhook. O ardil foi um sucesso. feito naquela manhã .The Story of William Clayton. Jantou com Joseph na Mansion 40 .SUDs (e pelo menos dois escritores RLDS) afirmaram e se esforçaram para provar a história do incidente das Placas de Kinderhook”.. Kimball. Apelando para o que Joseph Smith "diz". quando ele escreveu seu diário. .quem cuidou da casa para Smith mais tarde naquele dia.quem estava na residência de Smith. May 1. 3)." based on a paper read at the 16th annual Mormon History Meeting. Don Bradley escreve: "William Clayton não adquiriu esta informação a respeito de Joseph e das Placas de Kinderhook a partir de boatos. na própria residência de Smith. William Clayton.[Joseph] traduziu uma porção e disse que contêm a história da pessoa com as quais elas foram encontradas e que era descendente de Cão.” (William Clayton's Journal. e um homem de sua confiança como para qualquer no momento. as cited in Trials of Discipleship . cobertas por uma linguagem antiga. "New Light on the Old Kinderhook Plates Problem.talvez o confidente mais confiável de Smith . 1843. Prest J.o secretário particular de Smith ..o oficiante do casamento plural secreto de Smith.” (Stanley B. May 1-3. contendo de 30 a 40 caracteres de cada lado das placas.quem estava na residência de Smith durante a maior parte do dia . rei do Egito. p. enquanto Joseph foi a um encontro com Flora Woodworth . ele era":         . "Eles tentaram fazer com que elas atestassem a autenticidade do Livro de Mórmon e defenderam a suposta tradução delas feita por Joseph. o confidente de confiança de Joseph Smith. e ele recebeu seu reinado do Governante dos céus e a terra. Clayton foi secretário pessoal de Joseph. escreveu que Smith começou uma tradução: “Eu vi seis placas de latão.

mesmo que Clayton tenha entendido errado algum detalhe sobre a escavação das placas (que Smith pode ter entendido errado também). se houvesse. haveria muito pouco. J..House. examinou as placas enquanto lá estava. onde registrou em seu diário suas experiências do dia. Os apologistas 41 . isso não apaga o fato de que Smith insistiu que ele tinha a habilidade de "traduzir" as peças falsas de metal. pois certamente mostra que ele não era um homem digno de confiança das pessoas. Se todos os diários e relatos de Clayton que ele escreveu por Joseph forem rejeitados..  Comentário crítico: É muito conveniente para os SUDs fiéis culparem todos os problemas de tradução nos os escribas. ele era tão ingênuo como muitos dos que o seguiram. incluindo esta sobre as placas: 'Irmão Joseph traduziu uma parte delas. " Mas como Clayton estava em companhia de Smith durante a maior parte do dia. ele nos mostra que Smith não era um homem muito exigente. Todo o incidente dá-nos uma série de razões para questionarmos o chamado profético de Joseph Smith e a validade do mormonismo. Se Smith conscientemente tentou enganar os seus seguidores ou se foi mesmo iludido é de pouca importância. Mesmo se pudéssemos desculpar a falta de discernimento de Smith.'. De forma direta. e disse que elas contêm . Aparentemente. traduziu uma porção e disse que contêm a história da pessoa com as quais elas foram encontradas". como as Placas de Kinderhook e o Livro Egípcio de Alfabeto e Gramática de Joseph Smith. mas os fatos simplesmente não os apoiam. e desenhou uma delas no verso de uma página. temos boas razões para acreditar nele quando ele relata que "Pres. da história da Igreja publicada sobre a vida de Joseph.

mrm.SUDs seletivamente escolhem quais entradas do diário desejam incluir como a história "oficial" da igreja. Fontes: http://mormonthink.htm http://www.com/Questions/site_anti_mormon_seguinte_placas_PORT_596.com/kinder1.htm http://www.php 42 .org/topics/joseph-smith/fooling-prophet-kinderhook-plates http://centralmormon.com/kinderhookweb. Eles não podem fazer isso de duas formas.110mb.allaboutmormons.

de 1843-1845. Condado de Pike.4 – Venda do fac-símile das Placas de kinderkook Texto traduzido e adaptado de Latayne. notei que Sidney Rigdon era o chefe dos correios da cidade.. Illinois e uma história de sua descoberta. na página 3 do arquivo..com Alguma vez você já se perguntou como deve ter sido viver na cidade que Joseph Smith criou em meados da década de 1840 (Nauvoo) . podem ser. e que se podia comprar o fac-símile das famosas Placas Kinderhook via correio (em 03 de janeiro de 1844. Olhando alguns destes documentos. 43 .a partir de uma perspectiva não-SUD? Hoje existem documentos on-line em PDF do jornal Nauvoo Neighbor.) Um Fac-Símile das placas recentemente descobertas de um monte nas proximidades de Kinderhook.

Obs..adquiridos pelo pedido para Printing --. The Nauvoo Neighbor era um jornal semanal publicado em Nauvoo. Era um trabalho "secular".. de orientação religiosa (publicados na mesma imprensa).. O Nauvoo Neighbor substituiu O Wasp.  Que coisa fascinante! Isso apenas comprova como essas placas foram levadas a sério pela igreja SUD. que concretizou a cobertura das notícias da cidade em conjunto com o Times and Seasons. Illinois entre 1843 e 1845. 44 . PREÇO doze centavos e meio por cópia ou um dólar por uma dúzia.

Ebooks recomendados 45 .