You are on page 1of 16

Roteiros Turísticos

[dois dias]

já que o Centro de Artesanato Mineiro está geograficamente entre os dois. Mapa: Edison Vilela O passeio deverá começar pela Praça da Liberdade ou Museu de Artes e Ofícios. . 1. a visita ao Museu de Artes e Ofícios é imperdível. Faça a programação do roteiro Belo Horizonte [um dia] e acrescente as sugestões abaixo.Belo Horizonte [dois dias] Esse roteiro traz sugestões de visitas para quem tem uma disponibilidade maior de tempo. Esta visita pode ser conjugada com o tour ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade e ao Centro Mineiro de Artesanato do Palácio das Artes. Não deixe de ler em Belo Horizonte [ um dia] “Compreendendo a Cidade” Região Central Existem boas atrações na área central.

2. . individualmente ou em conjunto. sábado: das 9h às 14h. Foto: Divanildo Marques Centro de Artesanato Mineiro – Palácio das Artes Foto: Maria Lucia Dornas • Centro de Artesanato Mineiro – Palácio das Artes O local oferece artesanato de alta qualidade de todas as regiões de Minas Gerais. Endereço: avenida Afonso Pena.: 3248-8600 Horário de funcionamento: terça e sexta: das 12h às 19h. São ferramentas. conduzem cada visitante a uma identificação com o universo do trabalho ali referenciado. 1537 (Palácio das Artes) – Centro Tel. utensílios. das artes e dos ofícios no Brasil.: 3272-9513 Horário de funcionamento: Segunda a sexta: das 9h às 20h. s/nº – Centro Tel. domingo e feriado: das 11h às 17h. sábado. quarta e quinta: das 12h às 21h.Museu de Artes e Ofícios É um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho. Endereço: praça Rui Barbosa (da Estação). máquinas e equipamentos diversos que. Nele estão representados os mais variados ofícios do homem brasileiro. domingo: das 8h às 13h. Quarta e quinta após as 17h e aos sábados a entrada é gratuita.

Endereço: avenida Afonso Pena. Museu dos Brinquedos Para as crianças é uma festa ver tantos brinquedos reunidos em um só lugar. já que uma das avenidas de acesso.Outras visitas na área central são: Mercado Central Além de ser um dos locais mais tradicionais e queridos pela população. sem dúvida. sábado e feriado: das 10h às 17h 3. domingo e feriado: das 7h às 13h A visita ao Mercado Central pode ser feita antes ou na volta da região da Pampulha. com muitos artigos de palha. é . está próxima ao Mercado. 744 – Centro Tel. também. o acervo do Museu dos Brinquedos desperta as boas lembranças da infância.: 3261-3992 Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira: das 9h às 17h. o melhor lugar para se comprar um bom requeijão ou uma deliciosa goiabada. a Pedro II. pedra-sabão. Há. Endereço: avenida Augusto de Lima. . bambu e cipó. um ótimo setor de artesanato.: 3274-9434 Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado: das 7h às 18h. nº 2564 Tel. para os jovens adultos ou para os que chegaram à melhor idade..

4. .

nutrição e fazenda educativa. No zoológico são cerca de 1. Mapa: Edison Vilela Endereço: avenida Otacílio Negrão de Lima. . O Zoológico é formado pelas seções de répteis.: 3277-8489 Horário de funcionamento: terça a domingo das 8h30 às 16h 5. veterinária.000 animais de 240 espécies.000 Tel. mamíferos. 8. aves. Jardim Botânico e o Aquário da Bacia do rio São Francisco. acrescente a sua visita uma ida à Fundação Zoo-Botânica que é responsável pelo Zoológico.Pampulha Fundação Zoo-Botânica Além da visita à Igreja São Francisco de Assis e ao Museu de Arte.

Fotos: Divanildo Marques e Maria Lucia Dornas .

afluentes do Rio das Velhas. o que dá ao território paisagens diferenciadas. um dos recantos de turismo e lazer da cidade..Região de contato entre séries geológicas diferentes do proterozóico. Mais ao Norte corre o Ribeirão Pampulha. José Vieira.390 metros. O Ribeirão Arrudas atravessa a cidade de Oeste para Leste. represado para formar o reservatório de igual nome. O ponto culminante do município encontra-se na Serra do Curral. As serras de Belo Horizonte são ramificações da Cordilheira do Espinhaço e pertencem ao grupo da Serra do Itacolomi. compostas de rochas cristalinas. Localizada na Bacia do São Francisco. Taquaril e Curral. atingindo 1. 7. Fique atento ! Não se esqueça de conferir o horário e dia de funcionamento dos atrativos para aproveitar ao máximo seu passeio. Belo Horizonte é atendida pelos Ribeirões Arrudas e do Onça. Contornando o município estão as Serras de Jatobá. Mutuca. .

Igreja São José avenida Afonso Pena. 1420 Tel. 164 Tel. Para facilitar a visita organizamos a lista por região. . 737 Tel.: 3273-2988 As escadarias projetadas pelo irmão redentorista Venefrido Vogels estão sempre presentes na vida da cidade. abrigando vários movimentos sociais em momentos importantes.. exibição e estudo das artes visuais em Belo Horizonte.: 3222-6917 Um espaço para a discussão. Caso tenha um tempo a mais disponível.. 8. Atrativos por região Central Centro de Arte Contemporânea e Fotografia avenida Afonso Pena. aqui estão outros atrativos que valem a pena conhecer. Memória do Judiciário Mineiro avenida Afonso Pena. 245 Te.Um pouco mais. Museu Giramundo rua Varginha.: 3446-0686 Os bonecos do Grupo Giramundo constituem um dos mais importantes patrimônios culturais de Minas Gerais e uma das maiores coleções de bonecos do mundo.: 3237-6224 Foi organizado para disponibilizar para a sociedade um rico acervo de objetos e documentos históricos do Judiciário mineiro. s/nº ou rua Tupis.

cursos e workshops. 342 Tel. Um coração verde na área central da cidade. 1596 Tel. Para os lojistas de vários Estados. exposições de arte.: 3213-4320 O espaço tem como objetivo a divulgação da vida e obra do artista Inimá de Paula. s/nº Tel.. à vida de Belo Horizonte.: 3277-4161 O Parque Municipal é um grande espaço democrático integrado.: 3269-1168 O Museu Mineiro possui em seu valioso acervo três coleções: a Coleção Arquivo Público Mineiro. 1201 Tel. altura do número 1250 – é a principal avenida do bairro. o templo é um belo exemplar de arquitetura neogótica de Belo Horizonte.: 3213-4656 Com 60 pináculos.Museu Inimá de Paula rua da Bahia. masculina e infantil. há décadas. Polo de Moda do Barro Preto avenida Augusto de Lima. 40 janelas e admiráveis vitrais. seminários. Parque Municipal Américo Renée Giannetti avenida Afonso Pena. o Barro Preto é um ponto de referência. São centenas de confecções de moda feminina. A região é um importante polo de moda da capital. . Museu Mineiro avenida João Pinheiro. Praça da Liberdade Igreja Nossa Senhora de Lourdes rua da Bahia. 9. Coleção de Arte Sacra e a Coleção Pinacoteca do Estado.

: 3229-3131 Foto: Junia Teixeira Exposição sobre todas as tecnologias da comunicação Parque das Mangabeiras avenida José do Patrocínio Pontes. adolescentes.. s/ nº ( acesso norte) Foto: Henry Yu Com projeto paisagístico assinado por Burle Marx é um dos melhores parques da cidade. Sul Museu das Telecomunicações Oi Futuro avenida Afonso Pena. mas bastante agradável. s/ nº (acesso sul) avenida Bandeirantes. A Savassi acolhe mulheres elegantes.Praça da Savassi Por aqui desfila o charme belo-horizontino. 4001 – Serra Tel. . profissionais liberais e muito mais gente. Um local bem movimentado. 10. executivos. intelectuais.

000 Tel. 751 Tel.001 Tel.: 3499-4300 O Mineirão é para o belo-horizontino o templo do futebol.Pampulha Casa do Baile . Mineirão – Estádio Governador Magalhães Pinto avenida Abrahão Caram. É uma visita imperdível que leva a conhecimentos preciosos sobre nosso corpo.. Um belo projeto de linhas curvas que possui um interessante efeito visual formando um jogo de entrelaçamento de curvas.: 3499-1171 Sede dos principais eventos esportivos de Belo Horizonte. 1. congressos e encontros religiosos. 6. Uma boa parte da história do futebol mineiro está aqui. Aqui se reúnem cruzeirenses. tanto que o acesso se dá por uma ponte.627 – 34992776 O fascinante corpo humano pode aqui ser observado pelos leigos de maneira inusual. Museu de Ciências Morfológicas avenida Antônio Carlos.: 3277-7443 Situa-se numa pequenina ilha bem próxima à margem da Lagoa da Pampulha. 1. o Mineirinho também é palco de grandes shows. 11.Centro de Referência em Urbanismo avenida Otacílio Negrão de Lima. Mineirinho – Estádio Jornalista Felipe Drummond avenida Abrahão Caram. americanos e atleticanos para festejar vitórias ou chorar derrotas. .

12. Maria Lucia dornas Proporciona às pessoas uma integração direta com o ambiente. anfiteatro ecológico. estufa e sala interativa. mineralogia. o lazer e a contemplação da natureza.035 Tel. 6061 Te. Região Leste Bairro Santa Inês Museu de História Natural e Jardim Botânico . O gramado pode e deve ser pisado e utilizado para o descanso. . laboratório iterativo de ciências.: 3277-74439 Foto.Parque Ecológico da Pampulha avenida Otacílio Negrão de Lima.: 3461-4204 Distribuídas por uma área de 600 mil m2 estão as exposições de arqueologia.UFMG avenida Gustavo da Silveira. 'física divertida'. atelier de arte livre.. 1.

: 3319-4152 No acervo do Museu encontra-se uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul. além de coleções da fauna brasileira atual de mamíferos. aves.. .Região Noroeste Bairro Coração Eucarístico Museu de Ciências Naturais PUC-MG avenida Dom José Gaspar. répteis e anfíbios. 290 Tel. com especial destaque para as espécies do Cerrado. 13.

uma bela cidade moderna. rolam bondes elétricos. as grandes máquinas cujo ronron contínuo entoa os hinos de trabalho e paz. com avenidas imensas. com admiráveis parques! Pelas ruas longas e arborizadas. no descubraminas. hospedagem e serviços turísticos Para informações completas consulte a página de Belo Horizonte. seção Destinos. no meio de um rude sertão. nas fábricas. põem em ação.” Olavo Bilac 14. .com “Como por milagre.Para as informações abaixo consulte o Roteiro Belo Horizonte [um dia] Como chegar em Belo Horizonte Gastronomia Compras Eventos Informações Gerais Dica!!! Monumentos. com palácios formosos.

de Artes e Ofícios / Danielli Vargas Praça da Liberdade/Foto:Sérgio Guimarães .Prefeitura/Foto: Maria Lucia Dornas Mineirão/ Foto: Minas Arena Cidade Administrativa/Foto:Divanildo Marques Arquivo Público / Foto: Maria Lucia Dornas Parque Municipal/Foto: Sérgio Guimarães Palácio Liberdade/Foto:Sérgio Guimarães Ipê/da Foto: Maria Lucia Dornas Cidade Administrativa/ Foto: Divanildo Marques Sesc Palladium/Foto:Divanildo Marques Vista parcial/Foto:Divanildo Marques Parc Royal/Foto: Divanildo Marques Praça do Papa/ Foto: Sérgio Freitas Vista parcial/Foto:Sérgio Guimarães Praça Raul Soares/ Foto:Sérgio Freitas Palacete Dantas/Foto: Divanildo Marques Ms.

Related Interests