Lista de Exercícios I – Linguagem de Montagem

1. Preencha as lacunas em cada um dos seguintes exemplos: a) Uma casa está para uma planta arquitetônica assim como um(a)________está para uma classe. b) Toda declaração de classe que inicia com a palavra-chave _________deve ser armazenada em um arquivo que tem exatamente o mesmo nome da classe e terminar com a extensão de nome do arquivo .java. c) Cada declaração de classe contém a palavra-chave________seguida imediatamente do nome da classe. d) A palavra-chave________cria um objeto da classe especificada à direita da palavrachave. e) Todo parâmetro deve especificar um(a)____________ e um(a)____________. f) Por default, considera-se que classes que são compiladas no mesmo diretório estejam no mesmo pacote conhecido como________. g) Quando cada objeto de uma classe mantém sua própria cópia de um atributo, o campo que representa o atributo também é conhecido como um(a)________. h) O Java fornece dois tipos primitivos para armazenar números de ponto flutuante na memória__________ e________. i) As variáveis de tipo double representam números de ponto flutuante________. j) A palavra-chave public é um(a)________. k) O tipo de retorno________indica que um método realizará uma tarefa, mas não retornará nenhuma informação quando completar sua tarefa. l) A classe String está no pacote_______. m) Um(a)________não é requerido(a) se você sempre referenciar uma classe por meio do seu nome de classe completamente qualificado. n) Um(a)___________ é um número com um ponto de fração decimal, como 7,33,0,0975 ou 1000.12345. o) As variáveis de tipo float representam números de ponto flutuante_________. p) O especificador de formato________é utilizado para gerar saída de valores de tipo float ou double. q) Os tipos em Java são divididos em duas categorias: os tipos___________ e os tipos________.

08/03/08

Prof. Anderson Parreira

1

2. Determine se cada um dos seguintes exemplos é verdadeiro ou falso. Se falso, explique por quê. a) Por convenção, os nomes de método iniciam com a primeira letra maiúscula e todas as palavras subsequentes no nome iniciam com a primeira letra maiúscula. b) Uma declaração import não é requerida quando uma classe em um pacote utilizar outra no mesmo pacote. c) Parênteses vazios que se seguem a um nome de método em uma declaração de método indicam que o método não requer nenhum parâmetro para realizar sua tarefa. d) As variáveis ou os métodos declarados com o modificador de acesso private só são acessíveis a métodos da classe em que são declarados. e) Uma variável de tipo primitivo pode ser utilizada para invocar um método. f) As variáveis declaradas no corpo de um método particular são conhecidas como variáveis de instância e podem ser utilizadas em todos os métodos da classe. g) O corpo de todos os métodos é delimitado pelas chaves esquerda e direita ({ e }). h) As variáveis locais de tipo primitivo são inicializadas por default. i) As variáreis de instância de tipo por referência são inicializadas por padrão para o valor null. j) Qualquer classe que contém public static void main (String args[]) pode ser utilizada para executar um aplicativo. k) O número de argumentos na chamada de método deve corresponder ao número de parâmetros na lista de parâmetros da declaração do método. l) Os valores de ponto flutuante que aparecem no código-fonte são conhecidos como literais de ponto flutuante e são tipos float por default. 3. Qual a diferença entre uma variável local e um campo (atributo, variável de instância)? 4. Explique o propósito de um parâmetro de método. Qual a diferença entre um parâmetro e um argumento? 5. Qual é o propósito da palavra-chave new? Explique o que acontece quando essa palavrachave é utilizada em um aplicativo. 6. O que é um construtor-padrão? Como as variáveis de instância de um objeto são inicializadas se uma classe tiver somente um construtor. 7. Explique o propósito de uma variável de instância. 8. A maioria das classes precisam ser importada antes de poder ser utilizada em um aplicativo. Por que todos os aplicativos permitiram a utilização das classes System e String sem importá-las primeiro? 9. Explique por que uma classe pode fornecer um método set e um método get para uma variável de instância. 10. Elabore uma classe chamada VentiladorDeParede para que possa ajudar você a escolher um determinado fabricante. Vamos considerar que um ventilador possua quatro características, o número de pás (inteiro), voltagem (String), rotação (inteiro), raio (inteiro). Sua classe deve ter um construtor que inicializa as quatro variáveis de instância. Forneça um método set e um get para uma das variáveis de instância. Além disso, forneça três outros métodos, ligar que indica uma rotação não nula, desligarVentilador que indica uma rotação nula e um 08/03/08 Prof. Anderson Parreira 2

método regularVelocidade que aumenta ou diminui a velocidade de acordo com o parâmetro informado ao método. Não é necessário testar a classe VentiladorDeParede. 11. Elabore uma classe chamada CalculaExpressao para implementar duas expressões matemáticas. Sua classe possuirá duas características relacionadas com os valores do eixoX e eixoY. Você também deverá implementar um construtor para atribuir valores iniciais as variáveis de instância. Além disso, ela deverá contar com um método set e get para cada variável de instância e também possuirá dois métodos calculaEixoX e calculaEixoY que deverão ser baseados nas expressões abaixo. Em seguida você deverá programar uma nova classe ListaPontosExpressao para testar a classe CalculaExpressao. Os valores dos pontos, que são base de cálculo das expressões deverão ser informados pelo usuário. Expressões para definição dos métodos são:
eixo_X = (ponto1 + ponto2)/2 eixo_Y = (ponto1 + ponto2)*2

08/03/08

Prof. Anderson Parreira

3