You are on page 1of 6

OM: 1º B Com

PLANO DE SESSÃO

Data: 02/03/2015
Hora: 19:00 às 19:50

CURSO: Formação de Soldado

URMA: Recrutas 2015

PERÍODO: Instrução Individual

GRUPAMENTO: Sd EV

FASE: Básica

CCAp

MATÉRIA: 6. Conhecimentos Diversos
UNIDADE DIDÁTICA: B -101
ASSUNTO: Identificar os principais deveres e direitos do soldado.
OBJETIVOS:
a. Da sessão: Identificar os principais deveres e direitos do soldado.
b. Intermediários:
1 – descrever os principais deveres do soldado
2 – descrever os principais direitos do soldado
3 – atingir o padrão mínimo do Objetivo de Instrução Intermediária (O militar deverá responder ,
corretamente, a maioria das questões formuladas)

LOCAL DA INSTRUÇÃO: Telheiro da Cia C Ap
TÉCNICA(S) DE INSTRUÇÃO: Palestra e Interrogatório
MEIOS AUXILIARES: Quadro negro
INSTRUTOR(ES): 3° Sgt

MONITOR(ES): 3° Sgt Calil

AUXILIAR(ES):

Londero
MEDIDAS ADMINISTRATIVAS: Limpeza e preparação do local de instrução
MEDIDAS DE SEGURANÇA: CI- Caderno Segurança na Instrução
FONTES DE CONSULTA: R-2 e T 21-250
ASSINATURA (Instr):
___________________

VISTO (Cmt SU):
___________________

Visto (S3):
___________________

b. 2. DESENVOLVIMENTO A seguinte instrução tem por objetivo. devem ser respeitados pelos que representam e não pela sua constituição física. pares e subordinados. Dedicação e fidelidade à Pátria É o fiel cumprimento ao compromisso feito pelo militar na sua incorporação. b. sob forma de juramento à Bandeira e na presença de tropa formada. a união do povo. INTRODUÇÃO Em prosseguimento à instrução do Período Básico. Generalidades 2. 1. as tradições. Vamos seguir os itens indicados neste roteiro 1. hoje conheceremos os deveres e os direitos do soldado. mostrar que cada militar tem o dever de saber os seus direitos e tem a obrigação de saber quais são seus deveres como militar. de acordo com sua patente ou função.TEMPO DISTRIBUIÇÃO DO ASSUNTO 1. Generalidades a. 2 – Descrever os principais direitos do soldado. Descrever os principais direitos do soldado 2. Que são a Bandeira Nacional. destes surgem obrigações a que todo militar está sujeito. MAI E OBS . Descrever os principais deveres do soldado 3. Selo Nacional e o Hino Nacional. onde. para com seus superiores. conforme os quadros que estão sendo apresentados. Culto aos Símbolos Nacionais Os símbolos Nacionais por representarem as riquezas. devido a sua condição de militar. Armas Nacionais. defender e honrar a Pátria com o sacrifício da própria vida. Direito: São prerrogativas ou garantias que todo o militar vem a ter. Dever: O dever Militar emana de um conjunto de vínculos nacionais e morais que ligam o militar à Pátria e ao seu serviço. O nosso objetivo é conhecer os deveres e direitos do soldado e será alcançado com os seguintes objetivos intermediários: 1 – Descrever os principais deveres do soldado. Principais deveres do soldado a. 3– Atingir o padrão mínimo do Objetivo de Instrução Individual.

TEMPO DISTRIBUIÇÃO DO ASSUNTO Armas Nacionais Bandeira Nacional Selo Nacional c. d. cumprimento das obrigações e ordens Sem a disciplina a nossa Força não funcionaria. Obrigações para com os superiores e companheiros 1) Todo o militar. como tributo à autoridade de que se acham investidos por lei. deve tratar sempre: a)Com respeito e consideração os seus superiores hierárquicos. na dedicação individual para o sucesso do coletivo que tiramos o exemplo da necessidade em se ter a colaboração de todos. Disciplina. existem as ordens e elas devem sempre ser cumpridas para não haver prejuízo da ordem. e. para organizar o esforço conjunto. estabelecidos em toda e legislação militar. em decorrência de sua condição. obrigações. b)Com afeição e camaradagem os seus pares. 2) Com bondade. MAI E OBS . Saber louvar seus compromissos e principalmente a sua palavra é mostrar que é um indivíduo com probidade. Probidade e lealdade em todas as circunstâncias É fundamental um militar poder confiar no outro. para o trabalho. pois é no correto cumprimento das obrigações. dignidade e urbanidade os seus subordinados. deveres. direitos e prerrogativas.

o militar cumprimenta. seus superiores hierárquicos. franqueia a passagem ao superior. i) Se o militar estiver portando algum embrulho e cruzar por ele um superior deve-se passar tudo para a mão esquerda e executa a continência normal. até que seja dada a voz de “À vontade”. ao neles entrar o Comandante. segundo suas precedências. suspendem toda a conversação. se estiver fechada. q) Em local público onde não estiver sendo realizada solenidade cívico-militar. tão logo lhe seja possível. ou mesmo quando ele entrar num ônibus e não encontrar lugar vago para sentar-se. deve o subordinado que ali se encontrar ceder o lugar. de modo disciplinado. pares e subordinados a) Pela continência. o de menor antiguidade dá o lado interno ao superior. caso ambas as mãos estejam ocupadas deverá ser feito o giro de cabeça. p)A entrada de uma porta. forma de cumprimento do subordinado para com o superior. o militar franqueia-a ao superior. h) Quando entrar um superior num recinto. g) Ao entrar num recinto em que haja um superior. n) Quando encontrar um superior num local de circulação. j) Quando dois militares se deslocam juntos. r) Para falar a um superior. t) Nos ranchos de praças. dando passagem ao superior e torna a fechá-la. l) Se o deslocamento se fizer em via que tenha lado interno e lado externo. d) Por outra demonstrações de deferência. f) No quartel. abre-a. o) O lugar de circulação for estreito e o militar for praça. o militar emprega sempre o tratamento “Senhor”. apressando o passo quando em deslocamento. distribuindo-se os demais. as praças. o militar saúda-o e cede-lhe o melhor lugar. u) Nos veículos ou em recintos públicos.TEMPO DISTRIBUIÇÃO DO ASSUNTO 3) O militar manifesta respeito e apreço aos seus superiores. b) Dirigindo-se a eles ou atendendo-os. deverá pedir-lhe permissão para entrar no mesmo. passando por um superior deverá fazer a continência. o de menor antiguidade dá a direita ao superior. m) Quando os militares se deslocam em grupo. sem se levantarem e sem interromperem a refeição. a praça de serviço ou o mais antigo presente dá a voz de “Atenção”. s)Todo militar quando chamado por um superior. faz alto e permanece de frente para ele. Diretor ou Chefe de Organização Militar. Será realizado o intervalo da instrução com o tempo de 15 minutos. Havendo dificuldade para se aproximar dos superiores hierárquicos o cumprimento deve ser feito mediante um movimento de cabeça. alternadamente à direita e à esquerda do mais antigo. e) A espontaneidade e a correção dos sinais de respeito são índices seguros do grau de disciplina das corporações militares e da educação moral e profissional dos seus componentes. bem como em reuniões sociais. MAI E OBS . o militar que precisar sentar-se ao lado de um superior deve solicitar-lhe a permissão. deve atendê-lo o mais depressa possível. c) Observando a precedência hierárquica. o mais antigo fica no centro.

d. a partir do seguinte tópico: 2. Uso de uniformes. Principais direitos do soldado a. Percepção de remuneração. Afastamento temporário do serviço As dispensas do serviço são autorizações concedidas aos militares para afastamentos temporários de serviço. c. de acordo com as disposições legais e regulamentares. da OM deve fornecer a ração básica para o sustento do militar.se a amparar os beneficiários do militar falecido ou extraviado e será paga conforme o disposto em lei específica. insígnia ou distintivo de qualquer natureza não previsto na legislação MAI E OBS . gala. O uso de uniforme é privativo dos militares em serviço ativo das Força Armadas. b. Pensão Militar.É a passagem do militar à situação de inatividade e pode ser solicitado pelo militar que já cumpriu com os seus deveres para com a Pátria. Uso da designação hierárquica O militar tem o direito de usar a sua designação hierárquica para se valer dos seus direitos. e. 2) Promoção . mediante promoções para preenchimento das vagas existentes nos efetivos dos postos e graduações.O acesso na hierarquia militar é gradual e sucessivo. O desrespeito ao uniforme importa em crime de desacato. a saúde que todo o militar deve gozar a Força se preocupa em manter quadros médicos que garantem um padrão mínimo de assistência médica.TEMPO DISTRIBUIÇÃO DO ASSUNTO após o fim do intervalo. emblemas e condecorações: 1) Uso de uniformes . A promoção é um ato administrativo e tem como objetivo básico a seleção mais elevada. instalação e trânsito.O uniforme é símbolo de autoridade militar e dá direito ao gozo das prerrogativas a ele inerentes. ao uniforme. alimentação e tratamento médico e dentário: 1) Percepção de remuneração: Todo o trabalhador tem o direito de receber uma remuneração para satisfazer as suas necessidades em troca da força de trabalho prestada. os militares retornaram para seus lugares. 2) Alimentação: Quando em disponibilidade. de conformidade com as leis e regulamentos de promoções das Força Armadas. 2) Uso de insígnias . 3) Reforma . São concedidos o título de recompensa. insígnias. Promoção e Reforma: 1) Pensão Militar . 3) Tratamento médico e dentário: Para manter.A pensão militar destina . nojo.Não é permitido sobrepor. garantindo a sua saúde e continuidade do trabalho. A instrução recomeçara. desconto em férias.

CONCLUSÃO a. de acordo com as diversas ocasiões em que ele pode enfrentar no dia a dia. em uma variedade de situações que possam ou devam ser empregadas na caserna ou na vida cotidiana. e os monitores acompanharão as respostas fazendo anotações para avaliação e preenchimento da FIB. como reforço. dirigidas a todos os instruendos. tendo direito assim a responder a um julgamento militar. Transferência da aprendizagem: Nesta etapa os instruendos tentarão demonstrar através de conceitos. Julgamento em foro especial O militar não está sujeito ao juiz se ele cometer um crime ou transgressão propriamente militar ou impropriamente militar. f. e. estratégias cognitivas ou habilidades motoras os conhecimentos adquiridos. Cite três deveres do soldado Cite três direitos do soldado Cite dois símbolos nacionais Demostrar e fazer o militar executar. Retificação de aprendizagem: Irá ser realizada uma recapitulação dos tópicos da instrução que não tenham sido bem assimilados. Encerramento: Será realizado o fechamento do término da sessão e que os objetivos propostos foram alcançados. sinais de respeito e honras. os sinais de respeito. Retroalimentação e Complementação da Aprendizagem: Para os instruendos que não atingiram plenamente os objetivos propostos. c. Honras e Sinais de Respeito Assegurados em Leis e Regulamentos De acordo com o cargo que ocupa ou posto. o militar faz jus a continência. serão realizadas atividades práticas diferenciadas ou nova apresentação de conteúdo. MAI E OBS .TEMPO DISTRIBUIÇÃO DO ASSUNTO competente e distingui a que o militar não tem direito. 3) Emblemas e condecorações . Avaliação: Serão realizadas perguntas sobre os direitos e deveres do soldado. d. 3.O militar tem o direito de usar sobre o seu uniforme os emblemas das condecorações a que faz jus. b. g. princípios.