You are on page 1of 6

Escola EB 2,3/S Sacadura Cabral

Disciplina de Biologia e Geologia
Professora Paula Fonseca

Relatório realizado por:
Joaquim Gabriel nº14 11ºA

1

O mesmo encontra-se dividido em três partes. os sedimentos vão se depositar em estratos de forma paralela e horizontal. a segunda a Conclusão e por fim a Bibliografia. De seguida vai haver a sedimentação. a desidratação e a cimentação.8 de Novembro de 2013 Celorico da Beira INTRODUÇÃO Este relatório surge no decorrer da disciplina de Biologia e Geologia. sendo que a primeira é o Procedimento Experimental. Os sedimentos ou clastos serão transportados. 2 . pelos agentes transportadores (como por exemplo a água e o vento). sendo a sedimentação um processo nele incluído. vai ocorrer a erosão. provenientes das rochas. que engloba o material usado. tendo sido proposto pela nossa professora Paula Fonseca. no qual se existirem as condições propícias para tal. Normalmente após a sedimentogénese (que é o conjunto destes quatro processos). no qual vai haver a compactação. Após esta fase. quer sejam magmáticas. metamórficas ou sedimentares. tanto a nível físico (vão se tornar em partículas cada vez menores) e químico (vai ocorrer a alteração a nível mineralógico da rocha em questão). que irão renovar essas partículas. E assim formam-se rochas sedimentares. realizou-se esta experiência com o objetivo de se observar e compreender como se processa a sedimentação usando sedimentos detríticos de dimensões diferentes. que é feita através dos agentes erosivos. O que ocorre em primeiro lugar é a meteorização das rochas. método e resultados. vai ocorrer a diagénese. A sedimentação inicia-se com o desgaste das rochas. para zonas distantes da origem destas. Como se está a estudar o ciclo das rochas. no âmbito de se analisar o processo de sedimentação.

Recipiente com gelo.10 ml de detergente da loiça. banana. 3 . Agite suavemente a mistura. 2º Deite o sal e o detergente num gobelé com água destilada. fígado…) .Dois tubos de ensaio. papel de filtro e algodão hidrófilico.Ácido clorídrico normal à temperatura ambiente.Reagente de Schiff (fucsina descorada). .Álcool refrigerado. .Almofariz. . PROTOCOLO EXPERIMENTAL: 1º Descasque e corte o quivi em pequenos fragmentos e coloque-os no almofariz. . -Funil.Pipeta. . . 1 colher de sal e 70 ml de água destilada. vareta.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL MATERIAL: . .Quivi (ou cebola.

coloque o precipitado em águia destilada (10s). alcoólica. .passe novamente o material por água destilada (10s). 7º Para a coloração.mergulhe-o em ácido clorídrico normal (15s). . Com o auxílio de uma vareta. insolúvel no álcool. precipita e forma uma massa filamentosa. pode recolher algum material. 5º Faça escorrer.mergulhe o precipitado no reagente de Schiff (3min). pode utilizar a técnica de Feulguen: . e com movimentos circulares. álcool refrigerado em quantidade aproximadamente igual á do filtrado ao longo da parede da proveta. e outra inferior. sucessivamente. Espere algum tempo e procure observar a formação de duas fases: uma superior.3º Coloque a mistura obtida no almofariz e triture. lentamente. . 4 . aquosa. esbranquiçada. 6º O DNA. que contém proteínas e outros materiais. 4º Filtre. o produto obtido através de papel de filtro e de algodão hidrófilico.

O objetivo inicialmente delineado foi atingido. seguidamente encontrava-se a água (com alguns sedimentos em suspensão e os outros a flutuar). Estes. com o auxílio de uma proveta de 500ml. um tabuleiro. até ficar na última camada (a contar do fundo da proveta). água da torneira e sedimentos detríticos de três dimensões diferentes. 5 . ficaram em suspensão e a flutuar. uma vez que o grupo observou e compreendeu como se processa a sedimentação. uma tina de vidro. CONCLUSÃO Esta experiência consistiu em analisar o processo de sedimentação. Analisou-se os resultados e verificou-se que os sedimentos mais densos se depositaram no fundo da proveta. dividiram-se em camadas de acordo com a sua densidade. Os sedimentos menos densos e de menores dimensões.RESULTADOS: Conseguiu-se observar que os sedimentos mais densos e de maiores dimensões ficaram no fundo e que os outros se depositaram em camadas de acordo com a sua densidade.

Universo da Vida.ed. s. Silva. 6 . Porto Editora (2012).BIBLIOGRAFIA Osório. (2011). Amparo Dias et al (2012) -Terra.Biologia e Geologia 10ºAno. 1ªed. Porto. Lígia Silva (2011) .Preparar os testes: Biologia e Geologia 10ºAno. Areal Editores. Porto.