You are on page 1of 12

http://www.moinhosveracruz.com.br/principal.htm

RECEITAS CASEIRAS

Bolo de Mel

Biscoito doce coberto de Papoula

Biscoito Palito com Gergelim

Massa de Rissoles de Maria Fernanda

Massa de Waffles

Bolo de Cenoura com calda chocolate

Bolo Inglês

Bolo Germânico (Monika)

Cake de Amêndoa e Semente de Papoula

Quadradinhos de chocolate com Noz Pecan

Bolo de Laranja

Bolo de Laranja Especial de Verão

Bolo de Limão

Scones

Pão de iogurte

Pão com geléia

Brioche

Enroladinho de salsicha

Pãozinho estrela da Jaqueline

Bolo de Mel (Vovó Sabina)

2

xícaras de açúcar

2

xícaras de farinha especial Santa Luzia

½ copo de chá preto forte (copo de requeijão = copo americano)

100 g de passas sem caroço salpicada de farinha de trigo especial Santa Luzia (para não colar e nem ficar no fundo)

3 ovos inteiros

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de café de bicarbonato de sódio

6 colher de sopa de óleo ¼ vidro de mel médio

6 colher de sopa de óleo de soja

para enfeitar: amêndoas cortadas ao meio

Misturar todos os ingredientes com uma colher de pau e mexer bem até que fique bem homogêneo. Untar um tabuleiro médio com bastante margarina e forrar com papel impermeável. Espalhar a massa no tabuleiro e enfeitar com as metades de amêndoas. Colocar em forno brando até que a massa cresça (+/- 50’ ). Aumentar um pouco a chama do forno e depois verificar se está pronto espetando um palito (estará pronto quando o palito sair seco).Quando esfriar cortar em losangos ou quadrados.

Biscoito doce coberto de Papoula (Vovó Sabina)

500 g farinha especial Santa Luzia

3

ovos

2

colheres de sopa de fermento em pó

1

copo cheio de açúcar (copo requeijão = copo americano)

150

g semente de papoula

250

g manteiga

2 gemas para pincelar os biscoitos

Misturar com as mãos todos os ingredientes e amassar bem.Dividir a massa em quatro partes. Abrir cada parte com rolo esfarinhado até que fique com 1 cm de espessura. Pode-se usar a borda de um copinho para fazer os biscoitos caso não tenha forminha redonda de biscoito. Untar dois tabuleiros com margarina, colocando os biscoitos com um pouco de afastamento. Bater com o garfo as 2 gemas e pincelar os biscoitos. Colocar em forno com temperatura média, com tabuleiro numa altura e o outro embaixo. Quanto estiver meio assado inverter os tabuleiros (leva de 30’ a 40’).

Biscoito Palito com Gergelim (Vovó Sally)

400 g margarina a temp. natural cortada em pedaços pequenos

2 1/2 copos leite (copo americano = requeijão) 30 g fermento biológico (2 cubinhos)

2 ovos

sal a gosto farinha de trigo especial Santa Luzia (o quanto for necessário para fazer uma bola de massa que solte das mãos) gergelim branco (encontrado em loja de produtos árabes ou de especiarias)

Dissolver o fermento no leite. Colocar os ingredientes juntos e fazer um buraco no centro para colocar os ovos e a mistura de leite e fermento. Quando a massa estiver bem homogênea fazer uma bola que deverá ser bem socada. (eu gosto de jogá-la do alto para dar uma boa surra).Esfarinhar o local de trabalho e o rolo de massa e cortar pedaços de massa que deverão ser abertas ficando com +/- 1 cm espessura. Com cortador de massa (pizza ou macarrão) fazer tiras de 1 cm de largura que vão sendo colocadas no tabuleiro lado a lado. Quando o tabuleiro estiver completo pincelar tudo com gema e jogar o gergelim temperado com sal por cima. Finalmente com uma faca cortar os biscoitos e colocar em forno medio verificando o cozimento.

Massa de Rissoles de Maria Fernanda

2

xícaras de água

2

xícaras de farinha especial Santa Luzia

1

colher de sopa margarina

1

pitada de sal

1

cubo de caldo de galinha

Ferve-se a água com o sal, o cubo de caldo de galinha e a margarina. Quando levantar fervura, misturar rapidamente a farinha, mexendo sem parar com a colher de pau até que a massa solte do fundo. Esfarinhar a mesa onde vai ser estendida a massa e depois esfarinhar a massa. Estender a massa bem fininha. Cortar com copo ou xícara, rechear a gosto, fechar com garfo amassando as bordas, passar em ovo batido e na rosca. Fritar em óleo quente.

Massa de Waffles

¾ xícaras de manteiga

¼

xícaras de açúcar

4

ovos

1

½ xícara de farinha especial Santa Luzia peneirada

1

colher chá fermento em pó

½

colher chá canela em pó

¼

colher chá de sal

½

xícara de licor de laranja

1

½ xícaras de leite

Bater com um creme a manteiga com o açúcar. Acrescentar um a um os ovos. Em seguida juntar os ingredientes secos e o leite aos poucos. Colocar o licor. Deixar repousar um pouco na geladeira. Colocar aos poucos no aparelho de waffle.

Bolo de Cenoura com calda chocolate

2

cenouras cruas raladas

1

xícara de óleo

3

ovos

gotinhas de essência de baunilha

2

xícaras de farinha especial Santa Luzia

2

xícaras de açúcar

Calda:

1 xícara de leite

1 xícara de chocolate em pó

1 xícara de açúcar 100g manteiga

Colocar os ingredientes do bolo no liquidificador. Despejar a massa em tabuleiro untado salpicando açúcar e canela. Obs: Caso deseje fazer coberto com calda de chocolate fazer em forma alta e redonda como a de pudim e quando pronto cobrir com a calda. Calda: Colocar todos os ingredientes numa pequena panela e levar ao fogo brando mexendo com a colher de pau. Deixar ferver bem.

Bolo Inglês

22 g açúcar

220

g manteiga

220

g farinha especial Santa Luzia

3 ovos inteiros

1 colher sopa de fermento em pó

200 g de frutas cristalizadas e passas

Bater bem a manteiga e o açúcar, acrescentar os ovos um a um, em seguida a farinha especial Santa Luzia e o fermento. Numa forma (tipo para pão ou bolo inglês) untada e forrada com papel “ manteiga”, colocar camadas de massa e salpicar as frutas com passas amassando as frutas com um garfo para que penetrem na massa, recomeçar com a massa e depois as frutas até acabar. Colocar em forno médio.

Bolo Germânico (Monika)

3 ovos grandes (pesar*)

farinha de trigo especial Santa Luzia

açúcar margarina

1 colher de sopa fermento em pó

1 colher de sopa chocolate em pó

1 colher de chá essência de baunilha

1 xícara de leite

*ingredientes todos pesados pelo peso dos ovos

Bater o açúcar com a margarina , acrescentar os ovos um a um e bater até formar uma massa homogêna; Tirar da batedeira e acrescentar lentamente a farinha de trigo especial Santa Luzia e ¾ do leite. Continuar acrescentando o fermento. Numa forma redonda, com furo no meio, untada, metade da massa. Com o restante acrescentar o chocolate em pó e a baunilha. Colocar essa mistura sobre a primeira que se encontra na forma. Levar ao forno 180º por 40 minutos aproximadamente.

Cake de Amêndoa e Semente de Papoula

315 g açúcar

80 ml / 1/3 xícara) óleo de canola

2 ovos

2 colheres de sopa de semente de papoula

¾ colher de chá de essência de baunilha

1 ½ xícara = 185 g de farinha especial Santa Luzia

¾ colher de chá de fermento em pó

¼ colher de chá de sal ½ xícara = 125 ml de leite 1/3 xícara = 45 g de amêndoas fatiadas

açúcar de confeiteiro (glaçucar)

Forno pré-aquecido a 185º C e uma forma de pão untada e polvilhada com farinha. Numa tigela misturar bem o açúcar, o óleo de canola, os ovos, a semente de papoula e o extrato de baunilha até formar um creme. Num outro recipiente misturar a farinha, o fermento em pó e o sal. Dividir a mistura de farinha de trigo especial Santa Luzia em três partes e colocar cada parte na primeira massa alternando com leite, sempre começando e terminando com a mistura de farinha. Colocar a mistura na forma untada e polvilhada de farinha. Salpicar por cima as amêndoas. Assar até que o palito saia seco e a parte superior fique corada (+/- 1 hora). Transferir para uma grade e deixar esfriar por uns 10 minutos. Tirar da forma e esperar esfriar completamente. Usando uma peneira jogar, o açúcar de confeiteiro sobre a superfície do bolo.

Quadradinhos de chocolate com Noz Pecan

Para a cobertura:

6

colheres de sopa = 90 ml creme de leite

6

colheres de sopa = 90 ml xarope de glucose de milho

250 g chocolate meio amargo picado

Bolo:

2

xícaras farinha especial Santa Luzia

2

½ xícaras açúcar

1 colher de chá de bicarbonato de sódio (compra-se na farmácia tb) ½ c. de chá sal

250 g manteiga sem sal

1

½ xícara de leite3/4 xícara de pó de cacau

2

ovos grandes

2

xícaras chá de essência de baunilha

1

½ xícaras = 185 g de metades de noz pecan

Pré aquecer o forno em 180º C untar e polvilhar um tabuleiro de 38,5 x 26 cm.Colocar numa vasilha a farinha, acrescentar o açúcar, o bicarbonato e o sal e misturar. Numa panela em fogo médio colocar a manteiga, o leite e o cacau. Deixar levantar fervura mexendo sempre até a manteiga derreter. Acrescentar essa mistura à primeiro da farinha, misturar bem. Acrescentar os ovos e a essência de baunilha. Misturar bem e colocar na forma. Quando estiver pronto (palito sai seco) +/- 15 minutos, tirar do forno e deixar esfriar.Colocar as nozes no forno para torrar um pouco e espalhar sobre o bolo pronto. Colocar a cobertura.

Cobertura:

Em panela sobre fogo médio, colocar o creme e o xarope de glucose de milho, deixar levantar fervura e diminuir a chama. Acrescentar o chocolate e misturar até derreter. Pode colocar 1 colher sopa de rum ou cognac.

Bolo de Laranja

4 xícaras de açúcar

200 g margarina

6 xícaras de farinha especial Santa Luzia

1 ½ xícara de suco de laranja

2 colheres de sopa de raspa de laranja

2 colheres de sopa de fermento em pó 1/1 colher chá de sal

6 ovos

Bater bem o açúcar com a margarina. Acrescentar as gemas uma a uma e continuar batendo até obter uma massa clara. Tirar da batedeira e acrescentar aos poucos a farinha especial Santa Luzia, o suco de laranja e as raspas de laranja. Bater as claras em neve firme com o sal. Juntar as claras à massa mexendo levemente e acrescentar o fermento. Levar ao forno médio em forma untada e polvilhada com farinha de trigo especial Santa Luzia por cerca de 55 minutos. Desenformar e molhar a superfície do bolo com o suco de 1 ou 2 laranjas misturadas com 2 colheres de sopa de açúcar.

Bolo de Laranja Especial de Verão

400 g Mistura para o Preparo de Bolo Sabor Laranja Santa Luzia

1 xícara de suco de laranja

2 ovos

Coloque o produto da embalagem em uma vasilha e acrescente o suco de laranja e os ovos. Bata na batedeira ou à mão até obter uma massa lisa e homogênea. Leve a forno médio em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo, por cerca de 40 minutos. Espere esfriar um pouco, desenforme o bolo e espalhe uma calda feita com suco de 1 laranja misturada com 2 a 3 colheres de açúcar.

Bolo de Limão

250

g de margarina

250

g de açúcar

5

ovos

2

limões

1

colher de sopa de raspas de limão

250 g de farinha especial Santa Luzia

1 colher de sopa de fermento em pó ½ colher de chá de sal

Bater a margarina com o açúcar até obter um creme bem branquinho. Acrescentar os ovos, o suco de limão e as raspas do limão. Depois de bem batido retirar da batedeira e, com a colher de pau, acrescentar lentamente a farinha de trigo especial Santa Luzia, o fermento e o sal. Levar o forno médio em forma untada e polvilhada de farinha de trigo especial Santa Luzia por cerca de 1 hora. Desenformar e cobrir a superfície com suco de 3 limões e 100g de açúcar.

Scones

Ingredientes:

2

xícaras de farinha de trigo especial Santa Luzia

4

colheres de chá de fermento químico em pó

1 colher de chá de sal 1/3 de xícara de manteiga a temperatura ambiente 2/3 de xícara de leite

Preparo:

Misturar todos os ingredientes levemente. Abrir a massa com o rolo de pastel, deixando uma espessura de + 4 cm. Cortar em rodela. Levar ao forno à 230° C por 12 minutos ou até corar. Adicional: Você pode acrescentar a massa ½ xícara de queijo parmesão ralado, ou mais 1 colher de sopa de açúcar e polvilhar a superfície com açúcar e canela antes de ir ao forno.

Pão de iogurte

Ingredientes:

10

xícaras de farinha de trigo especial Santa Luzia

60

gramas de fermento biológico

3 ovos

3xícaras de iogurte

1 colher de sopa de sal

2 colheres de sopa de açúcar

1 xícara de óleo

Preparo:

Aquecer levemente o iogurte e acrescentar o fermento. Adicionar duas xícaras de farinha de trigo especial Santa Luzia e o açúcar. Deixar crescer (1/2 h - 2 h). Junte o restante dos ingredientes. Sove bem. Colocar para descansar até dobrar de volume, em uma vasilha untada com óleo (1/2 h - 2 h). Dividir a massa em duas partes. Abrir um retangulo, passar manteiga e enrolar como rocambole. Corte em fatias, sem separá-las. Coloque em uma assadeira, pincele com gema e deixe descansar até dobrar de volume (1/2h - 2h). Assar em forno a 180° C por cerca de 40 minutos.

Pão com geléia

Ingredientes:

45 gramas de fermento biológico

1 ½ xícara de leite

150 gramas de manteiga temperatura ambiente

1 xícarar de açúcar

1 colher de chá de sal

3 ovos

1 Kg de farinha de trigo especial Santa Luzia

1 vidro de geléia

Preparo:

Dissolver o fermento no leite morno e adicionar uma xícara de farinha de trigo especial Santa Luzia e uma colher de açúcar. Deixar até formar bolhas. Misturar o restante dos ingredientes e amassar bem. Deixar dobrar de volume(1/2 h - 2h). Dividir a massa em duas partes. Abrir em forma retangular, passar a geléia sobre a massa. Enrolar os rocamboles a partir das duas extremidades, encontrando no meio. Deixar dobrar de volume e assar em forno a temperatura de 180°C por cerca de 35 minutos. Passar uma calda de mel por cima e jogar coco ralado.

Brioche

15 gramas de fermento biológico

1 ½ colher de água morna

2 xícara de farinha de trigo especial Santa Luzia

1 pitada de sal

1 colher de sopa de açúcar

2 ovos batidos

¼ xícara de manteiga a temperatura ambiente

Preparo:

Dissolver o fermento na água morna. Misturar a farinha de trigo especial Santa Luzia, o sal e o açúcar e colocar o fermento dissolvido. Acrescentar os ovos batidos e a manteiga. Sovar por cerca de 5 minutos. Deixar a massa dobrar de volume (1/2h - 2h). Untar as forminhas próprias para brioche. Separar ¼ da massa e o restante dividir em 12 pedaços, bolear e colocar em cada forma. Dividir o ¼ restante em 12 pequenos pedaços. Fazer bolinhas. Com o dedo fazer um buraco central nas bolas maiores e colocar a bolinha. Pincelar com gema e colocar para assar a 180°C por 30 minutos ou até dourar.

Enroladinho de salsicha

Ingredientes:

Massa

3

e 1/2 xicaras de farinha de trigo especial Santa Luzia

3

gemas

4 colheres(sopa) de margarina 1/2 colher(sopa) de sal

1 xicara(cha) de leite

Recheio:

Para empanar:

3 claras. ligeiramente batidas queijo tipo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Em um recipiente misture a metade da farinha de trigo especial Santa Luzia, as gemas, a margarina, o sal e o leite. Acrescente aos poucos o restante da farinha de trigo especial Santa Luzia e vá mexendo até obter uma massa

homogênea. Se necessário acrescente mais farinha de trigo especial Santa Luzia. Cubra e deixe descansar por cerca de

120 min

tiras e enrole cada pedaço de salsicha . Passe nas claras e depois no queijo parmesão. Frite os enroladinhos em óleo quente até que doure, retire e deixe descansar em papel absorvente para tirar o excesso de gordura. Sirva quente.

Sobre uma superfície enfarinhada abra a massa com rolo de macarrão até ficar fininha. Corte em pequenas

Rendimento: 40 a 50 enroladinhos de salsicha.

Pãozinho estrela da Jaqueline

Ingredientes:

Massa

1

1/2 xicara(chá) de leite morno

4

tabletes de fermento biológico fresco

3

colheres(sopa) de açúcar

3

colheres(sopa) de óleo

3

gemas

1

pitada de sal

6 1/2 xícaras(chá) de farinha de trigo especial Santa Luzia aprox. manteiga e farinha para untar e polvilhar a forma.

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador os ingredientes, menos a farinha de trigo. Bata bem, coloque em uma tigela e vá juntando a farinha de trigo especial Santa Luzia, amassando até formar uma massa lisa macia e sem grudar nas mãos. Cubra a

amassa com um pano e deixe descansar por 20 min

abra cada uma sobre a mesa enfarinhada até formar um retangulo de 3mm de espessura. Espalhe metade do recheio, enrole como rocambole e corte em fatias de 1 cm de largura. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno quente(200o C) por 30 a 35 min. para assar, até ficarem dourados. Retire, regue com a calda, espere esfriar e sirva.

A seguir, divida a massa em duas partes e com auxilio de um rolo

Ingredientes

Recheio:

1 xicara(chá) manteiga

1 xicara(chá) de açucar 2 pacotes(100 g) de coco ralado

Num recipiente, misture todos os ingredientes e aplique.

Calda:

1 xícara(chá) de açucar

1 vidro de leite de coco

Num recipiente, misture os dois ingredientes e aplique

Rendimento:

30 a 35 unidades.

RECEITAS DELICIOSAS À BASE DE SEMOLITA

Pão de Semolita Profissional

Doce Árabe de Semolita

Mamuh

Focaccia - Pão de Massa de Pizza

Creme de Semolita e Palmito

Bolo de Semolita

Basbussa (Bolo Árabe)

Bolas de Ricota Húngara

Coisa Doce: Ataif

Pão de Semolita Profissional

I - Pão de Semolita Profissional (Receita pra 25 pães de 650g cada, aproximadamente)

A - Fórmula Geral

Semolita 5 kg Farinha de trigo Santa Luzia 5 kg

Água 6,2 ml Sal 180 g Fermento fresco 120 g Açúcar 200 g

Azeite Extra Virgem 500 ml

B - Esponja

Semolita 2 kg

Farinha Santa Luzia 2 kg Água 2,8 ml Fermento 120 g Açúcar 200 g

Preparo:

1 - Esponja

Misture a esponja na masseira em primeira velocidade. Será uma esponja bastante solta. A esponja deve ficar numa temperatura de 26ºC e deve estar pronta em aproximadamente 1 1/2 hora, quase caindo.

2 - Mistura

Junte agora todos os ingredientes, inclusive a esponja, na masseira, e misture em primeira velocidade por 3 minutos. Ajuste a consistência da massa, se necessário. Coloque a masseira em segunda velocidade e misture por mais 3 minutos, aproximadamente. Deve ser uma massa de consistencia média. A temperatura desejada da massa é de 24ºC.

3 - Fermentação: 1 1/2 hora.

4 - Após 45 minutos, polvilhe a mesa de trabalho com farinha e trabalhe a massa com as mãos.

5 - Divida a massa em pedaços de 750g, dê a forma desejada (roscas, bolas, dentre outras) e coloque numa mesa de

trabalho levemente polvilhada de farinha. Cubra com plástico. Após 10 a 20 minutos, dê a forma final. Coloque as formas sobre um pano levemente esfarinhado e cubra com plástico.

6 - Fermentação final: de 60 minutos a 80 minutos à 25ºC.

7 - Assar: Dê vapor no forno, coloque as formas, dê vapor de novo. Asse a 230ºC. Abra as portas do forno quando as formas mostrarem cor, para terminar de assar com forno seco. Tempo aproximado de 35 a 40 minutos. Bom proveito!

Doce Árabe de Semolita

Ingredientes

500g de Semolita

1 1/2 xícara de chá de açúcar

1 xícara de chá de manteiga

2 colheres de chá de leite frio

3/4 de xícara de chá de leite morno

1 colher de chá de fermento em pó Molho de gergelim

Amêndoas descascadas Para o recheio:

Junte um prato fundo de nozes picadas, uma colher de sobremesa de essência de laranjeira e açúcar à gosto.

Preparo:

1. Misture a Semolita, o açúcar, a manteiga e o leite frio e amasse bem. Deixe essa massa descansando de véspera e

no dia seguinte misture o fermento com o leite morno e junte à massa.

2. Faça o recheio levando as nozes, o açúcar e a essência ao fogo até dar liga.

3. Unte uma forma rasa com molho de gergelim (aplicar bastante molho para não agarrar a massa na forma) e coloque

na forma pouco menos da metade da massa, estenda-a e alise com a mão molhada.

4. Espalhe então o recheio e cubra com o resto da massa, alisando e apertando as beiradas, levando a forno brando.

5. Antes de ficar totalmente assada, retire a forma do forno e corte a massa em quadrados de 3cm, enfeitando-os com as

amêndoas.

6. Leve de novo ao forno para terminar de assar. Quando estiver completamente assada, retire-a novamente do forno e

cubra o doce com uma calda de essência de flôr de laranjeira fria. Sirva acompanhado numa tijela de calda.

Bom proveito!

Mamuh

Ingredientes

1 kg manteiga derretida

1 kg Semolita

1 kg farinha de trigo Santa Luzia

01

copo de leite (200 mL)

01

colher (sopa) cheia de pó royal

01

pires (chá) açúcar

01

colher (café) fermento biológico (padaria)

Recheio:

200g nozes trituradas 30g de açúcar refinado Misturar os dois ingredientes.

Preparo:

Misturar todos os ingredientes, mexendo bem até a massa uniforme. Deixar descansar por 1 hora. Fazer bolinhas com a massa e rechear com nozes e açúcar. Caso tenha colher, fazer na colher. Colocar na assadeira sem untar e assar até atingir uma cor pardo (claro) ou à gosto. Após o forno, passar no açúcar refinado. Bom proveito!

Focaccia - Pão de Massa de Pizza

Ingredientes

01

xícara de água morna

01

cubinho de fermento de pão fresco ou 1 envelope de fermento biológico desidratado

02

xícaras de farinha de trigo Santa Luzia

01

xícara de Semolita

01

colher (sopa) de açúcar

02

colheres (chá) de sal

01

colher (chá) de pimenta malagueta em pó ou caiena

¼ de xícara de azeite

azeite para untar

02 colheres de sopa de queijo parmesão ralado grosso

Modo de Preparo

1. Dissolva o fermento na água morna, a temperatura deve ser ligeiramente mais quente do que a temperatura do corpo;

2. Misture uma colher de sopa de farinha de trigo Santa Luzia e a metade do açúcar. Cubra e deixe crescer até formar

uma espuma, entre vinte minutos e meia hora;

3. Misture em uma tigela grande as farinhas, o sal, a pimenta em pó e o resto do açúcar, acrescente o fermento e o

azeite. Mexa com uma colher de pau, em seguida amasse algumas vezes delicadamente com as mãos até a farinha estar incorporada à massa;

4. Unte o recipiente no qual a massa vai crescer com uma colher de chá de azeite. Gire a massa algumas vezes na

tigela para untá-la com o azeite. Cubra o recipiente com um pano quente e sem corrente de ar por aproximadamente uma hora;

5. Em uma superfície polvilhada com farinha de trigo Santa Luzia, abra e forme novamente uma bola de massa por cinco

vezes;

6. Unte uma fôrma de pizza grande com azeite. Abra a massa na fôrma até preenchê-la por inteiro. Besunte com azeite e

polvilhe com o queijo;

Bom proveito!

Creme de Semolita e Palmito

Ingredientes

02

xícaras (chá) de palmito picado

01

cebola picada

01

colher (chá) de azeite

01

Litro de caldo de galinha desengordurado

04

colheres (sopa) de Semolita

01

xícara (chá) de rúcula

Modo de Preparo

1. Refogue a cebola no azeite, junte o palmito e o caldo de galinha e deixe até fever.

2. Dissolva a Semolita em um pouco de áuga e junte ao caldo, mexendo até encorpar. Na hora de servir, adicione a

rúcula

Bom proveito!

Bolo de Semolita

Ingredientes

½

xícara (chá) de farinha de trigo Santa Luzia

½

xícara (chá) de Semolita

01

pitada de sal

2

colheres (chá) de fermento em pó

1

½ xícara (chá) de açúcar

6

ovos

½

xícara (chá) de amêndoas moídas

casca ralada e caldo de meio limão

Modo de Preparo

1. Peneire juntos a farinha de trigo Santa Luzia, a Semolita, o sal e o fermento em pó, por três vezes, para que fiquem

bem misturados.

2. Bata as gemas com o açúcar, até obter um creme leve e esbranquiçado; Junte-lhes as farinhas peneiradas, as

amêndoas e misture bem.

3. Bata as claras em neve e adicione-as à massa, misturando-as cuidadosamente sem bater; Junte o suco e a casca de

limão e misture.

4.

Coloque a massa em duas formas quadradas ou redondas iguais, untadas; asse em forno moderado, pouco mais de

½

hora.

5.

Depois de frios os bolos, recheie e cubra com “glacê" de chocolate com manteiga.

Bom proveito!

Basbussa (Bolo Árabe)

Ingredientes Para o Bolo:

02

copos de açúcar

02

iogurtes desnatados

01

pacotinho de açúcar vanille

01

colher de fermento em pó

02

copos de Semolita

50g de manteiga para untar

Para cobertura

02

copos de açúcar

02

copos de água

Modo de Preparo Misture todos os ingredientes do bolo. Unte uma forma com a manteiga e leve para derreter no forno pré-aquecido. Depois de quente coloque a massa do bolo por cima e leve de volta ao forno por 30 minutos ou até ficar dourado por cima. Retire do forno e corte em cubos.

Cobertura:

Obs.: Este bolo pode ser também servido quente e acompanhado com creme de leite. Bom proveito!

Bolas de Ricota Húngara

Ingredientes

01 ovo

250 g de ricota amassada

½ copo (americano) de Semolita

½ copo (americano) de açúcar

½ copo (americano) de leite

1 colher (chá) de essência de baunilha

01 panela com água fervendo

Para a Farofa:

01 copo de farinha de rosca

02 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

1. Para a massa, misture os ingredientes até ficar no ponto de enrolar (caso seja necessário, adicione mais um pouco de

Semolita).

2. Depois, forme as bolinhas (elas devem ter o dobro do tamanho de um brigadeiro). Mergulhe-as, aos poucos, na água

fervendo, como se fosse fazer nhoque. Deixe por 5 minutos e as retire com escumadeira.

3. Para a farofa, leve ao fogo médio, numa panela, a farinha de rosca com o açúcar, até dourar levemente. Coloque

numa asadeira e vá passando as bolinhas, como se fosse empaná-las. Deixe-as nessa farofa para servir. Dica: Sirva ainda morna, com iogurte natural sabor de mel ou com geléia. Bom proveito!

Coisa Doce: Ataif

Ingredientes

¾ de xícara de chá de Semolita

¾ de xícara de chá de farinha de trigo Santa Luzia

1 xícara de chá de água

1 xícara de chá de leite

1 tablete de fermento biológico

Calda:

250 ml de água

½ quilo de açúcar

1 colher de sopa de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo

1. Coloque num liquidificador, água, leite, Semolita, farinha de trigo Santa Luzia e fermento biológico. Bata tudo.

2. Deixe fermentar por uma hora.

3. Unte uma frigideira pequena com manteiga e asse as massas como panquecas bem finas.

4. Asse-as até que estejam secas, mas sem virar.

5. Coloque-as sobre um pano, conforme se asse, com o lado mais claro para cima.

6. Faça uma calda com água e açúcar. Coloque os dois ingredientes numa panela, mexa bem e deixe-a fever por mais

ou menos 10 minutos até alcançar o ponto de fio. Desligue o fogo.

7. Acrescente caldo de limão. Deixe esfriar e junte água de flor de laranjeira.

8. Estando todas fritas, recheie com um dos dois recheios sugeridos, dobre ao meio, comprimindo as bordas para fechar

e sirva coberta com calda e decorada com amêndoas, com a calda à parte, para servir mais a quem queira.

Recheio de Nata:

1

litro de leite

5

colheres de sopa de amido de milho

½

xícara de chá de açúcar

1

lata de creme de leite

Leve ao fogo o leite com amido de milho, junte o açúcar e mexa até que engrosse. Depois de grosso, desligue o fogo e

acerescente creme de leite.

Recheio de Nozes:

200g de nozes moídas 200g de amêndoas torradas e moídas

4

1

Misture todos os ingredientes. Obs.: Essa massa azeda rápido (no máximo um dia) e não pode ser congelada. Bom proveito!

colheres de sopa de açúcar

colher de sopa de água de flor de laranjeira

Bolo de Amêndoa para o Natal

Ingredientes

3

xc de farinha de trigo Santa Luzia

3

colheres de chá de fermento

½

colher de chá de sal

¾ de xícara de manteiga

1

½ xc de açúcar

3

ovos inteiros

½

xc de amêndoas finamente cortadas (ou passadas no liquidificador)

½

xc de passas finamente cortadas

1

½ xc de leite

1

colher de chá de baunilha

Preparo:

Peneirar a farinha e o sal, pelo menos 3 vezes. Bater a manteiga até virar um creme. Adicionar o açúcar gradualmente e bater até obter um creme fofo. Acrescentar os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Colocar as amêndoas e as passas e misturar bem. Adicionar a farinha e o leite alternadamente, um pouco de cada vez, e sempre misturando bem. Adicionar por fim a baunilha e o fermento em

deixe esfriar. Decorar com a cobertura de sua preferência.

Distribuir em formas untadas e forneie a 200°C por 25 minutos ou até que estejem bem cozidas. Retirar do forno,

Panetone Tradicional

Ingredientes:

1

Kg de farinha de trigo Santa Luzia

1

xc de leite

6

ovos

1 xc de açúcar 200g de manteiga

60 g de fermento biológico

1 colher de chá de sal

¼ de xc de vinho tinto 300 g de frutas cristalizadas descansadas no vinho.

Preparo; Dissolver o fermento biológico no leite morno. Acrescentar o açúcar e ½ xícara de farinha de trigo. Deixar fermentando até formar bolhas. Na batedeira, acrescentar os ovos, a manteiga, o sal e o vinho. Misturar bem e começar a acrescentar a farinha até formar uma massa grossa. Retirar da batedeira, e continuar a acrescantar o restante da farinha sobre uma superfície polvilhada. Ir amassando até obter uma massa lisa e elástica. Untar uma vasilha com óleo e colocar a massa para crescer até dobrar de volume. Dividir a massa em 2 partes e acrescentar as frutas cristalizadas (cuidado para não acrescentar o vinho). Fazer um bola e colocar nas formas próprias para panetone, deixando descansar até dobrar de volume. Fazer um corte em cruz nos panetones e colocar para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 35 a

40 minutos, ou até estarem assados.